Comida em cápsula: o que são e como usar

Enquanto o sonho da pílula da beleza não se realiza, a indústria farmacêutica investe pesado em versões que chegam o mais próximo dela. Novos ativos são criados e outros clássicos resgatados para compor cápsulas que auxiliam na perda de peso e aumentam o ganho de massa muscular. Foi assim com o óleo de coco, o chá verde, a batata-doce… A moda da vez são os cogumelos adaptogênicos, evolução de um tipo de fungo milenar (como o Reishi), usados para melhorar a performance de atletas e potencializar o metabolismo. Eles funcionam até nos momentos de fadiga e aumentam a resistência muscular”, diz o endocrinologista Theo Webert, de Belo Horizonte. Segundo ele, o suplemento pode ser consumido puro, combinado ao BCAA ou à whey protein, antes ou depois do treino. Na Califórnia, berço das tendências em bem-estar, o medicamento tem sido indicado também para aliviar o estresse. Eles atuam no sistema imunológico e são usados na medicina ayurveda para reequilibrar o organismo”, diz a nutricionista e health coach Fernanda Mello.

Dieta em cápsula; pilula; prato (Foto: Getty Images)

OUTROS ATIVOS Já o extrato das plantas Panax notoginseng e Astragalus membranaceus tem um benefício extra: além de definir a musculatura, ajuda na perda de peso. Presente na fórmula de nutracêuticos indicados para regular os níveis de glicose, ainda acelera o metabolismo das células de gordura. Como bônus, reduz o apetite e auxilia no ganho de massa muscular”, diz Webert. Uma cápsula de 200 mg por dia, antes de uma das principais refeições, é suficiente. A romã, conhecida pela função antienvelhecimento, agora ganha fama por outro ativo, o triterpeno. A substância ajuda a reduzir a gordura visceral e o inchaço, além de melhorar as funções digestivas e intestinais. Encontrado na forma de cápsulas, shakes, chás e gomas, o suplemento também diminui as taxas de LDL (mau colesterol) com apenas 150 g por dia, antes das refeições.

AÇÃO COMBINADA Nos Estados Unidos, onde o mercado de suplementos movimentou US$ 40 bilhões em 2016, a novidade são as cápsulas com mais de um ingrediente. A Olivino, marca liderada pela médica Clare Hasler-Lewisk, lançou um suplemento com itens do cardápio mediterrâneo, considerado um dos mais completos em termos nutricionais. Compostas de azeitonas, uvas e tomates, as cápsulas têm uma dose cavalar de antioxidantes. Nossos estudos mostram efeitos na redução da pressão arterial e dos níveis de glicose”, diz a médica. Seu consumo também aponta melhora de energia para esportistas, aumento da proteção contra a radiação solar e queda de apetite. Meu marido e eu perdemos 4,5 kg cada um”, conta a especialista, depois de dois meses tomando duas cápsulas por dia.

ATENÇÃO AO EXAGERO Apesar das promessas, o suplemento divide a opinião dos médicos. A endocrinologista Rosana Radominski, de Curitiba, é do time que duvida da eficácia das cápsulas. Estudos científicos não comprovam que funcionam para a obesidade, por exemplo”, diz. Para a médica, as pílulas são práticas, mas não substituem a orientação alimentar e atividades físicas adequadas. Elas devem ser usadas apenas para suplementação de cálcio ou vitamina D.” Em resumo, na opinião dos experts, são complementos e, ainda assim, precisam de prescrição. Nada substitui uma refeição completa e variada”, completa o endocrinologista Theo Webert.

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Modelos Masculinos SPFW Revista Epoca Vogue Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Melhores Agencias Agencias de Modelos do Brasil Linksweb Neoplanos Agentes do Alem 3ICAP Premio de Moda AnuarioTI Governo ID Porto Alegre Fashionlines Balenciaga Pebblebeb Sweetyus O Povo Hubblo Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Agencias de Modelos e Top Models UOL Estilo G1 Moda  Folha S.Paulo Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL BRASIL, LEQUIPE AGENCE, Way Model

Teste de DNA ajuda a escolher o exercício ideal

Projeto Genoma (Foto: Getty Images / Thinkstock)Teste de DNA ajuda a escolher o exercício ideal (Foto: Getty Images / Thinkstock)

Você já perdeu a conta de quantos treinos testou e não conseguiu resultados efetivos, mesmo comendo direito? Saiba que o problema pode não estar necessariamente na sua motivação ou performance. A resposta, muitas vezes, está no seu perfil genético. Essa é a teoria do oncologista neozelandês Sharad Paul, que lançou o livro The Genetics of Health (ainda inédito no Brasil). Na publicação, o médico defende que entender o que há no nosso DNA é o melhor caminho para encontrar as atividades mais adequadas. “De forma geral, um mesmo gene pode ter efeitos bons ou ruins, tudo depende do estilo de vida”, explica Paul.


Na prática, funciona assim: segundo ele, existem, basicamente, três grupos de genes que definem nosso perfil no que diz respeito a exercícios. Primeiro, os de resistência, que determinam o potencial para atividades aeróbicas; segundo, os de força, que dizem se a pessoa tem mais chances de excelência em exercícios de musculação; e, finalmente, o gene da “preguiça”, que indica o quão propensos somos a pular treinos ou evitar a academia.


Para desvendar qual é o de cada pessoa, é necessário se submeter a um exame que determina o mapa genético. O teste RxEvolution, desenvolvido por Paul, é feito em laboratório, com uma amostra de saliva, e mapeia 21 genes que influenciam nosso bem-estar. Os resultados são analisados de forma a montar um perfil de cada paciente, com um plano fitness e também nutricional, individualizado.


Segundo o endocrinologista Tércio Rocha, do Rio de Janeiro, o principal objetivo é investir em atividades que garantam maior gasto calórico e queima de gordura. “Além disso, há um aumento da resistência imunológica, melhora do humor, do sono, da libido e até da criatividade”, diz Rocha, que oferece em sua clínica o método Path­way, cujo teste é bem semelhante ao criado pelo médico neozelandês (preços a partir de R$ 1.200). Com a análise desses dados, é possível alinhar as expectativas da pessoa com o que ela realmente pode atingir, potencializando o resultado de seus treinos e de sua dieta.


Cada um no seu quadrado
Entenda como funcionam os três genes fitness, segundo o dr. Sharad Paul:


Força
O gene ACTC3 determina se a pessoa tem mais aptidão para exercícios que exigem grande esforço muscular. A variante TC  é quem indica o potencial para desenvolver mais força em comparação com outros indivíduos. Treinos de musculação ou treinamento funcional, com exercícios em aparelhos ou isométricos que se sustentam com o peso do corpo, são as apostas ideais.


Resistência
Quem gosta ou se dá bem em atividades aeróbicas pode ser que tenha a variante CC do gene NFIA-AS2. Geralmente, são pessoas com alta capacidade de utilizar o ar na produção de energia e, consequentemente, têm mais fôlego e condicionamento físico. Quem tem esse perfil se adapta aos exercícios de alto impacto e grande gasto metabólico, como corrida, natação e spinning.


Preguiça
Só se enquadra nesse perfil quem tem a variante GG do gene BDNF, configuração que influencia a pessoa a evitar movimentos. Mas o gene não é de todo mau: as variantes AA e AG têm uma tendência maior a sentir prazer com exercícios. Quanto maior a prática deles, tanto de resistência quanto aeróbicos, mais os genes que superam a preguiça são ativados.


Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Modelos Masculinos SPFW Revista Epoca Vogue Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Melhores Agencias Agencias de Modelos do Brasil Linksweb Neoplanos Agentes do Alem 3ICAP Premio de Moda AnuarioTI Governo ID Porto Alegre Fashionlines Balenciaga Pebblebeb Sweetyus O Povo Hubblo Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Agencias de Modelos e Top Models UOL Estilo G1 Moda  moda” target=”_blank”>Folha S.Paulo Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL BRASIL, LEQUIPE AGENCE, Way Model

Os 5 melhores aromas para ter mais energia durante o dia

Xô, preguiça: os 5 melhores aromas para ter mais energia durante o dia (Foto: Rogério Cavalcanti/Arquivo Vogue)Xô, preguiça: os 5 melhores aromas para ter mais energia durante o dia

Se durante o calor já é difícil acordar cedo, no frio a tarefa se torna quase impossível. Uma forma saudável e sem complicações – como tomar shot de limão pela manhã, fazer yoga, preparar suco verde… – de garantir uma energia a mais durante o seu dia é apostar em aromas e óleos essenciais borrifados na casa.


Segundo a terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato, os óleos de mandarina, capim-limão, eucalipto, laranja doce e grapefruit, por exemplo, são perfeitos para espantar aquela preguiça dura de ser vencida ao levantar da cama no frio. Existem, também, aqueles que ajudam a respirar melhor, aumentam a concentração, limpam a mente… Veja abaixo cinco óleos indicados por Márcia:


Mandarina: auxilia na recuperação da disposição física e mental.


CapimLimão: com efeito reanimador e estimulante para começar o dia com ânimo.


Eucalipto: é excelente para manter o foco e para desobstruir vidas respiratórias.


Laranja doce: é capaz de clarear e limpar nossa mente, aumentando a concentração e disposição mental.


Grapefruit: traz alegria e disposição durante o dia.


Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Veja Fashion Agencia de Modelos e Top Models Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL BRASIL, LEQUIPE AGENCE, Way Model

Treinar em jejum ajuda a emagrecer mais rápido, revela nutricionista esportiva

CONHEÇA OS MAIORES MITOS EM ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS (Foto: THINKSTOCK)Treinar ou não em jejum? Siga as dicas da nutricionista esportiva (Foto: THINKSTOCK)

Comer ou não antes de treinar? Praticar exercícios em jejum faz bem? Muitas dúvidas rondam a mente dos atletas de plantão. Para esclarecer esses mitos e verdades a respeito do tema, a nutricionista esportiva Alessandra Scutellaro, da Clínica Patricia Davidson, afirma que treinar sem comer (até seis horas antes) pode ser eficiente para a queima de gordura. Mas, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados: “Se não acompanhado e bem condicionado, o atleta pode apresentar algum mal-estar, como queda de pressão e hipoglicemia. O mais indicado para sedentários e pessoas que apresentam alguma patologia associada, é passar por alguma avaliação médica ou nutricional antes de iniciar a prática”, afirma. confira! 


1. Treinar em jejum é mais eficiente para queimar gordura?


Sim. A idéia do treino em jejum é a maior capacidade que o corpo tem em utilizar gordura para conversão em energia. Cada vez que você se condiciona para praticar exercício em jejum, o corpo se torna mais eficiente para queimar gordura.


2. Qualquer tipo de exercício ( corrida, musculação, futebol) pode ser feito em jejum?


Sim, desde que o corpo do praticante já esteja condicionado para isso.


3. Que tipo de treino ou intensidade é melhor fazer em jejum? 


Intensidade moderada. Dessa forma conseguimos manter a oxidação de gordura, mesmo após o término do exercício.


4. Treinar em jejum pode afetar a performance?


Sim, porque dependemos de vários fatores, tais como: tempo de treino, tipo de dieta e frequência no exercício físico e a forma que o metabolismo de cada um funciona.


5. Treinar em jejum é perigoso para a saúde?


Depende. Se não acompanhado e bem condicionado, pode apresentar algum mal-estar, como queda de pressão e hipoglicemia.


6. Quantas horas devo ficar sem comer para um treino ser considerado em jejum?


6 horas. 


7. Vou queimar meus músculos se fizer exercício em jejum?


Depende do tipo de treino e o plano alimentar que foi proposto para que isso não aconteça.


8. O treino em jejum tem um prazo de validade ou não?


Não. Se o praticante está preparado e se sente bem em não comer nada antes da prática do exercício, essa rotina pode ser feita diariamente, desde que supervisionada, visando o bom rendimento durante o exercício.


9. Qualquer pessoa pode fazer o treino em jejum ou já tem que ter certa performance?


O ideal é que seja praticado por quem já pratica exercícios. Sedentários e pessoas que apresentam alguma patologia associada, devem passar por alguma avaliação médica ou nutricional, antes de iniciar a prática.


10. Para quem quer ficar musculoso, o treino em jejum pode ser feito?


Sim, desde que a dieta esteja calculada de acordo com o objetivo que se deseja alcançar.


Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Veja Fashion Agencia de Modelos e Top Models Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL BRASIL, LEQUIPE AGENCE, Way Model

O shopping que só vende produtos reciclados ou de upcycling

A empresa estatal fornecedora de energia Eskiltuna Energi & Miljö, que fica na cidade sueca Eskiltuna, já é bastante envolvida na questão de sustentabilidade e energia limpa. E ela decidiu, com o apoio da população local, abrir um estabelecimento que chamou a atenção de todo o mundo: é o ReTuna Recycling Galleria, um shopping que só vende produtos reciclados, restaurados ou de upcycling! Imagina?!

Veja também: A Rede Asta conseguiu uma madrinha famosa!

Funciona assim: quem quiser pode doar o que não usa mais, de roupa até móvel, pro Returen, o espaço de lá que serve exatamente só pra isso, receber coisas que ninguém quer. Aí o AMA, uma organização que se traduz mais ou menos como “Atividade, Motivação e Trabalho”, entra em ação: são eles que analisam as doações pra consertá-las, restaurá-las ou transformá-las. Em seguida os itens são reencaminhados pra alguma das 14 lojas do shopping, cada uma especializada em algo – tem a de artigos pra bebês (chamada Små Busar), a de eletrônicos, a de bicicletas (a ReBuyke)… Uma das mais legais é a Rebox, que na verdade empresta caixas retornáveis pra você encaixotar uma mudança sem precisar comprar caixas!

E você está ligado no Fashion Revolution Week? Saiba mais!

O ReTuna ainda conta com um café e um restaurante bem focados em comida orgânica, espaço pra conferências e exposições e uma escola especializada no estudo da reciclagem. Ele criou novos empregos, deu espaço pra novas startups e artesanato local e tem tudo pra virar referência no assunto! E não pense que isso tudo aconteceu ontem – o ReTuna já tem mais de um ano! A gente ficou com vontade de visitar pra ver de perto! E você?