Blog

  • 'Em comum acordo', advogados deixam defesa do senador Ciro Nogueira, investigado no caso Master

    'Em comum acordo', advogados deixam defesa do senador Ciro Nogueira, investigado no caso Master

    Kakay deixa defesa de Ciro Nogueira após operação da PF que investiga suposto esquema de propina ligado ao Banco Master; senador nega irregularidades, e caso segue sob análise do STF

    A defesa do senador Ciro Nogueira (PP-PI), investigado na Operação Compliance Zero por supostamente receber propina do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, não é mais conduzida pelo criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. A informação foi divulgada pelo escritório Almeida Castro, Castro e Turbay nesta segunda-feira, 11.

    Ciro Nogueira foi o principal alvo da Polícia Federal na quinta fase da investigação, que apura crimes e a atuação de uma rede de influência política ligada a Vorcaro. O parlamentar foi alvo de busca e apreensão na quinta-feira, 7.

    “O escritório Almeida Castro, Castro e Turbay Advogados vem comunicar que, em comum acordo com o senador Ciro Nogueira, não seguirá atuando para o parlamentar neste caso”, diz a nota assinada por Kakay, Roberta Castro Queiroz, Marcelo Turbay, Liliane de Carvalho, Álvaro Chaves e Ananda França.

    No dia da operação, a defesa de Ciro Nogueira afirmou que “repudia qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar”.

    Kakay atua na defesa de políticos, empresários e autoridades investigadas em casos de grande repercussão nacional. Entre seus clientes estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro José Dirceu (PT), o senador Renan Calheiros (MDB-AL), o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e o empresário Joesley Batista. O advogado também participou de processos ligados à Operação Lava Jato e é considerado um dos criminalistas mais influentes de Brasília.

    A Polícia Federal aponta que o senador recebeu valores elevados de Vorcaro e “instrumentalizou o exercício do mandato parlamentar” em favor dos interesses do banqueiro no Congresso Nacional.

    A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, que autorizou as diligências com base em provas reunidas pela PF, afirma que o senador recebia uma mesada de R$ 300 mil de Vorcaro. Segundo a investigação, “há relatos de que o montante teria evoluído para R$ 500 mil”.

    Os investigadores também apontam que Vorcaro teria disponibilizado gratuitamente ao senador, por tempo indeterminado, um imóvel de alto padrão, além de custear hospedagens, deslocamentos e outras despesas relacionadas a viagens internacionais de luxo. Entre os gastos mencionados estão estadias no Park Hyatt New York, restaurantes de alto padrão e despesas atribuídas ao parlamentar e à sua acompanhante. A investigação cita ainda a disponibilização de um cartão para cobertura de gastos pessoais.
     

    'Em comum acordo', advogados deixam defesa do senador Ciro Nogueira, investigado no caso Master

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Carrascal aparece no Brasileiro para salvar Flamengo após série de ganchos

    Carrascal aparece no Brasileiro para salvar Flamengo após série de ganchos

    (UOL/FOLHAPRESS) – Carrascal não fazia um jogo pelo Brasileirão há quase um mês. A última aparição tinha sido marcante, mas de um jeito negativo: um carrinho por trás, cartão vermelho direto e sufoco na reta final da vitória sobre o Fluminense.

    Mas o jogo contra o Grêmio trouxe o Carrascal que o Flamengo quer e, diante dos desfalques, precisa muito. Foi dele o gol da vitória, em finalização de primeira, após assistência de Royal.

    Sem Arrascaeta e Paquetá, é ele o meia disponível para trazer criatividade ao time de Leonardo Jardim, em um setor organizado de trás por Jorginho.

    Carrascal passou esse tempo fora pelo Brasileirão porque o STJD aplicou dois jogos de suspensão pelo carrinho diante do Fluminense. E, pela circunstâncias do julgamentos, o gancho ficou encavalado com outros dois jogos fora pela expulsão na Supercopa, contra o Corinthians.

    Os quatro jogos foram pagos (três no Brasileirão e um na Copa do Brasil). Na fase sem Arrascaeta, o cartão de (re)visita poderia ser dado justamente na Colômbia, país natal do meia, na Libertadores.

    O caos em Medellín resultou na suspensão do jogo logo nos primeiros minutos. Conta o Estudiantes, na rodada anterior, quando Arrascaeta fraturou a clavícula, Carrascal já tinha sido acionado para a função de camisa 10. Fez um jogo discreto.

    Carrascal tinha sido usado na temporada mais como jogador de lado de campo, o que muda o papel dele nesse Flamengo que busca ser intenso.
    Como meia/segundo atacante, precisa combinar jogadas com Pedro e ser mais presente na conclusão de jogadas.

    Contra o Vitória, pela Copa do Brasil, a tendência é que Carrascal seja titular mais uma vez. O Flamengo não tem tanta margem para erro, já que a vantagem no jogo de ida foi apenas um gol de diferença.

    No Brasileirão, que tem perseguição rubro-negra ao Palmeiras, Carrascal será fundamental em um meio-campo que estará muito desfalcado na próxima rodada, contra o Athletico. Jorginho e Evertton Araújo estão suspensos, e De La Cruz não joga no sintético.

    Carrascal marca no segundo tempo, Flamengo vence fora de casa, chega a 30 pontos e encosta no Palmeiras; Grêmio entra no Z-4, enquanto rubro-negro perde Jorginho e Evertton Araújo, suspensos para o próximo jogo

    Folhapress | 06:10 – 11/05/2026

    Carrascal aparece no Brasileiro para salvar Flamengo após série de ganchos

  • Olivia Rodrigo encontra Lamine Yamal em clássico do Barça; veja

    Olivia Rodrigo encontra Lamine Yamal em clássico do Barça; veja

    Cantora esteve no Camp Nou para assistir à vitória do Barcelona sobre o Real Madrid, que garantiu o título da La Liga, e posou ao lado do jovem jogador em encontro registrado e divulgado nas redes sociais.

    Olivia Rodrigo marcou presença no Camp Nou, em Barcelona, para acompanhar o clássico entre Barcelona e Real Madrid, que terminou com a conquista do 29º título de La Liga pelo clube catalão.

    A cantora, de 23 anos, assistiu ao momento histórico das arquibancadas e ainda teve a oportunidade de encontrar o jovem destaque do Barcelona, Lamine Yamal, de 18 anos, antes do início da partida. Os dois conversaram brevemente e posaram juntos para fotos, em um encontro que foi registrado em vídeo e rapidamente compartilhado nas redes sociais.

    O próprio Barcelona destacou o momento em suas plataformas digitais, em uma ação ligada ao patrocinador principal do clube. Nas imagens, Olivia aparece sorridente ao lado de Yamal, em um registro que chamou a atenção dos fãs.

     
     
    Ver esta publicação no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Uma publicação partilhada por FC Barcelona (@fcbarcelona)

    Apesar de ter participado do encontro, Lamine Yamal não entrou em campo no clássico. O jogador ficou fora da partida por conta de uma lesão, assim como Kylian Mbappé, que também não participou do confronto.. 

    Olivia Rodrigo encontra Lamine Yamal em clássico do Barça; veja

  • Argentina divulga pré-lista da Copa com Messi, Flaco, Giay e Prestianni

    Argentina divulga pré-lista da Copa com Messi, Flaco, Giay e Prestianni

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Argentina divulgou nesta segunda-feira (11) a pré-lista oficial com 55 jogadores para a Copa do Mundo de 2026.
    Flaco López e Giay, do Palmeiras, são os únicos integrantes que atuam no futebol brasileiro. A lista final da seleção contará com 26 nomes.

    Lionel Messi também consta na pré-lista, mesmo com Scaloni mantendo mistério sobre a presença do camisa 10 na lista final. Em março, o treinador afirmou que “Se Messi decide vir à Copa do Mundo, que aproveite, não vou me cansar de dizer isso. Logicamente, sabemos que ele compete”. Já o jogador do Inter Miami ainda não deixou claro se jogará ou não a Copa.

    Mesmo punido, Prestianni está na relação. O atacante do Benfica perderá dois jogos do Mundial -caso esteja na lista final- após a Fifa aceitar o pedido de extensão mundial da pena por discriminação contra Vini Jr, do Real Madrid, em jogo pela Liga dos Campeões.

    VEJA A PRÉ-LISTA

    Emiliano Martínez – Aston Villa
    Gerónimo Rulli – Olympique de Marsella
    Juan Musso – Atlético de Madri
    Walter Benítez – Crystal Palace
    Facundo Cambeses – Racing Club
    Santiago Beltran – River Plate
    Agustín Giay – Palmeiras
    Gonzalo Montiel – River Plate
    Nahuel Molina – Atlético de Madri
    Nicolás Capaldo – Hamburgo SV
    Kevin Mac Allister – Union Saint Gilloise
    Lucas Martinez Quarta – River Plate
    Marcos Senesi – Bournemounth
    Lisandro Martínez – Manchester United
    Nicolás Otamendi – Benfica
    Germán Pezzella – River Plate
    Leonardo Balerdi – Olympique de Marsella
    Cristian Romero – Tottenhman
    Lautaro di Lollo – Boca Juniors
    Zaid Romero – Getafe
    Facundo Medina – Olympique de Marsella
    Marcos Acuña – River Plate
    Nicolás Tagliafico – Lyon
    Gabriel Rojas – Racing Club
    Máximo Perrone – Como 1907
    Leandro Paredes – Boca Juniors
    Guido Rodríguez – Valencia
    Aníbal Moreno – River Plate
    Milton Delgado – Boca Juniors
    Alan Varela – Porto
    Ezequiel Fernández – Bayer Leverkusen
    Rodrigo de Paul – Inter de Miami
    Exequiel Palacios – Bayer Leverkusen
    Enzo Fernández – Chelsea
    Alexis Mac Allister – Liverpool
    Giovani Lo Celso – Real Betis
    Nicolás Domínguez – Nottingham Forest
    Emiliano Buendia – Aston Villa
    Valentín Barco – Racing Club de Estrasburgo
    Lionel Messi – Inter de Miami
    Nicolás Paz – Como 1907
    Franco Mastantuono – Real Madrid
    Thiago Almada – Atlético de Madri
    Tomás Aranda – Boca Juniors
    Nicolás González – Atlético de Madri
    Alejandro Garnacho – Chelsea
    Giuliano Simeone – Atlético de Madri
    Matías Soulé – Roma
    Claudio Echeverri – Girona
    Gianluca Prestianni – Benfica
    Santiago Castro – Bologna
    Lautaro Martínez – Inter de Milão
    José Manuel López – Palmeiras
    Julián Álvarez – Atlético de Madri
    Mateo Pellegrino – Parma

    Relação enviada à Fifa é sigilosa e serve de base para a convocação final da Copa de 2026; treinador avalia condições físicas dos atletas e pode ajustar nomes antes do anúncio oficial dos 26 escolhidos

    Folhapress | 10:00 – 11/05/2026

    Argentina divulga pré-lista da Copa com Messi, Flaco, Giay e Prestianni

  • Apple pode retomar parceria com a Intel para fornecimento de chips

    Apple pode retomar parceria com a Intel para fornecimento de chips

    Empresas teriam firmado acordo preliminar em meio a desafios na cadeia de suprimentos; parceria pode diversificar fornecedores da Apple e reduzir dependência da TSMC

    Depois de anos apostando no desenvolvimento de seus próprios chips, a Apple pode voltar a contar com a Intel como fornecedora. Segundo o The Wall Street Journal, as duas empresas teriam chegado a um “acordo preliminar” para que a fabricante volte a produzir componentes para a gigante de Cupertino.

    Ainda não há confirmação sobre quais produtos da Apple utilizariam os chips da Intel, e a própria publicação afirma que os detalhes do acordo permanecem indefinidos.

    A possível parceria surge em meio a um cenário de desafios na cadeia de suprimentos. A Apple busca alternativas à Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), sua principal fornecedora atual, e já teria, inclusive, conversado com a Samsung sobre uma possível colaboração.

    Caso o acordo com a Intel se confirme, ele acontece em um momento em que a indústria enfrenta dificuldades no fornecimento de componentes, o que já impacta os custos, como no caso da memória RAM, e pode resultar em preços mais altos para os consumidores.

    Apple pode retomar parceria com a Intel para fornecimento de chips

  • Nunca esquecerei a maneira como o Barcelona reagiu à morte do meu pai

    Nunca esquecerei a maneira como o Barcelona reagiu à morte do meu pai

    O Barcelona conquistou, neste domingo, o título do Campeonato Espanhol ao vencer o Real Madrid por 2 a 0, no Camp Nou, com gols de Marcus Rashford e Ferrán Torres. O resultado abriu 14 pontos de vantagem sobre o rival, restando apenas três rodadas para o fim de La Liga.

    Após a partida, o técnico Hansi Flick se emocionou ao revelar que seu pai morreu horas antes do clássico. Ele contou que pensou em não compartilhar a notícia com o elenco, mas decidiu falar com os jogadores.

    “Esta manhã, quando a minha mãe me ligou e disse que o meu pai tinha falecido, pensei se seria melhor não dizer nada à equipa. No entanto, no final, isto é como uma família, e quis dizer-lhes. Nunca esquecerei a maneira como reagiram. Estou muito feliz por trabalhar com esta equipa magnífica”, afirmou.

    Flick elogiou a atuação da equipe e destacou o significado da conquista. “Nunca esquecerei este momento. A minha equipa é fantástica, e estou encantado. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores. É emocionante passar por isso, junto dos adeptos, num Clássico, derrotando o Real Madrid. Jogámos muito bem, defendemos muito bem e marcámos dois grandes golos”, disse.

    O treinador também fez questão de agradecer ao grupo e ao clube. “Estou muito feliz e grato à minha equipa, ao clube, ao presidente, a Deco, mas o mais importante é a equipa e a maneira como jogam uns com os outros. Valorizo muito isso. Nas últimas semanas e meses, jogámos com mais ligação. Hoje também não era fácil. Controlámos a bola, defendemos. Estou satisfeito”, completou.

    Ao falar sobre a gestão do elenco ao longo da temporada, Flick destacou o equilíbrio dentro do grupo. “Como treinador, nunca é fácil. Todos querem jogar. Eu fui jogador e também queria jogar sempre, mas isto tem a ver com a atitude e a mentalidade nos treinos. No início da temporada, falei dos egos, mas sempre disse que chegaríamos ao máximo nível”, explicou.

    Ele também ressaltou as dificuldades enfrentadas durante o ano. “Tivemos muitas lesões e aconteceram muitas coisas. Pensei que o segundo ano seria mais difícil, mas estivemos a um nível fantástico. Não marcámos tantos golos, mas defendemos melhor, sobretudo no final da temporada. Quando vemos tantos jogadores jovens é incrível”, acrescentou.

    Mesmo com o título garantido, o Barcelona ainda tem metas para cumprir. “Queremos chegar aos 100 pontos”, afirmou Flick. Para isso, o time precisa vencer os três jogos restantes, contra Alavés, Betis e Valencia, nas rodadas finais da competição.
     
     

    Treinador alemão do Barcelona chora a morte do pai. Clube blaugrana pode sagar-se bicampeão espanhol na noite deste domingo caso vença ou empate frente ao Real Madrid, no El Clásico.

    Notícias ao Minuto Brasil | 12:36 – 10/05/2026

     

    “Nunca esquecerei a maneira como o Barcelona reagiu à morte do meu pai”

  • Lucro do BTG salta 42% para R$ 4,8 bi com expansão do crédito e de gestora

    Lucro do BTG salta 42% para R$ 4,8 bi com expansão do crédito e de gestora

    BTG Pactual registra lucro recorde de R$ 4,8 bilhões no 1º trimestre de 2026, impulsionado pelo avanço do crédito e das áreas de gestão de ativos e patrimônio, mesmo em cenário de maior volatilidade e tensões geopolíticas

    JÚLIA MOURA
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O resultado do BTG Pactual acelerou com o forte crescimento da carteira de crédito e das áreas de gestão de ativos e de patrimônio.

    O banco de André Esteves teve um lucro ajustado de R$ 4,8 bilhões no primeiro trimestre de 2026, crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado e de 4,3% ante o trimestre anterior. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (11), o resultado é recorde.

    O ROAE (retorno sobre o patrimônio líquido médio), que mede a lucratividade de bancos, foi de 26,6%, alta anual de 3,4 pontos percentuais, mas queda de 1 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2025.

    “Entregamos mais um trimestre de resultados recordes, mesmo diante de um cenário mais desafiador ao longo do período, marcado por maior volatilidade nos mercados e tensões geopolíticas”, afirma Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, na divulgação dos números.

    A receita da instituição somou R$ 10 bilhões no período, já considerando a consolidação do Banco Pan, alta de 34,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Já a carteira de crédito total alcançou R$ 355 bilhões, crescimento anual de 24% e trimestral de 8,5%, impulsionada por empréstimos a grandes empresas, que alcançaram receita recorde de R$ 2,3 bilhões no trimestre, alta de 20,7% na comparação anual.

    Considerando o Pan, os empréstimos a pessoa física chegaram a R$ 73,6 bilhões, aumento de 14,1% no trimestre, impulsionado principalmente pelo crédito consignado e financiamento de veículos.

    “Mantivemos o foco em qualidade e disciplina na originação, apoiados por uma base de funding estável e bem diversificada. Esse desempenho reflete a força da nossa marca e a confiança fiduciária dos nossos clientes, mesmo em um ambiente de mercado mais incerto”, disse o banco.

    Outro destaque foi o braço de assessoria a emissões de ativos e captações no mercado a grandes empresas, cuja receita saltou 65% para de R$ 628 milhões no início do ano, puxada pelas dívidas corporativas. No trimestre, o BTG Pactual coordenou a emissão de R$ 4 bilhões em debêntures verdes da Neoenergia e o CRA verde de R$ 750 milhões da Caramuru.

    Já a área da gestora atingiu R$ 1,31 trilhão em ativos sob gestão e administração, crescimento anual de 28,1%, impulsionado pela captação líquida de R$ 47,9 bilhões. As receitas, por sua vez, somaram R$ 783,4 milhões no período, alta de 6,5% na comparação anual.

    A gestão de patrimônio e fortunas, por sua vez, teve receita recordes de R$ 1,5 bilhão no trimestre, alta de 44,6% em relação ao ano anterior, impulsionada pelo maior nível de atividade de clientes. A captação líquida totalizou R$ 34,9 bilhões, encerrando março com um total de ativos de R$ 1,28 trilhão.

    RAIO-X | BTG PACTUAL NO 1º TRI DE 2026
    Lucro: R$ 4,8 bilhões
    Rentabilidade (ROAE): 26,6%
    Funcionários: 12 mil
    Concorrentes: XP, Santander, Itaú, Bradesco

    Lucro do BTG salta 42% para R$ 4,8 bi com expansão do crédito e de gestora

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Duas pessoas retiradas de navio testam positivo para o hantavírus

    Duas pessoas retiradas de navio testam positivo para o hantavírus

    Autoridades confirmam casos de hantavírus em passageiros do cruzeiro MV Hondius, que enfrentou surto a bordo; operação internacional retira e repatria viajantes na Espanha após mortes e semanas de quarentena recomendada pela OMS

    Duas pessoas testaram positivo para o hantavírus depois de terem sido retiradas do navio de cruzeiro MV Hondius, atingido por um surto, disseram autoridades de saúde. Nesta segunda-feira (11), a Espanha retira e repatria os últimos passageiros do navio.

    Um passageiro francês que foi retirado do MV Hondius testou positivo para o vírus e sua condição estava piorando, disse hoje a ministra da Saúde da França, Stephanie Rist.

     

    O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos informou, nesse domingo (10), que um dos 17 norte-americanos que estão sendo repatriados apresentou resultado levemente positivo para a cepa Andes do vírus, enquanto o segundo apresentou sintomas leves.

     

    Os últimos 24 passageiros a bordo do MV Hondius devem ser retirados na tarde de hoje do navio de cruzeiro, agora ancorado perto da ilha espanhola de Tenerife, no Atlântico, de acordo com as autoridades espanholas que coordenam a atividade.

    A ação encerrará uma operação complexa que, até o momento, resultou na retirada e repatriação de 94 pessoas para seus países, 41 dias após a partida do MV Hondius do sul da Argentina e nove dias após o primeiro resultado positivo de teste para a infecção viral respiratória.

    Três pessoas morreram desde o início do surto — um casal holandês e um cidadão alemão.

    O luxuoso navio de cruzeiro partiu da costa de Cabo Verde para as Ilhas Canárias, na Espanha, em 6 de maio, depois que Madri concordou — a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Europeia — em administrar a retirada dos passageiros.

    A OMS recomendou uma quarentena de 42 dias para todos os passageiros do barco a partir de 10 de maio, disse a diretora de gerenciamento de epidemias e pandemias, Maria Van Kerkhove, em entrevista.

    Duas pessoas retiradas de navio testam positivo para o hantavírus

  • 'Uma nova mulher nasceu dentro de mim', diz Mariana Rios sobre maternidade

    'Uma nova mulher nasceu dentro de mim', diz Mariana Rios sobre maternidade

    Atriz celebra o primeiro Dia das Mães após nascimento do filho e compartilha reflexão sobre a maternidade, destacando transformação pessoal, aprendizado e a relação com a própria mãe em mensagem emocionada nas redes sociais

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A atriz Mariana Rios, 40 anos, postou um texto emocionante para celebrar o seu primeiro Dia das Mães. Mariana é mãe de Palo, que nasceu em dezembro de 2025, fruto de seu relacionamento com o empresário Juca Diniz.

    Em suas redes sociais, Mariana escreveu que existe algo profundamente espiritual, humano e transformador no encontro entre mãe e filho. “Eu acredito que o papel da mãe, e também da mulher que deseja ser mãe, é auxiliar o progresso e a evolução daquele espírito que chega à Terra através dela”, afirmou.

    “É acolher, proteger, ensinar, conduzir, mas também aprender. Porque um filho nunca chega apenas para receber. Ele chega para transformar. E talvez uma das maiores belezas da maternidade esteja justamente nisso: enquanto ensinamos, somos ensinadas. Enquanto cuidamos, também somos cuidadas. Enquanto guiamos, somos levadas a enxergar partes de nós que antes estavam adormecidas”, disse.

    A artista destacou que, após a maternidade, passou a entender melhor a própria mãe, Adriana Rios. “Hoje entendo mais profundamente tudo o que fez por mim. Entendo os silêncios, as preocupações, a entrega, a força e principalmente o amor. Um amor que muitas vezes renuncia sem cobrar, que protege sem aprisionar e que permanece mesmo quando o tempo muda tudo ao redor.”

    Ao filho a atriz agradeceu por tê-la escolhido. “Desde a sua chegada uma nova mulher nasceu dentro de mim. Mais consciente, mais presente, mais forte e infinitamente mais sensível aquilo que realmente importa”, afirmou.

    Mariana ainda deixou uma mensagem para todas as mães. “Que nunca nos falte a consciência de que mães e filhos caminham juntos na evolução um do outro. E que esse vínculo, quando vivido com amor, respeito e presença, tem o poder de transformar gerações inteiras.”

    'Uma nova mulher nasceu dentro de mim', diz Mariana Rios sobre maternidade

  • Ancelotti fecha lista com 55 que deve ter Neymar, Estêvão e Thiago Silva

    Ancelotti fecha lista com 55 que deve ter Neymar, Estêvão e Thiago Silva

    (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, envia nesta segunda-feira (11) para a Fifa (Federação Internacional de Futebol) uma lista com 55 nomes que deve incluir Neymar, Estêvão e até mesmo do zagueiro Thiago Silva, que não foi chamado pelo italiano até agora.

    Quem não estiver nesse documento, que não será divulgado nem mesmo aos jogadores envolvidos, estará fora do grupo dos 26 atletas que disputarão a Copa do Mundo de 2026. A lista final será anunciada em 18 de maio.

    Por se tratar de uma convocação com 29 nomes que serão descartados para o Mundial, o ofício enviado para a Fifa precisa contemplar possíveis alterações, seja por questões técnicas ou por lesão, caso de Estêvão.

    O atacante do Chelsea era nome certo do torneio, mas se recupera de uma lesão na coxa direita e corre contra o tempo para se recuperar.

    Já casos como os de Neymar e Thiago Silva entram na categoria de opção do treinador.

    Sem vestir a camisa da seleção desde outubro de 2023, Neymar foi preterido por Ancelotti nas últimas convocações, mas segue sob observação, assim como Thiago Silva, que não joga pelo Brasil desde a Copa do Mundo de 2022.

    O zagueiro de 41 anos foi jogador de Carlo Ancelotti em 2012 no PSG e desde então tem bom relacionamento com o italiano. Por isso, diante dos vários problemas defensivos e da lesão de Eder Militão, ele não está descartado.

    A lista de 55 nomes não será divulgada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Fifa. Pelo protocolo da entidade máxima do futebol, os clubes precisam ser comunicados das escolhas de Ancelotti somente após a lista final, quando haverá a definição dos 26 atletas.

    Apesar do mistério para o dia 18 de maio, quando Ancelotti divulgará a lista final, restam poucas dúvidas para a definição do grupo.

    A maior preocupação do treinador neste momento é a parte física. A um mês do início da competição, ele já perdeu Eder Militão e Rodrygo por lesão e aguarda com pessimismo a situação de Estêvão.

    Desde que retornou ao Brasil no fim de abril, Ancelotti tem feito reuniões diárias com a comissão técnica para avaliar o desempenho físico e técnico dos atletas.

    Além dos auxiliares e dos analistas de desempenho, os encontros contam com o coordenador executivo geral Rodrigo Caetano e o coordenador técnico Juan.

    O último encontro entre eles acontece nesta segunda-feira na CBF para a discussão final e envio dos 55 nomes que estarão aptos a defender o Brasil na Copa do Mundo.

    PREPARAÇÃO PARA A COPA

    Os convocados por Ancelotti se apresentam a partir do próximo dia 25, na Granja Comary, em Teresópolis, para o início dos treinos.

    No dia 31, a seleção faz no Maracanã, contra o Panamá, o jogo de despedida do país. O embarque para os Estados Unidos ocorre após o amistoso.

    O time faz mais um amistoso antes da Copa: enfrenta o Egito, em 6 de junho, em Cleveland. Uma semana depois, estreia no Mundial contra o Marrocos, em Nova Jersey.

    Ex-jogador afirma que Ronaldo, Rivaldo e outros integrantes do penta evitariam novo título da Seleção por interesses comerciais; declaração antiga voltou a repercutir nas redes e gerou debate entre torcedores.

    Notícias ao Minuto | 06:43 – 11/05/2026

    Ancelotti fecha lista com 55 que deve ter Neymar, Estêvão e Thiago Silva