Autor: REDAÇÃO

  • 'Humilhação', diz Carlos Bolsonaro sobre escolta armada para pai em hospital

    'Humilhação', diz Carlos Bolsonaro sobre escolta armada para pai em hospital

    Carlos disse que policiais fardados e armados humilham Bolsonaro. “Um comboio com mais de 20 homens armados de fuzis ostensivamente, acompanhados de mais de 10 batedores, reduzindo a velocidade da bem abaixo da permitida na via, apenas para promover a humilhação de um homem honesto”, escreveu nas redes sociais.

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL) criticou neste domingo (14) o tamanho da escolta que acompanha o pai dele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para realizar um procedimento médico em um hospital em Brasília.

    Carlos disse que policiais fardados e armados humilham Bolsonaro. “Um comboio com mais de 20 homens armados de fuzis ostensivamente, acompanhados de mais de 10 batedores, reduzindo a velocidade da bem abaixo da permitida na via, apenas para promover a humilhação de um homem honesto”, escreveu nas redes sociais.

    Segundo ele, a escolta continua dentro do hospital. “Homens fardados e armados vigiam como se um senhor de 70 anos pudesse fugir por uma janela, assim como fazem em sua prisão domiciliar. Fica claro: o objetivo é fragilizá-lo, expô-lo e ofendê-lo, em nome da tal “missão dada, missão cumprida” -até mesmo durante uma cirurgia.”

    Bolsonaro passa por um procedimento para retirar manchas da pele. A previsão é que ele tenha alta em breve ainda neste domingo (14).

    – Estou com meu pai e presencio a continuidade do maior circo armado da história do Brasil.Um comboio com mais de 20 homens armados de fuzis ostensivamente, acompanhados de mais de 10 batedores, reduzindo a velocidade da bem abaixo da permitida na via, apenas para promover a?

    É a segunda saída de Bolsonaro da prisão domiciliar e a primeira desde a condenação. O ex-presidente está preso na casa dele desde 4 de agosto. No dia 16 daquele mês, Bolsonaro saiu para passar por exames que diagnosticaram esofagite, gastrite e resíduos de infecções pulmonares.

    Ele chegou ao Hospital DF Star, a cerca de 20 km da casa dele, por volta das 8h, sob forte escolta. Agentes das polícias Federal, Militar, Penal e de Operações Especiais o acompanham.

    No final de agosto, Moraes endureceu a prisão domiciliar de Bolsonaro, por acreditar que havia risco de fuga. O ministro acatou representação da PF e manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República), que apontaram a necessidade de manter agentes de prontidão em tempo integral para monitorar o ex-presidente. Desde então, todos os carros que saem da casa do ex-presidente também precisam ser vistoriados.

    'Humilhação', diz Carlos Bolsonaro sobre escolta armada para pai em hospital

  • PF prende oito hackers acusados de ataque ao Pix

    PF prende oito hackers acusados de ataque ao Pix

    Segundo os investigadores, o grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras, na tentativa de desviar valores do Pix, por meio do acesso indevido à conta mantida por instituições financeiras junto ao Banco Central.

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal prendeu, em flagrante, oito suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por ataque hacker contra o sistema financeiro nacional. A operação foi feita na última sexta-feira (12), em São Paulo.

    Segundo os investigadores, o grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras, na tentativa de desviar valores do Pix, por meio do acesso indevido à conta mantida por instituições financeiras junto ao Banco Central.

    As prisões em flagrante foram convertidas em preventivas, e os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e tentativa de furto qualificado por meio eletrônico.

    De acordo com a PF, as investigações prosseguem para identificar outros envolvidos.

    Mesmo depois de o Banco Central apertar as regras aplicadas às instituições financeiras e reforçar a segurança do sistema financeiro nacional, os ataques de hackers continuam.

    No sábado passado (6), houve o quinto ataque em três meses. O desvio total conhecido das instituições é de cerca de R$ 1,5 bilhão.

    PF prende oito hackers acusados de ataque ao Pix

  • Fria, calculista e manipuladora, diz Marina Ruy Barbosa sobre Suzane von Richthofen da série

    Fria, calculista e manipuladora, diz Marina Ruy Barbosa sobre Suzane von Richthofen da série

    Ela é uma das protagonistas da série “Tremembé”, da Prime Video, sobre a penitenciária paulista que abriga autores dos crimes de maior repercussão do país, e define sua personagem como “extremamente fria, calculista e manipuladora”.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Atriz desde criança -ela estreou nas novelas em 2004, em “Começar de novo” (Globo)–, Marina Ruy Barbosa chega aos 22 anos de carreira com um desafio: o de interpretar Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos e seis meses pelo assassinato dos pais, em 2002.

    Ela é uma das protagonistas da série “Tremembé”, da Prime Video, sobre a penitenciária paulista que abriga autores dos crimes de maior repercussão do país, e define sua personagem como “extremamente fria, calculista e manipuladora”.

    O que a motivou a aceitar o convite para interpretar Suzane foi o desejo de surpreender o público. “Minha vontade é mostrar que estou disposta e em busca de projetos inesperados. Quero fugir do óbvio”, diz, em entrevista a O Globo.

    A atriz conta que não teve contato algum com a personagem da vida real. “Estamos falando de uma série de ficção inspirada em histórias reais. Na verdade, a minha base não foi Suzane, e, sim, registros jornalísticos sobre o crime apurados pelo pesquisador Ullisses Campbell. O grande desafio foi deixar fora do set meus sentimentos, opiniões e pudores.”

    Marina também falou sobre o encerramento de seu contrato com a Globo, onde trabalhou por 20 anos. “Não foi o fim de uma relação e, sim, de uma exclusividade. Hoje posso experimentar novas possibilidades”, diz.

    “Enxergar a vida aos 30 anos não se trata de abandonar caminhos, mas de costurar novas camadas à minha trajetória. É como se todas minhas facetas encontrassem um diálogo mais profundo e se entrelaçassem”, afirma.

    Fria, calculista e manipuladora, diz Marina Ruy Barbosa sobre Suzane von Richthofen da série

  • Laura Pausini anuncia turnê para 2027 com parada em São Paulo

    Laura Pausini anuncia turnê para 2027 com parada em São Paulo

    O repertório incluirá canções do novo álbum “Io Canto 2”, ainda não lançado, além de sucessos da carreira. O projeto dá continuidade ao disco “Io Canto” (2006), que conta com 19 faixas, incluindo “Due”, “Destinazione Paradiso” e “Strada Facendo”.

    GABRIELE KOGA
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A cantora italiana Laura Pausini fará único show no Brasil em 2027. A artista sobe ao palco da Mercado Livre Arena Pacaembu no dia 27 de fevereiro com a turnê “Io Canto World Tour”. Os ingressos serão disponibilizados no site da T4F, mas a data para venda e os valores ainda não foram divulgados.

    O repertório incluirá canções do novo álbum “Io Canto 2”, ainda não lançado, além de sucessos da carreira. O projeto dá continuidade ao disco “Io Canto” (2006), que conta com 19 faixas, incluindo “Due”, “Destinazione Paradiso” e “Strada Facendo”.

    A turnê terá início em Pamplona, na Espanha, em março de 2026. As performances também passam por mais cidades da Europa, seguindo para Valência, Madri e Barcelona, além de endereços na América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e Porto Rico, e América do Norte, com shows em Los Angeles, Chicago, Toronto e Nova York.

    Laura Pausini: Io Canto World Tour
    Mercado Livre Arena Pacaembu – pça. Charles Miller, s/n, Pacaembu, região oeste.
    27/2/2027. Ingr. e valores ainda não divulgados

    Laura Pausini anuncia turnê para 2027 com parada em São Paulo

  • Mercosul e ETFA assinam acordo de livre comércio na terça-feira

    Mercosul e ETFA assinam acordo de livre comércio na terça-feira

    A cerimônia ocorrerá durante a reunião de chanceleres do Mercosul, que será presidida pelo ministro, embaixador Mauro Vieira. O Brasil está na presidência temporária do bloco.

    O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês), bloco formado por Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein, será assinado nesta terça-feira, dia 16, no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorrerá durante a reunião de chanceleres do Mercosul, que será presidida pelo ministro, embaixador Mauro Vieira. O Brasil está na presidência temporária do bloco.

    \”Na reunião de chanceleres do Mercosul, serão apresentadas as prioridades da atual Presidência Pro Tempore Brasileira (PPTB) e discutidas as perspectivas do processo de integração regional. Para o Brasil, a consolidação da união aduaneira, a diversificação das parcerias econômico-comerciais do Mercosul e a modernização e aprofundamento dos acordos regionais vigentes constituem objetivos essenciais, em meio a cenário internacional instável e complexo\”, informou o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em nota.

    As negociações para o acordo entre Mercosul e EFTA tiveram início em junho de 2017, em Buenos Aires. No total, foram 14 rodadas de negociações até a conclusão, em julho deste ano. Na ocasião, o governo federal projetou que o acordo terá um efeito positivo de R$ 2,69 bilhões sobre o produto interno bruto (PIB) brasileiro em 2044, tomando como base o ano de 2023.

    Segundo o estudo do governo, os efeitos econômicos incluem ainda um aumento de R$ 660 milhões em investimentos, redução no nível de preços ao consumidor, crescimento nos salários reais e impacto de R$ 3,34 bilhões nas exportações totais do Brasil. Do lado das importações, a estimativa é de um impacto de R$ 2,57 bilhões.

    O comunicado do (MRE) também informou que a presidência brasileira vai enfatizar na reunião de terça-feira a importância do apoio ao processo de adesão plena da Bolívia ao Mercosul, assim como a dimensão social e cidadã do bloco, com atenção ao papel desempenhado pelo Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) e pelo Instituto Social do Mercosul (ISM). Outra prioridade será o lançamento da \”Estratégia Mercosul de Combate ao Crime Organizado\”, com o objetivo de aperfeiçoar a cooperação na área da segurança pública.

    Mercosul e ETFA assinam acordo de livre comércio na terça-feira

  • Virginia reage a post sobre separação de Zé Felipe: “Muito para contar"

    Virginia reage a post sobre separação de Zé Felipe: “Muito para contar"

    O gesto, aparentemente simples, ganhou força entre os internautas, que interpretaram a curtida como um sinal de que Virginia pode estar guardando revelações sobre o rompimento. “Depois desse exposed da Mari Menezes, nada me tira da cabeça que Virginia também tem muito para contar, mas está preservando a família”, escreveu Amanda Roriz no post que foi salvo pela influenciadora.

    Desde que anunciaram a separação em 27 de maio, Virginia Fonseca e Zé Felipe deixaram fãs surpresos e levantaram inúmeras dúvidas sobre o fim do relacionamento. Neste fim de semana, novos indícios reacenderam a discussão: seguidores notaram que a influenciadora curtiu uma publicação da tiktoker Amanda Roriz, que sugeria que a apresentadora “ainda tem muito para contar” sobre o término.

    O gesto, aparentemente simples, ganhou força entre os internautas, que interpretaram a curtida como um sinal de que Virginia pode estar guardando revelações sobre o rompimento. “Depois desse exposed da Mari Menezes, nada me tira da cabeça que Virginia também tem muito para contar, mas está preservando a família”, escreveu Amanda Roriz no post que foi salvo pela influenciadora.

    A separação não representa apenas o fim de um casamento midiático, mas também o desmonte de uma das maiores engrenagens de marketing e engajamento do país. Juntos, Virginia e Zé Felipe transformaram o relacionamento em uma marca bilionária: firmaram parcerias comerciais de grande alcance, lançaram músicas que quebraram recordes de streaming e produtos que esgotavam em minutos.

    Apesar da ausência de detalhes sobre os motivos da separação, a movimentação de Virginia nas redes sociais segue alimentando especulações e debates entre os fãs.

    Caso paralelo aumenta repercussão

    A repercussão também se conecta a outro episódio envolvendo influenciadores. A separação da criadora de conteúdo Mari Menezes e do DJ Ulisses ganhou destaque depois que a atriz relatou situações de manipulação no relacionamento. Em uma denúncia considerada gravíssima, ela afirmou que o ex-namorado, de 21 anos, teria colocado uma substância em sua bebida sem consentimento.

    O caso levantou discussões sobre relacionamentos abusivos e repercutiu fortemente nas redes, ampliando a curiosidade sobre a postura de outras influenciadoras conhecidas, como Virginia.

    Enquanto isso, o público segue acompanhando cada movimentação do ex-casal, que ainda é um dos assuntos mais comentados no meio do entretenimento digital.

    Virginia reage a post sobre separação de Zé Felipe: “Muito para contar"

  • Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público na segunda-feira no Rio

    Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público na segunda-feira no Rio

    As informações foram confirmadas pela família do músico em publicação no Instagram. O espaço fica próximo ao bairro Jabour, onde Hermeto viveu grande parte de sua vida. O velório acontecerá das 14h às 21h.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O velório de Hermeto Pascoal, morto neste sábado, 13, aos 89 anos, acontecerá na segunda-feira, 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro, e será aberto ao público.

    As informações foram confirmadas pela família do músico em publicação no Instagram. O espaço fica próximo ao bairro Jabour, onde Hermeto viveu grande parte de sua vida. O velório acontecerá das 14h às 21h.

    A causa da morte do músico não foi divulgada, mas a família confirmou que ele faleceu cercado por entes queridos. Ao longo do último ano, Pascoal vinha cancelando shows devido à saúde debilitada, embora detalhes sobre seu estado nunca tenham sido divulgados ao público.

    O compositor e multi-instrumentista era conhecido como o “bruxo dos sons”. Nascido em 1936 em Lagoa da Canoa, Alagoas, começou a tocar sanfona aos 11 anos e se destacou no cenário musical brasileiro e internacional.

    Chegou a colaborar com artistas como Miles Davis e a lançar álbuns inovadores que misturavam sons da natureza com experimentações sonoras. Hermeto deixa seis filhos e uma biografia recente, “Quebra Tudo! A Arte Livre de Hermeto Pascoal”.

    Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público na segunda-feira no Rio

  • Rússia testa míssil hipersônico, e Ucrânia faz mega-ataque

    Rússia testa míssil hipersônico, e Ucrânia faz mega-ataque

    A ação começou no Ártico, no gélido mar de Barents, onde a fragata Almirante Golovko disparou um míssil hipersônico naval Tsirkon, que já foi testado em combate com munição convencional contra a Ucrânia.

    IGOR GIELOW
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Com a tensão entre Moscou e a Otan em alta, a Rússia testou neste domingo (14) um míssil hipersônico capaz de empregar ogivas nucleares. Já a Ucrânia lançou um de seus maiores ataques com drones na guerra contra os rivais, atingindo uma importante refinaria de petróleo.

    A ação começou no Ártico, no gélido mar de Barents, onde a fragata Almirante Golovko disparou um míssil hipersônico naval Tsirkon, que já foi testado em combate com munição convencional contra a Ucrânia.

    Segundo o Ministério da Defesa russo, o alvo designado por um avião de patrulha marítima Tu-142 foi destruído. O Tsirkon é o único míssil de sua categoria em operação no mundo hoje, e integra o rol das ditas “armas invencíveis” de Vladimir Putin.

    Por óbvio, elas não são invencíveis. Alguns modelos balísticos lançados de caças MiG-31K Kinjal, também hipersônicos e que foram testados no sábado (13), foram interceptados sobre a Ucrânia na guerra. Mas são armas difíceis de serem derrubadas.

    O exercício com hipersônicos faz parte da manobra Zapad (Ocidente), evento quadrianual que mobiliza as forças russas e belarussas junto às fronteiras da Otan. Ele vai durar até terça (16) e simula a repulsa de um ataque inimigo, reconquista de áreas perdidas e emprego de armas nucleares.

    Na sexta-feira (12), a aliança militar ocidental anunciou a criação de uma operação de reforço dessa linha de atrito. A missão Sentinela Oriental foi definida após a Polônia pedir ajuda aos outros 31 membros do clube militar devido à incursão de 21 drones russos em seu espaço aéreo na quarta passada (10). Já há caças franceses e alemães participando de patrulhas nos céus poloneses.

    Moscou disse que os drones faziam parte de uma onda de ataque contra o oeste ucraniano e se perderam. A Polônia não comprou a versão, e neste domingo o chanceler Radoslaw Sikorski disse ao jornal britânico Guardian que Moscou quis testar a reação da Otan.
    Ele a defendeu, lembrando que pela primeira vez foram derrubados drones russos por aviões da aliança, poloneses e holandeses, desde que Putin invadiu o vizinho em 2022. Mas as dúvidas continuam acerca das capacidades de defesa contra esse novo tipo de armamento, daí a criação da nova operação.

    No sábado, a Polônia voltou a soar alarmes, a fechar espaço aéreo e a lançar caças devido ao temor de incursão, mas nada aconteceu. Já a Romênia viu dois drones que atacavam a região de Odessa cruzar sua fronteira, enviando aviões F-16 para acompanhá-los até caírem em área desabitada.

    Os Estados Unidos, cujo presidente Donald Trump vinha repetindo a hipótese russa para o incidente, passaram a pressionar Moscou. O secretário de Estado, Marco Rubio, disse no sábado que a incursão era “inaceitável”, e que manteria apoio aos membros do flanco leste da Otan.

    Enquanto isso, os ucranianos buscaram se mostrar proativos na guerra assimétrica que lutam com Moscou. As forças de Volodimir Zelenski lançaram o que deve ter sido o seu maior ataque da guerra até aqui, já que não se sabe o total de aparelhos enviados, apenas a conta de derrubados apresentada pela Rússia: 361 drones.

    Após um ataque no sábado que atingiu um grande complexo de refino de petróleo perto de Ufa, 1.400 km a leste da frente de batalha, neste domingo foi a vez da refinaria de Kirishi, na região de Leningrado, quase 1.500 km a noroeste da Ucrânia.

    Nos dois casos, não houve paralisação da produção ou vítimas, mas incêndios que foram controlados. Os ataques seguidos ao sistema petrolífero russo têm causado problemas para Putin, com desabastecimento de gasolina em regiões mais distantes.

    A rede ferroviária russa também foi objeto de ações. No fim da noite de sábado, na região de Oriol (oeste), três pessoas morreram quando um explosivo destruiu uma seção da linha férrea. Já neste domingo, dois trens descarrilaram por suposta sabotagem também na área de Leningrado, perto de São Petersburgo, matando ao menos uma pessoa.

    Rússia testa míssil hipersônico, e Ucrânia faz mega-ataque

  • 'Melhores amigas', diz Ivete Sangalo ao postar vídeo com Mariah Carey nos bastidores do The Town

    'Melhores amigas', diz Ivete Sangalo ao postar vídeo com Mariah Carey nos bastidores do The Town

    “Fui dar beijo e desejar bom show pra minha melhor amiga, sim! Besties”, escreveu Ivete na legenda. Ela cantou antes da americana, e durante sua apresentação, brincou: “Do Brasil, eu. Do mundo, Mariah! Ela é minha melhor amiga, gente!”.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Logo após deixar o palco do The Town, Ivete Sangalo foi cumprimentar Mariah Carey no camarim do festival. Mais do que cumprimentar, as duas bateram um papo dos mais animados nos bastidores. Em um vídeo publicado no Instagram, a cantora baiana aparece ao lado do filho, Marcelo, 15, interagindo com a diva pop e dando altas risadas.

    “Fui dar beijo e desejar bom show pra minha melhor amiga, sim! Besties”, escreveu Ivete na legenda. Ela cantou antes da americana, e durante sua apresentação, brincou: “Do Brasil, eu. Do mundo, Mariah! Ela é minha melhor amiga, gente!”.

    Ver esta publicação no Instagram

    Uma publicação partilhada por Veveta (@ivetesangalo)

    ” target=”_blank” rel=”noopener”>

    Ver esta publicação no Instagram

    Uma publicação partilhada por Veveta (@ivetesangalo)

    Na semana passada, a artista lembrou, também no Instagram, que a conheceu em 1999, quando ganhou um blusa da cantora. Xuxa foi a responsável pelo encontro. A apresentadora avisou a baiana que Mariah estava vindo ao Brasil e onde ela ficaria hospedada. Ela foi até lá e Ivete a acompanhou.

    “Aí [a Xuxa] falou: ‘Mariah, essa é a Ivete, maior cantora brasileira que existe. Fomos para o quarto trocar a roupa de Mariah. Quando a gente viu o quarto, tinham 8 malas… Mariah humilhou a gente, amor! Ela me viu com aquele olhinho de ‘pobre menina’ e me deu um lookinho”.

    No programa “Planeta Xuxa” exibido em 2000, Ivete contou que a blusa que ganhou de presente ficou apertada, mas que chegou a usar mesmo assim: “Foi a Mariah quem me deu, né”, disse, às gargalhadas.

    'Melhores amigas', diz Ivete Sangalo ao postar vídeo com Mariah Carey nos bastidores do The Town

  • Governo Trump promete revogar visto de médico brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

    Governo Trump promete revogar visto de médico brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

    Em comentário no Instagram, Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. A mensagem foi divulgada por perfis da direita brasileira, que pediram investigação do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), onde o médico atua. Os usuários também alertaram autoridades americanas -em especial o vice-secretário de Estado, Christopher Landau, que tem prometido revogar uma série de vistos desde a morte de Kirk.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O governo Donald Trump, que está em campanha para responsabilizar estrangeiros que comemoraram a morte do influenciador e ativista de direita Charlie Kirk, prometeu neste sábado (13) revogar o visto do médico brasileiro Ricardo Barbosa depois que o neurocirurgião parabenizou o assassino de Kirk na internet.

    Em comentário no Instagram, Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. A mensagem foi divulgada por perfis da direita brasileira, que pediram investigação do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), onde o médico atua. Os usuários também alertaram autoridades americanas -em especial o vice-secretário de Estado, Christopher Landau, que tem prometido revogar uma série de vistos desde a morte de Kirk.

    Em resposta a uma das publicações que o informava sobre o caso, Landau disse que ordenou a revogação do visto de Barbosa, “se ele tiver um”, e o colocou numa lista de pessoas inelegíveis a receber a permissão para viajar aos Estados Unidos. “De todo o conteúdo depravado que vi online, esse deve ser o mais assustador. Ele é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil que não apenas parabeniza o assassino de Charlie Kirk por ‘mira impecável’, mas em seguida, com precisão cirúrgica, especifica: ‘espinha cervical’”, escreveu Landau.

    “Ele é um profissional registrado que fez o juramento de Hipócrates?”, prosseguiu o vice-secretário, citando parte do texto recitado por estudantes que concluem o curso de medicina. “Eu pessoalmente ordenei o chefe de Assuntos Consulares a revogar seu visto para os EUA, se ele tiver um, e colocar um alerta para garantir que ele jamais receba um. Também gostaria de pensar que as autoridades regulatórias brasileiras teriam interesse em saber que um neurocirurgião deseja, em público, a morte de pessoas com as quais ele discorda politicamente.”

    Junto da mensagem, Landau publicou uma imagem simulando um bat-sinal e os dizeres “el quitavisas”, o tirador de vistos, em espanhol. O diplomata tem repostado a mesma imagem como resposta a uma série de usuários que expõem estrangeiros que comemoraram a morte de Kirk, prometendo revogar seus vistos para os EUA.

    Após a repercussão do caso, o Cremepe disse em nota ter recebido uma denúncia “envolvendo a conduta de um médico inscrito neste Conselho” e afirmou que seguirá “o rito processual previsto para a devida apuração do caso”, sem citar o nome de Barbosa.

    Já a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) publicou nota de repúdio no sábado e disse estar adotando as medidas cabíveis. “A SBN reafirma, de forma categórica, que não compactua com quaisquer atos que se afastem dos princípios fundamentais da medicina: o cuidado, a preservação da vida e o respeito incondicional à dignidade humana.”

    A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não respondeu a perguntas enviadas pela Folha de S.Paulo.

    Aliados de Trump intensificaram uma campanha online para identificar pessoas que fizeram piada ou celebraram a morte de Kirk. Segundo um levantamento da agência de notícias Reuters, pelo menos 13 pessoas nos EUA, incluindo professores e jornalistas, já perderam o emprego depois que influenciadores de direita denunciaram suas reações ao assassinato.

    Alguns republicanos, como a influente ativista trumpista Laura Loomer, pedem que a Casa Branca deporte imigrantes que criticarem Kirk ou processe americanos que fizerem o mesmo. “Se prepare para ter todo o seu futuro profissional destruído se você for doente o bastante para celebrar a morte de Charlie”, disse Loomer no X.

    Landau disse na quinta (11) que Washington pode tomar medidas contra estrangeiros que estejam “elogiando, racionalizando ou fazendo pouco caso” do assassinato. Segundo ele, funcionários consulares receberam instruções para tomarem medidas apropriadas.

    “À luz do horrível assassinato de uma importante figura política ocorrido ontem, quero enfatizar que estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país”, escreveu o diplomata em uma publicação no X.

    Um site recém-registrado chamado “Expose Charlie’s Murderers” (Exponha os assassinos de Charlie) reúne nomes de 41 pessoas, a maioria sem perfil público, que supostamente “apoiam a violência política online” com o objetivo de fazer com que quem celebrou ou relativizou a morte de Kirk sofra consequências profissionais. O site inclui nome completo e cidade onde moram e afirma estar analisando mais de 30 mil denúncias. “Essa é a maior operação de demissões da história”, diz.

    As publicações reunidas no site incluem pessoas comemorando o assassinato, mas também publicações que se tratam apenas de críticas ao influenciador trumpista e a suas falas, consideradas por críticos como racistas e machistas.

    Governo Trump promete revogar visto de médico brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk