Moschino e H&M se unem em collab que promete universo lúdico

Jeremy Scott e Gigi Hadid (Foto: Reprodução/ Instagram)Jeremy Scott e Gigi Hadid (Foto: Reprodução/ Instagram)

Notícia quentinha para os fashionista: a Moschino se prepara para lançar uma linha em parceria com a loja de departamentos H&M, prevista para chegar às lojas no dia 8 de novembro.


“O que eu posso prometer, é claro, é que será bem colorida e bastante animada. Claro, que teremos os desenhos animados. Como em todas as minhas coleções, o humor encontra a alta-costura que encontra as ruas”, contou o americano ao site da marca.


O anúncio foi feito durante a festa da marca no Coachella, na noite de sábado (15.04), nos Estados Unidos, que contou com a participação de Gigi Hadid mostrando um dos looks da collab.


A novidade dá continuidade às superconcorridas parcerias da fast-fashion, iniciadas em 2004 com Karl Lagerfeld.


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Lacoste e Supreme apostam no veludo para segunda colaboração

Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)

A Supreme garante nova parceria com a Lacoste para o verão 2018 internacional. Jacarés de uma encontram logo hypado da outra na série de itens masculinos que prometem fazer sucesso também no closet delas.

Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)

Agasalhos esportivos de veludo, track pants de nylon refletivo e acessórios de inspiração 1990’s como pedem os fãs de streetwear são destaques da linha. Já as famosas camisas polo da Lacoste são reinterpretadas também em veludo em cartela com preto, blush, laranja e verde água mais logos duplos.


A série ganha drop primeiro nos endereços de Nova York, Los Angeles, Londres e Paris da Supreme no próximo 19.04 antes de desembarcar nas araras da Lacoste dos Estados Unidos e Europa no dia seguinte. Conheça itens da collab nas imagens da página.

Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)Supreme e Lacoste unem logos para segunda colaboração (Foto: Divulgação)

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Para Picasso, com amor: Diana Widmaier-Picasso relembra a relação do pintor com sua avó

A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Quando era criança, havia uma pintura em nossa casa, em Paris, que eu amava. Hoje, ela é conhecida como Maya com Boneca – mas, para mim, embora fosse extraordinária, era apenas um desenho da minha mãe. “Seu avô era um pintor”, ela dizia, toda vez que o assunto da tela, uma das muitas espalhadas pelos cômodos, surgia. Mas foi só quando entrei na escola e comecei a ouvir comentários sobre meu avô, que entendi o que significava a palavra eufemismo. Ele tinha sido muito mais que um pintor: era uma figura definitiva da arte do século 20 – e, como eu aprenderia depois de anos de estudo, um gênio. Essa revelação moldaria o curso da minha vida.


Quando Picasso morreu, em 1973 – um ano antes do meu nascimento –, deixou 45 mil obras, sem contar os objetos pessoais e as correspondências. Mas foi apenas há uma década que comecei a revisitar essas relíquias na tentativa de aprender um pouco mais sobre ele. Visitei museus pelo mundo; mas os maiores tesouros que descobri pertenciam à minha própria família: das cartas apaixonadas dele para minha falecida avó, Marie-Thérèse Walter (1909-1977), às fotografias tiradas durante as férias na Riviera.


À medida em que minha pesquisa progredia, ficava claro que todos os anos da vida dele foram incríveis – mas um deles se destacou em termos de criatividade: o de 1932. A exposição histórica na Tate Modern, Picasso 1932: Love, Fame and Tragedy, celebrou os 365 dias em que ele pintou algumas de suas mais importantes obras, a maioria delas inspirada em minha avó. Agora, mais de 80 anos depois, a mostra volta a ser exibida na Tate Modern.

Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Picasso acreditava que a pintura era sua maneira de criar um diário – e, para aqueles que conseguem fazer essa leitura, as telas desse período contam uma grande história de amor. Meus avós se conheceram em uma manhã fria de janeiro de 1927, do lado de fora das Galeries Lafayette – mas ele sempre disse ter sonhado com ela antes desse encontro. Nos meses que antecederam a esse dia, uma menina com um perfil grego começou a aparecer em seu trabalho. De repente, ela surgiu em carne e osso: uma musa de cabelos louros e olhos azuis.


Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e era uma garota burguesa que morava com a família em Maisons-Alfort, no sudeste de Paris. Ela tinha ido à capital francesa para comprar uma estola de pele. Picasso, então com 45 anos, caminhou em sua direção, disse seu nome e pediu para fazer um retrato dela. A jovem não tinha ideia de quem era ele, apenas ficou lisonjeada com um artista chamando-a de linda. Foi somente depois de ver em uma livraria reproduções do trabalho dele que ela concordou em visitar seu estúdio, na Rue la Boétie, alguns dias depois. Em duas semanas, começou o affair.


A relação não foi fácil. Picasso, 28 anos mais velho que ela, era casado com Olga Koklova, integrante do corpo de baile dos Ballets Russes de Diaghilev. Olga sofria de um distúrbio nervoso, sem falar no ciúme patológico provocado pelas infidelidades do marido. O casal se conheceu em 1917, quando ele criou o cenário para o vanguardista balé Parade, de Jean Cocteau, encenado pela companhia de Diaghilev. Em 1927, Picasso e Olga estavam morando juntos em um apartamento em cima de seu estúdio com o filho, Paulo, mas o casamento já não ia bem.

Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Naqueles primeiros dias, ele visitou Marie-Thérèse na casa de seus pais, no campo, pintando-a em um galpão no jardim; ela também viajou até Paris para visitá-lo, escondendo-se no stúdio, no qual a entrada de Olga não era permitida. A mãe da jovem, solteira por muitos anos, ficou tão encantada pelo artista quanto a filha, permitindo que eles permanecessem sozinhos. Nas obras desse período, Picasso apenas se refere à amante por um código. Ele ainda não ousaria revelar sua real identidade. Frequentemente, ela aparece como um monograma: MT entrelaçado ao P.


Contudo, se o rosto de minha avó estava escondido, sua influência no estilo de Picasso é clara desde o início. À medida em que o romance progredia, as formas geométricas desapareciam. Em seu lugar, entraram curvas sensuais, envoltas em violeta, amarelo e escarlate. Para ele, a amante tornou-se um símbolo de renascimento e fecundidade. Os tons não poderiam ser mais diferentes que os das sóbrias pinturas de sua mulher. Em Retrato de Olga em Cadeira de Braço, ela posa vestida modestamente, contemplando o observador, em um estilo reminiscente das pinturas neoclássicas.


Em 1928, Picasso já não aguentava mais ficar longe de Marie-Thérèse. Quando alugou uma casa na Bretanha para passar o verão com Olga e Paulo, também encontrou um jeito para que a amante ficasse nas redondezas, em um acampamento de férias. Sempre que podia fugir, ele a levava para a praia. Seus dias na costa inspiraram a primeira série de pinturas fortemente abstratas – altamente provocativas e sensuais. No ano seguinte, as crescentes tensões entre a mulher e Marie-Thérèse tornaram-se o tema central de suas obras. A raiva de Olga manifestava-se em pinceladas fortes, com corpos contorcidos e rostos que demonstravam dor.


Em 1930, ele decidiu se mudar para um castelo em Boisgeloup, a uma hora de Paris. Nos estábulos antigos, construiu um estúdio onde poderia esculpir minha avó, trabalhando principalmente com gesso. Foi ali, em uma série de bustos monumentais, que as formas singulares de Marie-Thérèse tornaram-se claras pela primeira vez. O amor por sua musa se intensificou quando ela remava no Rio Marne e quase se afogou, contraindo uma doença transmitida pela água que a deixaria muito magra e temporariamente sem cabelo. A jovem que ele achava ser sua salvadora agora precisava ser salva. Ele a pintava obsessivamente como banhista e ninfa: nadando, se afogando e sendo puxada para fora da água.


Em 1932, cinco anos depois de meus avós se conhecerem, Picasso ganhou sua primeira retrospectiva na Galeria Georges Petit, em Paris, consolidando sua posição como o maior artista vivo do mundo. No coração da mostra havia uma série de retratos nus de Marie-Thérèse. A amante de Picasso, que assombrava o casamento dele com Olga fazia anos, finalmente tinha uma forma física que todos podiam ver. Foi a gota d’água. Olga deixou o apartamento na Rue la Boétie para sempre, em 1934.


Na véspera de Natal daquele mesmo ano, minha avó disse a Picasso que estava grávida. Foi um momento maravilhoso e terrível ao mesmo tempo, obrigando-o a pedir um custoso divórcio de Olga. Para manter as aparências, ele alugou casas vizinhas para si e Marie-Thérèse, em Paris, em vez de ir morar com ela imediatamente. Em 5 de setembro de 1935, minha mãe nasceu, com seus cabelos e olhos escuros, como os de Picasso. Ele a chamou María de la Concepción – Maya em sua abreviação – em homenagem à sua amada irmã, que morreu de difteria quando ele tinha 14 anos. O nascimento de minha mãe e o divórcio traumático provocaram tamanha mudança na vida do artista, que abandonou a pintura por um ano, passando a escrever poesia em meio aos deveres paternos. As únicas obras que fez nesse ano foram retratos da família: fotos artisticamente compostas de Marie-Thérèse após o nascimento de Maya; aquarelas da criança adormecida no berço; esboços da mãe amamentando de robe e chinelos. As cenas são sempre domésticas e comuns, mas é possível sentir a intensa admiração de Picasso pelas duas.


No outono de 1937, ele se mudou com a família para Le Tremblay-sur-Mauldre. Uma década depois do primeiro encontro, Marie-Thérèse finalmente compartilhava uma casa com Picasso – mas ele já havia conhecido sua próxima amante e musa, a fotógrafa surrealista Dora Maar. Após a explosão da Guerra Civil da Espanha, que o motivou a retomar a pintura, foi novamente a Marie-Thérèse que se voltou em busca de inspiração. Em sua obra-prima Guernica, ela – sempre um símbolo de esperança e paz para Picasso – é a modelo para, pelo menos, três personagens.


Em 1939, meu avô se mudou para um estúdio, na Rive Gauche, em Paris, onde viveria até o fim da guerra, deixando Marie-Thérèse e Maya em relativa segurança no interior da França. Quando minha mãe e minha avó voltaram para a capital, Picasso as visitava todas as semanas – mesmo quando embarcou em uma relação com outra amante, depois de Dora.

Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Hoje, mais de 40 anos após sua morte, ele permanece como uma figura definitiva em minha vida. Minha mãe, com 82 anos, vive no noroeste da França, cercada por obras do pai e pelas memórias que ela me transmitiu, entre elas a de visitar o estúdio em Nice para ajudá-lo a pintar, ao longo da década de 50. Da minha parte, sinto o peso da responsabilidade de proteger o seu legado, enquanto catalogo e exponho suas obras – mas também uma profunda gratidão pela conexão pessoal que tenho com ele. Às vezes, sou surpreendida por quanto me pareço com figuras de suas pinturas: os olhos arredondados e o perfil que herdei da minha avó me refletem em suas obras.


Quanto a Marie-Thérèse, ela morreu em 1977, quatro anos depois de Picasso, mas não antes de ter seu nome gravado em uma pequena placa de bronze, colocada ao lado da sepultura dele, perto de Aix-en-Provence; um testemunho do papel transformador da minha avó na obra do artista. O trabalho, esculpido a partir de um molde de gesso, feito no calor do amor, no início do verão em Boisgeloup, ainda o protege. Como sempre, ela é a sua luz, que o ilumina na escuridão.


Tate Modern: Bankside, Londres. Até 9 de setembro


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Boa de Copo: Como reconhecer um vinho vegano

Sabia que nem todo vinho é vegano? (Foto: Reprodução)Sabia que nem todo vinho é vegano? (Foto: Reprodução)

O veganismo é uma filosofia de vida que implica em manter uma dieta livre de qualquer alimento de procedência animal, como carne, ovos, mel e laticínios. Assim como evita-se consumir qualquer produto, seja de vestuário, medicamentos ou outros. Na definição da The Vegan Society, veganismo “busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”.


Então todo vinho é vegano? Não. Durante o processo de vinificação existe um procedimento conhecido como clarificação que tem como objetivo purificar a bebida. Para isso, adiciona-se um agente filtrante que ao tanque ou barril. Acontece que essa substância geralmente é uma proteína, de origem animal ou mineral, que atrai as partículas sólidas para o vinho não ficar turvo e sem brilho.


Leia também: Conheça alguns vinhos que são feitos por mulheres


Os agentes filtrantes mais comumente usados são caseína, que é a proteína presente no leite, a gelatina, animal, e albumina, encontrada na clara do ovo.


Sendo assim, um vinho vegano nada mais é que um vinho que durante o processo de vinificação não tenha nenhum contato com produtos de origem animal. 


Alguns rótulos, principalmente os naturais, não passam pela clarificação. Mas já existem também muitos produtores que utilizam produto de origem mineral para realizar esse procedimento, como a bentonita e o carvão ativado. Nesse caso, o vinho produzido pode ser considerado vegan-friendly, ou seja, adequado à filosofia vegana.


Como ainda não existe uma regulamentação sobre isso, o jeito é pesquisar sobre o produtor em sites de vinícolas e estar atenta aos rótulos. Alguns produtores colocam observações sobre a produção nas garrafas.


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Yanna Lavingne e Gio Lancellotti: noite entre amigos no Rio

Yanna Lavingne e Gio Lancellotti jantam japa com amigos no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)Yanna Lavingne e Gio Lancellotti jantam japa com amigos no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)

Noite entre amigos para Yanna Lavigne e Gio Lancellotti. As atrizes se encontraram com uma turma de colegas para um jantar em um restaurante japonês no Rio de Janeiro – e compartilharam um tantinho do momento nas redes sociais. 

Os looks eleitos para a ocasião: enquanto Yanna optou por um macacão modelo estampado e chinelo, Giovanna exibiu o corpo sequinho a bordo de hot pant e top ombro-a-ombro. Que dupla!

Yanna Lavingne e Gio Lancellotti jantam japa com amigos no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)Yanna Lavingne e Gio Lancellotti jantam japa com amigos no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)

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Zac Posen pula passarelas para o verão 2018

Zac Posen (Foto: Divulgação)Zac Posen (Foto: Divulgação)

Para a temporada de verão 2018, Zac Posen decidiu repetir a estratégia da última coleção e pular as passarelas, recebendo clientes e imprensa em visitas particulares a seu ateliê. Os looks de inspiração botânica – apresentados em um lookbook estrelado por pela modelo Barbara Fialho e Kate Upton – tiveram como ponto de partida fotografias dos canteiros floridos de Greenacres na década de 50.

A presença da silhueta marcada da década é incontestável em looks estruturados, mas encontra seu contraponto em vestidos volumosos e fluidos – tudo devidamente colorido com tons pastel e adornado com os bordados e aplicações que fazem a alegria das fãs do designer. 

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Pre Order: inverno 2018 da Lolitta ganha venda especial no Gallerist

Lolitta, inverno 2018 (Foto: Ricardo Toscani)Lolitta, inverno 2018 (Foto: Ricardo Toscani)

Novidade boa da Lolitta: os tricôs tecnológicos da grife para o inverno 2018, desfilados em março, ganham pre order exclusivo em parceria com o Gallerist. Cinco modelos encontram-se disponíveis para venda exclusivamente nas lojas físicas do Gallerist e em seu e-commerce, durante o período de 4 à 23 de abril.

Lolitta e Gallerist em parceria inédita (Foto: Divulgação)Lolitta e Gallerist em parceria inédita (Foto: Divulgação)


“A inspiração para essa trama veio de um passeio por um museu”, contou a estilista, “vivo cercada de arte e, para esta coleção, bebi também na escola modernista alemã Bauhaus e no trabalho de Lygia Pape. “O tricô pode ser limitante, como as formas geométricas poderiam limitar Lygia, mas dentro dessas regras há muito espaço para criar novas texturas e composições”, completa.

Lolitta e Gallerist em parceria inédita (Foto: Divulgação)Lolitta e Gallerist em parceria inédita (Foto: Divulgação)

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Treze escovas, spray de R$27: impressionante kit de produtos por trás dos cabelos de Kate Middleton

Kate Middleton (Foto: Getty)Kate Middleton (Foto: Getty)

Se há algo que é tão copiado quanto o guarda-roupa de Kate Middleton, são os fios da Duquesa. Adepta de madeixas castanhas levemente onduladas em (recentemente) um carré longo, Kate faz inveja com os cabelos brilhantes, hidratados e cheios de movimento. 

E como seu guarda-roupa – que aliás custou à Coroa, no ano passado, mais de 120 mil libras – ter fios de Duquesa não sai barato. A hair stylist de Kate, Amanda Cook Tucker, mostrou, em post do Instagram (que foi prontamente deletado, junto com sua conta), o kit de produtos que usaria durante a visita real à Noruega e Suécia. O valor? Mais de 900 libras em produtos, equivalente a mais de R$4 mil. 

Foto postada pela cabelereira de Kate Middleton (Foto: Reprodução)Foto postada pela cabelereira de Kate Middleton (Foto: Reprodução)

Na foto, Amanda mostrou um conjunto de produtos que incluía 13 escovas de cabelo, 6 pentes, 3 babyliss e dois secadores, além de sprays e pomadas. Segundo informações publicadas pelo Daily Mail, a hair stylist tem longo histórico com a família real. Além de frequentemente parte do staff das viagens oficiais do Duque e a Duquesa de Cambridge, Tucker cortou os fios de Harry e William por muitos anos, desde a infância dos dois monarcas. 

A relação com Kate começou quando Amanda foi chamada para cuidar dos fios da esposa do príncipe na maternidade, depois do parto do Príncipe George. A cabeleireira a atendeu no hospital de St. Mary, antes que Middleton saísse para uma sessão de fotos com o bebê e o marido. 

Séquito de escovas

Kate Middleton (Foto: Getty)Kate Middleton (Foto: Getty)

Comentando o kit de produtos em entrevista ao Daily Mail, o especialista Jason Collier destrinchou o uso das ferramentas. “As escovas redondas tipo barril são essenciais para fazer essa escova com curvas e movimento da Duquesa“, disse. “A primeira escova parece ser de cerdas de metal, que são ótimas para modelar cabelos molhados, o primeiro passo de uma escova”. Segundo o especialista, Amanda deve alternar entre escovas e diâmetros para diferentes partes do cabelo da Duquesa. As mais finas cuidam das franjas e detalhes enquanto as mais grossas dão maciez e criam longas ondas.

“Há também uma escova de cerdas naturais de javali e de cerdas mistas ali. As cerdas naturais seguram bem o cabelo, enquanto a mista puxa os fios para criar volume. O cabelereiro ainda disso que o kit de escovas com cerdas de cerâmicas são ideias para dar aquele brilho espelhado dos cabelos de Kate. Um dos destaques entre as 13 escovas é a versão da Mason Pearson, tradicional marca inglesa, que sai por 80 libras, quase R$370. “Esse tipo é usado para distribuir os óleos naturais do cabelo uniformemente, tirando frizz e dando acabamento aos coques e penteados que Kate usa tão bem”, comentou Collier. 

Kit precioso

Kate Middleton (Foto: Getty)Kate Middleton (Foto: Getty)

Mas nem tudo na mala de Amanda é vendido a preços salgados. No kit ainda tem um spray fixador da Elnett e a mousse de volume da marca Charles Worthington, vendidos na Inglaterra por 6 e 7 libras, respectivamente (aproximadamente, R$28 e R$32). Os dois ajudam a manter os penteados no lugar e bloquear os fios contra umidade – fundamental para Kate que passa longas horas em reuniões e eventos, em diferentes ambientes. Outros essenciais? O spray Pillow Proof Blow Dry Extender, da Redken – que tira o óleo da raiz e dá um look fresco ao cabelo sem precisar lavá-lo (R$120) – e o Kiehl’s Crème Silk Groom, tratamento condicionante que promete dar brilho aos fios, e provavelmente usado uma vez por semana (vendido por R$98).  

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Grife causa polêmica ao lançar camiseta com logo da extinta Febem

Febem (Foto: reprodução/Instagram)Camiseta da AMP replica uniforme da antiga Febem (Foto: reprodução/Instagram)

Pleno 2018 e ainda temos que lidar com criações de gosto duvidoso (para dizer o mínimo), como a campanha racista da H&M e, agora, uma camiseta com o logo da extinta Febem (atual Fundação Casa), lançada pela marca brasileira A Mulher do Padre (AMP).

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A revolta nas redes sociais começou no sábado (27), com um post de Marcel Nunes, que trazia uma foto da peça com a legenda: “Estou meio indignado por ter encontrado essa camiseta na loja da AMPamulherdopadre aqui perto do trampo, que falta de sensibilidade absurda. Simular um suposto uniforme da Febem pra hipster pagar de hypado, é sério mesmo? Tem que acabar com essa pós-ironia…”

Febem (Foto: reprodução/Instagram)(Foto: reprodução/Instagram)

A postagem teve 768 compartilhamentos e muitos comentários revoltados. Frente à polêmica, a grife divulgou um comunicado pedindo desculpas e afirmando ter retirado as peças de circulação. “A AMP vem se desculpar pela inclusão de uma camiseta com logo da extinta Febem na sua linha LOST&FOUND. A LOST&FOUND é uma marca de camisetas de uniformes de companhias aéreas, instituições, concertos musicais e muitas outras que remetem a um passado distante. Consideramos que foi um erro a colocação de uma marca como a da Febem nessa linha, retiramos as camisetas imediatamente das lojas, e pedimos desculpas a todos”.

Para quem não se lembra – ou nem era nascido -, a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) abrigava menores que cometiam crimes e enfrentou crises de rebeliões e denúncias violentas desde sua criação, em 1976. Foi substituída em 2006 pela Fundação Casa.

Ou seja, zero graça sair por aí com esse logo estampado, né?


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Fabiana Saba desabafa sobre os padrões da moda: “Tem tanta gorda bonita”

Fabiana Saba (Foto: Divulgação)Fabiana Saba (Foto: Divulgação)

Ao lado de Gisele Bündchen, Fabiana Saba brilhou como modelo nas passarelas dos anos 90 com seus 48kg e 1,78m de altura. Nos anos 2000, se lançou apresentadora e brilhou à frente de atrações, como “Interligados” e “Superpop”, da Rede TV!. Mas conforme foi ganhando peso, algumas portas foram se fechando. Hoje, com 30kg a mais, ela luta contra os padrões de beleza da moda, depois de ter sofrido muito preconceito. Uma recente debate sobre o empoderamento feminino no Rio de Janeiro, ela fez um sensível desabafo.

Quando comecei a engordar, conforme fui ficando mais velha, os seguidores escreviam: ‘olha a Fabiana Saba ficando gorda’. As pessoas me paravam na rua e perguntavam por que eu estava deixando aqulo acontecer comigo. Eu ficava muito chateada”, disse.

Fabiana Saba (Foto: Divulgação)Fabiana Saba (Foto: Divulgação)

Na época em que era uma das modelos mais requisitadas do mercado, ela vestia manequim 34. Hoje, usa entre 42 e 44 e não se importa com as gordurinhas. “Tenho uma barriguinha, porque tive duas filhas. Mas essa barriguinha é vida”, disse. Quando jovem, ela disse ter lidado com muita pressão para se manter no trabalho. “Todo dia alguém vai lá e te mede pra checar se você está dentro dos padrões que a indústria da moda exige. É uma pressão muito forte, muitas meninas não aguentam.”

Feliz com sua forma física, ela hoje não se abala com os julgamentos. “Tem tanta gorda linda. ‘Gorda’ é bonito, gosto desta palavra.” Mas ainda assim sonha com o dia em que as mulheres, independente da silhueta vão ser tratadas apenas como “modelo”, sem que precisem ser categorizadas. “Não quero ser chamada de modelo ‘curve’. Quero ser apenas modelo, quero ser mulher.”

Fabiana Saba e Gisele (Foto: Arquivo pessoal)Fabiana Saba e Gisele (Foto: Arquivo pessoal)


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