Blog

  • Torcida escolhe Nubank Parque como novo nome da arena do Palmeiras

    Torcida escolhe Nubank Parque como novo nome da arena do Palmeiras

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Nubank anunciou que o novo nome da arena do Palmeiras é “Nubank Parque” – vencedor com 47% dos votos. O banco digital abriu uma votação para o público, limitada por CPF, no dia 10 de abril e encerrou no último dia 30.

    O banco digital ficará com os naming rights da arena palmeirense até 2034 (assumiu o antigo acordo entre WTorre e Allianz Seguros) por cerca de US$ 10 milhões por ano (R$ 49 milhões na cotação atual).

    Palmeiras e WTorre acreditavam que o contrato anterior, com a Allianz Seguros, estava defasado. O acordo era corrigido por IPCA e atualmente rendia ao Palmeiras e à WTorre cerca de 5 milhões de dólares por temporada (cerca de R$ 25 milhões na cotação atual).

    WTorre e Nubank vão repaginar o estádio durante o período sem jogos por causa da Copa do Mundo. O banco digital quer deixar o estádio com sua paleta de cores: roxo e vários tons de verde (que foi acrescentado à paleta do Nubank após o acordo pela arena).

    No próximo compromisso do Alviverde no estádio, contra o Cerro Porteño (20/5), pela Libertadores, já será com o Nubank como dono dos naming rights.
    A despedida do Palmeiras no “Allianz Parque” foi no empate contra o Santos pelo Brasileirão.

    Torcida escolhe Nubank Parque como novo nome da arena do Palmeiras

  • ‘Energia de solteira’ e falta de likes: crise entre Virginia e Vini Jr?

    ‘Energia de solteira’ e falta de likes: crise entre Virginia e Vini Jr?

    Um possível problema fora de campo envolvendo Vinícius Jr. passou a chamar a atenção. Internautas começaram a especular sobre uma crise no relacionamento de Vini Jr com Virginia Fonseca, especialmente após perceberem uma redução nas interações entre os dois nas redes sociais.

    As suspeitas aumentaram quando Virginia apareceu em um festival sertanejo em Goiânia, na noite de sábado (2), enquanto boa parte do público acompanhava o show de Shakira no Rio de Janeiro. A influenciadora esteve presente na apresentação da turnê “Manifesto Musical”, da dupla Henrique e Juliano, usando um look chamativo, com decote acentuado. O detalhe que gerou comentários foi a ausência de qualquer reação pública de Vinícius Jr., que normalmente interage com esse tipo de conteúdo.

    Virginia não estava sozinha no evento. Ela foi acompanhada por amigos próximos, como Duda Freire, Álvaro, Lucas Guedez, Rafa Uccman, além da prima Rafaela Fonseca e de Lídia Souza, amiga do jogador. Durante a madrugada, ela e o grupo compartilharam diversos momentos, incluindo vídeos em que a influenciadora aparece dançando no palco.

    Uma das postagens chamou atenção pela frase “Era para amar, traumatizei”, trecho da música “Traumatizei”, de Henrique e Juliano. A escolha foi interpretada por internautas como possível indireta. Mais cedo, o jogador havia enviado ao menos três buquês de rosas vermelhas para a casa da influenciadora. O presente foi exibido por Álvaro, que comentou estar com inveja, mas Virginia não compartilhou o gesto com seus seguidores, o que também gerou comentários.

    Outros sinais passaram a ser observados pelo público, como a menor presença dela nas redes do jogador e a ausência de registros do casal juntos. Até mesmo objetos que apareciam com frequência, como almofadas com fotos dos dois, deixaram de surgir nos vídeos da influenciadora.

    Apesar das especulações, houve um momento recente em que Vinícius Jr. comentou uma publicação de Virginia com emojis de coração. Ainda assim, os rumores continuaram, especialmente após ela não reagir a conteúdos do jogador, incluindo jogos e campanhas publicitárias.

    No domingo (3), Virginia foi vista assistindo à partida entre Real Madrid e Espanyol, pela La Liga, na qual o atacante marcou dois gols. Mesmo assim, ela não compartilhou o momento nas redes. Entre os fãs, comentários sobre uma possível fase de “vida de solteira” se multiplicaram: “Amo a Vivibora com vibe de solteira”, “A Diva tá com vibe de solteira, mais tava bonitaaaa demais”, “Parece muito que eles terminaram, mas pode ser só mídia também”, “ Cadê o amor pelo gato dela??”, “Avisa que ela está solteira de novo”, “Vibe de solteira totaaaal”, “Ta solteira? Porque até com o Leo Foguete dançou”, “Vai curtir o que você não curtiu viviboooraaa”, “e ela não tá solteira, tá parecendo MUUUUITO!”. Até o fim do domingo, nenhum dos dois havia se pronunciado sobre o assunto.

    ‘Energia de solteira’ e falta de likes: crise entre Virginia e Vini Jr?

  • 'Energia de solteira' e falta de likes: crise entre Virginia e Vini Jr?

    'Energia de solteira' e falta de likes: crise entre Virginia e Vini Jr?

    Internautas começaram a especular sobre uma crise no relacionamento do jogador com Virginia Fonseca, especialmente após perceberem uma redução nas interações entre os dois nas redes sociais.

    Um possível problema fora de campo envolvendo Vinícius Jr. passou a chamar a atenção. Internautas começaram a especular sobre uma crise no relacionamento de Vini Jr com Virginia Fonseca, especialmente após perceberem uma redução nas interações entre os dois nas redes sociais.

    As suspeitas aumentaram quando Virginia apareceu em um festival sertanejo em Goiânia, na noite de sábado (2), enquanto boa parte do público acompanhava o show de Shakira no Rio de Janeiro. A influenciadora esteve presente na apresentação da turnê “Manifesto Musical”, da dupla Henrique e Juliano, usando um look chamativo, com decote acentuado. O detalhe que gerou comentários foi a ausência de qualquer reação pública de Vinícius Jr., que normalmente interage com esse tipo de conteúdo.

    Virginia não estava sozinha no evento. Ela foi acompanhada por amigos próximos, como Duda Freire, Álvaro, Lucas Guedez, Rafa Uccman, além da prima Rafaela Fonseca e de Lídia Souza, amiga do jogador. Durante a madrugada, ela e o grupo compartilharam diversos momentos, incluindo vídeos em que a influenciadora aparece dançando no palco.

    Uma das postagens chamou atenção pela frase “Era para amar, traumatizei”, trecho da música “Traumatizei”, de Henrique e Juliano. A escolha foi interpretada por internautas como possível indireta. Mais cedo, o jogador havia enviado ao menos três buquês de rosas vermelhas para a casa da influenciadora. O presente foi exibido por Álvaro, que comentou estar com inveja, mas Virginia não compartilhou o gesto com seus seguidores, o que também gerou comentários.

    Outros sinais passaram a ser observados pelo público, como a menor presença dela nas redes do jogador e a ausência de registros do casal juntos. Até mesmo objetos que apareciam com frequência, como almofadas com fotos dos dois, deixaram de surgir nos vídeos da influenciadora.

    Apesar das especulações, houve um momento recente em que Vinícius Jr. comentou uma publicação de Virginia com emojis de coração. Ainda assim, os rumores continuaram, especialmente após ela não reagir a conteúdos do jogador, incluindo jogos e campanhas publicitárias.

    No domingo (3), Virginia foi vista assistindo à partida entre Real Madrid e Espanyol, pela La Liga, na qual o atacante marcou dois gols. Mesmo assim, ela não compartilhou o momento nas redes. Entre os fãs, comentários sobre uma possível fase de “vida de solteira” se multiplicaram: “Amo a Vivibora com vibe de solteira”, “A Diva tá com vibe de solteira, mais tava bonitaaaa demais”, “Parece muito que eles terminaram, mas pode ser só mídia também”, “ Cadê o amor pelo gato dela??”, “Avisa que ela está solteira de novo”, “Vibe de solteira totaaaal”, “Ta solteira? Porque até com o Leo Foguete dançou”, “Vai curtir o que você não curtiu viviboooraaa”, “e ela não tá solteira, tá parecendo MUUUUITO!”. Até o fim do domingo, nenhum dos dois havia se pronunciado sobre o assunto.

    'Energia de solteira' e falta de likes: crise entre Virginia e Vini Jr?

  • Bancos vão recorrer da suspensão do consignado do INSS

    Bancos vão recorrer da suspensão do consignado do INSS

    Tribunal de Contas da União determinou paralisação imediata de novas contratações. Mercado mobiliza R$ 100 bilhões e tem descontos de R$ 9 bi por mês

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As associações que representam o setor financeiro vão recorrer da decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que suspendeu o crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na última quarta-feira (29).

    ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Zetta (associação que representa instituições do setor financeiro) afirmam buscar a modificação de pontos da decisão para evitar a paralisação total do mercado, que movimenta R$ 100 bilhões, com R$ 9 bilhões de descontos mensais em aposentadorias e pensões.

    As entidades afirmam entender que a medida penaliza em especial aposentados e pensionistas de baixa renda e alta vulnerabilidade financeira, que dependem dessa linha para despesas básicas.

    “É indispensável calibrar as medidas para proteger o planejamento financeiro dos beneficiários e assegurar a estabilidade e a previsibilidade de um ecossistema regulado, com contratos vigentes e múltiplos participantes, públicos e privados”, diz nota.

    O plenário do TCU determinou que o INSS suspenda imediatamente novos contratos de empréstimo consignado nas modalidades cartão de crédito consignado e cartão de benefício, assim como os empréstimos pessoais, e deu prazo para o órgão, a Dataprev e o Banco Central apresentarem plano para proteção de ações contra golpes contra os segurados.

    Dados do setor mostram que cerca de 17 milhões de beneficiários têm consignado ativo atualmente, com uma carteira de quase R$ 284 bilhões e juros entre os mais baixos do mercado.

    Levantamento indica que a maioria recorre ao crédito por necessidade imediata, inclusive para pagar dívidas, contas domésticas, despesas médicas e alimentação.

    As entidades argumentam ainda que a suspensão total como foi determinada compromete o acesso a crédito barato e pode empurrar essa população para alternativas mais caras. Elas também destacam que a decisão desconsidera alertas técnicos sobre o risco de restringir o crédito a um público vulnerável.

    O setor defende que há outras medidas mais pontuais para combater irregularidades, como reforço na fiscalização e punição de agentes, e afirma que o sistema já passou por melhorias recentes, com queda nas reclamações.

    A decisão de suspender o consignado foi tomada após a CGU (Controladoria-Geral da União) identificar que 36% das contratações de cartões não eram reconhecidas pelos beneficiários. Outros 25% afirmaram não ter solicitado o cartão, e 36% disseram não ter recebido de volta o valor do saque.

    O caso foi levado ao TCU pelo procurador de contas Lucas Furtado, em fevereiro deste ano. A iniciativa teve como base uma coluna do advogado Rômulo Saraiva, na Folha de S.Paulo, sobre a investigação do Congresso na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do INSS a respeito de irregularidades no crédito consignado.

    Auditoria do TCU já havia apontado que, em apenas três anos, possíveis vendas casadas de empréstimo consignado corresponderiam a R$ 219 bilhões em descontos. Esse valor foi retirado de aposentadorias e pensões.

    Desde 2020, os bancos têm por meio da autorregulação um instrumento que acompanha fraudes no consignado. Até abril de 2026, 130 empresas estão impedidas de atuar e 14 agentes estão suspensos, segundo dados da Febraban.

    Os pedidos de bloqueio de chamadas telefônicas de instituições que oferecem o consignado no Não Me Perturbe superam 6,1 milhões.

    No acumulado até abril de 2026 foram aplicadas 1.173 advertências, 899 suspensões temporárias e 130 definitivas. A suspensão temporária é válida por 12 meses. As operações envolvem todos os contratos de consignados do INSS e públicos.

    O crédito consignado é um empréstimo com parcelas descontadas diretamente da aposentadoria ou pensão. O risco de calote é praticamente zero. Por isso, os juros são os mais baixos do mercado. As regras são controladas pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social). A exigência de biometria passou a valer após o TCU mandar bloquear as liberações.

    Bancos vão recorrer da suspensão do consignado do INSS

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Polícia abate crocodilo de 4,5 metros que devorou empresário; vídeo

    Polícia abate crocodilo de 4,5 metros que devorou empresário; vídeo

    Durante a ação, um policial precisou ser içado por um helicóptero e descido por cordas até um rio infestado desses animais para auxiliar na recuperação do corpo. Imagens do momento passaram a circular nas redes sociais, mostrando o agente sendo levado até a água para imobilizar o réptil.

    Uma operação de alto risco mobilizou forças de segurança no nordeste da África do Sul após o desaparecimento de um empresário que, segundo suspeitas, teria sido atacado por um crocodilo. Durante a ação, um policial precisou ser içado por um helicóptero e descido por cordas até um rio infestado desses animais para auxiliar na recuperação do corpo. Imagens do momento passaram a circular nas redes sociais, mostrando o agente sendo levado até a água para imobilizar o réptil.

    O caso ocorreu nas proximidades do rio Komati, em uma área próxima ao Parque Nacional Kruger. O empresário desapareceu após tentar atravessar uma ponte baixa que estava alagada, quando seu veículo ficou preso. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram apenas o carro vazio. Inicialmente, a principal hipótese era de que ele tivesse sido arrastado pela correnteza ao tentar sair do automóvel.

     

    A partir disso, uma grande operação de busca foi montada, envolvendo mergulhadores, drones e apoio aéreo com helicópteros. Durante o monitoramento, os agentes identificaram uma pequena ilha no rio onde vários crocodilos estavam reunidos. Um deles chamou atenção por seu comportamento incomum.

    O capitão Johant “Pottie” Potgieter, responsável por uma unidade de mergulho da polícia, explicou ao site News24: “Além de estar com a barriga extremamente cheia, ele não se mexeu nem tentou entrar no rio, apesar do barulho dos drones e do helicóptero”. Segundo ele, essa atitude indicava que o animal poderia ter se alimentado recentemente.

    Diante da suspeita, o crocodilo foi abatido antes do início da etapa de resgate, descrita pelas autoridades como uma “operação altamente perigosa e complexa”. Nas imagens divulgadas, o policial aparece sendo baixado até a água para garantir a imobilização do animal, permitindo que ambos fossem retirados com segurança.

    “A extremidade afiada de um crocodilo não é o melhor lugar para se aproximar dele”, afirmou Potgieter.

    O animal media cerca de 4,5 metros e pesava aproximadamente 500 quilos. Após ser retirado do local e levado ao Parque Nacional Kruger, especialistas encontraram restos humanos em seu interior. Exames de DNA estão sendo realizados para confirmar se pertencem ao empresário desaparecido.

    Durante a análise, também foram encontrados seis tipos diferentes de sapatos dentro do crocodilo. Segundo Potgieter, isso pode indicar outros ataques, embora não haja confirmação. “Um crocodilo come ou engole qualquer coisa”, disse.

    A tenente-general Puleng Dimpane, chefe interina da polícia sul-africana, elogiou os agentes e ressaltou a complexidade da missão em uma área marcada pela forte presença de predadores.

    Polícia abate crocodilo de 4,5 metros que devorou empresário; vídeo

  • Estrela de 'Stranger Things', Gaten Matarazzo, fala sobre namoro de oito anos com Elizabeth Yu

    Estrela de 'Stranger Things', Gaten Matarazzo, fala sobre namoro de oito anos com Elizabeth Yu

    O casal começou a namorar em 2018, quando eles tinham apenas 15 anos; Matarazzo participou do programa ‘Dear Chelsea’ e falou sobre a vida amorosa

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O ator norte-americano Gaten Matarazzo, estrela de ‘Stranger Things’, falou recentemente sobre seu namoro de oito anos com Elizabeth Yu.

    Durante o programa ‘Dear Chelsea’, de Chelsea Handler, Matarazzo contou o que acredita ter feito seu relacionamento funcionar mesmo à distância.

    O casal começou a namorar em 2018, quando tinham apenas 15 anos. “Não acredito que você sobreviveu tanto tempo com seu relacionamento desde tão jovem”, disse Handler, 51 anos, a Matarazzo, 23. “Sobreviver é uma palavra engraçada”, respondeu ele.

    Matarazzo explicou que ele e Yu “se comunicam muito, muito bem” e aprenderam a ficar separados enquanto viajam a trabalho. “Eu estava trabalhando na série e ela estava buscando e começando sua própria carreira na mesma indústria.”

    O ator afirmou que faz parte do trabalho dos dois viajarem e conseguir se comunicar foi um sinal de que o relacionamento estava funcionando bem.

    “Geralmente relacionamentos à distância se desgastam porque é muito difícil não estar na mesma cidade. Mas sempre que viajamos a trabalho sabemos que nos reencontaremos, pois moramos muito perto um do outro.”

    Matarazzo e Yu começaram a namorar alguns meses após a estreia da segunda temporada de ‘Stranger Things’ na Netflix. Em 2022, Yu estreou como atriz no filme Somewhere in Queens, dirigido por Ray Romano.

    Elizabeth é conhecida também por ‘Segredos de um Escândalo’ (2023) e ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ (2024).

    Estrela de 'Stranger Things', Gaten Matarazzo, fala sobre namoro de oito anos com Elizabeth Yu

  • Antonelli quebra marcas, lidera F1 aos 19 anos e surpreende pela maturidade

    Antonelli quebra marcas, lidera F1 aos 19 anos e surpreende pela maturidade

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando o chefe da Mercedes, Toto Wolff, anunciou que um garoto seria o substituto do heptacampeão Lewis Hamilton, houve questionamentos. Mas, em sua segunda temporada na F1, já com uma porção de marcas relevantes, o jovem Kimi Antonelli lidera o campeonato e surpreende pelas demonstrações de maturidade.

    “Em todas as questões, ele tem lidado com sangue-frio. Consegue separar bem as situações e falar sobre o que vem à frente, não sobre o que já ficou para trás, com muita confiança, mas não excesso de confiança”, disse Wolff. “Para um piloto de corrida, além da habilidade de dirigir um carro veloz, a resiliência mental é a chave. E é isso o que o Kimi está mostrando.”

    Andrea Kimi Antonelli, que só completará 20 anos em agosto, venceu três das quatro provas da temporada -a mais recente no domingo (3), no GP de Miami. Nunca alguém tão novo havia liderado o campeonato, e, com a Mercedes aparentemente bem adaptada ao novo regulamento, parece bem realista a possibilidade de ele lutar pelo título.

    “É só o começo”, afirmou Antonelli, em uma demonstração de sua confiança sem excesso. É o começo de uma disputa longa, de 22 etapas -duas, no Bahrein e na Arábia Saudita, foram canceladas por causa dos conflitos no Oriente Médio. Pode ser também o começo de uma carreira grandiosa.

    Filho do piloto Marco Antonelli, que tem experiência em diversas categorias do automobilismo e hoje é dono de uma equipe na Itália, Kimi começou no kart aos sete anos e passou a acumular títulos. Em uma jornada na qual pulou etapas, chegou à F1 sem ter passado pela F3.

    Integrante da academia da Mercedes desde 2019, foi anunciado como substituto de um heptacampeão mundial quando ainda não tinha carteira de motorista. Foi só dois meses antes do início do calendário de 2025 que obteve a licença para dirigir carros de passeio em seu país.

    A temporada de estreia na F1 teve ótimos momentos e marcas importantes. Ele pontuou nas três primeiras provas da carreira -algo que não ocorria desde 1965-, teve a melhor pontuação de um novato no sistema atual e se tornou o terceiro mais jovem em um pódio da F1.

    Também enfrentou dificuldades. O começo promissor foi seguido de um período de maus resultados. Após uma série de erros cometidos na etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica, adolescente contrariado, foi às lágrimas.

    “Eu choro. Naquele período difícil, chorei bastante. Sofri muito, comecei a duvidar de mim mesmo. Você chega à F1, é o sonho da sua vida, algo por que você tanto trabalhou, e, depois de um grande início, passa a não render bem. Faltaram-me a compostura e a lucidez que os pilotos mais experientes têm”, observou, ao fim da temporada.

    A honestidade em relação ao tema foi tratada no meio como um sinal precoce de maturidade. E Antonelli se apresentou para a disputa de 2026 com a frieza que impressionou Wolff, com resultados que o outro piloto titular da Mercedes, George Russell, não tem exibido. Após uma vitória no primeiro grande prêmio, em Melbourne, o britânico de 28 anos foi segundo em Xangai e quarto em Suzuka e em Miami.

    Antonelli lidera o campeonato, com 100 pontos, seguido por Russell, com 80. O monegasco Charles Leclerc (63), da Ferrari, e os britânicos Lando Norris (51), da McLaren, e Lewis Hamilton (49), da Ferrari, completam a lista dos cinco primeiros.

    O bom início de Kimi tem gerado empolgação na Itália, país tradicional da F1 que não tem um campeão desde o bi de Alberto Ascari, em 1952 e 1953. Nenhum italiano havia vencido uma corrida na principal categoria do automobilismo desde o triunfo de Giancarlo Fisichella na Malásia em 2006.

    “Para mim, não é uma surpresa”, disse o holandês Max Verstappen, tetracampeão, ainda no ano passado. “Eu vi o Kimi subindo desde o kart, estava de olho. Ele é naturalmente rápido e é um cara tranquilo, que sabe lidar calmamente com as coisas. Nos próximos anos, com certeza, vamos ver muito de Kimi.”

    Nem foi necessária uma longa espera. O garoto de Bolonha já deixou claro que a ousada aposta de Toto Wolff não era absurda e demonstrou uma personalidade capaz de atrair numerosos fãs.

    Em sua primeira corrida no Brasil, foi ao cemitério do Morumbi, em São Paulo, ver o túmulo de Ayrton Senna. Kimi nasceu 12 anos após a morte do ídolo brasileiro -também em um hospital de Bolonha- e diz ter se apaixonado por ele por meio de vídeos.

    Após a visita à sepultura, obteve a segunda colocação no GP de São Paulo, seu melhor resultado em 2025. E doou o capacete utilizado no autódromo de Interlagos ao acervo da família Senna.

    “O Ayrton é meu herói no automobilismo.”

    Antonelli quebra marcas, lidera F1 aos 19 anos e surpreende pela maturidade

  • O que aconteceu com o buraco na camada de ozônio que ninguém mais fala sobre isso?

    O que aconteceu com o buraco na camada de ozônio que ninguém mais fala sobre isso?

    Um sucesso ambiental impulsionado pela cooperação global

    Na virada do século XXI, grande parte da conversa ambiental era sobre o buraco na camada de ozônio. Houve um pânico compreensível depois que foi descoberto na década de 1980 que certos produtos químicos feitos pelo homem estavam causando o esgotamento da camada protetora da Terra. Nos últimos anos, no entanto, a conversa é muito mais sobre mudanças climáticas e mal ouvimos falar sobre a camada de ozônio. O que nos deixa pensando: o que aconteceu com o buraco na camada de ozônio?

    Em 2024, o buraco de ozônio sobre o polo sul da Terra se tornou menor do que em muitos anos anteriores, de acordo com cientistas da NASA e da NOAA. Eles estimam que a camada de ozônio pode ser totalmente recuperada até 2066. Entre 7 de setembro e 13 de outubro, o pico da temporada de depleção de ozônio, o buraco de ozônio foi classificado como o sétimo menor desde que os esforços de recuperação começaram em 1992. Aquele ano marcou a implementação do Protocolo de Montreal, um acordo global histórico que visa eliminar gradualmente as substâncias que destroem a camada de ozônio.

    O que aconteceu com o buraco na camada de ozônio que ninguém mais fala sobre isso?

  • Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

    Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

    Caso da doença foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde; um caso de infecção por hantavírus foi confirmado em laboratório enquanto os outros cinco mantêm status de casos suspeitos

    Três pessoas morreram e pelo menos outras três estão doentes em meio a um possível surto de hantavírus registrado em um navio de cruzeiro que navegava pelo Oceano Atlântico. A informação foi confirmada na noite deste domingo (3) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Em nota, a entidade informou que, até o momento, um caso de infecção por hantavírus foi confirmado em laboratório enquanto os outros cinco mantêm status de casos suspeitos. Além das três mortes, uma pessoa segue em terapia intensiva em uma unidade de saúde na África do Sul.

    “Investigações detalhadas estão em andamento, incluindo testes laboratoriais adicionais e investigações epidemiológicas. Assistência médica e apoio estão sendo fornecidos aos passageiros e à tripulação. O sequenciamento do vírus também está em andamento”, destacou o comunicado.

    A OMS reforçou que infecções por hantavírus são tipicamente associadas à exposição ambiental, incluindo a exposição à urina ou a fezes de roedores infectados. “Embora rara, a transmissão do hantavírus entre pessoas pode levar a doenças respiratórias graves e requer monitoramento, apoio e resposta cuidadosos aos pacientes”.

    “A OMS está facilitando a coordenação entre Estados-membros e os operadores do navio para a evacuação médica de dois passageiros sintomáticos, bem como para a avaliação completa do risco à saúde pública e o apoio aos demais passageiros a bordo”, completou a nota.

    Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

  • Ronald Sotto celebra protagonismo em 'A Nobreza do Amor': 'Não via rostos como o meu'

    Ronald Sotto celebra protagonismo em 'A Nobreza do Amor': 'Não via rostos como o meu'

    Intérprete de Tonho na novela da Globo diz ainda estar se acostumando a ser reconhecido nas ruas. Segundo ator, personagem mistura referências pessoais e a construção dramática exigida pela trama

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Ronald Sotto, 27, vive um momento de virada na carreira. O ator nascido em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, vive seu primeiro protagonista em “A Nobreza do Amor”, novela que está no ar na faixa das seis da Globo.

    No centro da trama, ele dá vida a Tonho, um trabalhador rural de princípios firmes que conquistou o público e se tornou um dos principais motores da história. Sotto diz encarar o papel com entusiasmo e senso de responsabilidade. “Estou muito feliz de fazer parte disso”, afirma ao F5.

    O personagem, segundo ele, mistura referências pessoais com a construção dramática exigida pela trama, especialmente em um universo que dialoga com o interior do Brasil nos anos 1920. “A gente consegue juntar um pouco do Ronald com o Tonho.”

    Apesar de semelhanças pontuais, Sotto ressalta as diferenças entre ele e o protagonista. Enquanto Tonho tende a ser mais maleável diante de certas situações, o ator se vê como alguém mais direto. Ainda assim, ambos compartilham da mesma determinação, em sua avaliação. “Ele tem um lugar dele e vai atrás disso. Eu também.”

    Ainda sobre Tonho, ele destaca ainda a boa índole do personagem. “É alguém muito honesto, que está na sua batalha diária e tem muito a crescer”, resume. O personagem também atravessa conflitos emocionais e relações complexas, o que amplia suas camadas ao longo dos capítulos.

    O impacto do papel vem se refletindo fora da tela. Reservado, o ator conta que ainda está se adaptando ao fato de ser reconhecido nas ruas, mas vê na recepção do público um indicativo da força da narrativa. “O Tonho está tomando o coração das pessoas que se sensibilizam com a história”, diz.

    Para Sotto, escalação como par romântico da princesa Alika, vivida por Duda Santos, também marca um avanço na representatividade na teledramaturgia. Ele diz que a novela se diferencia ao apresentar personagens negros em narrativas que não se limitam ao sofrimento.

    “Durante a infância, não via tantos rostos como o meu em posições centrais”, destaca. “A gente está podendo contar uma história diversa, com referências ricas”, comemora. “É um lugar de gratidão, mas também de reflexão.”

    Antes de chegar ao protagonismo, o ator cogitou outros caminhos. Na juventude, tentou carreira no futebol e chegou a treinar pelo Boavista, que atualmente disputa a série D do Brasileirão, além do Campeonato Carioca. Hoje, no entanto, é na TV que ele aposta seu futuro –para sorte de quem assiste.

    Ronald Sotto celebra protagonismo em 'A Nobreza do Amor': 'Não via rostos como o meu'