Blog

  • Petróleo cai mais de 5% à espera de negociações entre EUA e Irã

    Petróleo cai mais de 5% à espera de negociações entre EUA e Irã

    Investidores acompanham discussões de memorando entre os dois países para acordo de paz. Novos ataques de Israel ao Líbano preocupam negociadores

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O preço do petróleo voltou a cair nesta quinta-feira (7) e chegou a ser negociado a US$ 96,10, queda de 5,10% em relação ao fechamento do dia anterior, em meio à expectativa de uma resolução na guerra do Oriente Médio.

    O barril Brent, referência mundial, começou o dia nos três dígitos e foi a US$ 102,53, às 21h de quarta-feira (6), na abertura da sessão. Porém, a partir daí, passou a desvalorizar e voltou a ficar abaixo de US$ 100 às 4h. Por volta das 13h30, o contrato de julho estava a US$ 100,11, perda de 1,12%.

    Já o petróleo WTI (West Texas Intermediate), usado nos EUA, era negociado a US$ 95,42, valorização de 0,29%, para o contrato de junho. Ele chegou a ser vendido a US$ 89,88.

    Os investidores aguardam a negociação entre EUA e Irã, que estariam próximos de acordo, segundo mediadores do Paquistão ouvidos pela agência de notícias Reuters. O pacto visaria três pontos: o fim formal da guerra, o desbloqueio no estreito de Hormuz e o lançamento de uma janela de 30 dias para negociações sobre um acordo mais amplo, de acordo com as pessoas ouvidas.

    A expectativa de um tratado mais amplo é pouco provável e a intenção é retomar a navegação por Hormuz, por onde passa 20% da produção mundial de petróleo e gás, para evitar uma crise ainda maior no preço de energia. O preço do petróleo estava cotado a US$ 72 antes do conflito e subiu mais de 50% desde então.

    TRUMP OTIMISTA, IRÃ CÉTICO

    O presidente dos EUA, Donald Trump, que tem repetidamente falado que o acordo está próximo e depois ameaça atacar o Irã se não aceitarem as condições norte-americanas, afirmou que o acordo está próximo. “Eles querem fazer um acordo… é muito possível”, afirmou nessa quarta-feira, acrescentando mais tarde que “isso acabará rapidamente”.

    O governo de Israel afirmou não ter tido conhecimento do memorando negociado entre EUA e Irã e retormou os ataques ao Líbano na quarta. Nesta quinta, o país anunciou que matou um comandante do Hezbollah em um ataque aéreo em Beirute, após um cessar-fogo que durou até o fim de abril.

    O regime iraniano tratou a proposta negociada como “mais uma lista de desejos do que uma realidade”, como descreveu Ebrahim Rezaei, porta-voz do comitê de política externa e segurança nacional do Parlamento iraniano. O porta-voz do ministério das Relações Exteriores disse que Teerã responderia no devido tempo.

    BOLSAS SOBEM NA ÁSIA E CAEM NA EUROPA

    Os mercados financeiros tiveram comportamentos diferentes com as últimas informações sobre o conflito no Irã. As principais Bolsas da Europa fecharam em queda nesta quinta, enquanto as da Ásia subiram.

    O índice CSI300, que reúne as principais empresas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,48%, assim como o SSEC, em Xangai. A Bolsa de Tóquio disparou 5,58%, após três dias fechado, e o movimento foi seguido em Hong Kong (1,57%), Seul (1,43%) e Taiwan (1,93%).

    O índice Euro STOXX 600, referência na União Europeia, fechou em queda de 1,1%, sendo refletida a mesma performance em Frankfurt (-0,99%), Londres (-1,55%), Paris (-1,17%), Madri (-0,29%) e Milão (-0,82%).

    A venda maior de ações também ocorreu nos EUA, com os três índices caindo às 13h58: Nasdaq (-0,14%), Dow Jones (-0,56%) e S&P 500 (-0,33%).

    Petróleo cai mais de 5% à espera de negociações entre EUA e Irã

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • "Carne humana" à venda na Temu? Anúncio gera polêmica (e revela mudança)

    "Carne humana" à venda na Temu? Anúncio gera polêmica (e revela mudança)

    Anúncio mal traduzido gerou indignação e fez circular teorias da conspiração nas redes sociais. Mas, por outro lado, tornou evidente que a plataforma de compras online chinesa está mudando o seu modelo de negócio

    O anúncio a um produto na Temu, promovendo “carne humana” enlatada, gerou indignação e teorias da conspiração nas redes sociais. 

    O produto, que se assemelhava a uma lata de carne enlatada, parecia ser vendido em um conjunto de três packs.

    A investigação da revista New York Magazine revela que o anúncio, provavelmente mal traduzido pelas ferramentas automáticas da Google, acabou sugerindo repetidamente informações erradas nos feeds dos internautas norte-americanos.

    Questionada sobre o assunto pela mesma publicação, a Temu explicou que o anúncio não deveria ter sido publicado e resultou de “uma falha no nosso sistema automatizado de anúncios”, que foi rapidamente corrigida. 

    Notícias ao Minuto© Reprodução/Google  

    A explicação mais provável é que um fornecedor de carne tenha inserido os termos “carne para humanos” nos metadados para evitar ser listado pelos mecanismos de busca como vendedor de carne animal. O sistema automatizado provavelmente traduziu essa expressão como “carne humana”.

    Temu não vende carne humana… mas passou a vender carne animal

    Aparentemente, a plataforma de compras online chinesa não vende, afinal, carne humana, tendo já removido o dito produto e pedido desculpas aos clientes. No entanto, a rede francesa de informação Franceinfo destaca que essa falha no algoritmo deixou claro uma questão real: a empresa “está a se tornando num supermercado” e vende agora carne animal, incluindo carne fresca.

    Desde junho de 2025, uma pequena empresa sediada em Nova York, a Grumpy Butcher, vende bifes, costeletas e bacon Wagyu na plataforma. Os produtos são enviados de um armazém americano em embalagens térmicas. No TikTok, surgiram vídeos de unboxing de bifes, que acumulam centenas de milhares de visualizações.

    @lifewithrekina #ad Temu really did their big one with these 6oz ribeyes🥩 Seasoned to perfection, seared on my griddle until my kind of done, then plated with homemade mashed potatoes and broccolini. Simple, flavorful, and a delicious dinner at home @Temu Search my code in the Temu app {kcz5925} or click my link below ⬇️⬇️⬇️ New app users only, T&Cs apply #ribeye #TemuPartner #TemuFinds #temu Luxury, Elegance, Refined – Ted D’souza & Dani Audiomix

    A Temu, que se tornou popular pela venda de utensílios improváveis enviados diretamente de fábricas chinesas, parece estar também se reinventando. Sob a pressão das tarifas massivas impostas pelo governo de Trump sobre os produtos chineses, o modelo histórico da plataforma desmoronou. Agora, tudo gira em torno de armazéns locais, vendedores nacionais e até mesmo… artigos de supermercado.

    "Carne humana" à venda na Temu? Anúncio gera polêmica (e revela mudança)

  • Nogueira buscou apoio de Lula mas foi ignorado e se juntou a Bolsonaro

    Nogueira buscou apoio de Lula mas foi ignorado e se juntou a Bolsonaro

    Senador Ciro Nogueira buscou apoio de Lula mas acabou integrando núcleo duro de Bolsonaro; parlamentar ainda tentou ser vice de Tarcísio

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Alvo de operação da Polícia Federal, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) é um dos líderes do centrão em Brasília. Caracterizado pelo pragmatismo político, ele já gravitou da base de apoio de governos petistas para a Esplanada dos Ministérios de Jair Bolsonaro (PL) e tentou o apoio de Lula (PT) após fracassar na tentativa de ser vice do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em uma possível chapa presidencial.

    A PF cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira (7) em endereços do congressista no âmbito de nova fase da operação Compliance Zero, que investiga suspeitas relacionadas ao Banco Master.

    A suspeita é que Ciro Nogueira tenha recebido quantias operacionalizadas por Felipe Vorcaro, primo de Daniel Vorcaro, dono do banco.

    O senador nasceu em 1968, em Teresina, no Piauí. Formado em direito pela PUC-RJ, foi deputado federal por quatro mandatos, de 1995 a 2011. A partir de então chegou ao Senado Federal, tendo sido eleito de novo em 2018. Desde 2013, preside o Progressistas.

    Com histórico de figurar ao lado do poder, já apoiou e rasgou elogios a Lula (PT). Chegou a chamar o petista de o “melhor presidente da história, principalmente para o Piauí e Nordeste. Também sempre manteve diálogo com o atual ocupante do Executivo federal.

    No passado, também chamou Bolsonaro de “fascista” e “preconceituoso”, mas depois virou um dos seus principais defensores.

    Em um dos piores momentos do governo, durante a instalação da CPI da Covid, liderou uma tropa de choque para tentar defender o governo, que havia ficado em minoria na comissão pela falta de coordenação entre Planalto e os líderes do governo.

    No entanto, sempre soube escolher suas batalhas. Durante o depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo, muitos notaram a sua ausência, deixando o ex-ministro ser duramente atacado pelos senadores independentes e oposicionistas, sendo apenas defendido por congressistas com menos experiência.

    Por outro lado, defendeu ferrenhamente o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello.

    Se elogios e defesas públicas são circunstanciais, sinais mais fortes de laços costumam ser representados quando ele presenteia um amigo com a camisa do Ríver do Piauí, time do qual é torcedor fanático e do qual já foi presidente.

    Esse foi o gesto definitivo de aproximação do senador com Bolsonaro, em 2020, e também coincidiu com o embarque do centrão no governo.

    Em 2021, foi nomeado ministro-chefe da Casa Civil, um dos ministérios mais importantes da Esplanada. A pasta tem a função de organizar e coordenar as ações do governo, assim como atuar na articulação de ministérios.

    No ano seguinte, foi alvo de operação da Polícia Federal sob suspeita de ter recebido dinheiro da JBS para que o PP apoiasse a reeleição de Dilma Rousseff (PT) em 2014.

    Segundo a PF, o dono da empresa, Joesley Batista, gravou uma conversa que teve com o político em sua residência. “A reunião foi marcada por Joesley Batista, para entregar uma mala contendo R$ 500 mil em espécie para Ciro Nogueira”, disse a corporação.

    O parlamentar negou ter cometido qualquer irregularidade, e a Procuradoria-Geral da República sugeriu o arquivamento do caso por falta de provas. Ao todo, oito processos contra ele foram arquivados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) com essa justificativa.

    Ao fim do governo Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira foi porta-voz do anúncio de que o governo faria a transição de governo para o petista, no fim de 2022.

    No governo Lula, foi um vocal defensor da saída do PP do governo e tentou articular uma vaga de vice em eventual chapa presidencial de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

    Frustrada a pretensão, em 2025, o senador foi recebido pelo presidente Lula às vésperas do Natal na Granja do Torto. O pedido veio do próprio Ciro Nogueira, e encontro contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

    Segundo relatos, o líder partidário procurou o petista em busca de um acordo para renovar o mandato de senador pelo Piauí. Um aliado de Ciro Nogueira afirmou que a proposta era para não atrapalharem a candidatura. Em troca, o PP se afastaria de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, o que acabou por não ocorrer.

    RELAÇÃO COM BETS E MALAS EM AVIÃO

    Ciro Nogueira era um dos políticos no voo em que foram transportadas cinco malas que não passaram pelo raio-x ao chegar no Brasil. Como revelou a Folha de S.Paulo, o caso é investigado pela PF, que comunicou o fato ao STF.

    O episódio ocorreu no retorno de uma viagem à ilha caribenha de São Martinho em um avião particular do empresário piauiense Fernando Oliveira Lima, conhecido como Fernandin OIG, dono de empresas de apostas online que disponibilizam jogos como o Fortune Tiger -popularmente conhecido como “jogo do tigrinho”. Ele foi alvo da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Bets.

    Nogueira defendeu o empresário publicamente na CPI e, como mostrou reportagem da revista piauí, viajou no jato particular de Fernandin para fazer turismo em Mônaco.

    Ainda de acordo com a publicação, Fernandin OIG, o ex-assessor de Ciro Victor Linhares e o parlamentar realizaram uma triangulação de recursos. O ex-assessor recebeu R$ 625 mil do empresário das bets. No mesmo período, Linhares transferiu R$ 35 mil para a conta pessoal do senador.

    Nogueira disse à revista que o valor era o reembolso de uma reserva de hotel em Capri, na Itália, e que os R$ 625 mil foram o pagamento por um relógio de luxo, negociado diretamente entre o empresário e o seu ex-assessor.

    Nogueira buscou apoio de Lula mas foi ignorado e se juntou a Bolsonaro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Palmeiras rebate Flamengo e Grêmio sobre acordo com a Libra

    Palmeiras rebate Flamengo e Grêmio sobre acordo com a Libra

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras publicou uma nota nesta quinta-feira (7) rebatendo o texto conjunto de Grêmio e Flamengo a respeito do acordo com a Libra, divulgado na tarde desta quarta-feira (6).

    “É mentiroso o conteúdo da nota conjunta divulgada na quarta-feira (6) por Grêmio e Flamengo”, escreveu o Palmeiras em sua conta no X.

    O Alviverde afirma que não assinou documentos que implicassem receitas adicionais para o Grêmio.

    “O acordo referente ao contrato com a TV Globo pelos direitos de transmissão determina que o próprio clube gaúcho – bem como os demais signatários – pague um valor fixo anual ao Flamengo”, prossegue o Palmeiras.

    O clube ainda diz não ter participado de um acordo com Grêmio e Flamengo fora do âmbito institucional da Libra.

    ACORDO DE FLAMENGO E GRÊMIO

    O Flamengo e o Grêmio anunciaram nesta quarta-feira (6), em nota conjunta, um novo acordo com a Libra até 2029, que prevê o aumento dos clubes nas receitas de audiência.

    Segundo o comunicado, a verba de audiência está no contrato entre os clubes da Libra e a Globo, correspondendo a 30% do valor fixo que os clubes recebem pelos direitos de transmissão.

    Palmeiras rebate Flamengo e Grêmio sobre acordo com a Libra

  • Hantavírus: Capitão anunciou 1.ª morte falando em "causas naturais"

    Hantavírus: Capitão anunciou 1.ª morte falando em "causas naturais"

    Vídeo gravado a bordo do cruzeiro MV Hondius mostra anúncio inicial sem suspeita de contágio; dias depois, autoridades confirmaram surto com casos e mortes ligados ao vírus transmitido por roedores.

    O momento em que o capitão do navio MV Hondius anuncia a morte de um passageiro foi gravado e divulgado nas redes sociais. Na ocasião, em 12 de abril, a causa foi atribuída a “motivos naturais”, sem que se suspeitasse de uma possível infecção por hantavírus.

    Até o momento, já são três mortes relacionadas ao vírus. Enquanto autoridades aguardam uma coletiva da Organização Mundial da Saúde e seguem investigando o paradeiro dos passageiros do cruzeiro, novas informações vêm sendo divulgadas, incluindo o registro do anúncio da primeira morte ainda a bordo.

    Quando o vídeo foi gravado, ainda não havia indícios de que o caso pudesse estar ligado à Síndrome Pulmonar por Hantavírus, uma doença zoonótica transmitida principalmente pela inalação de partículas provenientes de urina, fezes ou saliva de roedores infectados.

    Nas imagens, o capitão do navio, Jan Dobrogowski, comunica aos passageiros a morte de um homem. Segundo o que foi informado na época, o passageiro teria morrido por “causas naturais”. O anúncio foi feito no dia seguinte ao óbito.

    .

     
     
     

     
     
    Ver esta publicação no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Uma publicação partilhada por Ruhi Çenet (@ruhicenet)

    Na ocasião, o comandante afirmou que o médico responsável avaliou que “quaisquer que fossem os problemas de saúde” do passageiro, não havia risco de contágio. “O navio é seguro nesse sentido”, disse, lamentando o ocorrido.

    Até agora, foram identificados oito casos de hantavírus, sendo três confirmados em laboratório. Além do primeiro passageiro, a esposa dele também morreu após desembarcar e ser internada em Joanesburgo, na África do Sul. Um homem de nacionalidade alemã é a terceira vítima fatal associada ao surto.

    Hantavírus: Capitão anunciou 1.ª morte falando em "causas naturais"

  • Juiz federal dos EUA divulga suposta carta de suicídio de Jeffrey Epstein

    Juiz federal dos EUA divulga suposta carta de suicídio de Jeffrey Epstein

    Documento veio a público após decisão judicial e reacende debate sobre circunstâncias da morte do empresário; autenticidade do texto não foi confirmada, mas divulgação ocorreu diante do “forte interesse público” no caso, segundo o tribunal

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Um juiz federal divulgou a carta de suicídio supostamente escrita por Jeffrey Epstein, acusado de liderar uma rede de abuso sexual. O documento ficou sob sigilo e lacrado por anos no processo criminal ligado ao ex-companheiro de cela do empresário.

    Carta inicia com a frase de que Epstein foi investigado por meses e não foi encontrado nada contra ele. O texto destaca que a acusação foi baseada em um relato ocorrido há anos.

    “Eles me investigaram por meses – NÃO ENCONTRARAM NADA!!!

    Então o resultado foi uma acusação de 16 anos atrás.

    É um privilégio poder escolher o momento de dizer adeus.
    O que você quer que eu faça – cair no choro!!

    NÃO É LEGAL – NÃO VALE A PENA!!”, diz carta que teria sido supostamente escrita por Epstein;

    Bilhete teria sido encontrado em julho de 2019 por Nicholas Tartaglione, então colega de cela de Epstein no Centro Correcional de Manhattan. Tartaglione diz que achou a mensagem depois de Epstein ser encontrado inconsciente na cela -ele sobreviveu ao episódio. Semanas depois, o bilionário, com 66 anos à época, foi encontrado morto no centro correcional. As autoridades consideraram a morte como suicídio.

    Tartaglione foi condenado em 2023 e cumpre quatro penas de prisão perpétua em uma prisão federal na Califórnia. Ele recorre da sentença e diz ser inocente.

    A carta foi tornada pública ontem pelo juiz Kenneth M. Karas, do Tribunal Distrital Federal de White Plains, Nova York. Karas foi responsável por julgar o processo de Tartaglione. A ação da divulgação foi tomada após o jornal The New York Times pedir ao tribunal, na última semana, a liberação do documento.

    Antes da liberação, Karas pediu que as partes envolvidas se manifestassem sobre o pedido do jornal. O Ministério Público Federal de Manhattan, responsável pela acusação contra Tartaglione, não se opôs à divulgação. Em uma carta ao juiz, os promotores declararam que “parece haver um forte interesse público nas circunstâncias que envolveram a morte de Epstein”, informou o jornal.

    New York Times afirmou não ser possível confirmar que Epstein escreveu a carta. O documento foi acionado aos autos do processo na noite de ontem, ainda conforme o jornal. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos não se manifestou sobre a divulgação.

    O Departamento de Justiça dos EUA publicou mais de 3 milhões de páginas de arquivos da investigação do caso Epstein. Os documentos liberados em 30 de janeiro incluem milhares de fotos e vídeos, alguns registrados pelo próprio bilionário.

    O governo Trump atrasou a divulgação, que era esperada até 19 de janeiro. O presidente inicialmente tentou impedir a publicação, mas cedeu após pressão do Congresso, de integrantes do próprio partido e da opinião pública e assinou a lei que obriga a liberação do material.

    Uma comissão da Câmara afirmou que o governo reteve e ocultou material no “lote final”. O Departamento de Justiça diz que as partes omitidas se devem a “sigilo profissional” e sustenta que foi “transparente”, afirmando também que algumas omissões seriam necessárias para proteger as vítimas.

    Trump diz que rompeu laços com Epstein antes de 2008 e afirma não ter visto evidências de tráfico sexual. As autoridades policiais nunca acusaram o presidente de atividade criminosa relacionada aos crimes de Epstein.

    PROCURE AJUDA

    Se você estiver tendo pensamentos suicidas, procure ajuda especializada.

    O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente, 24 horas por dia, pelo telefone 188. Também há atendimento por chat, e-mail e presencialmente.
    Outra opção é procurar um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) na sua cidade.

    Há ainda o Pode Falar, canal criado pelo Unicef para jovens de 13 a 24 anos, com atendimento anônimo e gratuito.

    Juiz federal dos EUA divulga suposta carta de suicídio de Jeffrey Epstein

  • Bruna Lombardi relembra início com Riccelli no Xingu e exalta união de 48 anos

    Bruna Lombardi relembra início com Riccelli no Xingu e exalta união de 48 anos

    Atriz conta como romance começou durante gravações em cenário paradisíaco e destaca cumplicidade, afinidades e confiança como base do casamento com Carlos Alberto Riccelli ao longo de quase cinco décadas

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Bruna Lombardi, 73, fez um balanço da união de 48 anos com o ator e diretor Carlos Alberto Riccelli, 79,em entrevista recente. Ela relembrou o início da relação, em 1978, nos bastidores da novela “Aritana”, de Ivani Ribeiro, exibidana extinta TV Tupi (1950-1980). “Encontrei o cara que amava e amo. Quando conheci o Riccelli, já o conheci no meio de uma coisa meio paradisíaca, que é o Xingu. Milhões de borboletas, nós dois no meio de uma aldeia, só indígenas maravilhosos… Foi a coisa mais apaixonante”, começou.

    A atriz e escritora descreveu o impacto do encontro naquele cenário. “Morri e fui para o paraíso, e tem esse cara do meu lado dando mole”, lembrou, ao citar a impressão que teve na época. Segundo ela, a aproximação partiu mais de sua iniciativa. “Ficamos um mês e pouco, uma água quente e transparente dentro da lagoa… eu fazendo o possível para me encostar nele, me esfregava, fazia o que podia, e ele mais tímido do que eu, devo ser honesta [risos]. Quem foi mais em cima fui eu, para deixá-lo mais à vontade.”

    De acordo com Bruna Lombardi, o relacionamento seguiu após o fim das gravações de “Aritana”. “Depois do paraíso, a gente veio para uma praticidade da vida. Começamos a ficar juntos mesmo! A gente foi direto para a loja de material de construção! Fomos escolher prego, madeira, martelo. A vida foi muito fantasia e realidade”, afirmou.

    Ela destacou afinidades como base da relação do casal. “Tinha uma coisa linda que, quando a gente começou a morar junto -a gente já sabia, porque já tinha conversado para caramba-, mas a gente tinha lido os mesmos livros, visto os mesmos filmes, então você vai com uma pessoa que tem todas as referências”, comentou.

    Bruna continuou: “Ricelli é muito diferente de mim, em muitos aspectos. Mas, em outros, a gente pensa tão parecido que não precisa nem falar. A gente não precisa nem se olhar. Ele sabe o que estou pensando e eu sei o que ele está pensando.”

    Ao final, resumiu o que considera o principal pilar do casamento. “É essa cumplicidade segura, esse lugar de confiança, de calor humano. Não existe amor mais legal do que o amor incondicional.”

    Bruna Lombardi relembra início com Riccelli no Xingu e exalta união de 48 anos

  • ‘Uma 2ª vez é ainda mais difícil’, diz Marquinhos após ida do PSG à final

    ‘Uma 2ª vez é ainda mais difícil’, diz Marquinhos após ida do PSG à final

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após eliminar o Bayern de Munique, Marquinhos, capitão do Paris Saint-Germain, comemorou a ida à final da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo.

    Marquinhos afirmou que passou por momentos difíceis no PSG e ressaltou a raridade que é chegar a duas finais de Champions em sequência. “Uma vez já é difícil; uma segunda vez seguida é ainda mais difícil”, disse.

    O brasileiro também elogiou o Bayern e disse que o time alemão tirou o PSG da ‘zona de conforto’. “O confronto com o Bayern foi um dos mais difíceis. Eles nos testaram em tudo: jogar adiantado, sair no contra-ataque, ter a posse de bola… Eles nos tiraram da nossa zona de conforto”, afirmou.

    O brasileiro também negou favoritismo do atual campeão contra o Arsenal. “A gente não pode cair nessa armadilha, para ser sincero ano passado jogamos contra eles, foi um dos times mais difíceis que a gente jogou. É um time que sabe muito bem jogar contra a gente, contra esse estilo de jogo nosso e do Bayern”, disse, à TNT Sports.

    O PSG empatou com o Bayern em Munique, fez valer a vantagem obtida na partida de ida e se classificou à final pelo segundo ano consecutivo. A final será no dia 30 de maio, em Budapeste, na Hungria.

    Técnico destaca superação do Corinthians na altitude de Bogotá após empate com o Santa Fe; equipe mantém liderança do grupo, segue invicta na Libertadores e se aproxima da classificação às oitavas de final.

    Estadao Conteudo | 06:51 – 07/05/2026

    ‘Uma 2ª vez é ainda mais difícil’, diz Marquinhos após ida do PSG à final

  • Carlos Bolsonaro se desculpa com Ana Campagnolo após racha no PL de SC

    Carlos Bolsonaro se desculpa com Ana Campagnolo após racha no PL de SC

    Pedido de desculpas ocorre após troca de críticas entre aliados e disputa por vaga ao Senado em Santa Catarina; impasse envolve lideranças locais, desagrada parte do partido e expõe divisão interna às vésperas da pré-campanha

    Carlos Bolsonaro (PL) pediu desculpas à deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) durante reunião do partido na noite de segunda-feira, 4. O PL catarinense enfrenta um racha após o anúncio de que o filho de Jair Bolsonaro seria pré-candidato a uma das vagas ao Senado por Santa Catarina. Em suas redes sociais, Carlos confirmou o pedido de desculpas e afirmou que há outras prioridades no momento.

    “Temos coisas muito mais importantes do que nós. Temos um Brasil para resgatar por nossos filhos. Bola para frente!”, escreveu.

    O racha entre os integrantes do partido começou com a definição da chapa ao Senado em Santa Catarina, no fim do ano passado. Como Carlos não é do estado, sua pré-candidatura desagradou lideranças locais, principalmente Ana Campagnolo. A deputada afirmou que a vaga da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) teria sido “dada” a Carlos Bolsonaro (PL-RJ).

    O governador Jorginho Mello, que tentará a reeleição, queria o senador Esperidião Amin (PP-SC) em sua chapa. A segunda vaga era disputada por Caroline de Toni, mas enfrentou resistência diante da preferência de Jair Bolsonaro pela candidatura de Carlos.

    O impasse levou Caroline de Toni a cogitar uma mudança de partido. Segundo a Coluna do Estadão, ela recebeu convites de siglas como Novo, União Brasil, Republicanos, MDB e Missão, ligada ao MBL.

    Ana Campagnolo afirmou que seriam “duas vagas que o partido dividiu entre PL e PP. O PP vai manter a candidatura do Amin como sempre foi. A vaga do nosso PL era da deputada Carol, agora será dada ao Carlos”, demonstrando insatisfação.

    Carlos Bolsonaro reagiu negando as declarações da deputada. “Não sejam mentirosos. Absolutamente nada do que essa menina está falando é verdade. Quanta baixaria. Lamentável!”, disse. Ele acrescentou que “os pré-candidatos de Jair Bolsonaro ao Senado Federal são Carol e Carlos Bolsonaro”, deixando Esperidião Amin fora da composição.

    Os dois seguiram trocando críticas nas redes sociais. Campagnolo chegou a ser acusada de publicar uma foto “recortada” para excluir Carlos de uma imagem, o que ela negou posteriormente.

    Na segunda-feira, Carlos e Campagnolo se reuniram em Santa Catarina, a convite do governador Jorginho Mello, para alinhar posições antes da pré-campanha presidencial de Flávio Bolsonaro no estado.

     

    Carlos Bolsonaro se desculpa com Ana Campagnolo após racha no PL de SC

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Walcyr Carrasco aposta em reconstrução e afeto em nova novela das nove

    Walcyr Carrasco aposta em reconstrução e afeto em nova novela das nove

    Autor aposta em trama marcada por enchente, desigualdade e reconstrução; novela traz protagonista forte que enfrenta dificuldades financeiras, além de discutir temas como solidariedade, padrões de beleza e relações familiares com elenco estrelado

    (CBS NEWS) – A próxima novela das nove da Globo, “Quem Ama Cuida”, aposta em uma trama de reconstrução, afeto e superação diante de tragédias sociais e pessoais. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (6), o autor Walcyr Carrasco definiu a obra como uma história guiada pela intuição e disse que constrói os personagens como se fossem pessoas reais.

    “Os personagens passam a ser pessoas que eu conheço. É como se eles me contassem a história deles”, afirmou o novelista, ao comentar seu processo criativo. Segundo ele, a protagonista Adriana foi pensada como uma mulher forte, distante do perfil tradicional das heroínas românticas.

    Interpretada por Letícia Colin, Adriana será uma fisioterapeuta que enfrenta dificuldades financeiras após perder tudo em uma enchente. A personagem se torna arrimo da família e passa a lutar por reconstrução e justiça social. Durante a coletiva, a atriz afirmou que a novela resgata temas como solidariedade e coragem em meio às desigualdades brasileiras.

    “Estamos falando de uma mulher invisibilizada, que luta para sobreviver, estudar e sustentar a família. É uma personagem complexa, intensa e movida por senso de justiça”, disse.

    Carrasco também revelou que parte da inspiração para a trama veio de uma experiência pessoal. Após quebrar a perna há cerca de dois anos, o autor passou por sessões de fisioterapia e utilizou vivências desse período na construção do personagem Arthur Brandão, vivido por Antonio Fagundes.

    A novela começa com uma sequência de enchente em São Paulo que muda a vida dos personagens centrais. As gravações das cenas mobilizaram uma grande estrutura técnica, com horas de filmagem dentro d’água, uso de dublês e painéis de LED. Letícia Colin classificou o trabalho como “emocionalmente intenso” e afirmou que o elenco criou uma relação de união durante as gravações.

    A atriz Isabela Garcia também destacou o impacto emocional das sequências. Segundo ela, o tema das tragédias climáticas aproxima a ficção da realidade enfrentada por muitas famílias brasileiras. “Todo mundo conhece alguém que perdeu tudo numa enchente”, afirmou.

    No elenco, Carrasco reuniu nomes como Tony Ramos, Chay Sued, Isabel Teixeira, Jesuíta Barbosa, Deborah Evelyn, Agatha Moreira, Tata Werneck e Rainer Cadete. O autor definiu o grupo como um “elenco dos sonhos”.

    Durante a coletiva, Tata Werneck comentou sua personagem, descrita como uma stalker, e afirmou que a trama aborda carências emocionais e relações familiares difíceis. Já Rainer Cadete contou que interpretará um dermatologista especializado em procedimentos estéticos e disse que a novela também discutirá padrões de beleza e intervenções corporais.

    Segundo Walcyr Carrasco, “Quem Ama Cuida” terá romance, conflitos familiares e superação, marcas recorrentes de suas novelas. “A televisão também tem a obrigação de mostrar que é possível dar a volta por cima”, afirmou o autor.

    Walcyr Carrasco aposta em reconstrução e afeto em nova novela das nove