Autor: REDAÇÃO

  • Moraes diz não haver dúvida de tentativa de golpe e que Bolsonaro liderou atos executórios

    Moraes diz não haver dúvida de tentativa de golpe e que Bolsonaro liderou atos executórios

    O ministro afirmou que desde 2021 já havia atos executórios para uma tentativa de golpe, com o objetivo de desacreditar a democracia e manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ministro Alexandre de Moraes iniciou na manhã desta terça-feira (9) o voto no julgamento do núcleo central da trama golpista após a eleição do ano passado, que tem entre os réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Ao iniciar o seu voto sobre as acusações em relação aos oito réus, Moraes afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) já reconheceu que houve uma tentativa de golpe que culminou no 8 de Janeiro e que o que se discute nesse julgamento é se os réus participaram de eventuais crimes. Ele também apontou Bolsonaro como líder dos chamados atos executórios.

    Não há nenhuma dúvida, em todas essas condenações e mais de 500 acordos de não persecução penal, de que houve tentativa de abolição ao Estado democrático de Direito, de que houve tentativa de golpe, de que houve organização criminosa”, afirmou Moraes, que é o relator do processo.

    Moraes afirmou que desde 2021 já havia atos executórios para uma tentativa de golpe, com o objetivo de desacreditar a democracia e manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder. Por exemplo, a live contra as urnas de julho daquele ano, assim como a entrevista de 3 de agosto na qual ele mostra supostos laudos de que havia fraudes na votação eletrônica.

    De acordo com o ministro, eram “atos executórios e já públicos, com graves ameaças à Justiça Eleitoral”, e que esses episódios tinham “graves ameaças e grande divulgação de desinformação”.

    Ele citou entre os atos preparatórios da época uma agenda apreendida com o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno. “Não é razoável achar normal um general do Exército, quatro estrelas, ter uma agenda com anotações golpistas”, afirmou Moraes.

    Após seu voto, os demais ministros da Primeira Turma do Supremo também se manifestarão. Pela ordem, ele será sucedido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

    A expectativa é de que o voto do ministro dure em torno de quatro horas. Além de Bolsonaro, o ministro também irá tratar das acusações que envolvem os outros sete réus do núcleo central da tentativa de golpe após a derrota de Bolsonaro para Lula (PT).

    A sessão desta terça irá até as 19h, e depois o julgamento será retomado nesta quarta-feira (10), pela manhã.

    Antes de ler o voto, Moraes negou pedidos da defesa para anular o processo por causa das chamadas questões preliminares.

    Ele, por exemplo, manteve a delação do tenente-coronel Mauro Cid, cujo acordo é questionado por parte dos advogados, inclusive o de Bolsonaro.

    Segundo Moraes, “beira a litigância de má-fé” que as defesas digam que os oito primeiros depoimentos de Cid sejam totalmente contraditórios ou “oito diferentes delações”.

    A fala foi feita ao negar que não há necessidade de anular a delação por causa do fracionamento dos depoimentos. Ele afirma que foi uma estratégia da Polícia Federal fazer a divisão das audiências em temas, com fatos diversos.

    O desejo do ministro é que o julgamento seja concluído ainda nesta semana, e que não tenha um ritmo quebrado antes de seu fim. A expectativa dos membros da Primeira Turma é que o voto de Luiz Fux, que tem uma postura de contraponto a Moraes, também seja alongado.

    A pedido de Moraes, o presidente da turma, Cristiano Zanin, acrescentou um dia extra de sessões.

    Inicialmente, haveria julgamento apenas nesta terça, nesta quarta e na sexta (12). Na semana passada, porém, foi definido que também serão realizadas sessões durante todo o dia de quinta (11).

    À exceção da quarta, que terá julgamento apenas pela manhã, as sessões começarão às 9h, com um intervalo, e devem acabar às 19h.

    Na semana passada, Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defenderam punições pela trama golpista.

    Em uma declaração inesperada, Moraes quebrou o padrão de iniciar o julgamento com a leitura do relatório, que é um resumo descritivo do processo, e disse que a pacificação do país não pode ser alcançada com impunidade, além de mandar recados contra as tarifas de Donald Trump e as articulações de Eduardo Bolsonaro nos EUA.

    “A pacificação do país depende do respeito à Constituição, da aplicação das leis e do fortalecimento das instituições, não havendo possibilidade de se confundir a saudável e necessária pacificação com a covardia do apaziguamento, que significa impunidade e desrespeito à Constituição federal. E mais: significa incentivo a novas tentativas de golpe de Estado”, disse.

    Moraes afirmou que o tribunal julga o caso sem interferências e que ignora tentativas de obstrução.

    “Esse é o papel do Supremo Tribunal Federal: julgar com imparcialidade e aplicar a Justiça a cada um dos casos concretos, independentemente de ameaças ou coações, ignorando pressões internas ou externas”, declarou.

    No segundo dia do julgamento, na quarta (3), a defesa de Bolsonaro buscou desvinculá-lo do 8 de Janeiro e do plano de assassinato de autoridades.

    Bolsonaro é acusado pela PGR de praticar os crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade.

    Também são réus no processo Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI); Mauro Cid (ex-chefe da Ajudância de Ordens, que também é delator), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

    Moraes diz não haver dúvida de tentativa de golpe e que Bolsonaro liderou atos executórios

  • Whindersson Nunes relembra fim do casamento com Luísa Sonza e fala sobre compulsão

    Whindersson Nunes relembra fim do casamento com Luísa Sonza e fala sobre compulsão

    “A gente terminou de forma calma. A confusão veio depois, com as pessoas. Entre nós dois foi tranquilo”, disse sobre o fim do casamento com Luísa Sonza

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Whindersson Nunes, 30, abriu o jogo sobre momentos marcantes da vida pessoal e profissional em entrevista ao programa De Frente com Blogueirinha.

    O humorista relembrou o fim do casamento com Luísa Sonza, refletiu sobre o noivado com Maria Lina, falou sobre a dor da perda do filho João Miguel e comentou as dificuldades que enfrenta com o álcool e a impulsividade, que relaciona à sua superdotação.

    Sobre a separação de Luísa, com quem foi casado por dois anos, o artista afirmou que o processo em si foi tranquilo, embora a repercussão pública tenha gerado tumulto. “A gente terminou de forma calma. A confusão veio depois, com as pessoas. Entre nós dois foi tranquilo”, disse.

    Ele também abordou os rumores de traição que circularam na época, envolvendo a cantora e o músico Vitão. “Eu perguntei para ela se ela gostava dele antes de terminar comigo. Ela falou que não, que estava de boa, que era só trabalho mesmo”, contou.

    Whindersson também revisitou a relação com Maria Lina, com quem viveu um noivado de cerca de um ano. Os dois se separaram em agosto de 2021, pouco tempo após a morte do filho do casal, João Miguel, que nasceu prematuro com apenas 22 semanas e viveu 30 horas.

    O comediante reconheceu que guarda carinho e memórias especiais. “Eu tenho esse afeto que voltaria sim, hipoteticamente. Não que eu tenha vontade, mas porque tenho lembranças boas com a Maria coisas boas”, afirmou.

    Whindersson ainda revelou as dificuldades que enfrenta com a bebida, descrevendo um comportamento compulsivo. “Eu começo a beber e não consigo parar. Sei que vem de algum lugar, da minha superdotação, com a impulsividade que eu tenho. Então tento não começar, porque acho que vou conseguir parar, mas não consigo. É complicado”, desabafou.

    Whindersson Nunes relembra fim do casamento com Luísa Sonza e fala sobre compulsão

  • São Paulo tem ‘time de gringos’, passa limite, mas não vai sofrer tão cedo

    São Paulo tem ‘time de gringos’, passa limite, mas não vai sofrer tão cedo

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Os reforços anunciados nos últimos dias da janela fizeram o São Paulo “formar” um time inteiro de estrangeiros e estourar o limite da CBF, que determina um máximo de nove gringos relacionados para jogos do Brasileiro. O fato, no entanto, não vai gerar dor de cabeça para o argentino Hernán Crespo -ao menos não tão cedo.

    O INTERNACIONAL SÃO PAULO

    O Tricolor tem no elenco dez jogadores nascidos fora do Brasil -sem contar Rafael Tolói, que é naturalizado italiano e que já atuou, inclusive, pela seleção europeia entre 2021 e 2023.

    Além do zagueiro e de Rigoni, anunciado na semana passada, completam o “time” dos estrangeiros Ferraresi, Arboleda, Alan Franco, Enzo, Cédric, Bobadilla, Tapia, Calleri e Dinenno. Desta lista, os cinco primeiros são titulares constantes da equipe de Crespo.

    Mas o fato de o São Paulo estourar o limite de gringos no Brasileirão não é, por enquanto, um problema para a sequência da temporada -o clube também tem Libertadores pela frente, e não há qualquer trava de nacionalidade no torneio continental.

    A lesão de Calleri (que deve ficar mais dois meses afastado) e o fato de Tolói ter dupla nacionalidade (e ser registrado, portanto, como brasileiro) servem como alívio ao Tricolor. Ou seja, dos 10 estrangeiros do elenco, “apenas” nove estão aptos para jogo, atingindo o teto permitido pela CBF.

    O São Paulo volta a campo no domingo (14), quando recebe o Botafogo, pelo Brasileirão, a partir das 17h30. O duelo será o primeiro da equipe após a Data Fifa.

    O uruguaio Arrascaeta (foto) queria ter fechado um novo contrato no meio do ano, mas a preferência do Flamengo sempre foi por conversar mais para o final de 2025

    Folhapress | 09:15 – 09/09/2025

    São Paulo tem ‘time de gringos’, passa limite, mas não vai sofrer tão cedo

  • Bia Haddad estreia contra italiana duas vezes campeã no Brasil

    Bia Haddad estreia contra italiana duas vezes campeã no Brasil

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Bia Haddad Maia terá um confronto inédito na sua estreia na chave simples do SP Open, torneio de nível WTA 250 que acontece entre os dias 6 a 14 de setembro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A brasileira enfrentará a italiana Miriana Tona, que veio do qualificatório e tem bom desempenho nas quadras verde-amarelas.

    Miriana Tona foi campeã do W35 São Paulo em cima da brasileira Carolina Meligeni Alves. O título, conquistado em abril deste ano, foi o maior da tenista italiana na carreira.

    Quatro anos antes, a atleta faturou o W15 Piracicaba, também disputado no Brasil. As duas conquistas da europeia ocorreram em quadras de saibro.

    “Amo jogar no Brasil. Fiz uma grande semana aqui e divido esse título com a minha equipe e minha família”, disse Miriana Tona, tenista italiana, após o título do W35 São Paulo.

    Apesar do bom retrospecto, a italiana entra como “azarona” contra a brasileira, que é a cabeça de chave 1 do torneio paulista. Miriana ocupa apenas o 409º lugar do ranking de simples da WTA, enquanto Bia Haddad é a 27ª colocada.

    Será a primeira competição de Bia no simples desde a queda nas oitavas de final do US Open. Na ocasião, a paulista de 29 anos foi eliminada por Amanda Anisimova (EUA) por 2 sets a 0.

    SP OPEN WTA 250

    Datas: de 6 a 14 de setembro
    Local: Parque-Villa Lobos, em São Paulo
    Transmissão: Sportv

    Bia Haddad estreia contra italiana duas vezes campeã no Brasil

  • Maria Bethânia, Ana Maria Braga e outros artistas lamentam morte de Angela Ro Ro

    Maria Bethânia, Ana Maria Braga e outros artistas lamentam morte de Angela Ro Ro

    A notícia da morte da cantora comoveu colegas de profissão e admiradores, que lotaram as redes sociais com homenagens

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Angela Ro Ro, um dos nomes mais marcantes da MPB, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. A artista estava internada desde julho e faleceu pela manhã no Hospital Silvestre, onde estava internada por uma infecção contraída no próprio hospital. A notícia da morte comoveu colegas de profissão e admiradores, que lotaram as redes sociais com homenagens.

    Zezé Motta, amiga de longa data da cantora, compartilhou um texto emocionante. “Hoje me despeço de Angela Ro Ro. Guardo comigo cada lembrança, cada encontro e cada gesto de carinho. Que ela descanse em paz, sempre irreverente, única, foi dona de um talento incrível. Sua voz segue ecoando no mundo e no meu coração, para sempre”, escreveu a atriz e cantora.

    Ana Maria Braga também se manifestou com pesar. “Com o coração apertado, recebemos a notícia da partida de Angela Ro Ro. Sua voz, tão única, não se calará com o tempo… seguirá viva em cada canção. Que permaneçam para sempre a música, o carinho e a poesia que ela deixou em nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs.”

    O produtor cultural e escritor Afonso Borges destacou a importância de Angela para a música brasileira: “A MPB perdeu a franqueza, o sorriso aberto e a melancolia”, disse, reforçando a mistura de sensibilidade e autenticidade que marcaram a carreira da artista.

    Entre os músicos, Maria Bethânia foi breve e direta em sua homenagem: “Só amor…”, escreveu, resumindo em poucas palavras o afeto e a admiração pela colega.

    A atriz Fernanda Nanda Costa recordou um encontro especial com Angela em 2018 e lamentou as dificuldades que a artista enfrentou nos últimos anos. “Perdemos uma das minhas compositoras preferidas. Sua voz, seu jeito irreverente, sua força no piano –tudo nela era único. Essa foto foi no camarim de um show inesquecível. Fiquei profundamente triste ao saber que uma artista tão gigante, tão importante para história da nossa música, estava passando por dificuldades financeiras. Obrigada por tudo que nos ofereceu, Ângela. Descanse em paz.”

    Maria Bethânia, Ana Maria Braga e outros artistas lamentam morte de Angela Ro Ro

  • Flamengo vai retomar conversas por renovações de Arrascaeta e Filipe Luís

    Flamengo vai retomar conversas por renovações de Arrascaeta e Filipe Luís

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo tem como prioridades tratar das renovações de Arrascaeta e Filipe Luís. Em ambos os casos, já ocorreram conversas no início do ano, mas as tratativas se estagnaram. Agora, porém, as negociações serão retomadas.

    O diretor José Boto viajou para a Europa durante a Data Fifa para rever os familiares. Ele retorna nesta terça-feira (9) ao Rio de Janeiro e vai tratar os dois assuntos.

    O Flamengo apresentou, anteriormente, uma proposta a Filipe Luís. A sugestão de contrato era até o fim de 2026, renovável por mais um ano, além de um reajuste salarial. O treinador, por sua vez, ficou de enviar uma contraproposta.

    Filipe Luís assinou em 2024 como técnico com um salário inferior a de técnicos de elite no Brasil. Até agora não houve um reajuste, nem o treinador pressionou por aumento.

    Filipe Luís sempre admitiu o desejo de ser técnico na Europa. Hoje, porém, ele entende que ainda passa por um processo de formação na carreira como profissional. E isso conta a favor do Flamengo para a continuidade do trabalho ao menos na próxima temporada.

    ARRASCA EM PAUTA

    Outra questão em aberto é a renovação de Arrascaeta, negociação que ainda não começou até agora. O meia uruguaio queria ter fechado um novo contrato no meio do ano, mas a preferência do Flamengo sempre foi por conversar mais para o final de 2025. O contrato vai até acabar 2026.

    O meia teve seu retorno ao Flamengo antecipado da Data Fifa. Ele foi poupado pela seleção uruguaia do jogo contra o Chile, nesta terça-feira (09), pela última rodada das Eliminatórias. A Celeste garantiu vaga na Copa do Mundo dos EUA. Arrascaeta já declarou a vontade de encerrar a carreira no clube.

    Multicampeão e ídolo da torcida, ele herdou a camisa 10 de Zico e tem atingido números importantes. O uruguaio é o líder em participações em gols da equipe e se tornou o recordista de assistências da história do Campeonato Brasileiro. O feito rendeu uma homenagem do Flamengo, ocasião na qual recebeu uma placa das mãos do diretor de futebol José Boto.

    “Para mim é uma honra representar uma torcida tão grande como a do Flamengo. Não é só um orgulho para mim essas conquistas, mas também para minha família, amigos e minha cidade também. Cheguei ao Brasil para fazer minha história, conquistar o que conquistei. Até que eu encerre minha carreira aqui no Brasil, vou continuar atrás de novas conquistas”, disse Arrascaeta.

    O Brasil encontra a Bolívia em El Alto, em estádio com maior altitude do mundo, na cidade que fica a 4.150 metros acima do mar – 500 metros acima da capital boliviana

    Estadao Conteudo | 08:15 – 09/09/2025

    Flamengo vai retomar conversas por renovações de Arrascaeta e Filipe Luís

  • Maioria dos brasileiros acha justo Bolsonaro ser condenado, aponta CNT

    Maioria dos brasileiros acha justo Bolsonaro ser condenado, aponta CNT

    O levantamento ouviu 2.002 pessoas entre os dias 3 e 6 de setembro, tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%

    Uma possível condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe entre 2022 e 2023 é considerada justa para 49,6% dos brasileiros, segundo a nova edição da pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira, 8. Outros 36,9% avaliam a decisão como injusta. Outros 13,5% não souberam avaliar a situação. O levantamento ouviu 2.002 pessoas entre os dias 3 e 6 de setembro, tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

    O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete militares do chamado núcleo 1 estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em uma trama golpista. O julgamento começou na semana passada e será retomado nesta terça-feira, 9.

    Quando perguntados se Bolsonaro será de fato condenado, 57,6% disseram acreditar que sim, 28,9% apontaram que ele será absolvido e 13,5% não souberam responder.

    Em relação ao cumprimento de uma eventual pena, 32,2% defendem que Bolsonaro deveria iniciá-la em prisão domiciliar; 31,3% acreditam que deveria começar em uma penitenciária; 16,4% indicam que a pena deveria ser cumprida em prédio militar; e 9,9% em sala especial da Polícia Federal. Outros 10,2% não responderam.

    A pesquisa também avaliou os impactos de uma possível condenação na política nacional. Para 39,4% dos entrevistados, a polarização tende a aumentar; 29,2% acreditam que permanecerá no mesmo nível; 18,8% projetam uma redução; e 12,6% não souberam opinar.

    Em linhas gerais, a 165ª Pesquisa CNT de Opinião também aponta melhora na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aprovação do governo subiu para 31%, enquanto a reprovação permaneceu em 40%. Já em relação ao desempenho pessoal, Lula avançou de 41% para 44% de aprovação, e a desaprovação caiu de 53% para 49%.

    Houve tentativa de Golpe?

    Para 36,1%, houve tentativa de golpe nos atos de 8 de janeiro de 2023; 29,5% afirmaram que se tratou de um protesto que saiu do controle; 20% disseram que foram apenas atos de vandalismo isolados; e 14,4% não souberam responder.

    Entre os que acreditam em tentativa de golpe, destacam-se as mulheres (37%) em relação aos homens (36%). Pessoas com 60 anos ou mais aparecem como o grupo que mais aponta para a tentativa, seguidas pelos de 45 a 59 anos (38%) e pelos de 25 a 34 anos (35%).

    Quanto ao nível de escolaridade, tanto pessoas com ensino fundamental quanto com ensino superior registraram 39% de concordância sobre a tentativa de golpe. Entre os que têm ensino médio, o índice cai para 33%.

    Regionalmente, Nordeste e Sudeste apresentam números próximos, 41% dos entrevistados no Nordeste acreditam que houve tentativa de golpe, contra 40% no Sudeste. No recorte religioso, há uma inversão: 37% dos católicos afirmam que houve tentativa, enquanto entre evangélicos o índice é de 27%. Já quando a questão é se o episódio foi um protesto fora de controle, 37% dos evangélicos concordam, contra 27% dos católicos.

    Maioria dos brasileiros acha justo Bolsonaro ser condenado, aponta CNT

  • Jessie J faz alterações em show no The Town devido ao tratamento de câncer de mama

    Jessie J faz alterações em show no The Town devido ao tratamento de câncer de mama

    A cantora britânica revelou em junho ter sido diagnosticada com câncer de mama e passou por uma mastectomia

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Mesmo atravessando um momento delicado em sua vida pessoal, Jessie J confirmou que manterá sua apresentação no The Town, no próximo sábado (13). A cantora britânica revelou em junho ter sido diagnosticada com câncer de mama e passou por uma mastectomia. Ela contou ainda que deverá se submeter a uma nova cirurgia até o fim deste ano.

    O tratamento obrigou Jessie a cancelar parte da agenda internacional, mas, pelas redes sociais, a artista garantiu presença no festival brasileiro. Para se adequar às recomendações médicas, o show sofreu alterações: terá formato acústico, com duração de 60 minutos, e será realizado mais cedo do que o previsto inicialmente -a apresentação aconteceria às 20h30, sendo a última do Palco Skyline antes da headliner Mariah Carey.

    Em desabafo publicado em vídeo no dia 3 de junho, a cantora relatou a descoberta da doença. “Antes do segredo vazar, fui diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial. Estou sublinhando o termo ‘estágio inicial’. Câncer é uma droga, em qualquer forma, mas estou me segurando nesse termo. Tenho entrado e saído de testes durante esse período”, disse na ocasião. Além do anuncio, Jessie J tem compartilhado sua luta contra a doença nas redes sociais.

    Jessie J faz alterações em show no The Town devido ao tratamento de câncer de mama

  • Seleção brasileira encerra participação nas Eliminatórias com desafio inédito para Ancelotti

    Seleção brasileira encerra participação nas Eliminatórias com desafio inédito para Ancelotti

    O Estádio Municipal de El Alto recebe a partida entre Bolívia e Brasil, nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026. Apesar de tudo definido na classificação, Carlo Ancelotti não terá paz. El Alto tem o estádio com maior altitude do mundo, na cidade que fica a 4.150 metros acima do mar – 500 metros acima da capital boliviana.

    No último treino da Granja Comary, em Teresópolis, o treinador italiano fez nove mudanças no time titular contra o Chile. Três delas envolvem o trio de ataque titular, que pode ser composto por Samuel Lino, Richarlison e Luiz Henrique.

    Entre quem começou a última partida, apenas o goleiro Alisson, o lateral Wesley e o meia Bruno Guimarães foram mantidos nos testes. O atleta da Roma, porém, sentiu um desconforto muscular e pode dar lugar a Vitinho, do Botafogo. Com Casemiro suspenso, outra novidade certa é a entrada de Andrey Santos.

    “A ideia que tenho é mudar um pouco, não só os jogadores. Agora estamos treinando, analisando o cansaço dos jogadores, depois temos de considerar que tem um componente a analisar, isso pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações com quem já jogou lá”, disse o treinador, antes do último dia de treinamentos em Teresópolis, no Rio.

    Coincidentemente, outro Ancelotti conheceu a altitude recentemente, mas no Equador. Davide foi a Quito com o Botafogo tendo vantagem de 1 a 0 sobre a LDU pelas oitavas de final da Libertadores. Os equatorianos reverteram e eliminaram os brasileiros.

    “Não tenho muita experiência nisso (altitude), só uma vez, em 1986, joguei o Mundial (do México). O Brasil jogou lá (na Bolívia) muitas vezes, muitas pessoas que trabalham aqui têm experiência, os fisioterapeutas, os jogadores, não é nada novo para a seleção. Tenho de confiar nas pessoas que têm mais informações do que eu”, amenizou o treinador.

    POR QUE É DIFÍCIL JOGAR NA ALTITUDE?

    Jogos na altitude costumam reservar cenas de jogadores sentindo fraqueza, náuseas, tonturas e outros sintomas causados pelo menor nível de oxigênio no ar.

    “Ocorre uma baixa saturação de oxigênio nas hemoglobinas, responsáveis pelo transporte no sangue e que vão até os músculos e cérebro. Com isso, a recuperação entre um sprint e outro, que seria rápida ao nível do mar, é mais demorada. Isso acaba provocando um gasto energético muito maior e o atleta cansa mais rápido”, explica a médica do esporte Flávia Magalhães.

    A Conmebol só liberou o Municipal de El Alto em fevereiro de 2024. O veto não era pela altitude, mas por necessidade de obras e mudança no gramado. Assim, o Always Ready pôde usar o estádio como arma na pré-Libertadores do ano passado. Funcionou na primeira fase, mas o time caiu para o Nacional na segunda.

    Enquanto o Brasil pode fazer testes, a Bolívia tem na partida desta terça-feira a última chance de ir à repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo. Para isso, precisa vencer a seleção brasileira e contar com um empate ou derrota da Venezuela, que joga em casa contra a Colômbia.

    A última vez em que o país esteve na Copa do Mundo foi na edição de 1994. Apesar da grande expectativa para a última chance de voltar ao Mundial, a seleção precisou de uma autorização para treinar no último domingo.

    A Bolívia comemorava o Dia do Pedestre, quando é vetada a circulação de veículos comuns. A Federação Boliviana de Futebol conseguiu liberação para um ônibus e um micro-ônibus.

    O técnico Óscar Villegas, então, pôde ensaiar mudanças no ataque. Miguelito, ex-Santos e hoje no América-MG, deve pintar como titular, junto de Carmelo Algarañaz e Carlos Melgar.

    “Quando fui apresentado, disse que, se chegar a hora de falar sobre a Copa do Mundo mais tarde, quando estiver bem perto, falaremos sobre isso. E hoje nós queremos, queremos, queremos desesperadamente esta Copa do Mundo, mas tudo pode acontecer”, disse Villegas em entrevista coletiva, ainda em La Paz.

    O time vem de derrota por 3 a 0 para a Colômbia, justamente a equipe que precisa vencer para que os bolivianos mantenham suas chances. “É desconfortável jogar uma partida e ouvir rádio, esperando que a Colômbia nos faça um favor”, admitiu Villegas, em Barranquilla.

    FICHA TÉCNICA

    BOLÍVIA X BRASIL

    BOLÍVIA – Carlos Lampe; Diego Medina, Luis Haquin, Efrain Morales e José Sagredo; Ervin Vaca, Gabriel Villamíl e Robson Matheus; Miguelito, Carmelo Algarañaz e Carlos Melgar. Técnico: Óscar Villegas.

    BRASIL – Alisson; Vitinho, Fabrício Bruno, Alexsandro e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti.

    ÁRBITRO – Cristian Garay (CHI).

     

    HORÁRIO – 20h30 (de Brasília).

     

    LOCAL – Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, Bolívia.

    Seleção brasileira encerra participação nas Eliminatórias com desafio inédito para Ancelotti

  • Bolsonaro já planeja pedido de prisão domiciliar se for condenado

    Bolsonaro já planeja pedido de prisão domiciliar se for condenado

    O julgamento de Bolsonaro e outros réus pela tentativa de golpe pela 1ª Turma do STF deve terminar nesta sexta-feira (12)

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planeja pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ficar em prisão domiciliar caso seja condenado no julgamento da trama golpista, previsto para terminar esta semana na corte.

    Somadas, as penas dos crimes imputados ao ex-mandatário chegam a mais de 40 anos. Mas, de acordo com pessoas que mantêm acesso a Bolsonaro, a ideia é extinguir todas as tentativas de recursos. E, se não for possível reverter a condenação, pedir a prisão domiciliar por questões de saúde.
    O ex-presidente já está em prisão domiciliar desde o início de agosto, por descumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

    O julgamento pela 1ª Turma do STF deve terminar nesta sexta-feira (12). Uma eventual prisão, porém, só ocorreria em novembro, nos cálculos dos aliados do ex-presidente. Sua defesa poderia solicitar que ele permanecesse em domiciliar com os laudos médicos feitos até aqui ou, inclusive, solicitar um novo relatório.

    Hoje as maiores dúvidas dizem respeito à dosimetria (tempo de prisão) e onde o STF determinaria que ele cumprisse a pena -em casa, na carceragem da PF (Polícia Federal) ou na Papuda, o complexo penitenciário de Brasília.

    Um interlocutor próximo ao ex-presidente diz acreditar que o Supremo não colocará Bolsonaro para cumprir sentença fora de casa porque haveria risco de morte, e isso politicamente seria ruim para todos.

    Além disso, aliados relatam que seu quadro psicológico está abalado, ainda que não cheguem a classificar como depressão.

    O caminho para pavimentar o pedido vem sendo traçado nas últimas semanas. O movimento começou quando Bolsonaro decidiu não ir ao STF acompanhar seu julgamento -seus advogados alegaram que a ausência se deu por motivos de saúde. Como as sessões eram muito longas, ele não aguentaria permanecer o tempo todo no tribunal, devido às crises de soluço e vômitos, segundo aliados.

    No mais recente episódio, seus advogados pediram na segunda-feira (8) a Moraes autorização para que Bolsonaro faça um procedimento cirúrgico na pele no domingo (14), após o término do julgamento.

    O objetivo é investigar se manchas que têm surgido no corpo do ex-presidente são um possível câncer de pele. Algumas pintas serão retiradas para biópsia.

    O ex-presidente já passou pelo mesmo procedimento em 2019, durante seu primeiro ano na Presidência da República. O resultado na época foi negativo.

    “Não deu nada. Se fosse câncer, qual o problema? Falaria. Foi câncer? Tem que cortar a orelha? Tira, pô. Não estou preocupado com isso”, disse Bolsonaro na época.

    Aliados e familiares vêm dando declarações públicas sobre a situação de saúde de Bolsonaro.

    “Eu que acompanho o dia a dia dele, que ele sofre o tempo todo com soluço, passando mal, vomitando. Se [os ministros do STF] botarem ele na cadeia, é porque querem matar o Bolsonaro. Eu espero que não exista esse espírito no Supremo, de querer matar o presidente”, disse o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em entrevista recente à Folha.

    Ele afirmou ainda que o ex-presidente está muito pior do que em 2022, quando perdeu a reeleição, teve erisipela e ficou deprimido no Palácio da Alvorada.

    “Está triste. Não está se alimentando bem. Isso é uma preocupação que eu tenho. Ele está muito debilitado. Tirar o celular do Bolsonaro, que é o tempo todo se comunicando. E uma das coisas que mais dava vitalidade a ele é a rua”, disse o ex-chefe da Casa Civil.

    Além disso, Bolsonaro emagreceu segundo relatos como o de seu filho Carlos Bolsonaro (PL), que é vereador pelo Rio de Janeiro.

    “O velho [Bolsonaro] está magro, não tem vontade de se alimentar e segue enfrentando intermináveis crises de soluço e vômitos. Dói demais ver tudo isso, mas sinto como obrigação compartilhar um pouco da realidade do momento com todos que estão sofrendo junto conosco”, disse Carlos no último dia 29.

    Desde que está preso, Moraes autorizou filhos e cunhados a f azerem visitas sem necessidade de pedir autorização. As demais, precisam passar pelo rito do Judiciário. Dos que estiveram lá no último mês, os relatos são os mesmos: encontraram um Bolsonaro desanimado, indignado e fragilizado.

    Alguns buscaram destacar o lado positivo. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), por exemplo, disse que ele estava sereno, ainda que soluçando muito.

    Já o presidente do PL, afirmou no último dia 25 que Bolsonaro estava muito abatido. “Mas, se estivesse livre, ele sarava na hora. O estado moral dele é por causa disso”, afirmou.

    O próprio Bolsonaro já dá como certa uma condenação. Em entrevista à Folha em março, o ex-presidente já havia dito que uma prisão representaria o fim da sua vida.

    Bolsonaro já planeja pedido de prisão domiciliar se for condenado