Blog

  • Lutadores profissionais que viraram atores de sucesso

    Lutadores profissionais que viraram atores de sucesso

    Alguém pode se perguntar se Hollywood tem uma queda por lutadores e homens fortes. Afinal, a luta livre profissional é uma forma de entretenimento que exige performances e acrobacias impecáveis. O esporte combina atletismo e narrativa dramática para cativar o público.

    Ao longo dos anos, muitos lutadores profissionais passaram a atuar. Muitos começaram suas carreiras como vilões e capangas, mas logo passaram a experimentar papéis cômicos e principais. Hoje, existem vários lutadores que se tornaram atores e cujos filmes arrecadaram bilhões de dólares em todo o mundo.

    Nesta galeria, damos uma olhada em algumas lendas do ringue que se voltaram para a atuação e nunca mais olharam para trás. Quer conhecer os campeões peso-pesado da indústria cinematográfica? Clique para descobrir!

    Lutadores profissionais que viraram atores de sucesso

  • Emirados Árabes acusam Irã de atacar zona petrolífera

    Emirados Árabes acusam Irã de atacar zona petrolífera

    Segundo o governo, ao menos três pessoas ficaram feridas. As Forças Armadas do país também afirmaram ter interceptado três mísseis iranianos, enquanto um quarto caiu no mar.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Um incêndio atingiu uma importante zona da indústria petrolífera dos Emirados Árabes Unidos nesta segunda-feira (4) após um ataque de drones atribuído ao Irã, numa possível violação do cessar-fogo da guerra no Oriente Médio.

    Segundo o governo, ao menos três pessoas ficaram feridas. As Forças Armadas do país também afirmaram ter interceptado três mísseis iranianos, enquanto um quarto caiu no mar.

    Equipes da Defesa Civil foram imediatamente mobilizadas para conter as chamas na Zona Industrial de Petróleo de Fujairah. Os três feridos, de cidadania indiana, foram levados a um hospital.

    Em um comunicado, os Emirados afirmaram que os ataques “representam uma escalada perigosa” e que o país tem o direito de responder.

    Em Omã, um prédio residencial em Bukha, localizado na costa do estreito de Hormuz, foi atingido e deixou dois feridos, segundo a agência de notícias estatal. O incidente está sendo investigado.

    Os ataques podem significar uma violação do cessar-fogo entre Washington e Teerã, que entrou em vigor em 8 de abril. O Irã negou autoria do ataque aos Emirados Árabes, e a mídia estatal iraniana, citando uma autoridade militar, afirmou apenas que Teerã “não tem planos de alvejar” o país.

    Antes da trégua atualmente em vigor, um ataque de drone em 14 de março atingiu o porto de Fujairah, provocando incêndios e a suspensão de algumas operações de carregamento de petróleo.

    Fujairah é peça-chave nas exportações de petróleo dos Emirados durante o conflito. A zona fica na ponta do oleoduto de Abu Dhabi, que leva petróleo dos campos no interior até o Golfo de Omã, contornando o estreito de Ormuz.

    Isso permitiu que os Emirados Árabes Unidos continuassem enviando petróleo aos mercados globais mesmo com a via marítima bloqueada por Teerã.

    A Marinha da Guarda Revolucionária do Irã divulgou nesta segunda um mapa que, segundo a corporação, mostra a expansão de áreas sob controle iraniano perto do estreito de Hormuz. O mapa inclui os portos emiradenses de Fujairah e Khorfakkan, além da costa do emirado de Umm Al Quwain, de acordo com agências iranianas.

    Emirados Árabes acusam Irã de atacar zona petrolífera

  • Gilmar cita Master, diz que mirar apenas STF é 'miopia' e defende reforma ampla do Estado

    Gilmar cita Master, diz que mirar apenas STF é 'miopia' e defende reforma ampla do Estado

    Ao lado do presidente do tribunal, Edson Fachin, Gilmar defendeu uma reforma mais ampla e profunda, “algo como um novo pacto republicano ou talvez um pacto pela reforma do Estado”.

    ISADORA ALBERNAZ
    BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), citou nesta segunda-feira (4) o escândalo do Banco Master e afirmou que há uma “visão míope” de que os problemas das instituições brasileiras estão concentrados no Judiciário e de que a corte seria a única instituição a ser aprimorada.

    Ao lado do presidente do tribunal, Edson Fachin, Gilmar defendeu uma reforma mais ampla e profunda, “algo como um novo pacto republicano ou talvez um pacto pela reforma do Estado”.

    É necessário avançar na racionalização das emendas parlamentares, no aperfeiçoamento do sistema eleitoral, especialmente o modelo proporcional, na disciplina dos poderes das CPIs [comissões parlamentares de inquérito], na tutela da soberania digital, no aperfeiçoamento do sistema de pesos e contrapesos, da transparência e da fiscalização do exercício dos Poderes e na revisão das distorções remuneratórias que ainda persistem em diversas carreiras dos serviços públicos”, disse.

    As declarações foram feitas audiência pública no Supremo que discute a capacidade de fiscalização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), em meio ao escândalo do banco de Daniel Vorcaro.

    A audiência foi convocada por Flávio Dino, relator de uma ação direta de inconstitucionalidade apresentada pelo partido Novo. A sigla pede a suspensão por meio de medida cautelar (decisão provisória) de trechos da lei que alterou a forma de cálculo da taxa de fiscalização da CVM.

    Segundo o Novo, os valores arrecadados com a taxa de polícia são “desproporcionalmente maiores” do que todas as despesas com a CVM e estão sendo “sistematicamente apropriados” pelo Tesouro Nacional.

    O partido apontou que, de 2022 a 2024, a autarquia arrecadou cerca de R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 2,1 bilhões decorrentes de taxas, mas a dotação orçamentária destinada à autarquia foi de R$ 670 milhões -cerca de 1/3 do valor recolhido a título de taxa.

    “O assombroso descompasso entre os valores cobrados a título de taxa e as despesas da autarquia demonstra cabalmente o caráter confiscatório da taxa e o seu desvirtuamento e transformação em imposto, o que é vedado constitucionalmente, levando à violação dos dispositivos constitucionais mencionados”, diz o documento.

    Na decisão que convocou a audiência pública, em 30 de março, Flávio Dino afirmou que a sofisticação das organizações criminosas tem chegado a ambientes regulados, como o mercado de capitais e que o caso Master ilustra que há uma crescente dificuldade regulatória e de fiscalização.

    O ministro citou uma declaração do presidente interino da CVM, João Accioly, que admitiu em audiência à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), do Senado, que a autarquia sabia de possíveis irregularidades do Master desde antes de 2022 e que as apurações poderiam ter sido mais rápidas se não houve um acúmulo de processos por pessoas.

    “Esse grave fenômeno revela uma mudança qualitativa no modus operandi dessas organizações criminosas, notadamente operações voltadas a integrar recursos de origem ilícita ao circuito econômico formal, estratégia que tem desafiado os mecanismos atuais de controle, o que inclui a CVM juntamente com o Banco Central, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Polícia Federal”, escreveu Dino.

    “Com este quadro fático, ganham relevância as teses da parte autora, no sentido de que não estaria havendo proporcionalidade entre a arrecadação e o custo da atividade da CVM, inexistindo o atributo da equivalência razoável da taxa, vulnerando o princípio da eficiência”, completou.

    O QUE É A CVM

    A CVM é uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda responsável por fiscalizar e criar normas para o mercado de valores mobiliários no Brasil.
    Hoje, a comissão tem 482 servidores, 7% a menos que em 2015, e mais de 130 cargos vagos. Parte da taxa de fiscalização cobrada pela autarquia vai para o Tesouro Nacional, o que limita sua capacidade de investimentos em estrutura e pessoal.

    A CVM fechou o último ano com queda nos números de processos sancionadores e punições por irregularidades no mercado financeiro. O estoque de processos, por outro lado, aumentou.

    Como resultado dos julgamentos realizados em 2025, a CVM sancionou 65 pessoas e absolveu 67, números também bem inferiores aos 176 e 150 registrados em 2024. As multas aplicadas a pessoas sancionadas em 2025 somaram R$ 511 milhões, quase metade do ano anterior.

    Gilmar cita Master, diz que mirar apenas STF é 'miopia' e defende reforma ampla do Estado

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Kremlin reforça a segurança de Putin em meio a temores de um golpe

    Kremlin reforça a segurança de Putin em meio a temores de um golpe

    Relatório de inteligência da UE revela novas medidas após assassinatos recentes.

    A segurança em torno de Vladimir Putin foi significativamente reforçada após uma série de assassinatos e crescentes temores de agitação interna, de acordo com um relatório da inteligência europeia divulgado à imprensa nas últimas semanas. O dossiê descreve novas e abrangentes precauções tomadas pelo Kremlin em meio a crescentes preocupações com a estabilidade da liderança russa.

    As medidas incluem triagem mais rigorosa para visitantes, restrições à movimentação de funcionários e maior vigilância sobre aqueles que mantêm contato próximo com o presidente. Assessores estariam proibidos de usar telefones com acesso à internet, enquanto o próprio Putin reduziu viagens e aparições públicas, passando a utilizar mais vídeos pré-gravados.

    As mudanças ocorrem após o assassinato de um general de alta patente em dezembro de 2025 e em meio às tensões contínuas relacionadas à guerra na Ucrânia. O relatório sugere uma crescente inquietação dentro do Kremlin, citando pressões econômicas, reveses no campo de batalha e sinais de dissidência como fatores que impulsionam o reforço dos protocolos de segurança.

    A revelação ressalta um clima de desconfiança e paranoia, com novas unidades supostamente encarregadas de proteger as fronteiras e combater a sabotagem. À medida que Putin reforça sua proteção pessoal, permanecem as dúvidas sobre o quão vulnerável o presidente da Rússia se sente. Clique para explorar a rede que protege o líder russo.

    Kremlin reforça a segurança de Putin em meio a temores de um golpe

  • Leilão arrecada R$ 23 mi e mira cobertura em rodovias e áreas remotas

    Leilão arrecada R$ 23 mi e mira cobertura em rodovias e áreas remotas

    Leilão de subfaixas de 700 MHz teve quatro lotes vendidos e quatro empresas vencedoras. O certame foi realizado nesta segunda-feira (4) e foi voltado à prestação de serviços de telefonia móvel.

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) arrecadou cerca de R$ 23 milhões em outorgas no leilão de subfaixas de 700 MHz, com foco em ampliar a cobertura móvel fora dos grandes centros e reduzir “zonas de silêncio” em estradas e em 800 cidades sem conexão.

    Leilão de subfaixas de 700 MHz teve quatro lotes vendidos e quatro empresas vencedoras. O certame foi realizado nesta segunda-feira (4) e foi voltado à prestação de serviços de telefonia móvel.

    Amazônia Serviços Digitais levou o lote 1 por R$ 7.010.114,86. A divisão do edital agrupou áreas por macrorregiões e colocou São Paulo em combinação com a região Norte no lote 1.

    Brisanet arrematou dois lotes: o 2 por R$ 6.275.100 e o 3 por R$ 1.853.280. Os lotes 2 e 3 correspondem, respectivamente, às macrorregiões Nordeste e Centro-Oeste.

    Unifique venceu o lote 4 com lance de R$ 3.418.493,29 e a IEZ! ficou com o lote 5 por R$ 4.430.492,86. No modelo regional, o lote 4 corresponde ao Sul e o lote 5 reúne Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    Edital prevê ampliação de cobertura móvel em áreas rurais, rodovias e regiões afastadas. A Anatel diz que a iniciativa busca acelerar a expansão da infraestrutura de telecomunicações em áreas remotas e reforçar a conectividade em rotas logísticas essenciais.

    POR QUE A FAIXA DE 700 MHz É IMPORTANTE?

    Frequências mais baixas cobrem áreas maiores e ajudam a levar sinal onde falta. A faixa de 700 MHz é considerada estratégica por ter maior alcance geográfico, o que reduz a necessidade de tantas antenas quanto em frequências mais altas.

    Leilão mira principalmente a expansão de redes 4G avançadas, que também sustentam o 5G. O edital prevê a instalação de antenas 4G com tecnologia LTE Advanced 10 e capacidade mínima de 50 Mbps, além de um plano de metas de cobertura.

    Obrigação de cobertura inclui mais de 6.570 km de rodovias federais em trechos sem sinal. O foco são as chamadas “zonas de silêncio” em corredores logísticos como as BRs 101, 116, 135, 163, 242 e 364, para melhorar conectividade de cargas e passageiros e o atendimento a emergências.

    Na prática, vão ser beneficiadas mais de 800 cidades, segundo a Anatel. Alguns municípios citados na documentação da Anatel como beneficiadas são Altamira (PA), Iranduba (AM), Camaçari (BA), Petrópolis (RJ), Sabará (MG), Biguaçu (SC), Petrolina (PE), Paranaguá (PR), Rolante (RS), Brasília (DF), Padre Bernardo (GO) e Ponta Porã (MS)

    Investimentos previstos nas regiões atendidas somam cerca de R$ 2 bilhões. A expectativa é que os vencedores apliquem esse valor para cumprir as metas e ampliar a infraestrutura de telecomunicações.

    Leilão arrecada R$ 23 mi e mira cobertura em rodovias e áreas remotas

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Lucas Moura passa por cirurgia após romper tendão de Aquiles

    Lucas Moura passa por cirurgia após romper tendão de Aquiles

    VALENTIN FURLAN
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Lucas Moura passou por cirurgia na manhã desta segunda-feira (04) após romper o tendão calcâneo da perna direita, lesão sofrida na partida contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo publicou uma nota.

    O procedimento confirma o pior cenário já tratado internamente nas últimas horas. Como o UOL mostrou, havia grande preocupação no São Paulo com a possibilidade de uma ruptura completa, o que deve tirar o camisa 7 da temporada.

    À reportagem, interlocutores do São Paulo estipulam um prazo de seis a oito meses fora dos gramados.

    A lesão ocorreu justamente no momento em que o jogador retomava a sequência após fraturas em duas costelas. Ele entrou no segundo tempo contra o Bahia, mas deixou o campo minutos depois, com um torção no tornozelo direito.

    O problema também impacta diretamente o planejamento fora de campo. Lucas tem contrato até dezembro, e clube e staff planejavam utilizar a pausa para a Copa do Mundo, no fim de maio, como janela para avançar nas conversas por renovação — que estavam em estágio inicial.

    Agora, o cenário é de indefinição. A gravidade da lesão interrompe o processo e coloca em dúvida o futuro do meia-atacante no clube.

    LEIA A NOTA DO CLUBE

    “O meia-atacante Lucas passou por cirurgia na manhã desta segunda-feira (04), no Einstein Hospital Israelita, para correção de ruptura completa do tendão calcâneo da perna direita.

    O procedimento conduzido pela equipe do Dr. Moisés Cohen foi bem sucedido e o atleta deverá ter alta hospitalar nesta terça-feira (05), permanecendo em repouso domiciliar nos primeiros dias de reabilitação antes de iniciar a fisioterapia no clube.

    Lucas sofreu a lesão durante a partida contra o Bahia, disputada na tarde de domingo (03), no estádio Cícero de Souza Marques, pelo Campeonato Brasileiro.”

    Lucas Moura passa por cirurgia após romper tendão de Aquiles

  • Pai de Shakira teve um AVC horas antes do show da cantora em Copacabana

    Pai de Shakira teve um AVC horas antes do show da cantora em Copacabana

    O megashow de Shakira no Todo Mundo no Rio teve um atraso de um pouco mais de uma hora e, segundo a revista, estaria relacionado as notícias sobre a saúde do pai da cantora.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Horas antes de subir ao palco de Copacabana no sábado (2), o pai de Shakira, William Mebarak, sofreu um AVC e precisou ser internado em uma UTI em Bogotá, Colômbia. As informações foram divulgadas pela revista Hola!.

    Shakira se apresenta durante um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil Pablo Porciuncula AFP Cantora de cabelos longos e ondulados usa vestido verde estampado e óculos escuros, com braços abertos segurando microfone, diante de fundo desfocado colorido. Imagem pequena ** Mebarak, de 94 anos, já foi transferido para um quarto comum, mas continua em observação.

    O megashow de Shakira no Todo Mundo no Rio teve um atraso de um pouco mais de uma hora e, segundo a revista, estaria relacionado as notícias sobre a saúde do pai da cantora. Mesmo assim, Shakira subiu ao palco e se apresentou para uma multidão de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

    Nesta segunda-feira (04), a cantora fez uma postagem sobre o show em rede social e escreveu na legenda que “Mesmo que o dia tenha sido difícil para muitos de nós, fomos celebrar a vida do jeito que ela é, com seus acertos e imperfeições. A beleza de Copacabana nos faz lembrar o que realmente importa e o segredo é estar presente, valorizar o que está diante dos nossos olhos. Contemplar o mar, a praia, a montanha, sentir o sol na pele, a brisa. Porque é disso que somos feitos”,

    Pai de Shakira teve um AVC horas antes do show da cantora em Copacabana

  • Cameron Diaz e Benji Madden anunciam nascimento do terceiro filho

    Cameron Diaz e Benji Madden anunciam nascimento do terceiro filho

    O integrante da banda Good Charlotte compartilhou a notícia com uma ilustração de um navio pirata acompanhada do significado do nome do bebê. “Cameron e eu estamos felizes, animados e se sentindo abençoados de anunciar o nascimento do nosso terceiro filho, Nautas Madden”, escreveu na legenda. O cantor também afirmou que a família vive um momento de gratidão e que as crianças estão saudáveis e felizes.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A atriz Cameron Diaz e o músico Benji Madden anunciaram o nascimento do terceiro filho, um menino chamado Nautas. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (4) por Madden, em uma publicação no Instagram.

    O integrante da banda Good Charlotte compartilhou a notícia com uma ilustração de um navio pirata acompanhada do significado do nome do bebê. “Cameron e eu estamos felizes, animados e se sentindo abençoados de anunciar o nascimento do nosso terceiro filho, Nautas Madden”, escreveu na legenda. O cantor também afirmou que a família vive um momento de gratidão e que as crianças estão saudáveis e felizes.

    Conhecidos por manter a vida pessoal longe dos holofotes, Diaz e Madden não divulgaram imagens dos filhos, prática que já haviam adotado anteriormente. Os dois também são pais de Raddix, de 6 anos, e Cardinal, de 2.

    Cameron Diaz e Benji Madden anunciam nascimento do terceiro filho

  • Disparos contra navios dos Estados Unidos foram "de advertência"

    Disparos contra navios dos Estados Unidos foram "de advertência"

    Os disparos efetuados hoje pela marinha iraniana, incluindo de mísseis de cruzeiro, contra navios militares norte-americanos no estreito de Ormuz foram de advertência, informou a televisão estatal, citando um comunicado militar.

    Uma vez que os navios americano-sionistas [norte-americanos e israelenses] ignoraram nosso alerta inicial, a Marinha (…) lançou mísseis de cruzeiro, foguetes e drones de combate em sua direção”, afirmou a mesma fonte, citada pela agência France-Presse (AFP).

    O Irã havia alertado que atacaria as forças dos Estados Unidos caso se aproximassem do estreito estratégico.

    O aviso de Teerã ocorreu após o anúncio, no domingo, do presidente norte-americano, Donald Trump, da iniciativa “Project Freedom” (Projeto Liberdade), destinada a ajudar centenas de navios retidos há dois meses no Golfo Pérsico.

    O Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos negou a informação inicial das forças iranianas sobre disparos contra navios norte-americanos quando tentavam se aproximar do Estreito de Ormuz.

    “Nenhum navio norte-americano foi atingido. As forças dos Estados Unidos continuam a apoiar a operação ‘Project Freedom’ e o bloqueio naval dos portos iranianos”, informou o Comando Central, responsável pelas operações militares no Oriente Médio, citado pela agência espanhola EFE.

    Ao anunciar a iniciativa no domingo, Trump esclareceu que o objetivo é conduzir navios mercantes pelo estreito, mas sem incluir uma escolta militar formal das embarcações.

    Trump afirmou que qualquer interferência na operação destinada a permitir o trânsito de navios retidos no Golfo Pérsico devido à guerra seria “respondida com força”.

    Após a negativa do comando norte-americano, as forças armadas do Irã afirmaram que a Marinha realizou disparos de advertência porque os destróieres ignoraram avisos por rádio sobre o “risco de violação do cessar-fogo”.

    O Exército iraniano declarou que a operação desta segunda-feira teve como objetivo impedir qualquer tentativa de navegação no estreito que não seja coordenada com Teerã, em um momento em que Washington tenta reabrir a via marítima para a passagem de navios comerciais.

    Os Estados Unidos e Israel lançaram, em 28 de fevereiro, uma ofensiva militar contra o Irã, que respondeu com ataques contra países da região.

    A guerra já causou milhares de mortes, principalmente no Irã e no Líbano, além de provocar uma crise nos preços do petróleo, após Teerã bloquear o estreito por onde passa cerca de um quinto do abastecimento dos mercados internacionais.

    O Irã e os Estados Unidos concordaram com um cessar-fogo que entrou em vigor em 8 de abril para tentar negociar o fim da guerra, mas sem sucesso até o momento.

    Disparos contra navios dos Estados Unidos foram "de advertência"

  • Irã nega passagem de navios no estreito de Ormuz e contradiz EUA

    Irã nega passagem de navios no estreito de Ormuz e contradiz EUA

    A Guarda Revolucionária do Irã negou hoje que qualquer navio mercante tenha transitado pelo estreito de Ormuz nas últimas horas, contrariando informações do Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos.

    Em comunicado divulgado por meio do canal oficial no aplicativo Telegram, o exército ideológico da República Islâmica classificou como “infundadas e completamente falsas” as alegações dos Estados Unidos sobre a passagem de navios comerciais nessa rota estratégica.

    A reação ocorre após o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) anunciar que dois navios mercantes com bandeira norte-americana haviam transitado “com sucesso” pelo estreito, com apoio de meios militares no âmbito da operação “Projeto Liberdade”.

    Segundo Washington, a operação “Projeto Liberdade” tem como objetivo garantir a passagem segura de embarcações comerciais afetadas pelo bloqueio imposto pelo Irã, em uma via por onde circula cerca de 20% do petróleo mundial.

    O CENTCOM informou que a iniciativa envolve destróieres, mais de 100 aeronaves, drones e cerca de 15 mil militares, embora não tenha detalhado as condições específicas da travessia anunciada.

    A Guarda Revolucionária rejeitou essa versão, insistindo que não houve qualquer trânsito recente de navios comerciais no estreito.

    As declarações refletem o agravamento da disputa de informações e contra-informações entre Teerã e Washington, em um contexto de forte tensão militar e de bloqueio parcial do tráfego marítimo no Golfo Pérsico.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo a operação “Projeto Liberdade”, apresentada como uma missão para assegurar a circulação de navios e apoiar tripulações retidas na região.

    Autoridades norte-americanas acusam o Irã de tentar restringir a liberdade de navegação, enquanto Teerã afirma estar preparado para responder a qualquer presença militar estrangeira no estreito.

    Fontes militares iranianas citadas por meios de comunicação estatais destacaram que o país “está totalmente preparado para qualquer cenário”, reiterando sua posição de controle sobre a via marítima.

    Irã nega passagem de navios no estreito de Ormuz e contradiz EUA