Como retrospectiva do Spotify se tornou fenômeno da cultura pop na internet

A popularidade da retrospectiva é tamanha que outras plataformas decidiram pegar carona nesse sucesso; nas redes sociais, usuários da plataforma mostram seus dados de consumo musical

SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Desde que foi criada, há uma década, a retrospectiva musical do Spotify se tornou um dos principais tópicos de discussão nas redes sociais durante o fim do ano, firmando-se como um fenômeno cultural durante esse período.

Usuários do aplicativo compartilham em seus perfis quais foram as músicas e os artistas que mais ouviram, rendendo piadas, memes e algumas polêmicas.

Este ano não poderia ser diferente. No X, antigo Twitter, a tag “Spotify” registrou cerca de 1 milhão de posts, atingindo o primeiro lugar dos assuntos mais comentados da rede. Esse burburinho todo foi potencializado por um novo recurso -a idade musical dos ouvintes de acordo com as músicas e os artistas que eles ouviram ao longo de 2025.

Nas redes, a categoria virou meme após diversos internautas terem compartilhado suas idades musicais. O tempo que os usuários passaram ouvindo música também foi alvo de comparações, com pessoas ultrapassando os 200 mil minutos e outras que não chegam a 10 mil.

A popularidade da retrospectiva é tamanha que outras plataformas decidiram pegar carona nesse sucesso. É o caso do prestigiado dicionário MerriamWebster, que fez um post nas redes parodiando o projeto. O que hoje é uma campanha ambiciosa começou de forma bem mais modesta em 2015.

À época, a plataforma lançou a iniciativa “Year In Music” -algo como o ano na música, em português-, uma espécie de embrião da retrospectiva. O projeto mudou de nome em 2016, quando passou a ser conhecido como retrospectiva musical.

Foi nesse momento que o Spotify lançou uma playlist com as músicas que os ouvintes mais escutaram ao longo do ano, uma das funcionalidades mais populares do aplicativo.

Conforme o tempo foi passando, a retrospectiva ficou cada vez mais ambiciosa e personalizada, conquistando de vez a atenção dos internautas com recursos criativos e designs ousados.

Em 2023, por exemplo, a plataforma lançou uma funcionalidade chamada “Sound Town” -cidade do som, em português. O recurso permitia que os ouvintes descobrissem as regiões do mundo com as quais eles tinham mais afinidade em termos musicais.

No ano passado, a retrospectiva voltou a chamar a atenção com um recurso que mostrou a evolução musical dos usuários da plataforma. Para isso, o serviço de streaming classificou as fases do ano de acordo com aquilo que as pessoas ouviram.

Como retrospectiva do Spotify se tornou fenômeno da cultura pop na internet

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