Autor: REDAÇÃO

  • Só 9 jogadores foram convocados pelos 4 técnicos da seleção no pós-Copa

    Só 9 jogadores foram convocados pelos 4 técnicos da seleção no pós-Copa

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Jr e Carlo Ancelotti. O que os quatro treinadores da seleção brasileira durante o ciclo da Copa de 2026 têm em comum? A escolha por apenas nove nomes coincidentes em suas convocações.

    No total, foram 84 jogadores diferentes convocados pelo quarteto durante o atual ciclo da Copa do Mundo. Ramon e Ancelotti tiveram duas convocações cada, Diniz fez três listas, enquanto Dorival esteve em seis convocações.

    Dos nove atletas que são o ponto de encontro entre as listas, somente sete efetivamente trabalharam com os quatro técnicos. Isso porque Casemiro e Joelinton não chegaram a se apresentar a Dorival e Ancelotti, respectivamente, por lesão.

    O volante que é um dos líderes da seleção foi convocado por Dorival na primeira lista, mas acabou cortado por lesão. Ele chegou a ir ao hotel da equipe em Londres e se reuniu com Dorival, mas nunca mais foi convocado.

    Já Joelinton apareceu na segunda lista de Ancelotti e acabou cortado por lesão. O jogador ainda pode ter mais chances durante as três listas restantes antes da Copa do Mundo.

    O nome mais surpreendente talvez seja o do lateral Vanderson. O jogador não é unanimidade, nem tem status de titular na seleção, mas foi testado por todos os treinadores que passaram pelo ciclo.

    Outro que carimbou ao menos uma lista com cada um dos quatro foi o centroavante Richarlison. nesta quinta-feira (11), o Pombo não se encontra em posição privilegiada para disputar a Copa do Mundo de 2026, mas é figura frequente nas convocações de Ancelotti.

    CONFIRA OS NOVE JOGADORES CONVOCADOS PELOS QUATRO TREINADORES:

    Goleiro: Alisson
    Laterais: Danilo e Vanderson
    Zagueiro: Marquinhos
    Meias: Casemiro, Bruno Guimarães e Joelinton
    Atacantes: Vini Jr e Richarlison

    Mano Menezes vem treinando a equipe com atletas da equipe Sub-20, como Dahora (lateral-direito), Henzo (zagueiro), Rogério (volante), Smiley (volante) e Gabriel Passos (atacante)

    Rafael Damas | 06:00 – 11/09/2025

    Só 9 jogadores foram convocados pelos 4 técnicos da seleção no pós-Copa

  • Brasileiro condenado por tráfico de drogas na Tailândia tem pena reduzida por perdão do rei

    Brasileiro condenado por tráfico de drogas na Tailândia tem pena reduzida por perdão do rei

    Segundo advogado, decisão foi comunicada pela Embaixada do Brasil em Bancoc

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Preso em 2022 ao desembarcar no aeroporto de Bancoc com 6,5 kg de cocaína, o paranaense Jordi Beffa recebeu perdão real do rei da Tailândia em agosto e terá sua pena reduzida. A informação foi confirmada à Folha de S.Paulo por seu advogado.

    Jordi, à época com 24 anos, foi detido no mesmo dia em que outros dois brasileiros foram presos também com uma carga de cocaína de 9 kg. Natural de Apucarana (PR), o jovem foi condenado a sete anos de prisão. Com a redução, ele deve cumprir mais um ano e cinco meses de pena.

    “O perdão real é concedido pelo rei da Tailândia. Guardadas as peculiaridades de cada país, pode-se dizer que equivale ao indulto natalino praticado no Brasil”, disse o advogado Petrônio Cardoso, defensor de Jordi.

    Ele disse ter sido informado da decisão pela Embaixada do Brasil em Bancoc.

    O perdão concedido pelo rei Maha Vajiralongkorn levou em conta o bom comportamento e a disponibilidade para trabalhos internos, segundo Cardoso.
    Sua pena, cumprida desde 2022, ainda deve durar mais um ano e cinco meses, de acordo com a defesa. Depois disso, ele estará livre para voltar ao Brasil.

    A legislação tailandesa é conhecida pelo rigor na punição a condenados por tráfico. Existe a possibilidade de pena de morte para este tipo de crime no país, dependendo do tipo de droga.

    Segundo o advogado, a comunicação de Jordi é feita prioritariamente com os pais dele, por meio de videoconferências, em um aplicativo da prisão em Samut Prakan, onde ele está detido, a 40 km da capital tailandesa. De acordo com as informações que Cardoso recebeu da embaixada, o jovem está em bom estado de saúde e não fez reclamações sobre a sua situação na prisão.

    O Ministério das Relações Exteriores afirma que presta assistência consular ao brasileiro desde 2022 por meio da embaixada. A pasta não divulga nomes ou o desdobramento do caso.

    Brasileiro condenado por tráfico de drogas na Tailândia tem pena reduzida por perdão do rei

  • Dino pede investigação à PF por ameaças após voto para condenar Bolsonaro

    Dino pede investigação à PF por ameaças após voto para condenar Bolsonaro

    As mensagens começaram a circular logo após o ministro proferir seu voto, na terça-feira (9), no julgamento da trama golpista, que foi para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino enviou nesta quarta-feira (10) um ofício à PF (Polícia Federal) pedindo a abertura de investigação sobre ameaças contra sua vida e integridade física publicadas na internet.

    Segundo o documento, as mensagens começaram a circular logo após o ministro proferir seu voto, na terça-feira (9), no julgamento da trama golpista, que foi para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Dino relatou que as ameaças fazem constante alusão a eventos ocorridos no Nepal, o que, segundo ele, parece sugerir uma ação concertada com caráter de incitação. O país registra uma onda de protestos em várias cidades que deixou 25 mortos, com ataques a prédios públicos, residências de políticos e sedes de partidos.

    O ministro anexou exemplos que classificou como gravíssimos, apontando a possibilidade de crimes como coação no curso de processo.

    “Lembro que tais fatos, além da relevância em si, podem deflagrar outros eventos violentos contra pessoas e o patrimônio público. Como sabemos, há indivíduos que são conduzidos por postagens e discursos distorcidos sobre processos judiciais, acarretando atos delituosos – a exemplo de ataques ao edifício-sede do STF, inclusive com uso de bombas”, disse, no documento.

    No STF, Bolsonaro e os outros sete acusados são julgados pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

    Fux já votou para condenar Mauro Cid por tentativa de abolir Estado de Direito e absolvê-lo de organização criminosa armada. Sobre o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, absolveu dos crimes de organização criminosa, abolição do Estado de Direito, golpe e dano a patrimônio. As análises continuam.

    Em relação a Bolsonaro, Fux afirmou que o ex-presidente não pode ser acusado de golpe de Estado pois ele era “o mandatário do cargo ocupado”. Ele também disse que Bolsonaro não pode ser culpado pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, por terem sido cometidos por terceiros.

    O ministro do STF também votou por livrar Bolsonaro crimes relacionados aos ataques às urnas eletrônicas, à Abin paralela, às blitzes da PRF e aos relatórios sobre as urnas eletrônicas produzidos pelas Forças Armadas e pelo Partido Liberal.

    Além de Fux, já votaram os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, ambos pela condenação dos réus. Depois de Fux, a previsão é que falem Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O julgamento deverá continuar nesta quinta (11) e na sexta (12).

    Dino pede investigação à PF por ameaças após voto para condenar Bolsonaro

  • Globo grava piloto com Jade Picon para possível novela em formato vertical

    Globo grava piloto com Jade Picon para possível novela em formato vertical

    A ideia da emissora é que a produção emule formato popularizado por redes como o TikTok, que ganhou fama com episódios de até cinco minutos

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Globo está gravando o primeiro capítulo de uma novela gravada em vertical, que será estrelada pela atriz e influenciadora digital Jade Picon. Com direção de Adriano Melo, a ideia é que a produção emule formato popularizado por redes como o TikTok, que ganhou fama com episódios de até cinco minutos.

    A iniciativa foi descrita como um “microdrama”. “Em mais uma iniciativa voltada para inovação, os Estúdios Globo desenvolvem projetos de dramaturgia em múltiplos formatos. O ‘microdrama’, gravado na vertical, é um deles. Está em fase de piloto e passará pelos habituais processos de avaliação. Não há previsão de exibição”, afirmou a assessoria da emissora.

    Como a maioria dos pilotos na indústria televisiva, a gravação servirá como teste, que pode implicar na possível aprovação do formato. Com o material finalizado, a Globo irá negociar a produção completa da novela, que pode ser exibida em plataformas próprias, como o Globoplay e o Gshow, ou mesmo redes terceiras como o próprio TikTok.

    O formato já havia sido testado pela emissora no período final da novela “Garota do Momento”, mas o projeto da vez trará uma história original e pensada para o ambiente digital. Não há planos de que ela seja exibida na TV Globo.

    Entre os planos da emissora também está a possível produção de doramas, outro fenômeno que tem dominado os streamings.

    Globo grava piloto com Jade Picon para possível novela em formato vertical

  • Gui Negão exalta Yuri Alberto e festeja fama repentina no Corinthians: ‘Às vezes não acredito’

    Gui Negão exalta Yuri Alberto e festeja fama repentina no Corinthians: ‘Às vezes não acredito’

    Gui Negão está sorrindo de orelha a orelha. Em conversa na zona mista da Neo Química Arena, o atacante não escondeu a felicidade de ter sido novamente o herói da vitória corintiana sobre o Athletico Paranaense na Copa do Brasil. Se em Curitiba ele marcou o gol da vitória por 1 a 0 que deu a vantagem aos paulistas, nesta quarta ele voltou a balançar as redes e deu uma assistência para Rodrigo Garro no triunfo por 2 a 0 em Itaquera.

    O jogador de 18 anos falou que ainda está se acostumando com a fama repentina. “Às vezes não acredito que as pessoas me reconhecem. Hoje em dia eu vou no mercado para ver se as pessoas falam meu nome. Eu fico muito feliz com isso”, brincou o atacante, arrancando risos dos jornalistas.

    Havia a expectativa de Yuri Alberto retornar ao time titular nesta quarta-feira. O camisa 9 está plenamente recuperando de uma cirurgia de hérnia inguinal, mas Dorival preferiu dar sequência a Gui Negão. O jovem enalteceu o camisa 9 e revela que se inspira no companheiro.

    “Ele é minha inspiração, dentro e fora de campo. Vejo ele nos treinos, as coisas que ele faz, o que agrega no meu jogo também. É muito importante ter um cara como ele do lado”, disse Gui, que despistou sobre a chance de permanecer como titular para os próximos jogos. “Isso aí é com o Dorival”.

    Em agosto, Gui Negão renovou com o Corinthians até 2030. A multa rescisória do atleta é de R$ 140 milhões para transferências nacionais e 100 milhões de euros (R$ 634,4 milhões) em caso de saída para clubes do exterior. O atacante recebeu uma proposta antes de acertar a renovação de vínculo, mas optou por permanecer no clube.

    “Chegou aos meus empresários, mas foi uma decisão boa não ter ido e ter ficado no clube treinando porque a oportunidade iria chegar e estou conseguindo responder bem”, iniciou. “Fiquei feliz quando chegou a renovação porque isso me valoriza e me motiva mais”, completou.

    O jogador também falou sobre a sequência do Corinthians na temporada. Com as semifinais da Copa do Brasil marcadas apenas para dezembro, o time terá tempo para focar somente no Brasileirão.

    “Depois do jogo com o Vasco mudamos a postura da equipe. Merecíamos a vitória contra o Palmeiras e vencer hoje tenho certeza de que será muito bom para a sequência do Brasileiro”, disse o jogador.

    Mano Menezes vem treinando a equipe com atletas da equipe Sub-20, como Dahora (lateral-direito), Henzo (zagueiro), Rogério (volante), Smiley (volante) e Gabriel Passos (atacante)

    Rafael Damas | 06:00 – 11/09/2025

    Gui Negão exalta Yuri Alberto e festeja fama repentina no Corinthians: ‘Às vezes não acredito’

  • Julgamento de Bolsonaro: Quinto dia tem expectativa por desfecho das condenações

    Julgamento de Bolsonaro: Quinto dia tem expectativa por desfecho das condenações

    O julgamento será reiniciado a partir das 14h desta quinta-feira (11), após sessão com voto de mais de 11 horas de Luiz Fux

    O julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ter, nesta quinta-feira, 11, uma definição sobre condenações e absolvições do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus. O julgamento será reiniciado a partir das 14h. Os trabalhos da manhã foram cancelados após a longa sessão de ontem.

    Terceiro a julgar o caso, o ministro Luiz Fux levou mais de 11 horas para votar, na quarta-feira, 10, pela absolvição de Bolsonaro. O voto foi considerado inesperado pela plateia de advogados e deputados que compareceram à Primeira Turma para acompanhar a sessão.

    Fux afirmou que não há provas para condenar Bolsonaro por nenhum dos crimes atribuídos a ele na denúncia: golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito, organização criminosa, dano qualificado e dano ao patrimônio tombado. “Não há provas suficientes para imputar ao réu Jair Messias Bolsonaro os crimes de tentativa abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado”, declarou.

    Fux também votou para absolver o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha que teria aceitado ceder tropas para uma ruptura democrática, de todos os crimes, e para condenar Mauro Cid por tentativa de abolição do Estado democrático de direito. Antes o ministro havia decidido pela improcedência das acusações de abolição do Estado democrático de direito, de crimes de organização criminosa e organização criminosa armada e de dano ao patrimônio.

    Mais cedo, ele havia acolhido algumas das preliminares apresentadas pelas defesas que abrem brecha para a nulidade do processo. O voto animou as defesas dos réus e selou a divergência com o relator do caso, Alexandre de Moraes. Com isso, Fux reduziu a diferença no placar pela condenação de Bolsonaro e aliados para dois a um, após votos de Moraes e Flávio Dino contra o ex-presidente. Existe uma expectativa de que o placar seja fechado em quatro a um com os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

    No começo da manhã, Fux fez uma explanação acerca da definição e das diferentes categorias de democracia observadas no mundo. Para configurar uma tentativa de abolição, segundo ele, deve estar configurado um “perigo real, não meramente hipotético”, do agente da ação. Seria também preciso dolo do agente contra todos os aspectos do Estado de direito, como separação de Poderes, eleições livres e liberdades individuais.

    Em relação à acusação de organização criminosa, ele argumentou que a denúncia não narrou em qualquer trecho que os réus pretendiam praticar delitos reiterados de modo permanente, como exige o tipo de organização criminosa. “As alegações finais do Ministério Público tampouco descreveram a permanência e a estabilidade da organização criminosa para a prática de delitos indeterminados”, declarou.

    Fux também afirmou não ter visto “inequívoca intenção dolosa” dos réus para a imputação de dano ao patrimônio. Sem estar caracterizado dessa forma, segundo o magistrado, não há autoria imediata da ação, nem mesmo para Jair Bolsonaro, apontado como o líder do grupo denunciado. “Pelo contrário, há evidências de que, assim que a destruição começou, tomaram medidas para evitar que o edifício do Supremo fosse invadido pelos vândalos.”

    A duração do voto cansou os colegas – o procurador-geral da República, Paulo Gonet, demonstrou sonolência, e Moraes bocejou em algumas ocasiões. Passava das 19h quando o presidente da Turma, Zanin, chegou a perguntar se Fux iria se prolongar ainda mais com a sua leitura. A sessão começou às 9h. Na quinta-feira, o julgamento será retomado no mesmo horário e pode levar o dia todo.

    Preliminares

    Fux começou a leitura de seu voto cumprindo a promessa, feita durante o voto de seu colega Alexandre de Moraes, de que voltaria às questões preliminares na sua vez – indicando que a questão não estava pacificada. O ministro listou cinco preliminares levantadas pelas defesas dos oito réus: a competência do STF para julgar o caso; a competência da Primeira Turma em detrimento do plenário para o julgamento; o cerceamento do direito de defesa; a validade de colaboração premiada de Mauro Cid e a sustação da ação penal contra o réu Alexandre Ramagem.

    Para Fux, há uma “Incompetência absoluta” do STF pra julgar a trama golpista. Ele argumenta que os réus perderam os seus cargos antes de a Corte firmar o novo entendimento que a permitiu julgar esse tipo de ação. Os réus, segundo ele, deveriam ser julgados pela Justiça Federal.

    Uma vez que a ação está no Supremo, Fux também entende que o âmbito ideal para o julgamento seria no plenário, com voto dos 11 ministros, e não nas Turmas – cada qual formada por cinco deles, estando ausente apenas o presidente da Corte, no caso Luís Roberto Barroso.

    “Ao rebaixar a competência original do plenário para uma das turmas, estaríamos silenciando as vozes de ministros que poderiam esterilizar a formar de pensar sobre os fatos a serem julgados nesta ação penal. A Constituição Federal não se refere às Turmas, ela se refere ao plenário e seria realmente ideal que tudo fosse julgado pelo plenário do STF com a racionalidade funcional”, declarou Fux.

    Outra questão a trazer acalento aos bolsonaristas foi a posição de Fux sobre a alegação de cerceamento de defesa em razão de uma “avalanche” de documentos. O ministrou citou os 70 terabytes de dados, incluindo “bilhões de páginas”, 1,2 mil laudos periciais e mais de mil equipamentos eletrônicos apreendidos junto aos investigados para acolher o argumento dos advogados de que eles tiveram pouco tempo para analisar tamanha carga de provas.

    “Os advogados, seja os constituídos pelo acusado ou nomeados pelo juiz, têm direito de acesso aos autos do processo e da investigação penal, ainda que em tramitação de regime de sigilo, considerada a essencialidade do direito de defesa”, afirmou. E disse que “toda pessoa acusada tem direito à plena igualdade e diversas garantias, entre as quais dispor de tempo necessário para garantir sua defesa”.

    Os três posicionamentos vão ao encontro à argumentação de Bolsonaro e seus aliados de que o julgamento, como tal, não deveria ocorrer. Enquanto a leitura do voto, diversos aliados do ex-presidente manifestaram elogios e empolgação com o ministro. “Fux vai gabaritar”, afirmou o advogado Fabio Wajngarten, conselheiro de Bolsonaro.

    Fux também declarou ter mudado de opinião sobre a validade da delação de Cid. Ele disse ter “chegado à conclusão que o réu colaborou com as delações sempre acompanhado de advogado” e que as advertências pontuais feitas pelo relator “fazem parte” da dinâmica do instituto do colaborador. Fux também concordou em sustar as ações penais contra Ramagem que tenham relação com crimes cometidos durante o seu mandato como deputado federal – no caso, dano ao patrimônio público e dano ao patrimônio tombado, ocorridos durante os ataques do 8 de Janeiro.

    Julgamento de Bolsonaro: Quinto dia tem expectativa por desfecho das condenações

  • Fluminense reverte vantagem do Bahia com brilho de Thiago Silva no fim e avança

    Fluminense reverte vantagem do Bahia com brilho de Thiago Silva no fim e avança

    SÃO PAULO, SP (UOLFOLHAPRESS) – O Fluminense cresceu no segundo tempo, venceu o Bahia por 2 a 0, no Maracanã, e se garantiu na semifinal da Copa do Brasil. Canobbio e Thiago Silva marcaram os gols do jogo. Ambos saíram já na etapa final. O time carioca fechou o agregado em 2 a 1. Na ida, o Bahia havia vencido por 1 a 0.

    O Fluminense espera por Botafogo ou Vasco na semifinal. As equipes se enfrentam amanhã, no Nilton Santos, pelo jogo de volta das quartas. Na ida, empate por 1 a 1, em São Januário. Com a vaga do Flu, a Copa do Brasil já tem um carioca garantido na decisão.

    As duas equipes voltam a campo para disputar a 23ª rodada do Brasileirão. No sábado, o Fluminense recebe o Corinthians, às 21h (de Brasília). Na segunda-feira, o Bahia recebe o Cruzeiro, às 20h.

    O JOGO

    O Fluminense fez uma partida segura defensivamente. Thiago Silva e Freytes pouco tiveram trabalho com o ataque do Bahia, que deu a bola para os cariocas por já ter vencido o jogo de ida.

    No ataque, o capitão precisou de apenas um toque para colocar o Fluminense na semifinal. Bastou uma movimentação na direção contrária enquanto todos fechavam para a pequena área, e o camisa 3 apareceu sozinho para fazer o gol da classificação -Canobbio havia marcado de pênalti antes.

    Em 2007, pouco tempo depois de surgir como destaque no Flu, o zagueiro foi um dos líderes do time campeão contra o Figueirense. Ele é o único remanescente daquele elenco.

    FLUMINENSE
    Fábio; Guga, Freytes, Thiago Silva e Renê; Martinelli (Bernal), Nonato (Acosta) e Hércules; Serna (Keno), Canobbio e Everaldo (Cano). T.: Renato Gaúcho

    BAHIA
    Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Juninho); Kayky (Sanabria), Michel Araújo (Iago) e Willian José (Cauly). T.: Rogério Ceni

    Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
    Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
    Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Inês Back (SP)
    VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
    Gols: Canobbio (9’/2°T), Thiago Silva (38’/2°T)
    Cartões amarelos: Acevedo, Kayky, Ronaldo, Iago, Cauly (BAH), Canobbio, Freytes (FLU)

    Mano Menezes vem treinando a equipe com atletas da equipe Sub-20, como Dahora (lateral-direito), Henzo (zagueiro), Rogério (volante), Smiley (volante) e Gabriel Passos (atacante)

    Rafael Damas | 06:00 – 11/09/2025

    Fluminense reverte vantagem do Bahia com brilho de Thiago Silva no fim e avança

  • Fux passa de algoz de réus do 8/1 a aliado de Bolsonaro em julgamentos

    Fux passa de algoz de réus do 8/1 a aliado de Bolsonaro em julgamentos

    Voto de Luiz Fux, no STF, deixou especialitas e juristas confusões com os argumentos em favor a maioria dos réus acusados de trama golpista; ministro votou favorável e condenou réus de outros núcleos do caso

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ministro Luiz Fux mudou significativamente os seus votos nos últimos meses em ações sobre atos golpistas, conforme os processos foram gerando maior repercussão política e com a aproximação do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Fux decidiu nesta quarta-feira (10) se manifestar pela absolvição de Bolsonaro por todos os crimes pelos quais ele era acusado no núcleo central da trama golpista, depois de cerca de 12 horas de leitura do seu voto.

    Em diversas ações penais do 8 de janeiro, Fux acompanhou integralmente o relator Alexandre de Moraes, com votos duros e penas pesadas, sobre todas as acusações apresentadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

    As pessoas que participaram mais ativamente dos ataques aos prédios dos Poderes foram acusadas dos mesmos crimes imputados a Bolsonaro: abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

    Um exemplo relativamente recente no qual o ministro acompanhou Moraes é o caso de Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida nas redes como Fátima de Tubarão.

    Fátima foi condenada a uma pena de 17 anos em agosto do ano passado. Ela havia sido presa preventivamente na 3ª fase da operação Lesa Pátria, em janeiro de 2023.

    Ela foi presa por aparecer em imagens dentro do Palácio do Planalto. Em um dos vídeos, ela cita Moraes e afirma: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”.

    À época do julgamento, Fux votou pela mesma pena proposta por Moraes, e foi acompanhando por Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
    Em março deste ano, conforme a Primeira Turma do Supremo votava o recebimento da denúncia contra Bolsonaro, Fux já dava os primeiros sinais de retração nas suas convicções.

    À época, ele começou a questionar a prisão da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que ficou conhecida por pichar a estátua da Justiça localizada em frente à sede do STF, no 8 de janeiro.

    Na época, Fux criticou em sessão a condução dos casos do 8 de janeiro e disse ver “penas exacerbadas”. A fala ocorreu na esteira de grande mobilização do bolsonarismo, inclusive no Congresso, em torno do caso de Débora.

    Em manifestação na avenida Paulista, em março, o caso da cabeleireira foi intensamente explorado, e apoiadores de Bolsonaro levaram batons para protestar. Bolsonaro costumava citar o caso dela com frequência para criticar o que considera abusos do STF.

    O julgamento de Débora ocorreu em foi encerrado deste ano, no plenário virtual da Primeira Turma do Supremo, depois de Fux pedir vista (mais tempo par análise).

    Ela foi condenada uma pena de 14 anos de prisão em regime fechado, com votos de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

    Fux, no entanto, votou para condenar Débora a apenas um ano e seis meses de reclusão, pelo crime de deteriorar “bem especialmente protegido por lei”, e a absolveu dos demais crimes.

    “Considerando que a pena definitiva fixada em meu voto é inferior ao tempo em que a ré esteve reclusa preventivamente, deixo de analisar o regime inicial de cumprimento da pena, sua substituição por penas restritivas de direitos e a eventual aplicação da suspensão condicional da pena”, votou Fux à época.

    Fux também mudou de posição em duas oportunidades durante o julgamento da trama golpista nesta quarta. Em um primeiro momento, decidiu condenar Mauro Cid por considerar que uma reunião que ele participou com militares com formação em forças especiais, em 28 de novembro de 2022, configurava um ato executório para a abolição do Estado Democrático de Direito.

    Depois, ao citar a mesma reunião enquanto tratava sobre Bolsonaro, o ministro disse que a reunião não poderia configurar uma organização para um golpe contra a democracia.

    “A alegação me causou perplexidade, considerando que a reunião foi realizada em um salão de festa de um condomínio da Asa Norte, em Brasília, onde o pilotis é aberto ao público e não há privacidade necessária para discussão de assuntos tão sensíveis”, disse.

    Fux passa de algoz de réus do 8/1 a aliado de Bolsonaro em julgamentos

  • Rei Charles 3º e príncipe Harry se encontram pela 1ª vez em mais de um ano

    Rei Charles 3º e príncipe Harry se encontram pela 1ª vez em mais de um ano

    Os primeiros sinais de reconciliação entre pai e filho surgiram em julho, quando assessores de Harry e Charles se reuniram em Londres para discutir uma reaproximação

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O rei Charles 3º e o príncipe Harry se reencontraram pela primeira vez em um ano e meio. Eles não se viam desde fevereiro do ano passado.

    O rei e o príncipe se encontraram na Clarence House, residência oficial de Charles e da rainha Camilla em Londres. Harry chegou de carro à residência, onde passou cerca de 55 minutos antes de ir embora.

    Charles e Harry se viram pela última vez no ano passado, dias após o rei revelar que havia sido diagnosticado com câncer. “Eu falei com ele. E embarquei em um avião e fui vê-lo o mais rápido que pude. Eu amo minha família. Sou grato por poder entrar em um avião, vê-lo e passar um tempo com ele”, disse o príncipe, na época, em entrevista ao programa “Good Morning America”.

    Desde então, pai e filho não se falavam, segundo fontes próximas a Harry. Segundo a revista People, Charles não atendia a ligação do filho nem respondia às suas mensagens. Em maio, o príncipe disse que “amaria se reconciliar” com a família.

    Os primeiros sinais de reconciliação surgiram em julho, quando assessores de Harry e Charles se reuniram em Londres para discutir uma reaproximação. Segundo o DailyMail, Harry fez uma “oferta de paz” à família, dando acesso à sua agenda de compromissos para evitar “disputas de publicidade” entre os Sussex e a realeza. ” Agora, Harry tem um novo jeito de pensar e quer diminuir conflitos com a família”, disse uma fonte ao tabloide.

    Rei Charles 3º e príncipe Harry se encontram pela 1ª vez em mais de um ano

  • Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México

    Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México

    O veículo capotou sob uma ponte em Iztapalapa, na Cidade do México, pegou fogo e explodiu

    Nesta quarta-feira (10), um caminhão-tanque de gás capotou, pegou fogo e explodiu em uma rodovia na Cidade do México, deixando ao menos dez pessoas mortas e outras 70 feridas.

    Segundo as autoridades locaisa, a explosão atingiu vários carros e caminhões que estavam perto de onde ocorreu o acidente, localizado na divisa entre o distrito de Iztapalapa, na capital, e Chalco, no vizinho estado do México.

    A prefeita da Cidade do México, Clara Brugada, disse no X (antigo Twitter) , que 10 pessoas perderam a vida e 70 tiveram ferimentos. Ela também divulgou uma lista preliminar de hospitalizados, que será atualizada conforme as avaliações médicas prosseguem.

    Vítimas sofreram queimaduras graves

    Equipes de emergência foram acionadas rapidamente após o acidente. Muitas vítimas tiveram queimaduras graves, segundo autoridades locais. O corpo de bombeiros informou que as chamas foram totalmente extintas dentro e ao redor do caminhão-tanque que transportava gás.

    Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México