Blog

  • Michelle sobre Bolsonaro: "Não sei se terei companheiro que cuide de mim"

    Michelle sobre Bolsonaro: "Não sei se terei companheiro que cuide de mim"

    Bolsonaro cumpre pena em prisão domiciliar após ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado; Michelle foi uma das articuladoras para a obtenção da domiciliar

    SÃO PAULO, SP (FOLHA PRESS) – A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou em rede social nesta quarta-feira (6) um texto sobre os cuidados que tem prestado ao marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar, afirmando que talvez não tenha, no futuro, alguém que a trate da mesma forma.

    “Talvez eu não tenha, ao meu lado, um companheiro que um dia cuide de mim assim, que me dê banho, seque minhas pernas, me ajude a vestir o pijama, cuide do meu cabelo para que eu não me deite com ele molhado”, escreveu.

    O desabafo foi publicado após Bolsonaro retornar de uma cirurgia no ombro direito, na segunda-feira (4). Michelle contou que acabara de ajudar o marido no banho e que, enquanto passava creme em suas costas, o assunto “atravessou seu coração”.

    “Como a vida é… Os desígnios de Deus, tantas vezes, são diferentes dos nossos planos e desejos. O amor permanece o mesmo. E, mesmo com o corpo cansado, com o tendão da mão inflamado e agora imobilizado, meu coração se sente em paz. Eu me sinto útil. Eu me sinto grata. Porque ele pode contar comigo”, afirmou.

    Ela também agradeceu ao marido por “não desistir” e por “permanecer firme, mesmo diante de tanta injustiça”. “O meu maior e mais importante ministério é a minha casa.”

    Bolsonaro cumpre pena em prisão domiciliar após ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado. A transferência da Papudinha para casa foi autorizada em março pelo ministro Alexandre de Moraes por razões humanitárias, após o ex-presidente ser internado com broncopneumonia.

    Michelle foi uma das articuladoras para a obtenção da domiciliar. Ela se reuniu pessoalmente com Moraes em seu gabinete no dia 23 de março; no dia seguinte, o ministro autorizou a saída do ex-presidente da penitenciária. “O bônus é de todos aqueles que foram até o STF, até o ministro Alexandre de Moraes, interceder por essa prisão domiciliar”, disse ela na época.

    Desde então, a ex-primeira-dama assumiu os cuidados com o marido. Ela administra os remédios em seis horários diferentes e gerencia a dieta e a rotina da casa. Por causa da carga doméstica, afastou-se do comando do PL Mulher e deixou de viajar para articular candidaturas femininas nos estados. Aliados ouvidos pela Folha afirmam que Michelle está “presa tanto quanto Bolsonaro”.

    A cirurgia no ombro de Bolsonaro, realizada em 1º de maio para tratar duas lesões no manguito rotador, exigiu nova autorização de Moraes. O ex-presidente recebeu alta na segunda (4) e deve usar tipoia por seis semanas, seguidas de fisioterapia. O médico responsável pelo procedimento afirmou que a alta definitiva deve ocorrer entre seis e nove meses.

    Michelle sobre Bolsonaro: "Não sei se terei companheiro que cuide de mim"

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Consignado do INSS: o que muda e o que fazer após decisão do TCU

    Consignado do INSS: o que muda e o que fazer após decisão do TCU

    Tribunal suspendeu novos contratos e governo recorreu; veja quem é afetado, quais regras já mudaram com o Desenrola e como ficam empréstimos, cartões e prazos para aposentados e pensionistas

    O crédito consignado do INSS passou por mudanças importantes após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a suspensão de novos contratos em algumas modalidades. O governo recorreu e tenta reverter a medida, alegando impacto direto sobre aposentados e pensionistas.

    Veja abaixo o que já está valendo, o que pode mudar e como isso afeta quem depende desse tipo de empréstimo.

    O que foi suspenso pelo TCU

    Novos contratos de crédito consignado nas modalidades:Cartão de crédito consignado
    Cartão de benefício
    Empréstimo pessoal consignado

    A decisão não afeta contratos já existentes

    O TCU apontou falhas graves no sistema, como fraudes, contratos não reconhecidos pelos beneficiários e uso indevido de dados.

    O que o governo quer mudar

    O INSS, com apoio da Advocacia-Geral da União, pediu a liberação imediata do empréstimo consignado, argumentando que:

    A linha movimenta cerca de R$ 200 milhões por dia

    É uma das formas de crédito mais baratas para aposentados
    Já houve melhorias no sistema de controle
    A decisão do TCU ainda pode ser revista.

    O que já mudou com o Desenrola
    Desde esta semana, novas regras começaram a valer:

    Margem consignável

    Limite atual: 40% do benefício35% para empréstimo
    5% para cartão ou saque
    Haverá redução gradual a partir de 2027 até chegar a 30% em 2031

    Fim do cartão consignado

    O cartão deixará de existir de forma gradual
    Percentual destinado será reduzido até zerar em 2029

    Prazo maior para pagamento

    Passa de 96 meses para 108 meses (até 9 anos)

    Carência para começar a pagar

    Pode chegar a até 90 dias
    Depende da instituição financeira
    O que permanece igual

    Quem já tem contrato não será afetado

    Juros seguem limitados
    Desconto continua direto no benefício
    Por que o TCU interveio

    Auditorias identificaram problemas como:

    36% dos contratos não reconhecidos pelos beneficiários
    25% afirmaram não ter solicitado cartão
    78% não recebiam fatura
    Casos de fraude, inclusive com uso indevido de biometria e contratos após morte

    O que fazer agora

    Evite contratar novos empréstimos até definição final
    Confira extratos e descontos no benefício
    Denuncie cobranças indevidas ao INSS
    Procure orientação antes de contratar crédito
    A decisão final do TCU sobre o recurso do governo deve definir se o consignado volta a ser liberado normalmente ou se novas restrições serão mantidas.

    Consignado do INSS: o que muda e o que fazer após decisão do TCU

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Comissária que estava em voo com infectada por hantavírus é internada

    Comissária que estava em voo com infectada por hantavírus é internada

    Comissária apresentou sintomas leves após contato com vítima e está isolada em Amsterdã. OMS tenta localizar mais de 80 passageiros do voo, enquanto navio com oito casos confirmados, três mortes e um paciente grave segue de Cabo Verde para as Ilhas Canárias

    Uma comissária de bordo da companhia aérea KLM foi internada em Amsterdã com suspeita de infecção por hantavírus, o mesmo vírus identificado em um surto registrado a bordo de um navio de cruzeiro no Atlântico.

    A funcionária teria tido contato, na África do Sul, com uma mulher holandesa de 69 anos que morreu após contrair o vírus. A informação foi divulgada pelo jornal alemão Bild.

    A comissária apresenta sintomas leves e está em isolamento no Centro Médico da Universidade de Amsterdã, onde passa por exames.

    O caso ocorre em meio a um alerta internacional. A Organização Mundial da Saúde tenta localizar mais de 80 passageiros que estavam no avião que transportou a mulher infectada da ilha de Santa Helena para Joanesburgo.

    Até agora, as investigações indicam que a primeira pessoa contaminada pode ter contraído o vírus antes de embarcar no cruzeiro, que chegou a ficar ancorado próximo a Cabo Verde. Ao todo, já foram confirmados oito casos, incluindo três mortes e um paciente em estado grave.

    O navio holandês MV Hondius, que esteve em quarentena nas águas de Cabo Verde desde domingo, retomou a navegação e deixou a região da Praia rumo a Tenerife, nas Ilhas Canárias.

    A expectativa é que a embarcação chegue ao destino em até três dias. Segundo o governo da Espanha, os passageiros deverão ser desembarcados e repatriados com apoio do mecanismo europeu de proteção civil.

    Durante a quarentena, três pessoas foram retiradas do navio. Dois tripulantes apresentavam sintomas e um passageiro estava assintomático, mas havia dividido cabine com uma das vítimas fatais. Eles foram levados em aviões ambulância a partir do aeroporto internacional Nelson Mandela, em Cabo Verde, com equipes médicas utilizando equipamentos de proteção.

    A decisão de levar o navio para as Ilhas Canárias gerou debate na Espanha. Autoridades regionais questionam por que o desembarque não foi feito em Cabo Verde. O governo espanhol afirmou que a operação ocorre por razões humanitárias e também por compromissos internacionais.

    O ministro do Interior da Espanha, Fernando Grande Marlaska, afirmou que a medida atende a “razões humanitárias, éticas e morais”, diante de “uma situação sanitária grave”.

    O cruzeiro transporta 149 pessoas, sendo 88 passageiros de 23 nacionalidades. A viagem começou em Ushuaia, na Argentina, no dia 20 de março, com destino às Ilhas Canárias, com paradas para turismo de observação da vida selvagem.

    O que é o hantavírus

    O hantavírus é transmitido principalmente pelo contato com fezes, urina ou secreções de roedores infectados. Em casos mais raros, pode haver transmissão entre pessoas, especialmente em situações de contato próximo.

    Os sintomas iniciais costumam ser semelhantes aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça e dores musculares. Em quadros mais graves, podem surgir tosse, falta de ar, problemas renais, tontura, calafrios e alterações gastrointestinais.

    O surto segue sendo monitorado por autoridades de saúde internacionais.
     
     
     

    Comissária que estava em voo com infectada por hantavírus é internada

  • Diniz exalta força do Corinthians para arrancar empate com o Santa Fe: ‘Foi na superação’

    Diniz exalta força do Corinthians para arrancar empate com o Santa Fe: ‘Foi na superação’

    Fernando Diniz destacou a força do Corinthians para buscar o empate por 1 a 1 com o Independiente Santa Fe, nesta quarta-feira, na Colômbia, pela quarta rodada do Grupo E da Libertadores. Para o treinador, a altitude de Bogotá, a cerca de 2,6 mil metros, influenciou diretamente no desempenho da equipe.

    “A administração da altitude tem que ser feita. Não tem como. E no final foi na superação. Aqui são 200 metros a menos que Quito. Vocês que estão aí devem ter andado na rua, subido escada e sabem que não é uma coisa comum, não é igual jogar no nível do mar. É difícil jogar aqui. Você vê que eles acertam quase todos os cruzamentos, quase todos os chutes, acertam passe logo. Era um jogo com características muito diferentes e os jogadores se superaram muito, principalmente na parte final. A gente acabou abrindo mais o time, e a gente não merecia, de forma alguma, e nem a torcida, levar uma derrota para casa”, afirmou.

    Em Bogotá, o Corinthians encontrou dificuldades diante do Santa Fe. Os gols saíram apenas no segundo tempo. O atacante Hugo Rodallega abriu o placar para os donos da casa após boa enfiada de bola. Já na reta final, Gustavo Henrique aproveitou cruzamento e, de cabeça, garantiu o empate para o time paulista.

    Mais uma vez, o zagueiro Gustavo Henrique foi destaque. Diniz voltou a elogiar o jogador e ressaltou sua importância para a equipe. “Você vê que hoje a gente fez uma jogada com todo mundo na área para tentar distrair a marcação, logo no primeiro escanteio. Mas tem muito mérito do Gustavo. Ele é um jogador… Não é só altura. Tem muito jogador, até mais alto que ele, que não consegue ter o desempenho que ele tem. Ele faz gol porque tem faro. Ele vai acreditando, tem técnica no cabeceio e está fazendo muita coisa pelo Corinthians desde que chegou.”

    Nesta quarta, Diniz completou um mês no comando do Corinthians. No período, soma nove jogos, com cinco vitórias, três empates e uma derrota. Para o treinador, o balanço é positivo.

    “Eu acho que é um mês bastante positivo e com a cara do Corinthians. A estreia já foi assim, o jogo com o Palmeiras mais ainda, jogar com dois a menos num clássico. Depois, jogador expulso contra o Vasco, e ganhamos com um a menos. E hoje também foi mais um desses jogos com a cara do time, da instituição, com a cara de corintiano mesmo”, disse.

    Com o resultado, o Corinthians segue líder do Grupo E, com 10 pontos, mantém a invencibilidade na competição e encaminha a classificação para as oitavas de final. O time também igualou sua melhor campanha nos quatro primeiros jogos, repetindo o desempenho de 2015.

    O próximo compromisso da equipe será no domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o São Paulo, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena.

    Novo episódio de tensão se soma ao tapa de Rüdiger em Carreras e a atrito com Ceballos; confusão teve empurrões e seguiu até o vestiário às vésperas do clássico contra o Barcelona, que pode decidir o título da La Liga

    Notícias ao Minuto | 04:30 – 07/05/2026

    Diniz exalta força do Corinthians para arrancar empate com o Santa Fe: ‘Foi na superação’

  • Atendente “desliga na cara” do papa Leão em ligação com o banco

    Atendente “desliga na cara” do papa Leão em ligação com o banco

    Leão XIV tentou atualizar dados por telefone nos EUA, mas atendente exigiu presença na agência e encerrou a ligação após ele dizer “sou o papa”; caso foi confirmado por jornal americano

    O papa Leão XIV protagonizou uma situação inusitada ao tentar resolver um problema bancário por telefone nos Estados Unidos. Segundo relato do reverendo Tom McCarthy, o pontífice acabou tendo a ligação encerrada pela atendente ao revelar sua identidade. O episódio foi confirmado pelo jornal The New York Times

    O caso teria ocorrido cerca de dois meses após Robert Francis Prevost assumir o papado, no ano passado. De acordo com McCarthy, o papa ligou para um banco para atualizar dados da sua conta, como telefone e endereço.

    Durante o atendimento, a funcionária informou que a alteração só poderia ser feita presencialmente. O papa então explicou que não teria como comparecer à agência, mas a atendente manteve a exigência.

    Diante da insistência, ele decidiu se identificar. “Faria diferença se eu dissesse que sou o papa Leão?”, teria perguntado. Ao ouvir a declaração, a atendente encerrou a ligação.

    A situação só foi resolvida posteriormente, quando outro padre entrou em contato com o presidente do banco e conseguiu efetuar a atualização dos dados. 
     

     

    Atendente “desliga na cara” do papa Leão em ligação com o banco

  • Lula prioriza fim de investigação comercial, narcotráfico e deve tratar de Irã em conversa com Trump

    Lula prioriza fim de investigação comercial, narcotráfico e deve tratar de Irã em conversa com Trump

    Governo quer encerrar investigações dos EUA sobre Pix, etanol e outras práticas comerciais; reunião também deve tratar da guerra no Irã, cooperação contra o crime organizado e evitar novas tarifas contra produtos brasileirosLula prioriza fim de investigação comercial, narcotráfico e deve tratar de Irã em conversa com Trump

    (CBS NEWS) – O governo brasileiro elencou o fim das investigações comerciais contra o Brasil como uma das prioridades da conversa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá com o seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (7).

    Por isso, estarão na mesa da reunião o debate sobre a regulamentação do uso das redes sociais, Pix e o comércio de etanol, que foram incluídas nas apurações pelos EUA como práticas que ferem a concorrência pelo país.

    Em paralelo, o próprio Lula tem dito a aliados que deseja levar ao americano um pedido pelo fim da guerra com o Irã. Segundo um auxiliar, o presidente brasileiro expressou preocupação com os efeitos econômicos do conflito, que tem levado à alta no preço dos combustíveis.

    Os dois temas devem permear a reunião entre os líderes, além de discussões sobre combate ao crime organizado, na primeira visita oficial de Lula à Casa Branca, sede do governo americano, desde que Trump tomou posse no ano passado.

    O assunto segurança pública envolverá debate para ampliar a cooperação para apreensão de armas e drogas, por exemplo.

    Integrantes do governo também se preparam para assuntos que o próprio presidente dos EUA queira abordar, como a exploração de minerais críticos no Brasil. Não há expectativa, porém, de que qualquer acordo seja selado nessa conversa.

    Auxiliares de Lula consideram que o debate sobre uma parceria com os EUA em relação a terras raras ainda está em estágio inicial. Um dos argumentos que devem ser levados aos americanos é o de que o Congresso brasileiro ainda deve aprovar um projeto que regulamenta a exploração desses minerais.

    A reunião entre Lula e Trump ocorre após um momento de distensão nas relações entre os países. O americano chegou a taxar em 50% os produtos brasileiros, além de ter cancelado vistos de autoridades brasileiras e imposto sanções financeiras, como a Lei Magnitsky, ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

    Após telefonemas e duas conversas presenciais entre os líderes, Trump revogou as medidas. Continuam em vigor, porém, duas investigações sobre práticas comerciais que os EUA consideram injustas, abertas com base na chamada seção 301, que miram o Brasil.

    As duas apurações podem, quando concluídas, gerar a decretação de novas tarifas a produtos brasileiros, o que o governo Lula teme que aconteça. As duas serão encerradas em julho, por isso o tema se tornou ainda mais prioritário para o petista.

    As investigações apuram práticas do governo ligadas ao comércio de etanol, desmatamento e o Pix, por exemplo. As empresas americanas de cartão de crédito dizem que o Banco Central concede tratamento preferencial ao sistema de pagamento instantâneo, o que o governo Lula nega.

    A intenção de ministros é afirmar nessa reunião que o Brasil já apresentou suas justificativas para provar que nenhuma dessas práticas é prejudicial aos americanos e que os técnicos dos EUA receberam bem esses argumentos.

    Lula também deve reiterar que o comércio entre os países é favorável aos EUA, argumentando que aliados de Jair Bolsonaro (PL) é que tentaram convencê-los do contrário com intenções eleitorais.

    Sobre segurança pública, o cerne da discussão será ampliar a cooperação existente entre as nações no combate ao crime organizado e evitar que os EUA classifiquem o CV (Comando Vermelho) e o PCC (Primeiro Comando da Capital) como organizações terroristas.

    Em entrevista nesta terça (5), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, confirmou que o governo brasileiro deve levar uma proposta de acordo em torno do combate ao crime organizado transnacional durante o encontro.

    Em uma prova dessa boa vontade, o governo brasileiro deve levar a Trump dados sobre a parceria aduaneira entre os EUA e o Brasil para apreensão de armas e drogas sintéticas. Segundo a Receita Federal, de maio de 2025 a abril de 2026, foi apreendida meia tonelada de armas saídas dos EUA.

    Essa seria uma demonstração de que o Brasil pretende estreitar a cooperação para o combate ao crime organizado, sem necessidade da classificação de organização terrorista, o que pode impactar negativamente a economia brasileira.

    Lula prioriza fim de investigação comercial, narcotráfico e deve tratar de Irã em conversa com Trump

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Zé Felipe posta com ex-sogra e comenta fotos de Virginia Fonseca na web

    Zé Felipe posta com ex-sogra e comenta fotos de Virginia Fonseca na web

    Cantor apareceu ao lado de Margareth Serrão na antiga casa em Goiânia e reagiu com emojis de coração a fotos publicadas por Virginia; encontro com a ex-sogra acabou fazendo com que ele perdesse a festa de 15 anos da sobrinha

    Zé Felipe, de 27 anos, movimentou as redes sociais nesta quarta-feira (6) ao explicar por que não compareceu à festa de 15 anos da sobrinha Maria Sophia, filha de Pedro Leonardo, realizada no interior de São Paulo.

    O cantor contou que chegou a planejar a ida ao evento, mas acabou perdendo o horário após passar na casa da ex-mulher, Virginia Fonseca, em Goiânia. No local, ele encontrou a ex-sogra, Margareth Serrão, e se distraiu durante uma conversa.

    “Hoje é aniversário da Maria Sophia, minha sobrinha. Falei: ‘Vou passar lá na casa, ver as crianças, dar um beijinho nelas e vou’. Amanhã já tem show também, já ia emendar direto pro show”, disse. “A Margareth tava lá. Aí comecei a conversar, conversei, conversei… Quem disse que eu dei conta de ir na festa? Voltei pra casa aqui e não dei conta”, completou.

    Foi nesse mesmo encontro que Zé Felipe publicou uma foto ao lado de Margareth em seu perfil no Instagram. Na imagem, feita na antiga mansão onde vivia com Virginia, a mãe da influenciadora aparece deitada na cama. 

    Virginia, por sua vez, não estava em Goiânia. Mais cedo, a influenciadora mostrou nas redes sociais que estava no Rio de Janeiro, participando de reuniões com Luciano Huck. Ela é apontada como possível nome para comandar um quadro no Domingão com Huck durante a Copa do Mundo.

    Antes de toda a repercussão, Zé Felipe já havia interagido com a ex nas redes. Virginia publicou um carrossel de fotos da apresentação da filha mais velha, Maria Alice, em uma homenagem de Dia das Mães, e o cantor comentou a postagem com emojis de coração.

    Zé Felipe posta com ex-sogra e comenta fotos de Virginia Fonseca na web

  • Threads libera mensagens privadas na versão web

    Threads libera mensagens privadas na versão web

    Função começa a ser disponibilizada de forma gradual e permite trocar mensagens pelo computador; recurso já existia no celular e agora amplia a experiência na plataforma, mas ainda não conta com conversas em grupo

    A Threads começou a liberar oficialmente a função de mensagens privadas na versão web da rede social. A novidade ainda está em fase de testes e será disponibilizada de forma gradual para os usuários ao longo das próximas semanas.

    A ferramenta já existia no aplicativo para celular desde julho do ano passado, mas só agora chega para quem acessa a plataforma pelo computador.

    Em uma publicação oficial, a empresa informou que iniciou a liberação da funcionalidade. “Estamos testando essa função neste momento, mas vamos disponibilizá-la para mais pessoas em breve”, diz o comunicado.

    Na versão web, os usuários podem acessar a área de mensagens pelo menu lateral, onde é possível visualizar a caixa de entrada, iniciar conversas individuais e conferir solicitações de mensagens.

    O chefe da Threads, Connor Hayes, também comentou a novidade e destacou a importância da ferramenta para a experiência na plataforma. “Criamos as mensagens privadas porque a conversa não termina no feed”, afirmou. “Esse tem sido o principal pedido desde que lançamos as mensagens no celular. Nossos usuários mais ativos passam bastante tempo na versão web, porque estão no computador, conectados e usando a Threads por períodos mais longos. A ferramenta de conversa precisa funcionar onde quer que você esteja — e agora funciona.”

    Ao acessar a área de mensagens no computador, o usuário verá uma notificação indicando a novidade: “As mensagens privadas chegaram à web”.

    Por enquanto, a função ainda não permite conversas em grupo, mas a empresa informou que esse recurso deve ser liberado em breve.
     

     
     

     

    Threads libera mensagens privadas na versão web

  • Clima explode no Real: Valverde e Tchouaméni discutem após treino

    Clima explode no Real: Valverde e Tchouaméni discutem após treino

    O Real Madrid vive dias de tensão nos bastidores, refletindo o momento instável da equipe na temporada. Nos últimos dias, episódios de conflitos internos vieram à tona e indicam um ambiente conturbado no elenco.

    Após a polêmica envolvendo Álvaro Carreras e Antonio Rüdiger, a imprensa espanhola revelou um novo desentendimento, desta vez entre Federico Valverde e Aurélien Tchouaméni. Segundo o jornal Marca, os dois jogadores protagonizaram uma discussão intensa durante o treino desta quarta-feira.

    O episódio teria começado após uma falta em um lance entre os dois. A situação rapidamente escalou, com troca de empurrões e uma discussão acalorada que continuou até o vestiário. De acordo com a publicação, o confronto quase evoluiu para agressão física, reforçando o clima de tensão dentro do clube.

    O momento é considerado delicado, especialmente às vésperas do clássico contra o Barcelona, que pode definir o título do Campeonato Espanhol. A partida está marcada para o próximo domingo, e uma vitória do rival pode confirmar a conquista da La Liga.

    Atualmente, o Barcelona lidera a competição com 88 pontos em 34 rodadas, abrindo vantagem de 11 pontos sobre o Real Madrid. O cenário aumenta a pressão sobre o elenco e a comissão técnica, que também enfrentam questionamentos internos.

    Além dos conflitos entre jogadores, houve ainda relatos de um atrito entre o técnico Álvaro Arbeloa e o meio-campista Dani Ceballos. O jogador teria questionado a decisão de não ser relacionado para a partida contra o Betis, o que gerou um bate-boca.

    O clima já vinha sendo impactado por outro episódio recente. De acordo com o jornalista Látigo Serrano, da rádio Onda Cero, Rüdiger teria dado um tapa em Álvaro Carreras durante uma discussão em treino. “Foi uma chapada. Uma chapada do Rüdiger dói, mas não é uma agressão. Foi no contexto de uma discussão. Eles já vinham se desentendendo”, afirmou.

    O lateral espanhol se manifestou posteriormente e disse que o caso foi isolado e já está resolvido.

    A sequência de episódios expõe um ambiente de instabilidade no Real Madrid em um dos momentos mais decisivos da temporada.
     
     

    Lateral espanhol minimiza desentendimento em treino e diz que episódio já foi resolvido; atacante francês enfrenta pressão da torcida após viagem durante recuperação de lesão e vira alvo de críticas nas redes.

    Notícias ao Minuto | 05:00 – 06/05/2026

     

    Clima explode no Real: Valverde e Tchouaméni discutem após treino

  • Lula chega aos EUA para encontro com Trump sob pressão eleitoral

    Lula chega aos EUA para encontro com Trump sob pressão eleitoral

    Encontro na Casa Branca ocorre em momento delicado para o presidente brasileiro, que enfrenta pressão interna e disputa acirrada nas pesquisas; segurança, comércio e cooperação contra o crime estão entre os principais temas da agenda bilateral.

    O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, aterrou em Washington, onde hoje se encontrará com o homólogo norte-americano, Donald Trump, para abordar questões delicadas e tentar melhorar a sua imagem no Brasil, onde disputa eleições em outubro.O encontro entre os dois chefes de Estado está marcado para hoje de manhã, na Casa Branca.

     
    As relações diplomáticas entre Brasília e Washington têm sido particularmente turbulentas, embora os dois líderes, ideologicamente opostos, admitam uma certa química a nível pessoal.

    O primeiro encontro oficial entre ambos, em outubro, na Malásia, foi cordial.

    Washington tinha entretanto levantado em grande parte a sobretaxa punitiva imposta ao Brasil em retaliação contra o processo judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro, um aliado de Trump que cumpre atualmente uma pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

    Desde então, muita coisa mudou no cenário internacional: os Estados Unidos derrubaram Nicolás Maduro na Venezuela e lançaram uma guerra contra o Irão ao lado de Israel.

    Lula da Silva, que em 2025 acusou Trump de querer “tornar-se o imperador do mundo”, condenou veementemente as duas intervenções norte-americanas. “Sou contra qualquer ingerência política, seja qual for o país”, declarou em abril o Presidente brasileiro.

    Lula, de 80 anos, chega a Washington enfraquecido politicamente após derrotas contundentes no Parlamento brasileiro e, a menos de seis meses das eleições presidenciais, está empatado nas sondagens com Flávio Bolsonaro, o filho mais velho do antecessor.

    Qualquer dividendo político que consiga extrair da deslocação oficial a convite de Donald Trump é importante internamente.

    A segurança é a principal preocupação dos eleitores brasileiros e o combate ao crime organizado ocupa um lugar de destaque na agenda da reunião entre os dois presidentes.

    O ministro das Finanças brasileiro, Dario Durigan, que integra a delegação, sublinhou na quarta-feira que o Brasil deseja reforçar a cooperação na luta contra os cartéis de droga.

    Brasília e Washington assinaram em abril um acordo para combater o tráfico de armas e estupefacientes, incluindo a partilha de dados provenientes de controlos por ‘scanner’ de contentores que circulam entre o Brasil e os Estados Unidos.

    Donald Trump fez do combate ao que classifica como narcoterrorismo uma prioridade do seu segundo mandato, classificando grupos criminosos como organizações terroristas estrangeiras.

    Isso permitiu-lhe, por exemplo, defender a intervenção militar na Venezuela para derrubar o Presidente socialista Nicolás Maduro.

    O encontro entre Lula e Trump deverá também abordar o interesse norte-americano nos vastos depósitos brasileiros de terras raras, minerais essenciais à fabricação de numerosos produtos tecnológicos.

    O Brasil possui as segundas maiores reservas de terras raras do mundo, atrás apenas da China.

    “Os investimentos estrangeiros são bem-vindos, mas queremos estimular a industrialização através da criação de empregos altamente qualificados”, sublinhou Durigan na quarta-feira.

    Além disso, os Estados Unidos estão a investigar o Brasil por práticas comerciais desleais, nomeadamente para determinar se o sistema de transferências bancárias gratuitas Pix prejudica a competitividade das empresas norte-americanas.

    Lançado em 2020, o Pix revolucionou os pagamentos no Brasil e ultrapassou a utilização de cartões bancários, com sete mil milhões de transações só no mês de janeiro, segundo o Banco Central.

    Lula chega aos EUA para encontro com Trump sob pressão eleitoral

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política