Blog

  • Novo Desenrola já tem perto de R$ 1 bilhão em dívidas renegociadas, diz ministro da Fazenda

    Novo Desenrola já tem perto de R$ 1 bilhão em dívidas renegociadas, diz ministro da Fazenda

    Dario Durigan, ministro da Fazenda, garantiu que o governo não vai deixar de fazer também um estímulo para os adimplentes; “Cada dia a gente tem visto mais renegociações sendo feitas, o que é muito importante”, disse

    O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta segunda-feira, 11, que o Novo Desenrola já tem perto de R$ 1 bilhão em dívidas renegociadas e 200 mil pedidos em avaliação dos bancos. Segundo ele, destes 200 mil, 100 mil estão praticamente fechados.

    “Cada dia a gente tem visto mais renegociações sendo feitas, o que é muito importante. Essa semana o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para os inadimplentes deve estar totalmente operativo. A medida provisória na semana passada deu as condições, os bancos têm tirado dúvidas junto com o MEC (Ministério da Educação) e a Fazenda, essa semana vai estar operativo”, afirmou Durigan.

    Ele garantiu que o governo não vai deixar de fazer também um estímulo para os adimplentes.

    “Isso vai ser feito em um segundo momento, daqui a alguns dias, para que a gente primeiro faça a comunicação para quem está inadimplente, que é uma situação muito diferente, para que depois a gente também honre e dê um estímulo, uma espécie de prêmio também, um merecimento para quem ficou adimplente”, completou o ministro da Fazenda.

    Novo Desenrola já tem perto de R$ 1 bilhão em dívidas renegociadas, diz ministro da Fazenda

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Trump chama proposta do Irã para a paz de pedaço de lixo

    Trump chama proposta do Irã para a paz de pedaço de lixo

    O presidente norte-americano disse que “nem terminou de ler” os pontos devolvidos por Teerã a Washington no fim de semana; “[O cessar-fogo] está inacreditavelmente fraco”, disse Trump

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou hoje a proposta de paz enviada pelo Irã como resposta ao plano inicial dos EUA de “pedaço de lixo”.

    Trump disse que “nem terminou de ler” os pontos devolvidos por Teerã a Washington no fim de semana. Ele falou sobre o assunto a jornalistas no Salão Oval na tarde de hoje.

    “[O cessar-fogo] está inacreditavelmente fraco. Eu diria que está mais fraco ainda depois de ler aquele pedaço de lixo. Nem terminei de ler. Falei: ‘não vou perder meu tempo lendo isso’”, disse Donald Trump.

    O republicano afirmou, ainda, que a trégua “respira com ajuda de aparelhos” e comparou o cessar-fogo com um paciente que tem 1% de chance de sobreviver. Ele brincou com o assunto porque o evento no qual estava tinha a participação de médicos e do secretário da Saúde do país, Robert F. Kennedy Jr.

    A trégua entre os dois países entrou em vigor no começo de abril e foi prolongada unilateralmente pelos EUA desde então. Os dois países chegaram a se encontrar presencialmente no Paquistão, país mediador dos contatos, após o cessar-fogo, mas não chegaram a um consenso após mais de 20 horas de reunião.

    CESSAR-FOGO FRÁGIL

    O presidente dos Estados Unidos chamou nesta segunda-feira (11) a proposta de paz do Irã para o fim da guerra de “totalmente inaceitável”. Donald Trump falou sobre o assunto em uma publicação na rede social Truth.

    Proposta americana tem exigências nucleares. Os EUA demandam que o Irã interrompa o enriquecimento de urânio por pelo menos 12 anos e entregue seu estoque de 440 kg de urânio enriquecido a 60%. Em troca, haveria suspensão gradual de sanções, liberação de ativos congelados e fim do bloqueio naval.

    Ministério das Relações Exteriores iraniano, por sua vez, diz não estar exigindo nenhuma concessão. “Nossa exigência é legítima: o fim da guerra, o levantamento do bloqueio [dos EUA] e da pirataria, e a liberação dos ativos iranianos que foram injustamente congelados em bancos devido à pressão dos EUA”, falou o porta-voz Esmaeil Baghaei em coletiva nesta segunda.

    Governo iraniano também cobra garantias para a navegação no Estreito de Ormuz. “A passagem segura pelo Estreito de Ormuz e o estabelecimento da segurança na região e no Líbano foram outras exigências do Irã, consideradas uma oferta generosa e responsável para a segurança regional”, afirmou o porta-voz.

    Negociações também abordam o programa nuclear iraniano. Segundo o Wall Street Journal, o Irã aceitaria diluir parte do urânio enriquecido e transferir o restante para um “país terceiro”, mas rejeita desmantelar equipamentos e uma moratória de 20 anos no enriquecimento.

    Pedidos do Irã foram transmitidos aos EUA pelo Paquistão ontem. Governo iraniano continua a dizer que exigências americanas, por sua vez, são “irrazoáveis e unilaterais”.

    Trump chama proposta do Irã para a paz de pedaço de lixo

  • Chico Pinheiro fala sobre câncer no intestino e passagem pela UTI

    Chico Pinheiro fala sobre câncer no intestino e passagem pela UTI

    Jornalista contou que cirurgia teve complicações após diagnóstico descoberto no início. Ex-apresentador da TV Globo falou sobre internação durante entrevista com Zeca Baleiro

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Chico Pinheiro surpreendeu o público ao revelar que enfrentou um câncer no intestino e passou semanas internado após complicações médicas.

    O relato foi feito durante uma conversa com Zeca Baleiro para o programa “Chico Pinheiro Entrevista”, exibido nesta segunda-feira (11).

    Ao longo da entrevista, o jornalista contou que inicialmente não pretendia falar publicamente sobre o assunto, mas acabou compartilhando a experiência ao comentar o impacto emocional que a música teve durante o período de recuperação.

    Segundo ele, o diagnóstico aconteceu ainda em estágio inicial, o que trouxe esperança de um tratamento menos complicado. A expectativa era de que a cirurgia fosse rápida, utilizando técnica robótica, com poucos dias de internação.

    “O câncer estava no começo e parecia algo relativamente simples”, explicou.

    No entanto, após o procedimento, surgiram complicações inesperadas. Chico relatou que desenvolveu uma aderência intestinal, precisando passar por uma nova operação. A situação levou o jornalista à UTI, onde permaneceu internado por vários dias.

    “Passei uns belos dias na UTI”, afirmou durante a conversa. O ex-apresentador do Bom Dia Brasil também contou que viveu um período de forte reflexão durante a recuperação. Segundo ele, ouvir músicas de Zeca Baleiro se tornou uma espécie de conforto emocional enquanto enfrentava o tratamento.

    “A música dele ficou muito presente na minha cabeça naquele momento”, relatou. Chico explicou ainda que a experiência mudou sua percepção sobre paciência e vulnerabilidade. “Você entra no hospital como doente. Para virar paciente, precisa aprender a ter paciência para os médicos trabalharem”, disse.
    Chico Pinheiro deixou a TV Globo em 2022, após mais de três décadas na emissora. Ao longo da carreira, se tornou um dos rostos mais conhecidos do jornalismo brasileiro, especialmente no comando do Bom Dia Brasil, além de passagens pelo SPTV e pelo Jornal da Globo.

    O jornalista ficou marcado também pelos bordões que costumava repetir no encerramento dos telejornais, como “Graças a Deus é sexta-feira” e “Coragem, porque é segunda-feira”.

    Chico Pinheiro fala sobre câncer no intestino e passagem pela UTI

  • Governo detalha lei que estabelece quantidade de cacau em chocolates

    Governo detalha lei que estabelece quantidade de cacau em chocolates

    Porcentual total de cacau deverá ser informado nas embalagens dos produtos nacionais e importados; regras entrarão em vigor em 360 dias

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei 15.404/2026 que define os porcentuais mínimos obrigatórios de cacau em chocolates. A medida consta no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 11. A lei havia sido aprovada anteriormente pelo Senado em 15 de abril. As regras entrarão em vigor 360 dias depois da publicação da lei.

    A lei estabelece que embalagens dos produtos, tanto nacionais quanto importados, devem informar o porcentual total de cacau.

    A normativa diferencia ainda massa, pasta ou licor de cacau da manteiga de cacau e dos sólidos totais de cacau (manteiga de cacau, massa de cacau e cacau em pó).

    A normativa não distingue chocolate amargo ou meio amargo.

    Os porcentuais mínimos obrigatórios de cacau nos produtos foram estabelecidos em:

    – Cacau em pó: mínimo de 10% de manteiga de cacau, em relação à matéria seca, e, no máximo, 9% de umidade;

    – Cacau solúvel: produto obtido do cacau em pó adicionado de ingredientes para solubilidade;

    – Chocolate em pó: mínimo de 32% de sólidos totais de cacau;

    – Chocolate ao leite: no mínimo 25% de sólidos totais de cacau e 14% de sólidos totais de leite ou derivados;

    – Chocolate branco: no mínimo 20% de manteiga de cacau e 14% de sólidos totais de leite;

    – Chocolate: 35% de sólidos totais de cacau, dos quais ao menos 18% devem ser de manteiga de cacau e 14% isentos de gordura, com limite de 5% para outras gorduras vegetais autorizadas;

    – Chocolate doce: 25% de sólidos totais de cacau, dos quais pelo menos 18% são manteiga de cacau e 12% são isentos de gordura;

    – Achocolatado, chocolate fantasia, chocolate composto, cobertura sabor chocolate ou cobertura sabor chocolate branco: mínimo de 15% de sólidos de cacau ou 15% de manteiga de cacau;

    – Bombom de chocolate ou chocolate recheado: produto composto de recheio de substâncias comestíveis e de cobertura de chocolate.

    Critérios técnicos

    Os critérios técnicos para indicação do porcentual de cacau serão estabelecidos em ato do Poder Executivo, dentro dos limites e requisitos fixados na lei.

    As empresas que descumprirem as normas estarão sujeitas às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor e na legislação sanitária, prevê a nova legislação.

    Governo detalha lei que estabelece quantidade de cacau em chocolates

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Partidos apresentam nova ação ao STF para derrubar dosimetria que beneficia Bolsonaro

    Partidos apresentam nova ação ao STF para derrubar dosimetria que beneficia Bolsonaro

    PT, PCdoB e PV também pedem medida cautelar para barrar redução de penas

    A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira, 8, uma ação para tornar inconstitucional a Lei da Dosimetria, que reduz penas para condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os partidos também pedem que a Corte determine uma medida cautelar que suspenda a redução das penas.

    No documento de 76 páginas, divulgado inicialmente pelo jornal O Globo e obtido pelo Estadão/Broadcast, os partidos afirmam que a dosimetria foi um instrumento do Congresso Nacional que buscou atender a “grupos específicos”, o que configuraria um desvio de finalidade por parte do Legislativo.

    “É relevante investigar se a norma impugnada efetivamente buscou promover alteração geral e abstrata da política criminal ou se foi concebida para beneficiar situação específica e destinatários determinados”, diz a ação da Federação Brasil da Esperança.

    Os partidos também dizem que a dosimetria entra em choque com a Constituição por violar os seguintes princípios: da individualização da pena; da separação dos Poderes; da proibição de proteção deficiente e da vedação de retrocesso; da isonomia; da proporcionalidade e da impessoalidade.

    Essa é a terceira ação direta de inconstitucionalidade (ADI) recebida pelo STF contra a dosimetria. As outras duas são de autoria da Federação PSOL-Rede e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

    No sábado, 9, o ministro Alexandre de Moraes, que foi sorteado relator das ADIs, suspendeu a aplicação da lei até que a Suprema Corte analise a constitucionalidade da medida.

    A decisão de Moraes foi tomada no âmbito de um requerimento apresentado por uma condenada a 16 anos de prisão por participação nos atos de 8 de Janeiro. A defesa dela pretendia o benefício da dosimetria no caso dela.

    A medida de Moraes, vista como “vitória da democracia” por governistas e “canetada” pela oposição, ocorreu dois dias após o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre, promulgar a Lei da Dosimetria. Em sessão conjunta, as duas Casas do Legislativo derrubaram o veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao texto.

    Na Câmara, o placar foi de 318 votos contrários à decisão presidencial e 144 favoráveis. No Senado, o resultado foi de 49 defensores pela derrubada da medida de Lula e 24 que decidiram pela manutenção do veto.

    Na ocasião, o Congresso analisou apenas uma parte do veto, pois ficou interpretado que a dosimetria em vigor, como foi aprovada, poderia anular parte da Lei Antifacção, sancionada em março por Lula. Na ação encaminhada ao STF, a federação diz que esse fatiamento extrapolou as garantias constitucionais do Legislativo e causou um “vício formal insanável”.

    As três ADIs apresentam argumentos semelhantes ao questionar a análise fragmentada do veto presidencial, apontar tratamento mais favorável para crimes voltados à ruptura institucional no Brasil e ferir o princípio da individualização da pena, previsto na Constituição.

    Partidos apresentam nova ação ao STF para derrubar dosimetria que beneficia Bolsonaro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Acusada de matar brasileira em Portugal diz sofrer de 'ciúme patológico'

    Acusada de matar brasileira em Portugal diz sofrer de 'ciúme patológico'

    Patroa acusada de matar a babá do filho em Lisboa, há cinco meses, está tentanta justificar o crime. A Defesa alega que ela sofre de “ciúme patológico” causado por uma depressão pós-parto

    Há cinco meses, a vida de José Teodoro deu uma reviravolta. A esposa, Lucinete Freitas, de 55 anos, uma cidadã brasileira que vivia em Portugal desde abril de 2025, foi assassinada pela patroa.

    Depois de várias semanas desaparecida, Lucinete foi encontrada morta em uma mata da Amadora, na Grande Lisboa. Rapidamente, as autoridades identificaram a suspeita do homicídio: Ilderlane Ferreira, de 43 anos.

    Em prisão preventiva desde dezembro do ano passado no Estabelecimento Prisional de Tires, a suposta assassina tenta agora atenuar a condenação, justificando o crime com suposto “ciúmes patológicos”, causados por uma depressão pós-parto.

    “Tirou a minha alma. São cinco meses e ainda não recuperei. Estou em acompanhamento psicológico, porque eu não entendo a pessoa demoníaca tentando justificar [o assassinato]. Monstruosa”, disparou o marido de Lucinete ao saber que a Defesa de Ilderlane, que teria matado a mulher com um bloco de cimento, pediu uma perícia psiquiátrica para tentar comprovar que sofre de uma doença mental.

    Aos meios de comunicação de Portugal, José Teodoro garantiu que a mulher “tinha uma relação de trabalho com a família e quase nem via o empregador, que saía cedo e chegava tarde”.

    Apesar de estar revoltado com a defesa de Lucinete, o viúvo acredita que a acusada “vai pagar” pelo crime. “Eu vi a criança em uma chamada de vídeo com a Lucinete. Tinha dois anos, não era recém-nascida”, descredibilizou.

    “Se a lógica prevalecer, vão ver que não foi coisa do momento. Ela alugou um carro três dias antes”, destacou.

    Vale destacar que o Ministério Público (MP) tem até 20 de junho para concluir a acusação de Ilderlane.

    O caso

    Lucinete foi assassinada a 5 de dezembro de 2025 com um bloco de cimento na cabeça. A patroa, para quem trabalhava como babá, cuidando do filho, de dois anos, é a única suspeita do crime.

    A Polícia Judiciária (PJ) encontrou o corpo da brasileira 11 dias depois do desaparecimento, em uma área isolada da Amadora. Na ocasião, os inspetores revelaram que o crime ocorreu “por motivo fútil”.

    A suspeita ficou em prisão preventiva porque há “fortes indícios da prática de um crime de homicídio qualificado”.

    Além de deixar viúvo José Teodoro, Lucinete deixa também órfão um filho de 14 anos. O objetivo era a família juntar-se toda em Portugal, mas o visto de José foi recusado e a mulher imigrou primeiro.

    O que não esperavam é que a procura de uma vida melhor acabasse na tragédia que terminou.

    Acusada de matar brasileira em Portugal diz sofrer de 'ciúme patológico'

  • Pilotos querem mais mudanças nos motores da F1

    Pilotos querem mais mudanças nos motores da F1

    (UOL/FOLHAPRESS) – A Fórmula 1 estreou no último final de semana, em Miami, um pacote de mudanças que visava equilibrar melhor o papel da energia elétrica nas disputas. A corrida agradou muito mais os torcedores e Toto Wolff chegou a dizer que quem não gostou “deveria se esconder”. Os pilotos, contudo, não sentiram grande diferença, e sabem que a ‘trégua’ veio muito mais pelas características da pista do que pelas novidades.

    É um pequeno passo na direção certa, mas ainda não está no nível em que a Fórmula 1 deveria estar. Na classificação, se você acelerar ao máximo o tempo todo e tentar forçar como nos anos anteriores, você ainda será penalizado por isso.

    Você ainda não pode acelerar ao máximo o tempo todo. Não se trata de acelerar tão cedo o tempo todo. Você nunca deveria ser penalizado por esse tipo de coisa, e ainda é.

    Então, honestamente, não acho que isso possa ser resolvido. É algo que só serve para reduzir a duração da bateria. Espero que em alguns anos isso mude.Lando Norris, da McLaren

    Maior crítico do regulamento de 2026, em que estreou um motor com cerca de metade da potência vinda da parte elétrica, que por sua vez precisa ser constantemente recarregada, pois a opção foi por usar uma bateria menor e mais leve, Max Verstappen disse que o carro agora “está menos estressante de pilotar”, mas isso tem mais a ver com a melhora da Red Bull do que com as mudanças que foram feitas.

    Meu carro está um pouco melhor, mas o que eu disse antes sobre o regulamento continua o mesmo. Não senti que estava pilotando de uma maneira diferente. Ou seja, você ainda precisa ir um pouco mais devagar em alguns trechos para ir mais rápido, então ainda não é como eu gostaria. Não é assim que deveria ser. Pelo menos meu carro está funcionando um pouco melhor, então é um pouco menos estressante de pilotar.Max Verstappen, da Red Bull

    Oscar Piastri alertou que um dos problemas que as mudanças de Miami visava remediar ainda continua existindo: as grandes diferenças de velocidade entre pilotos que estão usando táticas diferentes de energia, como por exemplo quando um piloto está recuperando e o outro está descarregando toda a energia, tendo direito ao modo ultrapassagem.

    Acho que reduzir o limite de recuperação na classificação ajudou um pouco. As corridas são basicamente exatamente as mesmas. E é bem louco, para ser honesto. Em um momento, eu vi que o George [Russell] estava 1s atrás de mim e conseguiu me ultrapassar no final da reta. E é meio aleatório.

    As velocidades de aproximação são enormes. E tentar antecipar isso como piloto na defesa é incrivelmente difícil. Eu não fiquei muito satisfeito com uma das manobras que o George fez, mas acabei fazendo quase a mesma manobra umas cinco voltas depois, justamente porque a velocidade de aproximação é enorme.

    Acho que a colaboração entre a FIA e a F1 tem sido boa, mas há um limite para o que podemos mudar com o hardware que temos.Oscar Piastri, da McLaren

    De fato, como apontou Piastri, há um limite do que pode ser feito daqui para frente. As mudanças de Miami focaram no software do motor, algo que pode ser alterado facilmente. É possível ir mais a fundo nas mudanças, mas elas vão interferir negativamente na velocidade dos carros. Paralelamente a isso, a F1 estuda aumentar o fluxo de combustível (o que alguns acreditam msó ser possível para 2028) e reduzir a pressão aerodinâmica gerada pelo carro (para 2027).

    Ao mesmo tempo, nem todos concordam que é preciso mudar radicalmente o regulamento. Charles Leclerc tem gostado das novas disputas, pautadas pelo gerenciamento de energia, desde o começo.

    Sei que sou um pouco diferente dos outros no grid, mas sinto que, pelo menos nas disputas que tive com os caras da frente, quando você tem carros que possuem um sistema e o utilizam de forma semelhante ao seu, as ultrapassagens são realmente muito boas. É um pouco mais estratégico do que no ano passado, mas no ano passado também era estratégico com o DRS, então não acho que tenha mudado significativamente.

    Certamente, a classificação é onde há o maior foco [de mudanças] e é correto que seja assim.Charles Leclerc, da Ferrari

    Com uma longa zona de aceleração plena, o palco da próxima corrida, no Canadá, certamente terá motores perdendo velocidade antes do final da volta, sem energia suficiente.

    Com gol de Neymar, Santos vence o Bragantino por 2 a 0 na Vila Belmiro, chega a 18 pontos no Brasileirão e ganha fôlego na tabela antes de voltar a campo pela Copa do Brasil no meio da semana

    Folhapress | 09:00 – 11/05/2026

    Pilotos querem mais mudanças nos motores da F1

  • Brasil atinge metade da cota da China para carne bovina e pode ser taxado nos próximos meses

    Brasil atinge metade da cota da China para carne bovina e pode ser taxado nos próximos meses

    Brasil já atingiu metade da cota chinesa para carne bovina em 2026 e pode alcançar o limite antes de agosto, o que acionaria tarifa de 55%; governo busca novos mercados, mas setor prevê queda nas exportações

    (FOLHAPRESS) – O Ministério do Comércio da China afirmou que o Brasil atingiu, no sábado (9), a marca de 50% das cotas impostas por Pequim neste ano como medida de salvaguarda.

    Membros do setor privado, porém, afirmam que o número é superior, levando em consideração a carga já embarcada que ainda não chegou aos portos chineses. Com isso, é possível que o Brasil atinja o limite antes de agosto.

    No final de dezembro, Pequim impôs uma medida de salvaguarda determinando que países que ultrapassassem a cota estabelecida pelo país asiático para a carne bovina seriam taxados em 55%.

    O Brasil será taxado caso exceda 1,1 milhão de toneladas em 2026. Para se ter uma ideia, a China respondeu por 48% do volume exportado em 2025, com 1,68 milhão de toneladas e US$ 8,9 bilhões. O segundo destino, os EUA, registrou 271,8 mil toneladas e US$ 1,64 bilhão.

    A determinação, vigente desde janeiro, terá duração de três anos.

    A questão é uma das mais sensíveis para o governo no que diz respeito ao setor, uma vez que o país é o principal destino da carne bovina brasileira. O entrave levou o Brasil a tentar negociar saídas, como a redistribuição das cotas remanescentes de outros países, o que foi negado pelo regime chinês.

    Agora, o governo mira outros mercados para tentar reduzir as perdas. O principal alvo são os Estados Unidos, que não têm condições de abastecer o mercado interno sem importações, diante da forte demanda e da redução do rebanho local.

    Ainda assim, a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) afirma que nenhum destino é capaz de suprir o vácuo deixado pela China.

    A entidade projeta queda de cerca de 10% nas exportações de carne bovina brasileira em 2026 devido às medidas de salvaguarda chinesas.

    A perspectiva de recuo contrasta com a produção recorde de 2025, de 11,1 milhões de toneladas, alta de 7,2% em relação a 2024, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    O desempenho, que alçou o Brasil à condição de maior produtor e exportador de carne bovina do mundo, é ameaçado pelas incertezas geradas pela medida chinesa, que pode levar ainda à redução do rebanho brasileiro caso os frigoríficos não consigam realocar a produção.

    Brasil atinge metade da cota da China para carne bovina e pode ser taxado nos próximos meses

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Nova edição do MasterChef Brasil estreia em 26 de maio

    Nova edição do MasterChef Brasil estreia em 26 de maio

    Nova temporada estreia em 26 de maio na Band, com jurados assumindo também a apresentação; competição reúne cozinheiros amadores em desafios que avaliam técnica e criatividade, enquanto fãs demonstram expectativa pelo retorno do reality

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A 13ª temporada do MasterChef Brasil amadores estreará em 26 de maio, às 22h30. O programa retorna à grade da Band com os jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, que também serão os apresentadores da atração.

    Ao longo da edição, os chefs serão responsáveis por avaliar o desempenho técnico e a criatividade dos participantes, decidindo quem permanece na disputa gastrônica.

    A ganhadora da última temporada, em 2025, do MasterChef Brasil foi Daniela Dantas, advogada e cozinheira amadora.

    Nos comentários do Instagram, os telespectadores não esconderam a ansiedade pelo início da temporada. “Até que enfim um reality bom. Depois do BBB 26 estávamos órfãos! Só vem MasterChef”, disse um fã. Outra pediu cautela na edição do programa. “Esqueçam o celebridades e não encurtem o amadores! É tudo que nós pedimos!!!”

    Nova edição do MasterChef Brasil estreia em 26 de maio

  • Jornalista acusa Mourinho de mentir sobre contato com Real Madrid

    Jornalista acusa Mourinho de mentir sobre contato com Real Madrid

    O jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado no mercado de transferências, afirmou nesta segunda-feira, em vídeo publicado no YouTube, que José Mourinho mantém conversas com o Real Madrid, apesar das declarações públicas do treinador negando qualquer contato.

    Horas antes, em entrevista coletiva antes do duelo entre Benfica e Sporting de Braga pela reta final do Campeonato Português, Mourinho foi direto ao afirmar: “Não tive nenhum contato com o Real Madrid, e, até ao último jogo do campeonato, contra o Estoril, também não vou ter”.

    Para Romano, no entanto, a postura faz parte da estratégia do treinador. “José Mourinho é um mestre, um GOAT da comunicação. Ele sabe muito bem como lidar com as conferências de imprensa e com as declarações públicas. Mourinho é fantástico nisso. Obviamente, neste momento, o foco de José Mourinho está no Benfica. Ele quer ajudar o Benfica até ao final da temporada, e, depois, será altura de perceber o futuro”, disse.

    O jornalista reforçou que, nos bastidores, o cenário é diferente. “Mas posso confirmar que Mourinho está a falar com o Real Madrid, e pessoas próximas de Mourinho estão a falar com o Real Madrid. Depois, o ‘timing’ vai ser importante. Mourinho não quer desrespeitar o Benfica, até porque a história dele com o Real Madrid depende do Real Madrid. É Florentino Pérez quem tem de dizer ‘Tudo bem, vamos em frente, Mourinho, aqui vamos nós’. Nesse caso, obviamente, Mourinho iria imediatamente para o Real Madrid”, afirmou.

    Segundo Romano, caso o clube espanhol não avance, Mourinho pode continuar em Lisboa. “Se Florentino Pérez não decidir ativar essa opção, Mourinho ficará feliz por ficar no Benfica e, eventualmente, aceitar um novo contrato por parte do clube, porque o Benfica está a oferecer-lhe um novo contrato”, explicou, lembrando que o vínculo atual vai até 2027.

    O Benfica, inclusive, tenta a permanência do treinador, mas a definição passa pelo Real Madrid. “O Benfica está a tentar tudo o que é possível para manter Mourinho, mas, do que sei, Mourinho tem sido claro, e está à espera do Real Madrid. Se o Real Madrid chegar, Mourinho estará preparado. Se o Real Madrid decidir mudar de ideias, nesse caso, Mourinho pode ficar no Benfica. A situação é essa”, acrescentou.

    Romano ainda destacou o papel de Florentino Pérez na decisão final. “Mourinho está, obviamente, a dizer em público o que lhe apetece e, uma vez mais, eu considero-o, provavelmente, um dos melhores de sempre a comunicar no futebol. É certo que ele sabe como lidar com isso, mas o Real Madrid está em cima. O Real Madrid ativou a operação Mourinho e, agora, vai depender do Real Madrid. Especificamente, este verão, mais do que nunca, do presidente. O próprio Florentino Pérez irá decidir o futuro do treinador”, concluiu.

    Mourinho tem contrato com o Benfica até junho de 2027, mas há uma cláusula que permite a rescisão mediante pagamento de cerca de 3 milhões de euros, caso seja acionada até dez dias após o último jogo da temporada. A possibilidade, somada ao interesse do Real Madrid, pode abrir caminho para uma saída logo após o fim do Campeonato Português.

     
     

    Ex-jogador afirma que Ronaldo, Rivaldo e outros integrantes do penta evitariam novo título da Seleção por interesses comerciais; declaração antiga voltou a repercutir nas redes e gerou debate entre torcedores.

    Notícias ao Minuto | 06:43 – 11/05/2026

     

    Jornalista acusa Mourinho de mentir sobre contato com Real Madrid