Autor: REDAÇÃO

  • Fizeram com Bolsonaro o que tentaram fazer comigo, diz Trump

    Fizeram com Bolsonaro o que tentaram fazer comigo, diz Trump

    “É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum”, afirmou o presidente do Estados Unidos

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) ter ficado surpreso e muito descontente com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal), acusado de tentativa de golpe de Estado.

    O republicano não disse se aplicaria novas sanções a autoridades brasileiras, como foi questionado, mas afirmou que o STF conseguiu com Bolsonaro o que tentaram fazer com ele próprio nos EUA.

    “Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil. Ele era um homem bom, e não vejo isso acontecendo.”, afirmou, ao deixar a Casa Branca.

    Trump ainda classificou o julgamento como algo “terrível” e “ruim” para o Brasil.

    “Estou muito descontente com isso. Eu conheço o presidente Bolsonaro, não tão bem, mas o conheço como líder de um país. E sempre o considerei muito direto, muito excepcional, na verdade, como homem, um homem muito excepcional. Acho que é algo terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil”, disse Trump.

    Trump vê semelhança entre os casos porque se tornou réu, alvo de uma ação penal nos EUA, em agosto de 2023, acusado de tentar subverter as eleições de 2020.

    Em novembro de 2024, porém, após a eleição do republicano, o procurador especial Jack Smith, porém, pediu o arquivamento do caso. A decisão foi baseada no entendimento de que não se pode processar presidentes em exercício.

    O processo havia sido apresentado após uma investigação liderada por Smith sobre as ações de Trump para tentar se manter no poder que culminaram no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio por uma multidão de seus apoiadores. Trump fez um discurso inflamado perto da Casa Branca na ocasião. O republicano, no entanto, conseguiu se livrar da ação e de suas consequências.

    Aliados de Bolsonaro esperam novas sanções a autoridades brasileiras -do Supremo e também do governo federal- diante do julgamento do ex-presidente.

    Estão no radar dos americanos restringir o visto de mais autoridades brasileiras e aplicar punições financeiras a mais pessoas. Há ainda conversas sobre suspender algumas das 700 exceções dadas pelo governo americano na aplicação de 50% das tarifas a produtos importados do Brasil.

    O governo Trump suspendeu a entrada nos EUA de Moraes e outros sete ministros do STF: Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. O PGR (Procurador-Geral da República), Paulo Gonet, também teve o visto suspenso.

    Os EUA cancelaram ainda o visto da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma suposta retaliação ao Programa Mais Médicos.

    Fizeram com Bolsonaro o que tentaram fazer comigo, diz Trump

  • Catherine Zeta-Jones é alvo de críticas após comentário sobre criança de 12 anos

    Catherine Zeta-Jones é alvo de críticas após comentário sobre criança de 12 anos

    A atriz falou sobre um fã de 12 anos ser ‘atraente’: “Quando eu tiver 70 anos, esse menininho já vai estar com uns 33”, disse afirmou que o rapaz “realmente era lindo”

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Catherine Zeta-Jones, 55, intérprete de Mortícia na série “Wandinha”, da Netflix, virou alvo de críticas nas redes sociais após um comentário considerado inapropriado sobre um garoto de 12 anos.

    Em entrevista ao programa Late Show with Seth Meyers, na NBC, a atriz contou que sua participação na produção ampliou seu público entre os mais jovens. Ganhei uma nova geração de fãs”, disse animada Catherine. A segunda temporada da série inspirada no universo ficcional de “A Família Addams” estreou mundialmente no início de agosto.

    Na mesma ocasião, ela relatou que, durante uma partida de golfe ao lado do marido, o ator Michael Douglas, 80, foi abordada por uma criança pedindo autógrafo. “Um garoto de 12 anos, muito bonito, veio até mim e pediu minha assinatura.” Zeta-Jones afirmou ter achado o menino “atraente” e fez uma observação que repercutiu mal: “Ele realmente era lindo. Então pensei: ‘Quando eu tiver 70 anos, esse menininho já vai estar com uns 33′”.

    O comentário repercutiu negativamente e gerou indignação nas redes sociais. Usuários acusaram a atriz de “romantizar” uma situação imprópria. Na rede social Reddit, as críticas se multiplicaram. “Pensar e falar sobre uma criança dessa maneira é inaceitável, e me deixa com muita raiva que ele tenha pensado que essa seria uma história fofa para compartilhar com o mundo”, escreveu um internauta em um depoimento reproduzido pelo site Page Six.

    No X, ela também recebeu críticas. “Espero que isso tenha sido apenas uma tentativa muito, muito ruim de humor que não funcionou”, opinou um seguidor. “Eu sei que ela é casada com um homem muito mais velho, mas ela já era adulta quando tomou essa decisão”, analisou outro. Sobrou até para o figurino da atriz. ” Zeta-Jones usou um vestido foi totalmente inapropriado para um talk show. Parecia que ela tinha esquecido de colocar uma saia”, disse um perfil na rede.

    Catherine Zeta-Jones é alvo de críticas após comentário sobre criança de 12 anos

  • 1,5 milhão de torcedores se inscrevem para comprar ingressos da Copa 2026 em 24h

    1,5 milhão de torcedores se inscrevem para comprar ingressos da Copa 2026 em 24h

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRES) – Apenas 24 horas após a abertura da primeira janela de inscrições para os sorteios que darão direito à compra de ingressos da Copa do Mundo, cerca de 1,5 milhão de torcedores, de 210 países, já se cadastraram no site de comercialização dos bilhetes da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

    A Copa acontece entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, no Canadá e no México. A abertura acontecerá no estádio Azteca, na Cidade do México, com a final programada para o MetLife Stadium, em Nova Jersey.

    Até o momento, a maior demanda veio de torcedores das sedes Estados Unidos, México e Canadá, seguidos por Argentina, Colômbia, Brasil, Inglaterra, Espanha, Portugal e Alemanha.

    A primeira janela de inscrições para os sorteios, destinada apenas a quem tem cartões Visa, seguirá aberta até o dia 19, ao meio-dia.

    Os sorteados serão notificados por e-mail a partir de 29 de setembro e receberão uma data e um horário para comprar ingressos, com início das vendas programado para 1º de outubro.

    Uma segunda janela para inscrições será aberta entre 27 e 31 de outubro.

    Os preços dos ingressos variam de US$ 60 (R$ 326), em partidas da fase de grupos, até US$ 6.730 (R$ 36,6 mil), para acompanhar a final.

    “Novas fases de venda serão abertas nos próximos meses, garantindo a todos os torcedores oportunidades de se inscrever”, disse a Fifa. “Aqueles que não forem elegíveis à pré-venda Visa, não tiverem êxito no sorteio ou quiserem adquirir entradas adicionais terão novas chances nas próximas etapas.”

    Primeira edição com 48 seleções -16 a mais do que no Qatar, em 2022-, a Copa terá 104 partidas, com as equipes divididas em 12 grupos com quatro times cada um. Os dois primeiros de cada chave avançam, com as 32 seleções passando a se enfrentar em partidas de mata-mata.

    Segundo a Fifa, ingressos para jogos individuais para todas as 104 partidas estarão disponíveis quando as vendas começarem, junto com ingressos específicos por estádio e por seleção.

    Os Estados Unidos abrigarão 78 jogos, distribuídos por 11 cidades. Canadá, em duas cidades, e o México, em três, receberão 13 partidas cada um.

    Até o momento, 18 seleções estão confirmadas na Copa. Além das três anfitriãs, 15 alcançaram suas vagas por meio das disputas classificatórias. A seleção brasileira assegurou seu lugar em junho.

    Ainda não há definição da sede das seleções.

    O sorteio da fase de grupos está programado para 5 de dezembro, em Washington.

    1,5 milhão de torcedores se inscrevem para comprar ingressos da Copa 2026 em 24h

  • Alice Wegmann, Maria Gadú, Carol Castro e outros artistas celebram condenação de Bolsonaro

    Alice Wegmann, Maria Gadú, Carol Castro e outros artistas celebram condenação de Bolsonaro

    Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e pode ficar inelegível até 2062

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A condenação de Jair Bolsonaro (PL), 70, no Supremo Tribunal Federal (STF) movimentou as redes sociais nesta quinta-feira (11).

    A Primeira Turma da Corte formou maioria para punir o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, após ser acusado de liderar uma trama para se manter no poder.

    O julgamento ganhou força com o voto da ministra Cármen Lúcia, que desempatou o placar e consolidou o resultado parcial em 3 votos a 1. Única mulher entre os 11 ministros do STF, sua decisão foi especialmente exaltada por atrizes, cantoras e roteiristas, que viram simbolismo no gesto.

    Nas redes sociais, a atriz Alice Wegmann publicou uma imagem de Bolsonaro com a legenda “Grande Dia” e acrescentou: “Agora sem anistia”. Já Carol Castro direcionou sua mensagem à magistrada: “Parabéns pelo voto a favor de condenar Jair, suprema Cármen Lúcia. As mulheres do Brasil têm orgulho de você.”

    A repercussão também chegou ao campo político e cultural. A atriz Maeve Jinkings classificou o momento como “um voto histórico” e destacou a importância da ministra: “Única mulher entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. Com seu voto, a possibilidade de refundação de um verdadeiro Estado Democrático Brasileiro.”

    A roteirista Manuela Dias publicou uma sequência de imagens com os dizeres “Bolsonaro condenado” e ironizou: “Daqui a pouco a ministra vai mandar o Bozo pra Papuda.”

    Entre os músicos, Maria Gadú fez questão de celebrar a democracia. A cantora postou uma foto com Cármen Lúcia e escreveu: “Vai, Brasil! Viva a soberania brasileira, a justiça e a democracia! Cármen Lúcia e seu voto justiceiro fazendo a gente finalmente chorar de alegria! Bolsonaro condenado!”

     

    Alice Wegmann, Maria Gadú, Carol Castro e outros artistas celebram condenação de Bolsonaro

  • WSL renova contrato e mantém Saquarema no Mundial de Surfe até 2028

    WSL renova contrato e mantém Saquarema no Mundial de Surfe até 2028

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A “Capital Nacional do Surfe” seguirá no mapa da elite mundial. A WSL confirmou a renovação do contrato com a Prefeitura de Saquarema para manter o Rio Pro como etapa do Mundial de Surfe até 2028.

    A decisão consolida Itaúna como um dos palcos mais importantes do circuito e garante a presença da maior etapa do surfe mundial no Brasil por mais três anos.

    Nos últimos anos, Saquarema se firmou como referência global do esporte, reunindo multidões nas areias, movimentando a economia da Região dos Lagos e atraindo atenção internacional.

    Segundo estudo da EY, a edição de 2025 injetou R$ 179 milhões na economia local, com mais de 2.600 empregos diretos gerados.

    Para além das baterias, o evento também ampliou sua dimensão cultural. A última edição contou com o Festival Sun, Sound & Soul, que reuniu nomes da música brasileira e promoveu experiências para fãs de todas as idades.

    Com público recorde de 410 mil pessoas em 2025 e transmissões para milhões de espectadores, o Rio Pro segue crescendo como vitrine para atletas, marcas e para o próprio surfe no Brasil.

    Nesta quinta, Bia Haddad fez valer a potência de seus golpes, muito superior à de Pigossi

    Folhapress | 07:15 – 12/09/2025

    WSL renova contrato e mantém Saquarema no Mundial de Surfe até 2028

  • Jovens manifestantes do Nepal apoiam ex-presidente do Supremo para ser primeira-ministra interina

    Jovens manifestantes do Nepal apoiam ex-presidente do Supremo para ser primeira-ministra interina

    Organizadores dos protestos do Nepal defendem que a ex-presidente da Suprema Corte Sushila Karki assuma como primeira-ministra interina

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Os organizadores dos protestos do Nepal pediram nesta quinta-feira (11) a dissolução do Parlamento após protestos que já deixaram 34 mortos e levaram à renúncia do primeiro-ministro K.P. Sharma Oli, do Partido Comunista.

    O grupo também defende que a ex-presidente da Suprema Corte Sushila Karki, 73, assuma como primeira-ministra interina. Os atos eclodiram após uma proibição do uso de redes sociais no país anunciada na semana passada -a decisão foi revogada após os confrontos.

    Karki foi a primeira mulher nomeada chefe da Suprema Corte do Nepal em 2016 e hoje está aposentada. Seu nome foi proposto ao presidente e ao Exército pelos líderes do movimento dos protestos, segundo um representante dos manifestantes, Ojaswi Raj Thapa.

    “Não estamos tentando dissolver a Constituição”, afirmou Thapa. “Talvez precisemos de algumas mudanças, mas não queremos dissolvê-la.”

    Karki teria concordado em assumir a liderança interina, e esforços estão sendo feitos para encontrar uma via constitucional que permita sua nomeação, disse à Reuters uma pessoa familiarizada com o assunto, sob condição de anonimato.

    Segundo a mídia local, a magistrada estava em negociações com o presidente do país, Ramchandra Paudel, e o chefe do Exército, Ashok Raj Sigdel. Paudel prometeu nesta quinta (11) encontrar uma solução para a atual crise “o mais rápido possível”.

    O Exército anunciou que já capturou 200 presos que fugiram da prisão de Dilli Bazar, em Katmandu, após o local ter sido incendiado em meio aos confrontos.
    Os atos ficaram conhecidos como os protestos da “geração Z” (os nascidos de 1997 a 2012) por reunir adolescentes e jovens na faixa dos 20 anos. Os manifestantes atearam fogo no Parlamento e em casas de membros do governo.

    Após dois dias de confrontos, o Exército retomou o controle da capital, Katmandu, que está sob toque de recolher. Alguns serviços essenciais na cidade haviam sido reestabelecidos, mas soldados continuavam patrulhando as ruas enquanto lojas, escolas e faculdades permaneciam fechadas.

    A atual crise teve início com a divulgação de vídeos virais nas redes sociais contra os “nepo babies” da elite do país, filhos de políticos que ostentam vida luxuosa na internet e cujos pais são acusados de corrupção.

    O governo de Oli respondeu às críticas proibindo 26 redes sociais de operar no Nepal, incluindo Facebook e YouTube. A decisão serviu de estopim para as manifestações. Nem a renúncia de Oli foi o bastante para acalmar os manifestantes, que passaram a fazer novas exigências -como o fim da corrupção e mais empregos para jovens.

    Durante anos, a falta de empregos no Nepal levou milhões de pessoas a procurar trabalho em lugares como Malásia, Oriente Médio e Coreia do Sul, principalmente em canteiros de obras, para poder enviar dinheiro para casa.

    Encravado entre a Índia e a China, o Nepal tem lutado contra a instabilidade política e econômica desde que os protestos levaram à abolição de sua monarquia em 2008.

    Jovens manifestantes do Nepal apoiam ex-presidente do Supremo para ser primeira-ministra interina

  • Itamaraty rebate secretário de Trump e diz que STF deu resposta ao golpismo

    Itamaraty rebate secretário de Trump e diz que STF deu resposta ao golpismo

    O presidente dos EUA, Donald Trump se manifestou e disse ter ficado surpreso com a maioria formada na Primeira Turma do STF para condenar Bolsonaro

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O Itamaraty emitiu nota nesta quinta-feira (11) em que afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) deu resposta ao golpismo ao condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus e disse que ameaças como a feita por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, não intimidarão a democracia do Brasil.

    A Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, sob acusação de liderar uma trama para permanecer no poder. É a primeira vez na história do país que um ex-presidente é punido por esse crime.

    O Poder Judiciário brasileiro julgou, com a independência que lhe assegura a Constituição de 1988, os primeiros acusados pela frustrada tentativa de golpe de Estado, que tiveram amplo direito de defesa. As instituições democráticas brasileiras deram sua resposta ao golpismo. Continuaremos a defender a soberania do País de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem”, diz a nota do Itamaraty.

    “Ameaças como a feita hoje pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia”, completa.

    Segundo apurou a Folha, o presidente Lula (PT) não fez recentemente orientações específicas aos seus ministros sobre como reagir à condenação de Bolsonaro e os demais réus, mas disse a eles em ocasiões anteriores que não queria celebrações nem espetacularização. Um integrante do governo afirma que a ideia é também evitar a vitimização do ex-presidente e o acirramento do ânimo bolsonarista.

    Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann escreveu no X (ex-Twitter) que a decisão foi histórica. Ela ressaltou à reportagem que o governo sempre defendeu o julgamento dentro do processo legal e disse ser necessário um registro de sua importância histórica para que ataques à democracia nunca mais aconteçam. Segundo ela, também é um reconhecimento do trabalho do Judiciário.

    “Acho que não é um fato para festejo, mas para registro e para comemorar a democracia e nossa soberania, que saem fortalecidas”, afirma.

    Chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Rubio escreveu no X (ex-Twitter) que o país responderá “adequadamente” ao que chamou de novo de “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

    “As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos sancionado Alexandre de Moraes continuam, enquanto ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse.

    “Os Estados Unidos responderão adequadamente a esta caça às bruxas”, acrescentou Rubio, que comanda o órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, também se manifestou e disse ter ficado surpreso com a maioria formada na Primeira Turma do STF para condenar Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

    O republicano não disse se aplicaria novas sanções a autoridades brasileiras, como foi questionado, mas afirmou que o Supremo conseguiu com Bolsonaro o que tentaram fazer com ele próprio nos EUA.

    “Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil. Ele era um homem bom, e não vejo isso acontecendo”, afirmou, ao deixar a Casa Branca.

    Em julho, o governo Trump suspendeu a entrada nos EUA de Moraes e outros sete ministros do STF: Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. O PGR (Procurador-Geral da República), Paulo Gonet, também teve o visto suspenso.

    Os EUA cancelaram ainda o visto da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma suposta retaliação ao Programa Mais Médicos.

    Itamaraty rebate secretário de Trump e diz que STF deu resposta ao golpismo

  • Bia Haddad derruba Laura Pigossi e vai às quartas de final do SP Open

    Bia Haddad derruba Laura Pigossi e vai às quartas de final do SP Open

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A brasileira Beatriz Haddad Maia levou uma hora e 37 minutos para despachar a compatriota Laura Pigossi nas oitavas de final do SP Open, na noite de quinta-feira (11). Cabeça de chave número um do campeonato, a 27ª colocada no ranking mundial se impôs sobre a 193ª e construiu uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4.

    A paulistana de 29 anos voltará à quadra Maria Esther Bueno -a principal do parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, onde é disputado o WTA 250 de São Paulo- nesta sexta (12). Nas quartas de final, enfrentará a mexicana Renata Zarazua, que é 84ª colocada do mundo e quinta cabeça de chave do torneio.

    Haddad e Zarazua se enfrentaram duas vezes no circuito, com duas vitórias da brasileira. Na primeira, em 2019, em Bogotá, na Colômbia, Bia levou a melhor por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/2 e 6/3. Na segunda, em 2021, em Macon, nos Estados Unidos, a mexicana teve de abandonar por lesão quando liderava o primeiro set por 3/0.

    Nesta quinta, Bia Haddad fez valer a potência de seus golpes, muito superior à de Pigossi. Não foi o jogo mais consistente da favorita -que teve dificuldades, especialmente no segundo set, com as bolas altas da adversária-, porém ela fez o suficiente para ir às quartas e encarar pela primeira vez uma top 100 no SP Open.

    Mano Menezes vem treinando a equipe com atletas da equipe Sub-20, como Dahora (lateral-direito), Henzo (zagueiro), Rogério (volante), Smiley (volante) e Gabriel Passos (atacante)

    Rafael Damas | 06:00 – 11/09/2025

    Bia Haddad derruba Laura Pigossi e vai às quartas de final do SP Open

  • Bolsonaro foi condenado de forma injusta e EUA responderão adequadamente, diz Rubio

    Bolsonaro foi condenado de forma injusta e EUA responderão adequadamente, diz Rubio

    O presidente dos EUA, Donald Trump, também se manifestou e disse ter ficado surpreso com a maioria formada na Primeira Turma do STF para condenar Bolsonaro

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quinta-feira (11) que o país responderá “adequadamente” ao que chamou de novo de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

    “As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos sancionado Alexandre de Moraes continuam, enquanto ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse o secretário de Estado dos EUA, órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores, no X (ex-Twitter) .

    “Os Estados Unidos responderão adequadamente a esta caça às bruxas”, acrescentou Rubio.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, também se manifestou e disse ter ficado surpreso com a maioria formada na Primeira Turma do STF para condenar Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

    O republicano não disse se aplicaria novas sanções a autoridades brasileiras, como foi questionado, mas afirmou que o Supremo conseguiu com Bolsonaro o que tentaram fazer com ele próprio nos EUA.

    “Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil. Ele era um homem bom, e não vejo isso acontecendo”, afirmou, ao deixar a Casa Branca.

    Trump vê semelhança entre os casos porque se tornou réu, alvo de uma ação penal nos EUA, em agosto de 2023, acusado de tentar subverter as eleições de 2020.

    Em novembro de 2024, porém, após a eleição do republicano, o procurador especial Jack Smith pediu o arquivamento do caso. A decisão foi baseada no entendimento de que não se pode processar presidentes em exercício.

    Aliados de Bolsonaro esperam novas sanções a autoridades brasileiras -do Supremo e do governo federal- diante da condenação do ex-presidente. Estão no radar dos americanos restringir o visto de mais autoridades brasileiras e aplicar mais punições financeiras. Há ainda conversas sobre suspender algumas das 700 exceções dadas pelo governo americano na aplicação de 50% das tarifas a produtos importados do Brasil.

    O governo Trump suspendeu a entrada nos EUA de Moraes e outros sete ministros do STF: Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. O PGR (Procurador-Geral da República), Paulo Gonet, também teve o visto suspenso.

    Os EUA cancelaram ainda o visto da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma suposta retaliação ao Programa Mais Médicos.

    Bolsonaro foi condenado de forma injusta e EUA responderão adequadamente, diz Rubio

  • Ativista atualiza estado de saúde de ex-atriz da Globo, encontrada em condições vulneráveis

    Ativista atualiza estado de saúde de ex-atriz da Globo, encontrada em condições vulneráveis

    Rejane Schumann, de 74 anos, foi encontrada em condições de abandono dentro de um apartamento em Porto Alegre (RS)

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Encontrada pela Polícia Civil em condições de abandono dentro de um apartamento em Porto Alegre (RS) há uma semana, Rejane Schumann, 74, continua recebendo atendimento médico na capital gaúcha. Quem atualizou o processo de recuperação da ex-atriz da Globo foi a ativista Deise Falci, nesta quarta-feira (10), após uma visita.

    Em postagem publicada no Instagram, Deise mostrou a idosa, destacando que ela estava sendo bem cuidada. No vídeo, Rejane aparece falando várias línguas, incluindo inglês e italiano, e Deise comentou: “Ela fala várias línguas! Cada vez me surpreendendo mais!”.

    Na legenda, a ativista também compartilhou detalhes sobre a recuperação da artista: “Muitas confusões mentais, é claro, mas estamos ajeitando muitas coisas nesta semana. Ela vai fazer exames, está com acompanhamento psicológico e temos uma baita notícia para dar em breve!”, escreveu.

    Rejane Schumman é ex-atriz e jornalista, foi encontrada em situação de vulnerabilidade, morando com quatro cães e três gatos. Conhecida por seus trabalhos nas novelas ” O Feijão e o Sonho” (1976), “Espelho Mágico” (1977), “Dancin’ Days” (1978) e “Pai Herói” (1979), todas na Globo, Rejane Schumann não atuava em tramas desde 1980. Ela abandonou a carreira de atriz para se dedicar ao jornalismo, ao direito (teve uma atuação na área jurídica) e à literatura.

    Ativista atualiza estado de saúde de ex-atriz da Globo, encontrada em condições vulneráveis