Jonathan Bailey defende 'masculinidade gentil e imperfeita' de Fiyero em 'Wicked: Parte 2'

Ator fala da relação do personagem com Elphaba e Glinda e da jornada vivida ao longo dos dois filmes; eleito o homem mais sexy do mundo por revista, ator também comenta cena sensual com a bruxa verde

VITOR MORENSÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Recentemente eleito o homem mais sexy do mundo, Jonathan Bailey, 37, já esperava que alguma pergunta relacionada ao fato surgisse durante a entrevista sobre “Wicked: Parte 2”. “Lá vem”, brinca o ator, que volta ao papel do príncipe Fiyero. “Sim, eu sou o homem mais sexy do mundo. E daí?”

Ele, no entanto, usa o título para fazer uma comparação com seu personagem. “Sou incompreendido como o homem mais sexy do mundo? Sim. Ele é incompreendido? Claro que é, mas todos são o tempo todo”, avalia. “Essa é a coisa mais importante e inspiradora, até mesmo para mim ao interpretar o papel.”

Na continuação do filme de 2024, Fiyero vai de aluno popular na Universidade Shiz e interesse amoroso de Elphaba (Cynthia Erivo) a capitão da guarda de Oz e noivo pouco empolgado de Glinda (Ariana Grande). Discretamente, no entanto, ele continua procurando a bruxa verde, que sofre com as fake news sobre ela e é considerada a inimiga número um do reino.

“É a oportunidade de mostrar uma masculinidade que é gentil e imperfeita”, destaca Bailey. “Todos estão presos em suas próprias narrativas, a que herdaram ou impuseram a si mesmos, e ele é uma clara evidência de que às vezes é preciso se encontrar em um lugar tenso e apertado de dor e miséria para sacrificar tudo por alguém que é completamente difamado e marginalizado.”

O ator analisa a relação de Fiyero com as duas mulheres de sua vida, começando pelo noivado com Glinda. “Eles são como rei e rainha do baile”, compara. “Ele é realmente ruim em se comunicar e acho que está seguindo e sendo controlado por Glinda, que é a personificação da facilidade.”

Apesar da posição aparentemente confortável, ele acredita que por baixo da superfície a coisa é diferente, culminando com o momento em que ele é supreendido com o anúncio público do noivado. “Acho que a gota d’água é quando ele vê a companheira e suposta amante preparada para anunciar seu casamento por razões políticas e por formalidade”, diz. “É o momento onde a revolução silenciosa começa a ficar mais alta para ele.”

Nesse momento, Fiyero está em seu ponto mais baixo da narrativa, mas ainda não se entregou por completo. “Eu queria que parecesse que ele é uma faísca ardente que está lentamente se apagando, mas o calor ainda está lá”, conta. “Acho que há um alinhamento e energia muito gentil e esperançosamente poderosa em direção a ele o tempo todo.”

Quando ele reencontra Elphaba, essa faísca reacende ao som de “As Long as You’re Mine”. As cenas sensuais em que os dois personagens ficam juntos têm arrancado gritinhos empolgados da plateia nos cinemas. “Eles têm que descobrir um ao outro de uma maneira que nunca lhes foi dada permissão”, lembra Bailey sobre a sequência. “É a equação perfeita para uma comunicação realmente sensual entre duas pessoas que são meio que animalescas uma com a outra.”

“Estou realmente orgulhoso disso”, afirma o ator. “Eu estava realmente focado em deixá-los apenas descobrir um ao outro fisicamente, mas Cynthia realmente trabalhou na construção do espaço e para dar sentido ao mundo de Elphaba, e isso era muito importante.”

O ator elogia a parceira de cena, bem como o resto do elenco e da equipe dos dois filmes, e diz que fazer parte do projeto foi algo que lhe conectou novamente com emoções que fazia tempo que estavam esquecidas por ele. “Estou de alguma forma me comunicando diretamente com o meu eu mais jovem”, comenta.

“Foi uma volta às minhas raízes, que era o balé, e cantar sempre uma grande paixão minha que eu nunca soube que abraçaria completamente”, continua. “Comecei a derrubar essas crenças limitantes e percebi que era um momento que eu deveria aproveitar como ator, de poder interpretar esses papéis que talvez não estivessem disponíveis para mim 5 ou 10 anos atrás.”

“Wicked: Parte 2”

Quando Em cartaz nos cinemas
Classificação 10 anos
Elenco Ariana Grande, Cynthia Erivo, Jonathan Bailey
Produção EUA, 2025
Direção Jon M. Chu

Jonathan Bailey defende 'masculinidade gentil e imperfeita' de Fiyero em 'Wicked: Parte 2'

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *