Blog

  • É preciso aproximar EUA e Brasil, diz deputada americana após encontro de Lula e Trump

    É preciso aproximar EUA e Brasil, diz deputada americana após encontro de Lula e Trump

    Congressista afirma que Brasil é parceiro fundamental na América Latina e defende cooperação. Para parlamentar, política externa de Washington tem buscado enfraquecer democracia e sistema judiciário

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – Após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, a deputada democrata Sydney Kamlager-Dove, copresidente do Brazil Caucus -frente suprapartidária do Congresso dos EUA dedicada às relações com o Brasil- afirmou estar satisfeita em ver “uma mensagem positiva saindo do encontro”. Ela disse ainda esperar que a administração americana “possa trabalhar para aproximar o Brasil, não afastá-lo”.

    Os chefes de Estado se reuniram nesta quinta-feira (7) na Casa Branca, em Washington. Após três horas de conversa, ambos avaliaram o encontro como positivo. Trump afirmou que Lula é um “bom homem” e “cara inteligente” e disse que eles tiveram uma “boa reunião”.

    Já o petista se disse otimista com a parceria com os EUA e falou até em “amor à primeira vista” com o republicano.

    À reportagem, Kamlager-Dove destacou que o “Brasil é um parceiro fundamental na América Latina” e afirmou lamentar que a política externa do governo Trump tenha “sido amplamente guiada por pessoas que buscam enfraquecer a democracia e o sistema judiciário brasileiro”.

    Segundo ela, essa abordagem gera ruídos desnecessários em uma relação que, na sua avaliação, deveria ser marcada pela cooperação e pelo diálogo institucional.

    Kamlager-Dove, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou por meio de carta junto a outros parlamentares que o presidente Trump abriu uma guerra comercial para “defender o seu colega líder da tentativa de golpe”. Eles pediam que Trump encerrasse “imediatamente seus esforços para minar a democracia brasileira”, suspendendo “tarifas ilegais que afetam a economia americana”.

    Agora, ela cita episódios recentes de tensão entre os dois países ao longo do último ano.

    Entre eles, menciona a imposição de tarifas que chegaram a 50% sobre determinados produtos brasileiros -posteriormente reduzidas após o primeiro encontro entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU no ano passado- e a aplicação de sanções a autoridades brasileiras, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, incluído na Lei Magnitsky no mesmo período.

    Para a deputada, esse conjunto de medidas teve impacto negativo na relação bilateral. Ela avalia que a “imposição de tarifas irresponsáveis, sanções a juízes brasileiros e ameaças de designar organizações como terroristas estrangeiras criaram atritos onde poderia haver cooperação”.

    A crítica dela acontece em meio ao momento em que os Estados Unidos, por meio do Departamento do Estado, estuda designar facções brasileiras como terroristas, enquanto o governo brasileiro trabalha para evitá-lo.

    O presidente Lula afirmou que o assunto não foi levado à mesa nesta quinta-feira, mas que entregou a Trump uma proposta de combate ao crime organizado.

    A minuta foi apresentada por integrantes do governo brasileiro a suas contrapartes americanas em abril e estaria mais robusta nesta reunião. Lula afirmou que o documento foi entregue em inglês para o republicano, que teria prometido ler durante a noite.

    É preciso aproximar EUA e Brasil, diz deputada americana após encontro de Lula e Trump

  • Ministro do TCU libera novos consignados do INSS após recurso da AGU

    Ministro do TCU libera novos consignados do INSS após recurso da AGU

    Cartões consignados continuam suspensos por suspeita de fraude

    O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcos Bemquerer Costa autorizou nesta sexta-feira (8) a retomada da concessão de novos empréstimos pessoais consignados do INSS, após analisar um recurso apresentado pelo governo federal.

    A decisão tem efeito imediato e vale até o julgamento definitivo do caso pelo plenário da Corte.

    As modalidades de “cartão de crédito consignado” e “cartão consignado de benefício”, no entanto, continuam suspensas por determinação do tribunal.

    Empréstimos liberados

    A decisão atende a um pedido apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) após o TCU determinar, na semana passada, a suspensão de novas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

    No recurso, o Executivo argumentou que a interrupção dos empréstimos pessoais poderia gerar impactos econômicos e sociais relevantes, ao dificultar o acesso ao crédito por parte dos segurados.

    Segundo o governo, a medida poderia empurrar aposentados para linhas de crédito mais caras, aumentar o risco de superendividamento e reduzir a circulação de dinheiro na economia.

    Ao liberar novamente os empréstimos pessoais, o ministro afirmou que houve avanço na implementação de mecanismos de segurança no sistema utilizado para as operações.

    “Novas informações acerca do estágio avançado da implementação das demandas estruturantes da segurança dos empréstimos pessoais consignados justificam, excepcionalmente, a suspensão da medida cautelar”, escreveu Bemquerer na decisão.

    Cartões suspensos

    Apesar da liberação parcial, o TCU manteve proibidas as novas concessões nas modalidades:

    • cartão de crédito consignado;
    • cartão consignado de benefício.

    Esses produtos são considerados mais sensíveis pelo tribunal devido ao maior número de indícios de irregularidades encontrados nas auditorias. A suspensão continuará válida até nova análise da Corte.

    Entenda o caso

    Em 29 de abril, o TCU determinou a suspensão imediata de novos empréstimos consignados do INSS após identificar falhas de segurança no sistema “eConsignado”.

    Segundo o tribunal, havia risco de danos financeiros aos aposentados e também aos cofres públicos.

    Entre os problemas apontados estavam:

    • contratos sem autorização dos beneficiários;
    • empréstimos feitos em nome de pessoas falecidas;
    • fraudes de identidade;
    • falhas na validação biométrica;
    • desvio de recursos;
    • ausência de documentação;
    • cobrança de taxas abusivas.

    A decisão ocorreu após auditorias apontarem indícios de práticas abusivas e possível vazamento de dados sigilosos de aposentados e pensionistas.

    Dados preocupam

    Relatórios da Controladoria-Geral da União mostraram forte incidência de problemas nos cartões consignados.

    Segundo a CGU:

    • 36% dos entrevistados disseram não reconhecer a contratação do cartão;
    • 25% afirmaram não ter solicitado o produto;
    • 36% relataram não ter recebido os valores do saque;
    • 78% disseram não receber as faturas dos cartões.

    O TCU avaliou que as falhas expõem aposentados a golpes financeiros e aumentam o risco de endividamento irregular.

    Mercado bilionário

    A suspensão dos consignados havia gerado preocupação no mercado financeiro e dentro do governo. O setor movimenta cerca de R$ 100 bilhões e atende milhões de aposentados e pensionistas do INSS.

    Segundo estimativas do setor bancário, cerca de 17 milhões de beneficiários poderiam ser afetados pela paralisação das operações. Desse total, mais da metade estaria negativada e sem acesso a outras linhas tradicionais de crédito.

    Mudanças futuras

    Além da suspensão parcial, o governo federal também anunciou mudanças permanentes no crédito consignado do INSS.

    A medida provisória (MP) da nova versão do Desenrola Brasil, publicada nesta semana, prevê o fim gradual do cartão consignado.

    Pelas novas regras:

    • o produto começará a ser reduzido em 2027;
    • o limite de comprometimento da renda cairá progressivamente;
    • a modalidade deixará de existir a partir de 2029.

    A MP também alterou regras do empréstimo consignado tradicional.

    Entre as mudanças:

    • o prazo máximo de pagamento aumentará de oito para nove anos;
    • o limite total de comprometimento da renda cairá de 45% para 40%;
    • posteriormente, esse percentual será reduzido gradualmente até 30%.

    Ministro do TCU libera novos consignados do INSS após recurso da AGU

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Tite revela arrependimento por pênaltis na Copa de 2022

    Tite revela arrependimento por pênaltis na Copa de 2022

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Tite relatou um único arrependimento na eliminação da seleção brasileira para a Croácia na Copa do Mundo de 2022: a escolha da ordem dos batedores dos pênaltis. Mais precisamente, de Neymar.

    Neymar não chegou a cobrar sua penalidade, pois era o quinto da lista, e a disputa terminou em 4 a 2 para os croatas. À época, Tite foi muito criticado pela escolha. Em entrevista ao ge, revelou arrepender-se por isso.

    “Todas as críticas feitas a mim pelo Neymar não ter batido o primeiro pênalti estão corretas. Eu errei. Isso asseguraria a vitória? Não sei. Mas ele deveria ter sido o primeiro batedor”, afirmou o treinador gaúcho.

    JOGO CONSISTENTE

    À parte das críticas pelas cobranças de pênalti, o técnico viu um “jogo consistente” do Brasil, que, segundo ele, ofereceu poucas chances aos adversários.

    “Eu estava olhando o jogo, olhando o jogo… e assisti de novo ao jogo. Não teve nenhum lance de perigo maior da Croácia. Eu tenho o hábito de dizer que o campo fala, a bola fala. [Contra a Croácia] o jogo não falou, o jogo escondeu”, disse o treinador.

    Tite revela arrependimento por pênaltis na Copa de 2022

  • Intel e Apple fecham acordo preliminar para fabricação de chips, diz jornal

    Intel e Apple fecham acordo preliminar para fabricação de chips, diz jornal

    Wall Street Journal diz que ainda não foi definido quais produtos receberão os chips. Intel teve 10% das ações repassadas para governo dos EUA no início da gestão Donald Trump

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Intel chegou a um acordo preliminar com a Apple para a fabricação de chips para serem usados nos aparelhos da criadora do iPhone, segundo informação do jornal The Wall Street Journal divulgada nesta sexta-feira (8).

    A publicação diz que ainda não está definido quais serão os produtos da Apple que receberão os semicondutores da Intel, de acordo com as pessoas familiarizadas com o assunto.

    As negociações começaram há mais de um ano e o acordo foi fechado nos últimos meses. O The Wall Street Journal procurou as duas empresas, mas elas se recusaram a comentar.

    A Intel vinha enfrentando crise financeira até o início da gestão Donald Trump, que depois adquiriu 10% das ações da empresa ao converter US$ 9 bilhões em subsídios federais em participação na fabricante de chips. A intenção do governo era fortalecer a Intel na disputa contra TSMC, de Taiwan, e Samsung, da Coreia do Sul.

    Além da Apple, a Intel fechou recentemente acordos com a SpaceX, de Elon Musk, e a Nvidia. De acordo com o The Wall Street Journal, o secretario do Comércio, Howard Lutnick, conversou repetidamente ao longo de 2025 com Apple, SpaceX e Nvidia para que elas fechassem negócios com a Intel.

    Intel e Apple fecham acordo preliminar para fabricação de chips, diz jornal

  • Anitta e Katy Perry devem se apresentar em shows na Copa do Mundo da Fifa

    Anitta e Katy Perry devem se apresentar em shows na Copa do Mundo da Fifa

    Estratégia é associar jogos de cada país a artistas locais; final terá apresentação no intervalo inspirada no Super Bowl

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Fifa prepara uma programação musical de grande porte para a Copa do Mundo, segundo informações publicadas pelo The Athletic, divisão esportiva do The New York Times. Entre os nomes cotados estão Anitta, Katy Perry, Lisa, Michael Bublé e Alanis Morissette.

    Os artistas, de diferentes países, foram selecionados para participar de cerimônias de abertura e eventos paralelos organizados durante o torneio. As atrações ainda não foram confirmadas oficialmente pela Fifa.

    Porém, o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou que a final da Copa terá, pela primeira vez, um show no intervalo inspirado no formato do Super Bowl. A produção será organizada pela Global Citizen, com colaboração de Chris Martin e Phil Harvey, do Coldplay.

    De acordo com a publicação, a estratégia da entidade é associar os jogos inaugurais de cada país-sede a artistas locais.

    Nos Estados Unidos, a cantora Katy Perry seria a principal atração do evento que antecede a partida entre a seleção americana e o Paraguai. Também estariam previstos shows do rapper Future e do DJ Sanjoy.

    Já a abertura do México, em confronto contra a África do Sul, deve contar com apresentações da banda Maná e dos cantores Alejandro Fernández e Belinda. No Canadá, a estreia da seleção contra a Bósnia e Herzegovina teria apresentações de Alanis Morissette, Alessia Cara e Michael Bublé.

    Outros artistas mencionados pela reportagem incluem o colombiano J Balvin, o francês Vegedream, o venezuelano Danny Ocean e a palestina Elyanna.

    Anitta e Katy Perry devem se apresentar em shows na Copa do Mundo da Fifa

  • Conmebol abre investigação contra Abel Ferreira por ‘caso do dedo do meio’

    Conmebol abre investigação contra Abel Ferreira por ‘caso do dedo do meio’

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Conmebol abriu um expediente disciplinar para investigar o gesto obsceno de Abel Ferreira para Flaco López, durante a vitória por 2 a 0 sobre o Sporting Cristal, fora de casa, pela Libertadores. A informação inicial é da ESPN e foi confirmada pelo UOL.

    O técnico palmeirense mostrou o dedo do meio ao atacante após a abertura do placar em Lima. Ramón Sosa marcou o segundo gol.

    A investigação toma como base o artigo 11.2 do Código Disciplinar da Conmebol B e C.

    Comportar-se de maneira ofensiva, insultuosa ou fazer declarações difamatórias de qualquer tipo

    Violação das diretrizes mínimas do que deve ser considerado comportamento aceitável no campo do esporte e do futebol organizado

    O Palmeiras tem até o dia 13 de maio para apresentar sua defesa. A pena estipulada é multa ao clube, avaliada em 25 mil dólares (R$ 122 mil).

    Após o triunfo, Abel afirmou que mostrou o dedo do meio a Flaco pois “cobra muito ele”:

    Ele sabe onde tem que estar, eu explico de manhã, tarde e noite, eu mando vídeo no WhatsApp, porque ele sabe onde tem que chegar, ele sabe que para fazer gol tem que estar na zona de ouro. nesta sexta-feira (8) quando ele virou para mim fez assim (sinal positivo), eu fiz assim com outro dedo, porque ele sabe que eu cobro dele para fazer gols. De resto, ele tem tudo, ainda não é, mas tem tudo para ser um centroavante de top mundial –  Abel, sobre dedo do meio a Flaco Lopez

    Conmebol abre investigação contra Abel Ferreira por ‘caso do dedo do meio’

  • Gigante das criptomoedas cobra R$ 1,6 bilhão do Master na Justiça e pede penhora de bens

    Gigante das criptomoedas cobra R$ 1,6 bilhão do Master na Justiça e pede penhora de bens

    Em agosto, banco deixou de pagar parcelas da dívida firmada via empresa em paraíso fiscal. OUTRO LADO: Defesa de Vorcaro não quis comentar o caso

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Maior empresa de criptomoedas no mundo, a Tether cobra o Banco Master na Justiça paulista o pagamento de um empréstimo de US$ 300 milhões que fez a uma holding ligada à instituição financeira em março do ano passado.

    A multinacional, conhecida por criar uma das versões do dólar digital, o USDT, cobra do Master R$ 1,64 bilhão (US$ 327,4 milhões), considerando os juros anuais e moratórios que somam 13,87%. O caso foi revelado pelo jornal o Estado de S.Paulo e confirmado pela Folha de S.Paulo.

    A dívida venceria em março deste ano, mas teve seu prazo de pagamento antecipado por cláusulas contratuais acionadas quando o banco de Daniel Vorcaro teve sua nota de crédito rebaixada no ano passado. A Tether pede a penhora de uma conta que era destino do pagamento de empréstimos consignados para servidores públicos, usada como garantia do negócio, e a localização de demais bens do Master para liquidação do débito.

    Procurada, a defesa de Daniel Vorcaro, presidente e controlador do Master na época do negócio, disse que não irá comentar o caso. A Tether afirma que o calote desde setembro não afeta a liquidez de suas criptomoedas, que são lastreadas em ativos reais como o dólar, o euro e ouro.

    Documentos anexados aos autos mostram que o Master reconheceu a dívida em uma corte de arbitragem de Londres. A Tether alega ainda que não sabia das operações policiais que estavam em curso contra o banco, que foram anunciadas apenas em novembro.

    Com o pedido, a Tether também tenta furar a fila de credores do Master, estabelecida desde a liquidação, que prioriza créditos trabalhistas e tributários. Uma estimativa recente do Fundo Garantidor de Créditos aponta que o Master consumiu cerca de R$ 50 bilhões.

    O gigante das criptomoedas, sediado em El Salvador, alega que seu contrato de empréstimo foi firmado com uma empresa de fora do conglomerado bancário do Master, a Titan Holding, uma companhia que Vorcaro abriu nas Ilhas Cayman e depois repassou para outros diretores do Master. O trato envolveu ativos no Brasil como garantia, e a Tether pede que a Justiça desconsidere esses ativos como patrimônio do Master no cumprimento de dívidas com outras instituições.

    O Master garantiu o empréstimo com a multinacional com cédulas de créditos bancários decorrentes de empréstimos consignados de servidores públicos da linha Credcesta, então operadas pelo próprio banco. Os valores caem mensalmente em uma conta no Master, segundo o contrato firmado com a Tether.

    A Titan recebeu o empréstimo em duas parcelas: US$ 100 milhões em 28 de março de 2025 e US$ 200 milhões em 1º de abril do mesmo ano. Em agosto, suas empresas deixaram de pagar a rolagem mensal da dívida -o valor principal tampouco foi quitado.

    O empréstimo deveria ser pago, com valor acrescido de juros anuais de 11,78%, no prazo de um ano, que se esgotaria em março. A multinacional argumenta, no entanto, que uma cláusula de vencimento antecipado foi acionada quando a agência de avaliação de risco Fitch rebaixou a nota do Master devido ao veto a compra do banco de Vorcaro pelo BRB (Banco de Brasília).

    O contrato ainda determinava o vencimento antecipado da dívida em outras situações, como o não pagamento de qualquer valor no vencimento e eventos relacionados à situação do Banco Master, entre eles a suspensão de suas atividades, a perda da autorização do Banco Central para operar como instituição financeira, o descumprimento de requisitos regulatórios de capital ou sua liquidação extrajudicial. Todos os eventos aconteceram desde que a Polícia Federal anunciou investigações contra o Master em novembro.

    O Master mantinha negócios com empresas de criptomoedas desde que Vorcaro assumiu o controle da instituição, ainda chamada de Banco Máxima, em 2019. A chegada do ex-banqueiro mineiro à instituição alavancou as operações de câmbio da instituição financeira, que, em geral, eram voltadas a operações com criptoativos.

    A operação Colossus, da Polícia Federal, mostrou que o então Banco Máxima fez remessas de US$ 531 milhões, entre dezembro de 2018 e abril de 2021, para uma empresa investigada sob a suspeita de lavar dinheiro para a facção criminosa PCC e o grupo terrorista Hezbollah.

    Gigante das criptomoedas cobra R$ 1,6 bilhão do Master na Justiça e pede penhora de bens

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Dosimetria: Alcolumbre promulga lei que beneficia condenados pelo 8/1

    Dosimetria: Alcolumbre promulga lei que beneficia condenados pelo 8/1

    A Lei da Dosimetria reduz as penas para os condenados por tentativa de golpe de Estado no Brasil no contexto dos atos de 8 de janeiro de 2023. Congresso Nacional derrubou veto do presidente Lula, na semana passada

    O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), informou nesta sexta-feira (8) que promulgou a Lei da Dosimetria. A decisão deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

    “Nos termos da Constituição Federal, compete ao Presidente do Senado Federal promulgar a lei quando o Presidente da República não o faz no prazo constitucional de 48 horas”, informou, por meio de nota, o senador Alcolumbre.

    A Lei da Dosimetria reduz as penas para os condenados por tentativa de golpe de Estado no Brasil no contexto dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado das eleições de 2022, depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, pedindo um golpe militar e a deposição do presidente eleito democraticamente. O projeto de lei foi vetado na íntegra pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que alegou que o texto viola o interesse público ao reduzir penas de crimes contra a democracia. Porém, Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula

    Ao todo, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 1,4 mil pessoas por crimes contra a democracia, sendo 431 penas de prisão, 419 penas alternativas e outros 552 acordos de não persecução penal. 

    De acordo com levantamento do STF, o maior grupo de condenados é formado por 404 réus que receberam penas de um ano de prisão, número equivalente a 28% do total de condenações.

    Em seguida, foram registradas 213 condenações a 14 anos de prisão, representando 15,19% do total.

    A pena mais alta foi aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, único condenado a 27 anos e três meses de prisão. Para se beneficiar da redução das penas, os condenados devem ingressar com um pedido para recalcular a pena no Supremo.

    Entenda

    O PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas.

    O foco do projeto é uma mudança no cálculo das penas, “calibrando a pena mínima e a pena máxima de cada tipo penal, bem como a forma geral de cálculo das penas”.

    Tais mudanças devem beneficiar condenados pelo 8 de janeiro, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, além dos militares Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

    Dosimetria: Alcolumbre promulga lei que beneficia condenados pelo 8/1

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Grazi Massafera se despede de 'Três Graças' e celebra sucesso de Arminda

    Grazi Massafera se despede de 'Três Graças' e celebra sucesso de Arminda

    Atriz relembra os bastidores da novela, diz ter se surpreendido com a repercussão da trama e define a personagem como louca, varrida e doida. Após o fim das gravações, ela fala sobre férias, rotina intensa e emoção ao deixar o elenco: ‘Vou sentir falta de tudo’

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Após meses mergulhada em uma rotina intensa de gravações, Grazi Massafera finalmente entrou no modo férias –ainda que admita que a ficha ainda não caiu completamente. Em clima descontraído e nostálgico, a atriz falou sobre o fim de “Três Graças”, relembrou os bastidores da produção e comemorou o sucesso de Arminda, personagem que conquistou o público com humor, exageros e momentos inesperados.

    Animada com os desdobramentos da trama, Grazi contou ter ficado surpresa com o alcance da novela. “Gente! Uma novela que virou show. Olha que especial isso. Eu nunca tinha visto isso antes”, afirmou.

    A atriz ainda definiu Arminda como uma personagem “louca, varrida e doida”, mas confessou que acabou se divertindo bastante ao longo do processo. Segundo ela, encontrar o tom da personagem foi um desafio no começo. “No início foi desesperador e depois foi… Me diverti muito. Tive ótimos parceiros”, contou.

    Grazi também comentou sobre o lado cômico da personagem, apontado por muitos telespectadores como um dos grandes trunfos da novela. Para ela, o humor foi essencial para que Arminda funcionasse em cena. “Ela já vem escrita com esse toque cômico, mas tinha liberdade de improvisar, colocar uns cacos”, entregou.

    Sem poder dar spoilers sobre o desfecho de Arminda, Grazi disse ter gostado do final da personagem. “Gostei. Tenho que ver a cena toda, porque gravamos em pedaços. Mas tem tudo a ver com ela”, afirmou.

    Agora longe dos estúdios, Grazi pretende aproveitar o descanso para dormir mais, viajar, cuidar da saúde e ficar perto da família. Ainda assim, ela admite que desacelerar não é tão simples. “Arrimo de família nunca tem férias. Eu sou mãe dos meus pais desde os 22 anos, então estou sempre cuidando da galera”, declarou.

    Sem esconder a emoção pelo encerramento do trabalho, a atriz revelou que o que mais vai sentir falta são os bastidores e a convivência com o elenco. “Vou sentir falta de tudo, das nossas conversas, de um elenco muito disponível e prazeroso de trocar”, afirmou.

    Grazi Massafera se despede de 'Três Graças' e celebra sucesso de Arminda

  • Endrick não se vê garantido na Copa

    Endrick não se vê garantido na Copa

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Endrick afirmou que não se vê como um nome garantido na lista de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo.

    O atacante do Lyon destacou que disputa posição com “jogadores de ponta”. Ele esteve na última convocação da seleção brasileira, para amistosos contra França e Croácia, disputados em março.

    “Ainda não [me vejo garantido]. Disputo posição com jogadores de ponta como João Pedro, Igor Thiago, Richarlison, Vitor Roque e Kaio Jorge. Jogadores de ponta, que estão no Brasil e na Europa. O Ancelotti escolherá o melhor para o Brasil. Preciso ir bem no Lyon para realizar esse sonho de criança. […] Tem duas vagas entre os 26 jogadores e eu estou lutando por uma delas. Vou seguir lutando até o final, fazendo o que for preciso para estar lá”, disse Endrick em entrevista a Placar.

    Endrick exaltou a força coletiva na briga pelo hexa. “O bom é formarmos uma família, não pode ficar tudo nas costas do Vini ou de um jogador só. Se o Brasil for campeão, vai ser por causa do grupo todo. Acredito no coletivo. Um jogador pode ganhar um jogo, mas não um campeonato sozinho. Cada um tem que assumir um pouco da responsabilidade”, disse o atacante.

    O atacante desconversou sobre uma possível convocação de Neymar, mas elogiou o camisa 10 do Santos. “Eu não tenho uma decisão muito formada. Eu pude ver o jogo dele contra o Atlético-MG e a gente vê que é um jogador incrível. E fico muito feliz de poder ver ele jogar, ver que ele está bem, ver ele com a família, com as filhas deles. Ver que ele está bem no Santos. Espero que Deus possa abençoá-lo para que não tenha nenhuma lesão, que possa conseguir jogar o máximo de jogos possíveis para poder, pelo menos, ter sido cotado para a seleção. É um grande jogador, a gente sabe do potencial incrível que ele tem. Se ele for para a seleção, não tenho dúvida que vai se doar inteiro”, disse.

    Enquanto busca uma vaga na seleção brasileira, Endrick tenta levar o Lyon à Liga dos Campeões. Se vencer os dois jogos restantes pelo Campeonato Francês, o time -atual terceiro colocado- retornará ao principal torneio europeu.

    CASEMIRO DIZ QUE ENDRICK ‘AINDA NÃO É DO GRUPO’

    O capitão da seleção afirmou recentemente que o atacante não está garantido no Mundial. As falas de Endrick e Casemiro não têm relação direta.

    Se ele for para a Copa do Mundo, e temos de ser realistas que ele ainda não é do grupo, a gente não pode botar uma pressão de que vai resolver, que vai entrar nos jogos para resolver. A gente sabe que têm jogadores de frente que precisam puxar mais, tirar mais da equipe – Casemiro, à TNT SportsO volante também evitou colocar pressão sobre Endrick: “Foi boa essa ida dele para o Lyon, para ele ver e ter a sensação de jogar, mas é muito jovem. A gente não pode colocar uma pressão nele, não pode dizer que ele vai solucionar o nosso problema na Copa do Mundo, porque é muito jovem”.

    Endrick não se vê garantido na Copa