Blog

  • Heroi improvável, paulista Robson de Oliveira equilibra exigências da maratona com jornada ‘proletária’

    Heroi improvável, paulista Robson de Oliveira equilibra exigências da maratona com jornada ‘proletária’

    (FOLHAPRESS) – O paulista Robson de Oliveira, 36, não quebrou nenhum recorde mundial, nem mesmo pessoal, em sua mais recente maratona, a de Boston, a mais tradicional e desejada das provas de 42,2 km do mundo, disputada no último dia 20.

    Mas seu desprendimento em ajudar um corredor, o americano Ajay Haridasse, que, em colapso, cambaleava e não conseguia se manter de pé a cerca de 400 metros da chegada, sacrificando seu próprio tempo de corrida, viralizou e se tornou um “hit” mundial.

    Robson foi alçado a herói instantâneo ao demonstrar rara empatia num ambiente de competição, aquilo que um dia chamou-se “espírito esportivo”. Trata-se de um heroi improvável: técnico de produção formado pelo Senai, ele ganha a vida operando máquinas que produzem motores para caminhões na Scania.

    Às vezes ele tem de encarar o turno da madrugada, quando então seus treinos são feitos após o expediente, antes de voltar para a cama.

    Seu perfil em nada lembra o maratonista amador brasileiro que elege como provas prioritárias Boston e as outras do grupo chamado World Majors -Nova York, Berlim, Chicago, Sydney e Londres -esta última foi a que registrou, no último domingo (26), a quebra do recorde mundial masculino da maratona.

    “Não faço questão de correr Nova York, Berlim ou outro ‘major’. Mas com Boston eu sempre sonhei”, disse.

    Quem costuma frequentar essas provas é muito mais endinheirado, em geral treina sob supervisão técnica, tem “estratégia” de suplementação alimentar e aproveita a estada no exterior para fazer maraturismo.

    Filho de pedreiro e de empregada doméstica que migraram do Ceará para o ABC nos anos 1970, Robson ganha cerca de R$ 10 mil brutos e trabalha em turnos alternados, às vezes também aos sábados. Ele fez sua primeira viagem internacional em 2024 para correr em Buenos Aires. Para voltar a Boston, onde ele já havia estado em 2025, fez um bate e volta aéreo, aproveitando que a corrida coincidia com o feriado prolongado de Tiradentes no Brasil, e isso não o obrigava a matar o trabalho.

    Com tudo isso, ele é capaz de correr uma maratona em tempo semiprofissional, na casa de 2 horas e 40 minutos. Em Boston, fez 2:44:26, pouca coisa acima de seu recorde pessoal de Buenos Aires, 2:43:46, mas abaixo da sua primeira participação na cidade estadunidense, em que cravou 2:45:49.

    Com a audiência que seu gesto provocou, Robson foi convidado por emissoras de TV no Brasil para participar de programas. Fluente em linguagem dos sinais, por ser casado com uma deficiente auditiva -que também corre- e pai de três filhos, ele começou a correr há apenas dez anos, uma prova de 5 km em São Bernardo do Campo.

    Sua estreia no cascalho já foi promissora: fez os 5 km em cerca de 21 minutos. A primeira maratona foi a de São Paulo, a da Yescom, no outono de 2019, quando fechou em 3:26:03.

    Robson corre com tênis de placa de carbono, como os atletas de elite, mas ele os compra em promoções, utilizando programas de fidelidade ou com o saldo de vendas que ele mesmo faz quando descobre barbadas. Já calçou Nike, Olympikus, marcas chinesas, Fila.

    Ele gosta de usar dos pés à cabeça uma marca só quando corre provas importantes, e não se importa em pagar por isso. Em Boston, era 100% Adidas, a mesma marca dos voadores Sabastian Sawe e Yomif Kejelcha, os africanos que fariam história em Londres dias depois.

    Até a faixa na cabeça com o famoso logotipo da marca alemã, que se tornou o primeiro plano de fotos e mais fotos que correram o mundo em sua ajuda ao cambaleante Ajay, saiu de seu bolso.

    Com as aparições nas TVs e redes sociais, seu perfil no Instagram bombou. As curtidas de seus posts, no começo do mês entre 350 e 500, pularam para algumas dezenas de milhares depois de Boston. Mesmo assim, ele segue sem qualquer patrocínio. Gratuidade em inscrições e uma hospedagem às vezes pinga, como a da próxima Maratona Monumental de Brasília, em novembro. O transporte, contudo, é por conta do atleta.

    Robson disse algumas vezes, e repetiu isso à Folha, que seu gesto famoso talvez não ocorresse se não visse outro competidor a também ajudar Ajay, pois não achava que seria capaz de dar conta da tarefa sozinho. Agradeceu a Deus que um norte-irlandês, o corredor Aaron Beggs, teve a mesma ideia.

    Mesmo assim, não é a primeira vez que Robson ajudou alguém numa corrida. Na maratona do Rio do ano passado, quando ele puxava alguns corredores do grupo da assessoria Bora, com quem correu por algum tempo, vivenciou uma situação bastante parecida com a de Boston, mas ali resolveu a parada sozinho. “Eu já fui colocando o braço no ombro dele e fomos os dois no trote”, diz. “Faltavam uns 200 metros para a chegada”.

    A Scania disse que “valoriza atitudes que contribuem para um mundo melhor” e que a atitude de Robson “reflete os valores da empresa e gerou orgulho entre os colegas”. Em resposta à Folha sobre um possível patrocínio para o trabalhador em suas próximas corridas, disse que, “institucionalmente, a Scania incentiva o bem-estar físico e mental de seus colaboradores e oferece, por meio do Scania Club, diversas atividades esportivas, mas não patrocina atletas individuais.”

    Técnico destaca superação do Corinthians na altitude de Bogotá após empate com o Santa Fe; equipe mantém liderança do grupo, segue invicta na Libertadores e se aproxima da classificação às oitavas de final.

    Estadao Conteudo | 06:51 – 07/05/2026

    Heroi improvável, paulista Robson de Oliveira equilibra exigências da maratona com jornada ‘proletária’

  • Clarice Falcão diz que vídeos do Porta “envelheceram mal”

    Clarice Falcão diz que vídeos do Porta “envelheceram mal”

    Atriz afirma que se arrepende de conteúdos gravados no canal e se surpreende ao rever esquete com Gigante Leo; “é muito pior do que eu lembrava”, disse, ao comentar vídeo que chegou a gerar processo judicial.

    Clarice Falcão afirmou que se arrepende de parte dos vídeos que gravou durante sua passagem pelo Porta dos Fundos. Integrante da formação inicial do canal, criado em 2012, a atriz e cantora deixou o projeto em 2015.

    Em entrevista a João Vicente de Castro no podcast Por Trás da Porta, Clarice disse que alguns conteúdos do grupo “envelheceram mal” com o passar do tempo. “O tempo passou e tem coisas que ficaram velhas, que envelheceram. Não fomos só nós”, comentou.

    Um dos exemplos citados por ela envolve um vídeo com o humorista Gigante Leo, que tem nanismo. No esquete, ele aparece amarrado a uma tela em branco enquanto a personagem de Clarice tenta vender a obra a um casal.

    Ao rever o material, a atriz reagiu com surpresa. “Gente, é muito pior do que eu lembrava. Muito, muito pior do que eu lembrava. E olha que eu já lembrava como sendo ruim”, disse.

    Durante a conversa, Clarice também demonstrou espanto ao saber que o vídeo gerou um processo judicial contra o canal. “Fomos processados, com razão”, afirmou João Vicente. “Com toda razão. E perdeu [o processo]?”, perguntou a atriz. “Ganhamos”, respondeu o ator. “Sem razão!”, completou Clarice.
     
     
     

    Clarice Falcão diz que vídeos do Porta “envelheceram mal”

  • Atacante do Grêmio é convocado por Gana às vésperas da Copa do Mundo

    Atacante do Grêmio é convocado por Gana às vésperas da Copa do Mundo

    (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante ganês Amuzu, do Grêmio, foi convocado nesta quarta (6) para a disputa do amistoso entre Gana e México. Essa é sua primeira convocação na carreira. O atacante fez carreira na Bélgica e foi para o Grêmio em 2025.

    O chamado é especificamente para o amistoso contra o México, marcado para o dia 22, antes da paralisação do Brasileirão para a Copa.

    O jogo servirá como teste final para os jogadores mostrarem serviço para o técnico Carlos Queiroz. A lista ainda conta com jogadores sub-23, visando a classificatória para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

    Em razão de o jogo não ser na data-Fifa, que começa apenas no dia 1º, o clube não tem a obrigação de liberar o jogador. Essa é uma das razões pela qual a lista não conta com os principais nomes da seleção ganesa.

    Em caso de liberação, o atleta poderá perder dois jogos, contra o Palestina pela Sul-Americana e contra o Santos, pelo Brasileirão.

    Na atual temporada, Amuzu fez 7 gols em 25 jogos e deu três assistências.

    Apesar da convocação, é improvável a sua presença na Copa do Mundo, já que ele não esteve com a seleção durante o ciclo. A lista final para a Copa sairá no dia 1º de junho.

    Gana está no grupo L da Copa junto de Inglaterra, Croácia e Panamá. A estreia será no dia 17, às 20h, contra o Panamá.

    Atacante do Grêmio é convocado por Gana às vésperas da Copa do Mundo

  • Shell mais que dobra lucro ajustado, mas prevê queda na produção

    Shell mais que dobra lucro ajustado, mas prevê queda na produção

    Resultado superou estimativas do mercado, mas empresa projeta queda na produção no segundo trimestre por impacto do conflito no Oriente Médio e anuncia recompra de ações menor que nos períodos anteriores

    A Shell obteve lucro ajustado de US$ 6,915 bilhões no primeiro trimestre de 2026, mais do que dobrando o ganho de US$ 3,26 bilhões apurado no trimestre anterior, segundo balanço divulgado pela petrolífera anglo-holandesa nesta quinta-feira, 7.

    O resultado superou a projeção média de lucro de US$ 6,36 bilhões de uma pesquisa de analistas conduzida pela Vara Research.

    Apesar do avanço do lucro, a Shell alertou que a produção no segundo trimestre será menor, devido ao impacto esperado do conflito no Oriente Médio.

    A produção da unidade integrada de gás deve cair para entre 580 mil e 640 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), ante 909 mil boe/d no primeiro trimestre.

    A produção de upstream (exploração e produção) deve ficar entre 1,62 milhão e 1,82 milhão de boe/d, ante 1,84 milhão de boe/d no primeiro trimestre.

    A empresa também disse que recomprará US$ 3 bilhões em ações, abaixo dos US$ 3,5 bilhões em recompras anunciados nos trimestres recentes.

     

     

     

    Shell mais que dobra lucro ajustado, mas prevê queda na produção

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Justiça do Rio decide a favor de Chico Buarque contra a Meta

    Justiça do Rio decide a favor de Chico Buarque contra a Meta

    Vídeo com IA que usava a música “Cálice” sem autorização foi removido; decisão também obriga a empresa a adotar medidas preventivas e fornecer dados para identificar responsáveis pela publicação

    A Justiça do Rio de Janeiro decidiu a favor do cantor e compositor Chico Buarque em uma ação movida contra a Meta, empresa responsável pelo Facebook e pelo Instagram. O caso envolve a divulgação de um vídeo criado com inteligência artificial que utilizava a música “Cálice” sem autorização.

    De acordo com a ação, o conteúdo mostrava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, retratado como um ditador, com a canção de Chico Buarque ao fundo. O artista alegou violação de direitos autorais e pediu a remoção imediata do material, além da identificação dos responsáveis pela publicação.

    A decisão foi proferida pelo juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A Meta já retirou o vídeo do ar e também forneceu informações que podem ajudar a identificar os administradores das páginas que compartilharam o conteúdo.

    Na sentença, o magistrado determinou ainda que a empresa adote medidas preventivas para evitar a circulação de conteúdos semelhantes no futuro.

    Com a identificação dos responsáveis, o caso pode evoluir para novas ações judiciais individuais contra os envolvidos na publicação do vídeo.

    Justiça do Rio decide a favor de Chico Buarque contra a Meta

  • PF faz buscas contra Ciro Nogueira na 5ª fase da ação que apura crimes do Master e de Vorcaro

    PF faz buscas contra Ciro Nogueira na 5ª fase da ação que apura crimes do Master e de Vorcaro

    Polícia Federal cumpre mandado contra senador após encontrar mensagens e indícios de favorecimento ao Banco Master; investigação avança sobre possível ligação entre iniciativa legislativa e interesses do banqueiro Daniel Vorcaro

    A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 7, mais uma fase da Operação Compliance Zero e, pela primeira vez, mira o núcleo político por suspeitas de crimes envolvendo o Banco Master e o banqueiro Daniel Vorcaro. Está sendo cumprido mandado de busca e apreensão contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do partido.

    A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça.

    Como revelou o Estadão, a PF encontrou no celular de Vorcaro diálogos com o senador e ordens de pagamento para uma pessoa identificada como Ciro, sem sobrenome. À época, o parlamentar afirmou conhecer o banqueiro, mas negou proximidade e qualquer recebimento de valores.

    A investigação também identificou mensagens nas quais Vorcaro se refere ao senador como “um grande amigo de vida” e celebra uma iniciativa legislativa de Ciro que beneficiaria o banco.

    Uma dessas mensagens, datada de 13 de agosto de 2024, menciona o que o banqueiro chamou de “bomba atômica no mercado financeiro”. A data coincide com a apresentação de uma emenda à Proposta de Emenda à Constituição da autonomia financeira do Banco Central, proposta por Ciro Nogueira, que previa elevar o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito de R$ 250 mil para R$ 1 milhão por CPF.

    A proposta foi vista por integrantes do mercado financeiro e por políticos como uma das primeiras evidências de favorecimento ao Banco Master no Congresso.

    A ampliação da cobertura do FGC era uma das principais estratégias do banco para atrair investidores para seus Certificados de Depósito Bancário, como já havia mostrado o Estadão em agosto do ano passado.

    Esta é a quinta fase da operação e foi deflagrada na mesma semana em que a defesa de Vorcaro apresentou à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República uma proposta de delação premiada, ainda sob análise. A nova etapa não tem relação direta com os fatos citados nessa proposta, que, no momento, não possui valor probatório.

    Na quarta fase, realizada em 16 de abril, a PF prendeu o ex-presidente do Banco Regional de Brasília, Paulo Henrique Costa, que também passou a negociar um acordo de delação.

    PF faz buscas contra Ciro Nogueira na 5ª fase da ação que apura crimes do Master e de Vorcaro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Raphinha detona jornalista, nega saída e mira título contra o Real

    Raphinha detona jornalista, nega saída e mira título contra o Real

    Raphinha concedeu, nesta quinta-feira, uma longa entrevista à ESPN Brasil e rebateu os rumores sobre uma possível saída do Barcelona na próxima janela de transferências.

    “Desde que cheguei ao Barcelona… desde o primeiro dia existe especulação sobre se vou sair do clube. Acho que tem gente que não gosta muito de me ver aqui, principalmente parte da imprensa… Tem um aí que só fala mentira”, afirmou o atacante, que tem contrato com o clube catalão até junho de 2028.

    O jogador criticou diretamente um jornalista, sem citar o nome, e disse que já foi alvo de informações falsas anteriormente. “O jornalista que escreveu esse artigo já publicou outras coisas sobre mim que também eram mentira, dizendo que eu me reuni com o clube, que falei internamente que estava indeciso, que não sabia se ficaria… Esse aí só fala mentira”, disse.

    “Esse aí só fala mentira. Toda vez que publica alguma coisa, tem que desconsiderar. Quase sempre são coisas irrelevantes que saem da boca dele”, completou.

    Raphinha, de 29 anos, chegou ao Barcelona em 2022, vindo do Leeds United, por cerca de 60 milhões de euros. Desde então, disputou 175 jogos, com 73 gols e 52 assistências, e conquistou duas La Ligas, uma Copa do Rei e três Supercopas da Espanha.

    O atacante também comentou a possibilidade de o Barcelona garantir o título espanhol no próximo domingo, em clássico contra o Real Madrid.

    “Para ser sincero, o especial para mim é ganhar o campeonato, independentemente de contra quem for. Para o torcedor, para quem está no clube há mais tempo, é algo muito especial ganhar do maior rival, mas, para mim, o mais importante é ser campeão. Se for em cima deles, melhor ainda”, disse.

    Com quatro rodadas restantes, o Barcelona lidera La Liga com 88 pontos, 11 a mais que o Real Madrid, segundo colocado. Assim, qualquer resultado diferente de derrota no clássico pode garantir o título antecipado ao time catalão.

    Até o fim da temporada, o Barcelona ainda enfrenta Alavés, Betis e Valencia. Já o Real Madrid encara Oviedo, Sevilla e Athletic Bilbao.
     
     

    Novo episódio de tensão se soma ao tapa de Rüdiger em Carreras e a atrito com Ceballos; confusão teve empurrões e seguiu até o vestiário às vésperas do clássico contra o Barcelona, que pode decidir o título da La Liga

    Notícias ao Minuto | 04:30 – 07/05/2026

    Raphinha detona jornalista, nega saída e mira título contra o Real

  • Cantora Iara Pamella faz apelo por filho desaparecido há 4 meses

    Cantora Iara Pamella faz apelo por filho desaparecido há 4 meses

    Cantora faz apelo nas redes para localizar filho desaparecido desde dezembro; jovem foi visto pela última vez em Feira de Santana, e família segue sem notícias enquanto mobiliza seguidores em busca de informações

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – A cantora Iara Pamella, 44, usou as redes sociais para pedir ajuda na busca pelo filho, Geraldo Felipe da Silva, desaparecido desde dezembro de 2025. Segundo a artista, o último contato com o jovem aconteceu no dia 28 daquele mês, e ele teria sido visto pela última vez em Feira de Santana, na Bahia.

    Em um vídeo publicado no Instagram, a cantora pernambucana, que vive no Ceará, demonstrou preocupação e pediu que seguidores compartilhassem a mensagem para tentar localizar o filho, que completou 30 anos em abril. “Oi, gente. Sua cantora passando aqui para fazer esse vídeo, que também é um apelo. Peço que todos vocês compartilhem. Eu gostaria muito que esse vídeo chegasse até o meu filho Felipe, filho da sua mãe aqui, Iara. Tô preocupada”, declarou.

     
     
     

     
     
    Ver essa foto no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Um post compartilhado por Iara Pamella III (@iarapamella)

    A ex-vocalista da banda Noda de Caju contou que vem tentando obter informações sobre o paradeiro do filho, mas sem sucesso até o momento. “Não tenho notícias suas. Pergunto para as pessoas, busco notícias, mas sem nenhum resultado positivo. A última vez que eu falei com o meu filho foi no dia 28 de dezembro de 2025 e eu tô muito aflita, angustiada, sem notícias suas”, afirmou.

    Durante o desabafo, Iara também comentou acreditar que o filho esteja enfrentando problemas emocionais e fez um pedido para que ele entre em contato com a família. “Filho, eu te amo. Deus te abençoe, meu filho. Onde você estiver, se você ver esse vídeo, entra em contato com a mamãe. Me dê notícias. Eu tô preocupada, eu tô aflita”, disse.

    Ao final da publicação, a artista reforçou o pedido de ajuda ao público e afirmou que toda a família está mobilizada em busca de notícias sobre Geraldo Felipe da Silva. “Quem puder compartilhe, porque é muito importante. Nós todos da família, eu, seus irmãos, sua avó, estamos preocupados com você, filho, querendo notícias suas”, completou.

    Cantora Iara Pamella faz apelo por filho desaparecido há 4 meses

  • Golpes com apps e sites falsos da Receita crescem no IR; como se proteger

    Golpes com apps e sites falsos da Receita crescem no IR; como se proteger

    Golpistas usam apps falsos e mensagens sobre “CPF irregular” para roubar dados durante a declaração do IR 2026; especialistas orientam baixar programas apenas de lojas oficiais e desconfiar de links enviados por SMS, email ou WhatsApp.

    (FOLHAPRESS) – Especialistas em cibersegurança alertam para o aumento de golpes digitais relacionados ao período da declaração do Imposto de Renda 2026. Criminosos usam o tema para tentar obter dados pessoais e induzir o contribuinte a fazer pagamentos indevidos.

    A Redbelt Security, empresa de segurança da informação, identificou um aplicativo falso que simulava o app da Receita Federal. O aplicativo registrou mais de 16 mil downloads antes de ser retirado de uma loja não oficial e pode ter feito milhares de vítimas.

    O prazo para declarar o Imposto de Renda vai até 29 de maio. Quem é obrigado a prestar contas e atrasa o envio paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano. Há ainda outras consequências, como ficar com o CPF pendente caso não entregue a declaração.

    Eduardo Lopes, CEO da Redbelt, explica que aplicativos desenvolvidos por cibercriminosos recriam o app da Receita, com falsos serviços como preenchimento da declaração, consulta de débitos e acesso a recibos. Segundo ele, o usuário acredita estar em um ambiente legítimo e acaba fornecendo seus dados do Portal Gov.br sem perceber a fraude.

    Com isso, os golpistas roubam informações sensíveis do contribuinte. Além do CPF, são coletadas senhas salvas no celular ou tablet, cookies de sessão bancária, credenciais corporativas e documentos armazenados.

    “No caso de RATs, vírus de acesso remoto, o criminoso passa a ter o controle do aparelho, conseguindo acessar arquivos, registrar o que é digitado e visualizar a tela em tempo real”, afirma o especialista.

    Durante o monitoramento, a empresa identificou cerca de dez aplicativos maliciosos ligados ao IR 2026. As amostras analisadas usam nomes de órgãos oficiais, linguagem técnica e canais de suporte para aumentar a credibilidade. Os aplicativos circularam em lojas não oficiais, fora do Google Play Store e da App Store, que adotam processos de verificação mais rigorosos.

    Pesquisadores da Eset Brasil identificaram outro tipo de fraude semelhante. O golpe começa com o envio de links por email, SMS ou WhatsApp, com alertas falsos de “CPF irregular” ou “pendências com a Receita”.

    Ao acessar o site, a vítima informa o CPF em uma suposta consulta gratuita. Em seguida, a página exibe um aviso de alto risco fiscal e estabelece um prazo curto para regularização da falsa pendência. Os golpistas exibem dados reais do usuário e apresentam um relatório falso com valores, juros e multas, simulando uma dívida ativa.

    Thales Santos, especialista em segurança da informação na Eset Brasil, afirma que o golpe combina engenharia social com uso de dados vazados. “Esse tipo de fraude digital é mais complexa porque os sites são criados e derrubados com frequência, o que dificulta o mapeamento dos golpistas”, diz.

    “A infraestrutura usada é desconhecida, mas é possível que os dados das vítimas tenham sido vazados anteriormente em alguma brecha de segurança, como o que ocorreu em 2020”, afirma.

    O especialista alerta que o senso de urgência reduz a verificação das informações. Os golpistas aproveitam o momento de pressão para acelerar decisões e oferecem descontos que reduzem a suposta dívida. Diante da possível penalidade, muitos usuários priorizam agir rápido em vez de checar a origem da mensagem.

    O contribuinte que vai declarar o Imposto de Renda pelo aplicativo da Receita deve ficar atento e baixar o app apenas nas lojas oficiais. Também é possível enviar a declaração utilizando o PGD, Programa Gerador da Declaração, disponível no site da Receita.

    Outra opção é declarar online pelo portal e-CAC, em “Meu Imposto de Renda”.

    SAIBA COMO SE PROTEGER DE GOLPES

    Para evitar prejuízos financeiros e proteger dados pessoais, a Receita Federal reforça que não envia links para regularização de pendências e orienta:

    Desconfie de mensagens com tom de urgência ou ameaça de bloqueio de serviços financeiros
    Não clique em links recebidos por SMS ou aplicativos de mensagens de fontes desconhecidas
    Acesse os serviços digitando o endereço oficial da Receita no navegador
    Verifique sempre o endereço eletrônico antes de acessar páginas de serviços públicos
    Não compartilhe seus dados pessoais
    Nunca forneça informações bancárias, fiscais ou senhas em sites não verificados
    Em caso de dúvida, busque atendimento nos canais oficiais da Receita Federal

    Golpes com apps e sites falsos da Receita crescem no IR; como se proteger

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Talento de Avenida Brasil virou pai solo após morte precoce da esposa atriz

    Talento de Avenida Brasil virou pai solo após morte precoce da esposa atriz

    Sucesso em ‘Avenida Brasil’, ator João Fernandes retorna em ‘A Nobreza do Amor’ após enfrentar período difícil na vida pessoal; veja!

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – João Fernandes, 27, pode ser visto em dose dupla na TV: na reprise de “Avenida Brasil” e também na novela das seis, “A Nobreza do Amor”. Mas, por trás da carreira, existe uma história marcada pela perda da esposa de forma precoce.

    INÍCIO PRECOCE E PAPEL MARCANTE NA TV

    João Fernandes começou cedo na televisão. Ainda criança, estreou aos 10 anos em “Caminho das Índias”, onde interpretou Amarit. Em seguida, participou de “Cordel Encantado”, até conquistar maior reconhecimento em “Avenida Brasil”.

    Na trama escrita por João Emanuel Carneiro, ele deu vida ao inesquecível Picolé. O personagem é um dos “meninos do lixão” liderado por Mãe Lucinda, personagem de Vera Holtz. O garoto teve papel importante ao longo da história, especialmente por sua ligação com Jorginho, vivido por Cauã Reymond.

    “Estava em um momento de transição criança/adolescente na época, então foi um processo doido na minha mente, que sempre gostei de construir personagens. Aquele João Fernandes ainda não entendia certas coisas […] Tudo era um verdadeiro sonho, onde eu podia fazer o que eu amo, sem cobranças e pressão”, disse João Fernandes, ao gshow.

    Mesmo anos após a exibição original, ele ainda é reconhecido pelo personagem. “Acontece muito também das pessoas não lembrarem de onde me conhecem, aí explico e quase sempre rola um: ‘É o Picolé!’ Amo e foi um dos melhores trabalhos para mim. Bem gostoso esse carinho.”

    Depois do sucesso, João seguiu trabalhando em produções como “Joia Rara”, “Malhação: Toda Forma de Amar” e “Amor Perfeito”. Também atuou em projetos da Record, como “A Terra Prometida” e “Paulo, o Apóstolo”. Ainda fez alguns filmes, como “De Pernas pro Ar” e “Confissões de Adolescente”.

    Hoje, ele integra o elenco de “A Nobreza do Amor”. No atual folhetim das seis, ele interpretou Fuad, jovem de origem libanesa que enfrenta um casamento arranjado com Salma, personagem de Rayssa Bratillieri.

    TRAGÉDIA PESSOAL

    Em 2019, nasceu Nicolas, seu filho com a atriz Mabel Calzolari. Dois anos depois, em 2021, Mabel morreu em decorrência da aracnoidite, uma doença rara que atinge a medula espinhal.

    Na época, o menino tinha menos de 2 anos, e João precisou assumir sozinho a criação do filho. A partir daí, passou a conciliar a carreira artística com a responsabilidade da paternidade solo. “A partida da Mabel aumentou em 200% a responsabilidade, agora é tudo comigo. E tive que aprender a lidar com isso”, assumiu ele ao gshow.

    “A gente pensa que o mundo vai ter uma certa clemência da gente quando acontece esse tipo de coisa, mas a verdade é que o tempo passa e só quem sofre as consequências mesmo é a família. As contas não ficam mais baratas, o salário não duplica, o resto do mundo não muda, a gente que tem que correr um dobrado”, disse João ao gshow.

    Talento de Avenida Brasil virou pai solo após morte precoce da esposa atriz