Para Picasso, com amor: Diana Widmaier-Picasso relembra a relação do pintor com sua avó

A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Quando era criança, havia uma pintura em nossa casa, em Paris, que eu amava. Hoje, ela é conhecida como Maya com Boneca – mas, para mim, embora fosse extraordinária, era apenas um desenho da minha mãe. “Seu avô era um pintor”, ela dizia, toda vez que o assunto da tela, uma das muitas espalhadas pelos cômodos, surgia. Mas foi só quando entrei na escola e comecei a ouvir comentários sobre meu avô, que entendi o que significava a palavra eufemismo. Ele tinha sido muito mais que um pintor: era uma figura definitiva da arte do século 20 – e, como eu aprenderia depois de anos de estudo, um gênio. Essa revelação moldaria o curso da minha vida.


Quando Picasso morreu, em 1973 – um ano antes do meu nascimento –, deixou 45 mil obras, sem contar os objetos pessoais e as correspondências. Mas foi apenas há uma década que comecei a revisitar essas relíquias na tentativa de aprender um pouco mais sobre ele. Visitei museus pelo mundo; mas os maiores tesouros que descobri pertenciam à minha própria família: das cartas apaixonadas dele para minha falecida avó, Marie-Thérèse Walter (1909-1977), às fotografias tiradas durante as férias na Riviera.


À medida em que minha pesquisa progredia, ficava claro que todos os anos da vida dele foram incríveis – mas um deles se destacou em termos de criatividade: o de 1932. A exposição histórica na Tate Modern, Picasso 1932: Love, Fame and Tragedy, celebrou os 365 dias em que ele pintou algumas de suas mais importantes obras, a maioria delas inspirada em minha avó. Agora, mais de 80 anos depois, a mostra volta a ser exibida na Tate Modern.

Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Picasso acreditava que a pintura era sua maneira de criar um diário – e, para aqueles que conseguem fazer essa leitura, as telas desse período contam uma grande história de amor. Meus avós se conheceram em uma manhã fria de janeiro de 1927, do lado de fora das Galeries Lafayette – mas ele sempre disse ter sonhado com ela antes desse encontro. Nos meses que antecederam a esse dia, uma menina com um perfil grego começou a aparecer em seu trabalho. De repente, ela surgiu em carne e osso: uma musa de cabelos louros e olhos azuis.


Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e era uma garota burguesa que morava com a família em Maisons-Alfort, no sudeste de Paris. Ela tinha ido à capital francesa para comprar uma estola de pele. Picasso, então com 45 anos, caminhou em sua direção, disse seu nome e pediu para fazer um retrato dela. A jovem não tinha ideia de quem era ele, apenas ficou lisonjeada com um artista chamando-a de linda. Foi somente depois de ver em uma livraria reproduções do trabalho dele que ela concordou em visitar seu estúdio, na Rue la Boétie, alguns dias depois. Em duas semanas, começou o affair.


A relação não foi fácil. Picasso, 28 anos mais velho que ela, era casado com Olga Koklova, integrante do corpo de baile dos Ballets Russes de Diaghilev. Olga sofria de um distúrbio nervoso, sem falar no ciúme patológico provocado pelas infidelidades do marido. O casal se conheceu em 1917, quando ele criou o cenário para o vanguardista balé Parade, de Jean Cocteau, encenado pela companhia de Diaghilev. Em 1927, Picasso e Olga estavam morando juntos em um apartamento em cima de seu estúdio com o filho, Paulo, mas o casamento já não ia bem.

Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Naqueles primeiros dias, ele visitou Marie-Thérèse na casa de seus pais, no campo, pintando-a em um galpão no jardim; ela também viajou até Paris para visitá-lo, escondendo-se no stúdio, no qual a entrada de Olga não era permitida. A mãe da jovem, solteira por muitos anos, ficou tão encantada pelo artista quanto a filha, permitindo que eles permanecessem sozinhos. Nas obras desse período, Picasso apenas se refere à amante por um código. Ele ainda não ousaria revelar sua real identidade. Frequentemente, ela aparece como um monograma: MT entrelaçado ao P.


Contudo, se o rosto de minha avó estava escondido, sua influência no estilo de Picasso é clara desde o início. À medida em que o romance progredia, as formas geométricas desapareciam. Em seu lugar, entraram curvas sensuais, envoltas em violeta, amarelo e escarlate. Para ele, a amante tornou-se um símbolo de renascimento e fecundidade. Os tons não poderiam ser mais diferentes que os das sóbrias pinturas de sua mulher. Em Retrato de Olga em Cadeira de Braço, ela posa vestida modestamente, contemplando o observador, em um estilo reminiscente das pinturas neoclássicas.


Em 1928, Picasso já não aguentava mais ficar longe de Marie-Thérèse. Quando alugou uma casa na Bretanha para passar o verão com Olga e Paulo, também encontrou um jeito para que a amante ficasse nas redondezas, em um acampamento de férias. Sempre que podia fugir, ele a levava para a praia. Seus dias na costa inspiraram a primeira série de pinturas fortemente abstratas – altamente provocativas e sensuais. No ano seguinte, as crescentes tensões entre a mulher e Marie-Thérèse tornaram-se o tema central de suas obras. A raiva de Olga manifestava-se em pinceladas fortes, com corpos contorcidos e rostos que demonstravam dor.


Em 1930, ele decidiu se mudar para um castelo em Boisgeloup, a uma hora de Paris. Nos estábulos antigos, construiu um estúdio onde poderia esculpir minha avó, trabalhando principalmente com gesso. Foi ali, em uma série de bustos monumentais, que as formas singulares de Marie-Thérèse tornaram-se claras pela primeira vez. O amor por sua musa se intensificou quando ela remava no Rio Marne e quase se afogou, contraindo uma doença transmitida pela água que a deixaria muito magra e temporariamente sem cabelo. A jovem que ele achava ser sua salvadora agora precisava ser salva. Ele a pintava obsessivamente como banhista e ninfa: nadando, se afogando e sendo puxada para fora da água.


Em 1932, cinco anos depois de meus avós se conhecerem, Picasso ganhou sua primeira retrospectiva na Galeria Georges Petit, em Paris, consolidando sua posição como o maior artista vivo do mundo. No coração da mostra havia uma série de retratos nus de Marie-Thérèse. A amante de Picasso, que assombrava o casamento dele com Olga fazia anos, finalmente tinha uma forma física que todos podiam ver. Foi a gota d’água. Olga deixou o apartamento na Rue la Boétie para sempre, em 1934.


Na véspera de Natal daquele mesmo ano, minha avó disse a Picasso que estava grávida. Foi um momento maravilhoso e terrível ao mesmo tempo, obrigando-o a pedir um custoso divórcio de Olga. Para manter as aparências, ele alugou casas vizinhas para si e Marie-Thérèse, em Paris, em vez de ir morar com ela imediatamente. Em 5 de setembro de 1935, minha mãe nasceu, com seus cabelos e olhos escuros, como os de Picasso. Ele a chamou María de la Concepción – Maya em sua abreviação – em homenagem à sua amada irmã, que morreu de difteria quando ele tinha 14 anos. O nascimento de minha mãe e o divórcio traumático provocaram tamanha mudança na vida do artista, que abandonou a pintura por um ano, passando a escrever poesia em meio aos deveres paternos. As únicas obras que fez nesse ano foram retratos da família: fotos artisticamente compostas de Marie-Thérèse após o nascimento de Maya; aquarelas da criança adormecida no berço; esboços da mãe amamentando de robe e chinelos. As cenas são sempre domésticas e comuns, mas é possível sentir a intensa admiração de Picasso pelas duas.


No outono de 1937, ele se mudou com a família para Le Tremblay-sur-Mauldre. Uma década depois do primeiro encontro, Marie-Thérèse finalmente compartilhava uma casa com Picasso – mas ele já havia conhecido sua próxima amante e musa, a fotógrafa surrealista Dora Maar. Após a explosão da Guerra Civil da Espanha, que o motivou a retomar a pintura, foi novamente a Marie-Thérèse que se voltou em busca de inspiração. Em sua obra-prima Guernica, ela – sempre um símbolo de esperança e paz para Picasso – é a modelo para, pelo menos, três personagens.


Em 1939, meu avô se mudou para um estúdio, na Rive Gauche, em Paris, onde viveria até o fim da guerra, deixando Marie-Thérèse e Maya em relativa segurança no interior da França. Quando minha mãe e minha avó voltaram para a capital, Picasso as visitava todas as semanas – mesmo quando embarcou em uma relação com outra amante, depois de Dora.

Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Hoje, mais de 40 anos após sua morte, ele permanece como uma figura definitiva em minha vida. Minha mãe, com 82 anos, vive no noroeste da França, cercada por obras do pai e pelas memórias que ela me transmitiu, entre elas a de visitar o estúdio em Nice para ajudá-lo a pintar, ao longo da década de 50. Da minha parte, sinto o peso da responsabilidade de proteger o seu legado, enquanto catalogo e exponho suas obras – mas também uma profunda gratidão pela conexão pessoal que tenho com ele. Às vezes, sou surpreendida por quanto me pareço com figuras de suas pinturas: os olhos arredondados e o perfil que herdei da minha avó me refletem em suas obras.


Quanto a Marie-Thérèse, ela morreu em 1977, quatro anos depois de Picasso, mas não antes de ter seu nome gravado em uma pequena placa de bronze, colocada ao lado da sepultura dele, perto de Aix-en-Provence; um testemunho do papel transformador da minha avó na obra do artista. O trabalho, esculpido a partir de um molde de gesso, feito no calor do amor, no início do verão em Boisgeloup, ainda o protege. Como sempre, ela é a sua luz, que o ilumina na escuridão.


Tate Modern: Bankside, Londres. Até 9 de setembro


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O cabelo do futuro: os highlights do Hair Summit da L’Oréal Paris

Cabelo do futuro (Foto: Renam Christofoletti / Arquivo Vogue)Cabelo do futuro (Foto: Renam Christofoletti)

Você sabia que em um futuro próximo fios de cabelo poderão ser impressos? E que existe um software que transforma o nível de danos do seu cabelo em música? Ou ainda que, em 2050, a estimativa é que existam apenas 0,5% de loiros naturais no mundo? Essas – e muitas outras – questões e curiosidades que transcendem o cabelo e a beleza foram alguns dos destaques do Hair Summit promovido pela L’Oréal Paris na capital francesa na última terça-feira (03.04).

Hair Summit 2018 (Foto: Divulgação)A entrada do Hair Summit 2018, que aconteceu no centro de pesquisa do grupo em Saint-Ouen (Foto: Divulgação)

A gigante de cosméticos abriu as portas do seu centro de pesquisa em Saint-Ouen a alguns jornalistas e promoveu uma verdadeira imersão capilar guiada pelas perguntas mais frequentes sobre o tema procuradas no Google. “Quantos centímetros meu cabelo cresce por dia?”; “Como acelerar o crescimento dos cabelos?”; “Por que meus cabelos quebram?” são algumas das top pesquisas no motor de buscas que inspiraram novos produtos do portfolio capilar do grupo, apresentadas em primeira mão na ocasião. Abaixo, confira alguns destaques da imersão – e de quebra, saiba o que deve vir por aí em breve.

Hair Summit 2018 (Foto: Divulgação)A marca Botanicals, de produtos orgânicos, que deve chegar ao Brasil (Foto: Divulgação)

4D bioprinting: imprimir fios de cabelo será possível!


Imprimir um folículo piloso, o pequeno órgão responsável pela produção do cabelo, através de uma bio-impressora. Esse é o desafio da L’oréal, que estabeleceu uma parceria com a start-up de biotecnologia francesa Poetis. O objetivo é, no futuro, ampliar o campo de conhecimento do cabelo e a realização de testes de eficácia exclusivos em amostras de cabelos “impressos” a partir de células.

Hair Summit 2018 (Foto: Divulgação)No laboratório de testes, as mechas de diferentes tipos de cabelos para analisar a eficiência dos produtos (Foto: Divulgação)

Realidade virtual: o fim dos cabelos brancos?


Ainda no domínio da tecnologia aplicada à ciência, o grupo desenvolveu uma experiência em realidade virtual que permite uma viagem ao interior dos fios para conhecer suas partes (córtex, cutícula), observar o seu crescimento e entender o funcionamento. Além de divertida e informativa, a experiência permite também uma observação global do sistema capilar e estimula outros estudos, como por exemplo, a diminuição da transferência de melanina para os fios, consequência de um processo oxidativo, que acarreta no nascimento de cabelos brancos. Segundo a equipe de pesquisas, estudos para reverter o processo oxidativo das células que guardam a melanina já estão em curso… O fim dos cabelos brancos? Aguardemos.

Hair Summit 2018 (Foto: Divulgação)O software Soniphyhair que transforma os danos capilares em música – quanto mais saudáveis, mais agradável é a melodia (Foto: Divulgação)

O seu cabelo tem uma música


Quão danificados são os seus fios? É possível medir graças a um software (batizado de Soniphyhair) que transforma os danos capilares em música – quanto mais saudáveis, mais agradável é a melodia. A partir de um aparelho que parece uma chapinha, os detectores leem os fios e transmitem a mensagem através de um gráfico e de sons. A excelente ideia rendeu ao grupo e ao seu inventor, Damien Velleman, o prêmio de pesquisa do Congresso Federação Internacional da Sociedade de Químicos Cosméticos (IFSCC) em 2016.

Hair Summit 2018 (Foto: Divulgação)O laboratório de formulação e as três fases do cuidado com o cabelo: antes, durante e depois do banho (Foto: Divulgação)

Brasil em pauta


As brasileiras são conhecidas pela beleza, sensualidade, carisma, cuidado com o corpo e, claro, obsessão pelo cabelo. E, consequência disso, por serem uma das mulheres que mais utilizam tratamentos, químicas e recorrem a agressores físicos (secador, chapinha). Foi inspirado em nós que a Elseve lança a linha Total Repair 5, com uma tecnologia que restaura a cutícula capilar danificada – o leave-in Coca Repair promete reverter o equivalente a um ano de danos em apenas uma aplicação! Já o Cicatri Renov, outro produto sem enxágue, foi desenvolvido pelos laboratórios brasileiros e age como protetor térmico.

Hair Summit 2018 (Foto: Divulgação)Qual a idade do seu cabelo? Através de um sistema de medidas, o painel indicava quantos anos e meses os fios têm (Foto: Divulgação)

Skincarization


Prepare-se para incrementar a rotina de cuidados capilares através de diferentes produtos. A exemplo do skincare, que ganhou recentemente novos produtos, texturas e veículos, deixando nossa rotina bem mais completa, a gama dedicada aos cabelos também deve crescer consideravelmente. Scrub e pré-shampoo à base de óleos vegetais, como o óleo de coco, devem ganhar espaço antes da lavagem, e outros produtos dedicados ao tratamento (sobretudo máscaras) e proteção incrementam o pós-banho, preparando os fios para os produtos para styling.

Hair Summit 2018 (Foto: Divulgação)A linha de óleos capilares, um dos veículos mais indicados para os cabelos muito ressecados (Foto: Divulgação)

Um futuro sem cabeleireiros


Segundo as projeções apresentadas, em 2050, 80% da população virá do continente asiático e africano, o que acarretará em novas miscigenações, um escurecimento geral da pele e a redução vertiginosa da população naturalmente loira, que deverá corresponder a 0,5 %. Nesse mundo essencialmente urbano (com 3/4 da população vivendo nas cidades), mais poluído e com escassez de água, novas necessidades cosméticas surgirão, e alguns paradigmas serão quebrados, por exemplo: daqui a 32 anos será possível criar diferentes penteados durante o dia através de um chip aplicado nos fios que poderá ser programado no toque do telefone – seria esse o fim dos cabeleireiros?


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Noiva couture: 20 looks das passarelas para se inspirar

Camila Coelho no desfile da RalphRusso na Semana de Alta-Costura de Paris (Foto: Imaxtree)Camila Coelho no desfile da RalphRusso na Semana de Alta-Costura de Paris (Foto: Imaxtree)

Para quem está noiva e vai subir ao altar em breve, a semana de Alta-Costura de Paris é uma verdadeira inspiração. Estilistas apresentam desde vestidos glamourosos, como o todo bordado de Elie Saab, até o conjuntinho de terno branco, assinado pela Dior, que cai superbem para a cerimômia no civil e é uma produção mais minamalista. Se você está em busca do look ideal, veja nossa galeria com 20 opções para todos os gostos direto da semana de primavera-verão de alta costura.

Outra fonte de referências são os looks das famosas. Em 2017 não faltaram casamentos: Marina Ruy Barbosa, Michelle Alves e Gabriela Pugliesi foram algumas personalidades que disseram sim e inspiraram com seus vestidos. Você pode ainda descobrir o seu estilo de look de acordo com o seu signo. E não se equeça de escolher a lingerie certa para o seu tipo de produção.

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Você vai desejar usar moletons como Rihanna neste inverno

Rihanna é uma das adeptas do moletom no look (Foto: Instagram)Rihanna é uma das adeptas do moletom no look (Foto: Instagram)

Pela timeline do Instagram, é possível perceber que o moletom está voltando para a moda – e como uma peça indispensável no guarda-roupa de algumas das fashionistas mais famosas do mundo. Rihanna, por exemplo, é uma das celebridades que já adotaram o look e, no melhor estilo anos 1990, conseguiu criar looks cool com a peça super básica.

Kim Kardashian, aliás, é outra grande fã dos moletons. No dia a dia, ela usa a peça à exaustão, sempre combinando versões oversized com bermudas justinhas, à la modelos usados na academia com tênis esportivos.

Kim Kardashian e as irmãs são dãs do moletom (e conjuntinhos iguais) (Foto: Instagram)Kim Kardashian e as irmãs são dãs do moletom (e conjuntinhos iguais) (Foto: Instagram)

Para adotar no dia a dia, a ideia é, justamente, apostar em uma produção mais despojada e casual, com a combinação de conjuntos completos de moletom (de cor igual, claro!), somado à tênis confortáveis e também com cara de academia – aliás, vale sempre lembrar que os modelos sporty estão super em alta na moda.

Para o inverno, uma das principais tendências é a combinação de moletons com outros casacos por cima. À exemplo de Kendall Jenner, usar uma jaqueta metalizada por cima do moletom preto é uma forma de deixar o look moderno e com uma cara mais atual.

Kendall Jenner levou a produção além, combinando com uma jaqueta metálica (Foto: Instagram)Kendall Jenner levou a produção além, combinando com uma jaqueta metálica (Foto: Instagram)

Seja apostando no conjuntinho ou usando a peça avulsa, o moletom é uma tão versáril quanto o próprio tênis. Outra forma de incorporá-lo o look é jogando uma terceira peça (como uma jaqueta ou um sobretudo) por cima, para dar mais bossa à produção.

Se você é do tipo que prefere um visual mais leve, usar o moletom por si só pode ser incrível, desde que combinado com peças diferentes, como uma calça jeans e um sapato de salto alto (no melhor estilo Rihanna). A ideia é deixar o look com uma vibe mais nineties e uma cara bastante confortável e casual.

No street style, o moletom também virou febre (Foto: Imaxtree)No street style, o moletom também virou febre (Foto: Imaxtree)



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Tamires Peloso faz preenchimento labial

Tamires Peloso antes e depois do procedimento (Foto: Reprodução Instagram)Tamires Peloso antes e depois do procedimento (Foto: Reprodução Instagram)

Tamires Peloso decidiu mostrar aos fãs o resultado de um procedimento estético. No  Instagram, a ex-BBB publicou algumas imagens em que aparece ao fazer preenchimento labial e em rugas de expressão.

“Fiz preenchimento com ácido hiálurônico tanto nos lábios quanto nas linhas que me incomodavam e davam aspecto de sorriso inverso”, explicou Tamires, que optou por um preenchimento mais tímido. “Estava com medo de mudar muito”, contou na rede social.



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Fabiana Saba desabafa sobre os padrões da moda: “Tem tanta gorda bonita”

Fabiana Saba (Foto: Divulgação)Fabiana Saba (Foto: Divulgação)

Ao lado de Gisele Bündchen, Fabiana Saba brilhou como modelo nas passarelas dos anos 90 com seus 48kg e 1,78m de altura. Nos anos 2000, se lançou apresentadora e brilhou à frente de atrações, como “Interligados” e “Superpop”, da Rede TV!. Mas conforme foi ganhando peso, algumas portas foram se fechando. Hoje, com 30kg a mais, ela luta contra os padrões de beleza da moda, depois de ter sofrido muito preconceito. Uma recente debate sobre o empoderamento feminino no Rio de Janeiro, ela fez um sensível desabafo.

Quando comecei a engordar, conforme fui ficando mais velha, os seguidores escreviam: ‘olha a Fabiana Saba ficando gorda’. As pessoas me paravam na rua e perguntavam por que eu estava deixando aqulo acontecer comigo. Eu ficava muito chateada”, disse.

Fabiana Saba (Foto: Divulgação)Fabiana Saba (Foto: Divulgação)

Na época em que era uma das modelos mais requisitadas do mercado, ela vestia manequim 34. Hoje, usa entre 42 e 44 e não se importa com as gordurinhas. “Tenho uma barriguinha, porque tive duas filhas. Mas essa barriguinha é vida”, disse. Quando jovem, ela disse ter lidado com muita pressão para se manter no trabalho. “Todo dia alguém vai lá e te mede pra checar se você está dentro dos padrões que a indústria da moda exige. É uma pressão muito forte, muitas meninas não aguentam.”

Feliz com sua forma física, ela hoje não se abala com os julgamentos. “Tem tanta gorda linda. ‘Gorda’ é bonito, gosto desta palavra.” Mas ainda assim sonha com o dia em que as mulheres, independente da silhueta vão ser tratadas apenas como “modelo”, sem que precisem ser categorizadas. “Não quero ser chamada de modelo ‘curve’. Quero ser apenas modelo, quero ser mulher.”

Fabiana Saba e Gisele (Foto: Arquivo pessoal)Fabiana Saba e Gisele (Foto: Arquivo pessoal)


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Vem, sol, praia e piscina! Saiba como cuidar das box braids no verão

Cuidados com box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

Seja pelo peso do cabelo molhado ou a preocupação de mofar os fios naturais com tanta umidade, a verdade é que mulheres que usam box braids sofrem um pouco na hora de curtir o verão. Para se jogar na estação de corpo e alma é preciso seguir à risca algumas orientações práticas, mas, acredite, é possível!

Tenha em mente que, apesar das altas temperaturas, o secador vai ser o seu melhor amigo, caso deixar de molhar o cabelo todos os dias esteja fora de cogitação para você. E quanto aos cuidados com a exposição do couro cabeludo e a raiz, a Dra. Katleen, única dermatologista especializada em beleza da pele negra no Brasil, avisa:

Cuidados com as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

“A exposição prolongada ao sol causa lesões aos cabelos e em alguns casos podem ser irreversíveis. O ideal é utilizar sérum com filtro solar para garantir a proteção”, explica.

Confira as nossas dicas de estilo e beleza para aproveitar a estação sem neuras:

Para quem prefere deixar de molhar…

Cuidados com as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

1. COQUE + VISEIRA Estilo e proteção? Temos. Aposte naquele coque bem alto e arremate com a viseira: o couro cabeludo não fica exposto, protege a pele e de quebra você faz um estilo.

Cuidados para as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

2. CHAPÉU “É preciso usar o filtro solar, mesmo com o uso de chapéus. Já existem produtos específicos para proteger o cabelo e a raiz da ação solar. Mas atenção: não devemos utilizar o mesmo produto feito para o corpo”, diz Dra. Katleen.

Cuidados com as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

3. TURBANTE Escolha a sua estampa favorita e arrase na amarração. Lembrando que as tranças podem ficar soltas ou presas.

Para quem não dispensa o verão sem o mergulho… 4. SECADOR É ITEM INDISPENSÁVEL NA MALA Se você molhar o cabelo durante o dia, use duas toalhas para tirar o excesso da água e, antes de dormir, passe o secador no modo morno para tirar toda a umidade. Dormir com o cabelo molhado pode mofar os fios naturais.

5. SÉRUM COM FILTRO SOLAR Aplique o produto sempre que mergulhar ou tomar uma ducha. Assim como a pele do nosso corpo, o couro cabeludo também pode descascar com a exposição do sol.

A intensidade do secador é muito importante: o modo frio não ajuda com a eficiência necessária e o quente pode derreter o material usado na extensão das tranças.

L'Oréal Professionnel SerioXYL Denser Hair - Sérum 90ml (Foto: Divulgação)

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Hits do verão! 11 óculos escuros que são febre entre as famosas

Fiorella Mattheis (Foto: Instagram/Reprodução)

Não dá para passar o verão sem desfilar por aí seus óculos de sol. É como se eles fossem a cereja do bolo dos looks! É a dica de beleza da vez

Pensando em quem já está preparando a mala de férias, listamos as tendências que as famosas estão amando e descobrirmos modelos que mais estão bombando esta temporada fashion. Tem o gatinho, o espelhado, o top bar, o clássico aviador… Difícil mesmo é escolher somente um! Ao longo desta página, descubra quais são os óculos de sol favoritos de celebs como Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, Rihanna, Kylie Jenner

1. Tipo gatinho

Marina Ruy Barbosa (Foto: Instagram/Reprodução)
Titi e Gio Ewbank (Foto: Instagram/Reprodução)

Essa pegada vintage é hit entre as celebs, até a Titi (fofucha!) usa! Sucesso total nos anos 1960, os modelos são divertidos, com inúmeras cores e variados formatos – algumas até apostam nas armações geométricas, mais angulosas mesmo.

2. Colorido e transparente

Kylie Jenner (Foto: Instagram/Reprodução)

Tudo o que a Kylie Jenner põe a mão vira tendência, né? Não poderia ser diferente com os óculos que combinam armação e lentes coloridas com transparência. E as cores são tantas: tem amarelo, vermelho, azul…Dá pra ter uma coleção!

3. Top Bar

Juliana Paes (Foto: Instagram/Reprodução)

Para quem não sabe, são aqueles modelos com a barra superior na armação. Pode ser moderninho ou clássico, como esse da Juliana Paes que tem um ar hippie chic. Podem ser espelhados, com lentes escuras ou até transparentes!

4. Espelhado

Anitta (Foto: Instagram/Reprodução)
Mariana Rios (Foto: Instagram/Reprodução)

De Anitta a Mariana Rios, todo mundo usa! Inspirado nos anos 80, esse queridinho das famosas virou item fashion tem-que-ter. Pode variar entre lentes prateadas e douradas, que são as mais clássicas, mas também existem as coloridas, com uma pegada mas moderninha.

5. Arredondado

Marina Ruy Barbosa (Foto: Instagram/Reprodução)

Grandes ou pequenos, esse clássico não sai de moda nunca. O auge dessas armações foi nas décadas de 60 e 70 (alô, John Lennon!), mas os modelos receberam um upgrade de sofisticação e ganharam o selo hippie chic. É claro que as famosas são adeptas, entre elas, a ginger Marina Ruy Barbosa.

6. Flat

Bella Hadid (Foto: Instagram/Reprodução)
Giovanna Ewbank (Foto: Instagram/Reprodução)

Usar óculos com lentes e armações unificadas é mega cool, meu bem! Essa é a tendência mais quente do verão 2018, tanto é que as musas Giovanna Ewbank e Bella Hadid já aderiram e estão lacrando por aí! Além de serem descoladérrimos, eles deixam a gente com uma pegada futurista.

7. Pedras, meu bem!

Bruna Marquezine (Foto: Instagram/Reprodução)
Rihanna (Foto: Instagram/Reprodução)

Over? Que nada! Quem veio ao mundo para brilhar não tem o menor problema em usar armações super trabalhadas com pedras e estampas. Se Rihanna usou e arrasou e Bruna Marquezine simplesmente divou com o acessório em seu Insta, nós também podemos!

8. Coração

Thaila Ayala (Foto: Instagram/Reprodução)

Esses modelos fofurinhas com armação em formato de core já tiveram mais em alta, mas eles ainda seguem na lista dos favoritos das famosas, né, Thaila Ayala? 🙂

9. Tipo mergulhador

Sabrina Sato (Foto: Instagram/Reprodução)

A Sabrina Sato é adepta dos óculos com armações super pesadonas e coloridas. O modelo azul da foto, chamado Goggle, tem aquela pegada esquiador. E fica sempre linda e maravilhosona!

10. Aviador

Camila Coelho (Foto: Instagram/Reprodução)

Quem foi rei nunca perde a majestade! O clássico dos clássicos sempre vai ter um lugarzinho no nosso rosto e nos nossos corações.

11. Redondinho e minúsculo

Fiorella Mattheis (Foto: Instagram/Reprodução)

Bem à la anos 1990! Fiorella Mattheis é fã.

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As Pussycat Dolls estão de volta!

Pussycat Dolls (Foto: Divulgação)

Mistério no ar! No último domingo (8), surgiu na internet um perfil no Instagram e um website das Pussycat Dolls, informando que o grupo (ícone dos anos 2000) fará um retorno.

“Chocado com a música nova”

A novidade foi divulgada junto com o site PCD Reunion, que foi disponibilizado nesta segunda-feira (9), e conta apenas com o logo do grupo e com um espaço para inscrição. Vem novidade por aí!

Retorno do grupo Pussycat Dolls (Foto: Reprodução/Instagram)

O grupo surgiu em 2005 e, segundo a MTV Britânica, a reunion contará com a formação original com Nicole Scherzinger, Carmit Bachar, Ashley Roberts, Jessica Sutta, Melody Thornton e Kimberly Wyatt. Com dois discos na carreira, as Pussycat Dolls lançaram sucessos como “Don’t Cha”, “Wait a Minute” e “When I Grow Up”. Elas se separaram em 2009 após desavenças entre algumas integrantes.

Quem lembra deste hino?

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Fotógrafa viaja por 4 anos para fotografar a diversidade feminina

É tão lindo ver quando mulheres estão a frente de trabalhos inspiradores como esse. A fotógrafa romena, Mihaela Noroc, passou quatro anos viajando pelo mundo para fotografar mulheres comuns em seus arredores naturais. Seu objetivo era mostrar a beleza da diversidade e destacar como a beleza verdadeira não tem limites. Curioso observar que ela descobriu que a pressão que as mulheres sofrem universal.

 

“Você pode encontrá-lo na África ou na Europa, em uma aldeia ou em um arranha-céu, em um sorriso, em um gesto, num olhar intenso, em algumas rugas ou em uma história. A beleza real é muito mais do que o que costumamos ver na mídia. A beleza real está em nossas diferenças e está ao nosso redor. Nós apenas temos que abrir nossos olhos e vê-la”, disse em entrevista ao site da Glamour USA.

Durante suas viagens, Noroc fotografou mais de 2 mil mulheres, ouviu suas histórias – quando a linguagem não era uma barreira. Essas são algumas das fotos que você pode encontrar no livro “The Atlas of Beauty: Women of the World in 500 Portraits”, que está sendo vendido na Amazon.

The Atlas of Beauty (Foto: Divulgação)

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