Categoria: ESPORTES

  • EUA estreiam na Copa em casa com ‘atropelo’ sobre o Paraguai

    EUA estreiam na Copa em casa com ‘atropelo’ sobre o Paraguai

    No segundo dia da Copa do Mundo, os anfitriões viveram emoções bem diferentes. Isso porque, na véspera, o México, outro país-sede do torneio, havia vencido a África do Sul por 2 a 0.

    O Canadá foi a primeira seleção da casa a entrar em campo e saiu atrás no placar logo aos 21 minutos, após um chute certeiro de Jovo Lukic. A equipe canadense contou com Cyle Larin, que, já no segundo tempo, balançou as redes apenas dois minutos depois de substituir Tani Oluwaseyi, garantindo o empate em 1 a 1.

    Já durante a madrugada, os Estados Unidos não tomaram conhecimento do Paraguai e aplicaram uma goleada por 4 a 1, impulsionados pelos gols de Folarin Balogun, Giovanni Reyna e Damián Bobadilla (contra).

    EUA estreiam na Copa em casa com ‘atropelo’ sobre o Paraguai

  • Jogo de estreia do Brasil na Copa ocorre em reduto de brasileiros nos EUA

    Jogo de estreia do Brasil na Copa ocorre em reduto de brasileiros nos EUA

    NEWARK, EUA (FOLHAPRESS) – O fato de a estreia do Brasil na Copa do Mundo neste sábado (13) ocorrer no MetLife Stadium, no estado de Nova Jersey, criou uma coincidência: a largada da seleção será justamente naquele que é um reduto de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos.

    Há décadas Nova Jersey, ao lado de Nova York, tem reunido uma das mais importantes e volumosas diásporas brasileiras no país.

    São imigrantes nascidos principalmente em Minas Gerais, um histórico polo de emigração para os EUA, que criaram seus comércios e (literalmente) pintaram a região de verde e amarelo.

    Em partes de Newark, cidade de 325 mil habitantes que reúne a comunidade, é mais fácil escutar o português do que o inglês; ali, a língua oficial americana é dispensável para sobreviver ao dia a dia.

    O clima por vezes se assemelha ao de uma cidade do interior: muitos dentro da comunidade brasileira se conhecem.

    Vera Andrade, 62, a “Verinha” do Hair Brazil, uma loja de mega hair com apliques de cabelo indiano que as americanas compram online, vive há 33 anos em Newark depois que deixou Guanhães, no interior de Minas.

    Ela administra a loja, faz faxina para fora uma vez por semana e ainda organiza um brechó com as roupas doadas pelas patroas. Se preciso, também trabalha como manicure e depiladora. Conhece um por um na vizinhança e cada estabelecimento brasileiro.

    Alguns dos institutos de pesquisa mais confiáveis nos EUA, como o Migration Policy Institute, dizem que hoje Nova Jersey é o quarto estado dos EUA com mais brasileiros, após Flórida, Massachusetts e Califórnia. Estimam que entre 55 mil e 60 mil brasileiros estejam ali, a uma hora de trem de Manhattan.

    Mas fontes diplomáticas do Brasil dizem à reportagem que há um amplo desfalque nos dados oficiais. Seriam, para os serviços consulares, em torno de 200 mil brasileiros em Nova Jersey.

    A diáspora brasileira está concentrada na Costa Leste americana, com em torno de 1,5 milhão de imigrantes ali distribuídos.

    CLIMA DE COPA

    Se nas ruas da cidade de Nova York ainda é difícil sentir o clima da Copa do Mundo, em Newark o cenário é outro.

    Ainda que muitos desses imigrantes não devam comparecer ao MetLife dado os preços abusivos dos ingressos (no mercado paralelo a entrada para a estreia do Brasil saía por no mínimo US$ 1.200 nestes dias que antecedem o jogo), eles já se organizam para assistir juntos em casa e nos restaurantes.

    A cidade estima que 200 mil pessoas devem passar por ali no fim de semana.
    Nova Jersey é um estado, em si, marcado pela migração. Em torno de um quarto de toda a população é formada por pessoas nascidas em outros países, e entre as dez principais nacionalidades está o Brasil.

    Os produtos brasileiros estão por todo lado, e são consumidos não apenas pelos brasileiros, mas por outras comunidades, em especial as demais latinas que ali convivem.

    Nos mercadinhos ali chamados de empórios, a caixa de paçoca, os sacos de pão de queijo congelados e os esmaltes de marcas brasileiras chamam a atenção bem posicionados. Mas os queridinhos, diz uma vendedora, são o bombom Ouro Branco e o arroz Tio João, originário de Pelotas (RS).

    Em lojas de roupa logo ao lado, os biquínis no estilo brasileiro, muitos fio-dental, saem por US$ 50. A camiseta da seleção brasileira, por US$ 79,99. Fora da época de Copa, as camisetas de time mais vendidas são as do Cruzeiro e do Atlético Mineiro, mais uma prova acumulada de que os mineiros são os líderes da migração brasileira para o país.

    Em prateleiras ao lado, mais produtos de estética, com destaque para os body splash da WePink, marca da influenciadora Virgínia.

    FALANDO A PRÓPRIA LÍNGUA

    Mas por que tantos brasileiros escolhem Nova Jersey para viver?

    Ao longo dos séculos 19 e 20, a cidade de Newark se tornou um importante polo industrial na Costa Leste americana, com produção de couro e cerveja e por estar cercada de rodovias importantes para o escoamento de produtos.

    Imigrantes portugueses passaram a se estabelecer ali, criando uma espécie de enclave linguístico que, décadas depois, permitiu aos brasileiros se estabelecerem já com a certeza de que ao menos a língua eles saberiam navegar com tranquilidade.

    Inúmeras pesquisas nos EUA mostram que etnia e língua são fatores-chave para facilitar que um recém-chegado imigrante encontre trabalho e consiga sociabilizar no país.

    Os imigrantes brasileiros chegaram majoritariamente após 2010 e têm uma média de 40 anos; muitos são homens, que migraram em busca de trabalho para enviar remessas a suas famílias no Brasil e, eventualmente, voltar ao país para construir suas casas. Mas há diversos outros perfis, como pessoas que estão na cidade há quase 40 anos.

    Comunicando-se em português a todo o momento, muitos desses imigrantes dizem que é reconfortante poder falar a própria língua após enfrentar tantos desafios na nova vida no exterior.

    “Aqui, se você entrar nas lojas falando inglês, vai é passar vergonha”, diz uma comerciante que prefere não ter seu nome publicado porque ainda está esperando a análise de seu pedido de asilo no país e teme ter a solicitação prejudicada.

    MEDO DO ICE

    Esse tema, aliás, tem mudado a dinâmica local, afetando a vida pessoal e profissional dos imigrantes.

    “O pessoal agora está com medo de sair, antes as ruas aqui ficavam cheias”, diz Verinha. A vendedora mineira de mega hair possui o Green Card. Mas dois de seus irmãos que seguem nos EUA em situação irregular já estão com passagem comprada para voltar ao Brasil em dezembro deste ano após décadas no país. Com medo de serem deportados, decidiram voltar voluntariamente, um tipo de história que apenas se multiplica.

    Vendedores relataram à reportagem que as ações do ICE, a polícia migratória americana, nas ruas de Newark têm ocorrido quase que diariamente. Os brasileiros trancam as portas dos comércios com medo de que os agentes se aproximem e muitas vezes mudam as escalas de trabalho para que colegas ainda irregulares não estejam presentes nos horários de maior ação dos agentes.

    José Moreira, 59, natural de Ipatinga (MG), possui cinco restaurantes na região, entre eles uma churrascaria aberta desde 1992. Ele vive em Newark há 37 anos, e conta que hoje seu público é formado por cerca de 35% brasileiros e 30% americanos, além de uma terceira fração preenchida pelos latinos.

    O rodízio é a maior procura de todos. Logo ali ao lado, anualmente, realiza-se o Brazilian Day, um mega festival com milhares de pessoas. Na edição de 2022, a principal atração foi o cantor baiano Léo Santana. Na última, de 2024, a também baiana Solange Almeida.

    “As detenções afetam o nosso trabalho”, diz Moreira, que afirma que 20% do lucro geral dos restaurantes caiu por conta da nova dinâmica de migração linha-dura estabelecida pelo governo de Donald Trump para promover a deportação de imigrantes em situação irregular. Muitos evitam deixar suas casas (e, portanto, ir aos comércios) com medo de serem pegos nas ruas.

    Não muito longe de onde está concentrada a comunidade brasileira em Newark está a Delaney Hall, prisão onde são detidos imigrantes em Nova Jersey. Em torno de 20 a 30 brasileiros costumam estar ali detidos semanalmente por processos migratórios.

    Nas últimas semanas, uma série de protestos foi realizada nos arredores da prisão para questionar a condição dos detentos e, em último grau, a política migratória de Trump operacionalizada pelo ICE. Ao redor de 4% de todos os imigrantes detidos no país são brasileiros.

    “[A Copa do Mundo] era para ser um momento de muita celebração, mas a gente ainda não consegue sentir isso”, diz à reportagem Rodrigo de Godoi, presidente da Mantena, uma ONG local que trabalha com os imigrantes brasileiros. “Muitos dos negócios passam por momento difícil, muitas famílias estão escondidas. É uma ferida que está aberta”.

    Jogo de estreia do Brasil na Copa ocorre em reduto de brasileiros nos EUA

  • Kaká diz que é pior contratação da história do Real Madrid

    Kaká diz que é pior contratação da história do Real Madrid

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Kaká se colocou entre as piores contratações da história do Real Madrid. O ex-meia brasileiro de 44 anos participou do podcast do ex-zagueiro Rio Ferdinand e falou sobre sua passagem pela equipe merengue entre 2009 e 2013.

    “Minha passagem pelo Real Madrid foi muito completa. Houve questões pessoais e profissionais. Cheguei vindo do Milan como o melhor do mundo e, se você pesquisar hoje pelas piores contratações da história do Real Madrid, vai me encontrar em primeiro lugar ao lado do Hazard. Você pode ver: Kaká e Hazard”, disse Kaká em entrevista no Rio Ferdinand Presents.

    Na avaliação de Kaká, dois fatores influenciaram em uma passagem abaixo das expectativas no Real Madrid: as lesões que ele sofreu e as decisões do técnico José Mourinho.

    “Meu problema no Real Madrid foi, primeiro, as lesões e, segundo, as decisões do treinador. Mourinho preferia outros jogadores: Özil, Di María, Benzema, Cristiano… E eu estava ali. Todos nós disputávamos duas vagas no time titular. Ele optou por outros jogadores. Esse período foi muito importante para mim, porque tentei mostrar a ele, fiz tudo o que pude para provar que poderia jogar mais e ter mais continuidade. Ao mesmo tempo, eu enfrentava uma questão pessoal de identidade”, acrescentou.

    O Real Madrid pagou cerca de 65 milhões de euros (R$ 177 milhões em junho de 2009) para tirar o jogador do Milan -onde ele foi eleito o melhor do mundo em 2007.

    Kaká ficou no Real Madrid entre 2009 e 2013, disputou 120 partidas, marcou 29 gols, deu 39 assistências e conquistou três títulos (Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha).

    “Eu estava vivendo um problema pessoal de identidade. Quem eu era: o melhor do mundo ou uma das piores contratações do Real Madrid nos últimos anos? Eu pensava nisso. A fé foi muito importante nesse momento. Eu não era nem o melhor do mundo nem uma das piores contratações da história do Real Madrid. Eu era um filho de Deus. Minha identidade estava na fé. Deus me amava em qualquer situação. Eu rendi no Milan e Deus me abençoou. Se no Madrid eu não conseguia render, eu não podia controlar o resultado, mas Deus continuava comigo e eu seguia abençoado. Emocionalmente e pessoalmente, vivi de tudo nesses quatro anos. Foi um período incrível”, relembrou.

    Kaká concluiu a reflexão sobre os anos de Real Madrid dizendo que mesmo após uma passagem aquém, mantém ótima relação com quem está no clube até nesta sexta-feira (12).

    “Gosto de ver Florentino, os jogadores e os funcionários que continuam no clube e perceber que as portas seguem abertas para mim. Sempre que me veem, dizem: ‘Este é o seu clube, é ótimo tê-lo aqui’. No dia em que deixei o Real Madrid, Florentino me chamou ao seu escritório e disse: ‘Olha, as coisas não saíram como todos nós queríamos, mas estou muito feliz por você ter jogado por nós. Você sempre foi profissional e íntegro. Nunca falou mal do treinador, do clube ou de ninguém daqui’. Eu nunca disse nada e nunca vão me ver falando mal do clube ou do treinador. Tive que passar por aquilo. Estou muito feliz com a pessoa que sou nesta sexta-feira (12) e isso se deve, em parte, àquela época”, finalizou.

    Kaká diz que é pior contratação da história do Real Madrid

  • Cristiano Ronaldo lidera buscas entre craques estrangeiros da Copa

    Cristiano Ronaldo lidera buscas entre craques estrangeiros da Copa

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O português Cristiano Ronaldo, 41, e o argentino Lionel Messi, 38, chegam à sexta participação em Copas liderando o interesse de buscas no Brasil no último mês, em uma comparação entre estrelas das cinco seleções internacionais que lideram o ranking da Fifa (Federação Internacional de Futebol), mostram dados do Google Trends.

    O pico de interesse por Cristiano Ronaldo foi alcançado na sexta-feira (5), quando a seleção portuguesa divulgou um vídeo do atleta treinando cobranças de falta.

    Ao redor do mundo, o maior nível de interesse veio no dia 21 de maio, após o Al-Nassr vencer o campeonato saudita por 4 a 1, com dois gols do atacante.

    Cristiano fez 36 jogos na temporada 2025/26, incluindo os cinco por Portugal nas eliminatórias, com 31 gols e quatro assistências.


    Messi, por sua vez, ficou à frente da curva de interesse no Brasil por duas vezes no mês passado: no dia 24 de maio, após ser substituído por fadiga muscular em jogo do Inter Miami, e depois da vitória sobre a Islândia no último amistoso antes da Copa, disputado na terça-feira (9).

    Tanto CR7 quanto Messi possuem presença forte nas redes. No Instagram, o português tem a marca de mais de 665 milhões de seguidores em seu perfil oficial, ante 506 milhões do argentino.

    O detalhamento das pesquisas dos usuários no Google mostra que os dois atletas também foram impulsionados no Brasil pela venda de álbuns de figurinhas.

    Ambos fazem parte do conjunto de 20 cards que integram a categoria especial chamada Legends e são mais difíceis de encontrar nas bancas, o que gerou curiosidades entre colecionadores sobre qual seria o valor do cromo.

    No Grupo K, em busca de seu primeiro troféu em Copa do Mundo, a seleção de Portugal estreia na quarta-feira (17), às 14h, contra a RDC (República Democrática do Congo), que disputa seu segundo Mundial. A Argentina, que integra o Grupo J, enfrentará a Argélia na terça-feira (16), às 22h.

    Outras estrelas da Copa ainda têm interesse de busca reduzido de busca no Brasil, o que pode mudar assim que entrarem em campo.

    São os casos de Kylian Mbappé, 27, da França, e de Lamine Yamal, 18, da Espanha -ambas favoritas na Copa, segundo projeções da Opta Analyst, empresa especializada em estatísticas esportivas, e de outro veterano. Atrás na curva de buscas, aparece o capitão da seleção inglesa, Harry Kane.

    Com 12 gols em duas Copas, Mbappé, assim como Messi, que já marcou 13 gols em cinco Mundiais, buscará a marca de maior artilheiro da história da competição.


    Cristiano Ronaldo lidera buscas entre craques estrangeiros da Copa

  • Palmeiras encaminha contratação de meia português que estava na Inglaterra

    Palmeiras encaminha contratação de meia português que estava na Inglaterra

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras encaminhou a contratação do meio-campista português Fábio So, de 18 anos, que estava na base do Burnley, da Inglaterra.

    Fábio chega inicialmente para o time sub-20 do Palmeiras. O atleta foi prospectado pelo Núcleo de Análise e Mercado (CIMA) do clube, que consegue monitorar ligas e jogadores na Europa (mesmo que seja na base).

    O jovem também passou pela base do Newcastle. Na temporada 2025/26, o meia disputou 20 jogos e marcou 4 gols pelo time sub-18 do Burnley, e pelo time sub-20 foram 4 jogos, sem gols.

    Os representantes do atleta entendem a transferência para o Palmeiras como uma ótima possibilidade. O Alviverde formou grandes nomes nos últimos anos, e o estafe de Fábio entende que o clube pode potencializar o restante da formação do atleta. A informação inicial foi publicada pelo ge e confirmada pelo UOL.

    O meia, que tem como posição de origem a de segundo volante, tem chegada prevista a São Paulo na próxima segunda-feira (15) para realizar exames médicos e assinar contrato com o Palmeiras.

    Palmeiras encaminha contratação de meia português que estava na Inglaterra

  • Atlético-GO tenta embalar na Série B do Brasileiro contra pressionado CRB

    Atlético-GO tenta embalar na Série B do Brasileiro contra pressionado CRB

    A Série B do Brasileiro não dá trégua e abre a 13ª rodada nesta sexta-feira. No estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), o Atlético-GO recebe o CRB, às 19h (de Brasília), em um confronto de times que miram objetivos distintos na tabela de classificação.

    Os donos da casa chegam aliviados após quebrarem um jejum de três partidas na rodada anterior, ocupando agora a 13ª colocação com 16 pontos. Por outro lado, o CRB liga o sinal de alerta: estacionado na 15ª posição com 14 pontos, o time alagoano tenta estancar a crise para não flertar com a zona de rebaixamento.

    Para o compromisso dentro de seus domínios, a tendência é que a comissão técnica do Atlético-GO repita a escalação que superou o América-MG por 2 a 1, fora de casa. Com isso, o trio ofensivo formado por Geovany Soares, Marrony e Gustavo Coutinho, estes dois últimos responsáveis pelos gols em solo mineiro.

    Pelo lado do CRB, o clima é de reconstrução imediata após o revés por 3 a 2 sofrido diante do São Bernardo, em pleno estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Buscando dar maior consistência tática e criatividade ao setor de transição, o técnico Daniel Barroca deve promover alterações importantes na linha de meio-campo para o desafio na capital goiana.

    O zagueiro Wallace, que vinha atuando improvisado como volante, deve perder a vaga entre os titulares para a entrada de Patrick de Lucca. Além disso, Pedro Castro surge como o favorito para assumir a armação no lugar de Danielzinho.

    No sistema defensivo, o time manterá a estrutura com apenas dois defensores de área, Henri e Fábio Alemão. No ataque, o centroavante Mikael passou por um trabalho de controle de carga física durante a semana, mas deve ir para o jogo.

    Os demais confrontos da rodada nacional serão desmembrados nos próximos dias, com folga no sábado, data da estreia do Brasil na Copa do Mundo diante de Marrocos. No domingo (14), seis jogos movimentam o cenário, com destaque para São Bernardo e Sport, às 11h, e Novorizontino e Náutico, às 19h. Os quatro times brigam por vagas no G-6.

    Na segunda-feira (15), Londrina e Avaí medem forças simultaneamente a Criciúma e Ceará, às 21h. O encerramento da rodada acontece na terça-feira (16), com o embate entre Fortaleza e o lanterna América-MG na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

    CONFIRA TODOS OS JOGOS DA 13ª RODADA DA SÉRIE B:

    Sexta-feira (12)

    19h

    Atlético-GO x CRB-AL

    Domingo (14)

    11h

    São Bernardo-SP x Sport-PE

    Juventude-RS x Ponte Preta-SP

    16h

    Athletic-MG x Goiás

    17h

    Cuiabá-MT x Vila Nova-GO

    19h

    Botafogo-SP x Operário-PR

    Novorizontino-SP x Náutico-PE

    Segunda-feira (15)

    21h

    Londrina-PR x Avaí-SC

    Criciúma-SC x Ceará

    Terça-feira (16)

    20h

    Fortaleza-CE x América-MG

    Atlético-GO tenta embalar na Série B do Brasileiro contra pressionado CRB

  • Corinthians muda campo e promete qualidade de quando estádio foi inaugurado

    Corinthians muda campo e promete qualidade de quando estádio foi inaugurado

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O gramado da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, vai passar por reforma nos meses de junho e julho, período de pausa no calendário devido à Copa do Mundo.

    Em nota, o Corinthians aponta que “a restauração do gramado conta com processos intensivos”. O clube cita “raspagem da matéria orgânica antiga” e “erguimento da fibra sintética”. O método visa nivelar o terreno

    De acordo com o Alvinegro, este tipo de reforma no estádio será realizado pela primeira vez no inverno. “Época que favorece o desenvolvimento da grama ryegrass, a mesma utilizada nos maiores estádios europeus”, explica o clube.

    A reforma será a conclusão do processo iniciado em julho do ano passado, quando foram costuradas as novas fibras sintéticas no terreno de jogo. “Com isso, o ciclo estará completo e a qualidade do gramado será a mesma da inauguração do estádio, em 2014”, promete o Corinthians.

    O planejamento inicial para a realização da reforma era no final de 2025 e início de 2026. Porém, diante do curto período de parada do futebol entre as temporadas, o processo precisou ser adiado.

    Corinthians muda campo e promete qualidade de quando estádio foi inaugurado

  • Coreia do Sul vence República Tcheca de virada

    Coreia do Sul vence República Tcheca de virada

    Em outros tempos, ninguém poderia apostar que uma seleção asiática mandasse numa partida de Copa do Mundo contra uma seleção europeia. Mas, nesta Copa de 2026, a Coreia do Sul mostrou um futebol mais vistoso e eficiente do que a República Tcheca, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo A, em Guadalajara, no México.

    Aos 13 minutos do 1° tempo, Kan Lee chutou de fora da área e o goleiro Kovar espalmou a corner. Aos 38, o ídolo Son, jogador do Los Angeles F. C., dos Estados Unidos, teve a oportunidade de abrir o placar, estava livre, na meia lua da grande área, mas chutou para fora.

    Os primeiros 45 minutos não foram generosos em emoção. Com mais posse de bola, a Coreia do Sul não criava muitas chances. A República Tcheca, com jogadores mais altos, não conseguia sequer utilizar a bola aérea como arma de ataque. Assim, o 0 a 0 era mais do que justo. 

    Com três minutos do segundo tempo, Jae Lee arriscou rasteiro e o goleiro Kovar defendeu em dois tempos. Aos dez, o sul-coreano Son novamente teve a bola do jogo nos pés. Frente a frente com o goleiro tcheco, ele tentou dar uma “cavadinha”, mas acertou o peito de Kovar e conseguiu só um escanteio.

    Aos 13 minutos, a antiga máxima do futebol de “quem não faz, leva”, se concretizou. Numa jogada de lateral cobrado para a área, Krejci subiu sozinho e testou as redes do goleiro Seung Kim: 1 a 0 para a República Tcheca.

    Aos 21 minutos, a Coreia do Sul chegou ao empate. In Hwang é lançado dentro da área, dá um drible no zagueiro tcheco e um leve toque para tirar do goleiro Kovar. Um gol de “cavadinha”, executada corretamente desta vez: 1 a 1.

    Aos 31, a República Tcheca chegou ao segundo gol, com Soucek. Numa cobrança de falta para a área, ele cabeceou livre dentro da pequena área, mas a arbitragem marcou impedimento e o gol foi corretamente anulado.

    A Coreia do Sul reagiu imediatamente. Aos 34, cruzamento rasteiro para a área e o reserva Oh chegou com tudo para empurrar para as redes. A bola ainda bateu no goleiro Kovar, mas não teve jeito, era a virada: 2 a 1.

    Aos 36, Hlozek teve a chance de empatar, em mais uma jogada de lateral cobrado para dentro da área, mas o goleiro Seung Kim fez uma bela defesa no pé da trave, impedindo um gol certo. Aos 48, Sadilek teve grande oportunidade, chutando rasteiro de dentro da área e, novamente, o goleiro sul-coreano salvou sua equipe, defendendo sem dar rebote.

    Quando o árbitro egípcio apitou o fim do jogo, um alívio: a vitória por 2 a 1 fez os muitos torcedores sul-coreanos no estádio vibrarem. Na realidade, o placar premiou a seleção que mais buscou a vitória e mostrou melhor futebol. A República Tcheca, limitada à força e à altura dos seus jogadores, não teve técnica para conseguir sequer um empate na estreia.

    Agora, México e Coreia do Sul lideram a chave A com 3 pontos e vão se enfrentar logo na segunda rodada, no dia 18 de junho, também em Guadalajara. Os tchecos terão que se recuperar na partida contra a África do Sul, na mesma data, em Atlanta, nos Estados Unidos.

    Coreia do Sul vence República Tcheca de virada

  • Brasil terá esquema especial de energia durante jogos da seleção na Copa

    Brasil terá esquema especial de energia durante jogos da seleção na Copa

    RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou nesta quinta-feira (11) um esquema especial para garantir o suprimento de eletricidade durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

    O esquema prevê a suspensão de intervenções em equipamentos, monitoramento das condições meteorológicas para identificar riscos e a divulgação de um boletim sobre o comportamento da demanda na hora dos jogos.

    As medidas restritivas serão impostas em um período entre duas horas antes e duas horas depois de jogos considerados estratégicos.

    “Não serão autorizadas intervenções que possam provocar corte de carga ou elevar o risco de interrupção do fornecimento de energia em qualquer região do país”, disse o ONS, em comunicado distribuído nesta quinta.

    “A exceção fica restrita a intervenções inadiáveis, cuja postergação possa representar riscos à vida humana, à integridade dos equipamentos ou à segurança operativa do sistema elétrico”, prossegue o texto.

    O operador explica que, normalmente, o sistema começa a sentir impactos por volta de duas horas antes das partidas, com a interrupção de atividades laborais em virtude do deslocamento das pessoas para o local onde vão assistir os jogos.

    “Durante o intervalo entre o primeiro e o segundo tempo do jogo, ocorre uma elevação rápida da carga, influenciada pela desmobilização das pessoas diante da televisão, aproveitando o momento para a realização de atividades domésticas”, diz.

    Ao fim do jogo, é iniciada uma nova rampa de elevação do consumo. O desafio para o ONS é equilibrar as variações bruscas de demanda com a geração de energia das diversas fontes que compõem o sistema brasileiro.

    O esquema especial contempla os jogos da primeira fase da Seleção Brasileira, as semifinais e a final da Copa. Jogos de fases eliminatórias anteriores só serão contemplados se o Brasil avançar.

    “Durante esses jogos, é comum que o país pare, o que tem um impacto direto na operação do SIN [Sistema Interligado Nacional]”, afirmou, em nota, o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

    “Mas estamos preparados para garantir uma resposta segura e confiável durante a competição, assegurando que o sistema responda adequadamente às variações de demanda da sociedade”, disse Rea.

    Brasil terá esquema especial de energia durante jogos da seleção na Copa

  • Fifa tira spray dos árbitros na Copa após batalha com inventor brasileiro

    Fifa tira spray dos árbitros na Copa após batalha com inventor brasileiro

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi o primeiro a não usar spray em Copas do Mundo desde 2014. Na abertura da edição 2026 entre México e África do Sul, ele não pôde utilizar o recurso para determinar a distância da barreira devido a uma ação milionária contra da Fifa por uso indevido do produto.

    A decisão definitiva da ação foi determinada pela Justiça brasileira. Em 2024, o Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa ao brasileiro Heine Allemagne, criador do spray para uso dos árbitros. Na época, a Fifa foi condenada a pagar US$ 40 milhões (R$ 204,5 milhões, na cotação atual) de indenização.

    Em fevereiro deste ano, após recurso da Fifa, o Supremo Tribunal Federal confirmou a condenação, mas tirou o valor indenizatório. O ministro Gilmar Mendes decidiu que a Fifa tinha o direito de escolher as marcas divulgadas através da Lei Geral da Copa do Mundo no Brasil, em 2014 (nº 12.663/2012). Assim, o caso será reanalisado para concluir se a Lei da Copa pode ser usada nesta situação.

    A ação começou em 2017, quando o inventor entrou na Justiça por quebra de patente, alegando que a Fifa usou o spray na Copa de 2014 ocultando a marca Spuni, de propriedade dele. Ele ainda argumentou que a entidade não permitiu novas comercializações do produto, pediu danos morais e apontou prejuízo com custos para manter a patente em outros países, que até hoje utilizam o produto.

    Além de 2014, a Fifa utilizou o spray nas Copas de 2018 e 2022, mesmo com ação na Justiça brasileira.

    Sem o spray, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não teve outra ferramenta para controlar a distância da barreira ou de jogadores em cobranças de falta.

    O spray começou a ser utilizado em jogos do Campeonato Paulista em 2002, após períodos de teste que levaram ao menos dois anos. O produto serve para o árbitro controlar a distância regulamentar de 9,15 m entre a barreira ou o jogador adversário no momento de uma falta.

    Para isso, o juiz registra a localização do adversário com nove passos do local da infração e então faz a marcação com a espuma branca, um produto biodegradável que desaparece do campo segundos depois. Sua confecção foi inspirada na espuma de barbear.

    Sem o spray, fica mais difícil identificar quando os jogadores da barreira se movimentam para a frente, como artimanha para dificultar a cobrança da falta.

    Fifa tira spray dos árbitros na Copa após batalha com inventor brasileiro