Autor: REDAÇÃO

  • Bolsonaro pode perder patente no Exército após condenação por golpe

    Bolsonaro pode perder patente no Exército após condenação por golpe

    Condenado a 27 anos pelo STF por participação no golpe de 8 de janeiro, Jair Bolsonaro pode ter a patente de capitão da reserva cassada pelo Superior Tribunal Militar. Ele também é investigado por articular retaliações dos EUA ao Brasil e responde a outros processos

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode perder a patente de capitão da reserva do Exército após a condenação a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, por participação na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. Além disso, ele é investigado por supostamente ter articulado, junto com aliados, medidas de retaliação dos Estados Unidos contra o Brasil.

    Na decisão da Primeira Turma do STF, Bolsonaro foi considerado culpado pelos crimes de tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio público. O ex-presidente também foi apontado como líder da organização criminosa.

    A defesa já anunciou que recorrerá da condenação. Após o trânsito em julgado, o caso será encaminhado ao Superior Tribunal Militar (STM), responsável por decidir se Bolsonaro perderá sua patente no Exército. A mesma situação pode atingir outros militares de alta patente condenados no processo, como o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, o general da reserva Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid, o general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general da reserva Walter Braga Netto.

    Bolsonaro também enfrenta outros processos no Supremo. Em agosto, ele e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados pela Polícia Federal por suposta coação no curso do processo sobre o golpe, acusados de buscar apoio nos Estados Unidos para pressionar o governo brasileiro e ministros do STF. Esse inquérito resultou na prisão domiciliar do ex-presidente.

    Além disso, Bolsonaro foi indiciado em julho de 2024 por suspeita de apropriação indevida de joias recebidas como presentes oficiais da Arábia Saudita durante seu mandato. O caso ainda está em análise pela Procuradoria-Geral da República, que decidirá se apresenta denúncia formal ou arquiva a investigação.

    Bolsonaro pode perder patente no Exército após condenação por golpe

  • Trump processa New York Times por US$ 15 bilhões alegando difamação

    Trump processa New York Times por US$ 15 bilhões alegando difamação

    O presidente dos EUA acusa o jornal, quatro repórteres e a editora Penguin Random House de prejudicarem sua reputação e negócios com artigos e livros críticos. Trump diz que o Times atua como “porta-voz do Partido Democrata”

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com um processo de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 79 bilhões) contra o jornal americano The New York Times, acusando-o de difamação e calúnia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) em uma rede social do republicano e confirmado mais tarde pela agência Reuters. Além do jornal, a ação também envolve quatro repórteres e a editora Penguin Random House.

    De acordo com a Reuters, que teve acesso ao processo, Trump cita uma série de reportagens, incluindo um editorial publicado antes da eleição presidencial de 2024 que o classificava como inapto para o cargo, além do livro “Perdedor Sortudo: Como Donald Trump Desperdiçou a Fortuna do Pai e Criou a Ilusão de Sucesso”, lançado em 2024 pela Penguin. Em sua publicação, Trump acusou o jornal de se tornar um “porta-voz do Partido Democrata”.

    Na ação, os advogados alegam que as reportagens e o livro prejudicaram os negócios e a reputação pessoal do republicano, causando perdas bilionárias para sua marca e comprometendo perspectivas financeiras futuras.

    “O Times se envolveu, por décadas, em um método de mentiras sobre o seu Presidente Favorito (eu), minha família, meus negócios, o movimento America First, o MAGA (Make America Great Again) e nosso país como um todo”, declarou Trump.

    Ele também criticou o jornal por declarar apoio à então adversária nas eleições de 2024, Kamala Harris. Nas últimas semanas, o veículo publicou matérias sobre os vínculos de Trump com Jeffrey Epstein, tema que já havia motivado o republicano a prometer processar o jornal.

    Até o momento, o The New York Times não se manifestou sobre a ação.

    Trump processa New York Times por US$ 15 bilhões alegando difamação

  • Neymar causa burburinho ao curtir post com fotos de Bruna Marquezine

    Neymar causa burburinho ao curtir post com fotos de Bruna Marquezine

    Jogador chamou atenção ao reagir a publicação de Lucas Guedez com imagens da atriz, sua ex-namorada. Neymar apagou a curtida após repercussão, mas prints já circulavam nas redes. Bruna está solteira, enquanto ele é casado com Bruna Biancardi

    Neymar Jr. movimentou as redes sociais nesta segunda-feira (15) ao curtir uma publicação em que Bruna Marquezine aparece. O post foi feito pelo influenciador Lucas Guedez, que compartilhou fotos da festa de 30 anos e mostrou registros ao lado da atriz, ex-namorada do jogador.

    Após a repercussão, Neymar retirou a curtida do post, mas prints da interação já circulavam entre internautas.

    Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução- Instagram  

    O relacionamento de Neymar e Bruna foi marcado por idas e vindas entre 2013 e 2018. Atualmente, a atriz está solteira desde o fim do namoro com o ator João Guilherme, com quem mantém amizade.

    Neymar é casado com a modelo Bruna Biancardi, com quem tem duas filhas: Mavie, de 1 ano e 10 meses, e Mel, de 2 meses. Ele também é pai de Davi Lucca, de 14 anos, e Helena, de 1 ano.

     

    Neymar causa burburinho ao curtir post com fotos de Bruna Marquezine

  • China aumenta pressão após passagem de navios dos EUA e do Reino Unido

    China aumenta pressão após passagem de navios dos EUA e do Reino Unido

    Aviões e drones militares chineses intensificaram sobrevoos em torno de Taiwan após a travessia de navios de guerra norte-americano e britânico pelo estreito, movimento classificado por Pequim como provocação e que elevou o risco de tensão na região

    O Exército da China intensificou as atividades militares em torno de Taiwan nos últimos dias, depois que um contratorpedeiro dos Estados Unidos e uma fragata britânica cruzaram o Estreito de Taiwan na sexta-feira (12). A movimentação foi confirmada pelo Ministério da Defesa de Taiwan.

    Segundo o relatório mais recente, entre a noite de domingo (14) e a noite de segunda-feira (15), 24 aeronaves chinesas — entre caças, bombardeiros, aviões de apoio e drones — sobrevoaram os arredores da ilha. Desse total, 15 cruzaram a linha divisória do Estreito e entraram na zona norte, sudoeste e leste da chamada Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan. Pelo menos três drones chegaram a contornar a ilha.

    Este foi o terceiro dia consecutivo em que drones chineses sobrevoaram Taiwan de forma total ou parcial, um padrão de voo considerado incomum. Desde sábado (13), foram registradas 108 aeronaves militares chinesas nas proximidades, sendo que 89 ultrapassaram a linha média do Estreito e entraram na ADIZ, o ritmo mais intenso de incursões registrado em setembro.

    A intensificação ocorre após a passagem do contratorpedeiro norte-americano USS Higgins e da fragata britânica HMS Richmond, ato que Pequim classificou como provocação.

    “As ações dos Estados Unidos e do Reino Unido transmitem sinais equivocados e prejudicam a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. As tropas mantêm um nível elevado de alerta e defenderão firmemente a soberania e a segurança nacionais”, declarou o coronel Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro de Operações Oriental do Exército chinês.

    No início do mês, em 6 de setembro, a China já havia criticado a passagem de navios de guerra do Canadá e da Austrália pela mesma região.

    Apesar das repetidas reclamações de Pequim, os EUA e seus aliados mantêm o hábito de atravessar o Estreito de Taiwan cerca de uma vez por mês. A China considera tanto a ilha quanto as águas do estreito como parte “inalienável” do seu território.

    China aumenta pressão após passagem de navios dos EUA e do Reino Unido

  • Palmeiras faz três trocas em lista de inscritos da Libertadores

    Palmeiras faz três trocas em lista de inscritos da Libertadores

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras fez as três trocas disponíveis na lista de atletas inscritos para as quartas de final da Copa Libertadores: o goleiro Carlos Miguel, o lateral esquerdo Jefté e o meio-campista Andreas Pereira são as novidades.

    Os reforços que chegaram na última janela substituem, respectivamente, o goleiro Mateus (Alverca), o lateral esquerdo Vanderlan (Red Bull Bragantino) e o meio-campista Richard Ríos (Benfica).
    O regulamento da Libertadores autoriza que os clubes façam até três trocas na lista nesta fase da competição, e o Alviverde usou todas elas.

    Os atletas seguirão com a mesma numeração do Brasileiro: 1, 6 e 8.

    O Alviverde tem 50 atletas inscritos na competição. Além do elenco profissional, o clube completou a lista com jogadores das categorias da base.

    O Palmeiras enfrenta o River Plate na quarta-feira (17), na Argentina, e faz a volta dia 24 de setembro, no Allianz Parque.

    VEJA QUEM DO PALMEIRAS ESTÁ INSCRITO NA LIBERTADORES

    Goleiros: Weverton, Marcelo Lomba, Carlos Miguel, Aranha, Luiz Sá
    Laterais: Khellven, Giay, Piquerez, Jefté, Gilberto, Arthur
    Zagueiros: Gustavo Gómez, Murilo, Micael, Bruno Fuchs, Benedetti, Diogo, Thiago, Robson
    Volantes: Emiliano Martínez, Aníbal Moreno, Allan, Andreas Pereira, Lucas Evangelista, Figueiredo, Rafael Coutinho, Gabriel Azevedo
    Meias: Raphael Veiga, Maurício, Felipe Anderson, Erick Belé, Ramon, Larson, Luis Pacheco, Agner
    Atacantes: Bruno Rodrigues, Facundo Torres, Ramón Sosa, Paulinho, Flaco López, Luighi, Vitor Roque, Riquelme Fillipi, Sorriso, Marcio Vitor, Wesley Lima, Kauã Lira

    O Rubro-Negro lidera a probabilidade de título com 49,7%, já que o time é o primeiro colocado do Brasileiro, com 50 pontos

    Folhapress | 19:23 – 15/09/2025

     

    Palmeiras faz três trocas em lista de inscritos da Libertadores

  • Estátua de Preta Gil é inaugurada em Copacabana ao lado da de Gilberto Gil

    Estátua de Preta Gil é inaugurada em Copacabana ao lado da de Gilberto Gil

    Preta Gil morreu em julho deste ano, aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino; “A estátua da Preta nasceu de um pedido dos próprios fãs, que queriam vê-la eternizada ao lado da de seu pai”, afirmou Bruno de Paula, sócio do Areia MPB

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A memória de Preta Gil (1974-2025) ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (15), quando a orla de Copacabana recebeu uma estátua da artista em frente ao tradicional Copacabana Palace.

    A escultura foi instalada ao lado da imagem de Gilberto Gil, pai da cantora, eternizando na paisagem carioca a ligação entre os dois e sua contribuição para a música brasileira.

    O monumento é fruto de uma mobilização dos fãs, que pediram para que Preta também fosse lembrada no espaço. A homenagem foi organizada pelo quiosque Areia MPB, administrado pela Orla Rio, o mesmo responsável por erguer a estátua de Gilberto Gil em 2023. A escolha do local também não é por acaso: o ponto fica próximo à residência do cantor, reforçando a ligação da família com a cidade.

    Preta Gil morreu em julho deste ano, aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino. A perda abalou o meio artístico e o público, que desde então tem promovido uma série de tributos para manter viva sua trajetória.

    Recentemente, o trajeto oficial dos megablocos do Rio foi rebatizado como “Circuito Preta Gil”, reconhecimento à sua forte presença no Carnaval carioca.

    Na carreira musical, Preta começou relativamente tarde, aos 29 anos, após atuar como produtora e publicitária. Seu álbum de estreia, “Prêt-à-Porter” (2003), trouxe sucessos como “Sinais de Fogo”, composta por Ana Carolina, e marcou sua chegada ao cenário nacional. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma artista defensora da diversidade e da liberdade de expressão, além de se tornar símbolo de representatividade e alegria nos palcos.

    “A estátua da Preta nasceu de um pedido dos próprios fãs, que queriam vê-la eternizada ao lado da de seu pai. Para nós, é uma honra atender a esse desejo e transformar o Quiosque Areia em um espaço de memória e afeto. Mais do que uma homenagem, é um símbolo da força da música brasileira e da conexão entre gerações”, afirmou Bruno de Paula, sócio do Areia MPB.

    Na inauguração da estátua, o clima foi de emoção. Para os organizadores, o gesto é mais do que um marco cultural, é também uma forma de manter viva a memória de uma artista que sempre buscou transformar afetos em música.

    Estátua de Preta Gil é inaugurada em Copacabana ao lado da de Gilberto Gil

  • Moraes manda polícia explicar demora no retorno de Bolsonaro à prisão domiciliar após exames

    Moraes manda polícia explicar demora no retorno de Bolsonaro à prisão domiciliar após exames

    Condenado e em prisão domiciliar, Bolsonaro foi até um hospital e ficou do lado de fora com fãs que cantavam e gritavam para ele

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu nesta segunda-feira (15) explicação à Polícia Penal sobre o atraso na saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do Hospital DF Star, em Brasília, no domingo (14).

    Logo após deixar o hospital, Bolsonaro ficou parado por cerca de seis minutos ao lado do carro. Ele ficou imóvel enquanto seu médico Claudio Birolini explicava os procedimentos médicos pelos quais o ex-presidente foi submetido.

    Durante esse tempo, apoiadores gritavam palavras de apoio ao redor de Bolsonaro, fazendo filmagens pelo celular. Logo após a fala de Birolini, o médico e o ex-presidente entraram no carro e deixaram o local.

    No despacho desta segunda, Moraes pede detalhes do procedimento adotado pela Polícia Penal no caso.

    “Oficie-se à Polícia Penal do Distrito Federal para que, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, envie aos autos relatório circunstanciado sobre a escolta realizada, com informações do carro que transportou o custodiado, agentes que o acompanharam no quarto e o motivo de não ter sido realizado o transporte imediato logo após a liberação médica”, diz.

    O ex-presidente foi ao Hospital DF Star no domingo para fazer um procedimento médico. Ele retirou algumas pintas para verificar um possível câncer de pele. Outros exames realizados por Bolsonaro também detectaram um quadro de anemia por falta de ferro e um quadro já em fase final de pneumonia.

    Cláudio Birolini, médico que acompanha a saúde de Bolsonaro, afirmou que o ex-presidente passou por exames de rotina. “Ele é um senhor de 70 anos que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Ele está bastante fragilizado por essa situação toda”, disse.

    Aliados do ex-presidente citam a saúde como argumento para que ele cumpra pena em casa após condenação por tentativa de golpe de Estado, e, como revelou a Folha, seus advogados pretendem argumentar riscos caso ele seja obrigado a cumprir a pena em um presídio ou na PF (Polícia Federal).

    O ex-presidente está em pânico com a possibilidade de ser enviado para uma cela do Complexo Penitenciário da Papuda, segundo aliados. Ele tem medo de passar mal no local e não ter atendimento médico apropriado, ou de ser mal tratado por outros presos com quem eventualmente tenha que conviver.

    O estado de saúde do ex-presidente é o fator principal analisado por seus advogados para pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a pena em regime fechado seja cumprida em prisão domiciliar, e aliados e familiares têm dado declarações públicas sobre seu abatimento e estado de fragilidade.

    Bolsonaro foi ao hospital sob forte escolta policial e recepcionado por cerca de 20 militantes. Na saída, os apoiadores cantaram o hino nacional e gritaram elogios ao ex-presidente enquanto Birolini informava sobre o estado de saúde. As manifestações interromperam a declaração à imprensa mais de uma vez.

    A novidade dos exames, segundo o médico, foi a identificação de um pouco de anemia, “provavelmente por ele ter se alimentado mal nesse último mês” –quando esteve em prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares impostas pelo STF. O ex-presidente recebeu reposição de ferro no hospital.

    Birolini disse também que os refluxos do ex-presidente melhoraram bastante, mas ainda persistem, e que a hipertensão está sendo controlada. “Foram apenas alguns exames que são feitos mensalmente para avaliar a evolução”, explicou.

    Foram retiradas oito lesões na pele, para que os exames laboratoriais identifiquem se são fruto de alguma doença. O pedido dos advogados diz que foi identificado um “nevo melanocítico”, uma pinta na pele normalmente benigna, e uma “neoplasia de comportamento incerto”, lesão sem natureza definida e que precisaria de remoção para análise.

    O boletim médico não indica quando sairá o resultado, mas informa que Bolsonaro deve seguir com o tratamento da hipertensão arterial, do refluxo e medidas preventivas contra broncoaspiração.

    Moraes manda polícia explicar demora no retorno de Bolsonaro à prisão domiciliar após exames

  • Marco Rubio diz que EUA dará resposta à condenação de Bolsonaro

    Marco Rubio diz que EUA dará resposta à condenação de Bolsonaro

    Marco Rubio afirmou que deve haver anúncios de respostas dos Estados Unidos à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – O secretário de Estado, Marco Rubio, equivalente ao ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos, afirmou que deve haver anúncios de respostas do país à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada pelo chefe da diplomacia americana em entrevista à Fox News.

    Rubio foi questionado a respeito da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que condenou Bolsonaro a 27 anos de prisão pela acusação de ter tramado um golpe de Estado e disse ver uma deterioração do Estado de Direito no Brasil.

    “A resposta é que o Estado de Direito está se deteriorando. Você tem esses juízes ativistas, um em particular, que não apenas perseguiu Bolsonaro, mas também tentou impor reivindicações extraterritoriais até contra cidadãos americanos, ou contra alguém postando online de dentro dos Estados Unidos, e chegou a ameaçar ir ainda mais longe nesse sentido”, disse.

    Embora não tenha citado seu nome, o secretário fez referência ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

    “Então, haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar. Mas isso, o julgamento, é apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tentou atingir empresas americanas e até pessoas operando a partir dos Estados Unidos”, afirmou.

    Estão no radar dos americanos uma nova leva de cassação de vistos, a inclusão da mulher de Moraes, Viviane Barci, no rol de pessoas sancionadas financeiramente pela Lei Magnistky, que pune violadores de direitos humanos.
    Os EUA ainda consideram ampliar as tarifas aplicadas a produtos brasileiros ou reverter algumas das cerca de 700 exceções a bens que foram dadas na sobretaxa de 50%.

    Após a declaração de Rubio, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, compartilhou nas redes sociais um artigo de opinião do jornal Wall Street Journal alegando que Bolsonaro teria sido vítima de “lawfare” no Brasil, termo usado para se referir a perseguições políticas pela Justiça.

    A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil também publicou mensagens sobre um decreto assinado por Trump neste mês que abre margem para países serem considerados patrocinadores de prisões injustas. A ordem executiva se refere a países que tenham detido cidadãos americanos com o que os EUA consideram medidas indevidas.

    O decreto abre uma brecha, porém, para punir países nos quais os EUA têm interesse nacional por detenções injustas de cidadãos locais. Não está claro se os Estados Unidos incluirão o Brasil nesse decreto, mas, caso aconteça, isso daria um arcabouço legal para aplicação de mais sanções.

    Na semana passada, Rubio já havia se manifestado sobre a conclusão do julgamento no STF, o que chamou de novo de “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

    “As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos sancionado Alexandre de Moraes continuam, enquanto ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse o secretário de Estado dos EUA, órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores, no X (ex-Twitter) .

    “Os Estados Unidos responderão adequadamente a esta caça às bruxas”, acrescentou Rubio.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, também afirmou na quinta-feira (11), dia final do julgamento, ter ficado surpreso e muito descontente com a condenação de Bolsonaro.

    “Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil. Ele era um homem bom, e não vejo isso acontecendo.”, disse.

    Trump ainda classificou o julgamento como algo “terrível” e “ruim” para o Brasil.

    “Estou muito descontente com isso. Eu conheço o presidente Bolsonaro, não tão bem, mas o conheço como líder de um país. E sempre o considerei muito direto, muito excepcional, na verdade, como homem, um homem muito excepcional. Acho que é algo terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil”, afirmou. Trump.

    Marco Rubio diz que EUA dará resposta à condenação de Bolsonaro

  • Varejo faz parceria com governo para ser 'porta de saída' do Bolsa Família

    Varejo faz parceria com governo para ser 'porta de saída' do Bolsa Família

    Setor começa a recrutar inscritos no CadÚnico na tentativa de reverter falta de mão de obra; regras ainda serão definidas; Nos centros de comércio popular em São Paulo há cerca de 11 mil vagas em aberto

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Victor Novaes Raimundo, 19 anos, foi questionado na manhã desta segunda-feira (15) pelo ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome no Brasil, Wellington Dias, sobre “o seu sonho”. O jovem, atendente de uma loja do McDonald’s em São Paulo, respondeu: “Ter minha casa própria, um cantinho meu, um carro, minha moto, minha família”. Dias perguntou: “Trabalhar é o caminho?” Victor concordou. “É o caminho, nunca desistir. Mesmo que seja difícil.”

    Por um salário de R$ 1.467, Victor trabalha na lanchonete há um ano, das 15h30 às 23h30, em escala 6×1 -uma folga por semana, com um domingo de descanso por mês. Ele afirma que o McDonald’s proporciona chances de ascensão dentro da empresa.

    O jovem é um dos atendidos pelo programa Acredita no Primeiro Passo, do Ministério do Desenvolvimento Social, que oferece cursos profissionalizantes e apoio para quem busca emprego ou quer abrir o próprio negócio.

    Na manhã desta segunda, a pasta assinou com o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), na capital paulista, um termo de adesão ao programa. Grandes redes varejistas associadas poderão acessar os dados de inscritos no CadÚnico (Cadastro Único, que reúne as famílias que participam de programas de assistência social e distribuição de renda, como o Bolsa Família) e oferecer vagas e programas de qualificação. Os termos para o acesso a estes dados ainda serão definidos pelo ministério.

    A parceria chega em um momento crítico para o setor varejista, que tem enfrentado apagão de mão de obra, especialmente nas funções mais básicas, de “chão de loja”. Uma pesquisa global feita pela multinacional de consultoria e auditoria PwC, no final do ano passado, apontou que a maior preocupação dos CEOs da indústria de varejo e bens de consumo no Brasil é a falta de mão de obra qualificada.

    Em dois dos maiores centros de comércio popular do país, o Brás e o Bom Retiro, em São Paulo, há cerca de 11 mil vagas em aberto, segundo a Alobrás (Associação de Lojistas do Brás) e a CDL-SP (Câmara de Dirigentes Lojistas de São Paulo). “A maioria não quer trabalhar no fim de semana, principalmente os mais jovens, mas este é um período essencial para o varejo”, diz Maurício Stainoff, presidente da CDL-SP.

    Foi o IDV quem tomou a iniciativa, há três meses, de procurar o ministério para entender melhor como funciona o programa. “Uma das barreiras para atrair o público do Bolsa Família para essas vagas era o receio dessas pessoas de perder o benefício a partir do momento em que conseguissem um emprego”, afirma Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV.

    Mas a nova regra de proteção do programa, que passou a valer em junho deste ano, favorece as contratações, diz ele.

    De acordo com Wellington Dias, hoje, mesmo quem trabalha, mas ganha abaixo de US$ 40 (R$ 213) por pessoa da família ao mês e está abaixo da linha da pobreza, continua recebendo o Bolsa Família. Quem recebe entre US$ 40 e US$ 120 (R$ 638) por pessoa da família ganha metade do valor do benefício.

    “É uma maneira de garantir o período de transição para o mercado formal, consolidando uma porta de saída do Bolsa Família, em especial para quem está desalentado, achando que não consegue mais uma oportunidade de trabalho”, afirma Gonçalves Filho.

    A participação no programa Acredita era feita de maneira pontual por alguns associados do IDV, como o Carrefour Brasil. O grupo, maior varejista do país, aderiu ao programa em 2023. Desde então, contratou cerca de 100 mil beneficiários do CadÚnico.

    De acordo com o Carrefour, a meta inicial era contratar 10 mil pessoas em três anos, mas foi superada em mais de dez vezes em apenas dois anos. Os colaboradores passaram a trabalhar nas diferentes bandeiras do grupo -Atacadão, Sam’s Club e Carrefour- em todo o país, em posições como operador de caixa, fiscal de prevenção e repositor.

    Além de Carrefour e McDonald’s, já aderiram ao Acredita o Magazine Luiza e a RD Saúde (Raia e Drogasil).

    Na opinião de Gonçalves Filho, vários fatores contribuem para a dificuldade de atrair os mais jovens para o varejo. “O MEI cresceu muito, muitos viraram pequenos ou nano empreendedores. Tem o pessoal que está no subemprego, vivendo de bicos, ou trabalhando com aplicativos, sem contrato formal de trabalho”, diz o executivo, lembrando que parte da nova geração também anseia ter “vida de influencer”. “Isso pode durar algum tempo, mas eles tendem a se frustrar, não é para todo mundo.”

    Questionado se a baixa remuneração pode ser um dos motivos para os mais jovens estarem rejeitando empregos com carteira assinada, em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Gonçalves Filho diz que as próprias empresas costumam falhar em comunicar os benefícios do trabalho formal.

    “Muita gente pensa: ‘Prefiro ganhar R$ 4.000 no aplicativo, em vez de R$ 3.000 como CLT’. Mas se o seu carro ou a sua moto quebram, você não tem garantia nenhuma. Como CLT, caso você tenha algum problema de saúde, seu período de afastamento remunerado é garantido. Se sai do emprego, tem fundo de garantia. Também tem plano de saúde, férias remuneradas, 13º salário, aposentadoria e acesso ao Sistema S”, afirma o executivo, ressaltando que grandes empresas costumam dar apoio à educação.

    Todos esses benefícios, destaca, têm um custo. “Para cada R$ 1 que eu pago para o meu colaborador, custa mais R$ 1 para a empresa. Uma vaga CLT custa pelo menos o dobro do salário para o empregador”, afirma.

    Este é um dos argumentos para o IDV defender a flexibilidade dos contratos CLT, especialmente em questões como a discussão da escala 6×1. “O varejista não pode diminuir horas trabalhadas e pagar o mesmo salário”, diz. Mas pode definir uma quantidade de horas semanais trabalhadas por determinada remuneração, e aí fazer um remanejamento da carga horária diária, afirma.

    Varejo faz parceria com governo para ser 'porta de saída' do Bolsa Família

  • Me sentindo estranha, diz Deborah Secco sobre baixa autoestima

    Me sentindo estranha, diz Deborah Secco sobre baixa autoestima

    Atriz conta que bastou receber um elogio no elevador para tudo mudar

    RIO DE JANEIRO, SP (CBS NEWS) – Deborah Secco acordou se sentindo estranha no fim de semana. “Nem feia nem bonita, só estranha mesmo”, disse a atriz em um vídeo postado em sua conta no Instagram, no qual narra um dia em que sua autoestima esteve abalada.

    A atriz, aparentemente no quarto de casa (ou no closet), fez um desabafo e deixou uma mensagem positiva a seus mais de 26 milhões de seguidores. Ela contou que a sensação de que estava num dia ruim, “com a cara meio amassada, o cabelo entre o revoltado e o cacheado, uma espinha querendo nascer no meu queixo para fazer network” não a impediu de cumprir seus compromissos.

    “A autoestima não é constante, ela some sem avisar”, continuou a atriz, que em seguida contou o que fez para lidar com a sensação de que não estava bem: se arrumou “para fingir que estava tudo sob controle” e saiu, “meio improvisada, meio segura, meio tanto faz”.

    Um elogio no elevador fez com que tudo mudasse, o que a levou a refletir sobre a importância de seguir em frente, mesmo em dias ruins. “Autoestima é gostar da gente mesmo nesses dias, a beleza de verdade é a coragem de continuar se olhando com carinho, com amor”, finalizou.

    Me sentindo estranha, diz Deborah Secco sobre baixa autoestima