Blog

  • Irã envia resposta à proposta dos EUA para encerrar guerra, diz agência

    Irã envia resposta à proposta dos EUA para encerrar guerra, diz agência

    A resposta se concentra em acabar com a guerra e na segurança do Golfo e no Estreito de Hormuz. A agência de notícias não divulgou detalhes do conteúdo da resposta iraniana.

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O Irã enviou neste domingo (10) sua resposta à mais recente proposta dos Estados Unidos para encerrar a guerra, por meio de mediadores paquistaneses, informou a agência estatal iraniana IRNA.

    A resposta se concentra em acabar com a guerra e na segurança do Golfo e no Estreito de Hormuz. A agência de notícias não divulgou detalhes do conteúdo da resposta iraniana.

    O presidente do Irã declarou que o país “não se curvará diante dos inimigos”. “Se houver menção a diálogo ou negociação, isso não significa rendição ou recuo. Pelo contrário, o objetivo é a realização dos direitos da nação iraniana e a defesa vigorosa dos interesses nacionais”, escreveu no X, na manhã deste domingo.

    Estados Unidos e Irã trabalham com mediadores paquistaneses na elaboração de um memorando de entendimento de 14 pontos. O documento, de uma página, estabeleceria os parâmetros para um mês de conversas visando o fim da guerra, segundo pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal.

    A proposta americana busca encerrar a guerra. Segundo a IRNA, a resposta iraniana foi enviada ao Paquistão, responsável por mediar as negociações entre Washington e Teerã.

    Trump afirmou que aguardava até sexta-feira (8) a resposta do Irã. A declaração foi dita em meio a acusações do Irã de quebra, por parte dos Estados Unidos, do frágil cessar-fogo com os iranianos. “Supostamente vou receber uma carta esta noite, então veremos o que acontece”, disse o presidente dos EUA aos jornalistas, em frente à Casa Branca.

    CESSAR-FOGO FRÁGIL

    O presidente dos EUA anunciou em 7 de abril um cessar-fogo de duas semanas com o Irã. Em publicação na Truth Social, Trump informou que os ataques haviam sido suspensos e a trégua, começado imediatamente. A declaração ocorreu após pedido do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, que intermediava as conversas.

    Irã também aceitou a proposta do Paquistão e os dois países se encontraram pessoalmente para debater a paz permanente. A reunião aconteceu em Islamabade em 21 de abril, mas acabou sem acordo após mais de 20 horas.
    Trump ampliou de forma unilateral um cessar-fogo de duas semanas na terça-feira, dia final da trégua provisória. O objetivo é dar mais tempo para que os negociadores tentem um acordo no Paquistão. Mas as repetidas tentativas de uma nova reunião entre os dois países não avançaram desde então.

    O norte-americano tem batido na tecla de que o Irã precisa desistir do seu projeto nuclear para as negociações avançarem. Nesta semana, o líder supremo iraniano fez um pronunciamento informando que os cidadãos vão se empenhar em proteger as suas capacidades nucleares.

    Um dos objetivos centrais dos ataques militares contra o Irã era garantir que Teerã não desenvolvesse uma arma nuclear, segundo o republicano. A Agência Internacional de Energia Atômica não conseguiu verificar o paradeiro de cerca de 440 kg de urânio enriquecido a 60% e avalia que o estoque total de urânio altamente enriquecido poderia ser suficiente para dez bombas, caso fosse enriquecido ainda mais.

    O Irã nega buscar armas nucleares. O embaixador do Irã na França, Mohammad Amin Nejad, disse que o programa nuclear iraniano “era pacífico”. “Estava sob inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica, e não havia nenhuma dúvida. Entre 2015 e 2018, houve 15 relatórios confirmando o caráter pacífico das instalações nucleares iranianas.” E concluiu: “Nunca tivemos a intenção de ter a bomba atômica.”

    Irã envia resposta à proposta dos EUA para encerrar guerra, diz agência

  • Britney quebra o silêncio após reabilitação: "Um mal que veio por bem"

    Britney quebra o silêncio após reabilitação: "Um mal que veio por bem"

    Britney Spears compartilhou a sua experiência após a reabilitação, abordando a sua jornada espiritual e os desafios que enfrenta depois de ter sido flagrada dirigindo sob efeito de álcool.

    Britney Spears falou pela primeira vez sobre a fase que está enfrentando. A cantora saiu há poucos dias da reabilitação depois de ter sido flagrada dirigindo de forma imprudente sob efeito de álcool e drogas.

    A artista compartilhou uma foto de uma cobra e contou que tem passado tempo com os filhos, já que foram juntos a uma loja de animais. Na publicação, ela também fala sobre sua jornada espiritual, dando a entender que tem passado por um período mais sensível.

    “Fui à loja de animais com meus filhos e olha que cobra linda… as cobras são símbolos de boa saúde, consciência elevada e pura sorte… Sou muito grata aos meus amigos e a tantas pessoas maravilhosas que conheci na minha jornada espiritual… um mal que veio para o bem… Ainda preciso aprender a ser gentil comigo mesma e com a forma como falo comigo mesma… É uma jornada sem fim e às vezes eu simplesmente paro, olho para cima e digo: ‘Deus, acho que era você!’ e sorrio!”, escreveu a cantora.

     

     
     
     

     
     
    Ver essa foto no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Um post compartilhado por Britney Spears (@britneyspears)

    Vale lembrar que Britney Spears se declarou culpada por ter sido flagrada dirigindo sob efeito de álcool e aceitou um acordo judicial, com pena de 12 meses de liberdade condicional.

    Além disso, a artista recebeu uma multa de 571 dólares (cerca de 495 euros) e precisa participar de um programa de três meses para motoristas que dirigiram sob efeito de álcool, com 30 horas de aulas. Seu veículo também ficará à disposição das autoridades para inspeção de drogas e álcool. Ela ainda concordou em fazer acompanhamento com psicólogo uma vez por semana e psiquiatra duas vezes por mês.

    “Com a confissão de culpa hoje, Britney assumiu a responsabilidade por sua conduta. Ela tomou medidas significativas para implementar mudanças positivas, o que se reflete claramente na decisão do Ministério Público do Condado de Ventura de reduzir a acusação neste caso e arquivar o processo por direção sob influência de álcool”, disse o advogado da artista em comunicado após a audiência.

    Britney quebra o silêncio após reabilitação: "Um mal que veio por bem"

  • Real Madrid tenta evitar feito inédito do Barcelona em ‘final’ do Espanhol

    Real Madrid tenta evitar feito inédito do Barcelona em ‘final’ do Espanhol

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O clássico entre Barcelona e Real Madrid, que acontece às 16h (de Brasília) deste domingo, no Camp Nou, traz muita coisa em jogo. Além de poder garantir o título do Campeonato Espanhol, o time catalão visa conquistar um feito inédito no duelo com o rival.

    O Barcelona nunca se consagrou campeão de La Liga em um jogo direto contra o Real Madrid. Todos os 28 títulos conquistados pelo Barça até agora vieram em partidas contra outras equipes, mas isso pode mudar hoje — para isso, um empate já é suficiente.

    O Barça tem 11 pontos de vantagem sobre o Real na liderança da tabela: 88 contra 77. Após a partida de hoje, cada equipe terá apenas mais três jogos -ou seja, 9 pontos em disputa. Se vencer ou empatar, o Barcelona manterá a distância em 11 ou mais pontos e será o campeão.

    Para os madrilenhos, apenas a vitória interessa. Caso triunfe na casa do rival, o Real ficará 8 pontos atrás dos catalães, precisará vencer seus três últimos jogos e ainda torcer para o Barça perder todos. Mesmo que o time de Hansi Flick perca hoje, ainda será campeão se alcançar os 89 pontos, já que o Real não consegue igualar o número de vitórias — 29 contra 24 antes da partida deste domingo.

    A missão é ainda mais difícil pela força do Barcelona no Camp Nou. Na temporada 2025/26 de La Liga, a equipe venceu todos os 17 duelos que fez até agora como mandante.

    CRISE NO RIVAL

    A conquista do título espanhol em cima do Real Madrid também pode fazer com que o Barça agrave ainda mais a crise de seu rival. Após a eliminação na Liga dos Campeões, a torcida passou a criticar o elenco, que foi cobrado pelo presidente Florentino Pérez -este pode ser o segundo ano seguido sem títulos do Real. O Barça, por sua vez, busca o bi do Espanhol.

    A crise da torcida também afetou o ambiente interno do Real. O principal foco é Mbappé, que teria se distanciado do elenco e da comissão técnica, inclusive com uma discussão com um membro da comissão. Além disso, o camisa 10 viu a torcida madrilenha criar uma petição pedindo sua saída após ele ter viajado com sua suposta namorada enquanto estava se recuperando de lesão.
    Além do francês, outros nomes do elenco viveram atritos. Ceballos rompeu com o técnico Álvaro Arbeloa, pedindo para “não ter contato com o comandante”, e Rudiger teria agredido o lateral Álvaro Carreras após uma discussão acalorada no treino.

    Por fim, Valverde e Tchouaméni também se desentenderam, mas o resultado foi mais grave. No episódio, que teria acontecido na última quinta-feira (7), o uruguaio precisou ser levado ao hospital, sofreu um traumatismo craniano e ficará fora do clássico. O Real abriu processo interno para entender o que de fato aconteceu, mas ambos foram multados em 500 mil euros (aproximadamente R$ 2,9 milhões).

    POSSÍVEIS RETORNOS

    Raphinha e Mbappé podem ser novidades em campo. O brasileiro do Barça se recuperou de lesão muscular que sofreu com a seleção brasileira e ficou no banco na última partida. Já o francês do Real também deve voltar após contusão menos grave.

    O principal desfalque do embate é Lamine Yamal. O jovem de 18 anos sofreu uma lesão na coxa esquerda ao cobrar um pênalti na partida contra o Celta de Vigo. Ele ficará de fora do resto da temporada do Barça e foca em se recuperar para a Copa do Mundo.

    Real Madrid tenta evitar feito inédito do Barcelona em ‘final’ do Espanhol

  • Flamengo encara o Grêmio para seguir na cola do Palmeiras no Brasileirão

    Flamengo encara o Grêmio para seguir na cola do Palmeiras no Brasileirão

    Apesar de perder uma boa chance de se aproximar do Palmeiras, o Flamengo ainda continua perto do rival na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 19h30, volta a campo pela 15ª rodada em visita ao Grêmio, em Porto Alegre (RS). O time gaúcho tem excelente campanha em casa, mas ainda precisa se distanciar mais da zona de rebaixamento.

    Na caça ao líder Palmeiras, o Flamengo está invicto há cinco jogos. Venceu Santos (3 a 1), Fluminense (2 a 1), Bahia (2 a 0) e Atlético-MG (4 a 0). Na última rodada, porém, ficou no empate com o Vasco por 2 a 2 e perdeu uma chance de se aproximar dos paulistas, que também empataram com o Santos. O Flamengo soma 27 pontos contra 33 do Palmeiras, mas os cariocas têm um jogo atrasado diante do Mirassol, pela quarta rodada.

    No meio de semana, o Flamengo viajou para enfrentar o Independiente Medellín, da Colômbia, pela Libertadores, mas o jogo foi interrompido nos primeiros minutos por conta de confusão e invasão da torcida mandante no gramado. O caso será julgado e o provável é que o Flamengo seja considerado vencedor da partida por WO.

    O técnico Leonardo Jardim tem problemas para montar a escalação por conta das lesões dos meio-campistas Arrascaeta, Lucas Paquetá e Erick Pulgar. Além disso, o lateral-esquerdo Alex Sandro recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico e está fora. Assim, Ayrton Lucas deve assumir a vaga. A boa notícia é que Carrascal retorna e vira opção no setor criativo.

    Jardim detalhou como foi a preparação para visitar o Grêmio. \”Nós preparamos sempre os jogos em duas etapas. Uma levando em consideração as nossas ideias, não podemos fugir do nosso DNA. Depois ter atenção às estratégias que os adversários utilizam. Sei que o Castro usou três defensores centrais nos últimos dois jogos, tentou igualar com os outros adversários, por exemplo.\”

    O Grêmio conquistou pontos importantes contra a dupla paranaense. Venceu o Coritiba por 1 a 0 em Porto Alegre e empatou sem gols com o Athletico em Curitiba. Assim, chegou a 17 pontos, respirando um pouco em relação à zona de rebaixamento. O time ainda está invicto em casa, somando quatro vitórias e dois empates, campanha que o coloca como quinto melhor mandante.

    O técnico Luís Castro deve manter o sistema defensivo, que não foi vazado nos últimos cinco jogos na temporada, incluindo Copa do Brasil e Sul-Americana, com três jogadores. Viery retorna de suspensão e formará o trio com Balbuena e Gustavo Martins. Arthur e Nardoni seguem lesionados e a dupla de volantes será Noriega e Leo Pérez. No ataque, Carlos Vinícius volta de suspensão e formará dupla com Amuzu.

    Castro elogiou a consistência gremista, mas ainda quer mais. \”É importante destacar essa marca, pois envolve três competições. Espero que a equipe continue crescendo. Nos últimos oito jogos, ganhamos quatro, empatamos três e perdemos só um. Claro que eu queria ganhar todos. Queremos sempre muito mais do que estamos fazendo no momento.\”

    FICHA TÉCNICA

    GRÊMIO X FLAMENGO

    GRÊMIO – Weverton; Balbuena, Gustavo Martins e Viery; Pavon, Leo Pérez, Noriega, Gabriel Mec e Pedro Gabriel; Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.

    FLAMENGO – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Jorginho e Carrascal (Luiz Araújo); Plata, Pedro e Samuel Lino. Técnico: Leonardo Jardim.

    ÁRBITRO – Davi De Oliveira Lacerda (ES).

    HORÁRIO – 19h30.

    LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

    Flamengo encara o Grêmio para seguir na cola do Palmeiras no Brasileirão

  • Reação de Luciana Gimenez a bolsas de Maya Massafera diverte web

    Reação de Luciana Gimenez a bolsas de Maya Massafera diverte web

    Gimenez comenta sobre os valores e claramente analisa a autenticidade dos itens. Ela chega a olhar dentro de uma e a cheirá-la. “A Luciana faz perícia nas bolsas”, disse um fã. “Luciana conferindo se é original kkk”, afirmou outro usuário.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A visita de Luciana Gimenez ao closet de Maya Massafera movimentou a web neste sábado (9). Internautas repercutiram imagens da apresentadora ao conhecer a coleção de bolsas da infuenciadora. Algumas chegariam a valer R$ 500 mil.

    Gimenez comenta sobre os valores e claramente analisa a autenticidade dos itens. Ela chega a olhar dentro de uma e a cheirá-la. “A Luciana faz perícia nas bolsas”, disse um fã. “Luciana conferindo se é original kkk”, afirmou outro usuário.

    Um dos momentos mais marcantes da filmagem foi quando Luciana manuseia uma bolsa Hermes Birkin, uma das peças mais exclusivas do mercado de luxo.

    Além dos comentários na publicação original, a reação da apresentadora virou assunto nas redes sociais.

    Reação de Luciana Gimenez a bolsas de Maya Massafera diverte web

  • Fluminense empata com Vitória no fim; torcedores xingam Zubeldía

    Fluminense empata com Vitória no fim; torcedores xingam Zubeldía

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Fluminense e Vitória dividiram pontos na tarde deste sábado (9). No Maracanã, Tricolor e Rubro-Negro ficaram no empate por 2 a 2, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    John Kennedy e Serna marcaram pelos donos da casa, enquanto Renato Kayzer e Renê, pelo lado baiano.

    Durante o segundo tempo, a torcida do Flu entoou cantos de ‘burro’ contra o técnico Luis Zubeldía. Ao fim do jogo, as arquibancadas ampliaram as vaias.
    O próximo compromisso do Fluminense é na quinta-feira, contra o Operário, pelo jogo de volta da 5ª fase da Copa do Brasil. Na ida, disputada no Paraná, empate em 0 a 0.

    O Vitória, enquanto isso, volta a campo no mesmo dia, contra o Flamengo, também pela copa. Time de Salvador perdeu por 2 a 1, na Bahia, na ida.

    LANCES IMPORTANTES

    Nada. Após tabela com Renê, Lucho Acosta ganhou espaço e invadiu a grande área. Antes de finalizar a jogada, foi derrubado pela marcação baiana e pediu pênalti. Árbitro nada marcou.

    Uhh! A pressão na saída de bola do Fluminense deu resultado, e Samuel Xavier conseguiu recuperar a posse já no campo de ataque. Na sequência, a equipe carioca acelerou a jogada com passes rápidos até Lucho Acosta servir Nonato na entrada da área. O volante finaliza, mas é travado, e a bola sai pela linha de fundo tirando tinta da trave.

    Para fora. Renato Kayzer avança pela esquerda e encontra Baralhas na entrada da área. O volante domina, ajeita o corpo e finaliza, mas manda pela linha de fundo, com perigo.

    Linda jogada. Acosta acionou Nonato de letra, e Savarino recebeu bola enfiada na ponta. O atacante finalizou forte, mas Luan Cândido apareceu no momento certo para travar e mandar para fora.

    1 a 0! O Fluminense abriu o marcador com John Kennedy. Após cobrança de escanteio de Savarino, a bola sofreu um desvio dentro da área e ficou viva para o atacante, que aproveitou a sobra para mandar, à queima-roupa, para o fundo das redes. Placar aberto no Maracanã.

    Quase de letra! Lucho Acosta deu belo drible em Edenílson antes de servir John Kennedy, dentro da área. O atacante tentou a finalização de letra, mas Lucas Arcanjo apareceu bem para evitar o gol.

    Pega, Arcanjo! Savarino inverte, Soteldo recebeu na esquerda e chutou colocado. O goleiro fez grande defesa para salvar o Vitória.

    1 a 1! Arbitragem marcou pênalti de Alisson em cima de Luan Cândido, após o meio-campista tricolor segurar o zagueiro do Vitória dentro da grande área. Na cobrança, Kayzer bateu no canto esquerdo, deslocou Fabio e deixou tudo igual no Rio.

    2 a 1! Virada no Maracanã! Em jogada individual, Renê carregou a bola desde o campo de ataque, supera a marcação e arriscou de média distância. A finalização colocada no canto não dá chances para Fábio, que viu a bola ir às redes de mansinho, rente à trave.

    2 a 2! Nos acréscimos, o empate do Flu. John Kennedy briga pela jogada e encontra um ótimo lançamento para o atacante, que percebe a saída do goleiro e toca com categoria por cobertura para deixar tudo igual no placar.

    FICHA TÉCNICA
    FLUMINENSE 2 x 2 VITÓRIA

    FLUMINENSE
    Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Millán e Renê; Alisson, Nonato e Lucho Acosta; Savarino, John Kennedy e Soteldo. T.: Luís Zubeldía

    VITÓRIA
    Lucas Arcanjo; Nathan Mendes, Edenílson, Caíque, Luan Cândido e Ramon; Baralhas, Zé Vitor, Martínez; Renê e Kayzer. T.: Jair Ventura

    Local: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
    Juiz: Braulio da Silva Machado (SC)
    Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Alex dos Santos (SC)
    VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
    Cartões amarelos: Riquelme, Alisson (Fluminense); Ramon, Renato Kayzer (Vitória)
    Gols: John Kennedy 36’/1°T, Serna 46’/2°T (FLU); Renato Kayzer PÊN 17’/2°T, Renê 21’/2°T (VIT)

    Fluminense empata com Vitória no fim; torcedores xingam Zubeldía

  • Neymar se despede da Vila antes da convocação de Ancelotti

    Neymar se despede da Vila antes da convocação de Ancelotti

    VALENTIN FURLAN
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A partida do Santos contra o Red Bull Bragantino, que será disputada neste domingo (10), às 18h30 (de Brasília), será a última de Neymar na Vila Belmiro antes da divulgação da lista final da seleção brasileira para a Copa do Mundo.

    O craque do Santos vive reta finalíssima para convencer Carlo Ancelotti a ser chamado para o mundial deste meio de ano. A convocação será realizada no dia 18 de maio.

    Até lá, Neymar terá apenas três partidas com a camisa do Peixe: uma contra o Red Bull Bragantino e duas contra o Coritiba -uma pela Copa do Brasil, fora, e outra pelo Brasileirão, em casa.
    O segundo embate contra o Coxa, no entanto, terá o Santos como mandante, mas em Itaquera, e não na Vila Belmiro. O clube aproveitará que não há jogos de nenhum dos três grandes na capital no próximo final de semana e levará o embate à Neo Química Arena.

    O momento do Peixe está longe de ser tranquilo. No Brasileirão, o elenco comandado por Cuca iniciou a rodada apenas na 16ª colocação, com 15 pontos, uma posição acima da zona de rebaixamento.

    Na Copa Sul-Americana, o cenário também é delicado. O clube ainda não venceu na competição continental e soma apenas três pontos em quatro rodadas, ocupando a lanterna do Grupo D — foram três empates e uma derrota até aqui, sequência que colocou o time atrás de San Lorenzo, Deportivo Cuenca e Deportivo Recoleta.

    O primeiro ato dessa sequência tripla acontece a partir das 18h30 (de Brasília) de hoje. O adversário do Santos ocupa a 7ª posição na tabela.

    Neymar se despede da Vila antes da convocação de Ancelotti

  • Publicitário amigo de Flávio Bolsonaro vai coordenar comunicação de campanha

    Publicitário amigo de Flávio Bolsonaro vai coordenar comunicação de campanha

    Marcelão é amigo de Flávio e um dos principais conselheiros de sua pré-candidatura a presidente. Ele é dono da Cálix Propaganda e ex-policial civil do Distrito Federal. O publicitário prepara a saída dele da empresa para assumir oficialmente a função até o começo de junho.

    THAÍSA OLIVEIRA
    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) decidiu que o publicitário Marcello Lopes, conhecido em Brasília como Marcelão, será o coordenador de comunicação de sua campanha à Presidência.

    Marcelão é amigo de Flávio e um dos principais conselheiros de sua pré-candidatura a presidente. Ele é dono da Cálix Propaganda e ex-policial civil do Distrito Federal. O publicitário prepara a saída dele da empresa para assumir oficialmente a função até o começo de junho.

    Avesso ao rótulo de marqueteiro, Marcelão recebeu carta branca de Flávio para coordenar a estratégia de comunicação da campanha, desde a parte digital até as inserções em rádio e TV, passando pela assessoria de imprensa.

    Ele foi apresentado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na semana retrasada e já acertou as primeiras contratações. O publicitário foi procurado pela reportagem na sexta (8), mas não quis se manifestar.

    Pessoas a par das tratativas relatam que Marcelão afirmou a Flávio que gostaria de montar uma equipe com profissionais conhecidos no mercado. Marcos Carvalho, especialista em estratégia digital, e Fernando Pessoa, assessor de longa data de Flávio, vão continuar à frente das redes sociais.
    Integrantes da campanha afirmam que a estratégia de comunicação deve ser fortemente amparada em dados.

    A avaliação até aqui –colhida principalmente a partir de pesquisas qualitativas, em que eleitores conversam à vontade sobre os pré-candidatos– é a de que a rejeição a Flávio vem do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas pode ser revertida.

    Para enfrentar a desaprovação de Flávio entre as mulheres, a equipe tem aumentado a aparição da esposa dele, Fernanda, e das duas filhas. A campanha tem reforçado a mensagem de que o senador é “pai de menina” como contraponto à declaração de Jair de que teve uma filha mulher, depois de quatro filhos homens, porque deu “uma fraquejada”.

    Flávio participou do lançamento da pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia, em março, com uma camiseta com a frase “pai de menina” e repetiu a roupa em um vídeo divulgado em 1º de maio.
    Aos 45 anos, Flávio também tem sido apresentado como um candidato jovem para forçar uma comparação com o presidente Lula (PT), que tem 80 anos. Um dos motes da pré-campanha tem sido o de que “o Brasil tem futuro”.

    O jeito desengonçado de dançar do senador viralizou nas redes sociais e, de acordo com assessores, trouxe efeitos positivos, ao reforçar a mensagem de jovialidade.

    Como mostrou a coluna Painel, a equipe de Flávio também escalou uma tropa de choque de deputados federais bolsonaristas. A ideia é não só rebater rapidamente notícias falsas que surjam contra o senador, mas também usar as redes desses aliados para debates em que ele não queira entrar diretamente.

    Na terça-feira da semana passada (28), o pré-candidato se reuniu no gabinete dele com os deputados federais Bia Kicis (PL-DF), Júlia Zanatta (PL-SC), Gustavo Gayer (PL-GO), Maurício Marcon (PL-RS) e Carlos Jordy (PL-RJ). Nikolas Ferreira (PL-MG) participou da reunião por videoconferência.

    Publicitário amigo de Flávio Bolsonaro vai coordenar comunicação de campanha

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Ypê vira alvo de embate político nas redes sociais após suspensão da Anvisa

    Ypê vira alvo de embate político nas redes sociais após suspensão da Anvisa

    A Ypê declarou, em nota divulgada à imprensa neste sábado (9), que manterá suspensa a linha de produção de detergentes, lava roupas líquidos e desinfetantes que fazem parte do lote com final 1, mesmo com um efeito suspensivo obtido contra a decisão da Anvisa.

    FELIPE MENDES
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O caso envolvendo a fabricante de produtos de limpeza Ypê virou símbolo do que é o ‘Fla-Flu’ na política brasileira. A empresa, que tem como dono apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, virou alvo de debates nas redes sociais após ter parte de sua produção suspensa por determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última quinta-feira (7).

    A Ypê declarou, em nota divulgada à imprensa neste sábado (9), que manterá suspensa a linha de produção de detergentes, lava roupas líquidos e desinfetantes que fazem parte do lote com final 1, mesmo com um efeito suspensivo obtido contra a decisão da Anvisa.

    A Química Amparo, dona da marca Ypê, é controlada pelos irmãos Waldir Beira Júnior, Jorge Beira e Ricardo Beira. São herdeiros de Waldyr Beira, fundador do negócio que morreu em um acidente no trabalho. Nas eleições de 2022, quatro integrantes da família doaram, juntos, R$ 1,5 milhão para apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro, que tentava se reeleger naquele momento.

    Apoiadores do ex-presidente iniciaram uma campanha a favor da empresa nas redes sociais. Até artistas endossaram as críticas contra órgãos sanitários. Nas redes, bolsonaristas dizem que a empresa é alvo de perseguição e represália por parte do governo Lula.

    O ator global Júlio Rocha e a cantora Jojo Toddynho foram alguns dos famosos que endossaram os críticos à suspensão. Rocha disse “já tomei banho com Ypê” no Instagram, enquanto a cantora afirmou que não abriria mão de usar produtos do lote suspenso pela Anvisa.

    Enquanto isso, os órgãos sanitários pedem cautela. O CVS (Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo) reforçou, em nota enviada à Folha, que o risco sanitário permanece, portanto não recomenda que consumidores utilizem produtos do lote 1.

    O trabalho de avaliação tem sido realizado entre Anvisa, CVS e a Vigilância Sanitária do município de Amparo, no interior de São Paulo.

    Segundo o comunicado, a liminar obtida pela empresa não libera consumidores ao uso ou a venda dos produtos do lote possivelmente infectado. “O CVS esclarece que a avaliação técnica sobre o risco sanitário permanece mantida. A apresentação de recurso administrativo pela empresa segue o rito previsto na legislação vigente e será analisada pela Anvisa, sem alterar, até o momento, a avaliação decorrente da inspeção”, diz.

    Os órgãos sanitários apontam que a inspeção realizada na última semana identificou descumprimentos em etapas essenciais da produção, além de falhas que indicam risco sanitário em diversos produtos.

    “A recomendação aos consumidores é que não utilizem os produtos indicados na medida sanitária, que abrange lava louças, sabão líquido para roupas e desinfetantes de lotes específicos da marca”, afirma o CVS. “A mesma recomendação vale para o comércio destes produtos em mercados, supermercados e similares, no sentido de que segreguem os lotes destes produtos e não os coloquem à venda.”

    O QUE DIZ A YPÊ SOBRE A ANVISA

    “A Ypê esclarece que tem mantido suspensa as linhas de produção da sua fábrica de líquidos desde o último dia 7 de maio, responsáveis pela fabricação dos produtos lava-roupas líquido, lava-louças líquido e desinfetantes de número de lote final 1 (um), objeto da RE n. 1834/2026”, afirma a empresa. “Esta medida continua em curso, independentemente do efeito suspensivo obtido com o nosso recurso, e tem como objetivo acelerar o cronograma e a conclusão de medidas apontadas pela Anvisa.”

    A empresa diz que tem colaborado com as autoridades na busca por uma solução à situação. Em comunicado divulgado anteriormente, a Ypê diz que recebeu a determinação da Anvisa e que colabora integralmente, “conduzindo todas as ações necessárias com máxima prioridade, responsabilidade e transparência”. A fabricante diz que ampliou a estrutura de atendimento do SAC nesta sexta-feira (8).

    QUEM É A YPÊ

    Fundada em 1950, a Ypê é líder do mercado de diversas categorias no segmento de higiene e limpeza no país. Segundo estimativas da própria empresa, está presente com seus produtos em cerca de 95% dos lares brasileiros, com um portfólio com mais de 450 itens diferentes em 23 categorias. Também é dona de marcas como Assolan, Atol, Tixan, entre outras.
    A matriz da companhia é em Amparo, a 129 km de São Paulo. De capital fechado, a empresa emprega mais de 7.000 pessoas e conta com complexos fabris em Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Itajubá (MG) e Itapissuma (PE). Ao longo do tempo, a dona da Ypê se tornou uma concorrente de peso para a gigante Unilever, dona também do limpador e desinfetante Cif, e da P&G, dona das marcas Ariel, Downy, Ace.

    QUE PRODUTOS FORAM SUSPENSOS?

    De acordo com a Anvisa, somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados:
    Lava-louças Ypê Clear Care
    Lava-louças com enzimas ativas Ypê
    Lava-louças Ypê
    Lava-louças Ypê Toque Suave
    Lava-louças Concentrado Ypê Green
    Lava-louças Ypê Clear
    Lava-louças Ypê Green
    Lava-roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
    Lava-roupas líquido
    Tixan Ypê Cuida das Roupas
    Lava-roupas líquido Tixan Ypê Antibac
    Lava-roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
    Lava-roupas líquido Tixan Ypê Green
    Lava-roupas líquido Ypê Express
    Lava-roupas líquido Ypê Power Act
    Lava-roupas líquido Ypê Premium
    Lava-roupas Tixan Maciez
    Lava-roupas Tixan Primavera
    Desinfetante Bak Ypê
    Desinfetante de uso geral Atol
    Desinfetante perfumado Atol
    Desinfetante Pinho Ypê
    Lava-roupas Tixan Power Act

    RAIO-X | QUÍMICA AMPARO
    Fundação: 1950
    Sede: Amparo (SP)
    Funcionários: 7.300
    Marcas: Ypê, Tixan, Banho a Banho, Flor de Ypê, Siene, Perfex, Assolan, Atol
    Fábricas: Amparo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Itajubá (MG) e Itapissuma (PE)
    Concorrentes: Unilever, P&G, Reckitt, Flora, Limppano, Bombril
    Faturamento: R$ 10 bilhões

    Ypê vira alvo de embate político nas redes sociais após suspensão da Anvisa

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • São Paulo encara clássico em paz com Roger, mas em ‘guerra’ contra Itaquera

    São Paulo encara clássico em paz com Roger, mas em ‘guerra’ contra Itaquera

    VALENTIN FURLAN
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo chega, justamente em seu momento mais estável sob o comando de Roger Machado, para a semana mais decisiva desde a crise vivida após a derrota para o Vasco, em São Januário.

    Sem perder há cinco jogos, o treinador viu a pressão diminuir nos últimos dias, mas terá pela frente dois compromissos capazes de mudar novamente o clima no clube.

    Desde o revés no Rio de Janeiro, quando Roger mais ficou pressionado no cargo, o São Paulo engatou uma sequência positiva. Além das cinco partidas sem derrotas, incluindo compromissos pela Copa Sul-Americana disputados com equipe mista, o Tricolor não sofreu gols na competição continental, segue no G4 do Brasileirão e ainda venceu o primeiro duelo contra o Juventude pela quinta fase da Copa do Brasil.

    A sequência ocorre em um momento longe do Morumbis -desde a vitória sobre o Juventude, no dia 21 de abril. Na ocasião, mesmo com o triunfo, o comandante foi alvo de vaias antes, durante e depois da partida, no momento de maior desgaste com a torcida. Longe de casa, que recebeu shows nas últimas semanas, o time conseguiu resultados consistentes e diminuiu a turbulência interna.

    Agora, o cenário pode mudar rapidamente. Neste domingo, o São Paulo enfrenta o Corinthians, às 18h30, na Neo Química Arena, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    O estádio em Itaquera é, historicamente, um problema para o Tricolor: desde 2014, o clube venceu apenas uma vez no local — em 2024, sob o comando de Thiago Carpini, por 2 a 0, pelo Campeonato Paulista -somando ainda oito empates e 11 derrotas.

    Na sequência, o São Paulo encara o Juventude, em Caxias do Sul, pelo jogo de volta da quinta fase da Copa do Brasil. A classificação é tratada como fundamental internamente, tanto pelo peso esportivo e financeiro quanto pelo impacto no ambiente político e na confiança da torcida.

    Um possível Tricolor para o clássico tem: Rafael; Cédric Soares, Dória, Sabino e Wendell; Bobadilla, Danielzinho e Luciano; Artur, Calleri e Ferreira.

    São Paulo encara clássico em paz com Roger, mas em ‘guerra’ contra Itaquera