Após conquistar a Bola de Ouro, entregue pela revista France Football, Ousmane Dembélé voltou a ser premiado nesta terça-feira, ao receber da Fifa o prêmio The Best. Diferentemente da Bola de Ouro, a premiação da entidade máxima do futebol contou com votos de jogadores, técnicos, jornalistas e torcedores. Cristiano Ronaldo, porém, não participou da votação, mesmo sendo o capitão da seleção portuguesa.
De acordo com o jornal espanhol AS, Ronaldo foi impedido de votar porque havia sido expulso no último jogo organizado pela Fifa do qual participou. Com isso, a responsabilidade do voto de Portugal ficou com Bernardo Silva, segundo capitão da equipe nacional.
O atacante de 40 anos recebeu cartão vermelho na vitória de Portugal sobre a República da Irlanda, em 13 de novembro, pela penúltima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, após atingir o zagueiro Dara O’Shea pelas costas. Como consequência, cumpriu suspensão automática na partida seguinte, contra a Armênia, duelo em que Portugal confirmou a classificação para o Mundial.
A punição aplicada pela Fifa acabou sendo mais branda do que o esperado. Ronaldo cumpriu apenas um jogo de suspensão, com outros dois convertidos em pena suspensa, decisão que gerou debates no meio esportivo.
Com a ausência de Cristiano Ronaldo na votação do The Best, coube a Bernardo Silva exercer o papel de capitão. O meia do Manchester City escolheu Vitinha como melhor jogador do mundo, atribuindo cinco pontos ao companheiro de seleção e de PSG. Nuno Mendes recebeu três pontos, enquanto Dembélé ficou com um.
O técnico de Portugal, Roberto Martínez, também participou da votação e apresentou escolhas semelhantes, com uma alteração no topo. O treinador concedeu cinco pontos a Nuno Mendes, três a Vitinha e um ao espanhol Lamine Yamal.
Embora Dembélé tenha sido o jogador mais votado no geral, Vitinha e Nuno Mendes apareceram em grande parte das cédulas. Capitães como Luka Modric, da Croácia, e Joshua Kimmich, da Alemanha, deram a pontuação máxima ao meio-campista português revelado pelo Porto.
A temporada de destaque da dupla do Paris Saint-Germain também se refletiu na seleção do melhor time do ano da Fifa. Vitinha e Nuno Mendes foram incluídos no onze ideal, dominado por atletas do clube francês, campeão da última edição da Liga dos Campeões.
O time do ano foi formado por Gianluigi Donnarumma, William Pacho, Virgil van Dijk, Achraf Hakimi, Nuno Mendes, Vitinha, Pedri, Cole Palmer, Jude Bellingham, Lamine Yamal e Ousmane Dembélé.

Deixe um comentário