Categoria: ENTRETENIMENTO

  • Fria, calculista e manipuladora, diz Marina Ruy Barbosa sobre Suzane von Richthofen da série

    Fria, calculista e manipuladora, diz Marina Ruy Barbosa sobre Suzane von Richthofen da série

    Ela é uma das protagonistas da série “Tremembé”, da Prime Video, sobre a penitenciária paulista que abriga autores dos crimes de maior repercussão do país, e define sua personagem como “extremamente fria, calculista e manipuladora”.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Atriz desde criança -ela estreou nas novelas em 2004, em “Começar de novo” (Globo)–, Marina Ruy Barbosa chega aos 22 anos de carreira com um desafio: o de interpretar Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos e seis meses pelo assassinato dos pais, em 2002.

    Ela é uma das protagonistas da série “Tremembé”, da Prime Video, sobre a penitenciária paulista que abriga autores dos crimes de maior repercussão do país, e define sua personagem como “extremamente fria, calculista e manipuladora”.

    O que a motivou a aceitar o convite para interpretar Suzane foi o desejo de surpreender o público. “Minha vontade é mostrar que estou disposta e em busca de projetos inesperados. Quero fugir do óbvio”, diz, em entrevista a O Globo.

    A atriz conta que não teve contato algum com a personagem da vida real. “Estamos falando de uma série de ficção inspirada em histórias reais. Na verdade, a minha base não foi Suzane, e, sim, registros jornalísticos sobre o crime apurados pelo pesquisador Ullisses Campbell. O grande desafio foi deixar fora do set meus sentimentos, opiniões e pudores.”

    Marina também falou sobre o encerramento de seu contrato com a Globo, onde trabalhou por 20 anos. “Não foi o fim de uma relação e, sim, de uma exclusividade. Hoje posso experimentar novas possibilidades”, diz.

    “Enxergar a vida aos 30 anos não se trata de abandonar caminhos, mas de costurar novas camadas à minha trajetória. É como se todas minhas facetas encontrassem um diálogo mais profundo e se entrelaçassem”, afirma.

    Fria, calculista e manipuladora, diz Marina Ruy Barbosa sobre Suzane von Richthofen da série

  • Laura Pausini anuncia turnê para 2027 com parada em São Paulo

    Laura Pausini anuncia turnê para 2027 com parada em São Paulo

    O repertório incluirá canções do novo álbum “Io Canto 2”, ainda não lançado, além de sucessos da carreira. O projeto dá continuidade ao disco “Io Canto” (2006), que conta com 19 faixas, incluindo “Due”, “Destinazione Paradiso” e “Strada Facendo”.

    GABRIELE KOGA
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A cantora italiana Laura Pausini fará único show no Brasil em 2027. A artista sobe ao palco da Mercado Livre Arena Pacaembu no dia 27 de fevereiro com a turnê “Io Canto World Tour”. Os ingressos serão disponibilizados no site da T4F, mas a data para venda e os valores ainda não foram divulgados.

    O repertório incluirá canções do novo álbum “Io Canto 2”, ainda não lançado, além de sucessos da carreira. O projeto dá continuidade ao disco “Io Canto” (2006), que conta com 19 faixas, incluindo “Due”, “Destinazione Paradiso” e “Strada Facendo”.

    A turnê terá início em Pamplona, na Espanha, em março de 2026. As performances também passam por mais cidades da Europa, seguindo para Valência, Madri e Barcelona, além de endereços na América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e Porto Rico, e América do Norte, com shows em Los Angeles, Chicago, Toronto e Nova York.

    Laura Pausini: Io Canto World Tour
    Mercado Livre Arena Pacaembu – pça. Charles Miller, s/n, Pacaembu, região oeste.
    27/2/2027. Ingr. e valores ainda não divulgados

    Laura Pausini anuncia turnê para 2027 com parada em São Paulo

  • Virginia reage a post sobre separação de Zé Felipe: “Muito para contar"

    Virginia reage a post sobre separação de Zé Felipe: “Muito para contar"

    O gesto, aparentemente simples, ganhou força entre os internautas, que interpretaram a curtida como um sinal de que Virginia pode estar guardando revelações sobre o rompimento. “Depois desse exposed da Mari Menezes, nada me tira da cabeça que Virginia também tem muito para contar, mas está preservando a família”, escreveu Amanda Roriz no post que foi salvo pela influenciadora.

    Desde que anunciaram a separação em 27 de maio, Virginia Fonseca e Zé Felipe deixaram fãs surpresos e levantaram inúmeras dúvidas sobre o fim do relacionamento. Neste fim de semana, novos indícios reacenderam a discussão: seguidores notaram que a influenciadora curtiu uma publicação da tiktoker Amanda Roriz, que sugeria que a apresentadora “ainda tem muito para contar” sobre o término.

    O gesto, aparentemente simples, ganhou força entre os internautas, que interpretaram a curtida como um sinal de que Virginia pode estar guardando revelações sobre o rompimento. “Depois desse exposed da Mari Menezes, nada me tira da cabeça que Virginia também tem muito para contar, mas está preservando a família”, escreveu Amanda Roriz no post que foi salvo pela influenciadora.

    A separação não representa apenas o fim de um casamento midiático, mas também o desmonte de uma das maiores engrenagens de marketing e engajamento do país. Juntos, Virginia e Zé Felipe transformaram o relacionamento em uma marca bilionária: firmaram parcerias comerciais de grande alcance, lançaram músicas que quebraram recordes de streaming e produtos que esgotavam em minutos.

    Apesar da ausência de detalhes sobre os motivos da separação, a movimentação de Virginia nas redes sociais segue alimentando especulações e debates entre os fãs.

    Caso paralelo aumenta repercussão

    A repercussão também se conecta a outro episódio envolvendo influenciadores. A separação da criadora de conteúdo Mari Menezes e do DJ Ulisses ganhou destaque depois que a atriz relatou situações de manipulação no relacionamento. Em uma denúncia considerada gravíssima, ela afirmou que o ex-namorado, de 21 anos, teria colocado uma substância em sua bebida sem consentimento.

    O caso levantou discussões sobre relacionamentos abusivos e repercutiu fortemente nas redes, ampliando a curiosidade sobre a postura de outras influenciadoras conhecidas, como Virginia.

    Enquanto isso, o público segue acompanhando cada movimentação do ex-casal, que ainda é um dos assuntos mais comentados no meio do entretenimento digital.

    Virginia reage a post sobre separação de Zé Felipe: “Muito para contar"

  • Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público na segunda-feira no Rio

    Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público na segunda-feira no Rio

    As informações foram confirmadas pela família do músico em publicação no Instagram. O espaço fica próximo ao bairro Jabour, onde Hermeto viveu grande parte de sua vida. O velório acontecerá das 14h às 21h.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O velório de Hermeto Pascoal, morto neste sábado, 13, aos 89 anos, acontecerá na segunda-feira, 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro, e será aberto ao público.

    As informações foram confirmadas pela família do músico em publicação no Instagram. O espaço fica próximo ao bairro Jabour, onde Hermeto viveu grande parte de sua vida. O velório acontecerá das 14h às 21h.

    A causa da morte do músico não foi divulgada, mas a família confirmou que ele faleceu cercado por entes queridos. Ao longo do último ano, Pascoal vinha cancelando shows devido à saúde debilitada, embora detalhes sobre seu estado nunca tenham sido divulgados ao público.

    O compositor e multi-instrumentista era conhecido como o “bruxo dos sons”. Nascido em 1936 em Lagoa da Canoa, Alagoas, começou a tocar sanfona aos 11 anos e se destacou no cenário musical brasileiro e internacional.

    Chegou a colaborar com artistas como Miles Davis e a lançar álbuns inovadores que misturavam sons da natureza com experimentações sonoras. Hermeto deixa seis filhos e uma biografia recente, “Quebra Tudo! A Arte Livre de Hermeto Pascoal”.

    Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público na segunda-feira no Rio

  • 'Melhores amigas', diz Ivete Sangalo ao postar vídeo com Mariah Carey nos bastidores do The Town

    'Melhores amigas', diz Ivete Sangalo ao postar vídeo com Mariah Carey nos bastidores do The Town

    “Fui dar beijo e desejar bom show pra minha melhor amiga, sim! Besties”, escreveu Ivete na legenda. Ela cantou antes da americana, e durante sua apresentação, brincou: “Do Brasil, eu. Do mundo, Mariah! Ela é minha melhor amiga, gente!”.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Logo após deixar o palco do The Town, Ivete Sangalo foi cumprimentar Mariah Carey no camarim do festival. Mais do que cumprimentar, as duas bateram um papo dos mais animados nos bastidores. Em um vídeo publicado no Instagram, a cantora baiana aparece ao lado do filho, Marcelo, 15, interagindo com a diva pop e dando altas risadas.

    “Fui dar beijo e desejar bom show pra minha melhor amiga, sim! Besties”, escreveu Ivete na legenda. Ela cantou antes da americana, e durante sua apresentação, brincou: “Do Brasil, eu. Do mundo, Mariah! Ela é minha melhor amiga, gente!”.

    Ver esta publicação no Instagram

    Uma publicação partilhada por Veveta (@ivetesangalo)

    ” target=”_blank” rel=”noopener”>

    Ver esta publicação no Instagram

    Uma publicação partilhada por Veveta (@ivetesangalo)

    Na semana passada, a artista lembrou, também no Instagram, que a conheceu em 1999, quando ganhou um blusa da cantora. Xuxa foi a responsável pelo encontro. A apresentadora avisou a baiana que Mariah estava vindo ao Brasil e onde ela ficaria hospedada. Ela foi até lá e Ivete a acompanhou.

    “Aí [a Xuxa] falou: ‘Mariah, essa é a Ivete, maior cantora brasileira que existe. Fomos para o quarto trocar a roupa de Mariah. Quando a gente viu o quarto, tinham 8 malas… Mariah humilhou a gente, amor! Ela me viu com aquele olhinho de ‘pobre menina’ e me deu um lookinho”.

    No programa “Planeta Xuxa” exibido em 2000, Ivete contou que a blusa que ganhou de presente ficou apertada, mas que chegou a usar mesmo assim: “Foi a Mariah quem me deu, né”, disse, às gargalhadas.

    'Melhores amigas', diz Ivete Sangalo ao postar vídeo com Mariah Carey nos bastidores do The Town

  • Mariah Carey solta o gogó, preenche o The Town de agudos e se mexe pouco

    Mariah Carey solta o gogó, preenche o The Town de agudos e se mexe pouco

    Vocalista mais potente de sua geração, Mariah sempre fez, e ainda faz, da voz algo assombroso, especialmente ao vivo. Ela troca notas e segura melismas com uma habilidade que quase nenhuma artista do pop hoje ousa imitar.

    GUILHERME LUIS
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Dedos pressionados na lateral da cabeça, microfone milimetricamente posicionado abaixo da boca e pronto -Mariah Carey solta os agudos estridentes que são seu superpoder. Foi assim, com o hit “Emotions”, que ela cumprimentou a multidão que esperou até 23h30 para vê-la no palco principal do The Town, em São Paulo, neste sábado.

    Vocalista mais potente de sua geração, Mariah sempre fez, e ainda faz, da voz algo assombroso, especialmente ao vivo. Ela troca notas e segura melismas com uma habilidade que quase nenhuma artista do pop hoje ousa imitar.

    Mariah cantou por uma hora e dez com o semblante neutro, sem parar de emitir as notas agudas que soam como apitos. Às vezes, aparentava estar entediada. Ela faz o show no automático, sem fugir do roteiro, e interage pouco com o público –diz só os “estão se divertido?” e “obrigada” de sempre.

    Além disso, a cantora americana leva alguns minutos para trocar de roupa, o que fez três vezes aos longo da apresentação, enquanto um ou mais bailarinos sensualizam no palco. Nesses momentos, várias pessoas sacaram os celulares do bolso e pararam de prestar atenção.

    O show começou com “Dangerous Type”, sua música nova, porta de entrada para o álbum “Here for It All”, que Mariah lança em duas semanas. No The Town, ela apresentou apenas metade da música e não fez menção ao remix que gravou com a brasileira Luísa Sonza. Foi direto para o que importava.

    O disco que ela vai lançar agora é seu primeiro projeto inédito em sete anos, e a cantora aproveitou o show para mandar um recado para o público. “Comprem na pré-venda”, disse, sem disfarçar que estava lendo em uma tela na base do palco.

    Surgiu com um macaquinho verde, azul e amarelo, de novo um figurino pensado especialmente para o Brasil, como fez no Rock in Rio do ano passado, quando usou um vestido que mostrava a bandeira do país.

    Depois de trocar de roupa e pôr um vestido curto prateado, Mariah fez uma sequência de arrepiar, “Hero” e “Without You”, dois sucessos dos anos 1990 que resumem bem o peso dela na música pop. Em tempos em que alcance vocal era fundamental para uma diva pop, Mariah virou estrela -e referência.

    Ela é musa de Ariana Grande, por exemplo, que também arrisca falsetes e agudos. Fã declarada de Mariah, a cantora entregou um prêmio para a musa no VMA, o Video Music Awards, que no domingo passado homenageou Mariah pela sua carreira. Ela disse que não entendia por que tinha demorado tanto para vencer um troféu daquele.

    Mariah influenciou também cantoras do Brasil, como Anitta e Sandy, com quem protagonizou um momento constrangedor em uma entrevista no programa Fantástico, da TV Globo, em 2002. Muito nervosa diante da diva, Sandy soltou frases que viraram meme na internet.

    Mais uma troca de roupa depois, de vestido longo e verde-escuro, Mariah apresentou “Don’t Forget About Us”, de 2005, quando já não vivia seu auge, mas ainda emplacava sucessos. Mais ou menos da mesma época é “Obsessed”, lançada em 2009, um dos seus maiores hits, que ferveu a plateia.

    Mariah confia tanto na sua voz que mal se move no palco, algo já característico das performances dela, mas agora mais forte que nunca. É diva, é pop, mas não parece ter saco para seguir a cartilha esperada desse tipo de performance –coreografias superelaboradas e bateção de cabelo, por exemplo. É uma atitude que sempre guiou sua carreira.

    Ela enfileira músicas amadas por quem gosta de pop –”Touch My Body”, “Always Be My Baby” e “Dreamlover”. Apesar das pausas, o show prende a atenção e acaba com gosto de quero mais. Ficou para o final a apoteótica “I Want to Know What Love Is”, que hipnotiza o público, e fez ecoar pelo campo a voz de Mariah Carey.

    Mariah Carey solta o gogó, preenche o The Town de agudos e se mexe pouco

  • Rafa Brites diz ter sido discriminada em loja de luxo nos EUA

    Rafa Brites diz ter sido discriminada em loja de luxo nos EUA

    Rafa decidiu boicotar o estabelecimento. Segundo ela, a situação aconteceu em uma loja da The Row, marca das irmãs Ashley e Mary-Kate Olsen. “Estava de shortinho e camiseta e os bonitos não me deram atenção. Fui tirar uma foto para mandar para minha amiga e mostrar que tinha achado a bolsa, e eles disseram que não podia usar o celular lá.”

    ANA CORA LIMA
    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Rafa Brites, 38, usou as redes sociais nesta sexta-feira (12) para relatar uma experiência desagradável em Los Angeles, nos Estados Unidos. A apresentadora da Record afirmou ter sido ignorada por vendedores de uma loja de grife.

    Rafa decidiu boicotar o estabelecimento. Segundo ela, a situação aconteceu em uma loja da The Row, marca das irmãs Ashley e Mary-Kate Olsen. “Estava de shortinho e camiseta e os bonitos não me deram atenção. Fui tirar uma foto para mandar para minha amiga e mostrar que tinha achado a bolsa, e eles disseram que não podia usar o celular lá.”

    Rafa contou que, após o ocorrido, optou por não comprar na loja. “Olhei e falei: não vou deixar comissão aqui. Não vou deixar comissão para quem não me respeita. Não sei se era porque sou latina ou porque eu estava mal vestida. Infelizmente, sabemos que pessoas passam por isso diariamente no Brasil, principalmente por questões de preconceito racial e outros tipos de discriminação”, reforçou a mulher de Felipe Andreoli.

    “Como mulher padrão, sofro pouco com isso, mas ainda sofro se estou desarrumada ou se sou uma latina em outro país”, explicou.
    A apresentadora criticou a atitude de julgar alguém pela aparência. “Que coisa mais cafona julgar uma pessoa pela aparência. Se a pessoa está entrando na sua loja, comerciante ou empresário, com certeza ela tem algum interesse de estar ali, e todos merecem ser bem tratados igualmente”, disse Rafa, que ainda deixou um conselho aplicável a qualquer lugar do mundo: “Não dê comissão para quem não merece, vá até um lugar em que você é bem recebido e acolhido”.

    Rafa Brites diz ter sido discriminada em loja de luxo nos EUA

  • Cantor é internado em estado grave após sofrer infarto durante show

    Cantor é internado em estado grave após sofrer infarto durante show

    O cantor brasileiro Iran Costa, de 59 anos, está internado em estado grave no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sofrido um infarto após um concerto.

    O cantor brasileiro Iran Costa, de 59 anos, está internado em estado grave no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

    A informação foi divulgada pelo Correio da Manhã, que revelou ainda que o artista sofreu um infarto após um show e está em tratamento na UTI.

    Nas redes sociais do cantor é possível ver que Iran se apresentou na Quinta de São Payo, em Sesimbra, na última sexta-feira, 12 de setembro.

    “Há coisas que a gente não explica… só sente! Que energia linda. Que público caloroso!! Obrigado, Quinta de São Payo, por viver momentos tão incríveis ao nosso lado!! Já queremos voltaaarrr!!”, escreveu o artista na legenda da publicação, onde compartilhou alguns momentos da apresentação.

    Já neste domingo, 14 de setembro, Iran Costa se apresentaria no Festival do Berbigão, em Figueira, Portimão.

     
     
     

     
     
    Ver essa foto no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Uma publicação compartilhada por Iran Costa (@irancostaofficial)

    Cantor é internado em estado grave após sofrer infarto durante show

  • Whindersson diz que cartomante previu que ele e Luísa Sonza reatariam

    Whindersson diz que cartomante previu que ele e Luísa Sonza reatariam

    Em entrevista à Blogueirinha, Whindersson, hoje com 30 anos, relembrou que a procura pela vidente partiu de Luísa, atualmente com 27 anos. A cantora teria buscado alguém para prever o futuro e, na ocasião, recebeu a mensagem de que os dois voltariam a ficar juntos exatamente cinco anos depois do fim da relação.

    O humorista Whindersson Nunes contou que, pouco depois do divórcio com a cantora Luísa Sonza, em 2020, uma cartomante fez uma previsão curiosa: segundo ela, os dois reatariam o casamento cinco anos após a separação — ou seja, agora, em 2025.

    Em entrevista à Blogueirinha, Whindersson, hoje com 30 anos, relembrou que a procura pela vidente partiu de Luísa, atualmente com 27 anos. A cantora teria buscado alguém para prever o futuro e, na ocasião, recebeu a mensagem de que os dois voltariam a ficar juntos exatamente cinco anos depois do fim da relação.

    “A cartomante ia dizer que a gente ia ficar junto cinco anos depois, e eu falei: “Mas, Luísa, você quer mesmo saber se a gente vai voltar a ficar junto?”, contou o humorista, aos risos. Ele também explicou que, naquele período, após a separação, os dois se falaram pouco e cada um seguiu sua vida de forma independente.

    Apesar da previsão, Whindersson e Luísa continuam separados. Depois do término, o humorista viveu um relacionamento com a influenciadora Maria Lina. O casal chegou a ter um filho, João Miguel, que nasceu de forma prematura e morreu pouco depois do parto, em 2021.

    Luísa Sonza, por sua vez, engatou um namoro com o cantor Vitão, que durou pouco mais de um ano após o divórcio com Whindersson. No ano passado, ela viveu um breve relacionamento de quatro meses com Chico Moedas, que terminou após uma traição do influenciador com outra mulher em um bar no Rio de Janeiro.

    Atualmente, Luísa namora o médico Luís Ribeirinho, com quem mantém uma relação discreta. Whindersson, por outro lado, tem sido visto ao lado da empresária Larissa Moura, com quem estaria “se conhecendo” melhor, segundo amigos próximos.

    A previsão da cartomante, no entanto, nunca se concretizou — e, pelo visto, não deve se cumprir. Tanto Luísa quanto Whindersson já deram declarações recentes afirmando que mantêm uma relação de respeito e amizade, mas sem sinais de uma possível reconciliação amorosa.

    Whindersson diz que cartomante previu que ele e Luísa Sonza reatariam

  • Morre Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons e da música brasileira, aos 89 anos

    Morre Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons e da música brasileira, aos 89 anos

    “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria, fazendo som e música”, diz a publicação. Pascoal deveria se apresentar no festival AcessaBH, na capital mineira, neste sábado, mas a participação foi cancelada horas antes.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Morreu neste sábado (13), aos 89 anos, o compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, conhecido como o bruxo dos sons. A notícia foi confirmada pelas redes sociais, em nota assinada pela equipe e a família do artista, que não informaram a causa da morte.

    “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria, fazendo som e música”, diz a publicação. Pascoal deveria se apresentar no festival AcessaBH, na capital mineira, neste sábado, mas a participação foi cancelada horas antes.

    “Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta, escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva”, continua o comunicado. “Pedimos respeito e privacidade neste momento. Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria.”

    Ao longo do último ano, Pascoal vinha cancelando shows devido à saúde debilitada, embora detalhes sobre seu estado nunca fossem divulgados ao público. Apesar de levar a vida de forma reservada, o músico terá uma cerimônia de despedida aberta aos fãs, segundo a família, que deve compartilhar novas informações em breve.

    A obra de Pascoal é marcada pela experimentação constante -daí o apelido de bruxo dos sons. Chaleiras e garrafas, em suas mãos, viravam música. Justamente por isso, era difícil enquadrar o artista num gênero musical específico.

    Nascido em Lagoa da Canoa em 1936, quando o município alagoano ainda era parte de Arapiraca, Pascoal nutria curiosidade pelos sons da natureza desde a infância. A cerca de 140 quilômetros de Maceió, ele estava distante do barulho da cidade, e usava, desde cedo, a criatividade para criar música.

    Munido da sanfona de oito baixos do pai, já aos 11 anos, começou a se apresentar em festas locais acompanhado do irmão mais velho. Em 1950, a família se muda para Recife, onde os irmãos começam a trabalhar na rádio. Pascoal passa de estação a estação, num período em que começa a ter contato profissional com outros instrumentos, como o piano.

    Mas foi em São Paulo, no início dos anos 1960, que sua carreira como músico e instrumentista se consolidou. Na capital paulista, ele lança os discos “Conjunto Som 4”, de 1964, e “Sambrasa Trio em Som Maior”, de 1966. No 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, como integrante do Quarteto Novo , Pascoal acompanha Edu Lobo na canção “Ponteio”, vencedora daquela edição.

    Depois de sair em turnê com Geraldo Vandré, Pascoal viaja aos Estados Unidos, onde trabalha com o jazzista Miles Davis, e se consolida também no exterior. Seu primeiro LP, “Hermeto”, é lançado na sequência. Depois dele vêm “A Música Livre de Hermeto Pascoal”, “Slaves Mass”, “Ao Vivo em Montreux Jazz” e “Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca”.

    Neles, brinca com sons da natureza e do cotidiano, usando falas de locutores esportivos, cantos de pássaros e até o barulho de porcos em canções. Entre seus discos estão ainda “Festa dos Deuses”, “Eu e Eles” e o mais recente “Pra Você, Ilza”, do ano passado, com composições escritas meses antes da morte da mulher, Ilza, em 2000, depois de 46 anos juntos.

    Também lançou, recentemente, a biografia “Quebra Tudo! A Arte Livre de Hermeto Pascoal”, que o apresentou como um mago capaz de tirar música de absolutamente tudo ao seu redor.

    “Já nasci música, não fiz nada que não tivesse música”, disse ele em sua última entrevista a este jornal, há pouco mais de um ano. “O que escrevo numa bacia de banheiro é tão importante quanto o que escrevo em qualquer papel, porque a música é sagrada.”

    Viúvo, Hermeto Pascoal deixa os seis filhos que teve com Ilza, Jorge, Fabio, Flávia, Fátima, Fabiula e Flávio Pascoal, percussionista que seguiu os passos do pai.

    Morre Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons e da música brasileira, aos 89 anos