Blog

  • Irã acusa EUA de 'aventura militar imprudente' após ataque a navio iraniano

    Irã acusa EUA de 'aventura militar imprudente' após ataque a navio iraniano

    Chanceler iraniano acusa os EUA de violar cessar-fogo após ataque a petroleiro e fala em “aventura militar imprudente”; Irã diz ter retaliado contra navios americanos, enquanto Washington afirma ter agido em autodefesa diante de ofensiva com mísseis e drones

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O chanceler iraniano, Abbas Aragchi, afirmou que os Estados Unidos optaram por uma “aventura militar imprudente” após as forças americanas atacarem nesta quinta-feira (07) um navio petroleiro iraniano.

    Nesta quinta, um porta-voz do regime iraniano acusou os EUA de violaram o cessar-fogo ao bombardear o navio. “Sempre que uma solução diplomática está em cima da mesa, os EUA optam por uma aventura militar imprudente. Seria uma tática de pressão grosseira? Ou o resultado de um sabotador enganando mais uma vez o presidente americano e o levando a outro atoleiro? Quaisquer que sejam as causas, o resultado é o mesmo: os iranianos nunca cedem à pressão”, disse o chanceler iraniano em resposta ao ataque.

    O navio iraniano estaria indo em direção ao Estreito de Hormuz. Ele estava em frente ao porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, segundo informou a emissora iraniana Irib ao reproduzir comunicado feito por autoridades iranianas.

    Outros ataques aéreos também foram feitos em áreas civis, ainda de acordo com comunicado. O regime afirmou que o bombardeio ocorreu em cooperação com alguns países da região, nas costas das ilhas de Khamir, Sirik e Qeshm.

    “[Em retaliação, forças armadas iranianas] atacaram imediatamente navios militares americanos a leste do Estreito de Ormuz e ao sul do porto de Chabahar, causando-lhes danos significativos. [O Irã] dará uma resposta esmagadora a qualquer agressão sem a menor hesitação”, diz o comunicado do regime iraniano.

    EUA dizem ter interceptado “ataques iranianos não provocados”. Em comunicado, o Centcom (Comando Central dos Estados Unidos) afirmou que militares americanos responderam com “ataques de autodefesa” enquanto destróieres de mísseis guiados da Marinha dos EUA transitavam pelo Estreito de Hormuz em direção ao Golfo de Omã.

    Americanos acusam iranianos de lançarem bombardeio. Um ataque coordenado envolveria “múltiplos mísseis, drones e pequenas embarcações” enquanto os navios da marinha americana navegavam pelo canal marítimo internacional. Autoridades confirmaram que “nenhum ativo americano foi atingido” durante o confronto.

    CESSAR-FOGO FRÁGIL

    Trump anunciou em 7 de abril um cessar-fogo de duas semanas com o Irã. Em publicação na Truth Social, ele informou que os ataques haviam sido suspensos e a trégua, começado imediatamente. A declaração ocorreu após pedido do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, que intermediava as conversas.

    Irã também aceitou a proposta do Paquistão e os dois países se encontraram pessoalmente para debater a paz permanente. A reunião aconteceu em Islamabade em 21 de abril, mas acabou sem acordo após mais de 20 horas.

    Trump ampliou de forma unilateral um cessar-fogo de duas semanas na terça-feira, dia final do cessar-fogo provisório. O objetivo é dar mais tempo para que os negociadores tentem um acordo no Paquistão. Mas as repetidas tentativas de uma nova reunião entre os dois países não avançaram desde então.

    O norte-americano tem batido na tecla de que o Irã precisa desistir do seu projeto nuclear para as negociações avançarem. Nesta quarta-feira (06), o líder supremo iraniano fez um pronunciamento informando que os cidadãos vão se empenhar em proteger as suas capacidades nucleares.

    Irã acusa EUA de 'aventura militar imprudente' após ataque a navio iraniano

  • Fernanda Rodrigues lamenta ficar fora de filme inspirado em 'A Viagem'

    Fernanda Rodrigues lamenta ficar fora de filme inspirado em 'A Viagem'

    Atriz comentou pela primeira vez a repercussão após fãs pedirem sua escalação como Estela no filme de “A Viagem”; fora do elenco, ela agradeceu o apoio e destacou o carinho do público como maior reconhecimento da carreira

    (CBS NEWS) – Fernanda Rodrigues usou as redes sociais para falar pela primeira vez sobre a repercussão envolvendo o filme inspirado na novela de sucesso ‘A Viagem’.

    A atriz vinha sendo apontada por fãs como um dos nomes ideais para interpretar Estela na nova adaptação da obra, mas acabou ficando de fora do elenco oficial.

    A movimentação começou após internautas lembrarem que Fernanda fez parte da novela original exibida em 1994. Na trama, ela interpretava Bia, filha da personagem eternizada por Lucinha Lins.

    Desde que surgiram as primeiras notícias sobre o longa, muitos fãs passaram a defender que a atriz assumisse agora o papel da mãe na nova versão.

     
     
     

     
     
    Ver essa foto no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Um post compartilhado por Fernanda Rodrigues (@ferodriguesoficial)

    Nas redes sociais, Fernanda compartilhou um vídeo em tom de desabafo e agradecimento ao público pelo apoio recebido nos últimos dias. Ela afirmou que o mais importante para um artista é perceber o carinho das pessoas.

    “Perceber que existe gente desejando que algo aconteça pra você. Gente que acredita em você”, escreveu a atriz.

    Ela também afirmou que esse reconhecimento acaba se tornando uma das maiores recompensas da profissão. “Não existe recompensa maior do que sentir o carinho e a torcida do público”, completou.

    Dias antes, um comentário deixado por um seguidor acabou aumentando ainda mais as especulações sobre sua participação no projeto. “A Fernanda Rodrigues podia fazer a Estela agora”, escreveu um internauta em uma publicação no Instagram. Horas depois, a atriz respondeu de forma direta: “Pois é, também acho”.

    Apesar da torcida nas redes sociais, a produção decidiu escalar Sara Antunes para viver Estela no longa inspirado na novela.

    Exibida originalmente pela Globo em 1994, “A Viagem” se tornou um dos maiores sucessos da dramaturgia brasileira, especialmente por misturar romance, drama e espiritualidade. A trama ganhou diversas reprises ao longo dos anos e mantém uma base fiel de fãs até hoje.

    Fernanda Rodrigues lamenta ficar fora de filme inspirado em 'A Viagem'

  • Filho de Britney Spears é questionado sobre como está a cantora

    Filho de Britney Spears é questionado sobre como está a cantora

    Abordado por paparazzi, Jayden Federline evita comentar o caso, mas faz gesto indicando que a mãe está bem; artista está em reabilitação após admitir que dirigiu sob efeito de álcool e drogas

    Jayden Federline foi abordado por paparazzi na saída do Laugh Factory, em West Hollywood, na noite de quarta-feira, e questionado sobre o estado de saúde da mãe, Britney Spears, após a cantora ter se internado em uma clínica de reabilitação.

    O jovem evitou responder às perguntas e afirmou que não faria comentários sobre o assunto. Mesmo assim, ao ser questionado se ao menos estava tudo bem com Britney, Jayden não falou, mas fez um gesto rápido e discreto com a cabeça, indicando que sim, antes de ir embora.

    O momento foi registrado em vídeo e divulgado pelo site TMZ.

    As imagens surgem após Britney Spears se declarar culpada por dirigir de forma imprudente sob efeito de álcool e drogas.

    Internada em uma clínica de reabilitação desde o mês passado, a cantora não compareceu à audiência marcada para o dia 4 de maio, no Tribunal Superior do Condado de Ventura, mas apresentou uma declaração por meio de seus advogados assumindo a culpa. Segundo a Sky News, a decisão pode evitar uma possível pena de prisão.

    Britney foi detida no início de março, após ser flagrada dirigindo sob efeito de álcool e outras substâncias, e acabou sendo formalmente acusada.

    Em abril, a imprensa internacional noticiou que a artista decidiu se internar voluntariamente em uma clínica de reabilitação, após ser incentivada por pessoas próximas a buscar tratamento.
     
     
     

    Filho de Britney Spears é questionado sobre como está a cantora

  • Com tarifas, guerra, Copa e 'amor à primeira vista', entenda a reunião de Lula e Trump

    Com tarifas, guerra, Copa e 'amor à primeira vista', entenda a reunião de Lula e Trump

    Encontro de três horas na Casa Branca abordou segurança, comércio, tecnologia e minerais estratégicos; Lula apontou divergências com Trump sobre tarifas, mas destacou clima positivo, defesa da soberania brasileira e proposta de cooperação no combate ao crime organizado

    (CBS NEWS) – Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniram-se nesta quinta-feira (7) na Casa Branca. Durante três horas, os chefes de Estado falaram sobre combate ao crime organizado, tarifas, minerais críticos e relação das big techs.

    A avaliação de ministros presentes foi de que a reunião foi positiva e um sucesso. “Saio satisfeito da reunião. Não tenho assunto proibido. A única coisa que não abrimos mão é da nossa democracia e da nossa soberania. O resto é tudo discutível”, disse Lula em entrevista coletiva na embaixada brasileira depois de deixar a Casa Branca.

    Veja, a seguir o principais pontos da reunião, segundo o presidente brasileiro.

    CRIME ORGANIZADO

    Um dos principais objetivos do governo brasileiro era entregar uma proposta referente ao combate ao crime organizado entre os países. A proposta, que visa cooperação em segurança pública e inclui colaboração no combate ao tráfico de armas e lavagem de dinheiro, foi entregue em inglês a Trump.
    “Ele disse que ia ler a proposta à noite”, disse Lula.

    Um dos temores do governo brasileiro é que os EUA designem as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como terroristas. Segundo Lula, no entanto, essa designação não foi tratada durante a reunião bilateral.

    TARIFAS

    Apesar do tom positivo e, em alguns momentos, descontraído da reunião, houve episódios de tensão. Lula afirmou que ficaram evidentes divergências entre os dois governos. Entre eles, sobre tarifas. “Tem uma divergência entre eles e nós que ficou explicitada na reunião. O ministro dele falou uma coisa, os nossos ministros falaram outra”, disse.

    “O Brasil teve um déficit de US$ 14 bilhões com os Estados Unidos. Então, ele sempre acha que nós cobramos muito imposto. A média do imposto que nós cobramos é 2,7%”, afirmou Lula, contestando o argumento de Trump de que haveria um desequilíbrio favorável ao Brasil na relação comercial.

    Diante do impasse, Lula disse ter proposto a criação do grupo de trabalho. “Eu falei assim: vamos fazer o seguinte, vamos colocar um grupo de trabalho e vamos permitir que esse moço da Indústria e Comércio do Brasil, junto com o teu moço do Comércio, em 30 dias, apresente para nós uma proposta para a gente poder bater o martelo”, relatou.

    “Quem tiver errado vai ceder. Se a gente tiver que ceder, nós vamos ceder. Se vocês tiverem que ceder, vocês vão ter que ceder”, completou.

    ELEIÇÕES

    Lula reforçou que não considera “boa política” um presidente estrangeiro interferir em eleições de outros países, defendendo o respeito mútuo à soberania nacional. Declarou abertamente que não acredita em qualquer influência ou interferência de Trump nas eleições brasileiras, afirmando que “quem decide o destino do Brasil é o povo brasileiro”.

    “Não existe nenhuma possibilidade de eu discutir esse assunto com qualquer presidente do mundo. Isso é um assunto brasileiro, eles sabem disso. Meu respeito pelo presidente Trump é porque ele foi eleito pelo povo americano. Não cabe a mim questionar [isso].”

    VISTOS

    Lula afirmou ter entregado a Trump uma lista com nomes de autoridades brasileiras que estão proibidas de entrar nos EUA desde o ano passado. O documento inclui ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e até a filha de 10 anos do ministro Alexandre Padilha (Saúde).

    “Eu entreguei a lista porque eu já tinha entregado a lista uma vez e não foi resolvido o assunto”, afirmou Lula. “Se ele não resolver, quando eu me encontrar com ele outra vez, entrego outra vez. A gente vai entregando até um dia o cara tomar a decisão”.

    Lula mencionou ainda o PL da dosimetria, aprovado pelo Congresso, que altera o cálculo de penas e permite a redução de penalidades para condenados por tentativa de golpe do 8 de Janeiro. “Como foi aprovada a dosimetria no Congresso Nacional, vai diminuir a pena de todo mundo. Quem sabe o Trump reconheça a necessidade de liberar o visto dos brasileiros”.

    TERRAS RARAS

    Lula enfatizou que o Brasil não aceitará ser um “mero exportador” de minerais críticos. Ele destacou a aprovação de um novo marco regulatório que trata o setor como questão de soberania nacional, visando atrair investimentos para o refino e transformação interna. O presidente afirmou que não há exclusividade: o Brasil está aberto a parcerias com EUA, China, Alemanha, França e outros.

    BIG TECHS

    Em meio às tentativas do Brasil de regular o conteúdo nas redes sociais, taxá-las e cobrar responsabilidade sobre conteúdos de inteligência artificial, os EUA se mostram contrários.

    “[Os americanos] ficam achando que nós estamos proibindo as plataformas americanas de entrar no Brasil”, disse Lula, negando que haja proibição. “Entra qualquer plataforma de qualquer país do mundo no Brasil, [desde que] sob a regulamentação soberana do Brasil”.

    CUBA

    O brasileiro ofereceu-se para mediar conversas e criticou o bloqueio econômico histórico imposto por Washington a Havana. O governo Trump impôs maiores sanções à ilha nos últimos meses, causando constantes apagões no território. Segundo Lula, Trump sinalizou, via intérprete, que não pensa em invadir a ilha.

    “O que eu ouvi -não sei se a tradução foi exatamente correta- é que ele disse que não pensa em invadir Cuba. Isso foi transmitido pela intérprete e, na minha avaliação, é um sinal importante”, afirmou Lula. “Até porque Cuba quer dialogar, quer encontrar uma solução para pôr fim a um bloqueio que nunca permitiu ao país se desenvolver plenamente desde a vitória da Revolução, em 1959. Acho que é o bloqueio mais longevo da história contemporânea.”

    COPA DO MUNDO

    No que seria um momento de descontração que quebrou a formalidade da reunião de três horas, Lula disse ter brincado com Trump sobre a Copa do Mundo, pedindo ao líder americano que não anule os vistos dos jogadores da Seleção Brasileira.

    “Eu disse: ‘ó, eu espero que você não venha anular o visto dos jogadores brasileiros pra seleção. Por favor, não faça isso porque nós vamos vir aqui para ganhar a Copa do Mundo’”, disse Lula, que relatou que o republicano riu. “Ele riu porque agora ele vai rir sempre, e ele aprendeu que rir é muito bom.”

    LARANJA E AMOR À PRIMEIRA VISTA

    Durante o almoço realizado, que contou com um cardápio de salada e carne, Lula relatou um momento inusitado envolvendo o paladar de Trump. O presidente americano, segundo o brasileiro, “reclamou que não gosta de laranja na salada” e foi visto “tirando a laranja da salada” enquanto conversavam.

    Lula voltou a falar da “química” entre ele e Trump e classificou o vínculo como uma “relação sincera” e afirmou: “Sabe aquela história de amor à primeira vista? Aquele negócio da química? É isso que aconteceu.”

    Com tarifas, guerra, Copa e 'amor à primeira vista', entenda a reunião de Lula e Trump

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Vorcaro pagou voos de jatinho, restaurante no Caribe e apartamento para Ciro Nogueira, diz PF

    Vorcaro pagou voos de jatinho, restaurante no Caribe e apartamento para Ciro Nogueira, diz PF

    As investigações que fundamentaram a nova fase da operação listam uma série de benefícios concedidos pelo ex-banqueiro ao senador, que incluem viagens de jatinho a destinos internacionais, além do pagamento de hospedagens e de restaurantes

    (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal vê suspeita de que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, emprestou um imóvel e bancou viagens internacionais para o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil na gestão Jair Bolsonaro (PL) e alvo de busca e apreensão na 5ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (7).

    As investigações que fundamentaram a nova fase da operação listam uma série de benefícios concedidos pelo ex-banqueiro ao senador, que incluem viagens de jatinho a destinos internacionais, além do pagamento de hospedagens e de restaurantes.

    Em um dos diálogos mencionados nas apurações, um intermediador de Vorcaro questiona o ex-banqueiro: “Só uma pergunta rápida… eh pros meninos continuarem pagando conta dos restaurantes do Ciro/Flávia até sábado?”.

    Vorcaro responde: “Sim. Depois leva meu cartão para St. Barths [ilha do Caribe]”.
    O advogado de Ciro Nogueira, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse em nota que a defesa “repudia qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar”.

    Na decisão que autorizou a operação, o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), diz que os elementos apurados até o momento indicam “o estabelecimento de um arranjo funcional e instrumentalmente orientado para obtenção de benefícios mútuos, extrapolando relações de mera amizade, entre o senador Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro”.

    São citados, como elementos desse vínculo, a aquisição de uma participação societária no valor de R$ 13 milhões, repasses mensais de até R$ 500 mil a Ciro e a a disponibilização gratuita, por tempo indeterminado, de um imóvel de alto padrão.

    Também são mencionados os pagamentos das despesas pessoais. Outro custo bancado por Vorcaro e mencionado na decisão são hospedagens no hotel Park Hyatt New York, além da disponibilização de cartão destinado à cobertura de gastos.

    “Considerados em conjunto e em juízo de cognição sumária, próprio desta fase, tais elementos reforçam a necessidade de aprofundamento probatório e de cautelas a serem adotadas para que provas não sejam ocultadas e ajustes não sejam realizados entre os investigados”, disse Mendonça em sua decisão.

    Em nota na manhã desta quinta, a PF afirmou que a nova ação tem o objetivo de aprofundar investigações sobre um esquema suspeito de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes contra o sistema financeiro.

    São cumpridos, no total, dez mandados de busca e apreensão, além da prisão de Felipe Vorcaro, primo do ex-banqueiro, apontado como integrante do “núcleo financeiro-operacional” da suposta organização criminosa investigada no caso Master.

    A defesa de Felipe refuta veementemente a afirmação de que seria operador-financeiro do Master ou de quem quer que seja relacionado à instituição. Acrescenta que fará os esclarecimentos necessários e que seu cliente está à disposição das autoridades para contribuir com as investigações.

    A decisão do ministro autorizou o bloqueio de bens e contas no valor de R$ 18,8 milhões.

    A defesa de Ciro Nogueira diz que o senador está comprometido em contribuir com a Justiça “a fim de esclarecer que não teve qualquer participação em atividades ilícitas e nos fatos investigados, colocando-se à disposição para esclarecimentos”.

    Afirma ainda que “medidas investigativas graves e invasivas tomadas com base em mera troca de mensagens, sobretudo por terceiros, podem se mostrar precipitadas e merecem a devida reflexão e controle severo de legalidade, tema que deverá ser enfrentado tecnicamente pelas Cortes Superiores muito em breve, assim como ocorreu com o uso indiscriminado de delações premiadas”.

    Vorcaro pagou voos de jatinho, restaurante no Caribe e apartamento para Ciro Nogueira, diz PF

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Príncipe William vibra com vitória do Aston Villa; veja as imagens

    Príncipe William vibra com vitória do Aston Villa; veja as imagens

    Herdeiro do trono britânico acompanha partida no Villa Park, comemora gols nas arquibancadas e celebra triunfo da equipe em Birmingham; fotos mostram reação empolgada do príncipe durante o jogo

    O Aston Villa entrou em campo nesta quinta-feira (7) para enfrentar o Nottingham Forest, no Villa Park, em Birmingham. Nas arquibancadas, quem chamou atenção foi o príncipe William.

    O herdeiro do trono britânico marcou presença para apoiar o Aston Villa e comemorou a vitória da equipe com entusiasmo. Durante a partida, ele foi fotografado vibrando nas arquibancadas e celebrando os gols que garantiram o triunfo do time.

    Confira nas imagens o príncipe William acompanhando o jogo e reagindo aos lances.
     

    Princesa Charlotte celebra 11.º aniversário

    A partida aconteceu poucos dias após o aniversário da princesa Charlotte, filha do príncipe William e de Kate Middleton, que completou 11 anos no dia 2 de maio.

    A data foi celebrada publicamente nas redes sociais oficiais do casal. “Desejamos à Charlotte um feliz 11º aniversário”, diz a publicação acompanhada de um novo retrato da princesa.

    Além de Charlotte, William e Kate também são pais do príncipe George, que completa 13 anos em julho, e do príncipe Louis, de oito anos.

    .

    Príncipe William vibra com vitória do Aston Villa; veja as imagens

  • Bolsas da Europa recuam após troca de ataques entre EUA e Irã e ameaça tarifária de Trump

    Bolsas da Europa recuam após troca de ataques entre EUA e Irã e ameaça tarifária de Trump

    Mercados europeus caem com aumento das tensões no Oriente Médio e ameaça de novas tarifas dos EUA; investidores também reagem a dados fracos da indústria alemã e resultados corporativos na região

    As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira, 8, em meio a uma nova escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã e após mais uma ameaça tarifária do presidente americano, Donald Trump.

    Por volta das 6h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,56%, aos 612,96 pontos.

    Forças americanas e iranianas voltaram a trocar ataques, apesar da trégua que completou um mês ontem.

    Segundo o Comando Central dos EUA, embarcações de guerra americanas foram alvo de uma ofensiva do Irã no Estreito de Ormuz, em uma ação classificada pelos militares como “ataques não provocados”. Os EUA retaliaram com bombardeios a instalações militares em território iraniano.

    Trump, no entanto, minimizou o confronto e afirmou que o cessar-fogo segue em vigor. O petróleo, que subiu durante a madrugada, passou a oscilar próximo da estabilidade nas negociações da manhã.

    Também pesa no mercado a ameaça do presidente americano de que a União Europeia enfrentará “tarifas muito mais altas” caso compromissos do acordo comercial com Washington não sejam cumpridos até 4 de julho.

    Na temporada de balanços, o Commerzbank divulgou lucro operacional recorde e anunciou planos de cortar cerca de 3.000 empregos para atingir metas mais ambiciosas, em meio à tentativa do italiano UniCredit de adquirir o banco alemão. No mesmo horário, as ações do Commerzbank caíam 0,90% em Frankfurt, enquanto as do UniCredit recuavam 1,1% em Milão.

    No cenário macroeconômico, a produção industrial da Alemanha decepcionou ao registrar queda inesperada de 0,7% em março, um dia após dados de encomendas melhores do que o esperado.

    Às 6h38 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,19%, Paris recuava 0,62% e Frankfurt cedia 0,64%. Madri e Lisboa registravam perdas de 0,26% e 0,53%, respectivamente. Na contramão, Milão subia 0,15%.

    Bolsas da Europa recuam após troca de ataques entre EUA e Irã e ameaça tarifária de Trump

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Morre Luiz Carlini, guitarrista de Rita Lee e ex-Mutantes

    Morre Luiz Carlini, guitarrista de Rita Lee e ex-Mutantes

    Guitarrista foi parceiro de Rita Lee e marcou a história do rock nacional com o Tutti Frutti e o icônico solo de “Ovelha Negra”; tocou com grandes nomes da música brasileira e estava em turnê com Guilherme Arantes neste ano

    (CBS NEWS) – Luiz Carlini, um dos mais importantes guitarristas do Brasil, morreu nesta quinta-feira (7), aos 73 anos. A morte foi informada pela página do músico no Instagram. A causa não foi divulgada.
    Parceiro de Rita Lee, ele tocou também com Erasmo Carlos, Lobão, Titãs, Barão Vermelho, Rádio Táxi, Marcelo Nova e Supla. Este ano, Carlini fez parte da banda que acompanha Guilherme Arantes na turnê “50 Anos-Luz”.

    Há duas semanas, Arantes e os outros músicos mandaram um recado para o guitarrista. “Vai voltar logo para junto da gente. Seu lugar é aqui”, disse o cantor, sem revelar o motivo do afastamento.

    Carlini também mantinha a banda Tutti-Frutti, com músicas como “Agora Só Falta Você”, “Ovelha Negra”, “Jardins da Babilônia” e “Esse Tal de Roque Enrow” no repertório de shows.

    Ele conheceu Rita Lee nos Mutantes, quando os dois ainda eram adolescentes. Era vizinho do grupo na Pompeia, berço do rock paulistano, e chegou a atuar como roadie.

    “Vi muitas músicas sendo criadas, entre elas ‘Ando Meio Desligado’ e ‘Balada do Louco’”, contou em entrevista ao canal Studio 8 Records, no Youtube.

    Ele e Rita formaram o grupo Tutti Frutti após a saída da cantora dos Mutantes. Carlini vinha de outra banda, a Lisergia. O solo da guitarra dele em “Ovelha Negra”, um dos hits da roqueira, do disco “Fruto Proibido” (1975), é considerado histórico na música brasileira. Ao ponto do músico ter cansado de narrar como foi criado.

    O disco já estava pronto, o guitarrista acompanhava a mixagem e sentiu um vazio na canção. “Pensei tanto naquilo que sonhei com o solo. Acordei assobiando o solo de ‘Ovelha Negra’”, dizia.

    Kardecista, o músico acreditava ter recebido espiritualmente a inspiração. No estúdio, precisou insistir para incrementar a canção, preparada para ser a balada que ajudaria a vender o álbum. Em uma madrugada, mostrou o solo para o produtor musical Andy Mills e convenceu o grupo. Nascia um clássico.

    Carlini guardou para sempre a guitarra usada naquela madrugada, uma Les Paul.

    A vida dele é contada no documentário “Luiz Carlini – Guitarrista de Rock”, do diretor Luiz Carlos Lucena, lançado em 2023 com depoimentos de artistas como Erasmo Carlos, Kiko Zambianchi, Andreas Kisser, Guilherme Arantes, Pepeu Gomes, Supla, Frejat, e Wanderléa.

    O velório começa às 12h desta sexta-feira (8), no Cemitério da Lapa, zona oeste de São Paulo.

    Morre Luiz Carlini, guitarrista de Rita Lee e ex-Mutantes

  • Goleiro Bruno, foragido da Justiça, é preso pela Políca Militar do Rio de Janeiro

    Goleiro Bruno, foragido da Justiça, é preso pela Políca Militar do Rio de Janeiro

    O ex-goleiro Bruno foi preso por policiais do 25º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, informou a corporação nesta sexta-feira, 8. A prisão ocorreu após ação integrada entre o setor de inteligência da unidade e a PM de Minas Gerais.

    A reportagem busca contato com a defesa. O espaço segue aberto para manifestação.

    Segundo a polícia, o acusado, que estava foragido há dois meses, foi localizado e conduzido à 125ª DP para cumprimento de mandado de prisão. Durante a ação, ele não apresentou resistência e colaborou com as equipes.

    O mandado foi expedido em 5 de março, após Bruno não se apresentar para retornar ao regime semiaberto. Ele havia viajado sem autorização judicial para assinar com o clube Vasco-AC, apesar de estar proibido de deixar o estado do Rio de Janeiro pelas regras da liberdade condicional.

    O descumprimento foi confirmado por reportagens na imprensa e pela regularização do atleta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Bruno chegou a disputar uma partida pelo clube antes de ser dispensado.

    Na ocasião, a defesa alegou que a viagem tinha como objetivo a ressocialização por meio do trabalho e que a conduta não deveria ser considerada falta grave.

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro também apontou outros descumprimentos das condições impostas. Segundo o órgão, o ex-goleiro não comunicava mudanças de endereço, desrespeitava horários de recolhimento domiciliar e frequentava locais proibidos. O MPRJ afirma ainda que ele realizou outras viagens sem autorização judicial.

    Bruno foi condenado a 22 anos e um mês de prisão por homicídio qualificado, sequestro, cárcere privado e lesão corporal no caso Eliza Samudio.

    A modelo havia cobrado o reconhecimento de paternidade do filho que teve com o jogador, então no Flamengo. O corpo nunca foi encontrado, e o crime só veio à tona após uma delação.

    A condenação ocorreu em 2013. Em fevereiro de 2017, Bruno chegou a obter habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal, mas voltou à prisão dois meses depois, após nova decisão da Corte.

    Em 2019, a Justiça autorizou a progressão para o regime semiaberto, no qual ele passou a dormir na penitenciária. Já em 2023, houve progressão para liberdade condicional.

    A pena de Bruno está prevista para terminar em 8 de janeiro de 2031. O caso foi julgado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).

    Conmebol abrirá processo para analisar confusão em Medellín; se vitória for confirmada, rubro-negro pode antecipar classificação às oitavas, enquanto clube colombiano ainda corre risco de punições adicionais, como multa e jogos com portões fechados.

    Notícias ao Minuto | 06:03 – 08/05/2026

    Goleiro Bruno, foragido da Justiça, é preso pela Políca Militar do Rio de Janeiro

  • Conmebol cancela Medellín x Flamengo após tumulto e tentativas de invasões

    Conmebol cancela Medellín x Flamengo após tumulto e tentativas de invasões

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A Conmebol decidiu cancelar a partida entre Independiente Medellín e Flamengo, no Atanasio Girardot, na Colômbia, pela 4ª rodada do Grupo A da Libertadores, por falta de segurança em função de tumulto na arquibancada e tentativas de invasões.

    FLAMENGO IRÁ GANHAR OS TRÊS PONTOS?

    A situação irá para o tribunal da entidade e há uma grande possibilidade de que o Rubro-Negro ganhe os três pontos. Se isso acontecer, o clube brasileiro estará matematicamente classificado.

    A Conmebol abrirá um expediente e a tendência é a de resolução rápida, uma vez que a próxima rodada já é no próximo dia 20. O artigo 24.2 do Código Disciplinar diz que quando uma equipe for considerada “responsável pela suspensão definitiva, cancelamento ou abandono da partida”, será aplicado o W.O e o adversário é declarado vencedor por 3 a 0.

    BOTO: ‘ESPERAMOS GANHAR ESSES TRÊS PONTOS’

    Diretor de futebol do Flamengo, José Boto manifestou o desejo da diretoria de que os três pontos sejam dados ao Rubro-Negro, dizendo que “os regulamentos são claros”.

    Quero comunicar que a Conmebol decidiu suspender o jogo, o jogo está suspenso. Vai ser aberto um expediente e, como é óbvio, nós esperamos ganhar estes três pontos porque a responsabilidade não é nossa, os regulamentos são claros, a equipe mandante não conseguiu garantir a segurança. O próprio presidente, que a princípio queria jogar à portas fechadas, reconheceu a nós que não haviam condições de segurança nem dentro e nem fora do estádio

    Dizer também que nós quisemos sempre jogar, que era a nossa vontade jogar, mas que queríamos que fossem reunidas todas as condições de segurança para os nossos jogadores, para os nossos torcedores, para nós fora do estádio quando fôssemos para o aeroporto e essas condições de segurança não foram reunidas. 

    Por isso, a decisão da Conmebol me parece a mais correta porque, acima de tudo, está a segurança e a integridade física das pessoasJosé Boto, diretor de futebol do Flamengo

    O QUE ACONTECEU

    A principal organizada do time colombiano – situada atrás do gol de Rossi – arrancou as grades que separam a arquibancada do campo com apenas um minuto do primeiro tempo, sendo contida pela polícia local.

    Alguns fogos atingiram o setor onde estavam jornalistas. Um deles caiu em uma mochila da Espn, do Brasil, e o item pegou fogo, mas ninguém se feriu.

    Fogueiras foram acendidas na arquibancada e assentos arremessados em cima de policiais, que se protegiam com escudos.

    Aos cinco minutos a arbitragem autorizou que as equipes deixassem o gramado e retornassem aos vestiários. Os jogadores rubro-negros se mostravam surpresos e perguntavam aos atletas do Medellín a motivação dos atos.

    A partida foi oficialmente cancelada cerca de 1h15 após a paralisação. Em suas redes sociais, a Conmebol comunicou a decisão.

    No último dia 5, autoridades haviam sugerido a realização da partida com portões fechados em reunião de segurança. Porém, segundo o próprio Independiente Medellín em nota oficial, o clube recusou a proposta alegando compromissos comerciais.

    PROTESTO É, PRINCIPALMENTE, CONTRA ACIONISTA MAJORITÁRIO DO CLUBE

    O protesto se dá, principalmente, contra a diretoria do clube colombiano. Faixas direcionadas aos dirigentes foram exibidas.

    O clima esquentou ainda mais no último domingo, quando o Medellín perdeu para o Águilas Doradas por 2 a 1 e foi eliminado do Campeonato Colombiano. As atitudes do acionista majoritário Raúl Giraldo irritaram os torcedores.

    Visivelmente alterado, ele provocou a torcida com gestos confusos enquanto os jogadores de sua equipe tentavam contê-lo. De acordo com a imprensa colombiana, ele também teria ironizado mostrando notas de dinheiro.

    Diante da repercussão negativa, o dirigente pediu desculpas no dia seguinte e anunciou sua renúncia como representante legal do Independiente Medellín. O comunicado foi feito através de uma nota oficial do clube.

    A torcida, porém, não se deu por satisfeita e exigiu que Giraldo vendesse sua parte das ações. O protesto no jogo desta quinta-feira (07) foi organizado pela barra brava “Rexixtenxia Norte 1998”.

    JORGINHO USA REDES PARA ACALMAR: ‘ESTAMOS BEM’

    Já dentro do vestiário, Jorginho utilizou suas redes sociais para acalmar familiares, amigos e torcedores. Na imagem postada em seu Instagram, ele aparece ao lado de Everton Cebolinha, Ayrton Lucas, Luiz Araújo, Léo Ortiz e Léo Pereira, a maioria deles sorridentes.

    Conmebol abrirá processo para analisar confusão em Medellín; se vitória for confirmada, rubro-negro pode antecipar classificação às oitavas, enquanto clube colombiano ainda corre risco de punições adicionais, como multa e jogos com portões fechados.

    Notícias ao Minuto | 06:03 – 08/05/2026

    O volante escreveu em sua legenda: “Estamos bem e aguardando!”, seguida de um emoji de risada.

    Os jogadores retornaram ao hotel onde estão hospedados em Medellín. Por lá, ainda farão um jantar antes de se encaminhar para o aeroporto onde irão pegar um voo fretado para Porto Alegre (RS), onde no domingo enfrenta o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro.

    Conmebol cancela Medellín x Flamengo após tumulto e tentativas de invasões