Blog

  • Justiça inicia fase de processo em que Oruam é acusado de tentativa de homicídio de policiais

    Justiça inicia fase de processo em que Oruam é acusado de tentativa de homicídio de policiais

    Rapper é acusado de arremessar pedras contra policiais civis durante operação no Joá. OUTRO LADO: defesa afirma que ele não atentou contra a vida de ninguém e que fatos serão esclarecidos

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A audiência de instrução e julgamento do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, está marcada para a tarde desta segunda-feira (11) no Rio de Janeiro. Ele é réu por tentativa de homicídio contra policiais civis. Atualmente, o artista é considerado foragido da Justiça.

    Nessa fase do processo o juiz ouve testemunhas, analisa provas e interroga o réu para esclarecer os fatos. Ao final, a acusação e a defesa apresentam seus argumentos. O juiz, então, decide os próximos passos do processo, podendo levar o réu a júri popular ou absolvê-lo por falta de provas, ou ainda mudar a classificação do crime e pedir novas diligências antes da decisão final.

    No caso, como o rapper está foragido, ele será representado somente por sua defesa.

    A reportagem procurou por ligação e mensagem o advogado de Oruam, Fernando Henrique Cardoso, às 8h13 e às 10h23 desta segunda, mas não obteve retorno.

    Na ocasião em que o rapper virou réu, sua defesa disse que ele não atentou contra a vida de ninguém e isso será esclarecido no processo. Também afirmou que ele se entregou às autoridades anteriormente e que as ações policiais têm sido marcadas por violações de direitos.

    Oruam responde por duas tentativas de homicídio qualificado relacionadas a um episódio ocorrido em julho de 2025. Na ocasião, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes cumpriam um mandado de busca e apreensão contra um menor investigado por tráfico de drogas, que estava na residência de Oruam, no Joá, zona sudoeste do Rio.

    Segundo a Promotoria, Oruam e outro acusado teriam arremessado pedras contra os policiais, assumindo o risco de causar a morte dos agentes. Além das acusações de tentativa de homicídio, o rapper também responde por resistência, desacato, ameaça e dano qualificado.

    O oficial de cartório sofreu ferimentos nas costas e no calcanhar esquerdo. Já o delegado se escondeu atrás de um carro da polícia para não ser atingido.

    “Ambos tiveram que se esconder e desviar dos constantes arremessos, os quais persistiram com elevada intensidade e com clara intenção de atingi-los”, diz trecho da denúncia assinada pelo promotor Eduardo Paes Fernandes.

    Atualmente, Oruam é considerado foragido após a revogação de um habeas corpus e o restabelecimento da prisão preventiva, motivados pelo descumprimento de medidas cautelares, incluindo regras relacionadas ao uso de tornozeleira eletrônica.

    Além desse processo, o rapper também é investigado em outra operação. No fim de abril, ele foi incluído na lista de procurados em uma ação da Polícia Civil contra um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Comando Vermelho.

    Também foram alvos da operação a mãe do cantor, a empresária Márcia Gama, e o irmão Lucas Santos Nepomuceno. Márcia já havia sido alvo de prisão em março, durante a Operação Contenção Red Legacy, mas não foi localizada.

    No início de abril, a Justiça do Rio concedeu habeas corpus à mãe do rapper, que deixou de constar na lista de procurados. Atualmente, segundo as investigações, o rapper e o irmão seguem foragidos.

    Oruam é filho de Marcinho VP, 55. O traficante, por sua vez, é líder máximo do Comando Vermelho e considerado de alta periculosidade, conforme a polícia. Sua prisão ocorreu em setembro de 1996 sob acusação de comandar o tráfico no Complexo do Alemão, na zona norte. Ele possui condenações que somam 55 anos e oito meses de reclusão. O criminoso está detido em presídio federal.

    Justiça inicia fase de processo em que Oruam é acusado de tentativa de homicídio de policiais

  • Kassio será relator de revisão pedida por Bolsonaro para anular condenação no STF

    Kassio será relator de revisão pedida por Bolsonaro para anular condenação no STF

    Sorteio ocorreu nesta segunda e incluiu apenas ministros da Segunda Turma, que não participou de julgamento. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar trama golpista

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ministro Kassio Nunes Marques será o relator do pedido de revisão criminal da condenação de Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal). O magistrado foi sorteado nesta segunda-feira (11).

    Apenas os integrantes da Segunda Turma foram incluídos no sistema de escolha de relatoria do tribunal. Por ter participado de toda a tramitação da ação do núcleo central da trama golpista de 2023, Luiz Fux ficou de fora.

    A defesa do ex-presidente pediu na sexta (8) ao presidente da corte, Edson Fachin, a anulação do processo que resultou na condenação do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.

    Com isso, os advogados do ex-presidente dão início a um novo processo na corte, chamado revisão criminal, que ganhará outro número -e não tramitará na ação penal 2668, a ação do núcleo central da trama golpista de 2022 e que transitou em julgado.

    “O fundamento dessa ação é a reparação do erro judiciário, para que a jurisdição penal volte a atuar segundo os postulados da justiça”, dizem os advogados.

    A peça é assinada por Marcelo Bessa e Thiago Lôbo Fleury.

    A Segunda Turma é composta por André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Luiz Fux, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, presidente. Fux participava na Primeira Turma, votou pela absolvição de Bolsonaro e depois pediu para mudar de colegiado.

    No documento de 90 páginas, a defesa pediu que o relator fosse sorteado apenas entre os integrantes da Segunda Turma da corte, para assegurar que o comando da ação não caia para o mesmo ministro que conduziu a condenação, Alexandre de Moraes.

    André Mendonça foi indicado ao Supremo por Bolsonaro em julho de 2021 com a vaga aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Ele ocupava o cargo de advogado-geral da União na época.

    O então juiz federal Kassio Nunes Marques também foi indicado à corte ao Supremo por Bolsonaro, em outubro de 2020 com a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello.

    Já Fux pediu para ser transferido para a Segunda Turma após Luís Roberto Barroso antecipar sua aposentadoria e deixar a corte. No julgamento da trama golpista, Fux se tornou uma voz dissonante e divergir de Moraes e ao votar para anular o processo e absolver réus, inclusive Bolsonaro.

    Na época, o voto de Fux surpreendeu as defesas dos réus, que identificaram argumentos para questionar a ação no futuro e, eventualmente, anular uma provável condenação. O posicionamento do ministro também irritou a ala do tribunal próxima de Moraes.

    Kassio será relator de revisão pedida por Bolsonaro para anular condenação no STF

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Rússia lidera venda de diesel ao Brasil durante guerra no Irã

    Rússia lidera venda de diesel ao Brasil durante guerra no Irã

    Importação russa quase dobrou, chegando a US$ 1,76 bilhão em diesel, e domina mercado brasileiro. Os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com US$ 112,92 milhões, ou 6,42% do total

    O Brasil ampliou fortemente as compras de diesel da Rússia desde o início da guerra no Oriente Médio, após a suspensão das importações vindas da região. Dados do sistema Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), mostram que Rússia e Estados Unidos passaram a liderar o fornecimento do combustível ao país nos últimos meses.

    Em março e em abril, o Brasil importou US$ 1,76 bilhão em diesel. Desse total, US$ 1,43 bilhão tiveram origem na Rússia, equivalente a 81,25% das compras externas do produto. Os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com US$ 112,92 milhões, ou 6,42% do total.

    Apenas em abril, a dependência do diesel russo aumentou ainda mais. O país comprou US$ 924 milhões do combustível da Rússia, o que correspondeu a 89,84% das importações no mês. Os Estados Unidos responderam por 10,98% das compras, enquanto o Reino Unido teve participação residual.

    Principais números

    •    US$ 1,76 bilhão em diesel importado em março e abril
    •    81,25% do total vieram da Rússia
    •    US$ 924 milhões importados da Rússia apenas em abril
    •    89,84% de participação russa nas compras de abril

    Antes do conflito, o Brasil ainda mantinha parte das importações vindas do Oriente Médio. Em março, o país recebeu carregamentos enviados antes do agravamento da guerra, incluindo compras dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.

    Os números mostram uma rápida escalada das compras russas. Em fevereiro, o Brasil importou US$ 433,22 milhões em diesel da Rússia. O valor subiu para US$ 505,86 milhões em março e se aproximou de US$ 1 bilhão em abril.

    Medidas

    Para conter os impactos da alta do diesel sobre consumidores e transportadores, o governo federal anunciou uma série de medidas de compensação.Em março, uma medida provisória liberou R$ 10 bilhões em subsídios para importação e comercialização do combustível. Paralelamente, decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva zerou as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o diesel.

    Segundo o governo, a desoneração tributária deve reduzir o preço em R$ 0,32 por litro nas refinarias. O subsídio adicional a produtores e importadores pode gerar nova queda de R$ 0,32 por litro.

    A equipe econômica afirma que a perda de arrecadação foi compensada pelo aumento das receitas com royalties do petróleo, impulsionadas pela valorização internacional do barril.

    Corte do ICMS

    Em abril, o governo federal lançou um programa para incentivar os estados a reduzirem o ICMS sobre o diesel importado. O custo da medida é dividido entre União e governos estaduais.

    A redução estimada é de R$ 1,20 por litro nas bombas, com custo total de R$ 4 bilhões em dois meses. Apenas Rondônia não aderiu ao acordo.

    O governo também anunciou uma subvenção extra de R$ 0,80 por litro para o diesel produzido no Brasil, com impacto estimado de R$ 3 bilhões por mês. 

    Empresas beneficiadas precisarão comprovar o repasse da redução ao consumidor final.

    Rússia lidera venda de diesel ao Brasil durante guerra no Irã

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Soraya Ravenle dá bronca em espectadora por uso de celular em musical

    Soraya Ravenle dá bronca em espectadora por uso de celular em musical

    Caso aconteceu durante apresentação de ‘Minha Estrela Dalva’, em São Paulo. Mulher estava na primeira fila e incomodou a artista no palco

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Soraya Ravenle entrou para a lista dos artistas publicamente incomodados com o uso de celular durante espetáculos.
    No palco, enquanto interpretava a cantora Dalva de Oliveira, ela deu bronca em uma espectadora que passou grande parte do musical usando o aparelho.

    O caso aconteceu na sexta-feira (8), em sessão da peça “Minha Estrela Dalva”, escrita por Renato Borghi, grande fã da diva da era do rádio.

    Sentado em um canto do palco no teatro do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, o ator de 89 anos interage o tempo todo com a musa da vida inteira.

    A mulher que não guardou o celular durante a apresentação estava sentada na primeira fila. Ela e outra espectadora, também na primeira fila, chegaram a filmar parte das apresentações de Soraya.

    Em um momento com improvisos em cena, a atriz pediu para ela prestar atenção no espetáculo. “Não sei se não está interessante”, ironizou. Em apoio, o público aplaudiu a reprimenda.

    Em março, Eduardo Moscovis interrompeu a apresentação de seu monólogo “O Motociclista no Globo da Morte”, na época em cartaz no Teatro Vivo, na capital paulista, e pediu para um espectador deixar o teatro por usar o celular.

    Antes, Moscovis já havia pedido para o mesmo homem desligar o aparelho, mas não foi atendido.

    Em outubro do ano passado, Mateus Solano derrubou o celular de uma espectadora durante a peça “O Figurante”, em apresentação em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.

    O ator disse que o uso dos aparelhos prejudica artistas e público, como alertam, aliás, os insistentes avisos antes das peças.

    “A luz do celular atrapalha a atenção de quem está no palco e também de quem está assistindo. O teatro não é captável, é um momento único”, afirmou.
    Miguel Falabella revelou em 2025 que também já precisou chamar a atenção por causa da falta de bom senso de uma pessoa do público.

    “Você não prefere ver o WhatsApp lá no foyer?”, sugeriu para uma espectadora que não largava o aplicativo de mensagens em plena sessão da peça “Fica Comigo Esta Noite”, estrelada por ele ao lado de Marisa Orth.

    Soraya Ravenle dá bronca em espectadora por uso de celular em musical

  • Falta um mês para a Copa que promete ser a maior de todos os tempos

    Falta um mês para a Copa que promete ser a maior de todos os tempos

    A maior Copa do Mundo de todos os tempos, esta é a promessa feita pela Fifa em relação ao Mundial de futebol masculino que terá início dentro de um mês: no dia 11 de junho, a partir das 16h (horário de Brasília), México e África do Sul se enfrentam no Estádio Azteca, na Cidade do México, na partida inaugural da competição.

     

    Disputado entre 11 de junho e 19 de julho, o torneio, que terá como sede Estados Unidos, México e Canadá, tem números que chamam a atenção, como a maior quantidade de participantes de uma Copa na história (48), que disputarão o total de 104 jogos em 16 cidades sede diferentes. 

    “Estamos trabalhando para que a Copa do Mundo de 2026 seja o maior evento que todo mundo possa ter visto”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infatino, em evento com lideranças globais realizado em fevereiro em Miami (EUA).

     

    Seleção brasileira

    O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h. Na segunda rodada, a seleção brasileira encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h30. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.   

    O Brasil chega à competição após um ciclo no qual teve quatro técnicos (Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Júnior e o italiano Carlo Ancelotti). Da Copa de 2022 até agora viu a queda de sua principal referência técnica, o atacante Neymar, que, mais velho, sofreu demais com problemas físicos que o impediram de desenvolver seu melhor futebol.

    Com isso, as esperanças da torcida brasileira se concentram em uma nova geração de jogadores que tem o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), como expoente. Outros jogadores que podem assumir o protagonismo no time verde e amarelo são os atacantes Raphinha, do Barcelona (Espanha), e Endrick, do Lyon (França).

     

    Convocação final

    O anúncio da relação de 26 atletas que representarão o Brasil no Mundial será feito pelo técnico italiano Carlo Ancelotti na próxima segunda-feira (18), a partir das 17h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

     


    Falta um mês para a Copa que promete ser a maior de todos os tempos

  • Dólar fecha em queda e chega a R$ 4,89; Bolsa cai mais de 1%

    Dólar fecha em queda e chega a R$ 4,89; Bolsa cai mais de 1%

    Novos ataques no estreito de Hormuz e as incertezas sobre a guerra pesaram sobre os ativos domésticos. Moeda norte-americana se mantém abaixo do patamar dos R$ 5

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Bolsa fechou em queda de 1,19%, a 181.908 pontos, nesta segunda-feira (11), após os EUA recusarem uma proposta do Irã para encerrar o conflito no Oriente Médio. A negativa elevou a cautela entre os investidores e pressionou ativos de risco em Bolsas ao redor do mundo.

    O pregão também foi impactado pela temporada de balanços, com destaque para os resultados do banco BTG Pactual e para a expectativa pelos números da Petrobras -que serão divulgados após o fechamento do mercado.

    O dólar, por outro lado, teve movimento mais tímido. A moeda norte-americana encerrou o dia próximo da estabilidade, com queda de 0,06%, a R$ 4,892.

    Para Otávio Araújo, consultor sênior da Zero Markets Brasil, a negativa dos EUA à contraproposta do Irã reacendeu o temor da inflação global. “O noticiário internacional pesou mais, principalmente porque o avanço do petróleo influenciou o desempenho de companhias ligadas a consumo e transporte”, afirma.

    Os preços do petróleo voltaram a subir. Na máxima, o barril Brent, referência mundial, chegou a US$ 105,97, alta de 4,62%. Por volta das 17h, a commodity avançava 2,91%, a US$ 104,24.

    Bruno Cordeiro, analista de inteligência de mercado da StoneX, diz que o mercado reincorporou um prêmio de risco geopolítico que havia sido parcialmente removido. “A rigidez das exigências iranianas sugere que qualquer acordo segue distante, o que tende a manter o Brent em patamares elevados enquanto o impasse persistir”.

    No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou a resposta enviada pelo Irã à proposta americana para encerrar a guerra. “Acabei de ler a resposta dos chamados ‘representantes’ do Irã. Não gostei -TOTALMENTE INACEITÁVEL”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.

    Segundo a imprensa iraniana, Teerã propôs o encerramento imediato da guerra em todas as frentes, incluindo no Líbano, a suspensão do bloqueio naval imposto pelas forças americanas, garantias de que não haveria mais ataques, e o fim das sanções econômicas, incluindo as restrições de Washington à venda de petróleo do país persa.

    O Irã também teria proposto diluir parte de seu urânio enriquecido e transferir o restante para um terceiro país. Teerã ainda teria exigido compensação pelos danos causados na guerra.

    A proposta inicial dos EUA previa a interrupção dos combates antes da abertura de negociações sobre temas mais sensíveis, entre eles o fim do programa nuclear iraniano, o que Teerã rejeita.

    A maior aversão ao risco pressionou o setor bancário brasileiro, com destaque para as ações do BTG Pactual, cujo balanço foi divulgado durante o pregão, e Santander. Os papéis dos bancos caíram 2,88% e 2,52%, respectivamente.

    As indefinições também repercutiram em Wall Street, onde as Bolsas subiram discretamente. O Dow Jones avançou 0,19%, enquanto o S&P 500 e a Nasdaq avançaram 0,12% e 0,10%, respectivamente -o suficiente para esses dois últimos renovarem os recordes de fechamento.

    Analistas da Ágora Investimentos destacaram, em relatório a investidores, maior cautela no pregão. “O cenário externo mais cauteloso limitou o apetite por risco, reduzindo o fôlego do real e do Ibovespa, ao mesmo tempo em que pressionou a curva de juros”.

    No Brasil, o impacto da continuidade do conflito é misto. Por um lado, o real e a Bolsa brasileira são beneficiados pela distância do país em relação ao conflito e pela exposição do país ao petróleo. Por outro, o aumento das incertezas ligadas ao petróleo pode gerar um movimento global de fuga de ativos voláteis para ativos seguros.

    Para Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, o mercado vinha esperando a redução das tensões nos últimos pregões. “[Analistas] talvez tenham precificado uma queda relevante do petróleo de maneira muito rápida nos ativos. O mercado não trabalha com a manutenção desses níveis mais elevados. O grande risco é justamente esse cenário não se concretizar, porque ele já está bastante implícito nos preços”.

    Segundo ele, o Brasil, por ser um mercado emergente, acaba sendo considerado um ativo de maior risco. “Assim, uma reescalada do conflito provavelmente significaria dólar em alta, curva de juros no Brasil também para cima e Bolsa para baixo”.

    Ainda no cenário doméstico, destaque para a temporada de balanços. Além do BTG, investidores aguardam resultados da Petrobras no 1º trimestre -as ações preferenciais da empresa fecharam em alta de 1,51%.

    O pregão também teve a estreia das ações da Compass, companhia de gás e energia da Cosan. É o primeiro IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) em quase cinco anos na B3 (Bolsa de Valores brasileira).

    As ações fecharam em queda de 2,17%, cotadas a R$ 27,39 cada. Na máxima da sessão, os papéis avançaram 1,25%, enquanto, na mínima, chegaram a recuar 3,57%.

    Dólar fecha em queda e chega a R$ 4,89; Bolsa cai mais de 1%

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Espanhol que estava em cruzeiro tem diagnóstico positivo para hantavírus

    Espanhol que estava em cruzeiro tem diagnóstico positivo para hantavírus

    Passageiro não apresenta sintomas e está em boas condições, segundo o Ministério da Saúde da Espanha. Outros 13 cidadãos espanhóis que estavam em quarentena tiveram resultados negativos

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O teste de um espanhol que está em quarentena em Madri após ser retirado do navio de cruzeiro MV Hondius apresentou resultado positivo para hantavírus, informou o Ministério da Saúde do país nesta segunda-feira (11).

    Segundo o governo da Espanha, o paciente não apresentava sintomas e estava em boas condições de saúde. Exames adicionais, contudo, ainda seriam realizados, acrescentou a pasta. Testes de outros 13 espanhóis que já estavam em quarentena no mesmo hospital militar deram negativo para o vírus.

    Com a confirmação do diagnóstico do espanhol, subiu para sete o número de casos confirmados de hantavírus entre os passageiros do navio. Três pessoas morreram.

    No domingo (10), o Departamento de Saúde dos Estados Unidos informou que o teste de um dos 17 americanos que estavam no navio também deu positivo para o vírus.

    Os ocupantes do cruzeiro MV Hondius começaram a deixar a embarcação no domingo. O desembarque teve início horas depois de sua chegada ao porto de Granadilla de Abona, na ilha espanhola de Tenerife.

    Segundo a ministra da Saúde da Espanha, Monica Garcia, a retirada de todos os passageiros terminou nesta segunda. “Concluímos a operação com sucesso. Entre ontem e hoje, retiramos 125 passageiros e tripulantes de 23 países. Eles já estão em seus países ou estão sendo levados”, disse.

    O governo espanhol afirma que a operação de desembarque ocorreu com “todas as garantias de saúde pública” e que não foram detectados roedores a bordo da embarcação.

    Em relatório, o Ministério da Saúde do país destacou que mais de 500 cruzeiros saem da Argentina e do Chile, onde o hantavírus é endêmico, e chegam todos os anos à Europa sem que surtos tenham sido registrados no continente, classificando como “remota” a possibilidade de um surto relacionado ao MV Hondius.

    De acordo com a ministra, 94 pessoas foram retiradas no domingo e transportadas em oito voos. Nesta segunda, outros dois voos partiram em direção à Holanda: um deles com 21 tripulantes e dois médicos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e outro com seis pessoas que seguirão posterioramente para a Austrália.

    Cerca de 30 tripulantes permanecem no navio. Eles seguirão para a Holanda, com previsão de chegada no próximo domingo (17). De lá a embarcação passará por um processo de desinfecção.

    A operação de repatriação do MV Hondius envolveu a retirada dos passageiros em lanchas até o porto de Tenerife. Seguiram, então, em ônibus militares até o aeroporto, de onde embarcaram em aviões enviados por seus países, sem contato com a população local.

    Todos os ocupantes do navio passaram por procedimentos de descontaminação antes dos voos de repatriação, afirma o governo espanhol.

    A repatriação foi realizada por nacionalidades, 23 no total. Os primeiros a serem retirados do cruzeiro foram os 14 passageiros espanhóis, transportados ao aeroporto em ônibus especiais da Unidade Militar de Emergências (UME), adaptados com separação sanitária, com destino a Madri.

    No domingo também partiram voos para França, Países Baixos -que levou um passageiro argentino e um tripulante guatemalteco, os dois latino-americanos do navio-, Canadá, Irlanda, Turquia, Estados Unidos e Reino Unido.

    A operação é coordenada pelo governo da Espanha com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

    A agência da ONU recomendou a adoção de uma quarentena de 42 dias para todos os passageiros do navio a partir deste domingo, afirmou Maria Van Kerkhove, diretora de gestão de epidemias e pandemias da organização, em uma entrevista coletiva.

    O cruzeiro saiu em 1º de abril da Argentina, com 149 pessoas a bordo, de 23 nacionalidades. O vírus foi detectado em 2 de maio, 21 dias após a morte do primeiro passageiro, um cidadão holandês de 70 anos. Também morreram a esposa dele, uma holandesa de 69 anos, e um cidadão alemão.

    O hantavírus geralmente é transmitido por roedores, mas em casos raros (cepa Andes) pode ser transmitido de pessoa para pessoa. A principal forma de transmissão se dá pelo contato com urina, fezes e saliva com roedores silvestres, conhecidos como ratos do mato.

    Com Reuters

    Espanhol que estava em cruzeiro tem diagnóstico positivo para hantavírus

  • Produtoras de conteúdo no OnlyFans se revoltam com Sydney Sweeney em 'Euphoria'

    Produtoras de conteúdo no OnlyFans se revoltam com Sydney Sweeney em 'Euphoria'

    Atriz, que dá vida à personagem Cassie, se veste de cachorro e bebê para cenas na série ‘Euphoria’. Modelos que trabalham na plataforma afirmam que trama tem ridicularizado a profissão

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Modelos e produtoras de conteúdo da plataforma OnlyFans estão revoltadas com o que elas têm visto em cenas da terceira temporada de “Euphoria” (HBO). Elas afirmam que Cassie, papel de Sydney Sweeney, ridiculariza a profissão.

    Na trama do criador Sam Levinson, Cassie usa a plataforma para conseguir dinheiro para pagar dívidas. Ela usa brinquedos sexuais e explora o universo do ASMR com sons de sussurro. Ainda se veste de cachorro, toma água numa tigela e até usa fralda como um bebê para alimentar o fetiche dos seguidores.

    Para profissionais do ramo ouvidos pela Variety, as cenas descritas são uma forma de banalizar o trabalho e estigmatizar a profissão.

    “Tem tantas coisas que a colocam fazendo que nem sequer são permitidas no OnlyFans, e isso por si só é revoltante”, opinou Sydney Leathers, criadora de conteúdo no OnlyFans desde 2017.

    Segundo ela, “trabalhadores do sexo” tendem a ser sensíveis à forma como Hollywood as retrata porque essa representação quase nunca é positiva.

    “É sempre absurdista ou deprimente. Quando se faz parte de uma comunidade marginalizada, é fácil se entristecer com certos retratos dela”, disse.

    Para a a criadora Maitland Ward, as cenas são preocupantes. “No clima em que estamos, o fato de a vestirem de bebê para fazer conteúdo pornográfico do OnlyFans foi além de preocupante e, novamente, serve para perpetuar estereótipos de que as trabalhadoras do sexo não têm bússola moral.”

    Produtoras de conteúdo no OnlyFans se revoltam com Sydney Sweeney em 'Euphoria'

  • Bósnia é a primeira seleção a anunciar os convocados para a Copa

    Bósnia é a primeira seleção a anunciar os convocados para a Copa

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Responsável por eliminar a Itália nas Eliminitórias para a Copa do Mundo, a Bósnia e Herzegovina anunciou nesta segunda-feira (11) a lista de 26 convocados para a disputa do Mundial que acontece entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

    A seleção europeia é a primeira das 48 equipes classificadas a divulgar a relação de convocados. A Bósnia faz parte do grupo B, ao lado do coanfitrião Canadá, do Qatar e da Suíça.

    A seleção brasileira deve anunciar a lista de convocados no dia 18 de maio.

    BÓSNIA E HERZEGOVINA

    Goleiros: Nikola Vasilj (FC St. Pauli), Martin Zlomislic (HNK Rijeka) e Osman Hadzikic (Slaven Belupo).

    Defensores: Sead Kolasinac (Atalanta), Amar Dedic (Benfica), Nihad Mujakic (Gaziantep), Nikola Katic (Schalke 04), Tarik Muharemovic (Sassuolo), Stjepan Radeljic (Rijeka), Dennis Hadzikadunic (Sampdoria) e Nidal Celik (Lens).

    Meio-campistas: Amir Hadziahmetovic (Hull City), Ivan Sunjic (Pafos), Ivan Basic (Astana), Dzenis Burnic (Karlsruhe), Ermin Mahmic (Slovan Liberec), Benjamin Tahirovic (Brøndby), Amar Memic (Viktoria Plzen) e Armin Gigovic (Young Boys).

    Atacantes: Kerim Alajbegovic (Red Bull Salzburg), Esmir Bajraktarevic (PSV), Ermedin Demirovic (VfB Stuttgart), Jovo Lukic (Universitatea Cluj), Samed Bazdar (Jagiellonia Bialystok), Haris Tabakovic (Borussia Mönchengladbach) e Edin Dzeko (Schalke 04).

    Bósnia é a primeira seleção a anunciar os convocados para a Copa

  • Anvisa recomenda não jogar fora os detergentes da Ypê

    Anvisa recomenda não jogar fora os detergentes da Ypê

    Agência reguladora pede que consumidor aguarde desdobramentos do caso antes de descartar itens. SAC da empresa falha tanto online quanto por telefone 0800 devido ao alto volume de procura

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ao consumidor que tenha algum produto da Ypê que faça parte do lote apontado como com risco de contaminação microbiológica não jogue fora e espere o “desdobramento do caso”.

    A empresa está fazendo o recolhimento do produto, mas com o alto volume de procura para orientações e devoluções, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) tem falhado tanto online quanto por meio de telefone 0800-1300544. Há ainda a opção de fazer cadastro por meio de formulário no site da marca.

    “No momento a orientação é não jogar fora, mas sim aguardar o desdobramento do caso e da determinação de recolhimento”, diz nota enviada pela Anvisa.

    O recall da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) começou na quinta-feira (7), quando foi determinado o recolhimento de todos os lotes com numeração final 1 por apontar risco de contaminação microbiológica.

    A medida também previa a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso dos produtos afetados. A empresa conseguiu a reversão de parte da determinação, mas optou por ainda não voltar a fabricar os produtos até que a situação seja regularizada na Anvisa. Há uma reunião prevista para esta quarta-feira (13).

    De acordo com a agência reguladora, a decisão foi tomada após avaliação técnica de risco sanitário. Durante inspeção realizada na unidade, foram identificados descumprimentos em etapas relevantes do processo produtivo, incluindo falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade.

    Não há ainda orientações claras por parte do órgão regulador de como o produto que ainda será devolvido deve ser armazenado pelo consumidor nem sobre os riscos específicos ao meio ambiente. Especialistas, no entanto, não recomendam nenhum tipo de uso e afirmam que o líquido não deve ser despejado na natureza.

    As informações sobre o que pode acontecer com quem tiver contato com a possível bactéria identificada são de danos à pele, causados por irritação. Com isso, o produto não deve ser usado em nenhuma hipótese.

    Outro risco é de contaminação microbiológica maior caso o consumidor insista em utilizar os itens para fazer a higiene em sua casa.

    QUAIS OS RISCOS PARA A SAÚDE?

    No comunicado, a Anvisa citou possibilidade de presença de microrganismos patogênicos nos produtos afetados. O risco é de contaminação microbiológica, que pode dar origem a quadros diversos, mas para maior especificação a agência diz que precisa de mais prazo para a apuração.

    Em 2025, a própria empresa informou que havia identificado a bactéria Pseudomonas aeruginosa em alguns lotes de lava-roupas líquidos. Essa bactéria pode causar infecções, principalmente em pessoas imunossuprimidas, hospitalizadas ou com feridas abertas. Em indivíduos saudáveis, o risco costuma ser menor, mas o contato com produtos contaminados pode causar irritações ou infecções em situações específicas.

    QUAIS PRODUTOS FORAM SUSPENSOS?

    De acordo com a Anvisa, somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados:

    – Lava-louças Ypê Clear Care
    – Lava-louças com enzimas ativas Ypê
    – Lava-louças Ypê
    – Lava-louças Ypê Toque Suave
    – Lava-louças Concentrado Ypê Green
    – Lava-louças Ypê Clear
    – Lava-louças Ypê Green
    – Lava-roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
    – Lava-roupas líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
    – Lava-roupas líquido Tixan Ypê Antibac
    – Lava-roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
    – Lava-roupas líquido Tixan Ypê Green
    – Lava-roupas líquido Ypê Express
    – Lava-roupas líquido Ypê Power Act
    – Lava-roupas líquido Ypê Premium
    – Lava-roupas Tixan Maciez
    – Lava-roupas Tixan Primavera
    – Desinfetante Bak Ypê
    – Desinfetante de uso geral Atol
    – Desinfetante perfumado Atol
    – Desinfetante Pinho Ypê
    – Lava-roupas Tixan Power Act

    USEI O PRODUTO NA LIMPEZA. DEVO LAVAR A LOUÇA OU A ROUPA DE NOVO?

    Como medida de precaução, consumidores podem lavar novamente roupas, utensílios ou superfícies que tiveram contato direto com um produto suspenso, especialmente em casos de irritação, alteração no cheiro, cor ou textura do item. Não há indicação, porém, de risco que exija jogar fora objetos domésticos usados com o produto.

    Anvisa recomenda não jogar fora os detergentes da Ypê

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia