A propaganda sugere que Sydney, com cabelo loiro e olhos azuis, tem “bons genes”, um trocadilho para “bons jeans”. Em inglês ambas as palavras têm sons semelhantes. Para muitos internautas, a expressão foi carregada de conotações raciais e de superioridade genética.
SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Sydney Sweeney, 28, declarou ser “contra o ódio” ao relembrar sua campanha publicitária polêmica com a marca American Eagle em entrevista à revista People. A atriz americana, estrela do longa “Todos Menos Você”, foi alvo de críticas após o lançamento da ação intitulada “Sydney Sweeney Has Great Jeans” em julho.
A propaganda sugere que Sydney, com cabelo loiro e olhos azuis, tem “bons genes”, um trocadilho para “bons jeans”. Em inglês ambas as palavras têm sons semelhantes. Para muitos internautas, a expressão foi carregada de conotações raciais e de superioridade genética.
A artista afirma ter se surpreendido com a reação do público. “Fiz isso porque adoro os jeans e adoro a marca. Não concordo com as opiniões que algumas pessoas escolheram associar à campanha. Muitos me atribuíram motivações e rótulos que simplesmente não são verdadeiros”, disse ela.
Com a repercussão da ação publicitária, a American Eagle usou as redes sociais para se posicionar. Em uma publicação no Instagram, feita em 1º de agosto, a marca declarou: “‘Sydney Sweeney Has Great Jeans’ é –e sempre foi– sobre os jeans. Os jeans dela. A história dela. Continuaremos celebrando a maneira única como cada pessoa usa seus jeans AE com confiança. Jeans incríveis ficam bem em todo mundo”.
“Quem me conhece sabe que estou sempre tentando unir as pessoas. Sou contra o ódio e a divisão”, disse ela. “No passado, minha postura era nunca responder à imprensa, seja ela positiva ou negativa, mas recentemente percebi que meu silêncio sobre esse assunto só aumentou a divisão, em vez de diminuí-la. Então, espero que este novo ano traga mais foco no que nos une, em vez do que nos divide.”
Sweeney se manteve em silêncio sobre a controvérsia por meses. Seu primeiro posicionamento veio em uma entrevista à revista GQ em novembro. A artista admitiu nunca ter se sentido inclinada a divulgar uma declaração formal explicando ou defendendo a campanha no auge das críticas.
“Eu sei quem eu sou. Sei quais são os meus valores. Sei que sou uma pessoa gentil”, afirmou a atriz. “Então, não deixo que outros definam quem eu sou. No fim das contas, eu sabia qual era o propósito daquele anúncio –e eram apenas ótimos jeans. Nada daquilo me afetou”.
O debate sobre propaganda de jeans também chegou até Donald Trump. O presidente americano foi questionado sobre os relatos de que a atriz teria nome filiado ao partido Republicano desde 2024 e respondeu: “Ela é uma republicana registrada? Ah, agora eu adorei o anúncio dela! Você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que são republicanas. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o anúncio dela fantástico!”, disse ele.

Deixe um comentário