Autor: REDAÇÃO

  • Gleisi diz que novas ameaças do governo Trump confirmam 'traição' de Bolsonaro

    Gleisi diz que novas ameaças do governo Trump confirmam 'traição' de Bolsonaro

    Rubio disse, em entrevista à Fox News na segunda-feira, 15, que os Estados Unidos vão anunciar nos próximos dias medidas em resposta à condenação de Bolsonaro. Disse que os ministros do STF foram “juízes ativistas” e reforçou o discurso de perseguição contra o ex-presidente

    A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta terça-feira, 16, que as novas ameaças do governo de Donald Trump contra o Brasil “apenas confirmam a traição de Jair Bolsonaro”. Em publicação no X (antigo Twitter), Gleisi disse que o ex-presidente “incita uma potência estrangeira a atacar e punir os responsáveis pela Justiça em nosso País”.

    A ministra citou nominalmente o secretário de Estado, Marco Rubio, e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, dizendo que eles mentem sobre o julgamento do ex-presidente na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

    “O secretário de estado Marco Rubio e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sabem muito bem que estão mentindo sobre o julgamento de Bolsonaro e seus cúmplices pelo STF. Eles foram condenados no devido processo legal por tentativa de golpe. Ao contrário do que difundem, o processo preservou o Estado de Direito democrático no Brasil”, afirmou a ministra.

    Segundo Gleisi, “ilegal, autoritário e abusivo é atentar contra a soberania de outro país, como vem fazendo o governo Trump para livrar Bolsonaro das penas a que foi condenado”.

    Rubio disse, em entrevista à Fox News na segunda-feira, 15, que os Estados Unidos vão anunciar nos próximos dias medidas em resposta à condenação de Bolsonaro. Disse que os ministros do STF foram “juízes ativistas” e reforçou o discurso de perseguição contra o ex-presidente.

    “Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar”, afirmou.

    Gleisi diz que novas ameaças do governo Trump confirmam 'traição' de Bolsonaro

  • Haddad: disciplina fiscal do governo voltou a ser realidade; não houve 'fura-teto' nenhum

    Haddad: disciplina fiscal do governo voltou a ser realidade; não houve 'fura-teto' nenhum

    Haddad afirmou que o governo mantém disciplina fiscal sem comprometer áreas essenciais como Saúde e Educação e garantiu que a meta de 2025 será cumprida, com o compromisso de encerrar o mandato mantendo as contas públicas sob controle

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 16, ao participar da abertura do J.Safra Investment Conference, que para este ano a meta fiscal o arcabouço fiscal, do ponto de vista da arquitetura, está funcionando corretamente.

    Ele afirmou que a disciplina fiscal voltou a ser executada e sem que isso provoque falta de recursos para Saúde e Educação, entre outros. Ele disse que o governo vai conseguir cumprir a meta em 2025 e que o governo conseguirá chegar ao final do mandato com o fiscal sob controle.

    “A disciplina fiscal do governo voltou a ser realidade, não houve “fura-teto nenhum”, comentou o ministro da Fazenda.

    Haddad: disciplina fiscal do governo voltou a ser realidade; não houve 'fura-teto' nenhum

  • Vitor Roque supera drama da Europa em 6 meses no Palmeiras com protagonismo

    Vitor Roque supera drama da Europa em 6 meses no Palmeiras com protagonismo

    (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante Vitor Roque assumiu o protagonismo no Palmeiras e em apenas seis meses no clube já superou o número de gols marcados em sua passagem dramática no futebol europeu.

    Vitor é uma das armas do Alviverde para conseguir superar o River Plate nas quartas de final da Copa Libertadores. O jogo de ida já ocorre nesta quarta-feira.

    Com os três gols contra o Inter, Vitor Roque chegou aos 10 gols pelo Palmeiras em 38 jogos, além de 4 assistências, e já superou os números que teve na Europa.

    Em 49 jogos no futebol espanhol (33 no Bétis e 16 no Barcelona), o atacante de 20 anos só balançou as redes nove vezes e não deu nenhuma assistência.

    A passagem do jogador no Velho Continente, entre janeiro de 2024 até o fim de fevereiro deste ano, teve um momento muito delicado no Barcelona. Raphinha, ex-companheiro de Vitor no Barça, disse em entrevista que o jogador chegou a chorar durante um treino.

    “Houve um treino em que o Vitor estava muito tocado com essa situação de ‘vai, não vai’, ‘fica, não fica’, algumas pessoas falando para ele falar, outras para ele sair… Aí houve um treino em que ele estava errando muita coisa boba. Acabou a primeira parte do treino e ele começou a chorar”, contou Raphinha, em entrevista ao canal da Isabela Pagliari, no YouTube.

    Aí o treinador me chamou para eu ajudar na tradução, perguntou o que estava acontecendo e o Vitor não conseguiu nem falar. No começo do treino, ele falou assim: ‘Pergunta para ele se ele quer ir embora’, e o Vitor falou que queria. O Hansi disse: ‘Não tem problema, pode ir. Vai descansar’.

    O início de Vitor Roque não foi fácil no Palmeiras e ele ficou 11 jogos sem balançar as redes. O técnico Abel Ferreira chegou a dizer que parecia que o atacante jogava com 50 quilos nas costas, e que colocar ele no banco de reservas era uma opção.

    Agora o momento é outro do jogador: Vitor Roque passou a marcar gols e assumiu a artilharia do Alviverde no Brasileirão. O camisa 9 chegou aos oito gols na competição e ultrapassou Flaco López, que tem seis.

    O protagonismo de Vitor Roque é muito comemorado internamente. Abel Ferreira pediu calma com o jogador nos primeiros jogos e comparou a situação de seca com o início de Mbappé no Real Madrid.

    Há coisas que precisam melhorar, ele [Vitor Roque] sabe disso. Vocês já viram ele jogar. Ele tem que assumir que está em má fase e só fazer uma coisa: continuar trabalhando. Tem 20 anos. A sensação que eu fico é que ele joga com 50 quilos nas costas.Abel Ferreira

    O atacante chegou com o peso de ser maior contratação da história do futebol brasileiro (25,5 milhões de euros), e reconheceu o início ruim.

    Desde que cheguei ao Palmeiras, eu não vinha desempenhando o meu melhor futebol. Comecei a trabalhar, em silêncio. Estou muito feliz com essa volta por cima. Foi trabalho. Continuei trabalhando, tentando melhorar o máximo que eu podia. E agora estou vivendo um grande momento com a camisa do Palmeiras.”

    Flamengo lidera as projeções da UFMG para o título do Brasileirão, seguido por Palmeiras e Cruzeiro; na luta contra o rebaixamento, Sport, Fortaleza e Juventude aparecem como os clubes mais ameaçados

    Estadao Conteudo | 09:15 – 16/09/2025

     

    Vitor Roque supera drama da Europa em 6 meses no Palmeiras com protagonismo

  • Começa a primeira etapa da reunião do Copom, de análise de conjuntura

    Começa a primeira etapa da reunião do Copom, de análise de conjuntura

    Desde a última reunião do colegiado, no dia 30 de julho, as medianas do relatório Focus para o IPCA de 2025 e 2026 arrefeceram, de 5,09% e 4,43% para 4,83% e 4,30%, respectivamente, mas continuaram sensivelmente acima do centro da meta de 3%

    A primeira etapa da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) começou às 10h08, desta terça-feira, 16, informou o Banco Central. Nesta fase, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, e os oito diretores assistem a apresentações técnicas do corpo funcional sobre a economia, para embasar a decisão sobre a taxa Selic. A decisão será divulgada na quarta-feira, 17, a partir das 18h30.

    O mercado está unânime quanto à manutenção da Selic em 15% nesta reunião do Copom, e, segundo pesquisa Projeções Broadcast, a maioria das instituições (74%) prevê que a taxa fique estável nesse nível até, pelo menos, o final do ano.

    Galípolo e os membros do colegiado têm reiterado que o Comitê mira na convergência da inflação para o centro da meta, de 3%, e não para o teto, de 4,5%. Desde o último Copom, também têm enfatizado que os juros tendem a permanecer em campo restritivo por prazo prolongado. “O BC não pode se emocionar. A velocidade e a função de reação do BC precisam ser diferentes das do mercado\”, disse o presidente em 27 de agosto.

    Para analistas consultados pela Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), embora a economia comece a mostrar os primeiros sinais de que o grau restritivo da política monetária está surtindo efeito, ainda é cedo para o colegiado mudar de direção ou mesmo abrir espaço para que o mercado passe a apostar em cortes ainda neste ano.

    Desde a última reunião do colegiado, no dia 30 de julho, as medianas do relatório Focus para o IPCA de 2025 e 2026 arrefeceram, de 5,09% e 4,43% para 4,83% e 4,30%, respectivamente, mas continuaram sensivelmente acima do centro da meta de 3%. O câmbio também mostrou alívio, e a cotação do dólar usada no cenário de referência do Comitê deve cair de R$ 5,55 para R$ 5,40.

    Quanto à atividade econômica, o resultado do PIB do segundo trimestre mostrou desaceleração, com crescimento de 0,4%, ante 1,3% de janeiro a março. Já o IBC-Br registrou a terceira queda consecutiva em julho.

    Na inflação, o IPCA-15 de agosto registrou a maior queda mensal desde setembro de 2022. A análise qualitativa, porém, mostrou métricas de serviços ainda pressionadas. Quanto ao mercado de trabalho, os dados de julho do Caged mostraram perda de ritmo, mas com criação de novos empregos formais. O saldo positivo foi de 129.775 vagas, o menor para o mês desde 2020.

    Começa a primeira etapa da reunião do Copom, de análise de conjuntura

  • Viih Tube pede que pai construa própria história

    Viih Tube pede que pai construa própria história

    Viih Tube afirmou que deseja que o pai, Fabiano Moraes, construa sua própria trajetória em A Fazenda 17, sem ficar à sombra de sua imagem. A influenciadora destacou a importância da saúde mental no confinamento e disse estar curiosa para ver como ele será percebido pelo público

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Viih Tube, 25, aconselhou o pai, Fabiano Moraes, a não ficar na sombra dela durante a participação em A Fazenda 17 (Globo).

    Influenciadora revelou conversa com o pai dias antes do confinamento. “Ele foi lá na minha casa antes de entrar, conversou comigo. Os conselhos que eu tenho, já dei para ele, principalmente sobre saúde mental. Tem que preservar a saúde mental lá dentro, porque eu sei como é o confinamento”, disse a famosa, nesta terça-feira (16), no Instagram.

    Sei que foi como pai da Viih Tube, mas ele é uma pessoa que sempre quis muito e sempre trabalhou com o meio artístico, desde muito pequeno, ele gosta disso. Que ele construa a história dele lá, que as pessoas conheçam ele e não vincule só ao pai da Viih Tube. Por isso, não vou ficar me metendo muito.

    Ela contou que está curiosa para ver como o pai vai se comportar durante o reality. “Não tem como fugir, ou você vai ser amado, ou vai ser vilão, ou vai ser planta e a gente não sabe qual lado nosso vai prevalecer no momento, porque todos nós somos meio planta às vezes, somos legais às vezes e somos vilões às vezes. Então, não dá pra saber como vai ser”.

    Viih Tube pede que pai construa própria história

  • Após acordo EUA-China, TikTok terá dono local e algoritmo chinês

    Após acordo EUA-China, TikTok terá dono local e algoritmo chinês

    Após acordo com os EUA, a China confirmou que o algoritmo do TikTok será licenciado pela ByteDance para a operação americana. O anúncio deve ganhar novos detalhes até sexta-feira, quando Donald Trump e Xi Jinping se reúnem para avançar nas negociações

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – China diz que o TikTok nos EUA, que vai ser controlado por investidores do país, vai contar com licenciamento de algoritmo chinês da ByteDance, a empresa controladora da rede social.

    Nesta segunda-feira (15), EUA disseram ter um acordo com a China para o TikTok ser controlado por investidores locais. O presidente Donald Trump comentou sobre o acordo, e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que houve consenso para que o TikTok tenha um proprietário dos EUA.

    Nesta terça-feira (16), a China informou que algoritmo chinês será licenciado para a operação do TikTok nos EUA. Wang Jingtao, subdiretor do regulador de cibersegurança da China, afirmou que a ByteDance licenciará propriedade intelectual e “operação de segurança de dados e conteúdos dos usuários dos EUA do TikTok”.

    Novos detalhes sobre negociação devem ser anunciados até sexta-feira. Na ocasião, Donald Trump e Xi Jinping vão se encontrar. Espera-se ter maior detalhamento sobre como será configurada essa empresa dos EUA que comandará a operação local do TikTok.

    ENTENDENDO A DISPUTA ENTRE EUA E CHINA SOBRE O TIKTOK

    Lei aprovada em 2024 estabelece o banimento de redes sociais controladas por adversários políticos. Os EUA acusam o TikTok de sofrer influência do governo chinês, que é considerado um adversário político.

    Como resultado, o TikTok deve ser vendido para uma empresa dos EUA para continuar a operar no país. Data inicial do banimento era 19 de janeiro de 2025, porém o presidente Donald Trump tem assinado permissões temporárias até o negócio ser concluído.

    Operação depende de aprovação da ByteDance e do governo da China. Até então, autoridades chinesas se negavam vender a operação dos EUA para empresários do país. Negociação dura meses, mas a rodada mais recente ocorreu na Espanha, durante encontro entre Scott Bessent, do lado norte-americano, e o vice-primeiro-ministro He Lifeng, do lado chinês.

    Apesar do consenso entre as partes sobre o TikTok, EUA e China mantêm tensão comercial. O mandatário dos EUA aplicou tarifas ao país asiático e em agosto decidiram adiar por 90 dias a entrada em vigor de novas taxas, estendendo a trégua comercial até 10 de novembro.

    Após acordo EUA-China, TikTok terá dono local e algoritmo chinês

  • Relatório revela uso de crianças ucranianas em fábricas militares russas

    Relatório revela uso de crianças ucranianas em fábricas militares russas

    Um dos casos envolve o Centro Infantil Pan-Russo Mudança, na região de Krasnodar, onde mais de 300 crianças de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia foram levadas desde 2022. Lá, foram forçadas a auxiliar na construção de drones, detectores de minas e carregadores de fuzis

    Crianças ucranianas sequestradas foram obrigadas a trabalhar em fábricas russas na produção de drones e equipamentos militares, de acordo com relatório do Laboratório de Pesquisa Humanitária da Universidade de Yale, divulgado pelo jornal britânico The Telegraph. O estudo identificou 210 instalações usadas pela Rússia para deportação, reeducação e adoção forçada de menores.

    Um dos casos envolve o Centro Infantil Pan-Russo Mudança, na região de Krasnodar, onde mais de 300 crianças de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia foram levadas desde 2022. Lá, foram forçadas a auxiliar na construção de drones, detectores de minas e carregadores de fuzis.

    O relatório também aponta que outras instalações, como o centro Jovem Patriota, em Moscou, foram criadas “com o objetivo explícito de reeducar menores vindos da Ucrânia e submetê-los a treinamento militar”.

    Segundo Andriy Yermak, chefe de gabinete de Volodymyr Zelensky, “este relatório exige ação. Não apenas passaram por trauma e deslocamento, mas também foram submetidas a deportação sistemática, adoção ilegal e assimilação forçada”. Ele acrescentou: “Agora está claro que a Rússia planeja usar as próprias crianças da Ucrânia como uma arma contra nós e contra a Europa”.

    Já a vice-ministra das Relações Exteriores da Ucrânia, Mariana Betsa, reforçou: “Não pode restar nenhuma dúvida – essas vítimas inocentes e vulneráveis não apenas foram arrancadas de suas famílias, mas também forçadas à reeducação e militarização. Pelo bem da paz global, a Rússia deve devolver as crianças ucranianas para casa.”

    Relatório revela uso de crianças ucranianas em fábricas militares russas

  • PGR pede a condenação de integrantes do 'núcleo 3' da trama golpista

    PGR pede a condenação de integrantes do 'núcleo 3' da trama golpista

    Nove réus foram denunciados por organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de nove dos dez réus que integram o núcleo 3 da trama golpista.

    Segundo a denúncia, os integrantes deste núcleo teriam executado “ações táticas” para a tentativa de golpe. São réus do núcleo os “kids pretos”, como são chamados os recrutas das Forças Especiais do Exército Brasileiro.

    Nove réus foram denunciados por organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

    Além dos “kids pretos”, o núcleo inclui um agente da PF escalado para trabalhar na posse de Lula em 1º de janeiro de 2023. Segundo a investigação, o agente forneceu informações sobre o evento ao grupo golpista.

    São réus do núcleo 3 da tentativa de golpe:

    – Bernardo Romão Correa Netto, coronel do Exército;

    – Fabrício Moreira de Bastos, coronel do Exército;

    – Estevam Theophilo, general da reserva do Exército;

    – Márcio Nunes de Resende Júnior, coronel do Exército;

    – Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, tenente-coronel do Exército;

    – Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel do Exército;

    – Rafael Martins de Oliveira, tenente-coronel do Exército;

    – Rodrigo Bezerra de Azevedo, tenente-coronel do Exército;

    – Wladimir Matos Soares, policial federal;

    – Ronald Ferreira de Araújo Júnior, tenente-coronel do Exército.

    No caso de Ronald Ferreira Júnior, a PGR pediu a desclassificação dos cinco crimes dos quais o tenente-coronel era acusado. No lugar das imputações, a PGR qualificou a conduta de Júnior em incitação ao crime. Nesse caso, ele poderá negociar a assinatura de um acordo de não persecução penal.

    Segundo a acusação, entre os réus do núcleo 3, cinco acusados concentraram-se na incitação de pares das Forças Armadas na adesão a um intento golpista. De acordo com a Procuradoria, o grupo, formado por Bernardo Romão, Fabrício Bastos, Márcio Júnior, Estavam Theophilo e Sérgio Cavaliere, valeu-se “de conhecimentos militares especiais e/ou de seus postos elevados na hierarquia militar, para fortalecer o movimento de ruptura da ordem democrática e exercer uma pressão estratégica sobre a alta cúpula das Forças Armadas”.

    “O objetivo era claro: fazer crescer, no interior do Exército brasileiro, a aceitação aos propósitos criminosos do grupo e conquistar a adesão majoritária do Alto Comando das Forças Armadas ao golpe”, completou a PGR nas alegações finais ao STF.

    Contra Bernardo Netto, pesa a organização da reunião de “kids pretos” em que teriam sido discutidas medidas de exceção. Em mensagens obtidas pela investigação, Netto perguntou a Mauro Cid, tenente-coronel e ajudante de ordens de Bolsonaro, se havia “alguma evolução” no sentido de deixá-lo “otimista”, em referência a indícios de fraude que pudessem colocar a eleição em suspeição. “Até agora… Nada. Nenhuma bala de prata”, respondeu Cid.

    Em outro diálogo obtido pela investigação, Netto relata a Fabrício Bastos ter tomado “uma iniciativa”. O coronel relatou que pretendia reunir “kids pretos” em postos estratégicos, com o objetivo de “influenciar” os chefes das Forças Armadas. Segundo as diligências, Bastos e Netto tomaram parte na elaboração de uma carta que incitava militares a aderirem ao plano de exceção.

    A reunião de militares, assim como a elaboração e divulgação da “Carta ao Comandante do Exército”, teriam contado, segundo a acusação, com a participação de Márcio Júnior e Sérgio Cavaliere.

    Enquanto comandante do Comando de Operações Terrestres (Coter), integrado pelos kids pretos, Estevam Theophilo teria aderido aos propósitos da trama golpista. Em delação, Mauro Cid relatou que, no meio militar, Theophilo era reconhecido como o general que “tomaria a iniciativa” do golpe se o então presidente Jair Bolsonaro (PL) assinasse um decreto de exceção.

    Theophilo encontrou-se com Bolsonaro no Palácio do Alvorada em 9 de dezembro de 2022 e, em interrogatório, confirmou que a reunião destinou-se a discutir o documento conhecido como “minuta golpista”. Segundo a PGR, ao confirmar o teor da reunião, o general reforçou “a natureza absolutamente atípica” do encontro com o presidente.

    Além da incitação de militares, segundo a PGR, o núcleo 3 teria operacionalizado o planejamento conhecido como “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades como Alexandre de Moraes e os integrantes da chapa eleita nas eleições de 2022: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).

    O grupo responsável por essa empreitada, destinada a causar um caos social que propiciasse o decreto de uma medida de exceção, era composto pelos “kids pretos” Rodrigo Azevedo, Rafael Oliveira e Hélio Ferreira Lima, além do agente da Polícia Federal Wladimir Matos Soares.

    O plano criminoso, elaborado pelo general Mário Fernandes, foi efetivado por uma operação denominada “Copa 2022”. Os acusados de participar do plano utilizaram codinomes de países, cadastrados em linhas telefônicas em nomes de terceiros. A operação entrou em curso, mas foi abortada.

    PGR pede a condenação de integrantes do 'núcleo 3' da trama golpista

  • Rússia treina ataque com supermíssil e armas nucleares

    Rússia treina ataque com supermíssil e armas nucleares

    A Rússia encerrou o exercício Zapad em Belarus com uma simulação de ataque nuclear usando o míssil Orechnik, gerando forte reação da Otan. A manobra, que também incluiu bombardeiros e testes convencionais, elevou a tensão entre Moscou, países bálticos e Polônia

    (CBS NEWS) – A Rússia encerrou seu exercício militar junto às fronteiras da Otan em Belarus nesta terça (16) com uma simulação de ataque nuclear que incluiu o novo míssil do arsenal de Vladimir Putin, o Orechnik, que foi testado em combate na Ucrânia em novembro passado.

    A demonstração de força estava prevista, sendo pela primeira vez admitida pelos envolvidos. “Estamos praticando de tudo aqui. Eles [os ocidentais] sabem disso também, não estamos escondendo. De armas convencionais a ogivas nucleares, precisamos ser capazes de fazer tudo isso”, disse o ditador belarusso, Aleksandr Lukachenko.

    Os jogos de guerra começaram na sexta (12) e envolveram um número não divulgado de forças russas, que se mobilizam anualmente de forma rotativa nos quatro principais distritos militares do país, com participação de Belarus. Foi algo bem menor do que no passado, de todo modo, devido à Guerra da Ucrânia.

    Chamada de Zapad (Ocidente), a manobra foi criticada pela Otan, a aliança militar ocidental que teve de criar uma missão de reforço do espaço aéreo do Leste Europeu após drones russos entrarem na Polônia na semana passada, naquilo que o Kremlin disse ter sido um acidente durante ataque à Ucrânia.

    Mas Moscou mordeu e assoprou: convidou pela primeira vez desde a invasão do vizinho, em 2022, militares americanos para observar as manobras. Por óbvio, o que eles podem ver é limitado, mas o gesto simboliza a renovada, ainda que tumultuada, relação com os Estados Unidos.

    Na parte da mordida está o fecho nuclear das manobras, que nesta terça também incluíram ataque com mísseis convencionais com dois bombardeiros capazes de lançar arma atômicas Tu-160 no mar de Barents (Ártico) e a simulação da repulsa a uma invasão anfíbia não longe dali, perto de Murmansk.

    Segundo o Ministério da Defesa de Belarus, o lançamento simulado do Orechnik (aveleira, em russo), um míssil balístico de alcance intermediário armado com ogivas independentes, desenhado para guerras nucleares mas que na Ucrânia foi testado com cargas cinéticas, sem explosivos.

    Lukachenko já disse que Putin irá colocar ao menos um regimento da arma, que tem alcance para cobrir com folga toda a Europa e o líder russo chama de “impossível de interceptar”. No ano passado, Moscou também posicionou ogivas nucleares táticas no aliado, aquelas que são teoricamente usadas em combate restrito ao campo de batalha.

    Tudo isso gerou alarme nos vizinhos do Báltico e da Polônia. “Mas nós não estamos absolutamente planejando ameaçar ninguém com isso”, disse Lukachenko. Se alguém acredita nele, é outra questão.

    O Zapad simula a invasão de Belarus pela Otan, com um contra-ataque russo-belarusso e retomada de território, inclusive com o emprego de armas nucleares táticas. Por óbvio, são escolhidos nomes fictícios para as forças envolvidas.

    Ele envolve forças em todo o flanco oeste russo, da Ucrânia até o Ártico, se justapondo à área da Operação Sentinela Oriental, de reforço do espaço aéreo do lado da Otan. Caças franceses já foram enviados à Polônia, e logo chegarão modelos britânicos.

    Mas o mais importante é desenvolver sistemas de defesa aérea que possam lidar não só com mísseis e caças, mas com enxames de drones de ataque e seus precursores sem carga bélica, que servem de iscas. Nesta terça, a vulnerável Letônia, ex-república soviética que sempre teme a cobiça de Moscou, disse que a aliança militar não tem recursos prontos para isso ainda.

    A Polônia concorda e, apesar de ter interceptado alguns dos 21 drones que violaram seu espaço aéreo no que chamou de teste intencional de Moscou, vai enviar uma equipe a Kiev para aprender as táticas ucranianas para lidar com drones, que evoluem de forma exponencial desde que o conflito começou.

    Rússia treina ataque com supermíssil e armas nucleares

  • Veja o valor do salário mínimo previsto para os próximos quatro anos

    Veja o valor do salário mínimo previsto para os próximos quatro anos

    Projeções do governo apontam que o salário mínimo pode chegar a R$ 1.631 em 2026, com impacto direto em aposentadorias, pensões do INSS e benefícios sociais. Especialistas explicam descontos no valor líquido e diferenças em relação ao piso regional

    (FOLHAPRESS) – O salário mínimo nacional, que passa por reajustes anuais, está atualmente em R$ 1.518. O governo estima que em 2026 ele pode subir para R$ 1.631, segundo dados usados no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2026, encaminhado ao Congresso Nacional no dia 29 de agosto. O valor representa um aumento de 7,45%. Para essa projeção, foi considerada a estimativa de inflação de 4,78%, segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento.

    Para os anos seguintes, o governo prevê, nas projeções enviadas no PLOA, um salário mínimo de R$ 1.725 em 2027, R$ 1.823 em 2028 e R$ 1.908 em 2029.

    Os valores exatos, no entanto, vão depender da inflação que for efetivamente registrada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do crescimento do país. O reajuste do piso leva em conta a inflação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no período de 12 meses até novembro do ano anterior, somada à variação do PIB de dois anos antes, limitada a 2,5%, devido à regra de ajuste fiscal do governo.

    O valor estimado para o piso de 2026 é R$ 1 maior do que a estimativa anterior, de R$ 1.630, enviada pelo Executivo com o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias), em 15 de abril deste ano.

    Segundo o governo federal, a análise orçamentária mostra que cada um real de aumento no salário mínimo gera um incremento de R$ 429,3 milhões ao ano nas despesas do governo e um aumento de R$ 7,4 milhões na arrecadação previdenciária, resultando em redução líquida de R$ 422 milhões no resultado do governo central de 2026.

    O salário mínimo pressiona os gastos do governo por ser a referência para benefícios previdenciários e sociais, funcionando como baliza para uma série de despesas obrigatórias do Poder Executivo.

    Aposentadorias e pensões do INSS, por exemplo, não podem ficar abaixo do salário mínimo. Sempre que há reajuste, quem recebe um benefício pelo piso também passa a ganhar o novo valor. Outro benefício atrelado ao piso nacional é o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

    A previsão para o ano que vem ainda pode mudar ao longo deste ano, conforme variações na estimativa para a inflação e eventuais revisões do IBGE no desempenho do PIB de 2024.

    O ganho real (acima da inflação) será de até 2,5% do crescimento do PIB devido à limitação aprovada no fim do ano passado pelo Legislativo, no âmbito do pacote de medidas de contenção de gastos do ministro Fernando Haddad (Fazenda).
    *
    QUAL É O SALÁRIO MÍNIMO LÍQUIDO?

    Camila Pellegrino, sócia especialista em direito previdenciário do escritório Pellegrino & Galleti Advocacia, diz que se alguém recebe um salário mínimo (em 2025, R$ 1.518), há o desconto do INSS, com a alíquota mínima para o piso, de 7,5%. O Imposto de Renda não será descontado, pois o salário mínimo está abaixo da faixa mensal de isenção. Com o desconto do INSS, o salário líquido seria de R$ 1.404,15.

    Pode haver outros descontos legais conforme convenções ou normas específicas, como vale-transporte, vale-refeição ou alimentação, planos de saúde, entre outros.

    QUAL É A ALÍQUOTA DE DESCONTO DO INSS?

    Camila explica que a alíquota do INSS para empregados CLT é progressiva, variando conforme faixas de salário de contribuição. Para 2025, as faixas e alíquotas são:

    Faixa de salário de contribuição – Alíquota aplicável
    Até R$ 1.518,00 – 7,5%
    De R$ 1.518,01 até R$ 2.793,88 – 9%
    De R$ 2.793,89 até R$ 4.190,83 – 12%
    De R$ 4.190,84 até R$ 8.157,41 – 14%

    “Há também um teto de contribuição: para quem ganha acima de R$ 8.157,41, a base de contribuição fica limitada a esse teto. Ou seja, não se contribui sobre salário superior a esse valor para fins de INSS”, diz a advogada.

    QUE OUTROS DESCONTOS PODEM INCIDIR NO SALÁRIO?

    A especialista diz que alguns dos descontos que podem incidir, dependendo do contrato, da empresa ou da convenção coletiva são os seguintes:
    – Vale-transporte: pode descontar até 6% do salário base, se fizer uso do transporte fornecido pela empresa, nos termos da lei
    – Vale-refeição/alimentação: se houver convênio ou acordo, nem sempre obrigatório, pode haver desconto proporcional ou fixo
    – Plano de saúde ou plano odontológico: muitas empresas oferecem dependentes ou planos coletivos com desconto em folha
    Também pode haver descontos de seguro de vida e de pensão alimentícia se houver determinação judicial ou acordo.

    E O SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL?

    Além do salário mínimo nacional, que é o piso definido pelo governo federal e que vale para todo o Brasil, há também o salário mínimo regional, que pode ser aplicado em algumas regiões, estados ou categorias, desde que autorizado por lei estadual ou acordo.

    “A Constituição permite que estados ou regiões fixem salários mínimos locais superiores ao salário mínimo nacional, mas não inferiores”, destaca Camila.

    Desde 1º de julho, o salário mínimo no estado de São Paulo passou a contar com o valor de R$ 1.804. O reajuste, de 10% em relação ao piso anterior, foi sancionado em maio pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e assegurou um aumento real de cerca de 5% acima da inflação, segundo o governo estadual.

    SALÁRIO IDEAL PARA VIVER

    Todos os meses, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) calcula o salário mínimo ideal para uma família composta por dois adultos e duas crianças que consomem como adultos. Em agosto, esse valor foi de R$ 7.147,91.

    O cálculo parte do custo mensal da alimentação obtido na pesquisa da cesta básica. Patrícia Costa, economista do Dieese, explica que a metodologia considera a cesta básica de maior valor do país. Assume-se ainda que os gastos com alimentação correspondem a 35,78% do orçamento familiar, e a partir disso é estimado o salário que seria necessário para suprir as demais despesas.

    Veja o valor do salário mínimo previsto para os próximos quatro anos