Tendência: Aposte no rosa para a maquiagem

O blush rosa, com textura cremosa ou líquida, ilumina o make da estação (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))O blush rosa, com textura cremosa ou líquida, ilumina o make da estação (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))

As modelos dos desfiles internacionais, trouxeram nas passarelas as variações de rosa – do pink ao lilás – dominam o make. O tom, normalmente usado nos lábios, surge em versões para os olhos e em looks monocromáticos, com direito até a delineado gatinho com efeito fluor. Abaixo, uma seleção de ideias que podem ser usadas juntas ou separadas.

Mix delicado Gatinho moderno (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))O delineado gatinho ganhou uma versão impactante 

Gatinho moderno
O tradicional preto no traço do delineador cede espaço ao pink – um bom jeito de se familiarizar com os tons menos convencionais. “Fica lindo quando usado de forma delicada e minimalista”, diz o maquiador Vicente Lujan, de São Paulo. Mantenha o foco nos olhos e complete com pouco blush e balm nos lábios.

Mix delicado Look de passarela (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Que tal apostar em uma sombra rosa?

Look de passarela
Destaque absoluto da temporada, as sombras rosas e avermelhadas podem ser usadas em texturas cremosas aplicadas na pálpebra móvel. Quem quiser ousar um pouco mais basta esfumar uma versão em pó pelo côncavo em direção às sobrancelhas. A máscara de cílios é dispensável, mas pode ser uma boa pedida para a noite.

Mix delicado Boca lilás (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Você se lembra do Snob? A cor lembra, mas é mais leve

Boca lilás
Polêmica, a cor para os lábios ganhou as ruas anos atrás com a explosão do Snob,  da M.A.C. Hoje, volta à cena de um jeito leve e em looks monocromáticos. “Combine-a com um toque de gloss nos olhos para um efeito mais moderno”, diz Lujan. Nas negras, as coberturas cremosas garantem um resultado mais harmônico.

Mix delicado Outro olhar (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Tem olheiras? Cuidado com esse estilo de make para não ressaltá-las

Outro olhar
Trocar o esfumado marrom por tons vibrantes pode parecer uma proposta ousada, mas até as fãs do make tradicional vão querer testar. “As texturas em gel e cremosas são as mais fáceis de usar”, diz Lujan. Evite apenas se você tiver olheiras muito escuras, pois a cor pode ressaltar ainda mais o problema.


Produtos que amamos:

Mix delicado Pele iluminada (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Produtos (em sentido horário):
Batom Peace, Simple Organic, R$ 69.
Sombra Pinkini, Quem disse, Berenice?, R$ 20.
Lápis de Olhos Gel Eye Crayon, Marc Jacobs, R$ 139.
Balm Colorboost, Fuchsia Libre, Bourjois, R$ 69.
Dior Addict Gloss, Dior, R$ 155.
Blush Líquido Posie Tint, Benefit, R$ 165

Pele iluminada
O blush rosa ressalta as maçãs, mas, se for feito com um produto multiúso, como o Posie Tint, da Benefit, funciona também para colorir pálpebras e têmporas. Equilibre com pouca máscara nos cílios e um hidratante nos lábios.


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Com desfile psicodélico, Gucci abre semana de moda de Milão

Fila do desfile da Gucci verão 2018 (Foto: Divulgação)

Luz estroboscópica, cores e música alta. Esse foi o clima do desfile da primavera/verão 2018 da Gucci, que abriu a temporada de moda em Milão nesta quarta-feira (20). Um dos desfiles mais aguardados, o tema da coleção era nada menos do que amor. Fomos conferir a apresentação de perto.

Na passarela psicodélica, paetês, lurex, plissados e maxiacessórios – que já se tornaram marca registrada do diretor criativo da marca, Alessandro Michele. Em clima de “mais é mais”, como vem sendo a presença de Michele na marca desde que assumiu as rédeas da Gucci em 2015, a silhueta veio marcadamente 80’s, com comprimentos midi – outro favorito do designer. Parte dos looks desfilados faziam também parte de uma coleção cápsula da grife italiana em homenagem ao Sir Elton John. Os looks são assinados por Bob Mackie, figurinista que trabalhou com o artista e cujo autógrafo está imprimido em uma das t-shirts desfiladas.

O roxo foi a cor mais predominante no desfile que ainda teve estátuas romanas na cenografia, lembrando o famoso Foro Romano. Um toque de japonismo também permeou a coleção, principalmente nos quimonos bordados e chapéus de aba reta. A grande novidade? As bolsas em tamanho gigante, com bichos bordados.

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35 modelos escrevem carta aberta à indústria da moda criticando “práticas insalubres”

Iskra Lawrence (Foto: Reprodução Instagram)Iskra Lawrence (Foto: Reprodução Instagram)

Pela primeira vez, um grupo de tops decidiu se rebelar contra as regras estabelecidas pela indústria da moda. A poucos dias do início da Semana de Moda de Nova York, 35 modelos, entre elas Iskra Lawrence, Ashley Chew e Carré Otis, escreveram uma honesta e necessária carta aberta.


O texto foi uma resposta a um estudo sobre a prevalência dos transtornos alimentares entre as modelos e joga luz sobre a necessidade de olhar mais pela saúde das meninas, assim como por uma maior diversidade racial, de idade e silhuetas. Seus esforços tem como objetivo a criação de uma petição online que incite as consumidoras a usarem o seu poder de compra como reflexo desses valores.


Na carta publicada no National Eating Disorders Association (NEDA), elas começam dizendo: “Como modelos, nos preocupamos com a saúde e o bem-estar das outras. A medida que nos aproximamos do NYFW, convidamos vocês a priorizarem a saúde e a celebrarem na passarela desta temporada.”


E acrescentam: “Preocupações sobre a promoção da extrema magreza por parte da indústria da moda não são novas, mas um estudo recente publicado no International Journal of Eating Disorders confirmou que a prática insalubre de controle de peso é o grande problema da indústria. Com frequência, modelos são pressionadas a colocarem sua saúde e segurança em risco como pré-requisito para conseguir o emprego. Distúrbios alimentares têm a mais alta de mortalidade que qualquer outro problema mental e sobreviventes às vezes sofrem com danos irreversíveis à sua saúde. É por isso que nos juntamos ao Model Alliance e à National Eating Disorders Association para endereçar esta questão.”


Em seguida, se comprometeram a ficarem atentas à mudança: “Juntas, estamos desafiando vocês a selarem um compromisso sério para promover a saúde e diversidade nas passarelas. Por meio das nossas redes sociais, que atingem milhões de pessoas, vamos reconhecer os líderes da indústria que avançam para este desafio. Especificamente, ficaremos atentas à diversidade racial, de tamanho, idade e gênero e esperamos vê-las dentro e através de todas as categorias. Agora, mais do que nunca, temos a oportunidade de enviar de que é a diversidade o que nos torna fortes. Esperamos que todos vocês – dos estilistas aos editores, passando pelos agentes e diretores de casting – façam valer coletivamente o poder criativo da indústria para serem inovadores, inclusivos e fazerem a coisa certa.”


Iskra Lawrence, uma das tops que encabeçam a campanha, tem sido há tempos defensora da beleza real. “Quando vi minha primeira campanha [para a Aerie] sem retoque, não vou mentir que fiquei chocada. Mas isso rapidamente se transformou em alegria, porque eles me fizeram sentir bem o suficiente com as minhas ‘imperfeições’. E isso foi empoderador”, declarou.


Ao lado dela, assinaram o documento Yomi Abiola, Olesia Anisimovich, Afiya Bennett, Yaris Cedano, Ashley Chew, Ashley Chew, Lisa Davies, Nikki Dubose, Emme, Kenza Fourati, Miranda Frum, Marianne Garces, Alessandra Garcia-Lorido, Lily Goodman, Meredith Hattam, Madeline Hill, Sabina Karlsson, Amy Lemons, Jessica Lewis, Carré Otis, Shivani Persad, Renee Peters, Missy Rayder, Madisyn Ritland, Geena Rocero, Jennie Runk, Madison Schill, Ingrid Sophie Schram, Alyona Shishmareva, Alise Shoemaker, Straight/Curve, Jennie Thwaites , Bree Warren, Monica Watkins e Elettra Wiedemann.


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Tendência: 6 looks de beleza para se inspirar

A última temporada do NYFW mostrou as peças que estarão nas araras na primavera de 2018 do hemisfério norte – mas a beleza escolhida pelos estilistas para as passarelas também chamou atenção. Fora do convencional, os looks abusaram da criatividade e são uma boa ideia para quem procura novas formas de atualizar a maquiagem e o cabelo.

Olho gatinho 2.0: ponta arredondada ou abaixo dos olhos (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Olho gatinho 2.0: ponta arredondada ou abaixo dos olhos (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

1 – Olho gatinho 2.0: ponta arredondada ou abaixo dos olhos
Dois formatos chamaram atenção nessa temporada. Primeiro a ponta grossa do delineador de Tom Ford e Jason Wu. Ambos apostaram em uma versão gráfica para o clássico formato de gatinho. Jill Stuart também inovou, mas com um gatinho invertido, que ao invés de puxar da pálpebra de cima, apareceu vindo da linha inferior dos olhos. O resultado foram belezas com uma pegada mais rock’n’roll.

Sereismo: sombra azul em alta (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Sereismo: sombra azul em alta (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

2 – Sereismo: sombra azul em alta
A beleza dos desfiles de Philipp Plein e Tadashi Shoji seguiu a tendência dos anos 90, que está também cada vez mais presente na moda. Os estilistas apostaram na sombra azul, mas em duas versões. Philipp Plein, sempre irreverente, marcou bem toda a pálpebra superior. Já Tadashi Shoji escolheu um azul mais suave e em degradê, com delineado ao redor dos olhos, que combina com os vestidos fluidos e de festa do estilista. 

Duas cores de delineador (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Duas cores de delineador (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

3 – Duas cores de delineador
A beleza de Oscar De La Renta se adequou à pegada jovem da coleção. O look ficou mais divertido com a aplicação de um delineador colorido bem sutil na lateral dos olhos. Uma pitada de cor pode ser o que falta para modernizar o visual.

Rabo lateral (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Rabo lateral (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

4 – Rabo lateral
A estreia de Shayne Oliver como diretor criativo de Helmut Lang trouxe uma visão renovada dos códigos da marca. O rabo de cavalo baixo já era uma aposta da grife em outras temporadas, mas esse ano ele apareceu na lateral do rosto. Assimétrico e sem frizz, o cabelo deu um ar contemporâneo ao desfile.

 Iluminador colorido (Foto: ImaxTree/ Divulgação) Iluminador colorido (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

5 – Iluminador colorido
Nem só de prata ou dourado é feito um iluminador. Rihanna acaba de lançar os produtos de beleza que ela desenvolveu para a Fenty e as cores variam desde o bronze ao lilás. Na passarela de Fenty X Puma, as modelos usaram o iluminador para contornar o rosto.

Batom só no lábio inferior (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Batom só no lábio inferior (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

6 – Batom só no lábio inferior
O desfile da Concept Korea é uma oportunidade para designers coreanos apresentarem seus trabalhos no NYFW. O mix de tecidos cool das peças pedia também um look diferente do usual, o que resultou na aplicação do batom apenas na parte inferior dos lábios. Será que essa moda pega?


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SPFW: Marca dos irmãos Emicida e Fioti, LAB traz o sonho em tons pasteis para a moda de rua

Um espetáculo no qual as roupas são quase coadjuvantes. Assim foi o desfile da LAB, grife dos irmãos Fioti e Emicida que, há três edições, traz frescor à grade de desfiles da São Paulo Fashion Week, incrementando sua participação a cada temporada. Desta vez, os dois cantores transformaram a passarela num palco onde, acompanhados pelos MCs Drik Barbosa, Rael, Kamau e Coruja BC1, eles rimaram, enquanto os modelos circulavam entre as estreitas fileiras de fãs e fashionistas alvoraçados, sem saber se ficavam atentos ao show ou ao momento em que um novo artista surgiria com o microfone em mãos.

Desfile da LAB no São Paulo Fashion Week (Foto: Thibé)Desfile da LAB no São Paulo Fashion Week (Foto: Thibé)

Uma projeção com pássaros voando contra um céu muito azul foi o prenúncio do que a LAB pensou para o seu verão, cuja coleção, batizada de Avuá, quer levar as pessoas a “tocarem o céu, estar perto dele… voar como um pássaro”, segundo Emicida. Na prática, os looks street style que são a marca registrada da grife agora também em cores claras – antes, havia uma predominância do preto/branco/vermelho -, com destaque para um azul, que passa por diversos tons, do clássico “bebê” ao marinho. Outras tonalidades que aparecem são o cinza e o alaranjado (em referência ao entardecer), além, é claro, do clássico P/B, colorindo bermudas, moletons, vestidos, saias, jaquetas e camisetas feitos de moletom, nylon, sarja e malha.


As estampas, por sua vez, interpretam o conceito por trás da coleção, “escrita, canto e voo”, com pássaros – como no colorido terno azul bebê usado por Fióti durante a performance – e em penas, letreiros e logos, elementos fundamentais também da cultura hip-hop da qual a marca faz parte.

Desfile da LAB no São Paulo Fashion Week (Foto: Thibé)Desfile da LAB no São Paulo Fashion Week (Foto: Thibé)

Como nas outras SPFW, a passarela (e o público) foi marcada pela diversidade, com uma maioria de modelos negros – ao contrário do que ocorre em outros desfiles -, e famosos do universo pop, como a cantora Iza e os MCs Carol, Thaíde e BNegão (os dois últimos, ícones do rap nacional).


Dos acessórios, destaque para a parceria com a Nike, com modelos clássicos como o Air Max 97 Ultra e o Air Force 1, além de carteiras, brincos e colares da grife Dryca Ryzzo Design e pochetes Agora Que Sou Rica.


Ao final, a LAB mais uma vez eles emocionaram a plateia ao fazer uma homenagem ao músico carioca Wilson das Neves, morto no último domingo, que fez uma participação no desfile da grife na edição anterior da SPFW.


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SPFW: Osklen apresenta coleção de verão inspirada em Tarsila do Amaral

Osklen: a grife apostou num make bem leve, quase cara lavada (Foto: Thibé)Osklen: a grife apostou num make bem leve, quase cara lavada (Foto: Thibé)

Uma dos mais importantes expoentes do modernismo e da arte brasileira, a pintora paulista Tarsila do Amaral inspirou a nova coleção Osklen, que foi exibida nesta segunda (28), na São Paulo Fashion Week. Oskar Metsavah, diretor criativo da marca e sempre acostumado a trazer para passarela referências dos esportes de ação e até temas predominantemente masculinos, pela primeira vez transformou uma mulher em seu ponto de partida.


A coleção passeia pelas mais diversas fases do trabalho da artista, começando com o criações em linho e que fazem alusão às suas telas em branco. Recupera também, numa das mais belas partes do show,  os maiores sucessos sua autoria, em estampas com referências às obras Abaporu e o Manteau Rouge.

Osklen: Levou à passarela estampas inspiradas em obras clássicas de Tarsila do Amaral (Foto: Thibé)Osklen: Levou à passarela estampas inspiradas em obras clássicas de Tarsila do Amaral (Foto: Thibé)

Além do linho, a seda surge como a outra matéria-prima em destaque. O algodão reciclado, o couro de pirarucu e de salmão, materiais sempre presentes entre as coleções da grife, também marcam presença.


Entre os acessórios, destaque para lindos sapatos flat que lembram telas e os maxibrincos de metal, que remetem aos contornos dos desenhos de Tarsila.


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Vestido vermelho: as opções arrasadoras do NYFW

Um vestido vermelho é uma peça curinga para quem quer causar impacto na produção. Nessa temporada do Nova York Fashion Week (NYFW), os estilistas encontraram um ponto em comum, criaram diferentes vertentes do modelito para a mulher dos tempos atuais. Modernos, eles aparecem em tons diferentes: do cereja ao carmim. Veja o olhar de cada estilista para a peça:

Calvin Klein (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Calvin Klein (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

Calvin Klein
O vestido vermelho da coleção apresentada por Raf Simons é um dos mais impactantes. Inspirado pelos filmes de terror, como os de Hitchcock, o caimento lembra o do vestido usado por Grace Kelly no filme “Disque M Para Matar”. E pasmem, ele é todo feito de nylon! Apesar do material simples, foram usadas técnicas de alta-costura na confecção, o que o deixou com volume na saia e com o decote bem ajustado ao corpo.

Vestido vermelho de Victoria Beckham (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Vestido vermelho de Victoria Beckham (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

Victoria Beckham
Conhecida pela alfaiataria minimalista, a estilista conseguiu criar um vestido vermelho que faz um mix entre o clássico e contemporâneo. O segredo está na construção, que fez um vestido confortável ganhar ares de peça para ocasiões especiais. Esse é inclusive o maior poder de Victoria Beckham: ela tem talento para criar peças sofisticadas sem precisar de muitos adornos.

Vestido vermelho de Prabal Gurung (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Vestido vermelho de Prabal Gurung (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

Prabal Gurung
Outro vestido vermelho marcante foi o criado pelo estilista de Singapura, Prabal Gurung. Desfilado por ninguém menos que a top Gigi Hadid, ele elaborou um vestido carmim fluido com cortes vazados no abdômen. Prabal Gurung mais uma vez se inspirou em temas feministas para sua coleção, então nada como um vestido de imagem forte para marcar presença na passarela.

Vestido vermelho de Diane von Furstenberg (Foto: ImaxTree/ Divulgação)Vestido vermelho de Diane von Furstenberg (Foto: ImaxTree/ Divulgação)

Diane von Furstenberg
Desde que Jonathan Saunders se tornou o diretor criativo da DVF, em 2016, os vestidos assimétricos passaram a ser constantes nas coleções da marca. Nessa criação, Jonathan criou um modelo vermelho que transita bem entre o casual e o elegante. A transparência do colo e a fluidez da saia prometem deixar qualquer silhueta bem feminina.


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SPFW: Carol Trentini desfila com exclusividade para a Água de Coco por Liana Thomaz

Carol Trentini irá desfilar com exclusividade para a Água de Coco Por Liana Thomaz (Foto: Divulgação)Carol Trentini irá desfilar com exclusividade para a Água de Coco Por Liana Thomaz (Foto: Divulgação)

Uma das modelos mais queridinhas do mundo fashion, Carol Trentini vai ao São Paulo Fashion Week desfilar na noite desta terça-feira (29) com exclusividade para a Água de Coco Por Liana Thomaz.


A modelo irá vestir uma das peças da nova coleção da marca, inspirada na ilha de Bali, na Indonésia. Haverá acramês, texturas, amarrações e muitos babados, em tecidos leves e naturais.


Além dela, tamém estarão na passarela da Bienal do Ibirapuera as tops  Ana Claudia Michels, Amanda Wellsh, Marcio Kiss e o modelo Diego Miguel


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Tendência: invista na cor mostarda

Vibrante como o sol, o mostarda é forte tendência nas passarelas, tanto em peças confortáveis de tricô quanto em clássicas como as de alfaiataria. Quer dar mais bossa ao look? Aposte em botas brancas para compor um visual urbano e moderno. Abaixo, sugestões de como usar a cor.

Casaco Bottega Veneta, R$ 10.970. Camiseta Intimissimi, R$ 69. Calça Forever 21, R$ 100. Bandana B.Luxo, R$ 25. Relógio Orient, R$ 498. Botas Carmen Steffens, R$ 500 (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))Os três tons de mostarda deixam o look atual (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))

Casaco Bottega Veneta, R$ 10.970. Camiseta Intimissimi, R$ 69. Calça Forever 21, R$ 100. Bandana B.Luxo, R$ 25. Relógio Orient, R$ 498. Botas Carmen Steffens, R$ 500

Trench coat Burberry, R$ 8.395. Tricô Bo.Bô, R$ 998, sobre tricô Seiki, R$ 140. Calça Renner, R$ 199. Óculos Ray-Ban, R$ 520. Anéis Romannel, de R$ 95 a R$ 648 (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))O cinza do trench coat faz par perfeito com o mostarda da calça e do tricô  (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))

Trench coat Burberry, R$ 8.395. Tricô Bo.Bô, R$ 998, sobre tricô Seiki, R$ 140. Calça Renner, R$ 199. Óculos Ray-Ban, R$ 520. Anéis Romannel, de R$ 95 a R$ 648

Jaqueta Louis Vuitton, R$ 10.200. Tricô Marisa, R$ 60. Bermuda A. Niemeyer, R$ 791. Brinco My Gloss, R$ 499. Anel Swarovski, R$ 479. Meias Lupo, R$ 18. Botas Constance, R$ 250 (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))Dá para ousar nas estampas: a jaqueta, num estilo de onça moderna, dá personalidade ao look  (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))

Jaqueta Louis Vuitton, R$ 10.200. Tricô Marisa, R$ 60. Bermuda A. Niemeyer, R$ 791. Brinco My Gloss, R$ 499. Anel Swarovski, R$ 479. Meias Lupo, R$ 18. Botas Constance, R$ 250

Colete Zoomp, R$ 1.909. Moletom Adidas, R$ 270. Saia Cholet, R$ 330. Brincos Riachuelo, R$ 26. Botas Louis Vuitton, R$ 6.550 (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))Branco e mostarda: um clássico contemporâneo (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))

Colete Zoomp, R$ 1.909. Moletom Adidas, R$ 270. Saia Cholet, R$ 330. Brincos Riachuelo, R$ 26. Botas Louis Vuitton, R$ 6.550

Moletom À La Garçonne + Hering , R$ 180. Camisa MyFavoriteThing(s), R$ 280. Saia Cris Barros, R$ 1.242. Óculos Livo, R$ 399. Bolsa Dani Cury, R$ 1.144. Anel Maria Dolores, R$ 224. Botas Carmen Steffens, R$ 500 (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))Neste look, até a armação do óculos ganhou um toque do mostarda (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))

Moletom À La Garçonne + Hering , R$ 180. Camisa MyFavoriteThing(s), R$ 280. Saia Cris Barros, R$ 1.242. Óculos Livo, R$ 399. Bolsa Dani Cury, R$ 1.144. Anel Maria Dolores, R$ 224. Botas Carmen Steffens, R$ 500

Tricô Lucas Magalhães, R$ 1.900. Blazer Bobstore, R$ 1.850. Tricô UMA, R$ 485. Calça MyFavoriteThing(s), R$ 280. Brincos Morana, R$ 39 (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))O blazer xadrez quebra o monocromático da composição (Foto: Gustavo Ipolito (MLAGES))

Tricô Lucas Magalhães, R$ 1.900. Blazer Bobstore, R$ 1.850. Tricô UMA, R$ 485. Calça MyFavoriteThing(s), R$ 280. Brincos Morana, R$ 39


Modelo Jaque Cantelli (Ford Models)
Beleza Guilherme Casagrande (FS.AG) com produtos Sisley
Assistente de fotografia Guga Ribeiro
Assistente de beleza Kiyomi Hayashi
Produção de moda Lucas Fernandes
Tratamento de imagem 2labstudio
Agradecimento Oppa Design (móveis)



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Onde estão todas as modelos de terceira idade?

 

Onde estão as modelos de terceira idade? E modelos de diferentes tamanhos, raças e religiões? A indústria da moda está se tornando mais inclusiva, mas ainda tem um caminho a percorrer

modelos jovens, super magras, com pele de porcelana, cabelos lustrosos e muitas qualidades que – vamos encarar – a maioria das mulheres não tem (às vezes, mesmo aquelas modelos, cujas vidas giram em torno de manter a imagem, na verdade, não têm isso).

Durante décadas, essa fórmula funcionou… provavelmente porque desejamos olhar dessa maneira, ou por padrões sociais que internalizamos ou que nos foram impostos. Mas, nos últimos anos, as mulheres estão se rebelando contra esses modelos de perfeição, buscando algo mais genuíno e mais próximo da nossa realidade. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, há um desejo de se identificar mais com as modelos em termos de idade, forma do corpo, raça e até religião e cultura.

Alguns chamam de modelos “reais”, mas eu confesso que não gosto desse termo, porque as modelos típicas não são exatamente extraterrestres. Não é culpa delas ganharem a loteria genética.

Onde está o meio?

Tendemos a falar mais do tipo de corpo. Hoje, a maioria das modelos precisa ter um peso saudável (o que, embora longe da média, ainda é um passo importante e o desejado pelas agências de modelos). E agora também há muitas modelos de tamanho maior conhecidas como modelos plus size que estão revolucionando a indústria da moda.

O caso mais emblemático é Ashley Graham, que é o rosto de várias marcas, foi co-anfitriã do concurso Miss Universo e até mesmo escreveu um livro no qual ela fala precisamente sobre como nós mulheres devemos nos amar como somos, com ou sem celulite (o que, a propósito, não tem medo de mostrar em seu Instagram).

No entanto, acho que ainda é uma questão muito polarizada: há moda para pessoas magras e moda para pessoas maiores. Mas e os que têm um peso médio ou regular? Em muitos países, somos a maioria. Onde estão as modelos de tamanho M?

Existe uma distribuição igualmente desigual quando se trata de idade. Por um lado, há meninas de 15 anos que promovem cremes hidratantes e, por outro lado, algumas (muito poucas) mulheres com mais de 60 anos comercializam cremes antirrugas. É ótimo que finalmente possamos superar as meninas de 20 anos que promovem produtos para combater sinais de idade que nunca tiveram, mas as mulheres de 30 a 50 ainda estão sub-representadas. E, ironicamente, somos nós que investimos mais em produtos de moda e beleza.

É quase como se o mundo do marketing estivesse sofrendo algum tipo de crise no meio da vida. Os comerciantes querem evitar essas décadas de “meia-idade” a todo custo em vez de olhar para os aspectos maravilhosos de uma época em que as mulheres ainda podem desfrutar de coisas que são típicas da juventude, mas de forma mais madura e na plenitude de sua independência econômica.

O que esta acontecendo aqui? Vários estudos sugerem que isso tem a ver com o fato de que as empresas de relações públicas e marketing são cada vez mais equipadas por executivos com idades compreendidas entre os 25 e os 28 anos, onde a diferença entre ser jovem e velho é parte de sua experiência e isso é levado ao extremo.

A favor da diversidade

Quanto à raça, não é nenhum segredo que a maioria das modelos é de cor branca. E nem todas as marcas fazem o que Benetton faz. Embora tenha havido um aumento nas modelos negras, a verdade é que elas ainda estão sub-representadas, assim como as latinas, as asiáticas e outras etnias. Elas tendem a ser segmentadas por países, mesmo em um mundo teoricamente globalizado.

É preciso fazer uma exceção com a Ásia, porque, neste continente, estudos mostram que as pessoas compram menos se houver modelos ocidentais na publicidade.

Quanto à religião, ainda um assunto tabu, ainda menos progressos foram feitos. No entanto, está começando a mudar. Na década de 1990, ninguém se perguntou se Naomi Campbell era judia ou se Cindy Crawford era católica. A fé das modelos pouco importava e não era algo que elas professassem. Mas, atualmente, as modelos muçulmanas, por exemplo, estão tomando seu lugar na moda e fizeram manchetes para aparecer nas passarelas com seus véus.

Isso porque é o estilo de vida que está marcando o tom, especialmente nas redes sociais, e isso também inclui crenças, os alimentos que as pessoas comem, como elas viajam, e até mesmo os tipos de pessoas com quem passam o tempo.

Trabalhando o interior

Definitivamente, há uma tendência crescente de aprender a apreciar a forma como olhamos e experimentamos isso. O conceito de beleza mudou em um movimento que se concentra em trabalhar seu interior e ser feliz com quem você mesmo para projetar um exterior “melhor”.

As mulheres chegam em todos os tamanhos, idades, tons de pele, origens culturais e religiões, então queremos ampliar o espectro e ver imagens de mulheres que refletem essa diversidade, mulheres com quem podemos identificar. Obviamente, a parte inspiradora continuará a desempenhar um papel fundamental (todas nós gostamos dessa auréola criativa e glamorosa de editores de revistas) e não há nada de errado com isso, mas ver mais rugas, curvas e cores de pele não seria ruim. Afinal, é o que vemos no espelho e, queridos designers de moda, estamos aprendendo a ser felizes com isso.

 

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