Blog

  • Ata do Copom reforça que passos futuros podem incorporar informações novas sobre a guerra

    Ata do Copom reforça que passos futuros podem incorporar informações novas sobre a guerra

    Banco Central sinaliza cautela diante de incertezas globais e destaca impactos do Oriente Médio na inflação; Selic teve segundo corte seguido, mas projeções seguem acima da meta nos próximos anos.

    O Comitê de Política Monetária (Copom) reafirmou, nesta terça-feira (5), que os próximos passos na calibração da taxa Selic podem incorporar novas informações sobre os impactos dos conflitos no Oriente Médio sobre a inflação. O colegiado também reforçou a necessidade de serenidade e cautela na condução da política monetária.

    “No cenário atual, caracterizado por forte aumento da incerteza, o Comitê reafirma serenidade e cautela na condução da política monetária, de forma que os passos futuros do processo de calibração da taxa básica de juros possam incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo”, afirmou.

    A mensagem consta na ata da reunião de abril do Copom, divulgada na manhã desta terça-feira (5). No encontro, encerrado na última quarta-feira (29), o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, de 14,75% para 14,50%.

    Foi o segundo corte consecutivo da taxa básica de juros. Na reunião anterior, em março, o Copom havia iniciado o ciclo de “calibração”, ao reduzir os juros de 15% para 14,75%, no primeiro corte em quase dois anos.

    Na ata, o comitê voltou a afirmar que a decisão de reduzir a Selic é compatível com a estratégia de convergência da inflação para níveis próximos da meta ao longo do horizonte relevante. “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, acrescentou.

    O Copom manteve as projeções para a inflação já apresentadas anteriormente. A expectativa é de alta de 4,6% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2026, acima do teto da meta, de 4,5%. Para 2027, atual horizonte relevante da política monetária, a previsão é de 3,5%, também acima do centro da meta, de 3%.

    Para os preços livres, a projeção é de alta de 4,5% em 2026 e 3,5% em 2027. Já para os preços administrados, a expectativa é de 4,8% e 3,6%, respectivamente.

    As estimativas consideram o cenário de referência, com base na trajetória de juros do Relatório Focus, divulgado em 27 de abril, além de bandeira tarifária amarela de energia elétrica em dezembro de 2026 e 2027. A taxa de câmbio parte de R$ 5,00 e evolui conforme a paridade do poder de compra, enquanto os preços do petróleo seguem a curva futura por seis meses e, depois, sobem cerca de 2% ao ano.

    Ata do Copom reforça que passos futuros podem incorporar informações novas sobre a guerra

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Atriz de 'The Pitt' critica gritos de fãs da série durante musical na Broadway

    Atriz de 'The Pitt' critica gritos de fãs da série durante musical na Broadway

    Atriz criticou fãs que interrompem apresentação com gritos durante musical na Broadway e pediu respeito ao teatro, destacando que comportamento prejudica artistas e público; Isa Briones vive Connie Francis no espetáculo após sucesso recente na TV

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A atriz Isa Briones usou as redes sociais para repreender o comportamento de parte do público durante sua atual temporada no musical “Just In Time”, na Broadway. Em um Story publicado no sábado, a artista criticou os fãs de “The Pitt” que interrompem a apresentação com gritos enquanto ela está em cena.

    Conhecida por interpretar a médica Trinity Santos na série da HBO, Briones vive agora a cantora Connie Francis no musical. Segundo ela, gritos e interrupções vindos da plateia têm prejudicado a experiência no teatro.

    “Mais uma vez, a Broadway não é um circo. Não grite qualquer coisa para os artistas”, escreveu, classificando a atitude como desrespeitosa tanto com os artistas quanto com outros espectadores. A atriz também pediu mais consciência coletiva ao público. “Vocês estão ocupando um espaço compartilhado e assistindo arte”, afirmou.

    Briones estreou na Broadway em 2024, no papel de Eurídice em “Hadestown”, e passou a integrar o elenco de “Just In Time” em abril deste ano. O espetáculo acompanha a trajetória do cantor Bobby Darin e tem no elenco nomes como Jeremy Jordan, que assumiu o papel principal recentemente.

    Já a série “The Pitt” se consolidou como um dos maiores sucessos recentes da HBO. A primeira temporada recebeu 13 indicações ao Emmy e levou cinco prêmios, incluindo melhor série dramática.

    Atriz de 'The Pitt' critica gritos de fãs da série durante musical na Broadway

  • Endrick afirma que gostaria de ficar no Lyon

    Endrick afirma que gostaria de ficar no Lyon

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Endrick afirmou que gostaria de seguir no Lyon. O brasileiro foi empresado pelo Real Madrid até o meio deste ano.
    O atacante disse estar “muito feliz” no clube francês. Ele, porém, afirmou que seu futuro ainda é incerto.

    Estou emprestado, feliz com meus companheiros, tudo está indo muito bem. Depois disso, nunca se sabe o que pode acontecer, veremos. Se for para eu ficar em Madri, ficarei. Se for para renovar meu contrato aqui, renovarei. Eu realmente gostaria de ficar aqui. Endrick, atacante do Lyon, à Ligue1+

    Vivo dia a dia. Estou muito feliz aqui. É um bom time, um bom staff e bons companheiros. Estou muito feliz, mas não sei o que vai acontecer.

    O Real Madrid, porém, quer o retorno do brasileiro. O time merengue, inclusive, pode negociar Gonzalo García para abrir espaço no elenco.

    Endrick marcou mais uma vez pelo Lyon, neste domingo (3), em vitória pelo Campeonato Francês. O time venceu o Rennes por 4 a 2, em confronto pela 32ª rodada.

    O camisa 9 soma quatro gols e seis assistências em 13 partidas disputadas no torneio nacional. No jogo contra o Rennes, ele finalizou forte no alto aos 25 minutos do segundo tempo, sem chance para o goleiro Samba.

    O Lyon chegou à terceira posição da classificação, com 60 pontos. O Rennes aparece em quinto, com quatro pontos a menos.

    Os dois times voltam a campo no próximo domingo (10), às 16h (de Brasília). O Lyon visita o Toulouse, enquanto o Rennes recebe o Paris FC.

    Jovem atacante pediu acesso às imagens do treino após relatar agressão; Santos abriu sindicância interna, enquanto Neymar se desculpou novamente e caso segue em apuração nos bastidores, com possibilidade de desdobramentos contratuais.

    Folhapress | 06:10 – 05/05/2026

    Endrick afirma que gostaria de ficar no Lyon

  • Precisam conseguir um trabalho, diz Charlize Theron sobre não querer sustentar as filhas

    Precisam conseguir um trabalho, diz Charlize Theron sobre não querer sustentar as filhas

    Atriz afirma que quer criar as filhas com autonomia financeira e sem depender de sua fortuna; Charlize Theron diz que não pretende bancar luxos e incentiva que as jovens trabalhem desde cedo para construir a própria independência.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Mesmo com uma fortuna bilionária e uma carreira consolidada em Hollywood, Charlize Theron diz não ter intenção de garantir uma vida confortável às filhas para sempre. Em entrevista ao podcast Therapuss with Jake Shane, a atriz afirmou que pretende criar Jackson e August para que ambas tenham sua própria independência financeira.

    Durante a conversa, Theron deixou claro que não pretende bancar grandes luxos das filhas, incluindo o primeiro carro. “Seu primeiro carro vai ser um Datsun, porque você vai bater. Você vai dar um jeito de estragar”, afirmou.

    A atriz também disse que espera que as duas entrem cedo no mercado de trabalho. Segundo ela, ao frequentar redes como a Starbucks, costuma chamar atenção das filhas para o comportamento dos funcionários. “Olha como eles são simpáticos. Você vai ter que ser assim às 6h da manhã”, disse.

    Para Theron, o objetivo é formar adultas autossuficientes, capazes de se sustentar sem depender da família. “Elas só precisam conseguir um trabalho que pague, porque eu não quero sustentá-las pelo resto da vida”, afirmou.

    Theron já falou em outras ocasiões sobre a maternidade solo e a decisão de adotar as duas filhas, experiência que considera transformadora. A atriz é uma das mais bem pagas de Hollywood e segundo o site Celebrity Net Worth ela teria um fortuna de mais de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão).

    Precisam conseguir um trabalho, diz Charlize Theron sobre não querer sustentar as filhas

  • Aprovação de Lula é de 42%, mostra pesquisa RealTime Big Data

    Aprovação de Lula é de 42%, mostra pesquisa RealTime Big Data

    Levantamento mostra aprovação de 42% ao presidente e aponta avaliação negativa da economia por parte dos entrevistados; pesquisa também indica alta desconfiança em instituições e forte apoio a pautas como redução da maioridade penal e mudanças na escala de trabalho.

    Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta terça-feira (5) mostra que 42% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 52% desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam. Na avaliação do governo, 28% consideram a gestão péssima, 20% a classificam como ruim e 23% como regular. Para 14%, o governo é ótimo; para 13%, bom. Outros 2% não souberam ou não responderam.

    O levantamento aponta ainda que 40% dos entrevistados avaliam que a economia piorou no governo Lula em comparação com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 31%, a economia melhorou, enquanto 25% dizem que a situação está igual. Outros 4% não souberam ou não responderam.

    A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em todo o país entre os dias 2 e 4 de maio de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03627/2026.

    Avaliação das instituições

    O instituto também mediu o nível de confiança dos entrevistados em instituições. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem índice de desconfiança de 55%, enquanto 36% afirmam confiar na Corte. Outros 9% não souberam ou não responderam. O dado surge em meio a críticas ao tribunal, especialmente por parte da direita bolsonarista e de setores do Congresso, além da repercussão do caso Banco Master.

    O Congresso Nacional apresenta o maior nível de desconfiança: 62% dizem não confiar no Legislativo, ante 32% que afirmam confiar.

    A imprensa também aparece com saldo negativo: 52% dizem não confiar nos veículos de comunicação, enquanto 40% afirmam confiar. As Forças Armadas são a única instituição com confiança maior que desconfiança: 48% confiam, ante 44% que não confiam. Os que não souberam ou não responderam somam 6% no caso do Congresso e 8% nos casos da imprensa e das Forças Armadas.

    Donald Trump e eleições brasileiras

    A pesquisa também perguntou sobre um eventual apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a um candidato à Presidência do Brasil. Para 35%, esse apoio teria efeito negativo; 26% consideram que seria positivo; e 32% avaliam que seria indiferente. Outros 7% não souberam ou não responderam.

    O tema se relaciona ao impacto recente da política externa americana no cenário brasileiro. No ano passado, tarifas impostas por Trump a produtos brasileiros foram usadas politicamente por Lula, que adotou discurso de defesa da soberania nacional e viu sua popularidade crescer a partir da metade de 2025.

    Escala 6×1 e bets

    O levantamento também mediu a opinião sobre temas em debate no Congresso. A redução da escala de trabalho 6×1 tem apoio de 71% dos entrevistados, enquanto 23% são contra e 6% não souberam ou não responderam. A proposta tramita na Câmara e pode ser votada ainda em maio.

    A proibição de propagandas de apostas esportivas também tem apoio majoritário: 63% aprovam, 31% desaprovam e 6% não souberam ou não responderam.

    A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais é aprovada por 69% dos entrevistados, enquanto 20% são contra e 11% não souberam ou não responderam.

    Já a redução da maioridade penal para 16 anos registra o maior apoio: 90% são favoráveis, 8% contrários e 2% não souberam ou não responderam.
     
     

     

    Aprovação de Lula é de 42%, mostra pesquisa RealTime Big Data

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Flamengo renova com Bruno Henrique até 2027: ‘Começo de uma nova era’

    Flamengo renova com Bruno Henrique até 2027: ‘Começo de uma nova era’

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo anunciou a renovação de contrato com o atacante Bruno Henrique até dezembro de 2027.

    ‘UMA HONRA ENORME SEGUIR POR MAIS UM ANO’

    O camisa 27 assinou o novo vínculo após o treino desta segunda-feira (4), no Ninho do Urubu. Ele estava na companhia da esposa, Gisellen, e dos filhos Lorenzo e Pietro. O contrato anterior terminava em dezembro deste ano.

    “Desde o primeiro convite, o Flamengo mexeu comigo. É uma honra enorme seguir por mais um ano. Cheguei com o objetivo de ajudar e vivi muito mais do que imaginava. A palavra é gratidão por tudo que construí aqui e pela extensão de contrato. Quero continuar dando alegria ao torcedor e a ajudar o clube a conquistar ainda mais”, disse o jogador ao site oficial do Flamengo.

    BAP SOBRE RENOVAÇÃO: ‘COMEÇO DE UMA NOVA ERA’

    Presente no Ninho do Urubu nesta segunda-feira (4), o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, comemorou a renovação com o ídolo e projetou novas conquistas com o atacante, maior campeão da história do Flamengo ao lado de Arrascaeta.

    Poderia falar que isso é um final feliz, mas, na verdade, esse é o começo de uma nova era. Até o final de 2017 tem muita coisa pra acontecerBap, presidente do Flamengo, ao site do clube

    Já o diretor de futebol rubro-negro, José Boto, enalteceu o profissionalismo de Bruno Henrique. Para o português, o atacante é um exemplo para os mais jovens.

    “Mais do que o ídolo que ele é e que vai ser daqui a uns anos, é muito importante o que ele significa neste momento para a equipe. Eu tenho 40 anos de futebol e quando me perguntam sobre profissionalismo e competitividade, me vem ele na cabeça: ganhou tudo o que ganhou e segue sendo, todos os dias, um exemplo de competitividade, superação e profissionalismo para os meninos 18, 19 anos”, disse ao site oficial do Flamengo.

    Jovem atacante pediu acesso às imagens do treino após relatar agressão; Santos abriu sindicância interna, enquanto Neymar se desculpou novamente e caso segue em apuração nos bastidores, com possibilidade de desdobramentos contratuais.

    Folhapress | 06:10 – 05/05/2026

    Flamengo renova com Bruno Henrique até 2027: ‘Começo de uma nova era’

  • Bolsas da Europa sobem com balanços positivos, apesar da tensão no Oriente Médio

    Bolsas da Europa sobem com balanços positivos, apesar da tensão no Oriente Médio

    Resultados corporativos positivos impulsionam mercados, enquanto investidores seguem atentos à tensão no Oriente Médio; petróleo recua após alta recente, e bolsas reagem de forma mista diante do cenário geopolítico.

    As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta terça-feira, 5, à medida que balanços corporativos favoráveis se sobrepõem às preocupações com a escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã.

    Por volta das 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,58%, aos 609,05 pontos.

    Na temporada de balanços, a AB InBev, maior cervejaria do mundo, subia 7,4% em Bruxelas, enquanto o banco italiano UniCredit registrava forte alta de 5% em Milão, após divulgar resultados trimestrais acima do esperado.

    Por outro lado, o banco britânico HSBC caía quase 6% em Londres, depois de apresentar lucro abaixo das expectativas.

    A disputa entre EUA e Irã no Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial, segue no radar dos investidores. Na segunda-feira, o presidente Donald Trump ameaçou “varrer o Irã da face da Terra”, em entrevista à Fox News, caso Teerã ataque navios americanos que escoltam embarcações comerciais na região.

    Em publicação na Truth Social, Trump também afirmou que um navio cargueiro sul-coreano foi alvo de disparos iranianos no estreito. “Talvez seja hora de a Coreia do Sul vir e se juntar à missão!”, escreveu.

    O petróleo, que havia subido na véspera com os desdobramentos do conflito, recua nesta manhã, em um movimento de correção técnica.

    Às 7h02 (de Brasília), a Bolsa de Paris subia 0,68% e a de Frankfurt avançava 1,08%. Já Londres, que reabriu após feriado no Reino Unido, recuava 0,97%, após as perdas registradas nos demais mercados europeus no dia anterior. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham altas de 2,03%, 1,27% e 0,91%, respectivamente.

     

    Bolsas da Europa sobem com balanços positivos, apesar da tensão no Oriente Médio

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Tensão escala em Hormuz com ataques a navios e disputa entre Irã e EUA

    Tensão escala em Hormuz com ataques a navios e disputa entre Irã e EUA

    Episódio aumenta tensão no estreito de Hormuz, com troca de acusações entre Teerã e Washington; região segue instável, com ataques relatados, operações militares em curso e impacto direto no transporte marítimo e no preço do petróleo.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Marinha do Irã afirmou nesta segunda-feira (4) que impediu a entrada de navios de guerra dos Estados Unidos no estreito de Hormuz ao emitir um “aviso rápido e decisivo”, segundo a TV estatal. O Comando Central dos EUA, que por sua vez está bloqueando portos iranianos para pressionar Teerã, disse que nenhuma embarcação do país foi atingida.

    A agência semioficial iraniana Fars informou que dois mísseis teriam atingido um navio de guerra americano perto do porto de Jask, na entrada sul do estreito, onde a Marinha iraniana possui uma base, mas a informação foi negada por Washington. Um funcionário de alto escalão iraniano disse à Reuters que o Irã disparou um tiro de advertência.

    O Comando Central afirmou nesta segunda que já escoltou dois navios destróieres da Marinha dos EUA, equipados com mísseis guiados, pelo estreito. 

    “As forças americanas estão ativamente auxiliando os esforços para restabelecer a passagem de navios comerciais. Como primeiro passo, duas embarcações mercantes de bandeira dos EUA atravessaram com sucesso o estreito de Hormuz e seguem com segurança em sua rota”, afirmou o comunicado divulgado.

    Em mais uma disputa de versões, Teerã afirmou, após o anúncio, que nenhum navios mercante passou pela via marítima.

    Já os Emirados Árabes Unidos acusaram Teerã de atacar com drones um petroleiro ligado à ADNOC, petrolífera do país, que tentava atravessar o estreito. Segundo o governo, a embarcação estava vazia e nenhuma pessoa ficou ferida.

    “Os Emirados Árabes Unidos enfatizam a necessidade de o Irã interromper esses ataques, garantir seu pleno compromisso com a cessação imediata de todas as hostilidades e a reabertura completa e incondicional do estreito de Hormuz”, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

    O país também afirmou ter interceptado três drones lançados pelo Irã em um ataque nesta segunda. Um quarto caiu no mar, segundo o governo. Um militar iraniano, citado pela televisão estatal, afirmou que “o Irã não tinha planos de atacar os Emirados Árabes Unidos”.

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou os ataques iranianos de “inaceitáveis” e afirmou que foram “uma clara violação da soberania e do direito internacional”. Ela disse que a UE trabalhará com seus parceiros “na desescalada e na resolução diplomática, para pôr fim às ações brutais do regime iraniano, tanto contra seus vizinhos quanto contra seu próprio povo”.

    O Irã havia alertado as forças de Washington para não entrarem na via marítima depois que o presidente Donald Trump disse no domingo (3) que os EUA iriam guiar os navios que estão retidos em Hormuz para fora da via marítima.

    Já a Coreia do Sul informou que uma embarcação com bandeira do país foi atacada em Hormuz, segundo a agência de notícias estatal Yonhap. Um porta-voz da empresa de navegação sul-coreana HMM disse à Reuters que um incêndio começou na casa de máquinas de um de seus navios graneleiros, acrescentando que a causa ainda estava sob investigação. Ele disse que não há relatos de mortos ou feridos.

    Trump comentou em uma publicação nas redes sociais que o navio sul-coreano não fazia parte da operação e que talvez devesse se juntar aos esforços dos EUA para proteger a movimentação de navios perto do Irã. O presidente estimou que as forças americanas afundaram sete lanchas rápidas iranianas. Os militares dos EUA, porém, confirmaram a destruição de seis pequenas embarcações.

    Um militar iraniano, citado pela televisão estatal, afirmou posteriormente que “a declaração dos EUA afirmando ter afundado vários navios de guerra iranianos é falsa”.

    Trump deu poucos detalhes do plano, mas disse que países de todo o mundo pediram ajuda aos EUA. “Pelo bem do Irã, do Oriente Médio e dos EUA, dissemos a esses países que nós vamos guiar seus navios de forma segura para fora dessas águas”, disse Trump em sua rede social.

    Em entrevista à Fox News, o americano afirmou ainda que, se o Irã atacar embarcações dos EUA que estiverem guiando navios pelo estreito, será “varrido da face da Terra”.

    O Comando Central dos EUA afirmou que apoiará a operação de resgate com 15 mil militares e mais de 100 aeronaves baseadas em terra e no mar, além de navios de guerra e drones. Em resposta, o Irã instruiu navios comerciais e petroleiros a evitar qualquer movimento que não fosse coordenado com as forças militares iranianas.

    “Temos dito repetidamente que a segurança do estreito de Hormuz está em nossas mãos e que a passagem segura de embarcações precisa ser coordenada com as Forças Armadas”, disse Ali Abdollahi, chefe do comando militar conjunto do Irã, em comunicado.

    “Advertimos que quaisquer forças armadas estrangeiras, especialmente o agressivo Exército dos EUA, serão atacadas caso tentem se aproximar e entrar no estreito de Hormuz.”

    O Irã bloqueou quase todo o transporte marítimo de entrada e saída do Golfo desde o início da guerra, fazendo os preços do petróleo dispararem.

    O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que os eventos em Hormuz mostraram que não há solução militar para a crise. O chanceler afirmou que as negociações estão progredindo com a mediação do Paquistão e alertou os EUA e os Emirados Árabes Unidos para que não se deixem arrastar para um “atolamento causado por pessoas mal-intencionadas”.

    Tensão escala em Hormuz com ataques a navios e disputa entre Irã e EUA

  • Ana Paula Renault relembra polêmica e alfineta Aline Campos

    Ana Paula Renault relembra polêmica e alfineta Aline Campos

    Ex-BBB voltou a provocar Aline Campos em programa de TV ao usar camiseta com referência a polêmica antiga; troca de acusações começou dentro do reality e segue gerando repercussão fora da casa.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A troca de farpas entre Ana Paula Renault e Aline Campos, que marcou os primeiros dias do BBB 26, continua repercutindo fora da casa.

    Durante participação no TVZ, do Multishow, nesta segunda-feira (4), a campeã apareceu vestindo uma camiseta que faz referência a um vídeo de 2016, em que ela critica o look de Aline.

    No programa, a jornalista também voltou a provocar a dançarina ao comentar o caso. “Eu vou ficar bem caladinha, porque qualquer coisa que eu falo… Já imaginou, daqui a 10 anos?”, disse.

    O conflito começou após Aline afirmar, no reality, que se sentiu ofendida pelo comentário que a colega fez anos atrás. Na ocasião,ela disse que Ana Paula a comparou a uma ‘acompanhante de luxo’”.

    Fora do programa, Ana Paula chegou a retirar o pedido de desculpas feito durante a discussão. Segundo ela, houve um mal-entendido sobre o teor da fala original. “Eu estava falando do look”, afirmou, acrescentando que a interpretação de Aline não corresponde ao que foi dito.

    Ana Paula Renault relembra polêmica e alfineta Aline Campos

  • Palmeiras é denunciado por invasão de ‘Hulk’, e Santos, por atraso

    Palmeiras é denunciado por invasão de ‘Hulk’, e Santos, por atraso

    (UOL/FOLHAPRESS) – Palmeiras e Santos foram denunciados pela procuradoria do STJD por conta dos episódios no clássico de sábado (2), pelo Brasileiro, no ex-Allianz Parque, agora Nubank Parque.

    No caso do Palmeiras, o mandante, a acusação é pela invasão de um torcedor pintado de verde e fantasiado de Hulk.

    Em relação ao Santos, a denúncia é por conta do atraso na chegada ao estádio, que teve efeito dominó no protocolo e início da partida.

    PERDA DE MANDO?

    O caso relativo ao palmeirense foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição a quem “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir invasão do campo”.

    O clube pode ser multado em até R$ 100 mil. O artigo abre brecha para perda de mando de campo, caso os julgadores entendam que a desordem foi de “elevada gravidade”.

    “Houve efetiva repercussão sobre a dinâmica da partida, com atendimento médico, entrada de ambulância e paralisação do jogo. A invasão por torcedor mandante revela falha relevante no dever de organização, segurança, prevenção e resposta operacional do clube responsável pela praça desportiva”, apontou um trecho da denúncia assinada pelo procurador Tairone Messias.

    MULTA MAIS PESADA POR ATRASO

    No caso do Santos, a proposta da procuradoria é punir o clube com uma multa mais pesada do que a que está prevista no artigo 206, dispositivo normalmente usado para tratar atraso de jogo.

    A argumentação do órgão é que o Santos desrespeitou o regulamento com uma sucessão de situações que gerou, por exemplo, a imagem apenas do time do Palmeiras perfilado durante o Hino Nacional.

    Com o enquadramento no artigo 191 do CBJD, o clube pode levar uma multa de até R$ 100 mil.

    Conforme ofício da Polícia Militar, o Santos informou previamente à PM que a delegação sairia às 16h20 do Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera. Contudo, ao chegarem ao local indicado às 15h50, as equipes policiais foram informadas pela recepção de que a delegação santista não se encontrava hospedada naquele endereço.

    Segundo consta na denúncia, “o mesmo documento registra que a escolta precisou realizar sucessivas tentativas de contato com os responsáveis indicados pelo clube, tendo obtido êxito apenas às 16h07, quando foi informada de que a delegação, na realidade, encontrava-se no Hotel Grand Mercure São Paulo Vila Olímpia. As equipes policiais deslocaram-se ao novo local, chegaram às 16h15, acompanharam o embarque, concluído às 16h45, e conduziram a delegação ao Allianz Parque, com chegada às 17h24, isto é, com 1h06 de antecedência em relação ao horário previsto para o início da partida. O ofício é categórico ao afirmar que não foram registradas intercorrências durante o trajeto”.

    O julgamento deve ser agendado para esta semana.

    Jovem atacante pediu acesso às imagens do treino após relatar agressão; Santos abriu sindicância interna, enquanto Neymar se desculpou novamente e caso segue em apuração nos bastidores, com possibilidade de desdobramentos contratuais.

    Folhapress | 06:10 – 05/05/2026

    Palmeiras é denunciado por invasão de ‘Hulk’, e Santos, por atraso