Blog

  • Governo contraria Meta e mantém WhatsApp restrito a menores de 14 anos

    Governo contraria Meta e mantém WhatsApp restrito a menores de 14 anos

    Ministério da Justiça rejeita recurso da Meta e fixa idade mínima de 14 anos para WhatsApp e Messenger

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) -O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) negou recurso da Meta e manteve a recomendação para WhatsApp e Messenger como não recomendados para menores de 14 anos.
    A decisão saiu na segunda-feira (27) em despacho publicado no Diário Oficial da União. Segundo o documento, o recurso da Meta “não trouxe elementos suficientes” para a alteração da recomendação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    Na prática, a classificação segue a mesma feita em 2025. Na ocasião, o governo revisou a recomendação de idade para várias plataformas. Messenger e WhatsApp foram de 12 para 14 anos como idade mínima.

    A questão etária reflete riscos como violência, sexo, drogas e interatividade.

    A ideia do ministério é oferecer algum critério para os responsáveis, porém não impede o acesso. A classificação funciona como em séries e filmes, em que há um aviso da classificação no início e cabe aos pais restringir ou não o acesso à obra. No caso dos apps, a indicação aparece nas lojas de aplicativo.

    Messenger e WhatsApp permitem comunicação sem proteção e compras online. O MJSP ressalta que entre os fatores para manter a classificação estão recursos de comunicação direta entre usuários, publicidade, oferta ou comercialização de produtos, recomendação de conteúdos e, no caso do WhatsApp, compartilhamento de localização.

    “Em resumo, a decisão, por si só, não impede o acesso ao WhatsApp nem ao Messenger por menores de 14 anos. O que ela afirma é que, nas condições atuais de funcionamento, esses aplicativos não são recomendados para essa faixa etária, segundo os critérios técnicos vigentes da classificação indicativa”, afirma nota do MJSP à reportagem.

    Em 2025, o governo mudou a recomendação etária mínima do Instagram para 16 anos. Na época, o argumento era de que o app poderia disponibilizar acesso a cenas de sexo, nudez, violência e uso de drogas.

    POR QUE IMPORTA?

    A Meta pediu revisão, pois discordou da classificação anterior. Ainda que a empresa não tenha se pronunciado oficialmente, ela tentou mudar a recomendação para os aplicativos -consultada, a Meta informou que não comentaria o caso.

    Especialista considera que reação da Meta provavelmente tem relação com “temor”. Segundo Maria Mello, gerente do eixo digital do Instituto Alana (entidade que luta para garantir direitos para crianças e adolescentes), ainda que a manutenção da indicação não mude nada, pais poderão verificar a classificação e limitar o uso do app, fazendo com que a empresa perca usuários.

    Ao mesmo tempo, a indicação do ministério diverge da feita pela Meta. Instagram e Messenger são recomendados para uso a partir dos 13 anos, enquanto o ministério diz ser inapropriado para menores de 14 anos. Recentemente, a Meta anunciou um sistema para pais gerenciarem contas de crianças menores de 13 anos no WhatsApp -além disso, a empresa tem uma versão do Messenger para menores chamada Messenger Kids, que tem controle parental.

    A classificação pode indicar uma movimentação maior por parte do governo. Maria, do Alana, menciona que o MJSP pode usar outros mecanismos -como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) convencional ou o Código de Defesa do Consumidor- para exigir mais obrigações da empresa para crianças e adolescentes.

    Governo contraria Meta e mantém WhatsApp restrito a menores de 14 anos

  • Milei transforma em ato político sessão no Congresso com ministro investigado

    Milei transforma em ato político sessão no Congresso com ministro investigado

    Braço direito de presidente argentino, Manuel Adorni é acusado de enriquecimento ilícito após viagens de luxo. Ministro é o mais impopular do gabinete de Milei; ultraliberal resiste em demiti-lo em meio a queda de popularidade

    BUENOS AIRES, ARGENTINA (CBS NEWS) – O chefe de gabinete de Javier Milei, Manuel Adorni, falou ao Congresso da Argentina nesta quarta-feira (29) pela primeira vez desde que suas viagens de luxo em família e compras de imóveis se transformaram no maior escândalo do governo ultraliberal.

    A presença no Congresso deveria ser rotineira, já que a Constituição argentina determina que o chefe de gabinete apresente relatórios mensais ao Legislativo. Esta, no entanto, é a primeira vez que Adorni cumpre a exigência desde sua nomeação, em novembro do ano passado -o que transformou a sessão em uma espécie de interrogatório sobre as suspeitas de enriquecimento ilícito do ministro.

    A trilha sonora de um vídeo compartilhado pela equipe de Milei minutos antes da entrada de Adorni resume o clima no Congresso. Na gravação, o presidente argentino aparece em meio a aliados ao som de “Eye Of The Tiger”, do filme Rocky Balboa.

    Manter o ministro no cargo tem sido uma odisséia parecida com a do protagonista do clássico. Ao lado de Karina, irmã de Milei e secretária-geral da Presidência, Adorni se tornou o membro do gabinete mais rejeitado pelos argentinos -68% o avaliam negativamente, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana pela Universidade de San Andrés.

    O político foi o que sofreu a maior queda no nível de aprovação em um mês, segundo o levantamento -foram nove pontos percentuais desde a publicação da última pesquisa, em março deste ano. Foi justamente o momento em que o caso teve início, quando veio à tona que sua esposa, Betina Angeletti, havia viajado com a comitiva oficial da Presidência a Nova York, mesmo sem nenhuma função oficial.

    “Eu queria que ela viesse comigo porque ela é minha companheira. É ela quem me ajuda aqui também”, justificou o ministro na ocasião. “Fui à Nova York a ‘deslomarme’”, continuou, para dizer que trabalhou muito -nesta quarta, ele foi recebido pela oposição aos gritos de “deslomado”, expressão que viralizou na internet, e aplausos do bloco governista.

    A viagem da esposa foi a ponta do novelo de uma série de revelações que indicam uma possível inconsistência patrimonial. Dias depois, a descoberta de uma viagem em um jato privado a Punta del Este, no Uruguai, durante o carnaval deste ano, aumentou a pressão sobre o ministro.

    Somou-se à investigação revelações como uma viagem com a família às ilhas caribenhas de Aruba, que pode ter ficado entre US$ 14 mil a US$ 15 mil, e a compra de dois imóveis em 2024 e 2025 -uma casa em nome de sua esposa em um condomínio a 80 km de Buenos Aires e um apartamento de US$ 230 mil no bairro de Caballito, na capital.

    Os gastos parecem incompatíveis com o atual salário do ministro e sua situação econômica em um passado recente. Em 2023, Adorni pagou um processo judicial de US$ 500 em 12 parcelas, revelou o Clarín, e atualmente ganha US$ 2.500 por mês.

    O caso não foi suficiente para Milei o afastar de suas funções, como ocorreu na semana passada com o agora ex-secretário de Coordenação de Infraestrutura do Ministério da Economia Carlos Frugoni, também envolvido em um caso de imóveis não declarados.

    Pelo contrário -o presidente estava em um balcão do plenário nesta quarta para assistir à exposição de mais de uma hora de Adorni e chegou a discutir com opositores que protestaram à medida que a fala se alongava. “Vocês são os assassinos. Suas ideias mataram 150 milhões de pessoas”, gritou o ultraliberal a deputados de esquerda.

    O discurso do ministro incluiu a conhecida cartilha do governo: elogios a responsabilidade fiscal, abertura econômica, cortes da máquina pública e controle da inflação interrompidos por palmas a cada poucos minutos, quando o político atacava governos anteriores ou apresentava números da gestão.

    Ao final, Adorni se antecipou às esperadas contestações sobre o seu patrimônio. “Não cometi nenhum delito e vou provar isso na Justiça”, disse.

    Sobre a viagem de sua esposa, negou qualquer irregularidade. “Pedi desculpas ao povo argentino, entendendo que minha conduta deve ser sempre transparente, e me coloquei à disposição do sistema judiciário diante de cada denúncia”, afirmou.

    Já as viagens foram pagas por seu próprio patrimônio, segundo ele. “O governo nacional não possui nenhum registro de custos associados às minhas viagens pessoais”, disse.

    “Ninguém está questionando se você pode gastar o dinheiro, o que estamos questionando é se ele foi ganho legitimamente ou não”, afirmou a deputada federal Mónica Frade, ao tomar a palavra após o discurso.

    Já o deputado Néstor Pitrola disse que a presença de todo o gabinete era uma prova de que o ministro era um “cadáver político”. “Desculpe, mas eu tinha que dizer isso, porque você não conseguiu explicar ao povo argentino o aumento vertiginoso da sua riqueza e da riqueza da sua esposa”, concluiu.

    Não se sabe por que Milei tem insistido em manter o aliado, que antes de ser chefe de gabinete foi um porta-voz agressivo da Presidência. Fato é que, apesar da vitória nas eleições de meio de mandato em outubro do ano passado e das recentes aprovações de reformas, o presidente não está em seu melhor momento diante dos eleitores.

    Em março, a inflação acelerou pelo décimo mês consecutivo, chegando a 3,4% -menor do que os 13% do momento em que Milei assumiu, mas distante das expectativas. A isso se somam as quedas nas atividades de construção civil e na produção industrial, resultando no recuo da popularidade do presidente.

    Questionado sobre por que mantinha Adorni no cargo ao sair do Congresso, Milei chamou os jornalistas presentes de “ladrões e corruptos”.

    Milei transforma em ato político sessão no Congresso com ministro investigado

  • Mourinho indica favoritos na Copa e diz que ‘Brasil com Ancelotti é outro’

    Mourinho indica favoritos na Copa e diz que ‘Brasil com Ancelotti é outro’

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Atualmente no Benfica, José Mourinho resolveu dar um pitaco sobre a Copa do Mundo de 2026. O treinador colocou o Brasil de Ancelotti entre os favoritos e também criticou o novo formato da competição, dizendo que vai tirar férias até as quartas de final.

    “Claro que eu vou torcer para Portugal, e tem potencial. Além disso, Ancelotti é Ancelotti. Ainda que muitas pessoas não acreditem, o Brasil pode conseguir. Uma coisa é o Brasil sem Ancelotti e outra coisa é o Brasil com Ancelotti”, disse José Mourinho, em entrevista à Sportsmediaset.

    O técnico também listou outras seleções como favoritas ao título. Ele apontou Argentina, França e Inglaterra.

    A Argentina é a atual campeã do mundo e me parece um verdadeiro time, um time muito unido e compacto, com sentimentos de jogar pela seleção. Depois, tem a França com pelo menos três times que podem competir. A Inglaterra uma hora ou outra vai chegar.José Mourinho

    CRÍTICA AO NOVO FORMATO DA COPA

    Mourinho também aproveitou a oportunidade para criticar o novo formato da Copa do Mundo. Esta será a primeira edição com 48 seleções participantes e em três países como sede (Estados Unidos, México e Canadá).

    É fantástico do ponto de vista social, é uma festa, um fenômeno social incrível, mas se falamos unicamente de futebol, são seleções que vão apenas para passear. Estou pensando em tirar férias até as quartas de final. São muitas seleções e algumas vão lá só para perder. Nas quartas de final que vai começar a festaJosé MourinhoA Copa do Mundo tem início com México x África do Sul no dia 11 de junho. O Brasil estreia no dia 13 contra a seleção de Marrocos, e depois dá sequência na fase de grupos contra Haiti e Escócia.

    Mourinho indica favoritos na Copa e diz que ‘Brasil com Ancelotti é outro’

  • Cãozinho desaparecido do cantor Edson é encontrado morto

    Cãozinho desaparecido do cantor Edson é encontrado morto

    O sertanejo chegou a oferecer uma recompensa em dinheiro para quem ajudasse a achar seu cãozinho Kiko

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Uma semana após fazer um apelo pelas redes sociais devido ao sumiço de um cãozinho, o cantor sertanejo Edson, dupla com Hudson, informa que o animal foi encontrado sem vida.

    O pinscher Kiko, de 3 anos, havia desaparecido em um condomínio de Indaiatuba (SP). O artista usou as redes para pedir auxílio para encontrar o bichinho, mas agora a família comunica a morte dele.

    “Kiko era mais do que um animal de estimação, era parte da família, companheiro leal e fonte diária de afeto. Sua ausência deixa um vazio irreparável”, diz trecho do comunicado.

    Edson chegou a oferecer uma recompensa em dinheiro para quem ajudasse a achar Kiko. Ele também disse que o sumiço do cão afetou a saúde mental da filha, a pequena Bella.

    “Ela está muito triste, e queremos muito trazer o Kiko de volta para casa”, afirmou o cantor na ocasião.

    Cãozinho desaparecido do cantor Edson é encontrado morto

  • Messias diz que inquéritos precisam ter 'início, meio e fim' e chama Mendonça de 'irmão de fé'

    Messias diz que inquéritos precisam ter 'início, meio e fim' e chama Mendonça de 'irmão de fé'

    O indicado ao STF destacou sua relação com o ministro da corte André Mendonça; magistrado, que também é evangelico, fez articulação com senadores de oposição para arrefecer a resistência a Messias

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – Questionado sobre o fim do inquérito das fake news, Jorge Messias defendeu que os processos precisam ter “início, meio e fim e prazo razoável”. Segundo ele, “ninguém pode ser investigado a vida inteira”.

    “Não posso antecipar voto, mas posso antecipar princípios. A duração razoável do processo é uma garantia constitucional de todo cidadão, porque a diferença disso é o inquérito eterno. O inquérito eterno é o arbítrio. O arbítrio é o que a democracia veio coibir”, disse.

    O indicado ao STF destacou ainda sua relação com o ministro da corte André Mendonça. O magistrado, que também é evangelico, fez articulação com senadores de oposição para arrefecer a resistência a Messias.

    O AGU afirmou que Mendonça é seu “irmão de fé” e que tem orgulho do apoio do ministro, classificado por ele como “um dos melhores” integrantes da Corte.
    Assim como Messias, o Mendonça enfrentou forte resistência de Alcolumbre, que presidia a CCJ em 2022 e segurou a indicação do atual ministro por mais de 4 meses.

    Atualmente presidente do Senado, Alcolumbre resiste a Messias e se tornou o principal obstáculo para o AGU chegar ao STF. O chefe do Legislativo preferia que o indicado para a Corte fosse o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG).

    Messias diz que inquéritos precisam ter 'início, meio e fim' e chama Mendonça de 'irmão de fé'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • País tem saldo de 613.373 empregos formais no 1º trimestre de 2026, revela Caged

    País tem saldo de 613.373 empregos formais no 1º trimestre de 2026, revela Caged

    No acumulado do ano, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos

    De janeiro a março de 2026, foram gerados 613.373 novos postos de trabalho no País, número 9,1% menor que o resultado do mesmo período de 2025, quando o saldo acumulado foi de 675.119. É o menor saldo de empregos formais para o primeiro trimestre de um ano desde 2023, quando o saldo foi de 537.605.

    Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

    No acumulado do ano, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O único setor que registrou saldo negativo foi o comércio, que fechou 19.525 postos formais de trabalho.

    O maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de serviços, com saldo de 382.229 postos formais de trabalho. A construção gerou 120.547 postos formais de trabalho, a indústria apresentou saldo de 115.310 postos e a agropecuária teve saldo positivo de 14.752 postos.

    No acumulado dos últimos 12 meses (de abril de 2025 a março de 2026), o saldo é de 1.211.455 vagas, menor que o do período de abril de 2024 a março de 2025, quando o saldo era de 1.627.326.

    País tem saldo de 613.373 empregos formais no 1º trimestre de 2026, revela Caged

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • CBF aprova contas de 2025 com déficit de R$ 182,5 milhões

    CBF aprova contas de 2025 com déficit de R$ 182,5 milhões

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) aprovou por unanimidade nesta semana suas contas referentes ao ano de 2025, com um déficit de R$ 182,5 milhões, revertendo o superávit de R$ 106,6 milhões do exercício anterior.

    De acordo com a entidade, o déficit é “reflexo de grandes investimentos realizados para a regularização de passivos deixados por gestões anteriores.”

    Entre os investimentos, a CBF citou como o principal do período uma indenização de cerca de R$ 80 milhões ao clube cearense Icasa, aprovada em dezembro, para dar fim a um processo iniciado em meados de 2013.

    Naquele ano, o Icasa terminou a Série B do Campeonato Brasileiro em quinto lugar na tabela de classificação, a uma posição do G4 -os quatro primeiros subiram à Série A.

    O clube entrou com processo na Justiça Desportiva sob a alegação de que o Figueirense, quarto colocado, com um ponto a mais, teria escalado o volante Luan Niezdzielski de maneira irregular durante duelo contra o América-MG. O Icasa pediu na ação que o time catarinense perdesse os pontos pela vitória por 4 a 2, no estádio Independência.

    A CBF reconheceu o erro apenas posteriormente, mantendo os resultados em campo, mas recorreu da decisão da Justiça em favor do Icasa, o que prolongou o caso por mais de uma década.

    “O balanço me pareceu em ordem. Assusta ver déficit, mas as explicações fazem sentido, considerando uma entidade que está resolvendo pendências do passado, como a dívida com o Icasa”, afirmou César Grafietti, economista e sócio da consultoria Convocados.

    A CBF destacou ainda que também pesou para o resultado financeiro negativo do ano passado o acordo de patrocínio com a fornecedora de material esportivo Nike, que previa uma antecipação de receitas para o exercício de 2024.

    “Enfrentamos problemas e assumimos o compromisso de reorganizar finanças, regularizar dívidas trabalhistas e com clubes. Este investimento vai nos trazer frutos”, declarou Samir Xaud, presidente da CBF.

    Ainda conforme o balanço apresentado, a receita líquida da entidade registrou queda de 9% em 2025, para R$ 1,1 bilhão.

    “Com relação à receita, a análise basicamente tem que ser feita em cima de patrocínio e direitos de transmissão e comerciais, que representam 90%, em média”, disse Fernando Trevisan, diretor-geral da Trevisan Escola de Negócios e especialista em gestão e marketing esportivo.

    As receitas da CBF com patrocínio voltaram a cair -movimento que já vem desde 2021-, com recuo de 3%, para R$ 438 milhões, aproximadamente, enquanto as receitas com transmissões e comerciais tiveram queda, de 12%, para cerca de R$ 638 milhões.

    “Há uma percepção de que talvez a CBF, depois de anos de más gestões e casos de corrupção, e o próprio desempenho da seleção brasileira, tenha reduzido o interesse das marcas em se associar a ela”, afirmou Trevisan.

    Já os investimentos da CBF nas seleções brasileiras somaram cerca de R$ 420 milhões, o que corresponde a um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, “reflexo do compromisso crescente da CBF com a excelência esportiva, o resgate do prestígio da ‘Amarelinha’ e o fortalecimento da marca Brasil no cenário mundial”, afirmou Xaud.

    No entanto, enquanto o investimento na seleção masculina cresceu quase 40%, para R$ 281 milhões, no caso do time feminino, houve uma queda de 22%, para R$ 94 milhões.

    “A diferença de gastos com a seleção masculina ainda é gritante, quase três vezes maior”, observou Trevisan.

    Os repasses às federações estaduais, por sua vez, avançaram 32% no período, somando R$ 80 milhões, “refletindo o apoio crescente ao desenvolvimento do futebol nas 27 federações do país -abrangendo as competições de base, a formação de novos atletas, a solidificação do futebol feminino, a garantia de calendário para o futebol masculino profissional e o desenvolvimento e modernização da infraestrutura nos estados, com especial atenção à qualificação de gramados e estádios”, afirmou Xaud.

    O investimento total da CBF no futebol atingiu aproximadamente R$ 1,18 bilhão em 2025, crescimento de cerca de 9% em relação ao ano anterior.

    “A nova gestão, que assumiu ao longo de 2025, vem conduzindo um processo consistente de modernização e reestruturação interna da confederação. As medidas já implementadas e em curso em 2026 -entre as quais a introdução do fair play financeiro, a profissionalização da arbitragem e a otimização do calendário nacional- sinalizam um compromisso concreto com o avanço e a credibilidade do futebol brasileiro”, disse o presidente da entidade.

    Durante a assembleia realizada na segunda-feira (27), também foi aprovada a receita de R$ 2,7 bilhões para o exercício de 2026.

    “O cenário é saudável, com aplicações de quase R$ 2 bilhões, nenhuma dívida, e perspectiva de aumento de receitas em ano de Copa do Mundo”, afirmou Grafietti.

    RECEITAS DA CBF EM 2025

    Em milhares de reais

    Receita bruta – 2025 – 2024
    Bilheteria e Premiações – 54.828 – 66.963
    CBF Academy – 4.591 – 5.957
    Direitos de Transmissão e Comerciais – 637.903 – 723.900
    Patrocínios – 437.931 – 451.397
    Programa de Desenvolvimento – 7.041 – 15.724
    Registros e Transferências – 51.034 – 38.393
    Total – 1.193,33 – 1.302,33
    Fonte: CBF

    CBF aprova contas de 2025 com déficit de R$ 182,5 milhões

  • Ataque terrorista a faca em Londres deixa 2 feridos em bairro judaico

    Ataque terrorista a faca em Londres deixa 2 feridos em bairro judaico

    Suspeito foi detido pela organização Shomrim, de patrulhamento comunitário, e entregue à polícia; em março, ambulâncias de outra ONG judaica do bairro foram incendiadas

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Um homem esfaqueou duas pessoas em Golders Green, um bairro com alta concentração de população judaica no noroeste de Londres, nesta quarta-feira (29). O incidente foi confirmado pelas autoridades britânicas e gerou cobranças por parte de líderes israelenses.

    A polícia inglesa classificou o ataque como terrorista. As duas vítimas, uma na casa dos 70 anos e outra na casa dos 30, estão em condição estável no hospital.

    Os policiais prenderam um homem de 45 anos após imobilizá-lo com um taser e estavam considerando “todos os possíveis motivos” como parte da investigação, disseram.

    O chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Mark Rowley, disse em entrevista coletiva que o suspeito tem um histórico de violência grave e problemas de saúde mental. A identidade do homem não foi divulgada.

    Rowley afirmou que o ataque foi um “ato horrendo de violência” direcionado contra a comunidade judaica.

    O prefeito de Londres, Sadiq Khan, condenou o ataque e confirmou que a polícia prendeu o suspeito. “Houve um ataque terrível contra dois judeus londrinos em Golders Green. A polícia efetuou uma prisão e gostaria de agradecer a todos os serviços de emergência e voluntários heroicos… pela resposta rápida”, disse Khan em uma publicação no X.

    “A comunidade judaica de Londres tem sido alvo de uma série de ataques antissemitas chocantes. Não pode haver absolutamente nenhum espaço para o antissemitismo na sociedade”, acrescentou.

    De acordo com a organização, os dois feridos estão sendo atendidos pela Hatzola, uma ONG judaica de serviço médico voluntário. A mesma organização teve quatro ambulâncias incendiadas em março, também em Golders Green. Três homens foram presos pelo ataque à Hatzola.

    O primeiro-ministro, Keir Starmer, disse que o incidente é “profundamente preocupante”.

    “É profundamente preocupante para todos nesta Casa”, disse Starmer a parlamentares, afirmando que havia sido informado sobre o incidente antes da sessão em que participa no Parlamento de Westminster.

    “Agora há uma investigação policial, e acho que todos nós precisamos fazer tudo o que pudermos para apoiar essa investigação e ser absolutamente claros em nossa determinação de lidar com qualquer um desses crimes, os quais temos visto demais recentemente.”

    Starmer chamou uma reunião de emergência com membros do gabinete em resposta ao incidente.

    O presidente de Israel, Isaac Herzog, escreveu nas redes sociais que governos precisam agir imediatamente contra o antissemitismo. “Estou aqui em Londres no momento em que recebemos a terrível notícia de um ataque a facadas contra judeus em Golders Green”, escreveu.

    “Estou orando por todos os feridos, pelos corajosos serviços de emergência e pela comunidade judaica aqui em Londres. O aumento da violência antissemita na Grã-Bretanha e em todo o mundo é profundamente preocupante. O ódio pode começar com os judeus, mas nunca termina com os judeus. Líderes de todos os lugares devem tomar medidas imediatas nesta batalha crucial contra o ódio aos judeus.”

    No último mês, a polícia londrina prendeu mais de duas dúzias de pessoas por suspeita de participação em ataques a estabelecimentos ligados à comunidade judaica, incluindo o incêndio das ambulâncias e tentativas de incendiar sinagogas.

    A polícia afirmou estar investigando possíveis ligações iranianas com alguns dos incidentes, e o grupo pró-Irã Harakat Ashab al-Yamin al-Islamiyya reivindicou alguns dos ataques mais recentes nas redes sociais.

    Autoridades alertaram recentemente que o Irã tem buscado usar intermediários criminosos para realizar atividades hostis no Reino Unido.

    O alerta vem em um momento em que os ataques antissemitas têm aumentado na Grã-Bretanha, desde o ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza.

    O incidente antissemita mais grave de 2025 foi o ataque em Manchester, que matou dois fiéis judeus durante o Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico.

    Ataque terrorista a faca em Londres deixa 2 feridos em bairro judaico

  • Entenda investigação da PF sobre entrada de malas de avião onde estavam Motta e Ciro Nogueira

    Entenda investigação da PF sobre entrada de malas de avião onde estavam Motta e Ciro Nogueira

    Voo com 16 passageiros e políticos é alvo de investigação após 5 bagagens passarem sem inspeção em São Paulo

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Polícia Federal investiga a entrada no Brasil de cinco malas trazidas em um voo em que estavam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Como revelou a Folha, os volumes não passaram pelo raio-X ao chegar a São Paulo, quando um auditor fiscal autorizou que fossem liberados sem inspeção. O caso foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal).

    O presidente da Câmara confirmou a viagem, mas disse que “cumpriu todos os protocolos”, enquanto Ciro Nogueira não se manifestou.

    Entenda o que se sabe sobre o episódio.

    QUANDO OCORREU O CASO?

    Na noite do dia 20 de abril de 2025, no retorno de uma viagem à ilha caribenha de São Martinho, em um avião particular.

    QUEM É O DONO DA AERONAVE PARTICULAR?

    O avião pertence ao empresário piauiense Fernando Oliveira Lima, conhecido como Fernandin OIG, dono de empresas de apostas online que disponibilizam jogos como o Fortune Tiger -popularmente conhecido como “jogo do tigrinho”. Ele foi alvo da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Bets.

    QUAIS POLÍTICOS ESTAVAM NO VOO?

    Além de Hugo Motta e Ciro Nogueira, a PF identificou a presença dos deputados Dr. Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL), ambos líderes de seus partidos na Câmara. Ao todo, o voo tinha 16 passageiros.

    O QUE ACONTECEU NO AEROPORTO, APÓS O RETORNO AO BRASIL?

    A aeronave chegou no Aeroporto Executivo Internacional Catarina, em São Roque (SP), na região metropolitana de Sorocaba, por volta das 21h.

    A PF relatou que, em um primeiro momento, o piloto José Jorge de Oliveira Júnior, comandante do voo e funcionário da empresa de Fernandin OIG, passou pelo detector de metais. Ele trocou algumas palavras com o auditor fiscal Marco Antônio Canella, retirou duas bagagens que haviam acabado de passar pelo raio-X e, contornando o pórtico, retornou à área restrita do desembarque.

    Segundo a PF, até 21h35 todas as bagagens haviam passado pela máquina de raio-X e todos os passageiros haviam sido submetidos à detecção de metais. Porém, por volta das 21h40, ainda de acordo com a polícia, o piloto retornou ao ponto de fiscalização carregando cinco volumes a mais, e nenhuma dessas malas passou pelo raio-X.

    COMO REAGIU O AUDITOR FISCAL?

    A operadora de raio-X do aeroporto teria questionado Marco Antônio Canella sobre o ocorrido. Segundo a corporação, ele gesticulou com as mãos “expressando banalidade e irrelevância”.

    QUEM É O AUDITOR FISCAL ENVOLVIDO NO CASO?

    Canella é um auditor lotado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a PF, ele já foi indiciado em outro processo sob suspeita dos crimes de corrupção passiva e facilitação de contrabando. A PF diz que sua atuação neste caso foi no mínimo irregular e deve ser apurada. Canella não respondeu às tentativas de contato da Folha de S. Paulo.

    A QUEM PERTENCEM OS VOLUMES QUE NÃO PASSARAM PELO RAIO-X?

    A PF diz que “não é possível afirmar categoricamente a quem os volumes pertencem ou seu conteúdo”. Por isso, segundo a corporação, não há como descartar “a possibilidade de envolvimento de um ou mais passageiros detentores de prerrogativa de foro nos delitos sob apuração”.

    O QUE DIZEM OS ENVOLVIDOS NO EPISÓDIO?

    Procurado pela Folha de S. Paulo, Motta confirmou que esteve no voo, mas disse que, ao desembarcar no aeroporto, “cumpriu todos os protocolos e determinações estabelecidas na legislação aduaneira”. A assessoria de imprensa do deputado também afirmou que ele aguardará a manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República).

    Fernandin OIG afirmou que os itens pertenceriam ao comandante do voo e que o desembarque seguiu o processo normal. Já o piloto disse que não se lembra do dia da chegada, mas declarou que o processo aconteceu “em conformidade com as normas da legislação aduaneira vigente”.

    “Há um procedimento padrão: cada passageiro realiza o desembarque com seus pertences de forma individual”, afirmou Jorge Oliveira. “Sigo esse mesmo padrão, e cada piloto transporta apenas seus próprios itens, de modo que, em eventual fiscalização, responda exclusivamente pelo que carrega. Na empresa, é regra que nenhum membro da tripulação conduza pertences de passageiros, limitando-se aos seus”, continuou.

    Ciro Nogueira, Dr. Luizinho e Isnaldo Bulhões não se manifestaram.

    QUAIS CRIMES SÃO INVESTIGADOS PELA PF?

    O inquérito instaurado pela corporação apura os possíveis crimes de facilitação de contrabando ou descaminho e prevaricação.

    EM QUE FASE ESTÁ O CASO NA JUSTIÇA?

    Antes de chegar ao Supremo, o processo estava na 1ª Vara Federal de Sorocaba. A primeira movimentação no sistema naquela instância indica que ele foi distribuído em outubro de 2025. Em 18 de março, a juíza Carolina Castro Costa determinou o envio ao STF.

    A petição ao tribunal foi protocolada em 13 de abril. Em despacho de sexta-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes, sorteado relator, determinou que a PGR se manifeste sobre o processo em até cinco dias.

    Entenda investigação da PF sobre entrada de malas de avião onde estavam Motta e Ciro Nogueira

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Desenrola 2.0 vem em boa hora, diz CEO do Santander, que teve queda no lucro

    Desenrola 2.0 vem em boa hora, diz CEO do Santander, que teve queda no lucro

    Banco aumentou provisionamento contra calotes de olho no alto endividamento das famílias; rentabilidade mensurada pelo ROAE recuou 1,5 ponto percentual, para 16%

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um trimestre em que o banco viu a inadimplência aumentar, o CEO do Santander Brasil disse que o novo programa do governo voltado para reduzir o endividamento das famílias chega em um bom momento.

    A instituição financeira divulgou nesta quarta-feira (29) que o lucro líquido gerencial do primeiro trimetsre de 2026 somou R$ 3,788 bilhões. O valor representa queda de 1,9% em relação ao resultado do mesmo trimestre de 2025 e ficou levemente abaixo do esperado pelo mercado -analistas consultados pela Bloomberg previam ganho de R$ 4 bilhões. Na comparação com o quarto trimestre de 2025, a queda é maior, de 7,3%.

    “É um timing bom porque as famílias estão endividadas e a renda disponível não está evoluindo. O diagnóstico do governo está absolutamente correto, o nível de renda disponível está crítico. O programa é de fato necessário, está sendo bem desenhado junto aos bancos”, disse o CEO Mario Leão sobre o Desenrola 2.0.

    Para o executivo, a medida não é eleitoreira, apesar de provavelmente ser positiva ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sim necessária dado o nível de endividamento.

    Dados do Banco Central apontam que o endividamento das famílias brasileiras atingiu 49,9% em fevereiro e renovou o recorde histórico da série, iniciada em janeiro de 2005. O resultado de fevereiro se iguala ao pico observado há quase quatro anos, em julho de 2022.

    “Apesar da inflação até pouco tempo estar caindo, apesar de a economia ainda estarcrescendo, de fato a renda disponível das famílias não tá evoluindo. E elas estão sobrealavancadas, sobreempregadas. Então, o diagnóstico do governo está absolutamente certo. E um programa como esse, bem desenhado como está sendo, ele é, sim, bastante relevante”, afirmou Leão.

    O CEO indicou que deve ser possível ver um efeito positivo do Desenrola 2.0 no balanço do banco já no segundo trimestre. O programa deve renegociar dívidas com atrasos a partir de 60 dias, o que deve aliviar o montante provisionado para perdas, além de aumentar a receita com as quitações.

    A rentabilidade do banco mensurada pelo ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio) recuou 1,5 ponto percentual em relação a 2025, indo a 16%.

    Segundo o banco, entre os fatores que contribuíram para um resultado menor estão menos dias úteis e corridos, sensibilidade negativa aos juros e à variação cambial. Também pesou na queda trimestral uma maior provisão contra calotes.

    Leão também atribuiu o resultado menor a um maior pagamento de impostos. “O resultado teve crescimento orgânico antes do imposto. Paguei bem mais imposto nesse trimestre que no último”, disse a jornalistas.

    O lucro antes de impostos somou R$ 4,583 bilhões, 5,4% maior que no fim de 2025. Porém, 3,5% menor que há 12 meses.

    A carteira de crédito somou R$ 705,6 bilhões ao fim de março, recuo de 0,4% no trimestre, mas crescimento de 3,4% no ano. A maior parte do portfólio é de pessoas físicas e grandes empresas.

    Em 12 meses, cresceram as concessões ao financiamento ao consumo (14,2%). Para pessoa física o destaque foi o crédito imobiliário (10,6%) e cartões (9,1%).

    A inadimplência, por sua vez, subiu 0,2 ponto percentual no trimestre e 0,6 ponto percentual no ano, com os atrasos acima de 90 dias indo a 3,3% da carteira.

    Em termos segmentados, o maior índice de atraso é de pessoas físicas, atingindo 4,9% do crédito. Já em pessoas jurídicas ele é de 1,8%. Neste último segmento, apenas 0,2% do crédito a grandes empresas está inadimplênte, enquanto em PMEs o índice é de 6%.

    Segundo Leão, o banco segue priorizando crédtos menos arriscados e evitando clientes de baixa renda, com até dois salários mínimos e sem carteira de trabalho.

    “Não estamos saindo da baixa renda, fazemos redução técnica, cirúrgica, em segmentos da baixa renda em que o Santander não consegue rentabilidade, nos não CLT”, disse o executivo.

    A PDD (provisão contra devedores duvidosos), ou seja, a proteção contra calotes, cresceu 3,9% no trimestre, mas teve queda de 0,7% no ano, totalizando R$ 6,344 bilhões no primeiro trimestre de 2026.

    “Na comparação trimestral a PDD mantém-se pressionada pelo cenário macroeconômico e alto endividamento das famílias; já na comparação anual a queda reflete a ativa gestão de riscos e os efeitos de mix do portfólio”, diz o balanço do banco.

    A margem financeira, por sua vez, somou R$ 16 bilhões no período, crescimento trimestral de 3,1%, mas recuo anual de 0,7%.

    O Santander Brasil é o primeiro banco brasileiro a reportar os números do primeiro trimestre de 2026. Na próxima semana Itaú Unibanco e Bradesco divulgarão seus balanços.

    O braço brasileiro do conglomerado espanhol está em meio a uma troca de comando. Em julho deste ano, o atual CEO Mario Leão deixará a presidência em definitivo, que ficará sob a liderança de Gilson Finkelsztain, atual presidente da B3.

    “Gilson é um amigo, alguém que conheço bem, fico feliz que seja ele que vai levar o banco adiante”, afirma Leão.

    O executivo trabalha no Santander há onze anos, sendo cinco como presidente. Antes de ser CEO, foi vice-presidente e diretor dos segmentos corporate (grandes empresas) e investment banking (banco de investimento). Anteriormente, teve cargos de liderança no Morgan Stanley, Goldman Sachs e Citi.

    “Recebi um banco espetacular e tive que trabalhar nesses cinco anos para ele crescer de uma forma diferente. E estou bem contente de fazer isso. Este ano vamos ter lucro anual maior que 2021. O ROAE não, isso teremos que esperar até 2028”, afirmou o executivo.

    Em sua gestão, que sucedeu Sergio Rial, Leão focou a retomada de rentabildiade do banco, que caiu com a alta inadimplência ao fim da pandemia. Para isso, o Santander passou a priorizar clientes de maior renda e menos risco.

    O ativo do banco subiu, mas a inadimplência do banco ainda segue acima do índice visto na gestão anterior. O ROAE também segue abaixo. Em 2021, era 21,2%.

    “Superar o ROAE de 20% é totalmente factível em 2028”, disse Leão.

    Em fevereiro, o Santander anunciou outra mudança, a transferência de sua sede corporativa para um novo prédio na região do Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. De acordo com o banco, a nova unidade vai abrigar suas operações a partir do segundo semestre de 2028.

    Segundo Leão, o rearranjo envolve outras duas sedes do banco, uma em Santo Amaro e outra perto do Autódromo, o que deve resultar em queda nos gastos recorrentes, além de ser um investimento em uma área nobre da capital paulista. A ideia do executivo é ter lajes maiores com escritórios integrados, de modo a reunir as equipes do banco.

    RAIO-X SANTANDER BRASIL | 1º TRI DE 2026

    Lucro líquido: R$ 3,8 bilhões
    ROAE: 16%
    Funcionários: 49.107
    Agências: 868
    Clientes: 75,2 milhões
    Fundação: em atividade no mercado local desde 1982
    Principais concorrentes: Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Nubank

    Desenrola 2.0 vem em boa hora, diz CEO do Santander, que teve queda no lucro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia