Blog

  • Gás do Povo: governo fixa data de pagamento no dia 10 de cada mês

    Gás do Povo: governo fixa data de pagamento no dia 10 de cada mês

    Programa atende 15 milhões de famílias em todo o país

    O benefício do Programa Gás do Povo será pago sempre no dia 10 de cada mês, independentemente de a data cair em fim de semana ou feriado, informou nesta sexta-feira (8) o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

    A medida começa a valer já neste domingo (10), quando será liberado o crédito de maio para 2,71 milhões de famílias brasileiras.

    De acordo com o MDS, o investimento total em maio será de R$ 288,66 milhões. O programa garante a recarga gratuita do botijão de gás de 13 quilos para famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único.

    Como funciona

    O benefício é concedido de acordo com o tamanho da família registrada no Cadastro Único.

    A regra funcionam assim:

    • famílias com dois ou três integrantes recebem um vale a cada três meses;
    • famílias com quatro ou mais pessoas recebem um vale a cada dois meses.

    Segundo o governo, o vale anterior permanece válido até o dia 9 do mês seguinte ao novo pagamento.

    Em maio, cerca de 345 mil famílias entrarão no programa pela primeira vez.

    Alcance nacional

    Atualmente, o Gás do Povo atende 15,05 milhões de famílias em todo o Brasil, alcançando aproximadamente 45,19 milhões de pessoas.

    A maioria dos benefícios é destinada a mulheres responsáveis pelos lares.

    Segundo o MDS:

    • 14,02 milhões de mulheres recebem o benefício;
    • elas representam 93,14% dos domicílios atendidos.

    O percentual de mulheres é ainda maior em algumas regiões:

    • Centro-Oeste: 95,95%;
    • Sudeste: 95,07%;
    • Sul: 94,86%;
    • Nordeste: 92,18%;
    • Norte: 90,4%.

    Divisão regional

    O Nordeste concentra o maior número de famílias atendidas pelo programa em maio.

    Veja os números por região:

    • Nordeste: 1,09 milhão de famílias e R$ 116,10 milhões;
    • Sudeste: 760,21 mil famílias e R$ 76,03 milhões;
    • Norte: 480,41 mil famílias e R$ 56,85 milhões;
    • Centro-Oeste: 194,05 mil famílias e R$ 20,59 milhões;
    • Sul: 179,71 mil famílias e R$ 19,07 milhões.

    Combate à pobreza

    O principal objetivo do programa é combater a chamada pobreza energética, situação em que famílias não conseguem arcar com custos básicos de energia, como o gás de cozinha.

    O benefício garante gratuitamente apenas para recarga do botijão de 13 kg. O programa não cobre o valor do vasilhame nem custos de entrega.

    Além da distribuição do gás, o governo criou o Programa Nacional de Acesso ao Cozimento Limpo, que prevê ações permanentes para ampliar o acesso a fontes de energia doméstica.

    Expansão gradual

    O Gás do Povo começou a ser adotado em novembro. A primeira etapa contemplou 1 milhão de famílias em dez capitais brasileiras.

    Em janeiro, o programa foi ampliado para as demais capitais do país e incorporou automaticamente famílias que já recebiam benefícios de programas anteriores.

    Para participar do programa, a família precisa:

    • ter renda por pessoa de até meio salário mínimo;
    • estar inscrita no Cadastro Único;
    • manter o cadastro atualizado nos últimos 24 meses;
    • possuir CPF regular do responsável familiar;
    • ter pelo menos duas pessoas na composição familiar.o programa prioriza famílias que já recebem o Bolsa Família.

    Como consultar

    Os beneficiários podem verificar se têm direito ao vale e localizar revendas credenciadas pelos seguintes canais:

    • aplicativo Meu Social, Gás do Povo;
    • portal oficial do programa;
    • Disque Social 121.

    No atendimento telefônico, basta informar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável familiar para consultar automaticamente a situação do benefício.

    Gás do Povo: governo fixa data de pagamento no dia 10 de cada mês

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Henrique e Juliano tranquilizam fãs após acidente com helicóptero da família

    Henrique e Juliano tranquilizam fãs após acidente com helicóptero da família

    Aeronave caiu nas proximidades da fazenda dos cantores no Tocantins. Pai da dupla, Edson Alves dos Reis, pilotava no momento da queda

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O helicóptero da família de Henrique e Juliano caiu nesta sexta-feira (8) nas proximidades da fazenda dos cantores, no Tocantins. O pai da dupla, o empresário Edson Alves dos Reis, pilotava a aeronave no momento do acidente. Ninguém ficou gravemente ferido.

    Em vídeo publicado no Instagram, Henrique afirmou que o pai da dupla, o empresário Edson Alves dos Reis, pilotava o helicóptero no momento da queda. Segundo ele, o acidente causou apenas danos materiais.

    “Meu pai estava no comando, é um piloto experiente. Não teve nenhum tipo de lesão grave. Foi apenas dano material, graças a Deus”, disse o cantor. Henrique também explicou que o helicóptero está registrado em seu nome, mas nem ele nem Juliano estavam a bordo. “Tá todo mundo bem”, afirmou.

    Juliano reforçou o agradecimento pela preocupação dos fãs e confirmou que o pai passa bem após o susto.

    Imagens do acidente começaram a circular em perfis locais do Tocantins e em portais regionais no início da tarde desta sexta-feira (8), e chamaram atenção dos fãs da dupla. Procurado pela reportagem, o corpo de bombeiros do Tocantins não respondeu até o momento da publicação deste texto.

    Henrique e Juliano tranquilizam fãs após acidente com helicóptero da família

  • Tarcísio nega prejuízo com operação, e PP de Ciro Nogueira cancela ato eleitoral em SP

    Tarcísio nega prejuízo com operação, e PP de Ciro Nogueira cancela ato eleitoral em SP

    Governador diz que escândalo grave precisa ser apurado ‘doa a quem doer’. Segundo ele, aliança consolidada em 2026 envolve vários partidos, não só PP

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) minimizou o impacto para a sua campanha das investigações contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI), seu aliado político, e defendeu as apurações do caso do Banco Master.

    O PP faria um evento na segunda-feira (11) para oficializar o apoio da sigla à candidatura de Tarcísio, em São Paulo, mas cancelou após Ciro Nogueira ser alvo de operação de busca e apreensão autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça.

    Nesta sexta-feira (8), durante um evento no Hospital Geral de Itaquaquecetuba, na região metropolitana, ao comentar tanto o cancelamento do evento quanto a operação, Tarcísio disse que, em São Paulo, ele tem uma aliança consolidada com vários partidos políticos.

    “O importante aqui é a aliança que a gente tem consolidada, que não envolve só o PP, mas Republicanos, PL, PSD, MDB, PP, União, Podemos. Conseguimos estabelecer aqui uma relação muito boa de partidos que estão pensando no futuro de São Paulo. Esses partidos estão muito juntos, contribuem com o nosso projeto”, disse.

    Questionado se a ligação com Ciro Nogueira poderia prejudicá-lo, Tarcísio negou: “Isso não tem nada a ver com a gente, não prejudica nada”.

    “Estamos diante de um grande escândalo, um escândalo nacional, um escândalo de proporção gigantesca, e isso tem que ser esclarecido”, emendou Tarcísio. “A população demanda resposta, não suporta mais ver episódios de corrupção, não admite mais ser lesada. É um escândalo grave, precisa ser apurado, investigado, doa a quem doer.”

    No ano passado, Ciro Nogueira foi o principal articulador do projeto que tentava levar Tarcísio a uma candidatura à Presidência e auxiliava nas negociações com os demais partidos da centro-direita para viabilizar o projeto. Ele tentava se colocar como candidato a vice-presidente na chapa do governador.

    Tarcísio, contudo, havia condicionado a candidatura a um pedido de Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político, que preferiu indicar o filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

    O PP deverá estar na chapa de Tarcísio com o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), que foi secretário da Segurança Pública na maior parte da gestão do governador, como um dos nomes para o Senado.

    Aliados de Tarcísio, contudo, relatam que o governador já havia perdido o ânimo com a candidatura do antigo auxiliar, no ano passado, quando Derrite teve dificuldades para aprovar o texto do projeto de lei Antifacção, que teve seis versões antes de ser votado no Congresso.

    Ainda de acordo com pessoas próximas ao governador, as investigações do caso Master, que rondam Ciro desde o começo por causa de sua proximidade pública com o dono do banco, Daniel Vorcaro, foram um dos motivos que fizeram Tarcísio se empenhar pelo nome do deputado estadual André do Prado (PL) para a outra vaga do Senado. Prado é presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

    Com apoio de Tarcísio, Prado viajou duas vezes para os Estados Unidos, no feriado de Tiradentes e nesta semana, e voltou com o apoio declarado em vídeo do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para o cargo.

    Tarcísio nega prejuízo com operação, e PP de Ciro Nogueira cancela ato eleitoral em SP

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Dólar fecha a R$ 4,89, menor nível desde janeiro de 2024; Bolsa avança

    Dólar fecha a R$ 4,89, menor nível desde janeiro de 2024; Bolsa avança

    Dólar fecha a R$ 4,895 com queda de 0,54% e acumula baixa de 10,8% no ano; Bolsa de Valores brasileira foi impactada e encerrou o dia em alta de 0,48%, a 184.108 pontos

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dólar fechou abaixo de R$ 4,90 pela primeira vez em mais de dois anos, com queda de 0,54%, cotado a R$ 4,895, nesta sexta-feira (8). É o menor valor de fechamento da moeda desde 15 de janeiro de 2024, quando terminou o dia a R$ 4,866.

    Durante o pregão, os investidores repercutiram dados do mercado de trabalho dos EUA mais fortes do que o esperado em abril e um ambiente global mais favorável a ativos de risco, o que beneficiou o real.

    Apesar da ausência de novidades relevantes, as negociações no Oriente Médio também seguiram no radar. O comportamento mais estável do petróleo beneficiou os mercados acionários.

    A Bolsa de Valores brasileira foi impactada e encerrou o dia em alta de 0,48%, a 184.108 pontos, recuperando parte das perdas da véspera.

    No ano, a moeda norte-americana tem uma baixa acumulada de 10,8%, e o Ibovespa, alta de 14,3%. Na semana, o dólar e Bolsa recuaram 1,2% e 1,7%, respectivamente.

    O principal fator do pregão foi a divulgação dos dados de emprego de abril nos Estados Unidos. A economia norte-americana abriu 115 mil postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, acima da expectativa de 62 mil vagas, informou o Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho em relatório divulgado nesta sexta-feira. A taxa de desemprego permaneceu em 4,3%.

    Economistas atribuíram parte dos resultados a um ajuste no modelo que o governo usa para estimar quantos empregos foram criados ou perdidos. Segundo eles, a grande rotatividade de empresas criadas dificulta a estimativa de empregos associados a essas companhias.

    O indicador é a principal referência do mercado para acompanhar o emprego nos EUA. Os dados reforçaram a percepção de resiliência da economia norte-americana e diminuíram os riscos de uma estagflação -quando o crescimento esfria e a inflação aumenta.

    Segundo o FedWatch da CME, o mercado aposta majoritariamente que o Fed manterá os juros na faixa de 3,5% a 3,75% nas próximas reuniões da instituição em 2026.

    Para Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research, o resultado confirma um mercado de trabalho equilibrado e resiliente. Isso ocorre mesmo em meio ao conflito no Oriente Médio. “Ao observar os indicadores, o Fed enxerga uma economia que não demanda qualquer tipo de afrouxamento monetário neste momento.”

    Segundo ele, os dados sinalizam que o foco do Fed deve se deslocar para o monitoramento da inflação, “especialmente no que diz respeito aos impactos do conflito”. “Esse cenário é consistente com a postura que Powell indicou na última reunião do Fed: aguardar e observar antes de sinalizar qualquer movimento”.

    Nickolas Lobo, especialista em investimentos da Nomad, também destaca que o Fed ganha mais conforto para definir a trajetória de juros. Segundo ele, os resultados afastam os temores “de uma desaceleração econômica que flertava com o risco de estagflação”.

    Os dados repercutem no exterior, onde o dólar cai e as Bolsas sobem. O índice DXY, que mede o desempenho da moeda norte-americana, recuou 0,39%. Nos EUA, S&P 500 e o Nasdaq fecharam em recordes, com avanços de 0,84% e 1,71%.

    Os dados também reforçaram o diferencial de juros do Brasil em relação aos EUA. No final de abril, o Fed manteve a taxa de juros inalterada na faixa de 3,5% a 3,75%. No mesmo dia, o Copom anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, levando a Selic a 14,5% ao ano.

    Segundo Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, esse é um dos fatores que beneficiam o mercado doméstico e ajudam a explicar a valorização do real e Bolsa ao longo de 2026.

    “O Brasil tem alguns fatores particulares. Além de atrair fluxo para a Bolsa devido a essa realocação geográfica, o país oferece um diferencial de juros importante. O real é uma das moedas com maior carrego entre os emergentes e, ao mesmo tempo, é extremamente líquido para o investidor internacional montar e desmontar posições”, afirma.

    Para ele, investidores estão aumentando exposição a emergentes por conta da política econômica do governo norte-americano e vendo o país como um mercado com juros atrativos, espaço para corte de juros no futuro, inflação convergindo para a meta e um Banco Central responsável. “Tudo isso sustenta esse fluxo para o país”.

    O pregão também foi marcado pelo confronto envolvendo EUA e Irã no Oriente Médio. O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que um cessar-fogo permanece em vigor, apesar da intensificação dos combates na região.

    Segundo o chefe da diplomacia de Washington, Marco Rubio, o país espera receber ainda nesta sexta-feira uma resposta do Irã à sua mais recente proposta para encerrar a guerra no Oriente Médio.

    Na quinta-feira, Trump afirmou que três destróieres da Marinha dos EUA foram atacados enquanto atravessavam o estreito de Hormuz, via por onde passa cerca de 20% do abastecimento mundial de petróleo e gás.

    Os Emirados Árabes Unidos também disseram que suas defesas aéreas estavam enfrentando ameaças de mísseis e drones do Irã no início da sexta-feira, embora os detalhes fossem escassos.

    Na quarta-feira, um porta-voz do Paquistão afirmou que os dois países estavam próximos de um acordo. O tratado envolveria três pontos: o fim formal da guerra, o desbloqueio no estreito de Hormuz e uma janela de 30 dias para negociações sobre um acordo mais amplo, segundo as pessoas ouvidas.

    Para Bruno Cordeiro, analista de inteligência de mercado da StoneX, “o mercado pondera entre a sinalização de Trump de que o cessar-fogo segue em vigor e o ceticismo crescente em relação à possibilidade de um acordo definitivo de paz”.

    O conflito no Oriente Médio bloqueia o fluxo no estreito de Hormuz. A paralisação tem gerado um temor de um repique inflacionário global por levar os preços de petróleo a dispararem. Nesta sexta, o contrato de julho do petróleo Brent, referência mundial, subia 0,43%, a US$ 100,49, por volta das 17h.

    Dólar fecha a R$ 4,89, menor nível desde janeiro de 2024; Bolsa avança

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Arthur sofre edema, e Palmeiras segue com problemas na lateral

    Arthur sofre edema, e Palmeiras segue com problemas na lateral

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras foi a campo na Academia de Futebol, nesta sexta-feira (8), em preparação para a sequência do Brasileirão. O Verdão atualizou o boletim médico e informou problema físico em Arthur.

    Arthur teve detectado pelo Palmeiras um edema na coxa direita nos exames de reapresentação. O clube informou que o lateral não participou das atividades de campo e ficou no Núcleo de Saúde e Performance.

    Arthur ganhou espaço com a lesão sofrida por Piquerez e Jefté. O jovem de 20 anos foi titular no último jogo, na vitória contra o Bahia.

    Jefté já se recuperou e, à disposição de Abel Ferreira, pode voltar a começar entre os titulares. O brasileiro, inclusive, entrou no lugar do próprio Arthur no último jogo, contra o Sporting Cristal, pela Libertadores.

    O Palmeiras também informou a evolução no tratamento de Piquerez. O uruguaio realizou uma cirurgia no tornozelo direito no final de março, mas já realiza atividades no gramado. O foco de retorno, no entanto, é para a Copa do Mundo pela seleção do Uruguai.

    Outro desfalque do Palmeiras nos últimos jogos foi Vitor Roque. O atacante se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo no início da semana e segue afastado dos gramados, em tratamento na parte interna do clube.

    O último jogo de Vitor Roque pelo Palmeira aconteceu pela Copa do Brasil, contra a Jacuipense. Desde então, o atacante acabou perdendo os jogos contra: Bragantino, Cerro Porteño, Santos e Sporting Cristal.

    Apesar do desfalque no ataque, o Palmeiras tem ao menos o retorno de Paulinho. O atacante retornou no clássico contra o Santos e segue trabalhando para ganhar maior minutagem na sequência da temporada.

    O Palmeiras vai a campo contra o Remo no próximo domingo (10), pelo Brasileirão. O confronto não acontece há 23 anos, quando o time paraense venceu em 2003 pela Série B. O jogo acontece a partir das 16h (de Brasília).

    Arthur sofre edema, e Palmeiras segue com problemas na lateral

  • Cantor sertanejo Adriano Muniz é encontrado morto em apartamento no DF

    Cantor sertanejo Adriano Muniz é encontrado morto em apartamento no DF

    Vizinhos desconfiaram da ausência do cantor no prédio e decidiram chamar os Bombeiros; causa da morte do sertanejo ainda é desconhecida

    O cantor sertanejo Adriano Muniz, 43, foi encontrado morto em seu apartamento em Vicente Pires, no Distrito Federal. A informação foi confirmada pela reportagem com a Polícia Civil.

    Vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros, na tarde desta quinta-feira (7), após notarem a ausência do cantor.

    Os moradores do prédio relataram que Adriano não abria a porta do apartamento há dias.

    A equipe médica confirmou o óbito no local. Os bombeiros entraram no imóvel e, com o apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), atestaram a morte do artista.

    A causa da morte do sertanejo ainda é desconhecida. A 38ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal assumiu a investigação do caso.

    Adriano Muniz divulgou uma nova turnê em suas redes sociais duas semanas antes de morrer. O projeto musical se chamava Tour Recomeço.

    O cantor demonstrava otimismo com a nova fase da carreira. “Tenho certeza que esse projeto vai chegar chegando e que irei ultrapassar fronteiras jamais imagináveis… Tour Recomeço! Conto com todos vocês!”, disse Adriano em uma postagem.

    A reportagem tenta contato com a assessoria de imprensa do cantor. O texto receberá atualizações assim que a equipe de Adriano Muniz emitir um posicionamento oficial.

    Cantor sertanejo Adriano Muniz é encontrado morto em apartamento no DF

  • Ciro Nogueira diz que operação da PF é tentativa de manchar sua 'honra'

    Ciro Nogueira diz que operação da PF é tentativa de manchar sua 'honra'

    Presidente do PP foi alvo de busca e apreensão na quinta (7); defesa disse repudiar ‘qualquer ilação de ilicitude’; Senador é suspeito de receber mesada de R$ 500 mil de dono do Banco Master

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – Um dia após ser alvo da Polícia Federal, o senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), afirmou nesta sexta-feira (8) que a operação contra ele por suspeitas de envolvimento no caso do Banco Master foi uma tentativa de manchar sua ‘honra pessoal’.

    “Todo ano político é a mesma coisa. Tentam parar de todas as formas quem lidera as pesquisas de intenção de votos”, escreveu Ciro em nota divulgada em suas redes sociais.

    Essa é a primeira vez que o senador se manifesta a respeito da operação da PF. Ele foi alvo de busca e apreensão na quinta (7). Segundo a corporação, Ciro teria recebido quantias repassadas por Felipe Vorcaro, primo de Daniel Vorcaro, dono do Master.

    Além disso, de acordo com as investigações, haveria o pagamento de outras despesas pessoais do parlamentar, como viagens de jatinho.

    Veja abaixo a nota da defesa de Ciro Nogueira:

    “O advogado de Ciro Nogueira, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse em nota que a defesa “repudia qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar”.

    Ele diz que o senador está comprometido em contribuir com a Justiça “a fim de esclarecer que não teve qualquer participação em atividades ilícitas e nos fatos investigados, colocando-se à disposição para esclarecimentos”.

    Afirma ainda que “medidas investigativas graves e invasivas tomadas com base em mera troca de mensagens, sobretudo por terceiros, podem se mostrar precipitadas e merecem a devida reflexão e controle severo de legalidade, tema que deverá ser enfrentado tecnicamente pelas Cortes Superiores muito em breve, assim como ocorreu com o uso indiscriminado de delações premiadas”.

    Ciro Nogueira diz que operação da PF é tentativa de manchar sua 'honra'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Mendonça autoriza transferência de ex-presidente do BRB para Papudinha

    Mendonça autoriza transferência de ex-presidente do BRB para Papudinha

    Decisão do ministro indica andamento de negociações de delação premiada. Investigações apontam que Paulo Henrique Costa foi peça essencial na aquisição de carteiras do Master

    BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), atutorizou nesta sexta-feira (8) a transfência do ex-presidente do BRB (Banco de Brasília) Paulo Henrique Costa, preso em 16 de abril por envolvimento nas fraudes do Banco Master, para o 19º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

    A decisão é um indício para o andamento das negociações de um acordo de colaboração premiada.

    Costa foi preso em abril em seu apartamento no Noroeste, região nobre de Brasília, e levado até a Superintendência da PF. A medida foi autorizada pelo relator do caso na corte. No mesmo dia, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal.

    Paulo Henrique Costa é investigado por seu papel na tentativa de compra do Master pelo BRB e na compra de carteiras oferecidas pelo banco de Daniel Vorcaro, além das operações em que o banqueiro e seus associados se tornaram acionistas do Banco de Brasília.

    Segundo o Ministério Público, Costa “foi peça essencial” na viabilização da aquisição dessas carteiras.

    As investigações indicam que o executivo teria ocultado seis imóveis recebidos como propina, quatro em São Paulo e dois em Brasília, avaliados em R$ 146,5 milhões , dos quais cerca de R$ 74,6 milhões já teriam sido efetivamente pagos, conforme os elementos reunidos até o momento da operação.

    Advogado de Costa, Cléber Lopes disse anteriormente que seu cliente não praticou crime algum e que a prisão realizada pela PF foi um exagero por parte da Justiça. Ele disse que não mudará a estratégia e segue “firme na convicção de que o Paulo Henrique não cometeu crime algum”.

    Mendonça autoriza transferência de ex-presidente do BRB para Papudinha

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Ludmilla é anunciada como atração do Global Citizen no dia 6 de junho

    Ludmilla é anunciada como atração do Global Citizen no dia 6 de junho

    Evento de mobilização contra pobreza também trará Lauryn Hill e Wyclef Jean. Apresentações acontecerão de forma gratuita na praia de Ipanema

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A cantora Ludmilla será uma das principais atrações do Global Citizen 2026, evento global de mobilização para o fim da pobreza extrema. O show dela acontecerá na praia de Ipanema, no dia 6 de junho, de forma gratuita.

    Com apresentação de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, o evento também contará com apresentações de Ms. Lauryn Hill e Wyclef Jean.

    “É muito especial fazer parte do Global Citizen na minha cidade. A música tem esse poder de conectar todo mundo e essa é uma oportunidade de usar isso para falar do que realmente importa, que é o nosso mundo e o futuro das próximas gerações”, diz a cantora brasileira.

    Além dos shows, o Global Citizen contará ao longo da noite com anúncios e compromissos alinhados às metas da campanha.

    A confraternização integra a programação da Rio Nature & Climate Week, uma iniciativa que reúne líderes, organizações e a sociedade civil para discutir soluções para desafios globais urgentes. Energia limpa, educação infantil, segurança alimentar, geração de empregos e saúde global estão entre os temas debatidos.

    Ludmilla é anunciada como atração do Global Citizen no dia 6 de junho

  • É preciso aproximar EUA e Brasil, diz deputada americana após encontro de Lula e Trump

    É preciso aproximar EUA e Brasil, diz deputada americana após encontro de Lula e Trump

    Congressista afirma que Brasil é parceiro fundamental na América Latina e defende cooperação. Para parlamentar, política externa de Washington tem buscado enfraquecer democracia e sistema judiciário

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – Após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, a deputada democrata Sydney Kamlager-Dove, copresidente do Brazil Caucus -frente suprapartidária do Congresso dos EUA dedicada às relações com o Brasil- afirmou estar satisfeita em ver “uma mensagem positiva saindo do encontro”. Ela disse ainda esperar que a administração americana “possa trabalhar para aproximar o Brasil, não afastá-lo”.

    Os chefes de Estado se reuniram nesta quinta-feira (7) na Casa Branca, em Washington. Após três horas de conversa, ambos avaliaram o encontro como positivo. Trump afirmou que Lula é um “bom homem” e “cara inteligente” e disse que eles tiveram uma “boa reunião”.

    Já o petista se disse otimista com a parceria com os EUA e falou até em “amor à primeira vista” com o republicano.

    À reportagem, Kamlager-Dove destacou que o “Brasil é um parceiro fundamental na América Latina” e afirmou lamentar que a política externa do governo Trump tenha “sido amplamente guiada por pessoas que buscam enfraquecer a democracia e o sistema judiciário brasileiro”.

    Segundo ela, essa abordagem gera ruídos desnecessários em uma relação que, na sua avaliação, deveria ser marcada pela cooperação e pelo diálogo institucional.

    Kamlager-Dove, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou por meio de carta junto a outros parlamentares que o presidente Trump abriu uma guerra comercial para “defender o seu colega líder da tentativa de golpe”. Eles pediam que Trump encerrasse “imediatamente seus esforços para minar a democracia brasileira”, suspendendo “tarifas ilegais que afetam a economia americana”.

    Agora, ela cita episódios recentes de tensão entre os dois países ao longo do último ano.

    Entre eles, menciona a imposição de tarifas que chegaram a 50% sobre determinados produtos brasileiros -posteriormente reduzidas após o primeiro encontro entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU no ano passado- e a aplicação de sanções a autoridades brasileiras, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, incluído na Lei Magnitsky no mesmo período.

    Para a deputada, esse conjunto de medidas teve impacto negativo na relação bilateral. Ela avalia que a “imposição de tarifas irresponsáveis, sanções a juízes brasileiros e ameaças de designar organizações como terroristas estrangeiras criaram atritos onde poderia haver cooperação”.

    A crítica dela acontece em meio ao momento em que os Estados Unidos, por meio do Departamento do Estado, estuda designar facções brasileiras como terroristas, enquanto o governo brasileiro trabalha para evitá-lo.

    O presidente Lula afirmou que o assunto não foi levado à mesa nesta quinta-feira, mas que entregou a Trump uma proposta de combate ao crime organizado.

    A minuta foi apresentada por integrantes do governo brasileiro a suas contrapartes americanas em abril e estaria mais robusta nesta reunião. Lula afirmou que o documento foi entregue em inglês para o republicano, que teria prometido ler durante a noite.

    É preciso aproximar EUA e Brasil, diz deputada americana após encontro de Lula e Trump