Blog

  • Juiz federal dos EUA divulga suposta carta de suicídio de Jeffrey Epstein

    Juiz federal dos EUA divulga suposta carta de suicídio de Jeffrey Epstein

    Documento veio a público após decisão judicial e reacende debate sobre circunstâncias da morte do empresário; autenticidade do texto não foi confirmada, mas divulgação ocorreu diante do “forte interesse público” no caso, segundo o tribunal

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Um juiz federal divulgou a carta de suicídio supostamente escrita por Jeffrey Epstein, acusado de liderar uma rede de abuso sexual. O documento ficou sob sigilo e lacrado por anos no processo criminal ligado ao ex-companheiro de cela do empresário.

    Carta inicia com a frase de que Epstein foi investigado por meses e não foi encontrado nada contra ele. O texto destaca que a acusação foi baseada em um relato ocorrido há anos.

    “Eles me investigaram por meses – NÃO ENCONTRARAM NADA!!!

    Então o resultado foi uma acusação de 16 anos atrás.

    É um privilégio poder escolher o momento de dizer adeus.
    O que você quer que eu faça – cair no choro!!

    NÃO É LEGAL – NÃO VALE A PENA!!”, diz carta que teria sido supostamente escrita por Epstein;

    Bilhete teria sido encontrado em julho de 2019 por Nicholas Tartaglione, então colega de cela de Epstein no Centro Correcional de Manhattan. Tartaglione diz que achou a mensagem depois de Epstein ser encontrado inconsciente na cela -ele sobreviveu ao episódio. Semanas depois, o bilionário, com 66 anos à época, foi encontrado morto no centro correcional. As autoridades consideraram a morte como suicídio.

    Tartaglione foi condenado em 2023 e cumpre quatro penas de prisão perpétua em uma prisão federal na Califórnia. Ele recorre da sentença e diz ser inocente.

    A carta foi tornada pública ontem pelo juiz Kenneth M. Karas, do Tribunal Distrital Federal de White Plains, Nova York. Karas foi responsável por julgar o processo de Tartaglione. A ação da divulgação foi tomada após o jornal The New York Times pedir ao tribunal, na última semana, a liberação do documento.

    Antes da liberação, Karas pediu que as partes envolvidas se manifestassem sobre o pedido do jornal. O Ministério Público Federal de Manhattan, responsável pela acusação contra Tartaglione, não se opôs à divulgação. Em uma carta ao juiz, os promotores declararam que “parece haver um forte interesse público nas circunstâncias que envolveram a morte de Epstein”, informou o jornal.

    New York Times afirmou não ser possível confirmar que Epstein escreveu a carta. O documento foi acionado aos autos do processo na noite de ontem, ainda conforme o jornal. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos não se manifestou sobre a divulgação.

    O Departamento de Justiça dos EUA publicou mais de 3 milhões de páginas de arquivos da investigação do caso Epstein. Os documentos liberados em 30 de janeiro incluem milhares de fotos e vídeos, alguns registrados pelo próprio bilionário.

    O governo Trump atrasou a divulgação, que era esperada até 19 de janeiro. O presidente inicialmente tentou impedir a publicação, mas cedeu após pressão do Congresso, de integrantes do próprio partido e da opinião pública e assinou a lei que obriga a liberação do material.

    Uma comissão da Câmara afirmou que o governo reteve e ocultou material no “lote final”. O Departamento de Justiça diz que as partes omitidas se devem a “sigilo profissional” e sustenta que foi “transparente”, afirmando também que algumas omissões seriam necessárias para proteger as vítimas.

    Trump diz que rompeu laços com Epstein antes de 2008 e afirma não ter visto evidências de tráfico sexual. As autoridades policiais nunca acusaram o presidente de atividade criminosa relacionada aos crimes de Epstein.

    PROCURE AJUDA

    Se você estiver tendo pensamentos suicidas, procure ajuda especializada.

    O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente, 24 horas por dia, pelo telefone 188. Também há atendimento por chat, e-mail e presencialmente.
    Outra opção é procurar um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) na sua cidade.

    Há ainda o Pode Falar, canal criado pelo Unicef para jovens de 13 a 24 anos, com atendimento anônimo e gratuito.

    Juiz federal dos EUA divulga suposta carta de suicídio de Jeffrey Epstein

  • Bruna Lombardi relembra início com Riccelli no Xingu e exalta união de 48 anos

    Bruna Lombardi relembra início com Riccelli no Xingu e exalta união de 48 anos

    Atriz conta como romance começou durante gravações em cenário paradisíaco e destaca cumplicidade, afinidades e confiança como base do casamento com Carlos Alberto Riccelli ao longo de quase cinco décadas

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Bruna Lombardi, 73, fez um balanço da união de 48 anos com o ator e diretor Carlos Alberto Riccelli, 79,em entrevista recente. Ela relembrou o início da relação, em 1978, nos bastidores da novela “Aritana”, de Ivani Ribeiro, exibidana extinta TV Tupi (1950-1980). “Encontrei o cara que amava e amo. Quando conheci o Riccelli, já o conheci no meio de uma coisa meio paradisíaca, que é o Xingu. Milhões de borboletas, nós dois no meio de uma aldeia, só indígenas maravilhosos… Foi a coisa mais apaixonante”, começou.

    A atriz e escritora descreveu o impacto do encontro naquele cenário. “Morri e fui para o paraíso, e tem esse cara do meu lado dando mole”, lembrou, ao citar a impressão que teve na época. Segundo ela, a aproximação partiu mais de sua iniciativa. “Ficamos um mês e pouco, uma água quente e transparente dentro da lagoa… eu fazendo o possível para me encostar nele, me esfregava, fazia o que podia, e ele mais tímido do que eu, devo ser honesta [risos]. Quem foi mais em cima fui eu, para deixá-lo mais à vontade.”

    De acordo com Bruna Lombardi, o relacionamento seguiu após o fim das gravações de “Aritana”. “Depois do paraíso, a gente veio para uma praticidade da vida. Começamos a ficar juntos mesmo! A gente foi direto para a loja de material de construção! Fomos escolher prego, madeira, martelo. A vida foi muito fantasia e realidade”, afirmou.

    Ela destacou afinidades como base da relação do casal. “Tinha uma coisa linda que, quando a gente começou a morar junto -a gente já sabia, porque já tinha conversado para caramba-, mas a gente tinha lido os mesmos livros, visto os mesmos filmes, então você vai com uma pessoa que tem todas as referências”, comentou.

    Bruna continuou: “Ricelli é muito diferente de mim, em muitos aspectos. Mas, em outros, a gente pensa tão parecido que não precisa nem falar. A gente não precisa nem se olhar. Ele sabe o que estou pensando e eu sei o que ele está pensando.”

    Ao final, resumiu o que considera o principal pilar do casamento. “É essa cumplicidade segura, esse lugar de confiança, de calor humano. Não existe amor mais legal do que o amor incondicional.”

    Bruna Lombardi relembra início com Riccelli no Xingu e exalta união de 48 anos

  • ‘Uma 2ª vez é ainda mais difícil’, diz Marquinhos após ida do PSG à final

    ‘Uma 2ª vez é ainda mais difícil’, diz Marquinhos após ida do PSG à final

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após eliminar o Bayern de Munique, Marquinhos, capitão do Paris Saint-Germain, comemorou a ida à final da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo.

    Marquinhos afirmou que passou por momentos difíceis no PSG e ressaltou a raridade que é chegar a duas finais de Champions em sequência. “Uma vez já é difícil; uma segunda vez seguida é ainda mais difícil”, disse.

    O brasileiro também elogiou o Bayern e disse que o time alemão tirou o PSG da ‘zona de conforto’. “O confronto com o Bayern foi um dos mais difíceis. Eles nos testaram em tudo: jogar adiantado, sair no contra-ataque, ter a posse de bola… Eles nos tiraram da nossa zona de conforto”, afirmou.

    O brasileiro também negou favoritismo do atual campeão contra o Arsenal. “A gente não pode cair nessa armadilha, para ser sincero ano passado jogamos contra eles, foi um dos times mais difíceis que a gente jogou. É um time que sabe muito bem jogar contra a gente, contra esse estilo de jogo nosso e do Bayern”, disse, à TNT Sports.

    O PSG empatou com o Bayern em Munique, fez valer a vantagem obtida na partida de ida e se classificou à final pelo segundo ano consecutivo. A final será no dia 30 de maio, em Budapeste, na Hungria.

    Técnico destaca superação do Corinthians na altitude de Bogotá após empate com o Santa Fe; equipe mantém liderança do grupo, segue invicta na Libertadores e se aproxima da classificação às oitavas de final.

    Estadao Conteudo | 06:51 – 07/05/2026

    ‘Uma 2ª vez é ainda mais difícil’, diz Marquinhos após ida do PSG à final

  • Carlos Bolsonaro se desculpa com Ana Campagnolo após racha no PL de SC

    Carlos Bolsonaro se desculpa com Ana Campagnolo após racha no PL de SC

    Pedido de desculpas ocorre após troca de críticas entre aliados e disputa por vaga ao Senado em Santa Catarina; impasse envolve lideranças locais, desagrada parte do partido e expõe divisão interna às vésperas da pré-campanha

    Carlos Bolsonaro (PL) pediu desculpas à deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) durante reunião do partido na noite de segunda-feira, 4. O PL catarinense enfrenta um racha após o anúncio de que o filho de Jair Bolsonaro seria pré-candidato a uma das vagas ao Senado por Santa Catarina. Em suas redes sociais, Carlos confirmou o pedido de desculpas e afirmou que há outras prioridades no momento.

    “Temos coisas muito mais importantes do que nós. Temos um Brasil para resgatar por nossos filhos. Bola para frente!”, escreveu.

    O racha entre os integrantes do partido começou com a definição da chapa ao Senado em Santa Catarina, no fim do ano passado. Como Carlos não é do estado, sua pré-candidatura desagradou lideranças locais, principalmente Ana Campagnolo. A deputada afirmou que a vaga da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) teria sido “dada” a Carlos Bolsonaro (PL-RJ).

    O governador Jorginho Mello, que tentará a reeleição, queria o senador Esperidião Amin (PP-SC) em sua chapa. A segunda vaga era disputada por Caroline de Toni, mas enfrentou resistência diante da preferência de Jair Bolsonaro pela candidatura de Carlos.

    O impasse levou Caroline de Toni a cogitar uma mudança de partido. Segundo a Coluna do Estadão, ela recebeu convites de siglas como Novo, União Brasil, Republicanos, MDB e Missão, ligada ao MBL.

    Ana Campagnolo afirmou que seriam “duas vagas que o partido dividiu entre PL e PP. O PP vai manter a candidatura do Amin como sempre foi. A vaga do nosso PL era da deputada Carol, agora será dada ao Carlos”, demonstrando insatisfação.

    Carlos Bolsonaro reagiu negando as declarações da deputada. “Não sejam mentirosos. Absolutamente nada do que essa menina está falando é verdade. Quanta baixaria. Lamentável!”, disse. Ele acrescentou que “os pré-candidatos de Jair Bolsonaro ao Senado Federal são Carol e Carlos Bolsonaro”, deixando Esperidião Amin fora da composição.

    Os dois seguiram trocando críticas nas redes sociais. Campagnolo chegou a ser acusada de publicar uma foto “recortada” para excluir Carlos de uma imagem, o que ela negou posteriormente.

    Na segunda-feira, Carlos e Campagnolo se reuniram em Santa Catarina, a convite do governador Jorginho Mello, para alinhar posições antes da pré-campanha presidencial de Flávio Bolsonaro no estado.

     

    Carlos Bolsonaro se desculpa com Ana Campagnolo após racha no PL de SC

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Walcyr Carrasco aposta em reconstrução e afeto em nova novela das nove

    Walcyr Carrasco aposta em reconstrução e afeto em nova novela das nove

    Autor aposta em trama marcada por enchente, desigualdade e reconstrução; novela traz protagonista forte que enfrenta dificuldades financeiras, além de discutir temas como solidariedade, padrões de beleza e relações familiares com elenco estrelado

    (CBS NEWS) – A próxima novela das nove da Globo, “Quem Ama Cuida”, aposta em uma trama de reconstrução, afeto e superação diante de tragédias sociais e pessoais. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (6), o autor Walcyr Carrasco definiu a obra como uma história guiada pela intuição e disse que constrói os personagens como se fossem pessoas reais.

    “Os personagens passam a ser pessoas que eu conheço. É como se eles me contassem a história deles”, afirmou o novelista, ao comentar seu processo criativo. Segundo ele, a protagonista Adriana foi pensada como uma mulher forte, distante do perfil tradicional das heroínas românticas.

    Interpretada por Letícia Colin, Adriana será uma fisioterapeuta que enfrenta dificuldades financeiras após perder tudo em uma enchente. A personagem se torna arrimo da família e passa a lutar por reconstrução e justiça social. Durante a coletiva, a atriz afirmou que a novela resgata temas como solidariedade e coragem em meio às desigualdades brasileiras.

    “Estamos falando de uma mulher invisibilizada, que luta para sobreviver, estudar e sustentar a família. É uma personagem complexa, intensa e movida por senso de justiça”, disse.

    Carrasco também revelou que parte da inspiração para a trama veio de uma experiência pessoal. Após quebrar a perna há cerca de dois anos, o autor passou por sessões de fisioterapia e utilizou vivências desse período na construção do personagem Arthur Brandão, vivido por Antonio Fagundes.

    A novela começa com uma sequência de enchente em São Paulo que muda a vida dos personagens centrais. As gravações das cenas mobilizaram uma grande estrutura técnica, com horas de filmagem dentro d’água, uso de dublês e painéis de LED. Letícia Colin classificou o trabalho como “emocionalmente intenso” e afirmou que o elenco criou uma relação de união durante as gravações.

    A atriz Isabela Garcia também destacou o impacto emocional das sequências. Segundo ela, o tema das tragédias climáticas aproxima a ficção da realidade enfrentada por muitas famílias brasileiras. “Todo mundo conhece alguém que perdeu tudo numa enchente”, afirmou.

    No elenco, Carrasco reuniu nomes como Tony Ramos, Chay Sued, Isabel Teixeira, Jesuíta Barbosa, Deborah Evelyn, Agatha Moreira, Tata Werneck e Rainer Cadete. O autor definiu o grupo como um “elenco dos sonhos”.

    Durante a coletiva, Tata Werneck comentou sua personagem, descrita como uma stalker, e afirmou que a trama aborda carências emocionais e relações familiares difíceis. Já Rainer Cadete contou que interpretará um dermatologista especializado em procedimentos estéticos e disse que a novela também discutirá padrões de beleza e intervenções corporais.

    Segundo Walcyr Carrasco, “Quem Ama Cuida” terá romance, conflitos familiares e superação, marcas recorrentes de suas novelas. “A televisão também tem a obrigação de mostrar que é possível dar a volta por cima”, afirmou o autor.

    Walcyr Carrasco aposta em reconstrução e afeto em nova novela das nove

  • Red Bull Bragantino vai até a Bolívia sob pressão para seguir vivo na Copa Sul-Americana

    Red Bull Bragantino vai até a Bolívia sob pressão para seguir vivo na Copa Sul-Americana

    O Red Bull Bragantino terá um desafio decisivo e cercado de dificuldades nesta quinta-feira. Para seguir com chances de classificação na Copa Sul-Americana, o time paulista enfrenta o Blooming, da Bolívia, às 21h30, no estádio El Tahuichi, em Santa Cruz de la Sierra, pela quarta rodada do Grupo H.

    A equipe de Bragança Paulista ocupa a terceira colocação, com três pontos, e precisa pontuar para não se distanciar dos líderes. O River Plate lidera com sete pontos, seguido pelo Carabobo, com seis. Já o Blooming é o lanterna, com apenas um ponto em três jogos.

    Na rodada anterior da competição continental, o Bragantino foi derrotado pelo River Plate por 1 a 0, com gol sofrido nos acréscimos. O resultado aumentou a pressão sobre o elenco paulista. Apesar disso, o time chega mais confiante após vencer a Chapecoense por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro.

    O técnico Vagner Mancini destacou a importância de controlar o ritmo da partida e minimizar erros fora de casa. “Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, principalmente pela altitude e pelo contexto da competição. É um jogo que exige inteligência, concentração e competitividade do começo ao fim. Precisamos pontuar para seguir vivos”, afirmou.

    Para o confronto, o Bragantino terá um desfalque importante na defesa. O zagueiro Alix Vinícius está suspenso após ser expulso contra o River Plate. Com isso, Pedro Henrique e Gustavo Marques devem formar a dupla de zaga titular.

    Do outro lado, o Blooming vive um momento de instabilidade. O técnico Mauricio Soria deixou o comando da equipe após desentendimentos internos, aumentando o clima de turbulência antes da partida. A tendência é que o auxiliar Raúl Gutiérrez assuma de forma interina.

    Mesmo na última colocação do grupo, os bolivianos veem o confronto como uma chance de reação. Jogando em casa e com o apoio da torcida, o Blooming aposta no fator altitude para tentar surpreender o clube brasileiro e manter vivas as chances de classificação.

    FICHA TÉCNICA

    BLOOMING-BOL X RED BULL BRAGANTINO

    BLOOMING – Uraezaña; Mendoza, Carrasco, Vila e Eduardo Álvarez; Moisés Villarroel, Bejarano e Oliveros; Miguel Villarroel, Antony Vásquez e Garcés. Técnico: Raúl Gutiérrez (auxiliar).

    RED BULL BRAGANTINO – Cleiton; Andres Hurtado, Pedro Henrique, Gustavo Marques e Juninho Capixaba; Gabriel, Fabinho e Herrera; Lucas Barbosa, Eduardo Sasha e Isidro Pitta. Técnico: Vagner Mancini.

    ÁRBITRO – Augusto Menendez (PER).

    HORÁRIO – 21h30.

    LOCAL – Estádio Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra (BOL).

    Técnico destaca superação do Corinthians na altitude de Bogotá após empate com o Santa Fe; equipe mantém liderança do grupo, segue invicta na Libertadores e se aproxima da classificação às oitavas de final.

    Estadao Conteudo | 06:51 – 07/05/2026

    Red Bull Bragantino vai até a Bolívia sob pressão para seguir vivo na Copa Sul-Americana

  • Ex-CTO acusa Sam Altman de mentir sobre segurança na OpenAI

    Ex-CTO acusa Sam Altman de mentir sobre segurança na OpenAI

    Ex-CTO Mira Murati afirma em tribunal que Sam Altman mentiu sobre protocolos de segurança de inteligência artificial; depoimento ocorre em meio à disputa com Elon Musk e reforça críticas sobre governança, transparência e prioridades da OpenAI

    A ex-diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, foi chamada a depor no julgamento que envolve o bilionário Elon Musk e o cofundador e atual CEO da empresa, Sam Altman.

    Em depoimento sob juramento, Murati afirmou nesta quarta-feira, 6, que Altman mentiu sobre os protocolos de segurança relacionados a um novo modelo de inteligência artificial. Segundo ela, o executivo disse que não seria necessário submeter o sistema aos procedimentos internos de segurança, alegando que a decisão havia sido aprovada pelo departamento jurídico. De acordo com Murati, essa informação não era verdadeira.

    Atualmente à frente da startup Thinking Machines Lab, também voltada à inteligência artificial, Murati relatou ainda que enfrentou dificuldades durante seu período na OpenAI por causa da atuação de Altman.

    “Tive um trabalho incrivelmente difícil em uma organização muito complexa”, disse, segundo o site The Verge. “Pedia ao Sam para liderar com clareza e não prejudicar a minha capacidade de fazer o meu trabalho.”

    Não é a primeira vez que Altman é acusado de mentir a colegas. Uma reportagem recente da revista The New Yorker aponta que vários profissionais se afastaram da OpenAI por esse motivo, além de críticas de que o CEO não prioriza a segurança no desenvolvimento de sistemas de IA.

    “O problema da OpenAI é o próprio Sam”, afirmou Dario Amodei, cofundador e CEO da Anthropic e ex-vice-presidente de pesquisa da OpenAI.

    Um membro do conselho da empresa, ouvido pela publicação, também criticou o comportamento de Altman. “Ele não se prende à verdade. Tem duas características que raramente vemos juntas: um forte desejo de agradar e uma falta quase sociopata de preocupação com as consequências de enganar alguém”, afirmou.

    A origem do conflito entre Musk e Altman

    A relação entre Elon Musk e Sam Altman começou há mais de uma década. Em 2012, Altman foi apresentado ao empresário e compartilhou a ideia inicial da OpenAI.

    Em 2015, Musk integrou o grupo de cofundadores da empresa, que também incluía Altman, Greg Brockman e Ilya Sutskever. Inicialmente, a OpenAI foi criada como uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver uma inteligência artificial avançada e evitar a concentração dessa tecnologia nas mãos de grandes empresas como o Google.

    Com o tempo, porém, a necessidade de financiamento levou à criação de uma estrutura com fins lucrativos. Apesar de hoje criticar essa mudança, a OpenAI afirma que Musk apoiava a transição antes de deixar a empresa, em 2019.

    Relatos indicam que Musk tentou assumir o controle da companhia e até cogitou integrá-la à Tesla, mas a proposta não avançou. Após divergências com os demais fundadores, ele deixou o projeto.

    Posteriormente, a OpenAI firmou parceria com a Microsoft e ganhou projeção global com o lançamento do ChatGPT, em 2022, atraindo bilhões de dólares em investimentos.

    Musk, por sua vez, fundou a xAI e passou a competir diretamente com a OpenAI, mantendo críticas frequentes a Altman, a quem já chamou de “escroque” e “Scam Altman”, em referência ao termo inglês para fraude.
     

     
     

    Ex-CTO acusa Sam Altman de mentir sobre segurança na OpenAI

  • Estrela de 'Pânico', Hayden Panettiere revela ser bissexual em entrevista

    Estrela de 'Pânico', Hayden Panettiere revela ser bissexual em entrevista

    Atriz diz que evitou falar sobre sexualidade por duas décadas por falta de incentivo e medo de reação do meio profissional; revelação vem antes do lançamento de livro de memórias, no qual aborda identidade, carreira e experiências pessoais

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A atriz Hayden Panettiere, conhecida por papéis na franquia “Pânico” e na série “Heroes”, revelou publicamente ser bissexual.

    A declaração foi feita em entrevista à revista US Weekly, antes do lançamento de seu livro de memórias, “This Is Me: A Reckoning”, que acontece no dia 19 de maio nos Estados Unidos.

    Panettiere afirmou que nunca havia falado abertamente sobre sua sexualidade nas últimas duas décadas por não se sentir encorajada a “simplesmente ser ela mesma”.

    “Parecia que, especialmente para mulheres, se assumir bissexual ou dizer que gostava de garotas era tratado como uma moda passageira”, disse.

    A artista também afirmou que tinha medo da reação da equipe profissional e da opinião pública. “Nunca parecia o momento certo”, declarou. “É triste que eu tenha esperado até os 36 anos para compartilhar essa parte de mim, mas antes tarde do que nunca.”

    Ela contou ainda que hoje se sente confortável para falar sobre o assunto. “Consigo dizer com confiança: sim, eu sou bissexual”, afirmou.

    Estrela de 'Pânico', Hayden Panettiere revela ser bissexual em entrevista

  • Flamengo defende a liderança na Libertadores diante do Independiente Medellin

    Flamengo defende a liderança na Libertadores diante do Independiente Medellin

    Cada vez mais próximo da classificação na Copa Libertadores, o Flamengo entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30, para enfrentar o Independiente Medellín, no estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, pela quarta rodada da fase de grupos. Líder do Grupo A, com sete pontos, o time brasileiro pode encaminhar a vaga às oitavas de final em caso de vitória, abrindo vantagem sobre os concorrentes diretos.

    A disputa é com o Estudiantes, que tem cinco pontos, e com o próprio clube colombiano, que soma quatro. Já o Cusco ainda não pontuou. O confronto marca o reencontro entre as equipes após o duelo da segunda rodada, no Rio, quando o Flamengo goleou por 4 a 1.

    O estádio Atanasio Girardot fica a cerca de 1.500 metros acima do nível do mar, uma altitude considerada moderada e que, em geral, não provoca impactos significativos no desempenho físico.

    Mesmo vindo de dois empates consecutivos, 1 a 1 com o Estudiantes, pela Libertadores, e 2 a 2 diante do Vasco, pelo Brasileirão, o Flamengo soma nove jogos de invencibilidade e mantém o bom momento na temporada.

    O técnico Leonardo Jardim cumpre suspensão e será substituído pelo auxiliar José Barros. O integrante da comissão destacou que o objetivo principal é a classificação, mas reforçou a busca pela liderança.

    “Nossa mentalidade é buscar os pontos suficientes para passar à próxima fase da Libertadores. Queremos estar sempre no topo. Ganhamos um ponto precioso contra o Estudiantes. Fomos para ganhar o jogo na Argentina, mas não foi possível. Saímos com um ponto; não foi um resultado ruim”, afirmou.

    O meia Jorge Carrascal volta a ser opção após cumprir suspensão no Campeonato Brasileiro e pode ganhar espaço, já que Arrascaeta se recupera de cirurgia na clavícula direita e segue fora.

    A comissão técnica deve manter o rodízio na competição. Nomes como Emerson Royal, Danilo, Vitão, Ayrton Lucas, Everton Cebolinha e Bruno Henrique podem começar entre os titulares.

    Além de Arrascaeta, Erick Pulgar e Lucas Paquetá seguem no departamento médico. Já o atacante Wallace Yan ficou fora da lista por opção técnica.

    Do outro lado, o Independiente Medellín chega motivado após vencer o Cusco por 1 a 0 na última rodada e precisa de um novo resultado positivo para seguir na briga por uma vaga no mata-mata.

    No cenário nacional, porém, a equipe colombiana foi derrotada por 1 a 0 pelo Águilas Doradas, resultado que encerrou uma sequência de quatro vitórias consecutivas do time comandado por Alejandro Restrepo.

    Entre os destaques do elenco estão o lateral-esquerdo Frank Fabra, ex-Boca Juniors, o atacante polonês Francisco Fydriszewski e Yony González, conhecido do futebol brasileiro por passagens por Fluminense, Corinthians e Ceará.

    .

    FICHA TÉCNICA

    INDEPENDIENTE MEDELLÍN X FLAMENGO

    INDEPENDIENTE MEDELLÍN – Eder Chaux; Rentería, Jose Ortiz, Londono e Frank Fabra; Esneyder Mena, Perlaza, Alexis Serna e Yony González; Francisco Chaverra e Francisco Fydrieszeweski. Técnico: Alejandro Restrepo.

    FLAMENGO – Rossi; Emerson Royal, Danilo, Vitão e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Jorginho e Carrascal; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Everton Cebolinha. Técnico: Leonardo Jardim.

    ÁRBITRO – Jesus Valenzuela (VEN).

    HORÁRIO – 21h30 (de Brasília).

    Técnico destaca superação do Corinthians na altitude de Bogotá após empate com o Santa Fe; equipe mantém liderança do grupo, segue invicta na Libertadores e se aproxima da classificação às oitavas de final.

    Estadao Conteudo | 06:51 – 07/05/2026

    ESTÁDIO – Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia.

    Flamengo defende a liderança na Libertadores diante do Independiente Medellin

  • Lula se irrita com PT, falta a eventos e cobra estratégia pré-eleitoral

    Lula se irrita com PT, falta a eventos e cobra estratégia pré-eleitoral

    Ausência reforça insatisfação do presidente com postura do partido, que cobra mais atuação nas redes, nas ruas e no Congresso; aliados veem gesto como sinal de críticas internas às vésperas de uma disputa eleitoral considerada difícil

    (CBS NEWS) – O presidente Lula deixou de participar, na segunda-feira (4), de jantar de adesão oferecido pelo PT, apesar de a data ter sido definida para acomodar a agenda do Palácio do Planalto.

    A justificativa apresentada foi a de que, devido a uma recente cirurgia na cabeça, o petista deveria evitar situações em que pudesse suar em excesso. Mas a ausência foi apontada por aliados como a expressão pública das críticas reservadas que Lula tem feito ao partido que ajudou a fundar.

    Essa foi a segunda vez que Lula faltou a um evento do partido em menos de duas semanas. No dia 26 de abril, o presidente tampouco participou do encerramento do congresso petista. Enviou apenas uma mensagem de vídeo.

    “Nós temos que mostrar com muita clareza, mas uma proposta séria, que seja coisa factível, que a gente possa executar. Porque senão a gente fica prometendo e o cara pergunta ‘pô, por que vocês não fizeram?’”, disse na gravação.

    Na noite de segunda, Lula não foi o único ausente. Apenas três ministros do governo prestigiaram a confraternização do PT.

    Em suas conversas, o presidente repete que os petistas têm que fazer a sua parte para uma eleição dura. Ainda segundo relatos, Lula se queixa de falta de combatividade do partido, cada vez mais concentrado em discussões como cota de candidatos no fundo partidário.

    Lula se ressente de uma ação mais enérgica dos petistas nas redes e nas ruas. Ele chegou a cobrar detalhes da estratégia de comunicação montada pelo PT. Esse mal-estar traduz um acúmulo de dissabores do presidente com integrantes da direção partidária.

    No ano passado, Lula chegou a ser desafiado por uma ala contrária à eleição do atual presidente do partido, Edinho Silva. Em março do ano passado, o presidente foi alertado para o risco de derrota de Edinho na eleição partidária.

    Embora tenha em Edinho uma pessoa de sua confiança, e apesar da escolha de um secretário de comunicação, Éden Valadares, alinhado com o ministro Sidônio Palmeira (Secom), Lula não mantém relação com todos os integrantes da chamada máquina partidária.

    Para o congresso partidário, Lula acompanhou de perto a redação do manifesto da sigla. Ele chegou a sugerir a exclusão de propostas controversas, como reformas do sistema financeiro.

    Sob orientação do presidente, a cúpula do PT decidiu retirar da pauta do encontro do partido temas polêmicos que poderiam ampliar o desgaste às vésperas da campanha. Mas, além do manifesto, foram elaborados dois outros textos, o que também contrariou Lula -defensor da ideia de divulgação apenas de uma redação.

    Nenhum dos documentos foi publicado até agora.

    Em suas conversas, Lula também reclama de uma falta de combatividade das lideranças do governo e do PT no Congresso. Segundo interlocutores, Lula afirma que o perfil dos petistas que ocupam esses postos é muito brando para a disputa eleitoral que se avizinha.

    Nesse sentido, não está descartada a substituição de líderes do governo no Congresso, especialmente após a rejeição no Senado da indicação do chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, para ocupar vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

    Lula se irrita com PT, falta a eventos e cobra estratégia pré-eleitoral

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política