Blog

  • Ataque terrorista a faca em Londres deixa 2 feridos em bairro judaico

    Ataque terrorista a faca em Londres deixa 2 feridos em bairro judaico

    Suspeito foi detido pela organização Shomrim, de patrulhamento comunitário, e entregue à polícia; em março, ambulâncias de outra ONG judaica do bairro foram incendiadas

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Um homem esfaqueou duas pessoas em Golders Green, um bairro com alta concentração de população judaica no noroeste de Londres, nesta quarta-feira (29). O incidente foi confirmado pelas autoridades britânicas e gerou cobranças por parte de líderes israelenses.

    A polícia inglesa classificou o ataque como terrorista. As duas vítimas, uma na casa dos 70 anos e outra na casa dos 30, estão em condição estável no hospital.

    Os policiais prenderam um homem de 45 anos após imobilizá-lo com um taser e estavam considerando “todos os possíveis motivos” como parte da investigação, disseram.

    O chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Mark Rowley, disse em entrevista coletiva que o suspeito tem um histórico de violência grave e problemas de saúde mental. A identidade do homem não foi divulgada.

    Rowley afirmou que o ataque foi um “ato horrendo de violência” direcionado contra a comunidade judaica.

    O prefeito de Londres, Sadiq Khan, condenou o ataque e confirmou que a polícia prendeu o suspeito. “Houve um ataque terrível contra dois judeus londrinos em Golders Green. A polícia efetuou uma prisão e gostaria de agradecer a todos os serviços de emergência e voluntários heroicos… pela resposta rápida”, disse Khan em uma publicação no X.

    “A comunidade judaica de Londres tem sido alvo de uma série de ataques antissemitas chocantes. Não pode haver absolutamente nenhum espaço para o antissemitismo na sociedade”, acrescentou.

    De acordo com a organização, os dois feridos estão sendo atendidos pela Hatzola, uma ONG judaica de serviço médico voluntário. A mesma organização teve quatro ambulâncias incendiadas em março, também em Golders Green. Três homens foram presos pelo ataque à Hatzola.

    O primeiro-ministro, Keir Starmer, disse que o incidente é “profundamente preocupante”.

    “É profundamente preocupante para todos nesta Casa”, disse Starmer a parlamentares, afirmando que havia sido informado sobre o incidente antes da sessão em que participa no Parlamento de Westminster.

    “Agora há uma investigação policial, e acho que todos nós precisamos fazer tudo o que pudermos para apoiar essa investigação e ser absolutamente claros em nossa determinação de lidar com qualquer um desses crimes, os quais temos visto demais recentemente.”

    Starmer chamou uma reunião de emergência com membros do gabinete em resposta ao incidente.

    O presidente de Israel, Isaac Herzog, escreveu nas redes sociais que governos precisam agir imediatamente contra o antissemitismo. “Estou aqui em Londres no momento em que recebemos a terrível notícia de um ataque a facadas contra judeus em Golders Green”, escreveu.

    “Estou orando por todos os feridos, pelos corajosos serviços de emergência e pela comunidade judaica aqui em Londres. O aumento da violência antissemita na Grã-Bretanha e em todo o mundo é profundamente preocupante. O ódio pode começar com os judeus, mas nunca termina com os judeus. Líderes de todos os lugares devem tomar medidas imediatas nesta batalha crucial contra o ódio aos judeus.”

    No último mês, a polícia londrina prendeu mais de duas dúzias de pessoas por suspeita de participação em ataques a estabelecimentos ligados à comunidade judaica, incluindo o incêndio das ambulâncias e tentativas de incendiar sinagogas.

    A polícia afirmou estar investigando possíveis ligações iranianas com alguns dos incidentes, e o grupo pró-Irã Harakat Ashab al-Yamin al-Islamiyya reivindicou alguns dos ataques mais recentes nas redes sociais.

    Autoridades alertaram recentemente que o Irã tem buscado usar intermediários criminosos para realizar atividades hostis no Reino Unido.

    O alerta vem em um momento em que os ataques antissemitas têm aumentado na Grã-Bretanha, desde o ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza.

    O incidente antissemita mais grave de 2025 foi o ataque em Manchester, que matou dois fiéis judeus durante o Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico.

    Ataque terrorista a faca em Londres deixa 2 feridos em bairro judaico

  • Entenda investigação da PF sobre entrada de malas de avião onde estavam Motta e Ciro Nogueira

    Entenda investigação da PF sobre entrada de malas de avião onde estavam Motta e Ciro Nogueira

    Voo com 16 passageiros e políticos é alvo de investigação após 5 bagagens passarem sem inspeção em São Paulo

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Polícia Federal investiga a entrada no Brasil de cinco malas trazidas em um voo em que estavam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Como revelou a Folha, os volumes não passaram pelo raio-X ao chegar a São Paulo, quando um auditor fiscal autorizou que fossem liberados sem inspeção. O caso foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal).

    O presidente da Câmara confirmou a viagem, mas disse que “cumpriu todos os protocolos”, enquanto Ciro Nogueira não se manifestou.

    Entenda o que se sabe sobre o episódio.

    QUANDO OCORREU O CASO?

    Na noite do dia 20 de abril de 2025, no retorno de uma viagem à ilha caribenha de São Martinho, em um avião particular.

    QUEM É O DONO DA AERONAVE PARTICULAR?

    O avião pertence ao empresário piauiense Fernando Oliveira Lima, conhecido como Fernandin OIG, dono de empresas de apostas online que disponibilizam jogos como o Fortune Tiger -popularmente conhecido como “jogo do tigrinho”. Ele foi alvo da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Bets.

    QUAIS POLÍTICOS ESTAVAM NO VOO?

    Além de Hugo Motta e Ciro Nogueira, a PF identificou a presença dos deputados Dr. Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL), ambos líderes de seus partidos na Câmara. Ao todo, o voo tinha 16 passageiros.

    O QUE ACONTECEU NO AEROPORTO, APÓS O RETORNO AO BRASIL?

    A aeronave chegou no Aeroporto Executivo Internacional Catarina, em São Roque (SP), na região metropolitana de Sorocaba, por volta das 21h.

    A PF relatou que, em um primeiro momento, o piloto José Jorge de Oliveira Júnior, comandante do voo e funcionário da empresa de Fernandin OIG, passou pelo detector de metais. Ele trocou algumas palavras com o auditor fiscal Marco Antônio Canella, retirou duas bagagens que haviam acabado de passar pelo raio-X e, contornando o pórtico, retornou à área restrita do desembarque.

    Segundo a PF, até 21h35 todas as bagagens haviam passado pela máquina de raio-X e todos os passageiros haviam sido submetidos à detecção de metais. Porém, por volta das 21h40, ainda de acordo com a polícia, o piloto retornou ao ponto de fiscalização carregando cinco volumes a mais, e nenhuma dessas malas passou pelo raio-X.

    COMO REAGIU O AUDITOR FISCAL?

    A operadora de raio-X do aeroporto teria questionado Marco Antônio Canella sobre o ocorrido. Segundo a corporação, ele gesticulou com as mãos “expressando banalidade e irrelevância”.

    QUEM É O AUDITOR FISCAL ENVOLVIDO NO CASO?

    Canella é um auditor lotado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a PF, ele já foi indiciado em outro processo sob suspeita dos crimes de corrupção passiva e facilitação de contrabando. A PF diz que sua atuação neste caso foi no mínimo irregular e deve ser apurada. Canella não respondeu às tentativas de contato da Folha de S. Paulo.

    A QUEM PERTENCEM OS VOLUMES QUE NÃO PASSARAM PELO RAIO-X?

    A PF diz que “não é possível afirmar categoricamente a quem os volumes pertencem ou seu conteúdo”. Por isso, segundo a corporação, não há como descartar “a possibilidade de envolvimento de um ou mais passageiros detentores de prerrogativa de foro nos delitos sob apuração”.

    O QUE DIZEM OS ENVOLVIDOS NO EPISÓDIO?

    Procurado pela Folha de S. Paulo, Motta confirmou que esteve no voo, mas disse que, ao desembarcar no aeroporto, “cumpriu todos os protocolos e determinações estabelecidas na legislação aduaneira”. A assessoria de imprensa do deputado também afirmou que ele aguardará a manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República).

    Fernandin OIG afirmou que os itens pertenceriam ao comandante do voo e que o desembarque seguiu o processo normal. Já o piloto disse que não se lembra do dia da chegada, mas declarou que o processo aconteceu “em conformidade com as normas da legislação aduaneira vigente”.

    “Há um procedimento padrão: cada passageiro realiza o desembarque com seus pertences de forma individual”, afirmou Jorge Oliveira. “Sigo esse mesmo padrão, e cada piloto transporta apenas seus próprios itens, de modo que, em eventual fiscalização, responda exclusivamente pelo que carrega. Na empresa, é regra que nenhum membro da tripulação conduza pertences de passageiros, limitando-se aos seus”, continuou.

    Ciro Nogueira, Dr. Luizinho e Isnaldo Bulhões não se manifestaram.

    QUAIS CRIMES SÃO INVESTIGADOS PELA PF?

    O inquérito instaurado pela corporação apura os possíveis crimes de facilitação de contrabando ou descaminho e prevaricação.

    EM QUE FASE ESTÁ O CASO NA JUSTIÇA?

    Antes de chegar ao Supremo, o processo estava na 1ª Vara Federal de Sorocaba. A primeira movimentação no sistema naquela instância indica que ele foi distribuído em outubro de 2025. Em 18 de março, a juíza Carolina Castro Costa determinou o envio ao STF.

    A petição ao tribunal foi protocolada em 13 de abril. Em despacho de sexta-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes, sorteado relator, determinou que a PGR se manifeste sobre o processo em até cinco dias.

    Entenda investigação da PF sobre entrada de malas de avião onde estavam Motta e Ciro Nogueira

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Desenrola 2.0 vem em boa hora, diz CEO do Santander, que teve queda no lucro

    Desenrola 2.0 vem em boa hora, diz CEO do Santander, que teve queda no lucro

    Banco aumentou provisionamento contra calotes de olho no alto endividamento das famílias; rentabilidade mensurada pelo ROAE recuou 1,5 ponto percentual, para 16%

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um trimestre em que o banco viu a inadimplência aumentar, o CEO do Santander Brasil disse que o novo programa do governo voltado para reduzir o endividamento das famílias chega em um bom momento.

    A instituição financeira divulgou nesta quarta-feira (29) que o lucro líquido gerencial do primeiro trimetsre de 2026 somou R$ 3,788 bilhões. O valor representa queda de 1,9% em relação ao resultado do mesmo trimestre de 2025 e ficou levemente abaixo do esperado pelo mercado -analistas consultados pela Bloomberg previam ganho de R$ 4 bilhões. Na comparação com o quarto trimestre de 2025, a queda é maior, de 7,3%.

    “É um timing bom porque as famílias estão endividadas e a renda disponível não está evoluindo. O diagnóstico do governo está absolutamente correto, o nível de renda disponível está crítico. O programa é de fato necessário, está sendo bem desenhado junto aos bancos”, disse o CEO Mario Leão sobre o Desenrola 2.0.

    Para o executivo, a medida não é eleitoreira, apesar de provavelmente ser positiva ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sim necessária dado o nível de endividamento.

    Dados do Banco Central apontam que o endividamento das famílias brasileiras atingiu 49,9% em fevereiro e renovou o recorde histórico da série, iniciada em janeiro de 2005. O resultado de fevereiro se iguala ao pico observado há quase quatro anos, em julho de 2022.

    “Apesar da inflação até pouco tempo estar caindo, apesar de a economia ainda estarcrescendo, de fato a renda disponível das famílias não tá evoluindo. E elas estão sobrealavancadas, sobreempregadas. Então, o diagnóstico do governo está absolutamente certo. E um programa como esse, bem desenhado como está sendo, ele é, sim, bastante relevante”, afirmou Leão.

    O CEO indicou que deve ser possível ver um efeito positivo do Desenrola 2.0 no balanço do banco já no segundo trimestre. O programa deve renegociar dívidas com atrasos a partir de 60 dias, o que deve aliviar o montante provisionado para perdas, além de aumentar a receita com as quitações.

    A rentabilidade do banco mensurada pelo ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio) recuou 1,5 ponto percentual em relação a 2025, indo a 16%.

    Segundo o banco, entre os fatores que contribuíram para um resultado menor estão menos dias úteis e corridos, sensibilidade negativa aos juros e à variação cambial. Também pesou na queda trimestral uma maior provisão contra calotes.

    Leão também atribuiu o resultado menor a um maior pagamento de impostos. “O resultado teve crescimento orgânico antes do imposto. Paguei bem mais imposto nesse trimestre que no último”, disse a jornalistas.

    O lucro antes de impostos somou R$ 4,583 bilhões, 5,4% maior que no fim de 2025. Porém, 3,5% menor que há 12 meses.

    A carteira de crédito somou R$ 705,6 bilhões ao fim de março, recuo de 0,4% no trimestre, mas crescimento de 3,4% no ano. A maior parte do portfólio é de pessoas físicas e grandes empresas.

    Em 12 meses, cresceram as concessões ao financiamento ao consumo (14,2%). Para pessoa física o destaque foi o crédito imobiliário (10,6%) e cartões (9,1%).

    A inadimplência, por sua vez, subiu 0,2 ponto percentual no trimestre e 0,6 ponto percentual no ano, com os atrasos acima de 90 dias indo a 3,3% da carteira.

    Em termos segmentados, o maior índice de atraso é de pessoas físicas, atingindo 4,9% do crédito. Já em pessoas jurídicas ele é de 1,8%. Neste último segmento, apenas 0,2% do crédito a grandes empresas está inadimplênte, enquanto em PMEs o índice é de 6%.

    Segundo Leão, o banco segue priorizando crédtos menos arriscados e evitando clientes de baixa renda, com até dois salários mínimos e sem carteira de trabalho.

    “Não estamos saindo da baixa renda, fazemos redução técnica, cirúrgica, em segmentos da baixa renda em que o Santander não consegue rentabilidade, nos não CLT”, disse o executivo.

    A PDD (provisão contra devedores duvidosos), ou seja, a proteção contra calotes, cresceu 3,9% no trimestre, mas teve queda de 0,7% no ano, totalizando R$ 6,344 bilhões no primeiro trimestre de 2026.

    “Na comparação trimestral a PDD mantém-se pressionada pelo cenário macroeconômico e alto endividamento das famílias; já na comparação anual a queda reflete a ativa gestão de riscos e os efeitos de mix do portfólio”, diz o balanço do banco.

    A margem financeira, por sua vez, somou R$ 16 bilhões no período, crescimento trimestral de 3,1%, mas recuo anual de 0,7%.

    O Santander Brasil é o primeiro banco brasileiro a reportar os números do primeiro trimestre de 2026. Na próxima semana Itaú Unibanco e Bradesco divulgarão seus balanços.

    O braço brasileiro do conglomerado espanhol está em meio a uma troca de comando. Em julho deste ano, o atual CEO Mario Leão deixará a presidência em definitivo, que ficará sob a liderança de Gilson Finkelsztain, atual presidente da B3.

    “Gilson é um amigo, alguém que conheço bem, fico feliz que seja ele que vai levar o banco adiante”, afirma Leão.

    O executivo trabalha no Santander há onze anos, sendo cinco como presidente. Antes de ser CEO, foi vice-presidente e diretor dos segmentos corporate (grandes empresas) e investment banking (banco de investimento). Anteriormente, teve cargos de liderança no Morgan Stanley, Goldman Sachs e Citi.

    “Recebi um banco espetacular e tive que trabalhar nesses cinco anos para ele crescer de uma forma diferente. E estou bem contente de fazer isso. Este ano vamos ter lucro anual maior que 2021. O ROAE não, isso teremos que esperar até 2028”, afirmou o executivo.

    Em sua gestão, que sucedeu Sergio Rial, Leão focou a retomada de rentabildiade do banco, que caiu com a alta inadimplência ao fim da pandemia. Para isso, o Santander passou a priorizar clientes de maior renda e menos risco.

    O ativo do banco subiu, mas a inadimplência do banco ainda segue acima do índice visto na gestão anterior. O ROAE também segue abaixo. Em 2021, era 21,2%.

    “Superar o ROAE de 20% é totalmente factível em 2028”, disse Leão.

    Em fevereiro, o Santander anunciou outra mudança, a transferência de sua sede corporativa para um novo prédio na região do Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. De acordo com o banco, a nova unidade vai abrigar suas operações a partir do segundo semestre de 2028.

    Segundo Leão, o rearranjo envolve outras duas sedes do banco, uma em Santo Amaro e outra perto do Autódromo, o que deve resultar em queda nos gastos recorrentes, além de ser um investimento em uma área nobre da capital paulista. A ideia do executivo é ter lajes maiores com escritórios integrados, de modo a reunir as equipes do banco.

    RAIO-X SANTANDER BRASIL | 1º TRI DE 2026

    Lucro líquido: R$ 3,8 bilhões
    ROAE: 16%
    Funcionários: 49.107
    Agências: 868
    Clientes: 75,2 milhões
    Fundação: em atividade no mercado local desde 1982
    Principais concorrentes: Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Nubank

    Desenrola 2.0 vem em boa hora, diz CEO do Santander, que teve queda no lucro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Shakira desembarca no Rio para show gratuito em Copacabana neste sábado

    Shakira desembarca no Rio para show gratuito em Copacabana neste sábado

    Artista chegou em jatinho particular e usou área reservada; colombiana acenou e fez coração com as mãos para fãs que aguardavam

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Shakira já está no Rio de Janeiro para o show gratuito que fará na Praia de Copacabana neste sábado (2). A artista desembarcou na manhã desta quarta-feira (29) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, em um esquema discreto, longe do saguão principal.

    O jatinho que trouxe a cantora pousou ainda pela amanhã, com desembarque realizado em um local reservado. Na saída, Shakira, vestindo um corset branco e calça jeans estilizada, apareceu para um grupo de fãs e curiosos que aguardavam do lado de fora, acenou e fez um coração com as mãos.

    Nas redes sociais, a organização do evento celebrou a chegada com uma mensagem à cantora: “Bem-vinda ao Rio, Mami!”.

    Shakira desembarca no Rio para show gratuito em Copacabana neste sábado

  • Veja 5 curiosidades sobre Shamell, que terá sua última temporada

    Veja 5 curiosidades sobre Shamell, que terá sua última temporada

    (FOLHAPRESS) Shamell Jermaine Stallworth, um nome que não será esquecido no NBB. Maior cestinha da história da liga com 9.945 pontos, o ala/armador norte-americano anunciou, antes do início deste NBB, que irá encerrar sua carreira ao final da temporada.

    O jogador chegou ao Brasil em 2004, quando ainda nem havia NBB, para jogar no Araraquara. Esse passo mudou sua carreira e foi o início da trajetória de um ídolo. Confira 5 curiosidades do jogador que se tornou uma lenda do basquete brasileiro.

    1. Divisão quase igual entre cestas de dois e três pontos

    Shamell está perto dos 10 mil pontos, mas o que chama a atenção é que quando se analisa quantos pontos foram do garrafão, do perímetro ou lances livres, a diferença entre cestas de dois e três pontos é baixa.

    Ele tem 4.071 pontos em arremessos de três, e 4.048 em ações no garrafão. Ele é o único atleta do NBB a ter mais de mil pontos e a diferença entre os dois fundamentos ser menor que 100.

    2. Não passou no ‘teste’ para a NBA

    Assim como muitos jogadores de basquete norte-americanos, Shamell queria jogar na maior liga do mundo, mas acabou não dando certo. O próprio já contou que chegou a participar de treinamentos, mas acabou não prosseguindo. Segundo ele, alguns aspectos pesaram como ter começado um pouco mais tarde na modalidade e a questão física.

    “Cheguei a tentar jogar na NBA, fiz até uns três ou quatro testes, mas não rolou. Na época eu era magrinho. Era bom de bola, mas era muito magro pra jogar na NBA. Até que gostaram de mim, mas havia outros caras mais prontos”, disse Shamell, em entrevista no ano de 2015.

    3. Presidente do ‘Time Mundo’

    Desde o começo do NBB, Shamell sempre se destacou nas temporadas e sempre foi chamado para o Jogo das Estrelas, somando 14 participações. Tanto no formato antigo quanto no atual, os estrangeiros que chamavam a atenção jogavam pelo Time Mundo.

    O novo formato com quatro times estreou em 2021, e o jogador sempre era o capitão. Ele até chegava nas finais mas não ganhava, porém, tudo mudou neste ano, quando diante de um ginásio do Ibirapuera lotado, seu time venceu com duas grandes apresentações e a lenda pôde finalmente comemorar o título do evento como capitão, justamente na sua última edição como jogador.

    4. Tempo na China ajudou no retorno ao Brasil

    Após jogar em Araraquara, o jogador foi para a Croácia, onde foi atleta do Zadar KK. Em 2008, foi jogar na China pelo Zhiejang C. Porém, ele não se adaptou, ficou apenas dois meses no país asiático e resolveu voltar para o Brasil.

    Ainda em 2008, ele foi para o Limeira, onde foi campeão paulista e, na temporada seguinte, se transferiu para o Pinheiros. Daí em diante, o resto é história.

    5. Camisa aposentada

    No basquete, quando um jogador marca sua história em um time, ele tem a camisa aposentada, como o caso da camisa 14 de Oscar Schmidt. Com Shamell, não foi diferente.

    Em 2025, o camisa 24 se tornou o primeiro jogador do Mogi a ter a camisa aposentada. A homenagem foi feita pelo time paulista quando o seu time, o Caxias do Sul, foi jogar contra o Mogi, na casa do adversário, no primeiro turno do atual NBB, quando o jogador já havia anunciado sua aposentadoria.

    Veja 5 curiosidades sobre Shamell, que terá sua última temporada

  • Fim da escala 6×1 é principal bandeira nos atos do 1° de Maio no país

    Fim da escala 6×1 é principal bandeira nos atos do 1° de Maio no país

    Em São Paulo as centrais sindicais já definiram suas programações

    O fim da escala 6×1 é a principal bandeira a ser defendida pelas centrais sindicais nos atos descentralizados realizados em todo o país no 1º de maio, sexta-feira, data comemorativa do Dia do Trabalhador. A medida é vista como essencial para garantir qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

    Atualmente, várias propostas pelo fim da escala 6×1 estão em tramitação no Congresso Nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive, enviou para a Casa Legislativa um projeto de lei (PL) com urgência constitucional para acabar com a escala 6×1 e reduzir a jornada de 44 para 40 horas semanais.

    Atos em São Paulo

    Na capital paulista, sem poder reunir os trabalhadores na Avenida Paulista devido a outras manifestações marcadas previamente no local, as centrais ocuparão outros espaços de relevância. 

    A CUT (Central Única dos Trabalhadores) começa sua programação com ações políticas, culturais e de prestação de serviços, às 14h, no Paço Municipal de São Bernardo, com o lema “Nossa luta transforma vidas”.

    O objetivo é ampliar o diálogo com a população e fortalecer a organização da classe trabalhadora nos territórios. Nas subsedes, as atividades serão organizadas em parceria com sindicatos locais da grande São Paulo, interior e litoral. A proposta é levar para bairros e municípios iniciativas que combinem cidadania, cultura e mobilização social.

    Entre as pautas consideradas urgentes pela CUT neste 1º de Maio também estão a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o combate ao feminicídio, o enfrentamento à pejotização, fortalecimento das negociações coletivas como instrumento fundamental para garantir avanços concretos nas condições de trabalho, a garantia de direitos para os servidores públicos.

    Também integram a agenda a luta contra a reforma administrativa e a resistência às privatizações, entendidas como medidas que comprometem serviços públicos essenciais e aprofundam desigualdades.

    Na programação cultural estão confirmados artistas como Gloria Groove, MC IG, Filho do Piseiro, Grupo Intimistas, Grupo Entre Elas, Marquinhos Sensação, Grupo SP5, Grupo Razão, Don Ernesto, Samba de Luz, Samba e Amigos, Alex Rocha, Gordinho da Pisada, Kadu do Piseiro e Hyaguinho Vaqueiro.

    A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) fará sua concentração na Praça Franklin Roosevelt, a partir das 9h. “O 1º de Maio deste ano vai além de uma celebração simbólica e se coloca como um espaço de pressão social por mudanças concretas. Entre os temas que devem ganhar destaque estão o combate à precarização do trabalho, a necessidade de políticas públicas que fortaleçam a economia e a defesa de direitos básicos que garantam dignidade à população trabalhadora”, diz a CTB.

    A União Geral dos Trabalhadores (UGT) fará na sexta-feira, dia 1º, o lançamento da 12ª edição da Expo Paulista, em comemoração ao Dia do Trabalhador, na Avenida Paulista. A exposição terá 30 painéis com o tema “Isto É Conquista: Lutas e Vitórias do Trabalhador Brasileiro”, criados pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga.

    Considerada a maior exposição a céu aberto da América Latina, ela terá seus painéis expostos até 31 de maio, com a expectativa de ser vista por 1,5 milhão de pessoas por dia.

    “A exposição propõe uma reflexão visual sobre o universo do trabalho, suas transformações e desafios que contam a história do trabalhador brasileiro”. A cerimônia será realizada às 9h, no Blue Note, localizado no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista 2073.

    Já a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) realizará seus atos em diversas cidades do estado de São Paulo, como Araçatuba, Itatiba, Ribeirão Preto e Osasco.

    “A nova determinação possibilita que os sindicatos, federações e confederações realizem eventos em seus bairros e regiões de atuação. E permite mais visibilidade às reivindicações dos movimentos e contato direto com trabalhadores, ampliando a mobilização das bases”, explica a central.

    Fim da escala 6×1 é principal bandeira nos atos do 1° de Maio no país

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Macron alfineta Rei Charles: 'EUA falariam francês? Seria chique!'

    Macron alfineta Rei Charles: 'EUA falariam francês? Seria chique!'

    Emmanuel Macron deixou uma breve mensagem na rede social X onde comentou as palavras do rei Charles III. Em discurso nos Estados Unidos, o monarca afirmou, em tom de brincadeira, que “se não fosse por nós, vocês falariam francês”

    Emmanuel Macron comentou, esta quarta-feira (29), as palavras de Charles III, durante um discurso nos Estados Unidos – onde o monarca se encontra em visita oficial. O britânico afirmou que, “se não fosse por nós, vocês [os Estados Unidos] falariam francês”, o que levou o presidente de França a ‘reagir’, deixando uma mensagem na rede social X: “Isso seria chique!”

    Acompanhando o post, Macron deixou ainda um breve vídeo do momento, ocorrido no jantar de Estado, na terça-feira, na Casa Branca, no qual Charles III ‘provocou’ Donald Trump.

    “Recentemente comentou, presidente, que se não fosse pelos Estados Unidos, os países europeus falariam alemão”, começou dizendo o monarca, acrescentando em seguida: “Me atrevo a dizer que, se não fosse por nós [Reino Unido], vocês falariam francês”. 

    Este momento ‘arrancou’ muitas risadas dos presentes. Veja abaixo a publicação de Emmanuel Macron:

    Na mesma ocasião, o Rei Charles III prestou homenagem a Trump e à primeira-dama, Melania Trump, pela “coragem e firmeza”, bem como aos agentes do Serviço Secreto que responderam durante o atentado ocorrido no jantar dos correspondentes da Casa Branca, no último sábado, no hotel Hilton.

    A visita do monarca é marcada por atritos entre Washington e Londres, sobretudo devido às críticas de Trump ao governo britânico por não se querer envolver militarmente na guerra com o Irã e na reabertura do estreito de Ormuz, bloqueado parcialmente pela República Islâmica.

    Macron alfineta Rei Charles: 'EUA falariam francês? Seria chique!'

  • Grêmio tem desafio no Chile diante do Palestino pela Copa Sul-Americana

    Grêmio tem desafio no Chile diante do Palestino pela Copa Sul-Americana

    O Grêmio visita o Palestino nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio Municipal de La Cisterna, no Chile, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Integrante do Grupo F, que também conta com Montevideo City Torque, do Uruguai, e Deportivo Riestra, da Argentina, o time gaúcho busca embalar na competição após um início irregular.

    A equipe brasileira chega motivada após vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, pelo Brasileirão, com gol do jovem Gabriel Mec, que vem ganhando espaço sob o comando do técnico Luís Castro. Na Sul-Americana, o Grêmio soma três pontos e ocupa a segunda colocação do grupo. Estreou com derrota por 1 a 0 para o Montevideo City Torque, líder com seis pontos, mas reagiu ao vencer o Deportivo Riestra pelo mesmo placar.

    O confronto é visto como uma oportunidade para o Grêmio se firmar na briga pela liderança do Grupo F e manter o bom momento recente. Já o Palestino ainda busca a primeira vitória e ocupa a lanterna, com um ponto, após empate com o Riestra e derrota para o Montevideo.

    O zagueiro Gustavo Martins retorna após cumprir suspensão e pode começar como titular ao lado de Viery. Com isso, Wagner Leonardo deve ficar como opção no banco. No ataque, Tetê deve ganhar nova chance entre os titulares, substituindo Francis Amuzu, que se recupera de um trauma no tornozelo direito e está fora da partida.

    Além de Amuzu, o volante Juan Nardoni também é desfalque, suspenso após ser expulso contra o Deportivo Riestra. Em contrapartida, o meia Willian pode voltar a ser relacionado após se recuperar de uma tendinopatia na coxa direita.

    Luís Castro elogiou o desempenho de Gabriel Mec e destacou a importância da vitória recente. “Um jogador como o Gabriel Mec, que está nos primeiros passos da carreira, precisa de momentos como esse para ganhar confiança e se consolidar cada vez mais na equipe principal. A vitória foi muito importante. Eu sinto a equipe mais feliz, mais estabilizada, com outra aura”, afirmou.

    O Palestino chega pressionado após derrota por 1 a 0 para o Deportes Concepcion, pelo Campeonato Chileno. A equipe ocupa a 11ª colocação no torneio nacional e está quatro pontos acima da zona de rebaixamento, aberta pelo Unión La Calera. O time é comandado por Cristian Muñoz e tem como destaques o meia Francisco Montes e o atacante Nelson da Silva.

    .

    FICHA TÉCNICA

    PALESTINO-CHI X GRÊMIO

    PALESTINO – Sebastián Pérez; Ian Garguez, Enzo Roco, Vicente Espinoza e Jason Leon; Sebastián Gallegos, Nicolas Meza e Francisco Montes; Martín Araya, Nelson da Silva e Cesar Munder. Técnico: Cristian Muñoz.

    GRÊMIO – Weverton; Pavón, Gustavo Martins, Viery e Pedro Gabriel; Leonel Pérez, Arthur e Gabriel Mec; Tetê, Carlos Vinícius e Enamorado. Técnico: Luís Castro.

    ÁRBITRO – Guillermo Guerrero (EQU).

    HORÁRIO – 21h30 (de Brasília).

    LOCAL – Estádio Municipal de La Cisterna, em La Cisterna (CHI).

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026

    Grêmio tem desafio no Chile diante do Palestino pela Copa Sul-Americana

  • Fila do INSS cai para 2,6 milhões após atingir pico de 3,1 mi e levar à demissão de presidente

    Fila do INSS cai para 2,6 milhões após atingir pico de 3,1 mi e levar à demissão de presidente

    Número de pedidos caiu após medidas para reduzir solicitações duplicadas e reorganizar o atendimento; governo aposta em mutirões e novas regras para acelerar análises e diminuir ainda mais a fila nos próximos meses.

    (FOLHAPRESS) – A fila de pedidos de aposentadoria, pensão e auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caiu para 2,6 milhões em abril após atingir pico de 3,1 milhões em fevereiro. O movimento ocorre em meio a uma série de medidas adotadas pelo governo e após a troca no comando do órgão.

    Os dados foram apresentados pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em reunião do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) nesta terça-feira (28). A fila já havia registrado redução em março, para 2,8 milhões de pedidos. Mesmo assim, o então presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, foi demitido. Em seu lugar assumiu Ana Cristina Silveira.

    Acabar com a fila era um dos compromissos de campanha do presidente Lula. 

    Os novos números são tratados pelo Ministério da Previdência como um sinal positivo de que as ações para enfrentar o problema estariam começando a surtir efeito.

    A expectativa é de que, nos próximos meses, a redução seja ainda mais expressiva, com as medidas que vêm sendo tomadas pelo órgão. Na sexta-feira (24), instrução normativa do INSS passou a limitar os pedidos de aposentadorias e pensões quando a solicitação for para o mesmo tipo de benefício.

    Segundo a norma, não é mais possível fazer múltiplas solicitações para um mesmo benefício enquanto houver prazo para recorrer da resposta inicial. Os recursos podem ser solicitados em até 30 dias após resposta do órgão -em geral, negativa. Durante esse período, não é possível fazer nova solicitação.

    A mudança busca enfrentar um problema identificado pelo próprio instituto: o alto volume de requerimentos duplicados, que chega a representar mais de 40% dos pedidos reapresentados em até um mês após a conclusão inicial e sobrecarrega o sistema.

    A atual presidente, Ana Cristina, comemorou. Segundo ela, as estratégias envolvem reorganização operacional na tentativa de dar mais agilidade ao atendimento. Além da limitação dos pedidos de aposentadoria, há outras iniciativas, como o programa Acelera INSS, com prazo de 90 dias, que prevê mutirões, reforço de pessoal e mudanças internas para reduzir os pedidos em análise há mais de 45 dias.

    Fila do INSS cai para 2,6 milhões após atingir pico de 3,1 mi e levar à demissão de presidente

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Longe de Hollywood, Tom Welling, de 'Smallville', cria cavalos em rancho nos EUA

    Longe de Hollywood, Tom Welling, de 'Smallville', cria cavalos em rancho nos EUA

    Ator deixou Los Angeles durante a pandemia e passou a viver com a família em um rancho na Califórnia; ele mantém trabalhos no entretenimento enquanto busca rotina mais tranquila ao lado da esposa e dos filhos.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Conhecido por interpretar Superman na série “Smallville”, Tom Welling trocou a vida em Los Angeles pelo campo. O ator se mudou com a família para um rancho em Mount Shasta, no norte da Califórnia, em busca de mais tranquilidade e tempo com a esposa e os dois filhos.

    A decisão foi tomada durante a pandemia, após uma visita à região. Em entrevista à revista People, Welling disse que o isolamento e a falta de espaço para o filho pequeno na cidade grande fizeram a família repensar a vida na cidade.

    “Na época, nosso primeiro filho estava começando a engatinhar e tinha apenas uma pequena varanda para brincar”, relembrou o ator.

    Desde a mudança, o ator passou a dividir a rotina entre projetos no entretenimento e a vida no rancho ao lado da esposa, Jessica Rose Lee.
    “Temos cavalos de esporte americanos e cavalos de salto. Fico mais do que feliz em ajudar, mas Jessica é a capitã do navio”, revelou.

    Mesmo longe de Hollywood, Welling segue trabalhando como ator. Recentemente, comandou o podcast “Talk Ville” com Michael Rosenbaum, revisitando histórias de “Smallville”, e participou do lançamento do filme “Chasing Summer” no Sundance Film Festival.

    Longe de Hollywood, Tom Welling, de 'Smallville', cria cavalos em rancho nos EUA