Para Picasso, com amor: Diana Widmaier-Picasso relembra a relação do pintor com sua avó

A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Quando era criança, havia uma pintura em nossa casa, em Paris, que eu amava. Hoje, ela é conhecida como Maya com Boneca – mas, para mim, embora fosse extraordinária, era apenas um desenho da minha mãe. “Seu avô era um pintor”, ela dizia, toda vez que o assunto da tela, uma das muitas espalhadas pelos cômodos, surgia. Mas foi só quando entrei na escola e comecei a ouvir comentários sobre meu avô, que entendi o que significava a palavra eufemismo. Ele tinha sido muito mais que um pintor: era uma figura definitiva da arte do século 20 – e, como eu aprenderia depois de anos de estudo, um gênio. Essa revelação moldaria o curso da minha vida.


Quando Picasso morreu, em 1973 – um ano antes do meu nascimento –, deixou 45 mil obras, sem contar os objetos pessoais e as correspondências. Mas foi apenas há uma década que comecei a revisitar essas relíquias na tentativa de aprender um pouco mais sobre ele. Visitei museus pelo mundo; mas os maiores tesouros que descobri pertenciam à minha própria família: das cartas apaixonadas dele para minha falecida avó, Marie-Thérèse Walter (1909-1977), às fotografias tiradas durante as férias na Riviera.


À medida em que minha pesquisa progredia, ficava claro que todos os anos da vida dele foram incríveis – mas um deles se destacou em termos de criatividade: o de 1932. A exposição histórica na Tate Modern, Picasso 1932: Love, Fame and Tragedy, celebrou os 365 dias em que ele pintou algumas de suas mais importantes obras, a maioria delas inspirada em minha avó. Agora, mais de 80 anos depois, a mostra volta a ser exibida na Tate Modern.

Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Picasso acreditava que a pintura era sua maneira de criar um diário – e, para aqueles que conseguem fazer essa leitura, as telas desse período contam uma grande história de amor. Meus avós se conheceram em uma manhã fria de janeiro de 1927, do lado de fora das Galeries Lafayette – mas ele sempre disse ter sonhado com ela antes desse encontro. Nos meses que antecederam a esse dia, uma menina com um perfil grego começou a aparecer em seu trabalho. De repente, ela surgiu em carne e osso: uma musa de cabelos louros e olhos azuis.


Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e era uma garota burguesa que morava com a família em Maisons-Alfort, no sudeste de Paris. Ela tinha ido à capital francesa para comprar uma estola de pele. Picasso, então com 45 anos, caminhou em sua direção, disse seu nome e pediu para fazer um retrato dela. A jovem não tinha ideia de quem era ele, apenas ficou lisonjeada com um artista chamando-a de linda. Foi somente depois de ver em uma livraria reproduções do trabalho dele que ela concordou em visitar seu estúdio, na Rue la Boétie, alguns dias depois. Em duas semanas, começou o affair.


A relação não foi fácil. Picasso, 28 anos mais velho que ela, era casado com Olga Koklova, integrante do corpo de baile dos Ballets Russes de Diaghilev. Olga sofria de um distúrbio nervoso, sem falar no ciúme patológico provocado pelas infidelidades do marido. O casal se conheceu em 1917, quando ele criou o cenário para o vanguardista balé Parade, de Jean Cocteau, encenado pela companhia de Diaghilev. Em 1927, Picasso e Olga estavam morando juntos em um apartamento em cima de seu estúdio com o filho, Paulo, mas o casamento já não ia bem.

Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Naqueles primeiros dias, ele visitou Marie-Thérèse na casa de seus pais, no campo, pintando-a em um galpão no jardim; ela também viajou até Paris para visitá-lo, escondendo-se no stúdio, no qual a entrada de Olga não era permitida. A mãe da jovem, solteira por muitos anos, ficou tão encantada pelo artista quanto a filha, permitindo que eles permanecessem sozinhos. Nas obras desse período, Picasso apenas se refere à amante por um código. Ele ainda não ousaria revelar sua real identidade. Frequentemente, ela aparece como um monograma: MT entrelaçado ao P.


Contudo, se o rosto de minha avó estava escondido, sua influência no estilo de Picasso é clara desde o início. À medida em que o romance progredia, as formas geométricas desapareciam. Em seu lugar, entraram curvas sensuais, envoltas em violeta, amarelo e escarlate. Para ele, a amante tornou-se um símbolo de renascimento e fecundidade. Os tons não poderiam ser mais diferentes que os das sóbrias pinturas de sua mulher. Em Retrato de Olga em Cadeira de Braço, ela posa vestida modestamente, contemplando o observador, em um estilo reminiscente das pinturas neoclássicas.


Em 1928, Picasso já não aguentava mais ficar longe de Marie-Thérèse. Quando alugou uma casa na Bretanha para passar o verão com Olga e Paulo, também encontrou um jeito para que a amante ficasse nas redondezas, em um acampamento de férias. Sempre que podia fugir, ele a levava para a praia. Seus dias na costa inspiraram a primeira série de pinturas fortemente abstratas – altamente provocativas e sensuais. No ano seguinte, as crescentes tensões entre a mulher e Marie-Thérèse tornaram-se o tema central de suas obras. A raiva de Olga manifestava-se em pinceladas fortes, com corpos contorcidos e rostos que demonstravam dor.


Em 1930, ele decidiu se mudar para um castelo em Boisgeloup, a uma hora de Paris. Nos estábulos antigos, construiu um estúdio onde poderia esculpir minha avó, trabalhando principalmente com gesso. Foi ali, em uma série de bustos monumentais, que as formas singulares de Marie-Thérèse tornaram-se claras pela primeira vez. O amor por sua musa se intensificou quando ela remava no Rio Marne e quase se afogou, contraindo uma doença transmitida pela água que a deixaria muito magra e temporariamente sem cabelo. A jovem que ele achava ser sua salvadora agora precisava ser salva. Ele a pintava obsessivamente como banhista e ninfa: nadando, se afogando e sendo puxada para fora da água.


Em 1932, cinco anos depois de meus avós se conhecerem, Picasso ganhou sua primeira retrospectiva na Galeria Georges Petit, em Paris, consolidando sua posição como o maior artista vivo do mundo. No coração da mostra havia uma série de retratos nus de Marie-Thérèse. A amante de Picasso, que assombrava o casamento dele com Olga fazia anos, finalmente tinha uma forma física que todos podiam ver. Foi a gota d’água. Olga deixou o apartamento na Rue la Boétie para sempre, em 1934.


Na véspera de Natal daquele mesmo ano, minha avó disse a Picasso que estava grávida. Foi um momento maravilhoso e terrível ao mesmo tempo, obrigando-o a pedir um custoso divórcio de Olga. Para manter as aparências, ele alugou casas vizinhas para si e Marie-Thérèse, em Paris, em vez de ir morar com ela imediatamente. Em 5 de setembro de 1935, minha mãe nasceu, com seus cabelos e olhos escuros, como os de Picasso. Ele a chamou María de la Concepción – Maya em sua abreviação – em homenagem à sua amada irmã, que morreu de difteria quando ele tinha 14 anos. O nascimento de minha mãe e o divórcio traumático provocaram tamanha mudança na vida do artista, que abandonou a pintura por um ano, passando a escrever poesia em meio aos deveres paternos. As únicas obras que fez nesse ano foram retratos da família: fotos artisticamente compostas de Marie-Thérèse após o nascimento de Maya; aquarelas da criança adormecida no berço; esboços da mãe amamentando de robe e chinelos. As cenas são sempre domésticas e comuns, mas é possível sentir a intensa admiração de Picasso pelas duas.


No outono de 1937, ele se mudou com a família para Le Tremblay-sur-Mauldre. Uma década depois do primeiro encontro, Marie-Thérèse finalmente compartilhava uma casa com Picasso – mas ele já havia conhecido sua próxima amante e musa, a fotógrafa surrealista Dora Maar. Após a explosão da Guerra Civil da Espanha, que o motivou a retomar a pintura, foi novamente a Marie-Thérèse que se voltou em busca de inspiração. Em sua obra-prima Guernica, ela – sempre um símbolo de esperança e paz para Picasso – é a modelo para, pelo menos, três personagens.


Em 1939, meu avô se mudou para um estúdio, na Rive Gauche, em Paris, onde viveria até o fim da guerra, deixando Marie-Thérèse e Maya em relativa segurança no interior da França. Quando minha mãe e minha avó voltaram para a capital, Picasso as visitava todas as semanas – mesmo quando embarcou em uma relação com outra amante, depois de Dora.

Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Hoje, mais de 40 anos após sua morte, ele permanece como uma figura definitiva em minha vida. Minha mãe, com 82 anos, vive no noroeste da França, cercada por obras do pai e pelas memórias que ela me transmitiu, entre elas a de visitar o estúdio em Nice para ajudá-lo a pintar, ao longo da década de 50. Da minha parte, sinto o peso da responsabilidade de proteger o seu legado, enquanto catalogo e exponho suas obras – mas também uma profunda gratidão pela conexão pessoal que tenho com ele. Às vezes, sou surpreendida por quanto me pareço com figuras de suas pinturas: os olhos arredondados e o perfil que herdei da minha avó me refletem em suas obras.


Quanto a Marie-Thérèse, ela morreu em 1977, quatro anos depois de Picasso, mas não antes de ter seu nome gravado em uma pequena placa de bronze, colocada ao lado da sepultura dele, perto de Aix-en-Provence; um testemunho do papel transformador da minha avó na obra do artista. O trabalho, esculpido a partir de um molde de gesso, feito no calor do amor, no início do verão em Boisgeloup, ainda o protege. Como sempre, ela é a sua luz, que o ilumina na escuridão.


Tate Modern: Bankside, Londres. Até 9 de setembro


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Inove na receita! Aprenda a preparar nhoque de banana da terra

Nhoque de banana da terra (Foto: Divulgação)Nhoque de banana da terra (Foto: Divulgação)

Que tal inovar na receita tradicional do nhoque e preparar uma versão feita de banana da terra? O prato é do restaurtante Serafina JK e faz parte da 22ª São Paulo Restaurant Week. A seguir, tome nota da receita.


Ingredientes
Para a massa do noque de banana
8 bananas da terra.
95g amido de milho.
24g manteiga.
Água (para dissolver o amido).
Sal e pimenta a gosto.
Para a finalização do prato
200g de noque de banana.
25g de tomate cereja (maos ou menos 5 tomatinhos).
20g de manteiga.
4 folhas de sálvia.
Sal e pimenta a gosto.
Para o chips de banana
1 banana da terra.
Sal a gosto.


Modo de preparo
Nhoque: Assar as bananas com casca a 180° por 50 minutos. Passar por processador ou numa peneira. Levar o purê de banana para uma panela com o amido dissolvido em água e a manteiga em fogo baixo até a massa ficar homogênea. Temperar com sal e pimenta a gosto. Fazer rolinhos numa bancada untada com óleo. Cortar o noqueno tamanho desejado.
Chips de banana: Fatiar a banana (fatias finas) num fatiador de cozinha, temperar com sal, acomodar numa assadeira forrada com papel manteiga e levar ao forno a 90° por mais ou menos 30 minutos.
Para a finalização do prato: Colocar a manteiga numa frigideira quente, adicionar os tomates cortados ao meio, na sequência o nhoque cozido, temperar com sal, pimenta e as folhas de sálvia. Após servir no prato, colocar uma fatia de chips de banana por cima para decorar o prato.


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O inverno 2019 da Gucci é para pós-humanos

Gucci: inverno 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)Gucci: inverno 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)

Para Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, estilistas e cirurgiões tem muito em comum. Os dois cortam e reconstroem materiais e tecidos para criar novas personalidades. E assim, uma sala de cirurgia foi o cenário do desfile de inverno 2019 da grife.


De Leonardo da Vinci, considerado a mente mais inovadora de todos os tempos, às técnicas mais modernas de impressão 3D, Michele foi fundo na inovação e na relação da moda com a ciência e a tecnologia. O desfile recebeu  o nome de ciborgue – metade homem, metade máquina. A receita está dando certo: aqui no planeta terra, o faturamento da Gucci cresceu 50% no último ano.

Gucci: inverno 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)Gucci: inverno 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)

Livros para entender as referências de Alessandro Michele:
– Leonardo da Vinci, por Walter I saacson (2017). Que livro, que personagem!
– Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, DO israelense Yuval Noah Harare (?2015)
– “Manifesto Ciborgue de Ciência, Tecnologia e Socialismo – Feminismo no final do século XX”, da acadêmica femininista, Donna Hardaway (1984).


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No dia do café, aprenda a fazer um delicioso brownie com o grão

Aprenda a fazer um brownie de chocolate (Foto: Divulgação)Aprenda a fazer um brownie de chocolate (Foto: Divulgação)

Celebrado neste sábado (14), o Dia do Café é uma ocasião perfeita para ingerir a bebida, e, também, para preparar uma sobremesa deliciosa com o ingrediente.


Por isso, o chef Renato Higa, à frente da Moscatel Doceria, ensinou uma receita simples do Brownie de Café que ele serve. Confira a seguir!


INGREDIENTES
(rendimento: 6 a 8 pedaços)


100g de chocolate meio amargo (quanto mais forte, melhor)
100g de manteiga sem sal
100g de açúcar refinado
80g de açúcar mascavo
2 ovos
30ml de café bem forte
1 colher de chá de café solúvel em pó
3 ½ colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de sal


MODO DE FAZER
Unte com manteiga ou revista com papel manteiga uma assadeira retangular de aproximadamente 15cm por 25cm. Em seguida, pré-aqueça o forno em 160°C (médio-baixo).


Em banho maria, derreta o chocolate meio amargo com a manteiga. Retire da água e incorpore os açúcares. Depois disso, adicione os ovos, o café forte e o café em pó. Incorpore bem à mistura.


Por fim, misture o sal e a farinha de trigo.


Coloque na assadeira e asse por aproximadamente 20 minutos, até que, quando espetar com um palito de dente, saia pequenos pedaços grudados. Mas atenção: se estiver líquida, a massa estará ainda crua). E se estiver seca é sinal de que já passou do ponto.


Deixe arrefecer. O ideal é esperar um dia antes de servir.


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Veste Rio: 10 destaques da 5ª edição

Veste Rio, verão 2019: dia 1 (Foto: Selmy Yassuda e Reginaldo Teixeira)Veste Rio, verão 2019 (Foto: Reginaldo Teixeira)

A 5ª edição do Veste Rio tomou o Píer Mauá entre os dias 11 e 15.05 com um salão de comércios repletos de marcas – e negócios! – estimulantes. Mas também houve desfiles, palestras, oficinas e momentos que podem ter passado despercebidos.


Para que ninguém fique fora da conversa na próxima semana, elegemos aqui 10 destaques dos cinco dias de evento. Fique sabendo:

Veste Rio, verão 2019: dia 1 (Foto: Selmy Yassuda e Reginaldo Teixeira)Glorinha Paranaguá (Foto: Reginaldo Teixeira)

1. A presença de Glorinha Paranaguá, 88 anos, designer de acessórios que, ao lado da nora, Naná, comanda a marca que leva seu nome. Mulher de ex-diplomata e com muitos carimbos no passaporte, ela é sempre vista no seu estande no Veste Rio.

The Paradise (Foto: Márcio Madeira)Jonathan Azevedo (Foto: Márcio Madeira)

2. O ator Jonathan Azevedo, conhecido pelo papel de Sabiá em A Força do Querer, estreou nas passarelas no desfile da The Paradise. Na apresentação, Jonathan arrancou aplausos e fez gracinhas para o público.

Alexandre Herchcovitch (Foto: Reginaldo Teixeira)Alexandre Herchcovitch (Foto: Reginaldo Teixeira)

3. Alexandre Herchcovitch conseguiu – finalmente! – ministrar uma palestra no Veste Rio. O time Ela e Vogue tenta desde a primeira edição convidar o estilista, mas, por causa da agenda ocupadíssima, ele só pode aceitar desta vez. Valeu muito a pena esperar!

Veste Rio (Foto: Selmy Yassuda)Novos Talentos com time Vogue e Ela (Foto: Selmy Yassuda)

4. Os novos Novos Talentos: Esc, Von Trapp e Keymono estrearam nesta edição e já foram abraçados pela família Veste Rio, mostrando como o projeto olha para marcas com diferentes propósitos, ethos e objetivos. 

Emilio Ociollo Netto com Mariana e Lorenzo (Foto: Hermes de Paula)Emilio Ociollo Netto com Mariana e Lorenzo (Foto: Hermes de Paula)

5. Mariana Ociollo, da Keymono – um dos Novos Talentos – é casada com o ator Emílio Ociollo Netto, que a visitou durante a feira. E ele não foi só: Lorenzo, filho de oito meses do casal, também foi celebrar o sucesso da mãe.

Veste Rio (Foto: Roberto Filho, Selmy Yassuda e Reginaldo Teixeira)Exposição de Isabela Capeto (Foto: Reginaldo Teixeira)

6. A exposição Tempo Algum, que revisita os 15 anos de carreira de Isabela Capeto, e reúne 26 looks de diversas coleções. As peças são parte do acervo que sobreviveu ao incêndio no mês de março e que destruiu o ateliê da estilista. 

O banco de alimentos (Foto: Reprodução/Instagram)O banco de alimentos (Foto: Reprodução/Instagram)

7. O banco de alimentos, que reuniu com sucesso alimentos não-perecíveis levados pelos visitantes do outlet, das palestras e das oficinas como entrada solidária – cada pessoa levou 1kg. Só no primeiro dia, foi recolhida mais de uma tonelada, tudo destinado ao projeto Mesa Brasil.

Veste Rio (Foto: Roberto Filho, Selmy Yassuda e Reginaldo Teixeira)Lilian Pacce com Marie Salles e Beth Filipecki (Foto: Roberto Filho)

8. Ao lado de Lilian Pacce, as figurinistas Marie Salles e Beth Filipecki, da TV Globo, explicaram à plateia como se constrói uma carreira de sucesso na área e deixaram claro: o figurino é uma arte que não se faz sozinho.

Veste Rio (Foto: Roberto Filho, Selmy Yassuda e Reginaldo Teixeira)A livraria pop-up (Foto: Roberto Filho)

9. No espaço do outlet, também é possível comprar ótimos livros de moda da editora Senac. Por até 50% do preço original, volumes escolhidos pelo time Vogue e Ela estão à venda na livraria pop-up.

Veste Rio, verão 2019: dia 1 (Foto: Selmy Yassuda e Reginaldo Teixeira)Peças da Etc Carioca (Foto: Reginaldo Teixeira)

10. O estande do Sebrae, com uma seleção de marcas com propostas sustentáveis chamou nossa atenção não só pelas propostas conscientes como pelos produtos belos e de design primoroso. Uma delas é a Etc Carioca, que utiliza sobras do artesanato com pedras para criar belas semijoias. 


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Novos gadgets para otimizar sua rotina de skincare em casa

Gadgets (Foto: Alex Batista)Gadgets de beleza (Foto: Alex Batista)

Vá além da tradicional rotina de cuidados diários que envolvem uso de sabonete, tônico e creme com os lançamentos (pocket size) de alta tecnologia que a gente escaneia aqui. Olha!


PARA HIDRATAR O ROSTO

Foreo UFO (Foto: Divulgação)Foreo UFO (Foto: Divulgação)


As máscaras faciais são tendência quente, fato! Elas rendem benefícios mil de skincare e selfies com potencial viral nas redes… Pois conheça um gadget empoderador de facials, invenção da Foreo, marca sueca de acessórios de beleza fofos e funcionais. Para minimizar o tempo de espera com a máscara no rosto e também melhorar sua penetração, eis o UFO (abreviação de Ur Future Obsession). Redondinho, com área metalizada e colorida, ele é um aparelho que emite ondas vibratórias e ativa a máscara em apenas 90 segundos. São quatro funções: termoterapia, que aquece para amaciar a pele e abrir os poros permitindo que os ingredientes penetrem profundamente; crioterapia, que resfria, estirando e firmando a cutís, com isso reduz os poros abertos e qualquer inflamação; pulsações T-sonic, uma massagem relaxante; e terapia de luz de LED, que estimula a produção de colágeno. 


PARA AMPLIAR OS LÁBIOS

GloPro Lip Edition Microneedling Regeneration Tool (Foto: Divulgação)GloPro Lip Edition Microneedling Regeneration Tool (Foto: Divulgação)

Celebs como Kim Kardashian e, por aqui, Luciana Gimenez são fãs do microagulhamento. Agora o procedimento saiu dos consutórios e pode ser feito no conforto do lar com o Lip Edition Microneedling Regeneration Tool da coleção GloPro (US$ 249, cerca de R$ 847), da Beauty Bio. O aparelhinho pode ser usado sobre ou ao redor dos lábios para aumentá-los e deixar a pele da região mais suave. Como funciona? As minúsculas agulhas perfuraram a pele enquanto a luz de LED vermelha e as vibrações trabalham sinergicamente para estimular a produção de colágeno. Ele pode ser usado sozinho ou como complemento de hidratantes, pois ajuda na absorção dos ativos. 


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5 mandamentos do estilo pessoal irresistível de Marc Jacobs

Marc Jacobs (Foto: Getty Images)Marc Jacobs (Foto: Getty Images)

Marc Jacobs é apaixonado por moda, mas isso não soa como novidade. Acompanhar mesmo que um pequeno número coleções do estilista é suficiente para listar ícones fashion, movimentos culturais e ideias arrojadas que sustentam a etiqueta própria lançada em 1993.


Aproveitando a data especial – o designer comemorou 55 anos nesta segunda-feira (09.04) –,  voltamos o olhar para o estilo do que o próprio veste, um rol interminável de boas ideias de moda, peças assinadas por estilistas que ele mais admira e produções tipo “loucurinhas” (como esquecer a fantasia de pombo de um de seus aniversários?) para ocasiões especiais.


Inspirados por inesquecíveis flashbacks de Marc, listamos cinco mandamentos que servem como lição para qualquer fã declarado da moda de Jacobs. Acompanhe na sequência.


Vista a inspiração: são recorrentes os cliques que mostram o estilista vestindo nomes importantes da moda, muitos deles, referências pessoais que guiam a própria trajetória. Das peças mais recentes da Prada ao acervo de tops punk de Vivienne Westwood, Marc adora compartilhar o closet fashionista com os seguidores.

Marc veste Prada (Foto: Reprodução/Instagram)Marc veste Prada (Foto: Reprodução/Instagram)De Vivienne Westwood vintage, direto do closet (Foto: Reprodução/Instagram)De Vivienne Westwood vintage, direto do closet (Foto: Reprodução/Instagram)Paetês do look saído da passarela da Comme des Garçons (Foto: Reprodução/Instagram)Paetês do look saído da passarela da Comme des Garçons (Foto: Reprodução/Instagram)

Um estilo hoje, outro amanhã: quem tem tempo para mesmice quando o leque de referências vai do underground à arte contemporânea? Assim como faz com suas coleções, Jacobs amarra elementos dos mais diversos tanto nas passarelas quanto nas peças que escolhe para aparições importantes no tapete vermelho e no circuito fashionista.

Blazer de lapelas coloridas para lançamento de livro (Foto: Getty Images)Blazer de lapelas coloridas para lançamento de livro (Foto: Getty Images)Moletom hype da Balenciaga? Também vale! (Foto: Reprodução/Instagram)Moletom hype da Balenciaga? Também vale! (Foto: Reprodução/Instagram)De poá no red carpet com a amiga Sofia Coppola (Foto: Getty Images)De poá no red carpet com a amiga Sofia Coppola (Foto: Getty Images)Marc Jacobs na entrada final de desfile da Louis Vuitton (Foto: Getty Images)Marc Jacobs na entrada final de desfile da Louis Vuitton em look pijama (Foto: Getty Images)Look Look “tweedy”, de alfaiataria oversized e tênis-hit Triple S, nas palavras do próprio (Foto: Reprodução/Instagram)Unidos pelo casaco Prada, Anna Wintour e Marc Jacobs (Foto: Reprodução/Instagram)Unidos pela Prada: Marc Jacobs se apropria do look Anna Wintour, com casaco poderoso igual em encontro com a editora-chefe (Foto: Reprodução/Instagram)

Regras existem para serem quebradas
Quem disse que vestido pink é exclusivo às mulheres? Pijama vai ao gala? Pode combinar brilho com brilho? Marc Jacobs é rei em desafiar convenções quadradas de estilo a cada nova escolha arrojada. O sucesso de likes indica, nas redes sociais, o sucesso das apostas.

Marc Jacobs (Foto: Getty Images)Marc Jacobs (Foto: Getty Images)Marc Jacobs, e seus cabelos azuis, em aparição com Takashi Murakami (Foto: Getty Images)Marc Jacobs, e seus cabelos azuis, em aparição com Takashi Murakami (Foto: Getty Images)Marc Jacobs (Foto: Getty Images)Marc Jacobs (Foto: Getty Images)

Misture moda com altas doses de diversão
É este um dos maiores mandamentos endossados pelo estilista que já apareceu vestido de pombo, de fisiculturista drag ou de pata de camelo (em campanha importante!). Além disso, também ironiza cada polêmica que vê justaposta ao seu nome como a camiseta que estampou legenda do clique risqué levado, sem querer, ao feed.

A fantasia de A fantasia de “camel toe” (Foto: Getty Images)Marc Jacobs fantasiado de drag musculosa para evento (Foto: Getty Images)Marc Jacobs fantasiado de drag musculosa para evento (Foto: Getty Images)A legenda do clique sexy postado sem querer no Instagram virou estampa (Foto: Getty Images)A legenda do clique sexy postado sem querer no Instagram virou estampa (Foto: Getty Images)O moletom de assinatura própria ironiza cópias baratas dos itens da grife homônima (Foto: Reprodução/Instagram)O moletom de assinatura própria ironiza cópias baratas dos itens da grife homônima (Foto: Reprodução/Instagram)

Novo eu, novo look
Quem acompanha a história de Marc desde o começo seguiu as mudanças no visual do designer – da inspiração grunge nos anos 1990 à fase mais fitness, quando apareceu super bronzeado na entrada final de seu verão 2007. O senso de moda seguiu as mudanças, tanto pela nova silhueta quanto pela segurança, cada vez mais potente, para ousadias irresistíveis de moda.

Marc Jacobs na década de 1990 (Foto: Reprodução)Marc Jacobs na década de 1990 (Foto: Reprodução)Uniforme clássico de camisa com jeans para final de desfile (Foto: Getty Images)Uniforme clássico de camisa com jeans para final de desfile (Foto: Getty Images)Estilo moderado numa temporada... (Foto: Getty Images)Estilo moderado numa temporada… (Foto: Getty Images)Marc na virada para versão fitness em 2007 (Foto: Getty Images)Vibe fitness e bronze em dia na entrada final da temporada seguinte! (Foto: Getty Images)Marc em versão ativista com camiseta em campanha para Hillary Clinton às vésperas da eleição norte-americana (Foto: Getty Images)Marc em versão ativista com camiseta em campanha para Hillary Clinton às vésperas da eleição norte-americana (Foto: Getty Images)

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Sereia urbana: neste verão, aposte no cabelo ondulado com efeito molhado

Quem não se lembra do cabelo ondulado à la Daryl Hannah no filme “Splash: uma Sereia em Minha Vida?” Pois aqueles cachos e ondas com cara de terem sido feitos sem esforço estão super em alta neste verão.

Uma maneira simples de reproduzir o estilo é fazer uma trança com os fios ainda úmidos e soltá-los depois de secos. Dá um efeito elaborado, sem sacrifício. “Outra opção é criar ou intensificar a ondulação com o aspecto molhado. É fácil: aplique um mix com duas partes de gel de forte fixação para uma parte de óleo finalizador. Assim, os fios ficam mais maleáveis e brilhantes”, ensina Evandro Angelo, cabeleireiro do salão C.Kamura, em São Paulo. Complete o look com um toque de bronzer nas maçãs.

Cabelo ondulado com efeito molhado foi destaque no desfile da Altuzarra (Foto: Imaxtree )Cabelo ondulado com efeito molhado foi destaque no desfile da Altuzarra (Foto: Imaxtree )Tendência: cabelo ondulado e make com efeito natural. Aqui, looks dos desfiles da Nina Ricci, Isabel Marant, Kenzo (Foto: Imaxtree / Divulgação / Reprodução)Tendência: cabelo ondulado e make com efeito natural. Aqui, looks dos desfiles da Nina Ricci, Isabel Marant, Kenzo (Foto: Imaxtree / Divulgação / Reprodução)Beleza tendência (Foto: Imaxtree / Divulgação)Beleza tendência (Foto: Imaxtree / Divulgação)

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Ceia de Natal completa: saiba o que não pode faltar na sua mesa

Ceia de Natal (Foto: Thinkstock)

Estamos em clima de festa. Por isso, reunimos em uma série de matérias tudo o que você precisa para comemorar o Natal como um membro da realeza. Ceia vegana? Selecionamos 15 receitas cruelty free deliciosas. Opções diferentonas para chamar a atenção dos convidados? Temos também!

No embalo do mood jingle bells, conversamos com os renomados chefs Fábio Vieira, William Ribeiro e Julio Perinetto que te contam o que não pode faltar em uma ceia natalina. Lembrando que este é um guia básico para ajudá-la, afinal, cada família tem sua tradição. Aos detalhes:

Glasses of Wine with Cheese and Bread (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Entradas Um mix de castanhas é uma boa pedida para petiscar antes da ceia começar. Pode ser acompanhado por uma tábua recheada de queijos e um antepasto de gorgonzola ou berinjela, por exemplo. Ah, e uma cesta de pães não vai mal também, né?

Baked turkey or chicken. The Christmas table is served with a turkey, decorated with bright tinsel and candles. Fried chicken, table. Christmas dinner. Flat lay. Top view (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Carnes Segundo o chef Fábio Vieira, não podem faltar carnes saborosas na sua mesa como o pernil, peru ou até um lombo que é mais leve. “São carnes bem específicas desta data e é quando a gente realmente pode apreciá-las. Ter mais de uma opção de carne é ótimo para conseguir aproveitar no almoço do dia seguinte”.

Já William acredita que o leitão é a melhor escolha para a ceia. “É uma proteína fundamental, que combina muito com a data. Além de ser uma carne com muito sabor, o leitão fica ótimo na apresentação da mesa”, explica. Ah, e não se esqueça de deixar as carnes bem molhadinhas. Molhos vão bem sempre!

Dica: geralmente uma pessoa come 200 gramas de carne durante a ceia, segundo o chef Julio Perinetto.

Food for the Christmas dinner. Rice with raisens plate (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Invista nos acompanhamentos O arroz é indispensável! Pode ser um bem cremoso para surpreender os convidados ou o arroz da fortuna, feito com lentilhas e frutas secas. A farofa também vai bem com tudo, fato.

“O arroz compõe qualquer prato, seja com carne branca, vermelha.Tem que ter”, diz Fabio. Se você quer fugir do convencional, que tal optar por um arroz à grega? Segundo William, o prato dá um toque mais elaborado à configuração da mesa.

O salpicão também é must have e vai bem com diversas carnes, seja branca como aves ou peixe, ou vermelha como o pernil e chester. Dá também para preparar uma massa: pode ser um rondele ou um canelone recheado. Rende bastante, além de ser delicioso!

Dica: para carboidratos, calcule que cada pessoa coma 150g (como farofa e arroz).

Ceia de Natal completa (Foto: ThinkStock)

Bebidas Espumante e/ou vinho branco são a pedida! “Normalmente o que comemos no Natal são carnes mais claras e elas combinam com essa bebida bem geladinha e a cara do verão”, conta Fabio. O consumo varia de acordo com a temperatura do dia. Como a previsão é de que seja uma noite quente, a preferência deve ser pelo espumante, né?

Para bebidas não alcoólicas, calcule que cada convidado bebe 500ml. Já alcoólicas, depende da animação de cada família, mas em geral (para não faltar): 1 garrafa de champanhe para cada duas pessoas, e se for vinho 1 garrafa de vinho para cada 4 pessoas.

Ceia de Natal completa (Foto: ThinkStock)

Sobremesa Para encerrar a ceia, as frutas são opções mais leves, já que a comilança é grande. E, além de supertradicional, elas deixam a mesa colorida e bonita. E não pode faltar um panetone, né? Dá até para servir acompanhado de um sorvete e enfeitar com nozes.

Segundo Julio, para os doces, não existem mínimos. “Mas é legal pensar em sobremesas variadas, já que muitas pessoas não comem as mesmas coisas, como, por exemplo: uma opção com chocolate, uma opção mais cítrica e uma com frutas”, diz. Yummy!

 

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