Categoria: ESPORTES

  • Brasil terá esquema especial de energia durante jogos da seleção na Copa

    Brasil terá esquema especial de energia durante jogos da seleção na Copa

    RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou nesta quinta-feira (11) um esquema especial para garantir o suprimento de eletricidade durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

    O esquema prevê a suspensão de intervenções em equipamentos, monitoramento das condições meteorológicas para identificar riscos e a divulgação de um boletim sobre o comportamento da demanda na hora dos jogos.

    As medidas restritivas serão impostas em um período entre duas horas antes e duas horas depois de jogos considerados estratégicos.

    “Não serão autorizadas intervenções que possam provocar corte de carga ou elevar o risco de interrupção do fornecimento de energia em qualquer região do país”, disse o ONS, em comunicado distribuído nesta quinta.

    “A exceção fica restrita a intervenções inadiáveis, cuja postergação possa representar riscos à vida humana, à integridade dos equipamentos ou à segurança operativa do sistema elétrico”, prossegue o texto.

    O operador explica que, normalmente, o sistema começa a sentir impactos por volta de duas horas antes das partidas, com a interrupção de atividades laborais em virtude do deslocamento das pessoas para o local onde vão assistir os jogos.

    “Durante o intervalo entre o primeiro e o segundo tempo do jogo, ocorre uma elevação rápida da carga, influenciada pela desmobilização das pessoas diante da televisão, aproveitando o momento para a realização de atividades domésticas”, diz.

    Ao fim do jogo, é iniciada uma nova rampa de elevação do consumo. O desafio para o ONS é equilibrar as variações bruscas de demanda com a geração de energia das diversas fontes que compõem o sistema brasileiro.

    O esquema especial contempla os jogos da primeira fase da Seleção Brasileira, as semifinais e a final da Copa. Jogos de fases eliminatórias anteriores só serão contemplados se o Brasil avançar.

    “Durante esses jogos, é comum que o país pare, o que tem um impacto direto na operação do SIN [Sistema Interligado Nacional]”, afirmou, em nota, o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

    “Mas estamos preparados para garantir uma resposta segura e confiável durante a competição, assegurando que o sistema responda adequadamente às variações de demanda da sociedade”, disse Rea.

    Brasil terá esquema especial de energia durante jogos da seleção na Copa

  • Fifa tira spray dos árbitros na Copa após batalha com inventor brasileiro

    Fifa tira spray dos árbitros na Copa após batalha com inventor brasileiro

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi o primeiro a não usar spray em Copas do Mundo desde 2014. Na abertura da edição 2026 entre México e África do Sul, ele não pôde utilizar o recurso para determinar a distância da barreira devido a uma ação milionária contra da Fifa por uso indevido do produto.

    A decisão definitiva da ação foi determinada pela Justiça brasileira. Em 2024, o Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa ao brasileiro Heine Allemagne, criador do spray para uso dos árbitros. Na época, a Fifa foi condenada a pagar US$ 40 milhões (R$ 204,5 milhões, na cotação atual) de indenização.

    Em fevereiro deste ano, após recurso da Fifa, o Supremo Tribunal Federal confirmou a condenação, mas tirou o valor indenizatório. O ministro Gilmar Mendes decidiu que a Fifa tinha o direito de escolher as marcas divulgadas através da Lei Geral da Copa do Mundo no Brasil, em 2014 (nº 12.663/2012). Assim, o caso será reanalisado para concluir se a Lei da Copa pode ser usada nesta situação.

    A ação começou em 2017, quando o inventor entrou na Justiça por quebra de patente, alegando que a Fifa usou o spray na Copa de 2014 ocultando a marca Spuni, de propriedade dele. Ele ainda argumentou que a entidade não permitiu novas comercializações do produto, pediu danos morais e apontou prejuízo com custos para manter a patente em outros países, que até hoje utilizam o produto.

    Além de 2014, a Fifa utilizou o spray nas Copas de 2018 e 2022, mesmo com ação na Justiça brasileira.

    Sem o spray, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não teve outra ferramenta para controlar a distância da barreira ou de jogadores em cobranças de falta.

    O spray começou a ser utilizado em jogos do Campeonato Paulista em 2002, após períodos de teste que levaram ao menos dois anos. O produto serve para o árbitro controlar a distância regulamentar de 9,15 m entre a barreira ou o jogador adversário no momento de uma falta.

    Para isso, o juiz registra a localização do adversário com nove passos do local da infração e então faz a marcação com a espuma branca, um produto biodegradável que desaparece do campo segundos depois. Sua confecção foi inspirada na espuma de barbear.

    Sem o spray, fica mais difícil identificar quando os jogadores da barreira se movimentam para a frente, como artimanha para dificultar a cobrança da falta.

    Fifa tira spray dos árbitros na Copa após batalha com inventor brasileiro

  • Após meses de negociação, Santos acerta a renovação contratual de Miguelito

    Após meses de negociação, Santos acerta a renovação contratual de Miguelito

    (UOL/FOLHAPRESS) – O Santos acertou a renovação contratual com o meia-atacante Miguelito. A documentação com o novo vínculo, válido até 31 de maio de 2029, já foi encaminhada à Federação Paulista de Futebol (FPF) e está disponível no site da instituição. O contrato anterior do boliviano se encerraria em abril de 2027.

    Caso as partes não chegassem a um acordo, o jogador poderia assinar um pré-contrato a partir de outubro e deixar o clube de graça.

    Destaque da seleção da Bolívia e vice artilheiro das últimas Eliminatórias para a Copa do Mundo com sete gols marcados, Miguelito atraiu sondagens de alguns clubes do exterior.

    Até por isso, as tratativas para a renovação do contrato se arrastaram por alguns meses.

    Os representantes do meia-atacante entendiam que para ampliar o vínculo com o Santos era necessário alguma demonstração por parte do clube de que o jogador receberia sequência de partidas.

    E isso aconteceu após a chegada do técnico Cuca.

    Nos últimos compromissos antes da paralisação do calendário para o Mundial, Miguelito recebeu oportunidades como titular, distribuiu assistências e ainda marcou o seu primeiro gol como profissional com a camisa do Santos.

    Após meses de negociação, Santos acerta a renovação contratual de Miguelito

  • Morre Brito, zagueiro campeão do mundo na Copa de 1970, no México

    Morre Brito, zagueiro campeão do mundo na Copa de 1970, no México

    RECIFE, PE (FOLHAPRESS) – Brito, zagueiro titular da seleção brasileira campeã na Copa do Mundo de 1970, no México, morreu. A informação foi divulgada via redes sociais, em conta oficial do ex-jogador nesta quinta-feira (11).

    Hércules Brito Ruas, o Brito, nasceu em 9 de janeiro de 1939. Marcou época no Vasco da Gama, mas também passou por Internacional, Flamengo, Cruzeiro, Botafogo e Corinthians.

    Ele tinha 86 anos e estava internado desde o dia 14 de maio por conta de uma pneumonia, conforme registro no perfil. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.

    “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do nosso campeão do mundo. Agradecemos a todos pelas orações e as mensagens de apoio e carinho”, diz trecho da publicação da família.

    O zagueiro também disputou a Copa de 1966. Em 1970, fez dupla ao lado de Piazza. Foi considerado o jogador com melhor preparo físico do torneio no México.

    Brito foi titular em todas as partidas e não foi substituído. Atuou pela seleção brasileira de 1964 a 1972, com 61 jogos.

    Foram 45 vitórias, 11 empates e cinco derrotas, com títulos da Copa Rocca (1971) e Taça Independência (1972), segundo dados da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

    Mauro Silva, volante titular da seleção na Copa de 1994, nos EUA, publicou uma homenagem a Brito.

    “O futebol brasileiro se despede de um grande campeão. Tive a honra deste encontro com Brito, tricampeão do mundo em 1970 e referência de uma geração que marcou para sempre a história da nossa seleção”, escreveu.

    Morre Brito, zagueiro campeão do mundo na Copa de 1970, no México

  • Abertura da Copa teve ritmo de show do intervalo, com ‘Waka Waka 2.0’

    Abertura da Copa teve ritmo de show do intervalo, com ‘Waka Waka 2.0’

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na Copa do Mundo dividida em três países, a primeira cerimônia de abertura, na Cidade do México, foi tão rápida quanto um show do intervalo.

    Na terceira festa do gênero no Estádio Azteca, artistas latinos se revezaram mais rápido que grupos de quadrilhas de festa junina.

    A primeira atração musical foi com o veterano grupo de pop rock Maná, quase tão antigos quanto a Copa de 1986 (a segunda no México, depois do Mundial de 1970).

    Depois, entraram o cantor venezuelano Danny Ocean, conhecido por “Me Rehúso”; a artista Belinda Peregrín em parceria com o grupo Los Ángeles Azules; o rapper J. Balvin e o cantor de reggaeton Ryan Castro.


    Tudo antes da principal atração da festa: a colombiana Shakira, que cantou a música oficial do torneio, “Dai Dai”, ao lado do cantor nigeriano Burna Boy.
    A música é uma tentativa de tentar repetir o sucesso de “Waka Waka”, uma das músicas mais lembradas da história das Copas, e que sobrevive até hoje -provavelmente ao contrário do que acontecerá com a “Waka Waka” 2.0.

    Também teve uma rápida aparição de bonecos Labubus -em vez das mascotes oficiais do torneio, que no momento musical não deram as caras. Oficialmente, são três mascotes: os Estados Unidos são representados pela águia batizada de Clutch, enquanto o Canadá tem o alce Maple. Para o México, foi escolhida a onça-pintada Zayu.

    Com Shakira precedendo a abertura México x África do Sul, a festa foi uma espécie de déjà-vu de 2010. Na Copa africana, o confronto terminou empatado, por 1 a 1.

    Nesta sexta (12), a Copa terá mais duas cerimônias de abertura. A primeira será no Canadá, com atrações como Alanis Morissette e Michael Bublé, em Toronto, precedendo a partida entre os donos da casa e a Bósnia-Herzegovina, às 16h.

    À noite, antes de EUA x Paraguai (22h), em Los Angeles, a festa terá Katy Perry, Anitta e o rapper Future.

    Das 104 partidas programadas para a Copa, 13 serão disputadas em solo mexicano, outras 13 no Canadá e as 78 restantes nos EUA, incluindo a final –com show do intervalo.

    Abertura da Copa teve ritmo de show do intervalo, com ‘Waka Waka 2.0’

  • Banidos: Países que foram excluídos da Copa do Mundo da FIFA

    Banidos: Países que foram excluídos da Copa do Mundo da FIFA

    A Copa do Mundo FIFA é a competição internacional de futebol mais prestigiada do planeta. Seleções de todos os cantos do mundo se reúnem para competir pelo desejado troféu. Ser campeão mundial é algo que muitas nações aspiram – “Todo mundo tenta, mas só o Brasil é Penta e pode ser Hexa!”

    No entanto, para alguns países, isso não passa de um sonho. E este fato não está relacionado apenas à qualidade das equipes. A verdade é que, por outras razões, muitas seleções nem chegam às fases classificatórias, muito menos nas fases finais do torneio. Tem até um país que foi barrado depois de enfrentar a seleção brasileira, sabia?

    Intrigado? Clique e descubra quais nações foram banidas pela FIFA e por quais motivos. Há novidades anunciadas para 2026.

    Banidos: Países que foram excluídos da Copa do Mundo da FIFA

  • Real Madrid oficializa contratação de José Mourinho por quase R$ 90 milhões

    Real Madrid oficializa contratação de José Mourinho por quase R$ 90 milhões

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid anunciou José Mourinho como novo técnico até 30 de junho de 2029.

    O clube merengue pagou 15 milhões de euros (cerca de R$ 88,9 milhões na cotação atual) para tirar o treinador de 63 anos do Benfica.

    Florentino Pérez foi proclamado presidente do Real Madrid até 2030 após vitória na eleição do fim de semana, e seu primeiro ato foi anunciar a contratação de Mourinho.

    Mourinho será incorporado ao Real no próximo dia 13 de julho, quando a equipe começa sua pré-temporada.

    Segundo o jornal espanhol As, Mourinho já entregou à direção uma lista com três reforços: o lateral esquerdo Gvardiol, do Manchester City, e os meio-campistas portugueses Mateus Fernandes e Bernardo Silva.

    Real Madrid oficializa contratação de José Mourinho por quase R$ 90 milhões

  • México abre a Copa em casa e conquista vitória sobre a África do Sul

    México abre a Copa em casa e conquista vitória sobre a África do Sul

    Está encerrada a primeira partida da Copa do Mundo de 2026. O México abriu as portas do Estádio Azteca para o jogo de estreia e não decepcionou sua torcida, vencendo a África do Sul por 2 a 0. A seleção anfitriã começou com o pé direito na primeira rodada da fase de grupos, graças aos gols de Quiñones e do ex-jogador do Benfica, Raúl Jiménez.

    Logo após o apito inicial, a confiança dos torcedores mexicanos era visível e audível, com gritos de “olé” a cada passe. O México conseguiu impor seu estilo de jogo e confirmar o favoritismo que já carregava antes da partida.

    A primeira grande oportunidade surgiu aos quatro minutos, quando Raúl Jiménez finalizou de primeira e obrigou Williams a fazer uma grande defesa. O domínio mexicano deu resultado pouco depois, aos nove minutos, com o primeiro gol da Copa do Mundo de 2026.

    Tudo começou com um erro grave de Yaya Sithole, do Tondela, que perdeu a bola sob pressão, permitindo a recuperação de Erik Lira. O meio-campista encontrou Quiñones com um passe preciso, e o atacante não desperdiçou a chance, mandando a bola para o fundo das redes.

    A euforia tomou conta do Azteca, que explodiu de alegria com o primeiro gol da competição. Em resposta, a África do Sul tentou ficar mais com a posse de bola, mas não conseguiu criar perigo para a equipe anfitriã.

    Aos 20 minutos, Quiñones voltou a levar perigo ao arriscar um chute de fora da área, que passou ao lado do gol. Cinco minutos depois, houve a primeira parada para hidratação e, após orientações do técnico, o México passou a controlar ainda mais a posse de bola.

    Antes do intervalo, ainda houve tempo para uma bola na trave. Quiñones recebeu dentro da área e finalizou com força, acertando em cheio o poste. Já nos acréscimos, ele voltou a se destacar ao dar um belo passe para Gutiérrez, que chutou cruzado, sem levar grande perigo ao gol sul-africano.

    Se a situação da África do Sul já era complicada, ela ficou ainda pior no início do segundo tempo. Isso porque Yaya Sithole, que fazia uma partida muito abaixo do esperado, cometeu falta em Gutiérrez. O mexicano avançava em velocidade em direção à área quando o jogador do Tondela o derrubou, recebendo cartão vermelho direto.

    México abre a Copa em casa e conquista vitória sobre a África do Sul

  • Ancelotti testa time e indica escalação do Brasil para a estreia

    Ancelotti testa time e indica escalação do Brasil para a estreia

    A poucos dias da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, Carlo Ancelotti segue ajustando os últimos detalhes da equipe que enfrentará o Marrocos na abertura do Grupo C. Durante o penúltimo treinamento antes da partida, realizado nesta quinta-feira, o treinador italiano manteve a base que já vinha sendo observada nos trabalhos anteriores e deu novos indícios sobre a formação titular para o primeiro compromisso do Brasil no torneio.

    A atividade teve foco especial em situações de bola parada, tanto ofensivas quanto defensivas, além de ajustes táticos relacionados à ocupação de espaços e variações de jogo. Na parte aberta para a imprensa, Ancelotti repetiu a equipe utilizada recentemente, reforçando a tendência de utilizar jogadores mais experientes desde o início da competição.

    Nas laterais, Danilo e Alex Sandro foram mantidos entre os titulares. Já no setor ofensivo, Matheus Cunha e Lucas Paquetá participaram de diferentes movimentações, alternando funções durante os exercícios comandados pela comissão técnica.

    Como o grupo conta com mais atletas do que o necessário para um treinamento em campo reduzido no formato 11 contra 11, Ancelotti aproveitou para promover algumas trocas ao longo da atividade. Douglas Santos revezou com Alex Sandro pelo lado esquerdo da defesa, enquanto Igor Thiago participou em alguns momentos na vaga de Matheus Cunha no comando do ataque.

    Apesar dessas observações, os sinais apontam para uma formação inicial composta por Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Lucas Paquetá, Matheus Cunha, Vini Jr. e Raphinha.

    A comissão técnica avaliou de forma positiva o desempenho apresentado no amistoso diante do Egito, especialmente a dinâmica entre Bruno Guimarães e Lucas Paquetá no meio-campo. Com a ausência de Wesley, cortado por lesão, Raphinha continua tendo liberdade para se movimentar, mas com maior presença pelo lado direito do ataque.

    Sem a posse de bola, o Brasil segue estruturado no esquema 4-4-2 já mencionado por Ancelotti. Nesse desenho tático, Matheus Cunha ajuda na recomposição pelo lado esquerdo, enquanto Paquetá atua pela direita, permitindo mais liberdade ofensiva para Vini Jr. e Raphinha.

    Brasil e Marrocos se enfrentam neste sábado, às 19h (de Brasília), no estádio Nova York e Nova Jersey. Pelo mesmo grupo, Haiti e Escócia duelam mais tarde, às 21h, em Boston.

    Ancelotti testa time e indica escalação do Brasil para a estreia

  • Ancelotti repete base de Tite e deve estrear com oito remanescentes da Copa de 2022

    Ancelotti repete base de Tite e deve estrear com oito remanescentes da Copa de 2022

    LUCIANO TRINDADE E MARCOS GUEDES
    MORRISTOWN, EUA (FOLHAPRESS) – Técnico do Brasil na última Copa do Mundo, Tite sempre faz questão de apontar Carlo Ancelotti como sua principal referência profissional. À frente da seleção brasileira no Mundial deste ano, porém, parece ser o italiano quem está se inspirando em seu discípulo.

    Caso se confirme a escalação esboçada nos últimos treinos da equipe, Ancelotti mandará a campo neste sábado (13), contra o Marrocos, oito jogadores que estiveram na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

    A base mantida é formada por Alisson, Danilo, Marquinhos, Alex Sandro, Casemiro, Lucas Paquetá, Raphinha e Vinicius Junior.

    As novidades devem ser Gabriel Magalhães, Bruno Guimarães e Matheus Cunha. O trio entraria, respectivamente, nas vagas ocupadas por Thiago Silva, Neymar e Richarlison.

    Não é comum à seleção brasileira manter tantos remanescentes de uma Copa do Mundo para outra. Até hoje, o maior número de veteranos na estreia de um Mundial foi registrado em 2006, quando cinco jogadores que começaram a campanha do pentacampeonato, em 2002, também iniciaram a edição seguinte. A base era formada por Cafu, Lúcio, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo.

    O próprio Tite, que comandou a equipe nas duas últimas Copas do Mundo, promoveu mudanças significativas entre uma estreia e outra. Apenas quatro atletas que começaram a campanha de 2018 também estiveram entre os titulares na estreia de 2022: Alisson, Danilo, Thiago Silva e Neymar.

    O goleiro, portanto, deverá ser titular pela terceira Copa do Mundo consecutiva com a camisa da seleção brasileira.

    Ancelotti repete base de Tite e deve estrear com oito remanescentes da Copa de 2022