10 vezes que Winnie Harlow foi o nosso ícone de beleza

Winnie Harlow (Foto: Instagram/Reprodução)

A modelo canadense Chantelle Brown-Young, mais conhecida como Winnie Harlow, conquistou o mundo com a sua atitude. Descoberta no reality show “America’s Next Top Model” em 2014, ela decolou desde então e mostra para o que veio — e a razão vai muito além da beleza física.

Aos 24 anos, a modelo, que tem vitiligo — doença dermatológica que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, gerando manchas pelo corpo— é a prova que a beleza não tem limites. E nós não poderíamos concordar mais e decidimos reunir os 10 melhores momentos da top. Confira!

1, Bem maravilhosa com os cachos definidos & classudos no desfile de verão 2018 da Dior, em Paris:

PARIS, FRANCE - SEPTEMBER 26: Winnie Harlow attends the Christian Dior show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Spring/Summer 2018 on September 26, 2017 in Paris, France. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images for Dior) (Foto: Getty Images for Dior)

2. E o delineador que cobre toda a pálpebra? Winnie é uma das poucas que segura esse look…

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

3. Será que há algum tipo de cabelo que ela não segura? O corte Pixie ficou perfeito, não?

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

4. Coque superalto… Temos também!

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

5. É para tombar? Ela sabe como até com véu cobrindo o rosto!

NEW YORK, NY - AUGUST 28: Winnie Harlow attends the 2016 MTV Video Music Awards at Madison Square Garden on August 28, 2016 in New York City. (Photo by Jamie McCarthy/Getty Images) (Foto: Getty Images)

6. Cachos e mais cachos. Sempre!

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

7. É impressionante como ela consegue mudar a cada evento. Camaleoa!

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)
NEW YORK, NY - SEPTEMBER 09: Model Winnie Harlow attends a night at the Maybelline Mansion presented by V on September 9, 2017 in New York City. (Photo by Astrid Stawiarz/Getty Images for Maybelline New York ) (Foto: Getty Images for Maybelline New )

8. E os looks sempre coordenados, que fazem a loucura de nós, meras mortais.

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

10. Ok, já deu para perceber que ela é rainha, real oficial…

MELBOURNE, AUSTRALIA - AUGUST 26: Model Winnie Harlow arrives ahead of the NGV Gala at NGV International on August 26, 2017 in Melbourne, Australia. (Photo by Graham Denholm/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

Para finalizar. Pah!

Winnie Harlow (Foto: Getty Images)

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10 vezes que Winnie Harlow foi o nosso ícone de beleza

Winnie Harlow (Foto: Instagram/Reprodução)

A modelo canadense Chantelle Brown-Young, mais conhecida como Winnie Harlow, conquistou o mundo com a sua atitude. Descoberta no reality show “America’s Next Top Model” em 2014, ela decolou desde então e mostra para o que veio — e a razão vai muito além da beleza física.

Aos 24 anos, a modelo, que tem vitiligo — doença dermatológica que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, gerando manchas pelo corpo— é a prova que a beleza não tem limites. E nós não poderíamos concordar mais e decidimos reunir os 10 melhores momentos da top. Confira!

1, Bem maravilhosa com os cachos definidos & classudos no desfile de verão 2018 da Dior, em Paris:

PARIS, FRANCE - SEPTEMBER 26: Winnie Harlow attends the Christian Dior show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Spring/Summer 2018 on September 26, 2017 in Paris, France. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images for Dior) (Foto: Getty Images for Dior)

2. E o delineador que cobre toda a pálpebra? Winnie é uma das poucas que segura esse look…

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

3. Será que há algum tipo de cabelo que ela não segura? O corte Pixie ficou perfeito, não?

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

4. Coque superalto… Temos também!

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

5. É para tombar? Ela sabe como até com véu cobrindo o rosto!

NEW YORK, NY - AUGUST 28: Winnie Harlow attends the 2016 MTV Video Music Awards at Madison Square Garden on August 28, 2016 in New York City. (Photo by Jamie McCarthy/Getty Images) (Foto: Getty Images)

6. Cachos e mais cachos. Sempre!

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

7. É impressionante como ela consegue mudar a cada evento. Camaleoa!

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)
NEW YORK, NY - SEPTEMBER 09: Model Winnie Harlow attends a night at the Maybelline Mansion presented by V on September 9, 2017 in New York City. (Photo by Astrid Stawiarz/Getty Images for Maybelline New York ) (Foto: Getty Images for Maybelline New )

8. E os looks sempre coordenados, que fazem a loucura de nós, meras mortais.

Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

10. Ok, já deu para perceber que ela é rainha, real oficial…

MELBOURNE, AUSTRALIA - AUGUST 26: Model Winnie Harlow arrives ahead of the NGV Gala at NGV International on August 26, 2017 in Melbourne, Australia. (Photo by Graham Denholm/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Winnie Harlow: o ícone de beleza que você respeita (Foto: Getty Images)

Para finalizar. Pah!

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Noiva do fundador do Snapchat, Miranda Kerr dá a entender que eles não fazem sexo

Miranda Kerr e o noivo, Evan Spiegel (Foto: Getty Images)Miranda Kerr e o noivo, Evan Spiegel (Foto: Getty Images)

Em uma entrevista que concedeu a “The Times” inglesa, a modelo Miranda Kerr bateu um papo íntimo com a jornalista. Em um certo momento, elas começaram a falar sobre crianças, quando a top model australiana perguntou se a repórter gostaria de ter mais filhos. Ela disse que não. “Então o que você está usando para se proteger? Estou interessada”, indagou a modelo. A jornalista disse que usa pílula e Kerr respondeu: “Eu não tomo!”


A repórter, então, questinou se ela gostaria de ter outro filho (Miranda é mãe de Flynn, do relacionamento com Orlando Bloom, de quem se separou em 2013). “Ainda não. Só depois de nos casarmos. Meu parceiro é muito tradicional”, disse ela sobre Evan Spiegel, fundador do Snapchat, de quem ficou noiva no ano passado. “Nós não podemos… quero dizer, nós estamos apenas… esperando”, afirmou Kerr, dando a entender que não fez sexo com o parceiro.


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Por que algumas mulheres adoram Donald Trump?

Donald Trump e a esposa Melania (Foto: Getty Images)Donald Trump e a esposa Melania (Foto: Getty Images)

Durante toda a campanha presidencial o republicano Donald Trump se referiu publicamente às mulheres que achava pouco atraentes como porcas, cadelas e “animais repugnantes”. Quando concorreu com a ex CEO da Hewlett-Packard Carly Fiorina pela candidatura republicana no ano passado, ele sugeriu que ela não tinha como ser uma líder por ser feia. Irritado com uma pergunta difícil feita pela apresentadora da FOX News Megyn Kelly durante um debate, ele disse mais tarde que ela havia sido dura porque estava menstruada. Repetidas vezes, Trump reafirmou que a infidelidade masculina reside em mulheres que não “satisfazem” adequadamente seus maridos. Em 2011, descreveu a amamentação como um ato “repugnante”. No início do ano, disse que, se fosse presidente, uma mulher que abortasse iria enfrentar “algumas formas de punição”. Em seu livro “The Art Of The Comeback” (A Arte do Retorno, em português livre), escreveu que mulheres são garimpeiras atrás de ouro, por isso “você deve tratá-las como merda”. Isso sem citar os diversos casos de assédio que vieram à tona durante a corrida presidencial. Sim, esse será o novo presidente dos EUA.



A ideia parece inconcebível do ponto de vista feminino. Foi por isso que durante a campanha uma repórter australiana acompanhou de perto alguns comícios de Donald Trump para entender o motivo que levava algumas mulheres a apoiar o então candidato.



“Esperei todo o verão para conhecer pessoalmente as ‘Trump girls’ que estavam ‘quebrando a Internet’”, contou a jornalista R. Todd Kelly. Ela se referia ao movimento lançado nas redes sociais pela campanha de Trump, que encorajava mulheres a declararem seu apoio a ele postando selfies sexies online. Como resultado, o Facebook, Twitter e Instagram foram tomados por grupos intitulados Babes4Trump, Trump Hotties e RumpsforTrump, todos dedicados a publicar fotos provocativas das eleitoras femininas e aparentemente criados por homens.



Logo, a hashtag #TrumpGirlsBreakTheInternet virou um movimento amplo que destacava os principais pontos de confusão e tensão do papel da mulher na campanha de um candidato tão misógino. Nunca antes uma corrida política foi negociada por meio da sensualidade de eleitoras, que se diziam confortáveis nesta posição e acreditavam ser simplesmente um meio engraçado para se alcançar um objetivo comum. “As selfies são uma maneira realmente divertida de transmitir a mensagem de Donald Trump”, explicou Sarah Hagmayer, porta-voz do grupo Students For Trump (estudantes por Trump).



Sarah compartilhou uma série de fotos suas e de sua irmã vestindo biquínis patriotas nos mais diversos cenários climáticos (até na neve). E quando questionada se essa não seria uma forma de objetificação, ela garantiu que não. “A mensagem transmitida pelas selfies é apenas a de que Trump vai tornar a América boa novamente”, disse. “Eu o apoio porque adoro suas políticas”



E quando questionada sobre quais seriam essas políticas, fica claro que, primeiro, ela não consegue citar nenhuma além da construção do muro na fronteira com o México e, em segundo lugar, que ninguém havia lhe questionado isso antes. Jan Morgan, outra apoiadora, pontuou que a necessidade de ter Trump como presidente transcende a ideia do que seria ver as mulheres de uma maneira “politicamente correta”. “Eu não me importo com o que Donald Trump pensa ou fala sobre as mulheres. Francamente, acho patético alguém se importar com isso. Hillary vai tirar nossas armas, Donald vai mantê-las. O que faz as mulheres o apoiarem é o fato de que segurança é importante para nós.”



“As mulheres que apoiam Donald Trump se importam primeiro e absolutamente com a segurança de sua família”, explica Melissa Deckman, professora de ciência política do Washington College. “Elas enxergam imigrantes e muçulmanos extremistas como ameaças reais, e estão à procura de alguém para defendê-las.” Elas acham que as promessas da construção do muro e a proibição da entrada de muçulmanos é o que separa a possibilidade de seus filhos crescerem de maneira próspera ou de se tornarem vítimas de violência.



E apesar de não saberem como essas medidas podem ser viabilizadas legal e financeiramente, elas são inflexíveis ao admitir que Trump irá realizá-las já nos seus primeiros 100 dias de mandato.



O CÍRCULO FEMININO DE TRUMP



Para um homem aparentemente tão “dotado” de testosterona, parece incoerente notar ainda a presença de três mulheres com papéis importantes na corrida que culminou em sua eleição. Além da esposa Melania e da filha Ivanka, a secretária de imprensa é Hope Hicks, um enigma para muitos.



Aos 27 anos, ela nunca tinha trabalhado com política. Em 2012, a relações públicas foi encarregada por Trump a ajudar Ivanka a expandir sua linha de moda. Mas, em 2015, como sua mãe admitiu ao The New York Times, Hope Hicks foi contratada pelo político para assumir a função de atender a imprensa em sua campanha. “Foi um choque”, disse Caye Cavender. Agora, a improvável secretária de imprensa lida diariamente com centenas de pedidos dos veículos de comunicação e gerencia a repercussão das confusas declarações de seu chefe, que durante a campanha lançou cinco políticas diferentes sobre aborto em apenas três dias.



Assim como outras mulheres do círculo de Trump, Hicks é ex-modelo. Simplesmente porque ele gosta de se cercar “de mulheres atraentes”. Uma investigação feita pelo The New York Times revelou que ocasionalmente no local de trabalho, Trump interrompe as reuniões de negócios para opinar sobre as figuras femininas presentes na sala. “Sempre que possível, ele quer que seus visitantes notem suas funcionárias mais atraentes.”



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Por que algumas mulheres adoram Donald Trump?

Donald Trump e a esposa Melania (Foto: Getty Images)Donald Trump e a esposa Melania (Foto: Getty Images)

Durante toda a campanha presidencial o republicano Donald Trump se referiu publicamente às mulheres que achava pouco atraentes como porcas, cadelas e “animais repugnantes”. Quando concorreu com a ex CEO da Hewlett-Packard Carly Fiorina pela candidatura republicana no ano passado, ele sugeriu que ela não tinha como ser uma líder por ser feia. Irritado com uma pergunta difícil feita pela apresentadora da FOX News Megyn Kelly durante um debate, ele disse mais tarde que ela havia sido dura porque estava menstruada. Repetidas vezes, Trump reafirmou que a infidelidade masculina reside em mulheres que não “satisfazem” adequadamente seus maridos. Em 2011, descreveu a amamentação como um ato “repugnante”. No início do ano, disse que, se fosse presidente, uma mulher que abortasse iria enfrentar “algumas formas de punição”. Em seu livro “The Art Of The Comeback” (A Arte do Retorno, em português livre), escreveu que mulheres são garimpeiras atrás de ouro, por isso “você deve tratá-las como merda”. Isso sem citar os diversos casos de assédio que vieram à tona durante a corrida presidencial. Sim, esse será o novo presidente dos EUA.



A ideia parece inconcebível do ponto de vista feminino. Foi por isso que durante a campanha uma repórter australiana acompanhou de perto alguns comícios de Donald Trump para entender o motivo que levava algumas mulheres a apoiar o então candidato.



“Esperei todo o verão para conhecer pessoalmente as ‘Trump girls’ que estavam ‘quebrando a Internet’”, contou a jornalista R. Todd Kelly. Ela se referia ao movimento lançado nas redes sociais pela campanha de Trump, que encorajava mulheres a declararem seu apoio a ele postando selfies sexies online. Como resultado, o Facebook, Twitter e Instagram foram tomados por grupos intitulados Babes4Trump, Trump Hotties e RumpsforTrump, todos dedicados a publicar fotos provocativas das eleitoras femininas e aparentemente criados por homens.



Logo, a hashtag #TrumpGirlsBreakTheInternet virou um movimento amplo que destacava os principais pontos de confusão e tensão do papel da mulher na campanha de um candidato tão misógino. Nunca antes uma corrida política foi negociada por meio da sensualidade de eleitoras, que se diziam confortáveis nesta posição e acreditavam ser simplesmente um meio engraçado para se alcançar um objetivo comum. “As selfies são uma maneira realmente divertida de transmitir a mensagem de Donald Trump”, explicou Sarah Hagmayer, porta-voz do grupo Students For Trump (estudantes por Trump).



Sarah compartilhou uma série de fotos suas e de sua irmã vestindo biquínis patriotas nos mais diversos cenários climáticos (até na neve). E quando questionada se essa não seria uma forma de objetificação, ela garantiu que não. “A mensagem transmitida pelas selfies é apenas a de que Trump vai tornar a América boa novamente”, disse. “Eu o apoio porque adoro suas políticas”



E quando questionada sobre quais seriam essas políticas, fica claro que, primeiro, ela não consegue citar nenhuma além da construção do muro na fronteira com o México e, em segundo lugar, que ninguém havia lhe questionado isso antes. Jan Morgan, outra apoiadora, pontuou que a necessidade de ter Trump como presidente transcende a ideia do que seria ver as mulheres de uma maneira “politicamente correta”. “Eu não me importo com o que Donald Trump pensa ou fala sobre as mulheres. Francamente, acho patético alguém se importar com isso. Hillary vai tirar nossas armas, Donald vai mantê-las. O que faz as mulheres o apoiarem é o fato de que segurança é importante para nós.”



“As mulheres que apoiam Donald Trump se importam primeiro e absolutamente com a segurança de sua família”, explica Melissa Deckman, professora de ciência política do Washington College. “Elas enxergam imigrantes e muçulmanos extremistas como ameaças reais, e estão à procura de alguém para defendê-las.” Elas acham que as promessas da construção do muro e a proibição da entrada de muçulmanos é o que separa a possibilidade de seus filhos crescerem de maneira próspera ou de se tornarem vítimas de violência.



E apesar de não saberem como essas medidas podem ser viabilizadas legal e financeiramente, elas são inflexíveis ao admitir que Trump irá realizá-las já nos seus primeiros 100 dias de mandato.



O CÍRCULO FEMININO DE TRUMP



Para um homem aparentemente tão “dotado” de testosterona, parece incoerente notar ainda a presença de três mulheres com papéis importantes na corrida que culminou em sua eleição. Além da esposa Melania e da filha Ivanka, a secretária de imprensa é Hope Hicks, um enigma para muitos.



Aos 27 anos, ela nunca tinha trabalhado com política. Em 2012, a relações públicas foi encarregada por Trump a ajudar Ivanka a expandir sua linha de moda. Mas, em 2015, como sua mãe admitiu ao The New York Times, Hope Hicks foi contratada pelo político para assumir a função de atender a imprensa em sua campanha. “Foi um choque”, disse Caye Cavender. Agora, a improvável secretária de imprensa lida diariamente com centenas de pedidos dos veículos de comunicação e gerencia a repercussão das confusas declarações de seu chefe, que durante a campanha lançou cinco políticas diferentes sobre aborto em apenas três dias.



Assim como outras mulheres do círculo de Trump, Hicks é ex-modelo. Simplesmente porque ele gosta de se cercar “de mulheres atraentes”. Uma investigação feita pelo The New York Times revelou que ocasionalmente no local de trabalho, Trump interrompe as reuniões de negócios para opinar sobre as figuras femininas presentes na sala. “Sempre que possível, ele quer que seus visitantes notem suas funcionárias mais atraentes.”



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Sem pressão: o desabafo de dez famosas sobre a silhueta pós-gravidez

Famosas não deram trela para os padrões de beleza (Foto: Getty Images)Famosas não deram trela para os padrões de beleza (Foto: Getty Images)

O corpo pós-gravidez é como uma entidade: quem não alcançou o peso desejado sente os efeitos da baixa-autoestima e diz muito sobre a importância do corpo perfeito de uma mulher (e como ele define o gênero diante da sociedade).


Normalmente, o termo ‘corpo pós-gravidez’ é usado como uma ferramenta para reforçar os padrões de beleza e, principalmente, para celebrar as mulheres que recuperaram a boa forma depois de ter um bebê. Porém, nem todas as celebridades estão de acordo com esse padrão. Para combatê-lo, têm se manifestado publicamente contra a pressão da boa forma pós das à luz. Confira quem são elas:


Kerry Washington
Quando a sua agente comentou que ela tinha conseguido voltar ao corpo que tinha antes da gravidez, a atriz de “Scandal” não perdeu tempo em corrigir o equívoco: “Ela quis me elogiar, mas nós tivemos essa longa conversa em que eu falei ‘Sabe de uma coisa? Eu tento não usar esse termo, porque o objetivo não é andar para trás na vida. Eu não estou focada em ‘voltar’ para nada, mas ser a melhor versão de mim mesma agora. O meu corpo é o lugar em que um milagre aconteceu. Eu não quero voltar a ser quem era antes do milagre”, disse para a revista Self.


Blake Lively
A atriz de “Gossip Girl” comentou em uma entrevista no programa de televisão australiano “Sunrise” que esse tipo de comentário sobre o corpo é ‘injusto’. “É muito injusto. É como se dissessem: é assim que você pode ficar depois de ter um bebê. Eu acho que o corpo de uma mulher após dar à luz é bem incrível. Você não precisa estar pronta para a desfilar pela Victoria’s Secret logo em seguida porque você acabou de fazer o maior milagre que a vida pode oferecer. Quero dizer, você deu à luz um ser humano! Eu gostaria de ver isso ser celebrado”.


Chrissy Teigen
“Eu acho que algumas pessoas estranham muito se você recupera o corpo rápido demais, porque, na verdade, você deveria estar em casa com esta coisinha, cuidando dela, e não se preocupar tanto com isso. Mas você nunca vai ter o direito de resposta e você nunca vai estar certa para todo mundo, então apenas viva e faça o que você faz de melhor”, disse para a People.


Olivia Wilde
“Eu acredito em um mundo em que as mães não precisam compartilhar qualquer evidência física da sua experiência como grávida. Nesse mesmo mundo, eu acredito que existe espaço para os exercícios físicos serem uma dádiva tanto para a mente quanto para o corpo. Eu não quero perder o meu tempo correndo atrás de uma definição subjetiva de perfeição”, explicou para a revista Shape.


Jennifer Love Hewitt
“Eu pensei que seria consumida tentando fazer o meu corpo voltar a ser o que era, mas agora que sou mãe eu não quero mais ser essa garota. Porque essa garota não tinha um bebê e um marido incrível ou essa experiência maravilhosa que eu estou tendo agora”, disse para a Us Weekly.


Jennifer Garner
Durante o programa de Ellen DeGeneres, a atriz explicou que, provavelmente, sempre terá uma barriguinha de gravidez, e que isso não é um problema. “Eu não estou grávida, mas eu tive três filhos e existe uma barriguinha. Eu recebo os parabéns das pessoas que conheço direto… De agora em diante, meninas, eu terei uma barriguinha, e é a minha barriguinha de grávida. Ela não vai a lugar algum. O seu nome é Violet, Sam e Sera [nome dos seus filhos]”.


Anne Hathaway
Em sua página no Instagram, a estrela do cinema explicou que não existe problema em ganhar peso durante a gravidez, ou em qualquer momento da vida, diga-se de passagem. “Não existe vergonha em ganhar peso quando você está grávida (ou em qualquer outro momento). Também não existe vergonha se você demorou mais do que esperava para perder esse peso (se você quiser perdê-lo). Não existe vergonha em começar a chorar e fazer os seus próprios shorts porque os do verão passado são curtos demais para as coxas desse verão. Corpos mudam. Corpos crescem. Corpos diminuem. É tudo amor (não deixe ninguém te dizer o contrário)”.


Liv Tyler
“Seja gentil consigo mesma. Todo mundo é diferente. O corpo de todo mundo é diferente, assim como é a experiência de dar à luz de cada uma”, disse para a People.


Adele
A cantora britânica contou em um show alguns dos efeitos da gestação que, muitas vezes, ficam escondidos por conta dos padrões irreais impostos às gestantes: “Quando eu fiquei grávida, eu tinha tanta testosterona em mim que eu cresci uma barba. Eu a tirei na noite passada. Isso é verdade. Eu não estou brincando. Eu tenho uma barba e eu tenho orgulho dela. Eu a chamo de Larry”.


Kate Winslet
“Eu tenho uma barriga de gravidez amassada, os seios não vestem bem depois de duas crianças… Eu estou bem. Eu tenho 33 anos. Eu não olho no espelho e digo ‘Ah, eu estou fantástica!’. É claro que não. Ninguém é perfeito. Eu só não acredito na perfeição. Mas eu acredito em dizer ‘É assim que eu sou e olhem para mim não sendo perfeita! Eu tenho orgulho disso’.”



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Saiba por que ser mulher custa mais caro

Todas as brasileiras pagam, em média, 10% a mais do que homens por produtos idênticos ou similares (Foto: Marcel Valvassori)Todas as brasileiras pagam, em média, 10% a mais do que homens por produtos idênticos ou similares (Foto: Marcel Valvassori)

Você sabia que uma calça jeans custa R$ 30 a mais para uma mulher do que para um homem? Que o modelo feminino de uma lâmina de barbear pode ser R$ 4 mais caro do que o masculino? E que um corte de cabelo pode sair quase 1/3 acima do preço só porque a cliente é menina? A prática de cobrar preços mais altos para consumidoras incomoda feministas e estudiosos do mundo todo, que passaram a chamá-la de taxa rosa.


Raul e Teresa são irmãos gêmeos, têm 1 ano, mas desde o nascimento Raul tem chances de ser mais rico do que a irmã. Logo após o parto, os pais de Teresa começaram a pagar mais caro pelas roupinhas dela do que pelas dele. Uma camiseta de manga comprida para meninos saía por R$ 69 no e­-commerce da loja infantil Green em junho. As opções do mesmo produto para Teresa variavam de R$ 76 a R$ 89. O banho de Teresa também é mais salgado do que o do irmão. Um frasco de xampu com embalagem do filme Carros, com 300 ml, da marca Biotropic, na farmácia Netfarma, custava R$ 3,99 em uma promoção em agosto. Já o da Barbie, feito pelo mesmo fabricante, era vendido por R$ 9,40 na mesma ocasião. Se fossem adolescentes, a matemática não seria diferente. Raul pagaria R$ 379 por sua primeira calça Levi’s 501. Teresa desembolsaria R$ 30 reais a mais. Na vida adulta, tampouco a equação seria equilibrada. Se fossem cortar os cabelos juntos no Studio W, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, Teresa desembolsaria R$ 308 e Raul, R$ 240.


Ao longo da vida, Teresa e todas as brasileiras pagam, em média, 10% a mais do que homens por produtos idênticos ou similares. Esses são os dados preliminares da primeira pesquisa que avalia preços e gênero do país, feita pelo professor de cultura e consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing Fabio Mariano Borges, de São Paulo, que será lançada no mês que vem. “A indústria e o varejo não sabem justificar”, afirma o pesquisador. “É um viés de mercado, um vício. Já trabalhei em muitas empresas e nunca ouvi ninguém dizendo que se deve cobrar mais por um produto só porque ele é voltado para o público feminino. É uma opressão, uma discriminação de gênero que se repete sem nos darmos conta. Por isso, é tão importante chamar atenção para a questão”, completa Borges.

É um vício de mercado, uma opressão, uma discriminação de gênero”Fabio Borges, professor da ESPM

Marie Claire vasculhou shopping centers, farmácias, lavanderias, cabeleireiros em São Paulo, além de lojas virtuais que atendem todo o país. Encontrou discrepâncias como as que estão no quadro no fim da matéria. “A taxa rosa, como é chamada essa cobrança abusiva de produtos para as mulheres, já é debatida há alguns anos no exterior, mas está sendo pensada há pouco tempo no Brasil. As marcas se aproveitam do desconhecimento das consumidoras para cobrar mais delas” afirma Nana Lima, da consultoria em mercado feminino Think Eva. “As consequências são terríveis porque as mulheres ganham menos e têm de pagar mais.” Dados da Organização Internacional do Trabalho mostram que as brasileiras recebem, em média, 22% menos do que os brasileiros para desempenhar a mesma função. Se, hoje, Teresa e Raul fossem adultos, trabalhassem no mesmo lugar e com o mesmo cargo e ela recebesse R$ 12 mil, é bem provável que Raul ganhasse R$ 14.640. Se Teresa gastasse 5% da renda com produtos de consumo pessoal, como mandam os manuais de finanças pessoais, desembolsaria R$ 600 por mês. Se o irmão comprasse exatamente os mesmos itens que ela, gastaria R$ 545. Se todos os outros gastos de ambos fossem equivalentes, Raul ficaria R$ 31.740 mais rico do que ela a cada ano. Em 20 anos, compraria um apartamento de dois quartos em um bairro de alto padrão em São Paulo. Já Teresa…

As consequências são terríveis, as mulheres já ganham menos”Nana Lima, consultora da Think Eva

As primeiras a atacar a taxa rosa foram as americanas. Em 1998, a cidade de Nova York criou uma lei que proibia os estabelecimentos de cobrar preços diferentes para homens e mulheres pelo mesmo serviço. Os alvos eram cabeleireiros e lavanderias. A regra não incluía produtos. Há dois anos, o coletivo feminista francês Georgette Sand decidiu se debruçar sobre os preços nas gôndolas de Paris. Criou um tumblr, o womentax.tumblr.com, para postar flagrantes. Uma mochila feminina, por exemplo, custava 6 euros a mais do que a versão idêntica masculina. Além do site, fizeram barulho com petições online e hashtags. A campanha chamou atenção das autoridades, que trataram de investigar o comércio. O governo francês criou, então, um Conselho de Consumidores para debater a questão.

Para o professor Fabio Mariano Borges, da ESPM, há uma motivação histórica para a taxa (Foto: Marcel Valvassori)Para o professor Fabio Mariano Borges, da ESPM, há uma motivação histórica para a taxa (Foto: Marcel Valvassori)

Graças a esse combustível, outros países decidiram olhar para o tema. Em abril de 2015, o coletivo australiano Get Up lançou uma campanha convocando os consumidores a denunciar lojistas que cobram a taxa rosa. Ação parecida fez o Departamento de Relações de Consumo (Departament Consumer Affairs, o DCA) da prefeitura de Nova York. Compararam as versões femininas e masculinas de 800 produtos em cinco indústrias, 24 lojas, 91 marcas e 35 categorias. Analisaram brinquedos, acessórios e roupas de crianças e adultos, produtos de cuidados pessoais e para a casa. Constataram que, em média, os direcionados ao público feminino custam 7% mais que os masculinos. O próprio DCA incentivou as consumidoras a denunciar abusos nas redes sociais.


O QUE ESTÁ POR TRÁS DA COBRANÇA?
Para o professor Fabio Mariano Borges, da ESPM, há uma motivação histórica para a taxa. “A partir do século 18, as lojas e o ambiente de consumo se tornaram espaços predominantemente femininos porque as mulheres eram – e são até hoje – as responsáveis pelo abastecimento da casa. Pegava mal, por exemplo, para um homem ser frequentador assíduo de uma loja. Hoje, elas são o maior grupo entre os consumidores e o varejo se adaptou a isso. Uma hipótese é a de que os preços mais baixos sejam um atrativo para os homens irem às lojas”, afirma.


Procuradas as empresas Gillette, Levi’s, Green, Track & Field afirmam que os produtos para o público feminino destacados pela reportagem têm particularidades que os tornam mais caros. No caso das lâminas de bar­bear, por exemplo, a Gillette diz que: “Venus é diferente de uma lâmina masculina porque os aparelhos […] apresentam cabo ergonômico e cartucho oval flexível que se adapta ao corpo feminino”. A Green atribuiu a diferença às estampas aplicadas sobre as camisetas. “Na nossa loja, a menina não procura coisas simples”, diz Márcia Naas, coordenadora de produto da marca. A Levi’s afirma que os produtos femininos possuem materiais, lavagens, customizações e aplicações diferenciadas. “A pirâmide de preços estende-se comparada ao masculino, por causa [dos] produtos e do comportamento da consumidora mulher, que não considera o preço um fator tão determinante para a compra”, disse a empresa por meio de sua assessoria de imprensa. A Track and Field  segue no mesmo tom. “A diferença de preço depende de fatores que vão da negociação do tecido […] ao tempo de produção do produto […]. Se levar em consideração dois produtos com as mesmas especificações, o preço não varia.” A Biotropic, fabricante dos xampus infantis, disse que não tem preços diferentes por gênero, mas que os varejistas têm liberdade de não utilizar as tabelas recomendadas. O cabeleireiro Studio W diz que a diferença se dá pelo tempo de manutenção dos cortes. “O homem, normalmente, corta o cabelo a cada 20-30 dias e a mulher a cada 40-90 dias ou mais”, afirmou a empresa, também por meio da assessoria.


Agora, cabe a nós, brasileiras, fazer barulho para revolucionar o mercado nacional. Encontrou preços diferentes para os mesmos itens dirigidos a homens e mulheres? Poste os flagrantes que encontrar e marque #pelofimdataxarosa.

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Passo a passo para arrasar no combo cabelo loiro com sobrancelhas escuras

Margot Robbie (Foto: Getty Images)Margot Robbie (Foto: Getty Images)

A atriz Margot Robbie tem se tornado uma queridinha de Hollywood nos últimos tempos –, ainda mais depois que ganhou o papel de Arlequina no filme “Esquadrão Suicid”. Além do seu talento para a atuação, a australiana chama a atenção pela beleza e, principalmente, por um detalhe bem marcante: “o combo cabelo loiro + sobrancelhas escuras”.


O look é uma ótima opção para quem quer sair do comum, mas é preciso cuidado para chegar nas tonalidades certas e não criar um visual com um contraste muito grande, que pode causar certo estranhamento. O colorista de Margot, Matt Rez, deu os detalhes e o passo a passo da produção para a Marie Claire norte-americana. Confira a seguir…


1. As sobrancelhas devem combinar com a raiz do cabelo
Para começar, o tom das sobrancelhas, seja natural ou não, deve estar o mais próximo possível do tom natural do cabelo, ou, no máximo, a dois tons dessa cor. “Isso garante que uma combinação mais bonita e graciosa até a sua próxima visita ao salão de beleza”, diz Matt.


2. Escolha o loiro segundo o seu tom de pele
Para peles com uma base fria (rosa, vermelho ou azul), um tom de loiro mais neutro é o mais aconselhado. Isso porque optar por um loiro doirado pode dar mais destaque para o tom rosado da pele. Para peles quentes (com subtons em amarelo, pêssego ou dourado), porém, investir em um loiro dourado é uma opção. Mas se você não quer se preocupar com uma mudança na cor do cabelo quando em contato com diferentes luzes, vale a pena deixar um pé no neutro. “Se você tem uma pele mais oliva, deixe as pontas mais frias. Se o tom for muito quente, ele vai conflitar”.


3. Preste atenção à cor do olho
A cor do seu olho também influencia a escolha de um cabelo loiro. Via de regra, quem tem olhos azuis normalmente fica melhor com um cabelo inteiro claro. Já as mulheres de olhos mais escuros, como castanhos, casam bem com um cabelo que seja mais claro do meio para as pontas. “A razão pela qual mulheres de olhos azuis normalmente podem ter um cabelo mais claro desde a raiz é porque, naturalmente, a sua base de cor é mais clara. Para as morenas, eu acho melhor quando elas apostam no look super claro do meio para as pontas”, explica o profissional.


4. Crie dimensões
O colorista pode criar um efeito de sombra nas raízes, para que o loiro não fique tão contrastante. Isso também cria profundidade para o resultado final e dá um destaque mais natural para os fios claros.


5. Evite o cabelo alaranjado
Isso parece uma missão impossível para quem está acostumada a tingir o cabelo em casa. Porém, Matt tem a solução: “Garanta que o colorista mude o seu cabelo para o tom mais claro de amarelo antes de fazer a coloração final. Se isso não acontecer, ele está tingindo o seu cabelo para cancelar o laranja indesejado, e isso vai passar com o tempo. O laranja é um tom forte porque tem vermelho na composição, então ele acaba voltando”.


6. Garanta que o seu cabelo está saudável
Não importa se o cabelo é tingido ou não, ele sempre vai parecer melhor se estiver bem cuidado. O ideal é sempre fazer hidratações – de preferência uma vez por semana ou no estilo cronograma capilar, para cabelos mais danificados – e cuidar bem para que ele não fique ressecado ou quebradiço.

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Grávida de 6 meses, modelo enfrenta críticas por magreza e barriga ‘pequena demais’

Modelo fitness provoca polêmica com magreza nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)Modelo fitness provoca polêmica com magreza nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma modelo australiana grávida de 6 meses viu seu nome envolvido em uma polêmica na internet após mostrar como seu corpo mudou pouco ao longo da gestação do primeiro filho. Hannah Polites foi acusada de estar magra demais e com a barriga muito pequena para uma gravidez saudável.


“Isso é 6 meses de gravidez? É de um ratinho?”, ironizou um seguidor da modelo no Instagram. “Você está fazendo seu filho passar fome, isto não é saudável”, escreveu outro.


Aficionada em dieta saudável e atividades físicas, no entanto, Polites rebateu as críticas e disse não pensar em parar de compartilhar a gestação nas redes sociais.

Hannah Polites pratica exercícios físicos durante a gravidez (Foto: Reprodução/Instagram)Hannah Polites pratica exercícios físicos durante a gravidez (Foto: Reprodução/Instagram)

“Não levo os comentários negativos ao coração, especialmente quando estou tomando decisões esclarecidas sobre nutrição e exercícios na gravidez e maternidade”, contou ao jornal “Gold Coast Bulletin”. “Para sua informação, os médicos disseram que meu bebê está saudável”.


Ainda segundo Polites, seu médico disse que a criança está 20% maior do que a média de outros bebês com o mesmo tempo de gestação. “Todos os corpos das mulheres devem ser celebrados, especialmente na época da gravidez”, completou.


Hannah Polites enfrenta críticas por ter engordado pouco durante a gravidez (Foto: Reprodução/Instagram)Hannah Polites enfrenta críticas por ter engordado pouco durante a gravidez (Foto: Reprodução/Instagram)


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Muçulmana, adolescente sonha em ser primeira bailarina a dançar com ‘véu’

Adolescente ausraliana arrecada fundos pela internet para pagar aulas de balé (Foto: Reprodução/Instagram)Adolescente ausraliana arrecada fundos pela internet para pagar aulas de balé (Foto: Reprodução/Instagram)

Stephanie Kurlow é uma adolescente de 14 anos da Austrália que sonha em se tornar uma bailarina profissional, mas enfrenta um impasse cultural entre a religião islâmica e a arte ocidental. As escolas muçulmanas não oferecem aulas de dança e as companhias não aceitariam uma dançarina com um véu tradicional islâmico no palco.


A solução da jovem foi iniciar uma campanha na internet para mostrar que é possível unir os dois lados. Seu perfil no Instagram traz fotos e vídeos da jovem em famosas poses de balé e usando o hijab, véu usado por muitas muçulmanas. As peças, mais longas do que as bailarinas costumam usar, foram adaptadas.


“O hijab é parte de quem sou, e representa a bela religião que amo”, contou ao “NY Daily News”.


Kurlow também iniciou uma campanha virtual para arrecadar 10 mil dólares australianos, cerca de R$ 28 mil, para ter aulas de balé em tempo integral e se formar para, no futuro, criar sua própria escola de artes. O local aceitaria crianças e adolescentes de todas as religiões com aulas adaptadas para determinados grupos.

Australiana enfrenta barreira cultural entre islamismo e dança ocidental (Foto: Reprodução/Instagram)Australiana enfrenta barreira cultural entre islamismo e dança ocidental (Foto: Reprodução/Instagram)

“Há tantas mudanças inspiradoras acontecendo no mundo. Como as primeiras bailarinas negras do mundo, Michaela De Prince e Misty Copeland, a primeira levantadora de peso usando um hijab, Amna Al Haddad, e a primeira âncora de TV americana a usar um hijab, Noor Tagouri, que me motivaram a perseguir minha paixão”, lembrou Stephanie. “Quero encorajar todos a se unir, independentemente de fé, raça ou cor”.


A australiana, desde o início da campanha em janeiro, já reuniu cerca de R$ 8.400.


“Não quero que certas pessoas que discriminam impeçam qualquer pessoa de realizar sonhos e ser única”, afirmou. “Acredito que, um dia, todas as crianças e jovens terão a oportunidade de se apresentar e criar, sem sacrificar seus valores, crenças ou aparência”.

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