Para Picasso, com amor: Diana Widmaier-Picasso relembra a relação do pintor com sua avó

A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Quando era criança, havia uma pintura em nossa casa, em Paris, que eu amava. Hoje, ela é conhecida como Maya com Boneca – mas, para mim, embora fosse extraordinária, era apenas um desenho da minha mãe. “Seu avô era um pintor”, ela dizia, toda vez que o assunto da tela, uma das muitas espalhadas pelos cômodos, surgia. Mas foi só quando entrei na escola e comecei a ouvir comentários sobre meu avô, que entendi o que significava a palavra eufemismo. Ele tinha sido muito mais que um pintor: era uma figura definitiva da arte do século 20 – e, como eu aprenderia depois de anos de estudo, um gênio. Essa revelação moldaria o curso da minha vida.


Quando Picasso morreu, em 1973 – um ano antes do meu nascimento –, deixou 45 mil obras, sem contar os objetos pessoais e as correspondências. Mas foi apenas há uma década que comecei a revisitar essas relíquias na tentativa de aprender um pouco mais sobre ele. Visitei museus pelo mundo; mas os maiores tesouros que descobri pertenciam à minha própria família: das cartas apaixonadas dele para minha falecida avó, Marie-Thérèse Walter (1909-1977), às fotografias tiradas durante as férias na Riviera.


À medida em que minha pesquisa progredia, ficava claro que todos os anos da vida dele foram incríveis – mas um deles se destacou em termos de criatividade: o de 1932. A exposição histórica na Tate Modern, Picasso 1932: Love, Fame and Tragedy, celebrou os 365 dias em que ele pintou algumas de suas mais importantes obras, a maioria delas inspirada em minha avó. Agora, mais de 80 anos depois, a mostra volta a ser exibida na Tate Modern.

Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Picasso acreditava que a pintura era sua maneira de criar um diário – e, para aqueles que conseguem fazer essa leitura, as telas desse período contam uma grande história de amor. Meus avós se conheceram em uma manhã fria de janeiro de 1927, do lado de fora das Galeries Lafayette – mas ele sempre disse ter sonhado com ela antes desse encontro. Nos meses que antecederam a esse dia, uma menina com um perfil grego começou a aparecer em seu trabalho. De repente, ela surgiu em carne e osso: uma musa de cabelos louros e olhos azuis.


Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e era uma garota burguesa que morava com a família em Maisons-Alfort, no sudeste de Paris. Ela tinha ido à capital francesa para comprar uma estola de pele. Picasso, então com 45 anos, caminhou em sua direção, disse seu nome e pediu para fazer um retrato dela. A jovem não tinha ideia de quem era ele, apenas ficou lisonjeada com um artista chamando-a de linda. Foi somente depois de ver em uma livraria reproduções do trabalho dele que ela concordou em visitar seu estúdio, na Rue la Boétie, alguns dias depois. Em duas semanas, começou o affair.


A relação não foi fácil. Picasso, 28 anos mais velho que ela, era casado com Olga Koklova, integrante do corpo de baile dos Ballets Russes de Diaghilev. Olga sofria de um distúrbio nervoso, sem falar no ciúme patológico provocado pelas infidelidades do marido. O casal se conheceu em 1917, quando ele criou o cenário para o vanguardista balé Parade, de Jean Cocteau, encenado pela companhia de Diaghilev. Em 1927, Picasso e Olga estavam morando juntos em um apartamento em cima de seu estúdio com o filho, Paulo, mas o casamento já não ia bem.

Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Naqueles primeiros dias, ele visitou Marie-Thérèse na casa de seus pais, no campo, pintando-a em um galpão no jardim; ela também viajou até Paris para visitá-lo, escondendo-se no stúdio, no qual a entrada de Olga não era permitida. A mãe da jovem, solteira por muitos anos, ficou tão encantada pelo artista quanto a filha, permitindo que eles permanecessem sozinhos. Nas obras desse período, Picasso apenas se refere à amante por um código. Ele ainda não ousaria revelar sua real identidade. Frequentemente, ela aparece como um monograma: MT entrelaçado ao P.


Contudo, se o rosto de minha avó estava escondido, sua influência no estilo de Picasso é clara desde o início. À medida em que o romance progredia, as formas geométricas desapareciam. Em seu lugar, entraram curvas sensuais, envoltas em violeta, amarelo e escarlate. Para ele, a amante tornou-se um símbolo de renascimento e fecundidade. Os tons não poderiam ser mais diferentes que os das sóbrias pinturas de sua mulher. Em Retrato de Olga em Cadeira de Braço, ela posa vestida modestamente, contemplando o observador, em um estilo reminiscente das pinturas neoclássicas.


Em 1928, Picasso já não aguentava mais ficar longe de Marie-Thérèse. Quando alugou uma casa na Bretanha para passar o verão com Olga e Paulo, também encontrou um jeito para que a amante ficasse nas redondezas, em um acampamento de férias. Sempre que podia fugir, ele a levava para a praia. Seus dias na costa inspiraram a primeira série de pinturas fortemente abstratas – altamente provocativas e sensuais. No ano seguinte, as crescentes tensões entre a mulher e Marie-Thérèse tornaram-se o tema central de suas obras. A raiva de Olga manifestava-se em pinceladas fortes, com corpos contorcidos e rostos que demonstravam dor.


Em 1930, ele decidiu se mudar para um castelo em Boisgeloup, a uma hora de Paris. Nos estábulos antigos, construiu um estúdio onde poderia esculpir minha avó, trabalhando principalmente com gesso. Foi ali, em uma série de bustos monumentais, que as formas singulares de Marie-Thérèse tornaram-se claras pela primeira vez. O amor por sua musa se intensificou quando ela remava no Rio Marne e quase se afogou, contraindo uma doença transmitida pela água que a deixaria muito magra e temporariamente sem cabelo. A jovem que ele achava ser sua salvadora agora precisava ser salva. Ele a pintava obsessivamente como banhista e ninfa: nadando, se afogando e sendo puxada para fora da água.


Em 1932, cinco anos depois de meus avós se conhecerem, Picasso ganhou sua primeira retrospectiva na Galeria Georges Petit, em Paris, consolidando sua posição como o maior artista vivo do mundo. No coração da mostra havia uma série de retratos nus de Marie-Thérèse. A amante de Picasso, que assombrava o casamento dele com Olga fazia anos, finalmente tinha uma forma física que todos podiam ver. Foi a gota d’água. Olga deixou o apartamento na Rue la Boétie para sempre, em 1934.


Na véspera de Natal daquele mesmo ano, minha avó disse a Picasso que estava grávida. Foi um momento maravilhoso e terrível ao mesmo tempo, obrigando-o a pedir um custoso divórcio de Olga. Para manter as aparências, ele alugou casas vizinhas para si e Marie-Thérèse, em Paris, em vez de ir morar com ela imediatamente. Em 5 de setembro de 1935, minha mãe nasceu, com seus cabelos e olhos escuros, como os de Picasso. Ele a chamou María de la Concepción – Maya em sua abreviação – em homenagem à sua amada irmã, que morreu de difteria quando ele tinha 14 anos. O nascimento de minha mãe e o divórcio traumático provocaram tamanha mudança na vida do artista, que abandonou a pintura por um ano, passando a escrever poesia em meio aos deveres paternos. As únicas obras que fez nesse ano foram retratos da família: fotos artisticamente compostas de Marie-Thérèse após o nascimento de Maya; aquarelas da criança adormecida no berço; esboços da mãe amamentando de robe e chinelos. As cenas são sempre domésticas e comuns, mas é possível sentir a intensa admiração de Picasso pelas duas.


No outono de 1937, ele se mudou com a família para Le Tremblay-sur-Mauldre. Uma década depois do primeiro encontro, Marie-Thérèse finalmente compartilhava uma casa com Picasso – mas ele já havia conhecido sua próxima amante e musa, a fotógrafa surrealista Dora Maar. Após a explosão da Guerra Civil da Espanha, que o motivou a retomar a pintura, foi novamente a Marie-Thérèse que se voltou em busca de inspiração. Em sua obra-prima Guernica, ela – sempre um símbolo de esperança e paz para Picasso – é a modelo para, pelo menos, três personagens.


Em 1939, meu avô se mudou para um estúdio, na Rive Gauche, em Paris, onde viveria até o fim da guerra, deixando Marie-Thérèse e Maya em relativa segurança no interior da França. Quando minha mãe e minha avó voltaram para a capital, Picasso as visitava todas as semanas – mesmo quando embarcou em uma relação com outra amante, depois de Dora.

Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Hoje, mais de 40 anos após sua morte, ele permanece como uma figura definitiva em minha vida. Minha mãe, com 82 anos, vive no noroeste da França, cercada por obras do pai e pelas memórias que ela me transmitiu, entre elas a de visitar o estúdio em Nice para ajudá-lo a pintar, ao longo da década de 50. Da minha parte, sinto o peso da responsabilidade de proteger o seu legado, enquanto catalogo e exponho suas obras – mas também uma profunda gratidão pela conexão pessoal que tenho com ele. Às vezes, sou surpreendida por quanto me pareço com figuras de suas pinturas: os olhos arredondados e o perfil que herdei da minha avó me refletem em suas obras.


Quanto a Marie-Thérèse, ela morreu em 1977, quatro anos depois de Picasso, mas não antes de ter seu nome gravado em uma pequena placa de bronze, colocada ao lado da sepultura dele, perto de Aix-en-Provence; um testemunho do papel transformador da minha avó na obra do artista. O trabalho, esculpido a partir de um molde de gesso, feito no calor do amor, no início do verão em Boisgeloup, ainda o protege. Como sempre, ela é a sua luz, que o ilumina na escuridão.


Tate Modern: Bankside, Londres. Até 9 de setembro


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Aprenda a fazer as legítimas empanadas argentinas

Faça empanadas de carne como na Argentina (Foto: Divulgação)Faça empanadas de carne como na Argentina (Foto: Divulgação)

Domingo não é dia de sentar na mesa para jantar. Mas de reunir a família, os amigos, as crianças e fazer um lanche caprichado, cheio de coisas gostosas. Nesta São Paulo Restaurant Week, que vai até o dia 22 de abril, o restaurante de sotaque argentino San Telmo serve empanadas de carne para ninguém botar defeito. A receita é uma delícia e vai encerrar o fim de semana em grande estilo.

Empanada de carne
(Rende 40 unidades)

Ingredientes:
Massa:
700 g de banha
25 g de margarina
50 g de sal
15 g de anti-mofo
3,4 kg de farinha de trigo
120 ml de água filtrada
Recheio:
1 Kg de carne moída
500 g de cebola
220 g de pimentão
10 g de creme de cebola em pó
2 tabletes de caldo de carne
Colorífico a gosto
Cominho a gosto
40 g de molho de tomate
Tempero para churrasco a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Alho a gosto
Folhas de louro a gosto
Noz moscada a gosto
30 ml de água 
4 ovos cozidos picados 

Modo de Preparo
Massa: misture bem a banha, a margarina e o sal. Adicione a farinha aos poucos bem como a água. Mexa e sove a massa. Deixe descansar enquanto prepara o recheio. Recheio: refogue a carne com cebola, pimentão, a água, o molho de tomate e os demais ingredientes exceto o ovo. Quando a carne estiver dourada, adicione os ovos. Montagem: abra a massa com o rolo ou cilindro com aproximadamente 0,5 cm de espessura e corte redondo. Recheie a empanada e feche como um pastel em forma de meia lua. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos ou até ficar dourada.

Faça também: torta de frango fácil e versátil


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Cabelo do futuro: as tendências direto do Hair Summit em Paris

Entre as tendências de haircare para o futuro está o skincarization: nova forma de tratar os fios inspirada no skincare (Foto: Thinkstock)Entre as tendências de haircare para o futuro está o skincarization: nova forma de tratar os fios inspirada no skincare (Modelo: Maria M. – Major Model Brasil)

Já imaginou entrar num laboratório e centro de pesquisa de uma gigante da beleza e ficar por dentro das principais tendências para o futuro? Tivemos essa experiência durante o Hair Summit da L’Oréal, que aconteceu em Paris neste mês.


Dentre as várias tecnologias, vimos de perto máquinas que simulam os efeitos que o sol causa no cabelo; o que acontece com os fios quando são escovados sem e com produto [assista no vídeo no fim da matéria] e até um aparelho que diz qual é a idade do seu fiode acordo com o comprimento.


Na palestra sobre produtos e rotina de cuidados para o cabelo no futuro – mais especificamente o ano de 2050 – conhecemos as principais apostas e inspirações. Acredite: será possível imprimir fios de cabelo de verdade! A seguir, os 4 destaques:


1. O SKINCARE INSPIRA O HAIRCARE
skincarization será a nova forma de tratar os fios inspirada nos cuidados com a pele. Assim como acontece hoje no skincare, a aposta é ter produtos para o cabelo com mais texturas – que vão além básico creme – e uma rotina de cuidados mais sensorial, customizada e prazerosa.


Já para sentir as mudanças com produtos que já estão nas prateleiras, como máscaras noturnas e esfoliantes específicos para o couro cabeludo, área que estará em foco. “Falamos do dano da pele, mas temos que falar da pele do cabelo também. O melhor jeito de ter um cabelo saudável e bonito é começar pela raiz”, diz Julia Sarhy, Internacional Consumer and Market Insights Director da L’Oréal.

Tecnologia que mede o quanto seu cabelo está danificado de acordo com os sons (mais agudo, mais danos) (Foto: Divulgação)Tecnologia que mede o quanto seu cabelo está danificado de acordo com os sons (mais agudo, mais danos) (Foto: Divulgação)

2. NATUREZA EM PROL DA BELEZA
A onda verde que toma conta da indústria da beleza inspira o desenvolvimento de ingredientes orgânicos, o uso sustentável da água e recursos naturais e a produção de embalagens ecologicamente corretas. A linha Botanicals [não disponível no Brasil], de L’Oreál Paris, por exemplo, se enquadra nesse categoria: os produtos tem 99% dos ingredientes naturais e a embalagem é feita com plástico PET reciclado.


Ao que tudo indica, essa tendência promete ser mais forte no futuro, com aproveitamento ainda melhor dos recursos naturais como matéria-prima dos produtos. “Acredito que a natureza ainda tem muitas coisas para nos dar. 80% da biodversidade hoje ainda não foi explorada. Os oceanos, por exemplo, são pouco explorados e são uma grande fonte de inspiração para nós”, diz Stephen Glasser, Internacional Innovation Director  [Haircare, Haircolor, Hairstyling] da L’Oréal. “A natureza é uma grande tendência”, conclui. Pascale Mora, Scientific Communication Director de L’Oréal R&I, concorda: “A principal tendência do momento que estamos trabalhando são os óleos naturais, como o óleo de coco”.


3. CABELO TECH
Imprimir cabelo vivo – que pode ser, por exemplo, implantado – é uma realidade próxima. Esse projeto já está sendo trabalho pela Poiétis, empresa especializada na impressão 4D bio-pinting. “Acreditamos que esta tecnologia permitirá que o diálogo correto seja organizado entre os vários tipos de células e dê origem a uma fibra capilar”, afirma Jacques Leclaire, Scientific Director do grupo L’Oréal.


Outra aposta de Glasser e Shary para o futuro é mudar a cor do cabelo instantaneamente por meio de micro led. O melhor? Se você não gostar ou enjoar, essa transformação pode ser reversível. “Será uma revolução mudar todos os dias, várias vezes”, diz Stephen.

No Hair Summit da L'Oréal, Marie Claire ficou por dentro das principais tendências de cabelo para o futuro (Foto: Divulgação)No Hair Summit da L’Oréal, Marie Claire ficou por dentro das principais tendências de cabelo para o futuro (Foto: Divulgação)

4. MAIS PERSONALIZAÇÃO
Hoje, os produtos de cabelo repeitam o tipo de fio: oleoso, fino, danificado etc. Prepare-se: no futuro haverá uma “verdadeira personalização”, como diz Julia. Especialistas acreditam que o boom demográfico na África Central e Índia deixará a população mais miscigenada, e com novas necessidades e rotinas. No futuro haverá fórmulas mais híbridas, que atendam várias necessidades, e ainda protejam os fios de questões climáticas, como umidade.


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William Bonner posa sorridente com as filhas

William Bonner posa sorridente com as filhas (Foto: Reprodução/Instagram)William Bonner posa sorridente com as filhas (Foto: Reprodução/Instagram)

William Bonner é o “tio” das redes sociais, como ele mesmo já se apelidou, e não costuma publicar muitos cliques em família e aposta em um approach mais divertido. Entretanto, o jornalista publicou uma foto ao lado das filhas Laura e Beatriz, mas sem perder o lado fun, que apareceu na legenda. “Num dia de tanto calor, de tanta preguiça e torpor, registro o tanto de amor contido no elevador”, escreveu. 

Nos comentários, muita gente adorando ver um pouco da família do apresentador do Jornal Nacional e outros fizeram comparações das meninas. “Uma é a Fátima [Bernardes, ex-esposa de William e mãe de Laura e Beatriz] e a outra o Bonner”, observou uma. “Vocês são lindos demais”, se derreteu outra.

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Vem, sol, praia e piscina! Saiba como cuidar das box braids no verão

Cuidados com box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

Seja pelo peso do cabelo molhado ou a preocupação de mofar os fios naturais com tanta umidade, a verdade é que mulheres que usam box braids sofrem um pouco na hora de curtir o verão. Para se jogar na estação de corpo e alma é preciso seguir à risca algumas orientações práticas, mas, acredite, é possível!

Tenha em mente que, apesar das altas temperaturas, o secador vai ser o seu melhor amigo, caso deixar de molhar o cabelo todos os dias esteja fora de cogitação para você. E quanto aos cuidados com a exposição do couro cabeludo e a raiz, a Dra. Katleen, única dermatologista especializada em beleza da pele negra no Brasil, avisa:

Cuidados com as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

“A exposição prolongada ao sol causa lesões aos cabelos e em alguns casos podem ser irreversíveis. O ideal é utilizar sérum com filtro solar para garantir a proteção”, explica.

Confira as nossas dicas de estilo e beleza para aproveitar a estação sem neuras:

Para quem prefere deixar de molhar…

Cuidados com as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

1. COQUE + VISEIRA Estilo e proteção? Temos. Aposte naquele coque bem alto e arremate com a viseira: o couro cabeludo não fica exposto, protege a pele e de quebra você faz um estilo.

Cuidados para as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

2. CHAPÉU “É preciso usar o filtro solar, mesmo com o uso de chapéus. Já existem produtos específicos para proteger o cabelo e a raiz da ação solar. Mas atenção: não devemos utilizar o mesmo produto feito para o corpo”, diz Dra. Katleen.

Cuidados com as box braids no verão (Foto: Reprodução Instagram)

3. TURBANTE Escolha a sua estampa favorita e arrase na amarração. Lembrando que as tranças podem ficar soltas ou presas.

Para quem não dispensa o verão sem o mergulho… 4. SECADOR É ITEM INDISPENSÁVEL NA MALA Se você molhar o cabelo durante o dia, use duas toalhas para tirar o excesso da água e, antes de dormir, passe o secador no modo morno para tirar toda a umidade. Dormir com o cabelo molhado pode mofar os fios naturais.

5. SÉRUM COM FILTRO SOLAR Aplique o produto sempre que mergulhar ou tomar uma ducha. Assim como a pele do nosso corpo, o couro cabeludo também pode descascar com a exposição do sol.

A intensidade do secador é muito importante: o modo frio não ajuda com a eficiência necessária e o quente pode derreter o material usado na extensão das tranças.

L'Oréal Professionnel SerioXYL Denser Hair - Sérum 90ml (Foto: Divulgação)

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Com anúncio no jornal, Kit Harrington e Rose Leslie confirmam que estão noivos

Kit Harrington e Leslie Rose (Foto: Getty)

Se em Game of Thrones ele ainda não achou uma noiva, na vida real, Jon Snow já está preparando as núpcias. O ator que interpreta o herói na série, Kit Harrington escolheu uma forma para lá de tradicional para confirmar seu noivado com Rose Leslie – que interpretou Ygritte no seriado.

O anúncio no jornal britânico The Times, na sessão de casamentos, dizia: “O noivado está anunciado entre Kit, filho mais novo de David e Deborah Harrington de Worcestershire, e Rose, filha do meio de Sebastian e Candy Leslie, de Aberdeenshire”.

Anúncio no jornal do casamento de Kit Harrington e Rose Leslie (Foto: Reprodução)

Kit e Leslie começaram a namorar em 2012, depois de se conhecerem nas filmagens de Game of Thrones. “Eles ainda estão para marcar uma data, mas disseram a amigos e familiares na semana passada que estão noivos”, contou uma fonte ao The Sun. ‘Kit há muito tempo já sabia que queria se casar com Rose, mas ele preferiu comprar uma casa, morar junto e se acertar um pouco primeiro’.

A fonte próxima ao casal afirmou que Kit sentiu que o casamento era o próximo próximo passo para ele e Rose, depois que eles se mudaram para uma mansão de £1,75 milhões em East Anglia, na Inglaterra. “Depois de começarem a morar juntos em janeiro, ele sentiu que era o momento certo para dar o próximo passo”, contou o insider.

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Tendência: Aposte no rosa para a maquiagem

O blush rosa, com textura cremosa ou líquida, ilumina o make da estação (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))O blush rosa, com textura cremosa ou líquida, ilumina o make da estação (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))

As modelos dos desfiles internacionais, trouxeram nas passarelas as variações de rosa – do pink ao lilás – dominam o make. O tom, normalmente usado nos lábios, surge em versões para os olhos e em looks monocromáticos, com direito até a delineado gatinho com efeito fluor. Abaixo, uma seleção de ideias que podem ser usadas juntas ou separadas.

Mix delicado Gatinho moderno (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))O delineado gatinho ganhou uma versão impactante 

Gatinho moderno
O tradicional preto no traço do delineador cede espaço ao pink – um bom jeito de se familiarizar com os tons menos convencionais. “Fica lindo quando usado de forma delicada e minimalista”, diz o maquiador Vicente Lujan, de São Paulo. Mantenha o foco nos olhos e complete com pouco blush e balm nos lábios.

Mix delicado Look de passarela (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Que tal apostar em uma sombra rosa?

Look de passarela
Destaque absoluto da temporada, as sombras rosas e avermelhadas podem ser usadas em texturas cremosas aplicadas na pálpebra móvel. Quem quiser ousar um pouco mais basta esfumar uma versão em pó pelo côncavo em direção às sobrancelhas. A máscara de cílios é dispensável, mas pode ser uma boa pedida para a noite.

Mix delicado Boca lilás (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Você se lembra do Snob? A cor lembra, mas é mais leve

Boca lilás
Polêmica, a cor para os lábios ganhou as ruas anos atrás com a explosão do Snob,  da M.A.C. Hoje, volta à cena de um jeito leve e em looks monocromáticos. “Combine-a com um toque de gloss nos olhos para um efeito mais moderno”, diz Lujan. Nas negras, as coberturas cremosas garantem um resultado mais harmônico.

Mix delicado Outro olhar (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Tem olheiras? Cuidado com esse estilo de make para não ressaltá-las

Outro olhar
Trocar o esfumado marrom por tons vibrantes pode parecer uma proposta ousada, mas até as fãs do make tradicional vão querer testar. “As texturas em gel e cremosas são as mais fáceis de usar”, diz Lujan. Evite apenas se você tiver olheiras muito escuras, pois a cor pode ressaltar ainda mais o problema.


Produtos que amamos:

Mix delicado Pele iluminada (Foto: Artur Próchnicki (September Art Agency))Produtos (em sentido horário):
Batom Peace, Simple Organic, R$ 69.
Sombra Pinkini, Quem disse, Berenice?, R$ 20.
Lápis de Olhos Gel Eye Crayon, Marc Jacobs, R$ 139.
Balm Colorboost, Fuchsia Libre, Bourjois, R$ 69.
Dior Addict Gloss, Dior, R$ 155.
Blush Líquido Posie Tint, Benefit, R$ 165

Pele iluminada
O blush rosa ressalta as maçãs, mas, se for feito com um produto multiúso, como o Posie Tint, da Benefit, funciona também para colorir pálpebras e têmporas. Equilibre com pouca máscara nos cílios e um hidratante nos lábios.


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5 formas de usar maquiagem colorida nos olhos de acordo com as semanas de moda internacionais

As cores prometem dominar a maquiagem do verão 2018! Foi o que as tendências de beleza nas semanas de moda de Nova York e Londres apontaram. E se antes o colorido era mais usado nos lábios, agora passa a ser destaque nos olhos. Cores como azul, verde e laranja coloriram o olhar das Modelos. A seguir, listamos algumas maneiras de usar.

O delineador laranja apareceu no desfile de Delpozo na semana de moda de Nova York (Foto: Imaxtree)

1. DELINEADOR COLORIDO O traço de delineador é um clássico na maquiagem e fica bem para todas! Nesta primavera-verão, deixe o preto de lado e aposte em cores vibrantes como o laranja, que apareceu no desfile de Delpozo na Semana de Moda de Nova York. O resultado é um make supercool!

Tons pastel no desfile de Zang Toi (Foto: Imaxtree)

2. TONS PASTEL Os tons pastel estão em alta não só na moda, mas também na beleza. No desfile de Zang Toi na semana de moda de Nova York o azul e o verde pastel foram usados na pálpebra móvel das modelos, criando um visual superdelicado.

À esquerda: makes do desfile da House of Holland na semana de moda de Londres/ À direita: make do desfile de Tracy Reese em Nova York (Foto: Imaxtree)

3. COLORIDO INTENSO Se você gosta de ousar e se destacar com a maquiagem, use uma sombra colorida intensa em toda na pálbebra e até além. No desfile da House of Holland na semana de moda de Londres e na apresentadação de Tracy Reese em Nova York a cor usada foi o azul.

Da esquerda para direita: maquiagem do desfile da Brock Collection, Cynthia Rowley e Tadashi Shoji (Foto: Imaxtree)

4. ESFUMADO DE CORES Se você quer usar cor, mas acha a sombra intensa muito ousada, uma boa opção é esfumar o produto para que ele fique mais sutil na pálpebra. O vermelho, o laranja e o azul foram a escolha para a apresentação da Brock Collection, Cynthia Rowley e Tadashio Shojui, respectivamente, na NYFW. Nos três desfiles o produto foi aplicado tanto na pálpebra, quanto embaixo dos olhos.

Na maquiagem do desfile da Emporio Armani foi usada sombra verde com brilho embaixo dos olhos (Foto: Imaxtree)

5. COLORIDO + TOM NEUTRO Para quem quer começar o colorido aos poucos a melhor opção é mistura com um tom neutro, como o preto. No desfile da Emporio Armani na semana de moda de Londres foi usada sombra preta esfumada e uma verde com brilho somente embaixo dos olhos.

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Suflê de chocolate fácil de fazer

Sabe aquele doce certeiro, perfeito para servir logo após o almoço de família no domingo? É o suflê de chocolate da Heloísa Bacellar. A delícia fica no máximo 12 minutos no forno e é irresistível.

Suflê de framboesa e chocolate (Foto: Reprodução)Suflê de framboesa e chocolate (Foto: Reprodução)

Suflê de chocolate
(4 porções)


Ingredientes:
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ xícara (chá) de leite
100 g de chocolate meio amargo em cubinhos
2 ovos
1 pitada de sal
Manteiga, açúcar e açúcar de confeiteiro a gosto


Modo de preparo: Numa panela, aqueça 15 g de manteiga, a farinha e o chocolate em pó e mexa até engrossar. Junte o leite e mexa até soltar da panela. Passe para uma tigela, deixe amornar e misture o chocolate até derreter. Acrescente as gemas e reserve. Unte com manteiga e polvilhe com açúcar 4 refratários. Bata as claras aos poucos e, sempre batendo, acrescente o sal e ¼ de xícara (chá) de açúcar, até ficarem em ponto de neve. Junte ¹/³ das claras ao creme e mexa até homogeneizar a mistura. Com delicadeza, incorpore o restante das claras. Preencha os potinhos até ¾ da altura e limpe o excedente de açúcar das bordas. Asse os suflês por 10 a 12 minutos, até que estejam crescidos, firmes e dourados. Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.


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35 modelos escrevem carta aberta à indústria da moda criticando “práticas insalubres”

Iskra Lawrence (Foto: Reprodução Instagram)Iskra Lawrence (Foto: Reprodução Instagram)

Pela primeira vez, um grupo de tops decidiu se rebelar contra as regras estabelecidas pela indústria da moda. A poucos dias do início da Semana de Moda de Nova York, 35 modelos, entre elas Iskra Lawrence, Ashley Chew e Carré Otis, escreveram uma honesta e necessária carta aberta.


O texto foi uma resposta a um estudo sobre a prevalência dos transtornos alimentares entre as modelos e joga luz sobre a necessidade de olhar mais pela saúde das meninas, assim como por uma maior diversidade racial, de idade e silhuetas. Seus esforços tem como objetivo a criação de uma petição online que incite as consumidoras a usarem o seu poder de compra como reflexo desses valores.


Na carta publicada no National Eating Disorders Association (NEDA), elas começam dizendo: “Como modelos, nos preocupamos com a saúde e o bem-estar das outras. A medida que nos aproximamos do NYFW, convidamos vocês a priorizarem a saúde e a celebrarem na passarela desta temporada.”


E acrescentam: “Preocupações sobre a promoção da extrema magreza por parte da indústria da moda não são novas, mas um estudo recente publicado no International Journal of Eating Disorders confirmou que a prática insalubre de controle de peso é o grande problema da indústria. Com frequência, modelos são pressionadas a colocarem sua saúde e segurança em risco como pré-requisito para conseguir o emprego. Distúrbios alimentares têm a mais alta de mortalidade que qualquer outro problema mental e sobreviventes às vezes sofrem com danos irreversíveis à sua saúde. É por isso que nos juntamos ao Model Alliance e à National Eating Disorders Association para endereçar esta questão.”


Em seguida, se comprometeram a ficarem atentas à mudança: “Juntas, estamos desafiando vocês a selarem um compromisso sério para promover a saúde e diversidade nas passarelas. Por meio das nossas redes sociais, que atingem milhões de pessoas, vamos reconhecer os líderes da indústria que avançam para este desafio. Especificamente, ficaremos atentas à diversidade racial, de tamanho, idade e gênero e esperamos vê-las dentro e através de todas as categorias. Agora, mais do que nunca, temos a oportunidade de enviar de que é a diversidade o que nos torna fortes. Esperamos que todos vocês – dos estilistas aos editores, passando pelos agentes e diretores de casting – façam valer coletivamente o poder criativo da indústria para serem inovadores, inclusivos e fazerem a coisa certa.”


Iskra Lawrence, uma das tops que encabeçam a campanha, tem sido há tempos defensora da beleza real. “Quando vi minha primeira campanha [para a Aerie] sem retoque, não vou mentir que fiquei chocada. Mas isso rapidamente se transformou em alegria, porque eles me fizeram sentir bem o suficiente com as minhas ‘imperfeições’. E isso foi empoderador”, declarou.


Ao lado dela, assinaram o documento Yomi Abiola, Olesia Anisimovich, Afiya Bennett, Yaris Cedano, Ashley Chew, Ashley Chew, Lisa Davies, Nikki Dubose, Emme, Kenza Fourati, Miranda Frum, Marianne Garces, Alessandra Garcia-Lorido, Lily Goodman, Meredith Hattam, Madeline Hill, Sabina Karlsson, Amy Lemons, Jessica Lewis, Carré Otis, Shivani Persad, Renee Peters, Missy Rayder, Madisyn Ritland, Geena Rocero, Jennie Runk, Madison Schill, Ingrid Sophie Schram, Alyona Shishmareva, Alise Shoemaker, Straight/Curve, Jennie Thwaites , Bree Warren, Monica Watkins e Elettra Wiedemann.


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