Blog

  • Trump diz considerar 'seriamente' anexar Venezuela aos EUA; Delcy rejeita

    Trump diz considerar 'seriamente' anexar Venezuela aos EUA; Delcy rejeita

    Trump diz considerar Venezuela como 51º estado dos EUA e amplia desgaste diplomático entre os países; “Continuaremos a defender nossa integridade”, disse Delcy Rodríguez

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse considerar “seriamente” a possibilidade de tornar a Venezuela o 51º estado americano.

    Fala de Trump teria ocorrido durante entrevista ao canal de notícias FOX News. Segundo o apresentador John Roberts, em uma publicação nas redes sociais, o presidente disse que está “considerando seriamente tornar a Venezuela o 51º estado dos EUA”. A Casa Branca ainda não se manifestou oficialmente.

    “Eles estavam infelizes. Agora estão felizes. Está sendo bem administrado. A quantidade de petróleo que está sendo extraída é enorme, a maior em muitos anos. E as grandes companhias petrolíferas estão usando as plataformas mais enormes e bonitas que você já viu”, disse Donald Trump.

    Atual presidente da Venezuela rejeitou a ideia durante discurso. Delcy Rodríguez disse que A Venezuela “não é uma colônia, mas um país livre”. “Continuaremos a defender nossa integridade, nossa soberania, nossa independência e nossa história.”

    Trump diz considerar 'seriamente' anexar Venezuela aos EUA; Delcy rejeita

  • Tite pede desculpas ao Corinthians e cita chateação em saída do Flamengo

    Tite pede desculpas ao Corinthians e cita chateação em saída do Flamengo

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Tite pediu desculpas aos torcedores do Corinthians após recusar propostas do clube nos últimos anos. O técnico também revelou chateação com o Flamengo, que treinou entre 2023 e 2024.

    Ídolo do Corinthians, Tite teve mais de uma oportunidade de retornar ao clube após a Copa do Mundo de 2022. “Na segunda vez, se eu tivesse que voltar no tempo, eu aceitaria o convite do Corinthians”, revelou Tite, em entrevista ao ge.

    No primeiro contato com o Corinthians, o ex-técnico da seleção brasileira estava negociando com o West Ham, da Inglaterra. As conversas travaram, e Tite acabou fechando com o Flamengo. “Eu não tinha ideia de ir para o Flamengo, tanto é que na mesma data ou em dias diferentes o Corinthians tinha contratado o Mano, e o Sampaoli continuava no Flamengo, não tinha uma coisa ligada à outra, porque eu não queria trabalhar naquele ano”, afirmou.

    E aí o que eu tenho que publicamente dizer é: desculpa, Corinthians. Eu errei. É assim, por uma questão afetiva, um clube que também na saída, no retorno? Se a gente pudesse rebobinar (faz som de fita rebobinando), volta: eu teria ido para o Corinthians. Porque eu não queria trabalhar naquele ano. Não queria.TiteO técnico também deu detalhes do porquê mudou de ideia. “A possibilidade de que a ida para o Flamengo ia chancelar um final de campeonato em que as competições já tinham terminado para o Flamengo, com exceção do Campeonato Brasileiro. Era a terceira vez que o Flamengo vinha atrás. Eu disse: ‘quero conversar’”.

    Tite, entretanto, revelou uma mágoa na saída do Flamengo: não ter a possibilidade de se despedir dos funcionários e atletas. “No Flamengo eu fiquei muito chateado porque não tive a possibilidade de dar tchau para funcionário e ter uma relação humana com os atletas. Eu fui me despedir dos atletas quando nós jogamos contra um ano e meio depois. Então, isso é uma relação humana”, disse.

    Em 2026, Tite treinou o Cruzeiro e foi campeão mineiro, mas saiu com a torcida pegando no pé. Mesmo assim, ele só tem elogios ao clube e afirmou que o trabalho em Belo Horizonte o deixou motivado novamente.

    Tite pede desculpas ao Corinthians e cita chateação em saída do Flamengo

  • Radiação mudou cães de Chernobyl? Como ciência explica alterações genéticas

    Radiação mudou cães de Chernobyl? Como ciência explica alterações genéticas

    Estudos identificaram alterações genéticas em cães que vivem perto da antiga usina na Ucrânia; trabalho, publicado na revista Science Advances, mostrou que esses animais têm maior grau de parentesco e menor troca genétic

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Quarenta anos após o desastre nuclear de Tchernóbil, novas pesquisas sobre as diferenças genéticas dos cães da região reacenderam o debate científico sobre os reais efeitos da radiação.

    Estudos recentes identificaram alterações genéticas em cães que vivem perto da antiga usina na Ucrânia. A descoberta gerou divergências entre os pesquisadores sobre o verdadeiro papel da contaminação radioativa nessas mudanças.

    Uma pesquisa publicada em 2023 revelou que os cães da usina formam uma comunidade isolada. O trabalho, publicado na revista Science Advances, mostrou que esses animais têm maior grau de parentesco e menor troca genética.

    Outro estudo do mesmo ano apontou adaptações no genoma ligadas ao reparo de DNA e imunidade. Os cientistas sugeriram influência da seleção natural, mas não comprovaram que a radiação causou as alterações.

    Um novo trabalho de 2024 concluiu que não houve aumento na taxa de mutações nesses animais. Publicado na revista PLOS One, o estudo analisou variantes genéticas e descartou anomalias cromossômicas pela contaminação.

    As diferenças genéticas estão mais associadas ao isolamento da população do que à radiação. Segundo os autores da pesquisa mais recente, a seleção natural sem interferência humana explica melhor as mudanças observadas.

    A região abandonada por humanos se transformou em uma reserva ambiental involuntária. Nas últimas décadas, a área passou a abrigar lobos, cavalos, aves e centenas de cães descendentes de animais deixados na evacuação.

    Os cientistas concordam que Tchernóbil oferece uma oportunidade única de estudo. O local permite analisar os efeitos de longo prazo de ambientes contaminados sobre os animais ao longo de várias gerações.

    A repercussão dos primeiros estudos gerou críticas dentro da comunidade científica. O professor de ciência ambiental Jim Smith publicou um artigo afirmando que a mídia exagerou ao sugerir mutações extremas por causa da radiação.

    O pesquisador argumenta que outros fatores explicam melhor as mudanças nos animais. Ele cita alimentação, doenças e isolamento. “A verdadeira história de Tchernóbil não é a presença da radiação, mas a ausência de humanos”, diz Smith.

    Radiação mudou cães de Chernobyl? Como ciência explica alterações genéticas

  • Circo de Tirullipa pega fogo em Natal (RN), e humorista lamenta pelas redes sociais

    Circo de Tirullipa pega fogo em Natal (RN), e humorista lamenta pelas redes sociais

    Não há registro de vítimas, e causas do incêndio no Circo serão apuradas; “Voltaremos mais fortes, mais unidos e ainda mais gratos”, disse Tirullipa nas redes sociais

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O Circo do humorista Tirullipa, montado no estacionamento da Arena das Dunas, em Natal (RN), pegou fogo na madrugada desta segunda-feira (11). Não há registro de vítimas.

    Equipes do Corpo de Bombeiros levaram cerca de uma hora para combater as chamas. As causas do fogo ainda serão averiguadas. O local está isolado. Vídeos pelas redes sociais mostram o incêndio consumindo as tendas e a estrutura.

    Pelas redes sociais, Tirullipa lamentou o ocorrido. “Hoje vivemos um dos momentos mais tristes e difíceis da história do Circo do Tirú. Nesta madrugada, nosso circo foi atingido por um incêndio cujas causas continuam sendo apuradas. Felizmente, o mais importante permaneceu intacto: ninguém se feriu”, começou ele em seu desabafo.

    “Talvez não haja momento mais oportuno para lembrar daquilo que diariamente levamos ao picadeiro em nosso espetáculo: a força, a coragem e a capacidade de recomeçar do povo nordestino. O Circo do Tirú foi construído com sonho, trabalho, união e coração. E será com essa mesma essência que iremos nos reconstruir”, emenda o comunicado. Não é o fim da nossa história. É apenas mais um capítulo que enfrentaremos juntos”, completa.

    O circo estava localizado nos arredores do estádio desde março, para uma curta temporada que chegaria ao fim neste mês.

    Circo de Tirullipa pega fogo em Natal (RN), e humorista lamenta pelas redes sociais

  • Trump planeja reduzir tarifas sobre carne importada nos EUA, diz jornal

    Trump planeja reduzir tarifas sobre carne importada nos EUA, diz jornal

    Governo avalia acabar tarifa cobrada para compras que superarem cotas para reduzir preços no país. Medida pode beneficiar empresas brasileiras; país já estourou cota deste ano e tem taxa de 26%

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo Donald Trump planeja reduzir as tarifas de importação de carne bovina para diminuir o preço do produto nos Estados Unidos, segundo reportagem publicada pelo jornal The Wall Street Journal nesta segunda-feira (11).

    Pessoas a par do assunto disseram à publicação que o presidente dos EUA pode fazer o anúncio ainda nesta segunda. Trump já divulgou que reduzirá o imposto federal cobrado sobre combustíveis em US$ 0,18, mas a medida precisa ser aprovada pelo Congresso.

    O republicano disse que a medida sobre combustíveis terá a duração “que seja apropriada”, mas não fez comentários sobre a intervenção no preço da carne importada.

    O WSJ afirma que a medida deve suspender a tarifa aplicada às compras que superarem as cotas do produto, o volume limite de importação.

    O Brasil passou a ter uma cobrança de 26% após superar 65 mil toneladas de carne exportadas aos EUA neste ano. O limite foi atingido em janeiro e, segundo dados do governo dos EUA, o Brasil exportou US$ 795 milhões do produto no primeiro trimestre, 21% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.

    A medida visa aumentar as importações de carne aos EUA e tentar reduzir o aumento dos preços do produto para o consumidor norte-americano.

    O governo Trump havia anunciado em 4 de maio a abertura de investigação sobre supostas violações de regras de concorrência na indústria de processamento de carne. O processo envolvia empresas brasileiras como a MBRF, dona da National Beef investigada pelo governo, e a JBS.

    As ações das empresas brasileiras do setor nos EUA subiram após a publicação da reportagem do Wall Street Journal. Os papéis da Minerva subiram quase 3% e as da JBS NV, 2%, enquanto as ações da Tyson Foods, maior empresa de carne dos EUA, caíram 4,7%.

    Além da mudança na cobrança de impostos de importação, o governo avalia aumentar os empréstimos para pecuaristas dos EUA e alterar algumas exigências como o uso obrigatório de brincos de identificação.

    Trump planeja reduzir tarifas sobre carne importada nos EUA, diz jornal

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Oposição começa a coletar assinaturas de PEC para anistiar presos do 8 de Janeiro

    Oposição começa a coletar assinaturas de PEC para anistiar presos do 8 de Janeiro

    Sóstenes Cavalcante (PL), iniciou a coleta de assinaturas para protocolar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para anistiar os presos pela tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro

    O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), iniciou, nesta segunda-feira, 11, a coleta de assinaturas para protocolar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para anistiar os presos do 8 de janeiro, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Neste momento, a PEC tem 35 assinaturas das 171 necessárias – a oposição trabalha para já conseguir o número mínimo em no máximo duas semanas.

    Trata-se de uma reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu aplicação da Lei da Dosimetria até STF analisar medida que beneficia Bolsonaro.

    “Diante da decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender a aplicação da Lei da Dosimetria, ficou ainda mais evidente para o Brasil que parte do sistema não aceita qualquer medida que represente justiça, equilíbrio e proporcionalidade para os condenados do 8 de janeiro. A resposta a esse novo abuso será dada dentro da Constituição”, disse Sóstenes.

    O texto anistia todos aqueles que “participaram, direta ou indiretamente, de fatos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023” e tenham sido condenados pelos crimes de dano qualificado, deterioração de patrimônio público, associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito e golpe de Estado.

    Bolsonaro foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

    “A decisão do Ministro Alexandre de Moraes suspendendo a lei representa uma afronta à soberania do Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal está impedindo a aplicação de uma norma aprovada pela ampla maioria dos congressista”, disse Sóstenes.

    A lei aprovada pelo Congresso Nacional reduz as penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro e também beneficiaria Bolsonaro, condenado a 27 anos por tentativa de golpe de Estado.

    O texto aprovado prevê redução de penas e facilita progressão de regime para crimes contra o estado democrático de direito.

    A reação por uma PEC, porém, levaria tempo até surtir efeito. A votação de propostas de emenda à Constituição costumam levar mais tempo – em alguns casos, nesta legislatura, o governo conseguiu trabalhar para que PECs incômodas não avançassem.

    Foi o caso da PEC das Drogas, que queria qualificar como ato criminoso a prática de portar entorpecentes “independentemente da quantidade”. A tramitação dessa proposta foi interrompida na Câmara, após aprovação no Senado. O governo conseguiu trabalhar para impedir que partidos indicassem membros para a formação de comissão especial para discutir esse projeto.

    Oposição começa a coletar assinaturas de PEC para anistiar presos do 8 de Janeiro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Corinthians troca boicote por cobranças constantes contra arbitragem à CBF

    Corinthians troca boicote por cobranças constantes contra arbitragem à CBF

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians levará novas reclamações à CBF na reunião virtual com a comissão de arbitragem marcada para esta segunda-feira.

    A postura adotada pelo departamento de futebol corintiano nesta temporada difere da estratégia utilizada em 2025, quando Fabinho Soldado comandava o setor. Na época, o clube se ausentou de alguns encontros como forma de protesto contra decisões da arbitragem.

    Porém, desde a chegada de Marcelo Paz, no início deste ano, o entendimento interno passou a ser de insistir nas reclamações diretamente à entidade máxima do futebol brasileiro na tentativa de obter respostas e providências.

    COBRANÇA POR CRITÉRIOS

    O principal objetivo da diretoria alvinegra é cobrar uma unificação de critérios da arbitragem nacional. A avaliação interna é de que lances semelhantes têm recebido interpretações diferentes ao longo da temporada.

    A principal reclamação que será apresentada por Marcelo Paz nesta segunda-feira envolve a não expulsão do volante Bobadilla, do São Paulo, por gesto obsceno no clássico contra o Corinthians, neste domingo. O Timão entende que houve incoerência no critério adotado, já que Allan e André foram expulsos recentemente pelo mesmo motivo.

    Em algumas situações, o clube considera ter obtido retorno positivo das cobranças feitas à CBF, como com a sinalização de que o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima não apitará mais jogos do Corinthians até o fim da temporada. Isso teve a ver com impacto das críticas feitas pela diretoria corintiana após o empate com o Flamengo, em março, pelo Brasileirão.

    Poor outro lado, a CBF considerou corretas as decisões da arbitragem após a derrota para o Mirassol, há duas semanas, mesmo com as contestações do Corinthians. Entre os lances questionados estavam a mudança da expulsão do atacante Edson Carioca após revisão do VAR, o pênalti marcado de Matheus Bidu em Carlos Eduardo sem análise de vídeo e a falta não assinalada em Rodrigo Garro na origem do segundo gol do Mirassol.

    Paralelamente às manifestações feitas à CBF, a diretoria corintiana também adotou como estratégia reforçar publicamente suas insatisfações com a arbitragem, principalmente por meio do executivo Marcelo Paz. A avaliação interna é de que a exposição pública aumenta a pressão por respostas da entidade e, ao mesmo tempo, cria um canal direto de comunicação com a torcida.

    Corinthians troca boicote por cobranças constantes contra arbitragem à CBF

  • Zé Felipe elogia Virginia em homenagem de Dia das Mães

    Zé Felipe elogia Virginia em homenagem de Dia das Mães

    Cantor comentou sobre a influenciadora nas redes sociais e movimentou fãs do ex-casal. Os dois anunciaram o fim do casamento no ano passado, mas seguem próximos pelos filhos

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Zé Felipe voltou a chamar atenção nas redes sociais ao comentar uma publicação de Virginia Fonseca durante o Dia das Mães. A mensagem carinhosa do cantor rapidamente repercutiu entre fãs, que destacaram a relação mantida pelos dois após o fim do casamento.

    A influenciadora compartilhou no último domingo (10) uma sequência de fotos ao lado dos filhos para celebrar a data. Na legenda, Virginia escreveu uma mensagem dedicada às mães e falou sobre gratidão pela maternidade.

    “Um feliz Dia das Mães para todas as mamães! Que Deus abençoe as nossas vidas e a dos nossos filhos”, publicou.

    Nos comentários, Zé Felipe fez questão de deixar um elogio público para a ex-esposa. “Vi, você é uma mãe incrível. Deus abençoe você sempre. Conte comigo sempre”, escreveu o cantor.

    A declaração rapidamente ganhou destaque entre os seguidores do ex-casal e ultrapassou milhares de curtidas em poucas horas. Muitos internautas elogiaram o carinho e a maturidade dos dois na convivência após a separação.

    Zé Felipe e Virginia Fonseca ficaram juntos por cerca de cinco anos e construíram uma das relações mais acompanhadas das redes sociais brasileiras. Durante o casamento, os dois frequentemente compartilhavam momentos da rotina familiar com os filhos.

    O término foi anunciado em maio do ano passado e movimentou a internet na época. Mesmo após a separação, porém, ambos continuam aparecendo juntos em alguns momentos ligados à criação das crianças e costumam reforçar publicamente a parceria como pais.

    Nos comentários da publicação de Virginia, seguidores também destacaram o tom respeitoso da mensagem deixada pelo cantor. “Eles podem não estar mais juntos como casal, mas continuam sendo família”, escreveu uma internauta.

    Zé Felipe elogia Virginia em homenagem de Dia das Mães

  • Ciro descarta Presidência e anuncia candidatura ao Governo do Ceará

    Ciro descarta Presidência e anuncia candidatura ao Governo do Ceará

    Ciro Gomes anunciou candidatura ao Governo do Ceará ao lado de aliados de Flávio. O político esteve à frente do governo do Ceará entre 1991 e 1994 e disputou quatro vezes ao cargo de Presidente

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Cotado para disputar a Presidência da República, Ciro Gomes (PSDB) afirmou que será pré-candidato ao Governo do Ceará na eleição deste ano.

    Ele anunciou a intenção de entrar na disputa estadual no sábado (9), em Fortaleza, a integrantes do PL, partido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

    Em vídeo divulgado pelo deputado federal Doutor Jaziel (PL-CE), Ciro diz que eles foram figuras importantes para que ele decidisse concorrer. “Estavam comigo quando tive dúvida se deveria ser pré-candidato”.

    A assessoria de Ciro confirmou à Folha a opção pela eleição estadual. Ao portal G1, ele afirmou que “queria ser uma opção para essa polarização”, mas pendeu para o Ceará.

    No anúncio em Fortaleza, estavam presentes os deputados estaduais Alcides Fernandes, pré-candidato ao senado, e Dra. Silvana, ambos do PL do Ceará, além de Dr. Jaziel (PL-CE), que se autodenomina “um dos poucos cearenses que fazem oposição a Lula em Brasília”.

    Questionada pela reportagem, a assessoria de Ciro afirma que eventual apoio a Flávio Bolsonaro depende do caminho que o PSDB seguir no âmbito nacional. O presidente do partido, Aécio Neves (PSDB), sinalizou, em novembro do ano passado, que não vai apoiar a reeleição do presidente Lula (PT) nem a candidatura de qualquer um dos Bolsonaros.

    Ciro esteve à frente do governo do Ceará entre 1991 e 1994. Ele terminou o mandato com índices de aprovação acima de 70% e teve a redução da mortalidade infantil como um dos principais feitos nos quatro anos de trabalho.

    Ciro descarta Presidência e anuncia candidatura ao Governo do Ceará

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Juiz mantém prisão, e goleiro Bruno é transferido para presídio em Bangu

    Juiz mantém prisão, e goleiro Bruno é transferido para presídio em Bangu

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, preso na última quinta-feira (7) após passar mais de dois meses foragido, foi transferido para o Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, no Complexo de Gericinó, em Bangu (RJ).

    Bruno foi transferido para o Complexo de Gericinó. A Secretaria de Estado de Polícia Penal (Seppen) informou ao UOL que o goleiro está custodiado no Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, em Bangu (RJ).

    O goleiro passou por audiência de custódia no sábado (9), na zona norte do Rio. O procedimento legal foi realizado na Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica.

    Na audiência, o juiz manteve a prisão de Bruno e determinou transferência para “estabelecimento penal compatível” com o regime semiaberto. O goleiro teve liberdade condicional revogada em março após descumprir medidas cautelares.

    Determino a transferência do preso para estabelecimento penal compatível com o determinado em sentença – semiaberto, caso não haja decisão/sentença/acórdão em outros autos fixando regime mais grave incompatível. Juiz Danilo Nunes Cronemberger Miranda, na audiência de custódia

    O goleiro Bruno Fernandes foi preso na quinta-feira, na região dos Lagos do Rio de Janeiro. Condenado pelo assassinato da ex-namorada Eliza Samudio, ele era considerado foragido pela Justiça desde 5 de março, quando a liberdade condicional foi revogada.

    Após receber informações da inteligência da PM de Minas Gerais, policiais do RJ foram até a casa onde o goleiro estava, na cidade de São Pedro da Aldeia. A informação foi confirmada ao UOL pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. São Pedro da Aldeia fica a 140 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

    Bruno “não apresentou resistência e colaborou” no momento em que foi preso, informou a PM. Ele foi encaminhado à 125ª DP e, em seguida, à 127ª DP. De lá, foi transferido para o local onde realizou a audiência de custódia.

    Juiz mantém prisão, e goleiro Bruno é transferido para presídio em Bangu