Categoria: ESPORTES

  • Sócio do Palmeiras presta depoimento e volta a negar acusações de estupro

    Sócio do Palmeiras presta depoimento e volta a negar acusações de estupro

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O homem de 74 anos investigado após a família de uma menina de 4 anos denunciar que ela foi vítima de estupro na sede da Sociedade Esportiva Palmeiras, no bairro Perdizes, na zona oeste de São Paulo, prestou depoimento nesta terça-feira (16) sobre o caso à Polícia Civil.

    Sócio depôs na 9ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) – Oeste, onde o caso está sendo investigado. Os advogados do homem, João Victor Abreu e Ana Beatriz Krasovic, afirmaram à reportagem que ele compareceu espontanemante na delegacia para apresentar sua versão dos fatos. Ele falou com a delegada do caso por aproximadamente uma hora e meia, e estava acompanhado de sua advogada, segundo o Brasil Urgente (TV Bandeirantes). O suspeito era sócio do clube. Após a denúncia, o Palmeiras anunciou a suspensão dele.

    Advogados afirmam que ele voltou a negar as acusações na delegacia. De acordo com Abreu e Krasovic, as notícias veiculadas “não condizem com a realidade apresentada no inquérito policial”. Todavia, os advogados não informaram qual seria o andamento da apuração. “Por isso, mais uma vez, confiamos plenamente que a justiça será feita e sua inocência será comprovada.”

    Procurada, a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) declarou que o caso é investigado como estupro de vulnerável por meio de inquérito policial. Diligências estão em andamento para esclarecimentos, acrescentou a pasta. “Detalhes serão preservados devido à natureza da ocorrência e por envolver menor de idade.”

    ENTENDA O CASO

    O homem de 74 anos usou pipocas para atrair a criança, de acordo com o relato da mãe da vítima em boletim de ocorrência. A mulher disse à Polícia Civil conhecer o suspeito há algum tempo em razão de ambos frequentarem o Clube Social Palmeiras. Ela relatou ter descoberto, por coincidência, que o homem -sócio do clube- acompanha um familiar em atividades do espaço.

    Mãe relatou que, na tarde de quarta-feira (10), estava com a filha em um dos andares das dependências do clube. Nesse período, o homem permaneceu próximo às duas com um saco de pipoca nas mãos e ofereceu o alimento à criança.

    Homem já havia tentado se aproximar da menina em outras ocasiões, porém, ela não dava atenção por não gostar de interagir com pessoas estranhas, disse a responsável. No entanto, a mãe falou à polícia ter percebido que o suspeito conseguia atrair a atenção da criança ao oferecer pipocas, episódio que se repetiu na quarta-feira (10). Ele chegou a ficar entretendo a menina enquanto ela consumia o alimento, acrescentou.

    Em determinado momento, a mãe da menina usava o celular quando uma conhecida se aproximou e ela acabou perdendo a filha de vista por um breve período. Ao chamá-la em voz alta, a menor apareceu pouco tempo depois vindo da direção dos banheiros dizendo “é segredo, é segredo” e acrescentou que havia estado no banheiro masculino.

    Então, a mãe levou a menina para um local mais reservado e voltou a questioná-la sobre o ocorrido, ao que a garota respondeu se tratar de um “segredo”. A responsável explicou a menor que não existem segredos no ambiente familiar e reforçou para que ela falasse sobre o episódio. A menina respondeu que o “vovô colocou a mão lá”, em referência a sua região genital.

    Responsável afirmou, em depoimento, que não compreendeu exatamente o que a filha havia dito e, por isso, retornou para casa com ela. Ao dar banho na menina, percebeu a presença de secreção na região íntima. Com o apoio da tia da criança, a família entendeu o que teria ocorrido e voltou ao clube para que a menor recebesse atendimento médico.

    No clube, funcionários do espaço verificaram as imagens do sistema de monitoramento e informaram que a menor efetivamente entrou no banheiro masculino. Ela permaneceu no local por aproximadamente 15 segundos, de acordo com o boletim.

    A defesa da família da menina disse à reportagem na última semana que eles buscam por justiça. “A criança não mensura. A inocência dela não mensura o ato ocorrido”, informou o advogado Leonardo Camargo sobre como a menina estava após a denúncia. O defensor disse ainda que os familiares da criança acreditam fielmente na investigação policial para o rápido esclarecimento do caso.

    POLÍCIA CIVIL INVESTIGA O CASO

    SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) disse que solicitou exame do IML (Instituto Médico Legal) para a criança. A pasta ainda afirmou que detalhes serão preservados por se tratar de crime sexual e envolver menor de 18 anos.

    PALMEIRAS OFERECEU ADVOGADO À VÍTIMA E SUSPENDEU O SÓCIO

    O Palmeiras informou em nota na quinta-feira (11) que o suspeito foi identificado e as imagens do circuito interno encaminhadas à Justiça. O suspeito de envolvimento no caso foi suspenso pelo Palmeiras. “A presidente Leila Pereira determinou a imediata suspensão de um associado suspeito de envolvimento no caso; se ficar comprovada a autoria ou participação dele neste crime abominável, ele será expulso do quadro associativo”, disse o clube no comunicado.

    Policiais que estiveram no caso dizem que o Palmeiras se negou a ajudar na identificação do autor, o que o clube nega. No relato dos agentes, um gerente da segurança do local teria negado ceder a identificação. À reportagem, o Palmeiras informou que ofereceu um advogado para acolhimento da vítima e da família e cedeu todo o material de apuração interna para a Justiça. “Não procede a informação de que policiais militares tiveram o acesso negado à sede social”, concluiu.

    VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DO PALMEIRAS SOBRE O CASO

    “Na noite de quarta-feira (10), uma associada procurou a administração do Palmeiras para relatar um caso de abuso sexual cometido contra sua filha, possivelmente nas dependências do clube social.

    Após acolher a mãe e a criança, que foi atendida por um médico do Palmeiras, a administração designou que um dos advogados do clube as acompanhasse até a Delegacia de Defesa da Mulher para o registro da ocorrência.

    Paralelamente, iniciou-se um trabalho de apuração interna por meio da análise das imagens do sistema de monitoramento da sede social. O material solicitado foi prontamente separado e enviado à polícia.

    Assim que foi informada sobre a ocorrência, a presidente Leila Pereira determinou a imediata suspensão de um associado suspeito de envolvimento no caso; se ficar comprovada a autoria ou participação dele neste crime abominável, ele será expulso do quadro associativo, sem prejuízo das demais medidas punitivas cabíveis.

    A identidade do suspeito está sendo preservada em respeito às normas legais e para a adequada condução das investigações realizadas pela autoridade competente.

    A instituição segue inteiramente à disposição do Poder Judiciário para colaborar com esclarecimentos adicionais que entendam ser pertinentes para a apuração do caso.

    O Palmeiras repudia veementemente qualquer forma de violência ou abuso e não medirá esforços para que os fatos sejam rapidamente elucidados.”

    Sócio do Palmeiras presta depoimento e volta a negar acusações de estupro

  • Goleiro Vozinha torce por novo contrato: “lugar onde possa ser feliz”

    Goleiro Vozinha torce por novo contrato: “lugar onde possa ser feliz”

    Um goleiro cabo-verdiano, de 40 anos, sem contrato ativo com um clube, estreando na Copa do Mundo contra uma das favoritas para ganhar o Mundial: a Espanha. Ao fim da partida, foi ele o principal responsável pelo empate de 0 a 0, o que o transformou em uma celebridade mundial e no melhor jogador em campo, segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa).

    O feito rendeu a Josimar José Évora Dias, o Vozinha, mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais e um lugar no coração dos brasileiros.

    O guarda-redes, como é chamada a posição de goleiro em Cabo Verde, se profissionalizou aos 25 anos, muito depois do que costuma ser o padrão no futebol.

    E, se tarde entrou para o nível de alto rendimento, não seria cedo que desistiria de seguir carreira. Vozinha espera que a visibilidade alcançada renda um novo contrato para que seja “feliz” nos seus últimos anos de atuação.

    Outra esperança do cabo-verdiano da ilha de São Vicente é que os jovens atletas de seu país se beneficiem da fama recente da seleção e conquistem melhores condições para a prática do esporte.

    Em entrevista exclusiva ao jornalista André Vieira (que está em Cabo Verde), correspondente da Telesur ─ parceira da TV Brasil ─, Vozinha contou a expectativa dos jogadores da seleção para as próximas partidas, e um pouco da própria história e dos laços com a cultura brasileira.

    Confira os principais trechos da entrevista 

    André Vieira: Vozinha, aqui em Cabo Verde, estão dizendo que era 1% de chance e 99% de fé. Como está o clima para vocês após esse empate?

    Vozinha: Tranquilo. Obviamente, que a malta [galera] ficou muito feliz pelo resultado, pelo esforço e pela exibição que conseguimos. Mas nós sabemos da qualidade do nosso grupo. Sabemos das nossas limitações também, mas sabemos que podemos competir com qualquer seleção.

    Tudo pode acontecer em 90 minutos, mas nós estamos aqui para competir, como eu disse, para dignificar o nome de Cabo Verde. Estamos felizes com o resultado, estamos satisfeitos, mas ainda não acabou. Tem um longo caminho pela frente.

    André Vieira: No Brasil, não se fala de outra pessoa. Você é uma sensação nesse momento. E uma das coisas que têm circulado bastante é o seu aumento gigantesco, fenomenal de seguidores nas redes sociais. Como você está lidando com isso?

    Vozinha: Tem sido realmente incrível, não esperava por isso. Não sei como é que vou continuar a ser a mesma pessoa e o mesmo Vozinha de sempre. Mas gostaria de agradecer a todos que aderiram a isso, a todos os seguidores, a todos os brasileiros e a todas as pessoas que fizeram isso acontecer.

    André Vieira: E sua mãe? Explica um pouquinho desse processo, como é que está?

    Vozinha: Há muitas coisas que estão distorcidas. A minha mãe nunca viajou para fora de Cabo Verde. Ela nem gosta de ir para as outras ilhas. Para tirar ela de São Vicente e ir para outras ilhas, já é com muito esforço. Então, no primeiro momento, a minha mãe não queria vir.

    Quando ouviu que eu tinha que pagar a caução de US$ 15 mil [exigência dos Estados Unidos para entrada no país], ela disse que não valia, que preferia que eu desse o dinheiro a ela. E, como ela nunca teve passaporte, ela não ligou para aquilo. Depois, já no final, quando ela viu que o meu pai já tinha ido tratar do visto, ela se sensibilizou e sentiu que era bom estar aqui. E, nesse momento, está tudo a ser tratado.

    Há muitas notícias que são falsas, há muita gente que tem tentado ajudar e agradeço por isso, do fundo do coração, mas todas as providências que têm que ser tratadas, estão sendo. Vou tentar ver se convenço a minha mãe a vir, porque eu gostaria que ela estivesse cá também, mas é sempre complicado a minha mãe viajar, e espero que também consiga alguém para viajar com ela, porque ela não fala línguas estrangeiras e nunca viajou.

    Depois da entrevista, a mãe de Vozinha obteve o visto para viajar para a Copa do Mundo.

    André Vieira: Eu queria que você falasse como foi seu começo no futebol. E também contasse um pouquinho do motivo do “Vozinha”.

    Vozinha: O meu pai jogou futebol por diversão. Na minha casa, todos amam futebol e, desde sempre, tive aquela paixão por futebol, como vocês dizem no Brasil, né, desde o jardim de infância.

    Sempre gostei de ir à baliza e também gostava de jogar de central, mas, quando cheguei à idade dos infantis, o treinador disse que tinha que decidir entre a baliza ou ser jogador de campo. E, como eu sempre amei a baliza, comecei por lá. No início, foi tudo muito bom, porque, na idade do sub-12, todo mundo era da mesma altura. Sempre fui um dos melhores guarda-redes da minha ilha.

    Depois, já na idade do sub-17, eu era um pouco baixinho. Então, muitas vezes, os treinadores abdicavam de mim, porque era muito baixinho e metiam os guarda-redes [goleiros] maiores e mais altos.

    Mas eu sempre cresci entre casa e rua. Eu passava mais tempo na rua a jogar futebol do que em casa. Acho que sempre fui uma pessoa muito focada, muito dedicada, muito disciplinada. Sempre sonhei com o futebol, em ser profissional.

    Cresci com os meus avós, daí que vem o meu nome, porque era muito rebelde, andava sempre na rua. Às vezes, levava alguma porrada, no jogo ou fora do jogo, e, às vezes, não conseguia dar, porque as outras pessoas eram maiores ou eram mais fortes. E eu ficava com raiva e falava que ia fazer queixa aos meus avós.

    Os meus avós sempre estiveram lá para mim e a minha mãe. E é isso. Sou um miúdo da ilha da São Vicente e cresci na rua. Cresci, sempre tive casa, mas passava mais tempo da minha infância na rua jogando futebol.

    Comecei a jogar nos juniores, com 17 anos, e representei os clubes Ribeira Bote, Derby, Mindelense, Batuque. Depois, surgiu a oportunidade de ir a Angola, no Progresso, onde comecei minha trajetória profissional.

    Ainda joguei seis meses em Cabo Verde, queria ir para Europa. Joguei uma época no Zimbru [da Moldávia], depois estive no Gil Vicente [Portugal] por uma época, e joguei cinco anos no Chipre, no AEL Limassol ─ a equipe em que eu joguei mais tempo. Depois, tive uma experiência na Eslováquia, e, nos dois últimos anos, joguei no GD Chaves, de Portugal.

    O meu contrato terminou em maio e, nesse momento, sou um jogador livre. Estou aqui focado na seleção e no Mundial, pronto para ajudar o meu país.

    André Vieira: O que o futebol mudou na sua vida, na vida da sua família, e qual a importância que tem esse esporte para você?

    Vozinha: Eu amo o futebol. O futebol conseguiu me dar condições para ajudar a minha avó, que foi alguém que fez tudo para que eu tivesse uma boa educação e que, no final, teve Alzheimer e é uma pessoa que precisava muito de mim. Consegui ajudá-la, consegui ajudar a minha mãe, consegui construir a casa da minha mãe. Graças a Deus, sempre tive as três refeições por dia, porque os meus avós e os meus pais, mesmo não estando na mesma casa, sempre estiveram presentes na minha vida, mas o futebol deu-me tudo.

    Tornou-me no que eu sou: uma pessoa ─ acho que ─ muito humilde, uma pessoa muito respeitadora, amiga de todos, uma pessoa muito disciplinada e trabalhadora. E uma pessoa muito resiliente, porque começar a jogar o futebol profissional com 25 anos, próximo de ter 26, ainda mais para um guarda-redes que não teve formação de base. É muito tarde, mas os anos todos que eu tive no futebol são anos gratificantes. Tive momentos altos e baixos, mesmo na seleção. Eu sempre fiz com amor e eu amo o meu país, eu amo representar a minha seleção.

    André Vieira: A gente percebe em Cabo Verde a influência da novela e a influência do próprio futebol. Eu queria saber de você como o Brasil te influenciou, para além de jogador, como pessoa?

    Vozinha: Nós, em Cabo Verde, apesar de sermos muito ricos na cultura, na música, sempre ouvimos os artistas brasileiros, ainda mais os das décadas passadas. O meu avô gostava de Roberto Carlos, por exemplo. Ivete Sangalo também ouvimos, por causa das músicas do carnaval, e Cidade Negra, Revelação, Seu Jorge. Então, sempre consumimos um pouco da música brasileira em Cabo Verde.

    André Vieira: A gente esteve em uma escola de futebol e muitos dos meninos, não só os goleiros, têm você como ídolo. Quem é o seu ídolo?

    Vozinha: Eu já tive muitos ídolos, mas eu gostava muito do Michel Preud’homme, que era guarda-redes do Benfica e da seleção da Bélgica, porque eu era um adepto do Benfica. Gostava muito do Rogério Ceni e do [José Luis] Chilavert, porque, quando era miúdo, gostava de bater pênaltis. O [Gianluigi] Buffon, para mim, é uma referência da baliza mundial, e gostava muito do [Edwin] van der Sar. O Buffon, dentro da baliza, e o van der Sar, por ser versátil e muito bom com os pés.

    André Vieira: Você falando da sua família, da importância do futebol, o que que te emociona, o que toca o seu coração?

    Vozinha: No nosso país, o reconhecimento é muito pouco. Somos um país sem muitas referências nacionais. E isso, eu acho, é um grande erro. Graças a Deus e ao esforço de toda a federação e de todos os jogadores, mesmo os anteriores, hoje em dia, a seleção, os Tubarões Azuis, têm um nome e já vemos muitas pessoas com a euforia, com o amor próprio, o orgulho de ser cabo-verdianos. As crianças se espelhando na gente.

    E me emociono porque, nesses momentos, gostaria que os avós fossem vivos, porque foram as pessoas, tirando os meus pais, que deram tudo para eu ser o Vozinha que sou hoje.

    André Vieira: Em que você acha que Brasil e Cabo Verde se parecem?

    Vozinha: É uma cultura muito igual. Somos países de língua portuguesa e também fomos colonizados. Então, acho que a alegria do cabo-verdiano e do brasileiro é similar. O clima, as praias. E vocês gostam muito de se divertir, das festas, nós também, mas, culturalmente, Brasil e Cabo Verde são países muito ricos culturalmente.

    André Vieira: Tem algum lugar que você gostaria de chegar depois de ter conquistado tanta coisa, agora participando de uma Copa do Mundo?

    Vozinha: Nesse momento, eu quero ajudar Cabo Verde a chegar o mais longe possível no Mundial. Sei que não vai ser fácil, temos que trabalhar muito por isso. Eu acho que, pela carreira que eu fiz, por tudo o que eu fiz como pessoa e como jogador, talvez merecesse jogar em campeonatos de dimensões maiores, mas também sei que, muitas vezes, vão ver a idade.

    Nesse momento, eu espero que, sinceramente, depois disso tudo, apareça algum lugar onde eu possa ser feliz, fazer um bom contrato e estar satisfeito. Vamos ver o que o futebol e a vida têm guardado para mim para esses últimos dois, três ou quatro anos da minha carreira.

    Eu sou grato por estar aqui na Copa e estar a representar o meu país. Era só um sonho e eu estou na realidade. No futebol, o dia de amanhã, não sabemos, mas o que importa é o dia de hoje. Vamos trabalhar para dignificar Cabo Verde. E, quiçá, eu abro portas para alguns mercados, onde me queiram mesmo com a minha idade e onde possa ser feliz.

    André Vieira: Vem aí Uruguai e Arábia Saudita. Qual é a principal dificuldade desses dois grupos, desses dois times que vocês vão enfrentar logo, logo?

    Vozinha: Acho que vai ser muito difícil. O Uruguai é uma seleção que tem uma alma, uma garra, que é extraordinária. Uma seleção que já foi campeã mundial, com jogadores top mundiais. Vamos estar a fazer de tudo para contrariar o Uruguai.

    Arábia também é uma seleção que já tem mais andanças no Mundial que a gente. Uma seleção que ganhou da Argentina no último Mundial. Mas temos que pensar em nós, entrar no campo como entramos com a Espanha, não vendo caras, não vendo nomes, e fazer o que tiver ao nosso alcance.

    André Vieira: E, para finalizar, uma mensagem para o mundo, para o seu povo e para todo mundo que te acompanha.

    Vozinha: Agradecer por todo o carinho que tenho recebido, por tudo que têm feito por mim, os apoios todos. Só dizer obrigado. Obrigado mesmo, de coração. Estou de coração cheio. E continuem apoiando Cabo Verde.

    Goleiro Vozinha torce por novo contrato: “lugar onde possa ser feliz”

  • Sport busca liderança provisória da Série B do Brasileiro contra o Atlético-GO

    Sport busca liderança provisória da Série B do Brasileiro contra o Atlético-GO

    A Série B do Campeonato Brasileiro abre a sua 14ª rodada nesta quinta-feira (18), com um confronto de peso em Recife (PE). No gramado da Ilha do Retiro, às 21h, o Sport recebe o Atlético-GO em um duelo marcado por ambições completamente distintas na tabela de classificação, mas com ambos necessitando do resultado positivo.

    Para o time da casa, a partida vale o topo da competição nacional. Caso conquiste os três pontos dentro de casa, o time pernambucano assumirá a liderança provisória da Série B ao atingir os 27 pontos, ultrapassando os atuais ponteiros São Bernardo e Vila Nova, que somam 25. Do outro lado, o Atlético ocupa a 13ª colocação com 17, tentando se afastar do Z-4 e se aproximar do pelotão de frente.

    O elenco do Sport entra em campo pressionado para quebrar uma sequência de dois empates consecutivos diante de seus torcedores – 1 a 1 contra o Athletic e um 0 a 0 diante do São Bernardo. Para buscar a reabilitação, o setor defensivo passará por mudanças obrigatórias.

    O lateral-direito Madson recebeu o terceiro cartão amarelo no ABC paulista e cumpre suspensão, abrindo espaço para a entrada de Augusto Pucci no setor. Já no meio-campo, a dúvida fica por conta de Yago Felipe, que sentiu dores musculares na última rodada. Embora a avaliação médica não aponte lesão grave, os atletas Pedro Martins e Carlos De Pena treinaram como opções caso o titular seja poupado.

    Já o ambiente no Atlético-GO está agitado após o eletrizante empate por 3 a 3 contra o CRB. Mesmo buscando uma reação heroica após sair perdendo por 3 a 0 na primeira etapa, a irregularidade crônica da equipe em campo culminou com a demissão do técnico Eduardo Souza, que não comanda mais o clube goiano. Para piorar o cenário de transição na área técnica, o time viajou para o Nordeste sem duas de suas principais referências táticas.

    O goleiro titular Paulo Vítor e o homem-gol Gustavo Coutinho, que balançou as redes duas vezes na última rodada, acumularam três cartões amarelos e estão fora do jogo por questões disciplinares, forçando uma reformulação forçada na estrutura da equipe goiana.

    Mais uma vez, a rodada terá seu desdobramento ao longo de cinco dias. Os jogos seguem no sábado (20), quando às 11h, Londrina e Athletic-MG se enfrentam no VGD, enquanto Ceará e Botafogo e Vila Nova e Náutico medem forças às 19h.

    No domingo (21), também às 11h, Avaí e Cuiabá jogam na Ressacada, em Florianópolis (SC). Mais tarde, a partir das 16h, é a vez do duelo entre CRB e Fortaleza, pouco antes de São Bernardo e Juventude, às 17h, no Primeiro de Maio. Mais tarde, às 18h30, Goiás e Operário-PR fecham os jogos do dia em Goiânia.

    A 14ª rodada da Série B segue na segunda-feira (22), às 20h, no estádio Moisés Lucarelli, e será encerrada no dia seguinte, no mesmo horário, com o duelo entre América-MG e Criciúma, no Independência.

    CONFIRA TODOS OS JOGOS DA 14ª RODADA:

    Quinta-feira (18)

    21h

    Sport-PE x Atlético-GO

    Sábado (20)

    11h

    Londrina-PR x Athletic-MG

    19h

    Ceará x Botafogo-SP

    Vila Nova-GO x Náutico-PE

    Domingo (21)

    11h

    Avaí-SC x Cuiabá-MT

    16h

    CRB-AL x Fortaleza

    17h

    São Bernardo-SP x Juventude-RS

    18h30

    Goiás x Operário-PR

    Segunda-feira (22)

    20h

    Ponte Preta-SP x Novorizontino-SP

    Terça-feira (23)

    20h

    América-MG x Criciúma-SC

    Sport busca liderança provisória da Série B do Brasileiro contra o Atlético-GO

  • An Error Occurred: Internal Server Error

    An Error Occurred: Internal Server Error




    An Error Occurred: Internal Server Error


    The server returned a “500 Internal Server Error”.

    Something is broken. Please let us know what you were doing when this error occurred.
    We will fix it as soon as possible. Sorry for any inconvenience caused.

    An Error Occurred: Internal Server Error

  • Após ‘não’ do Hoffenheim, São Paulo faz nova proposta por Arthur Chaves

    Após ‘não’ do Hoffenheim, São Paulo faz nova proposta por Arthur Chaves

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após ter a primeira proposta recusada, o São Paulo insiste e formalizou uma nova oferta ao Hoffenheim para tentar viabilizar a contratação do zagueiro Arthur Chaves, de 25 anos.

    Como antecipado pela reportagem, o clube paulista passou a trabalhar com um modelo de vínculo mais curto como alternativa para destravar as tratativas. A nova proposta oficializada ao Hoffenheim prevê um empréstimo de seis meses.

    A mudança no formato da oferta acontece após a recusa da investida inicial, que previa um empréstimo de um ano. O principal entrave segue sendo o modelo de negócio: enquanto o São Paulo busca uma operação de baixo custo, o clube alemão resiste à ideia de liberar novamente o jogador por empréstimo gratuito.

    Mesmo diante da dificuldade, o São Paulo não desistiu da contratação e continua tentando convencer o Hoffenheim a aceitar os termos da operação. Internamente, a negociação segue sendo tratada como complexa.

    Arthur Chaves pertence ao Hoffenheim e tem contrato com o clube alemão até 2029. Revelado pelo Avaí, o defensor passou a última temporada emprestado ao Augsburg, também da Alemanha, que optou por não exercer a cláusula de compra fixada em 6 milhões de euros (cerca de R$ 38 milhões).

    MERCADO SÃO-PAULINO

    Arthur Chaves se tornou o principal alvo do São Paulo para reforçar a defesa após o fracasso nas negociações por Domingos Duarte. Livre no mercado, o defensor português rejeitou diferentes modelos de contrato apresentados pela diretoria e pediu valores acima do considerado viável pelo clube. Ele chegaria sem custo de transferência.

    Já no setor ofensivo, o São Paulo conseguiu avançar e fechou a contratação de Victor Sá. Como o UOL mostrou, o atacante será o primeiro reforço da janela após acordo válido até dezembro de 2029, também a custo zero.

    Após ‘não’ do Hoffenheim, São Paulo faz nova proposta por Arthur Chaves

  • Real Madrid anuncia contratação de zagueiro da seleção francesa na Copa

    Real Madrid anuncia contratação de zagueiro da seleção francesa na Copa

    (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid anunciou nesta quinta-feira (18) a chegada de mais um reforço para a temporada 2026/27: o zagueiro Ibrahima Konaté, 27, que estava no Liverpool e defende a seleção francesa na Copa do Mundo.

    De acordo com a imprensa espanhola, Konaté chega sem custos ao Real Madrid, após o fim do contrato com o Liverpool. O contrato entre o francês e o novo clube é válido até 2030.

    Konaté é o terceiro reforço anunciado pelo Real Madrid na janela de transferências. Além dele, o clube espanhol já contratou o lateral espanhol Cucurella, ex-Chelsea, e o meia português Bernardo Silva, ex-Manchester City.

    O zagueiro francês de 27 anos chegou ao Liverpool na temporada 2021/22. Lá, ele foi campeão inglês em 2024/25, conquistou a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa na temporada de estreia, e a Supercopa da Inglaterra em 2022.

    Revelado pelo Sochaux (FRA), Konaté também defendeu o RB Leipzig antes do Liverpool. Ele tem 28 jogos pela seleção francesa, sendo convocado desde 2022.

    NOVOS GALÁTICOS?

    A chegada de Konaté não deve ser a última ação de impacto do Real Madrid no mercado de transferências.

    O clube espanhol busca mais reforços após o retorno de José Mourinho. De acordo com o jornal inglês The Guardian, o meia argentino Enzo Fernández, do Chelsea, é um dos principais alvos; além dele, o clube negocia a contratação do lateral holandês Denzel Dumfries, da Inter de Milão, de acordo com a Sports Illustrated.

    Real Madrid anuncia contratação de zagueiro da seleção francesa na Copa

  • Fonseca volta à quadra de Halle nesta quinta nas duplas

    Fonseca volta à quadra de Halle nesta quinta nas duplas

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após a eliminação precoce na chave de simples do ATP 500 de Halle, João Fonseca volta à quadra nesta quinta-feira (18) para disputar as quartas de final da chave de duplas ao lado do alemão Daniel Altmaier.

    Fonseca e Altmaier enfrentam a dupla Marc Polmans e Sadio Doumbia. A partida está marcada para 8h (de Brasília) e terá transmissão do Disney+ Premium.

    Fonseca sofreu uma eliminação precoce na chave simples, após cair diante do alemão Yannick Hanfmann, por 2 sets a 0. Ele segue vivo, agora, nas duplas.

    Inicialmente, João e Altmaier haviam sido eliminados na última rodada do qualifying, mas herdaram uma vaga na chave principal após a desistência de Nick Kyrgios -que deixou o torneio por causa de uma lesão no joelho direito.

    Após voltarem à chave, bateram a dupla americana Ethan Quinn e Learner Tien, por 2 sets a 0, na última rodada.

    Fonseca volta à quadra de Halle nesta quinta nas duplas

  • Rebeca Andrade vai à final do Pan de ginástica em retorno às competições

    Rebeca Andrade vai à final do Pan de ginástica em retorno às competições

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Rebeca Andrade voltou às competições e se classificou para a final do salto no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Ela terminou a fase de classificação na primeira colocação.

    Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta encerrou um período sabático que vinha desde setembro de 2024, pouco após os Jogos Olímpicos de Paris.

    TARDE DE ESTRELA

    Rebeca foi ovacionada pelo público logo que entrou na área de competição. Ela integra a seleção ao lado de Gabriela Barbosa, Gabriela Bouças, Julia Soares, Sophia Weisberg e Thais Fidelis.

    A atleta competiu apenas no salto. Ela alcançou média de 14,349 – 14,533 no primeiro salto e 14,166.

    Rebeca Andrade volta à arena no domingo, quando ocorrem as finais por aparelhos na categoria adulta.

    Rebeca Andrade vai à final do Pan de ginástica em retorno às competições

  • Show de Kane e Bellingham dão vitória da Inglaterra frente à Croácia

    Show de Kane e Bellingham dão vitória da Inglaterra frente à Croácia

    A seleção da Inglaterra enfrentou a Croácia em sua estreia nesta Copa do Mundo de 2026, nesta quarta-feira, e conquistou os três pontos de forma categórica, com uma vitória por 4 a 2.

    A primeira etapa da partida foi uma verdadeira loucura, com quatro gols marcados até o último lance dos 45 minutos iniciais do jogo, com claro destaque para os protagonistas.

    Harry Kane voltou a ser decisivo ao marcar duas vezes ainda antes do intervalo. O primeiro gol surgiu em uma cobrança de pênalti; o atacante até viu sua primeira tentativa ser defendida por Livakovic, mas o goleiro se adiantou, e o árbitro mandou voltar. Na segunda chance, Kane não desperdiçou e abriu o placar aos 12 minutos.

    A resposta croata veio pouco depois, aos 36 minutos, quando Sucic rolou para Baturina na entrada da área acertar um chutaço, levantando o estádio e sem dar chances para Jordan Pickford.

    O empate não durou muito. Declan Rice cobrou um escanteio direto na cabeça de Harry Kane, que mandou para o fundo da rede após se infiltrar na área da Croácia. Ainda assim, a vantagem inglesa também durou pouco: oito minutos depois, já nos acréscimos do primeiro tempo, Petar Musa, ex-centroavante do Benfica, fez um belo gol para deixar tudo igual aos 45+5 minutos.

    Mas a conversa de Thomas Tuchel no intervalo surtiu efeito imediato. Seus jogadores voltaram dos vestiários praticamente vencendo: logo a um minuto e meio do segundo tempo, Jude Bellingham arrancou, passou por todo mundo e marcou um golaço após uma jogada individual pela ala direita do ataque dos Três Leões.
    Para ver o último gol da partida, foi preciso esperar até a entrada de Marcus Rashford. Aos 85 minutos, ele deitou e rolou na defesa croata e bateu firme para fechar o placar em 4 a 2. Uma estreia em grande estilo para a Inglaterra, que assume a liderança do grupo e agora seca o confronto entre Gana e Panamá, que jogam logo mais.

    Próximos confrontos

    A Inglaterra vai agora enfrentar a seleção de Gana, comandada por Carlos Queiroz, no próximo dia 23, antes de medir forças contra o Panamá, no dia 27 de junho. Já a Croácia fará o caminho inverso: joga contra o Panamá no dia 24 e, também no dia 27, contra Gana.

    As definições do Grupo I da Copa do Mundo acontecerão quase na totalidade em solo americano, com exceção de Panamá x Croácia, que será realizado em Toronto, no Canadá.

    Show de Kane e Bellingham dão vitória da Inglaterra frente à Croácia

  • Irmão brasileiro de Vozinha dá aulas de matemática e celebra goleiro na Copa

    Irmão brasileiro de Vozinha dá aulas de matemática e celebra goleiro na Copa

    ADRIELLY SOUZA
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atuação de Vozinha na estreia de Cabo Verde na Copa do Mundo transformou o goleiro em um dos personagens mais comentados do torneio.

    Responsável por segurar o empate sem gols diante da poderosa Espanha, Josimar Dias viu sua popularidade explodir em questão de horas. Enquanto milhões de pessoas descobriam quem era o herói cabo-verdiano, um de seus maiores admiradores acompanhava tudo à distância, direto da região metropolitana do Recife.

    Em Camaragibe, Pernambuco, vive Kleidir Dias, irmão do goleiro. Professor particular de matemática, ele leva uma vida discreta, longe dos holofotes que agora cercam o familiar. Há quatro anos sem encontrá-lo pessoalmente, Kleidir assistiu com emoção à partida que colocou Vozinha no centro das atenções do futebol mundial.

    Para Kleidir, porém, o reconhecimento apenas confirma algo que ele observava desde a infância. “Meu irmão sempre teve fome de futebol. Era uma coisa que estava dentro dele desde pequeno. Eu também jogava, mas não levava tão a sério. Já ele respirava futebol o tempo inteiro”, contou em entrevista ao GE.

    A lembrança mais viva vem dos tempos em que os irmãos passavam horas brincando na casa da avó, Maria Senhorinha dos Santos. Foi justamente dela que nasceu o apelido que mais tarde se tornaria conhecido nos gramados.

    Segundo Kleidir, qualquer espaço servia de campo. As traves eram improvisadas com pedras na rua e, dentro de casa, até os quartos viravam palco para partidas entre os irmãos.

    “Jogávamos em qualquer lugar. Na rua, nos quintais e até dentro dos quartos. A bola batia na parede e ele já se jogava para defender. Desde criança queria ser goleiro. Eu via isso nos olhos dele”, relembrou.

    O professor afirma que a trajetória do irmão nunca foi fácil. Para ele, o sucesso alcançado por Vozinha é resultado de anos de esforço e persistência diante das dificuldades encontradas pelo caminho.

    “Ele chegou onde chegou com muita dedicação. Cada obstáculo serviu para fortalecê-lo ainda mais. Tudo o que aconteceu teve um propósito”, afirmou.
    A primeira conversa entre os dois após a partida histórica foi marcada pela emoção. Mesmo separados pela distância, eles mantêm contato frequente por chamadas de vídeo e mensagens.

    Kleidir se mudou para o Brasil para estudar Teologia. A escolha por Pernambuco teve também uma razão pessoal: ele já mantinha um relacionamento com uma pernambucana, com quem acabou se casando. Desde então, construiu uma rotina simples, dividida entre a família e as aulas particulares, cobrando entre R$ 80 e R$ 90 por mês dos alunos.

    Mesmo com a fama repentina do irmão, ele garante que sua vida não mudou. “Quem tem que aparecer é ele, não eu. Tive um dia normal de trabalho. Algumas crianças comentaram que conheciam o Vozinha e ficaram surpresas quando souberam que eu era irmão dele”, disse.

    Segundo ele, a humildade é uma característica marcante não apenas de Vozinha, mas de toda a família. O professor cita a palavra cabo-verdiana “morabeza”, utilizada para definir valores como simplicidade, acolhimento e tranquilidade.

    “Em Cabo Verde não existe muito essa ideia de celebridade. Quando ele voltar para casa, vai ter festa por um ou dois dias. Depois vai colocar um chinelo, uma camiseta, ir à praia e ficar com a família. Somos assim”, afirmou.

    Agora, após quatro anos sem se verem pessoalmente, os irmãos sonham com um reencontro que ganhou ainda mais significado depois da Copa. “A emoção será simplesmente abraçar meu irmão. Para o mundo inteiro ele é o Vozinha. Para nós, continua sendo o Josimar. É assim que sempre será”, declarou.

    Irmão brasileiro de Vozinha dá aulas de matemática e celebra goleiro na Copa