Ser mãe é um desejo meu, não uma obrigação, diz Barbara Reis, a Lena de 'Três Graças'

“Tem sido um desafio muito rico para mim. Desde que recebi os primeiros textos, entendi que estava lidando com uma personagem atravessada por um desejo muito profundo de maternidade, mas também por muitas camadas de solidão e frustração”, comenta a artista.

LEONARDO VOLPATO
SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Aos 36 anos, a atriz Barbara Reis diz não ter pressa para ser mãe. Situação contrária à que encarna em “Três Graças”. Na trama da Globo, Lena, sua personagem, compra o bebê esperado por Joélly (Alana Cabral). Mesmo sem gestação real, ela sente enjoos, tonturas e a chamada gravidez psicológica.

“Tem sido um desafio muito rico para mim. Desde que recebi os primeiros textos, entendi que estava lidando com uma personagem atravessada por um desejo muito profundo de maternidade, mas também por muitas camadas de solidão e frustração”, comenta a artista.

“A preparação foi mais interna: procurei entender casos reais de mulheres que passam por dificuldades para engravidar ou por gravidez psicológica. Li relatos, reportagens e ouvi histórias próximas. Não tenho na família casos de infertilidade, mas conheço amigas que viveram isso”, diz.

Na visão da atriz, Lena é uma mulher muito intensa e com personalidade forte.É amorosa, mas carrega feridas emocionais grandes. “As frustrações dela vêm de uma idealização de que a ter um filho preencheria todos os vazios da vida. Eu a vejo como alguém que muitas vezes age por impulso e pela emoção do momento. O público pode esperar uma personagem cheia de reviravoltas, que pode tomar atitudes extremas”, revela.

Fora da ficção, Barbara não tem filhos. Ainda. Ela congelou óvulos para tentar realizar seu desejo de ser mãe no momento em que achar conveniente. A atriz é casada com o ator Raphael Najan desde 2023.

“Ser mãe é um desejo, uma vontade minha, mas não é algo que encaro como obrigação ou meta imediata. Penso mais em médio e longo prazos, quando a vida apontar esse caminho. As cenas que envolvem maternidade mexem comigo de forma humana, claro, mas tento usar isso como combustível artístico e não como algo pessoal que me paralise”, reforça.

Barbara diz que as recorrentes perguntas a respeito desse tema, quando respeitosas, não a incomodam. “O que me incomoda é a ideia de que exista um tempo ‘correto’ para engravidar. Eu não acredito nisso”, afirma. “Cada mulher tem sua história, seu corpo, seus planos e seu próprio relógio. Para mim, o tempo certo é o tempo possível e desejado por cada uma, sem pressão externa.”

ESTREIA EM COMÉDIA E NOVOS PLANOS

Desde o último dia 8 de janeiro, Barbara pode ser vista nas telonas do cinema na comédia “Agentes Muito Especiais”. O longa vem à tona de forma paralela ao drama apresentado por ela em “Três Graças”. A atriz conta como consegue “virar a chavinha” para atuar em núcleos tão distintos.

“É um exercício delicioso como atriz. A comédia tem outro ritmo, outra música, e me permitiu mostrar uma faceta mais leve que o público ainda não conhecia. Ao mesmo tempo, o drama me mantém num lugar de profundidade. Poder transitar entre essas energias só reforça o quanto nossa profissão é múltipla”, conta.

Apesar de ser um filme de humor, protagonizado pelos comediantes Marcus Majella e Pedroca Monteiro, a policial Nanda, interpretada por Barbara, não faz necessariamente piadas, mas funciona, segundo a atriz, como um contraponto, quase como um eixo de realidade no meio das confusões dos agentes.

Ela tem mais planos para 2026. É o ano em que celebra uma década desde sua estreia na atuação, em “Velho Chico” (2016). E conta que quer diversificar com séries, cinema e possivelmente teatro. Além disso, diz querer experimentar processos diferentes e personagens mais curtos também.

“Tenho muito orgulho do caminho que percorri. E ainda tenho sonhos: viver uma protagonista de comédia romântica, fazer uma vilã de época ou personagens que me tirem totalmente da zona de conforto”.

Ser mãe é um desejo meu, não uma obrigação, diz Barbara Reis, a Lena de 'Três Graças'

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *