Blog

  • Meryl Streep se emociona ao rever atriz de 'A Escolha de Sofia'

    Meryl Streep se emociona ao rever atriz de 'A Escolha de Sofia'

    Atriz se emocionou ao rever colega de elenco de “A Escolha de Sofia” após mais de 40 anos; surpresa aconteceu durante entrevista na TV francesa e relembrou bastidores do filme que lhe rendeu o Oscar.

    (CBS NEWS) – Meryl Streep se emocionou ao rever, mais de quatro décadas depois, a atriz Jennifer Lejeune, com quem contracenou em “A Escolha de Sofia” (1982).

    O reencontro aconteceu durante uma entrevista para a emissora francesa France 2, em meio à divulgação de “O Diabo Veste Prada 2”, que será lançado no Brasil na próxima quinta-feira (30).

    Durante a conversa, Streep foi surpreendida com um vídeo gravado por Lejeune, que interpretou a filha de sua personagem no longa de 1982. Ao reconhecer a ex-colega, a atriz se emociona. “É a criança? Meu Deus, isso é maravilhoso”, disse, antes de agradecer pela surpresa.

    No depoimento exibido, a mulher, que tinha 4 anos durante as gravações, relembrou a convivência com Streep e disse guardar com carinho as memórias daquele período. Segundo ela, a atriz era gentil no set, o que ajudou a construir a conexão necessária para as cenas mais intensas do filme.

    Ao comentar a surpresa, Streep brincou com o apresentador ao dizer que jornalistas “nunca dão presentes”. Por “A Escolha de Sofia”, a atriz venceu o Oscar de melhor atriz.

    Meryl Streep se emociona ao rever atriz de 'A Escolha de Sofia'

  • Entenda porque a China proibiu a Meta de comprar a startup de IA Manus

    Entenda porque a China proibiu a Meta de comprar a startup de IA Manus

    Decisão de Pequim barra negócio bilionário com a Meta e sinaliza endurecimento no controle sobre tecnologias estratégicas; analistas apontam que medida vai além de regras comerciais e reforça disputa com os EUA por liderança em inteligência artificial.

    (CBS NEWS) – A China proibiu a aquisição da startup de inteligência artificial Manus pela gigante americana Meta com a justificativa de que a compra violava leis e regulamentos relativos à exportação de tecnologia e ao investimento estrangeiro. Mas, para especialistas, não se trata apenas disso.

    Analistas afirmam que Pequim quer mostrar que tecnologia chinesa sensível precisa de aprovação para receber aportes do exterior, e que uma empresa não deixa de ser chinesa só porque muda de sede, estrutura societária ou passa a operar fora do país.

    “A principal consideração, acredito, não é a Manus em si. É o fato de que, se a Manus pode ‘pegar seus brinquedos’ e se mudar para Singapura sem nem pedir licença, o que impediria outras empresas de tecnologias estratégicas de fazer o mesmo?”, diz Kendra Schaefer, consultora de políticas públicas da Trivium China.

    “Então, isso representa o início de esforços regulatórios de longo prazo para impor mais controles sobre a saída de tecnologias chinesas como uma questão de segurança nacional.”

    O anúncio da compra foi feito em dezembro, com a startup indicando que se uniria à Meta para o que chamou de “próxima era de inovação”. A resposta das autoridades chinesas, que começou com o anúncio de investigação, veio cerca de dez dias depois.

    A ação revela a disposição do país asiático de proteger alta tecnologia, uma vez que a negociação já estava concluída e a startup havia transferido sua operação para Singapura no ano anterior.

    A transação, avaliada em US$ 20 bilhões, acrescenta uma nova camada à disputa pela liderança em inteligência artificial entre Pequim e Washington e pode levar o assunto à mesa de negociação entre os dois países.

    O líder chinês, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem se encontrar na capital chinesa em maio para prolongar a trégua que sustenta a guerra comercial entre as nações.
    *
    POR QUE A META QUERIA COMPRAR A MANUS?

    A aquisição da startup pela gigante americana é vista como uma tentativa de equiparar a Meta a concorrentes com tecnologia mais avançada em inteligência artificial, como OpenAI e Google.

    No anúncio, a empresa americana afirmou que a negociação foi feita como forma de “desbloquear oportunidades de negócios” em seus próprios produtos. 

    Em outras palavras, a Meta integraria um agente de IA já desenvolvido e capaz de realizar tarefas de assistência, automação, produtividade e execução dentro de seu ecossistema -Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, por exemplo.

    QUAL O ARGUMENTO DA CHINA PARA BARRAR A AQUISIÇÃO?

    Quando a investigação foi anunciada, o Ministério do Comércio afirmou que seria avaliado se a compra estava em conformidade com as leis chinesas de exportação de tecnologia e investimentos no exterior.

    Na segunda-feira (27), ao proibir a transação, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, responsável pela avaliação, disse apenas que “decidiu proibir o investimento estrangeiro no projeto Manus, em conformidade com as leis e regulamentos, e exigiu que as partes envolvidas cancelassem a transação”.

    A medida é tratada como questão de segurança nacional. Uma regulamentação em vigor desde 2021 determina que investimentos estrangeiros que afetem o Estado passem por revisão rigorosa e estabelece que o investidor será obrigado a desfazer a operação caso ela já tenha sido concluída.

    Como garantia adicional, no fim de março as autoridades instruíram o CEO, Xiao Hong, e o cientista-chefe, Ji Yichao, a não deixar a China até novas instruções, segundo o Wall Street Journal.

    COMO PEQUIM PODE PROIBIR UMA NEGOCIAÇÃO TRANSFERIDA PARA

    OUTRO PAÍS?

    Segundo especialistas, Pequim tratou o caso como aquisição de tecnologia sensível, talentos e dados de origem chinesa e, por isso, aplicou a legislação à empresa já instalada em Singapura.

    Para Aynne Kokas, diretora do Centro de Estudos da Ásia Oriental da Universidade da Virgínia, a ação sugere que Pequim está ampliando o que entende por empresas chinesas no setor de tecnologia.

    “A revisão de segurança parece ter sido acionada por causa dos vínculos com a China. Essa é uma visão expansiva do que constitui uma empresa chinesa.”

    NEGÓCIO PODE SER DESFEITO?

    Em teoria, sim, conforme determina a decisão das autoridades. Um ponto sensível é que a ordem foi publicada meses após o anúncio da aquisição, sugerindo que houve compartilhamento de tecnologia, equipe e dados em algum nível, além de acesso da Meta a informações sensíveis.

    O Wall Street Journal relatou que a gigante americana está se preparando para reverter a negociação. Segundo o jornal, Pequim deu à empresa um prazo de algumas semanas para desfazer a transação e restaurar os ativos chineses da Manus ao estado original.

    Esse caso cria um precedente?

    Sim. Kokas afirma que Pequim sinaliza às empresas que tecnologias desenvolvidas na China, mesmo quando a companhia já não está domiciliada no país, estão sujeitas às regulamentações locais.

    Para Schaefer, a restrição cria o risco de que “fundadores simplesmente decidam criar empresas no exterior, em vez de incubá-las dentro das fronteiras chinesas e depois transferi-las para fora por meio de estruturas corporativas complexas”.

    Entenda porque a China proibiu a Meta de comprar a startup de IA Manus

  • Flamengo vai à Argentina para defender liderança do Grupo A da Libertadores contra Estudiantes

    Flamengo vai à Argentina para defender liderança do Grupo A da Libertadores contra Estudiantes

    O Flamengo encara uma missão complicada nesta quarta-feira, quando visita o Estudiantes, às 21h30, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Líder do Grupo A, que também conta com Cusco, do Peru, e Independiente Medellín, da Colômbia, o time carioca tenta manter os 100% de aproveitamento mesmo atuando fora de casa.

    Em grande fase, o Flamengo entra em campo embalado por sete vitórias consecutivas. A mais recente foi a goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-MG, na Arena MRV, pelo Brasileirão. Na Libertadores, o rubro-negro soma seis pontos após vencer o Cusco por 2 a 0, na altitude peruana, e o Independiente Medellín por 4 a 1, no Maracanã. O Estudiantes aparece como concorrente direto, com quatro pontos nas duas primeiras rodadas.

    O confronto também marca o reencontro das equipes após as quartas de final da última edição do torneio. Na ocasião, o Flamengo venceu por 2 a 1 no Maracanã, perdeu por 1 a 0 na Argentina e garantiu a classificação nos pênaltis. Na sequência, avançou até o título ao eliminar o Racing na semifinal e vencer o Palmeiras na decisão, conquistando o tetracampeonato da Libertadores.

    Para a partida, o zagueiro Danilo é cotado para formar dupla com Léo Ortiz. Ele deve substituir Léo Pereira, que sofreu um corte profundo na canela esquerda contra o Atlético-MG, levou pontos e não viajou com a delegação.

    Os meias De la Cruz, poupado na última rodada, e Carrascal, suspenso em competições da CBF, estão à disposição e devem começar no banco. Já o volante Erick Pulgar segue fora, em fase final de recuperação de lesão no ombro direito, assim como o meia Lucas Paquetá, que trata um edema na coxa esquerda.

    O técnico Leonardo Jardim valorizou o momento da equipe e destacou o desempenho coletivo. “Para mim, o mais importante é a atuação do Flamengo. É a equipe que a gente propõe, a atitude que os jogadores têm com os adversários, no respeito aos times defensivos e também no respeito àquilo que são as nossas ideias. Queremos jogar todas as partidas para vencer. É isso que estamos fazendo. Depois, com os resultados positivos e a sequência do trabalho… no futebol não existem troféus individuais, existem troféus coletivos. É para isso que trabalhamos e é nisso que estou focado”, afirmou.

    O Estudiantes chega invicto há cinco partidas, com três vitórias e dois empates. O mais recente foi um 0 a 0 com o Talleres, pelo Campeonato Argentino. A equipe lidera o torneio nacional, com 28 pontos, um à frente do Boca Juniors.

    O time comandado por Alexander Medina tem como destaques o goleiro Fernando Muslera, o volante Gabriel Neves e o atacante Guido Carrillo.

    FICHA TÉCNICA

    ESTUDIANTES-ARG X FLAMENGO

    ESTUDIANTES-ARG – Fernando Muslera; Eros Mancuso, González Pirez, Tomás Palacios e Gastón Benedetti; Gabriel Neves, Ezequiel Pioví e Tiago Palacios; Facundo Carías, Guido Carrillo e Edwin Cetré. Técnico: Alexander Medina.

    FLAMENGO – Rossi; Varela, Danilo, Léo Ortiz e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho e Arrascaeta; Gonzalo Plata, Pedro e Samuel Lino. Técnico: Leonardo Jardim.

    ÁRBITRO – Piero Maza (CHI).

    HORÁRIO – 21h30 (de Brasília).

    LOCAL – Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina.

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026

    Flamengo vai à Argentina para defender liderança do Grupo A da Libertadores contra Estudiantes

  • Caiado: tem quem ache que ganha eleição só no TikTok; precisamos respeitar as cidades

    Caiado: tem quem ache que ganha eleição só no TikTok; precisamos respeitar as cidades

    Pré-candidato à Presidência defende maior foco nos municípios e critica campanhas baseadas apenas nas redes sociais; Caiado também reforçou discurso de segurança pública e destacou ações de sua gestão em Goiás.

    O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), pré-candidato à Presidência, afirmou nesta terça-feira (28) que a classe política precisa dar mais atenção às cidades e parar de acreditar que é possível se eleger apenas com as redes sociais.

    “Todo mundo acha que é eleição só no TikTok. Vai ver a hora que o vereador se conscientizar da força que tem, sair de casa em casa, em cada município, para dizer: respeitem os municípios, respeitem quem está na frente do problema em cada cidade”, declarou durante a Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, realizada em Brasília.

    Caiado afirmou que tinha o hábito de receber vereadores no Palácio das Esmeraldas e defendeu a necessidade de investir em iniciativas locais. O ex-governador também disse que não faz política “brigando, mas colocando todo mundo na mesa” para dialogar.

    Segurança pública

    Ronaldo Caiado reforçou seu discurso voltado à segurança pública e afirmou que, durante sua gestão, o governo de Goiás combateu o crime organizado.

    “O bandido muda de profissão ou muda de Goiás, porque a mão do Caiado é pesada… Desafio um Estado que realmente pode dar ao cidadão a segurança pública em Goiás”, disse.

    Segundo a organização do evento, presidenciáveis de outros partidos foram convidados, mas apenas Caiado compareceu. “Cinco presidenciáveis foram convidados. Um aceitou. Aldo Rebelo disse que não viria. O presidente Lula não respondeu. Zema não respondeu. Flávio Bolsonaro não respondeu”, afirmou Gilson Conzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil, entidade responsável pela organização.
     

    Caiado: tem quem ache que ganha eleição só no TikTok; precisamos respeitar as cidades

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • MC Ryan diz à polícia que tem renda mensal de R$ 1,5 milhão e nega crimes

    MC Ryan diz à polícia que tem renda mensal de R$ 1,5 milhão e nega crimes

    Funkeiro afirmou à Polícia Federal que renda vem de shows, publicidade e empresas próprias e disse não ter conhecimento de movimentações ilegais; investigação apura esquema bilionário de lavagem de dinheiro ligado a apostas e rifas.

    (CBS NEWS) – Ryan Santana dos Santos, o MC Ryan SP, afirmou à PF (Polícia Federal) ter renda mensal de cerca de R$ 1,5 milhão e negou envolvimento em crimes financeiros em depoimento prestado no âmbito de uma investigação que apura um esquema de lavagem de dinheiro de R$ 1,6 bilhão ligado a apostas e rifas ilegais.

    À PF, o funkeiro declarou que suas receitas vêm de “patrocínios de bets legalizadas, shows, royalties de plataformas digitais” e de empresas próprias no ramo musical. Também afirmou que “não tem conhecimento da movimentação de valores em espécie ou criptoativos” envolvendo suas contas ou empresas.

    O artista foi preso em 15 de abril, mesma data em que também foram detidos Marlon Brendon Coelho Couto Silva, o MC Poze do Rodo, e Raphael Sousa Oliveira, dono da página Choquei, além de outras 29 pessoas.

    A reportagem buscou contato da defesa do MC Ryan, o advogado Felipe Cassimiro via mensagem, mas não obteve retorno nesta terça-feira (28). Em ocasiões anteriores, a defesa tinha negado a prática de crimes pelo artista.

    No depoimento, Ryan negou “a existência de movimentações bancárias de valores ilícitos” e que “toda essa movimentação bancária  é regularmente declarada à Receita Federal”. Segundo ele, contas pessoais e empresariais seguem as obrigações fiscais, com entrega regular de declarações.

    A investigação aponta a existência de uma organização criminosa estruturada para lavar dinheiro de apostas e rifas ilegais. Do total de R$ 1,6 bilhão, aproximadamente R$ 790 milhões teriam origem em valores de apostadores, repasses de facções criminosas e depósitos em espécie sem identificação.

    Durante o interrogatório, o cantor detalhou sua estrutura financeira. Disse ser proprietário de empresas ligadas à sua carreira, incluindo a Bololo Records Entretenimentos, voltada ao agenciamento de artistas, além da Mc Ryan SP Produção Artística Ltda e de uma holding patrimonial. Segundo ele, essas empresas concentram receitas de shows, publicidade e direitos autorais.

    Ryan declarou possuir imóveis avaliados em milhões de reais, como a casa onde mora, além de apartamentos e uma chácara em Goiás. Também mencionou veículos de alto padrão. Conforme o depoimento, todos os bens estão declarados no imposto de renda.

    Questionado sobre movimentações financeiras, afirmou não ter ciência de operações com dinheiro em espécie ou criptoativos, como usdt, nem participação em grupos de mensagens voltados a remessas de valores.

    Ele negou práticas investigadas, como fracionamento de valores, uso de interpostas pessoas (laranjas), compensações informais e transporte de dinheiro em espécie, além de qualquer movimentação ilícita em suas contas.

    Sobre transferências de menor valor, disse que, “por questões operacionais bancárias e de preservação”, repassa quantias a colaboradores para pagamento de despesas de produção musical, como contratação de modelos e custos de gravação, funcionando como reembolso.

    Outro ponto citado pela PF envolve o volume de microtransações via Pix. Segundo o cantor, esses valores podem estar ligados a pagamentos por publicidade de apostas e a transferências feitas por fãs.

    O depoimento também menciona o uso de contas de terceiros. Ryan afirmou que, por limitações operacionais bancárias, utiliza contas de colaboradores para realizar pagamentos ligados à sua atividade, com posterior compensação, e negou qualquer relação com ocultação de recursos.

    O artista afirmou ainda não se recordar de diversas empresas citadas no inquérito, ligadas a setores como tecnologia, pagamentos, publicidade e consultoria, mas disse que algumas podem estar relacionadas a contratos de publicidade, especialmente com casas de apostas.

    Em relação a operações específicas, atribuiu movimentações apontadas pelos investigadores a atividades profissionais. Citou o recebimento de R$ 4,4 milhões como parte da venda de um imóvel, em negócio que, segundo ele, foi declarado à Receita Federal.

    No mesmo inquérito, Marlon Brendon Coelho Couto Silva, o MC Poze do Rodo, optou por permanecer em silêncio durante o depoimento.

    OPERAÇÃO

    A decisão aponta que o grupo teria movimentado valores em escala bilionária. O esquema usava empresas, contas de terceiros e mecanismos de fragmentação de transferências para dar aparência de legalidade aos recursos.

    Os elementos mais recentes indicam que a atuação do grupo seguiu ativa até pouco antes da operação. Dados do Coaf e diálogos extraídos da nuvem vinculada ao contador Rodrigo Morgado, também investigado, apontam movimentações ao longo do segundo semestre de 2025, inclusive em dezembro.

    A investigação que embasa a operação desta semana é um desdobramento da Operação Narco Bet, deflagrada em outubro do ano passado, quando Morgado já havia sido preso sob suspeita de atuar na lavagem de dinheiro ligada ao tráfico internacional de drogas por meio de apostas online.

    Investigações anteriores indicam que ele exerceria papel central na engrenagem financeira do esquema, atuando como intermediador na movimentação de recursos, inclusive com uso de contas de terceiros, empresas e criptoativos.

    MC Ryan diz à polícia que tem renda mensal de R$ 1,5 milhão e nega crimes

  • Funcionário diz ter incinerado corpo da mulher em zoológico no Japão

    Funcionário diz ter incinerado corpo da mulher em zoológico no Japão

    Parque em Asahikawa segue fechado após funcionário confessar ter usado incinerador de animais; polícia investiga desaparecimento da mulher e possibilidade de destruição do corpo, enquanto autoridades mantêm operação interna e avaliam reabertura

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Um zoológico no norte do Japão adiou a reabertura da temporada de verão após a polícia investigar a suspeita de que um funcionário teria colocado o corpo da esposa no incinerador usado para cremar animais.

    O Asahiyama Zoo, na cidade de Asahikawa, deveria reabrir ao público hoje durante o feriado prolongado. De acordo com a BBC, a prefeitura informou que o parque seguirá fechado até sexta-feira, enquanto a investigação avança.

    Policiais passaram a vasculhar o zoológico depois que o funcionário relatou ter descartado o corpo da mulher no incinerador do local. O equipamento é usado para incinerar carcaças de animais que morrem no zoológico.

    Autoridades apuram se o corpo pode ter virado cinzas, já que nada foi localizado até agora. Conforme o jornal japonês Mainichi, o homem é um servidor municipal na casa dos 30 anos e está sendo investigado por descarte ilegal de cadáver.

    A suspeita começou após pessoas próximas da mulher relatarem à polícia que não conseguiam contato com ela desde o fim de março. A polícia de Hokkaido iniciou o interrogatório do funcionário em 23 de abril e fez buscas no zoológico e também na casa do casal.

    O prefeito de Asahikawa afirmou que a cidade lida com uma situação fora do comum. “Ninguém poderia ter previsto isso”, disse Hirosuke Imazu, em entrevista coletiva.

    A prefeitura disse que o zoológico pode voltar a fechar sem aviso prévio, dependendo das necessidades da investigação. Imazu afirmou: “Estou tomado por uma enorme ansiedade e enfrento uma crise de magnitude sem precedentes”. Autoridades municipais afirmam que o parque tenta manter a operação interna enquanto prepara a volta do público.

    Inaugurado em 1967, o Asahiyama Zoo é um dos zoológicos mais conhecidos do Japão por recintos que aproximam o visitante dos animais. Dentre eles, estão domos de vidro e passarelas elevadas, que permitem observar os bichos de perto.

    O parque costuma receber mais de um milhão de visitantes por ano e estava fechado desde 8 de abril para manutenção e ajustes de temporada. O Asahi informou que, no ano de 2025, o zoológico atraiu cerca de 1,33 milhão de pessoas.

    Funcionário diz ter incinerado corpo da mulher em zoológico no Japão

  • Atlético-MG aposta em jovens na altitude para entrar na briga na Sul-Americana

    Atlético-MG aposta em jovens na altitude para entrar na briga na Sul-Americana

    O Atlético-MG volta a campo nesta quarta-feira com um desafio duplo na Copa Sul-Americana: vencer fora de casa e lidar com a altitude de Cuzco, no Peru. Pela terceira rodada do Grupo B, o time enfrenta o Cienciano, às 21h30 (de Brasília), no estádio Garcilaso de la Vega, tentando embalar na competição.

    A campanha até aqui é irregular. A equipe mineira estreou com derrota por 2 a 1 para o Puerto Cabello, mas reagiu ao vencer o Juventud pelo mesmo placar. Com três pontos, ocupa a terceira colocação e vê o confronto direto como fundamental para se aproximar da liderança.

    O time também tenta se recuperar no aspecto psicológico após a goleada sofrida para o Flamengo por 4 a 0, no domingo, pelo Brasileirão, dentro da Arena MRV. Além disso, terá de lidar com a ausência do atacante Hulk, que negocia transferência para o Fluminense.

    O cenário do grupo é equilibrado. O Cienciano lidera com quatro pontos, após empatar fora de casa com o Juventud (1 a 1) e vencer o Puerto Cabello por 2 a 0. Um novo triunfo em casa pode consolidar a equipe na ponta da tabela.

    Para o confronto, o técnico Eduardo Domínguez optou por preservar jogadores titulares e levar a campo uma equipe alternativa, com presença de jovens. A lista inclui atletas já utilizados no profissional e outros que podem estrear, como a promessa Gabriel Veneno, de 16 anos, além do zagueiro Samuel, que atuou no início do Campeonato Mineiro. “É um momento importante para observar o grupo e dar oportunidades. Sabemos da dificuldade do jogo, mas confiamos nos jogadores que vão entrar”, afirmou.

    Do outro lado, o Cienciano chega sem desfalques relevantes. O técnico Horácio Melgarejo deve manter a base da equipe que venceu o Puerto Cabello, apostando no fator casa e na altitude para ampliar a vantagem na liderança.

    FICHA TÉCNICA

    CIENCIANO-PER X ATLÉTICO-MG

    CIENCIANO – Espinoza; Nuñez, Amondarain, Becerra e Martinich; Robles, Caparo, Hohberg e Souza; Bandiera e Garces. Técnico: Horácio Melgarejo.

    ATLÉTICO-MG – Everson; Preciado, Roman, Alonso e Pascini; Pérez e Aleksander; Bernard (Minda), Reinier (Scarpa) e Dudu; Cauã Soares.

    ÁRBITRO – Yael Falcon Perez (ARG).

    HORÁRIO – 21h30.

    LOCAL – Estádio Garcilaso de la Vega, em Cuzco, no Peru (PER).

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026

    Atlético-MG aposta em jovens na altitude para entrar na briga na Sul-Americana

  • Tarcísio tem piora na avaliação, mas venceria Haddad em disputa em SP, aponta Genial/Quaest

    Tarcísio tem piora na avaliação, mas venceria Haddad em disputa em SP, aponta Genial/Quaest

    O atual titular do Palácio dos Bandeirantes marca 38% no primeiro turno, contra 26% do ex-ministro da Fazenda de Lula (PT). Na sequência, aparecem o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB), ambos com 5%

    (CBS NEWS) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) supera o oposicionista Fernando Haddad (PT) em todos os cenários de primeiro e segundo turnos testados para a eleição ao Governo de São Paulo por nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (29).

    O atual titular do Palácio dos Bandeirantes marca 38% no primeiro turno, contra 26% do ex-ministro da Fazenda de Lula (PT). Na sequência, aparecem o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB), ambos com 5%.

    Indecisos somam 13%, e brancos, nulos e declarações de não voto marcam 13%.

    O quadro é semelhante em cenário alternativo que não considera a participação de Paulo Serra. Nele, Tarcísio registra 40% das intenções, Haddad, 28%, e Kim, 5%. Indecisos mantêm os 13%, e brancos, nulos e não votos são 14%.

    Nessa configuração, o governador teria mais votos que os adversários somados, o que encerraria a disputa no primeiro turno. Com Paulo Serra na disputa, os rivais de Tarcísio somam 36%, empatados com ele na margem de erro.

    Como mostrou a coluna do Painel, dirigentes do PT torcem para a candidatura de Kim na esperança de que ela abocanhe parte dos votos de Tarcísio e viabilize um segundo turno entre o atual governador e o ex-ministro da Fazenda.

    O coordenador nacional do MBL tem dito que ainda não decidiu se vai disputar o Governo de São Paulo ou se vai tentar a reeleição. À Folha de S.Paulo ele disse que vai tomar a decisão em julho, em comum acordo com o partido, que acaba de ser criado.

    Em eventual segundo turno entre os dois principais concorrentes ao Governo paulista, Tarcísio bate Haddad por 49% a 32%.

    A pesquisa contemplou 1.650 entrevistas domiciliares e presenciais com eleitores de São Paulo de 23 a 27 de abril. O nível de confiança das estimativas é de 95%, e a margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado sob o código SP-03583/2026.

    Haddad e Tarcísio se enfrentaram na última eleição para governador de São Paulo, em 2022, quando o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) superou o petista.
    Entre todos os nomes testados, o do ex-ministro da Fazenda de Lula é o mais rejeitado. Dizem que conhecem e não votariam nele 58%. O atual governador é rejeitado por 38%, Paulo Serra, por 31%, e Kim, por 19%.
    *
    AVALIAÇÃO
    A pesquisa indica piora na avaliação do governo Tarcísio no estado. A gestão é vista como ótima ou boa por 39%, contra 45% do levantamento anterior, de agosto de 2025. Classificam o governo como ruim ou péssimo 19% ante 15%, e o veem como regular 35% contra 29% de antes.

    SENADO

    A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre a intenção de voto para senador. Simone Tebet (PSB) lidera com 14%, empatada tecnicamente com Márcio França (PSB), que tem 12%.

    Guilherme Derrite (PP) e Ricardo Salles (Novo) têm 8% e 6%, respectivamente, enquanto André do Prado (PL) marca 5% e José Aníbal (PSDB), 4%.

    Já em cenário alternativo com Marina Silva (Rede) em vez de Márcio França (PSB), a ex-ministra do Meio Ambiente aparece com 12%, também empatada com Tebet na liderança, esta mantendo 14%.

    Com esta configuração, Derrite tem 8%, Salles e do Prado, 6% cada um, e José Aníbal, 4%.

    Tarcísio tem piora na avaliação, mas venceria Haddad em disputa em SP, aponta Genial/Quaest

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Shannon Elizabeth tem faturamento milionário na estreia no OnlyFans

    Shannon Elizabeth tem faturamento milionário na estreia no OnlyFans

    Atriz faturou mais de US$ 1,2 milhão na primeira semana na plataforma e afirma que busca maior controle sobre a carreira e proximidade com fãs, enquanto mantém projetos pessoais e ações voltadas à causa animal.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A atriz Shannon Elizabeth, 52, teve uma estreia expressiva no OnlyFans. Segundo seu empresário, Andy Bachman, que também é CEO da Creators Inc., ela registrou faturamento elevado nos primeiros sete dias na plataforma, há duas semanas. De acordo com a revista Variety, o valor ultrapasssou os US$ 1,2 milhão, um pouco mais de R$ 6 milhões.
    Conhecida por papéis em “American Pie” (1999) e a sequência “American Pie: A

    Segunda Vez é Ainda Melhor” (2001), Elizabeth afirmou à revista People que decidiu ingressar na plataforma após demonstrar insatisfação com o controle de terceiros sobre sua carreira em Hollywood. Segundo ela, a proposta é produzir conteúdo próprio e ampliar o contato com o público. “Quero mostrar um lado mais sensual e estar mais próxima dos fãs”, disse.

    Em comunicado à Variety, Bachman afirmou que a atriz sempre buscou proximidade com o público e que o novo modelo permite uma interação mais direta. Ele classificou o OnlyFans como um dos meios mais eficazes atualmente para esse tipo de conexão.

    Elizabeth passa a integrar um grupo de celebridades que aderiram à plataforma, como Carmen Electra, Bhad Bhabie, Mia Khalifa, Drea de Matteo e Sophie Rain. Longe de Hollywood, ela vive atualmente na África do Sul, onde administra um santuário de animais selvagens e reforça que o trabalho de caridade continuará em paralelo às atividades na plataforma.

    Shannon Elizabeth tem faturamento milionário na estreia no OnlyFans

  • Filho de bilionário indiano quer acolher hipopótamos de Pablo Escobar

    Filho de bilionário indiano quer acolher hipopótamos de Pablo Escobar

    Proposta tenta evitar abate de animais descendentes de hipopótamos de Pablo Escobar; governo colombiano avalia controle populacional diante de impactos ambientais e alerta para crescimento acelerado da espécie no país.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O filho de um bilionário indiano se ofereceu para acolher 80 hipopótamos descendentes dos espécimes que foram introduzidos na Colômbia por Pablo Escobar. A medida seria uma forma de evitar que os animais sejam sacrificados, como planejam as autoridades do país.

    Anant Ambani, filho do magnata Mukesh Ambani, pediu formalmente ao governo colombiano que suspenda a decisão de sacrificar os animais, que provocam estragos nos ecossistemas do país.

    Neste mês, o governo anunciou que pretende esterilizar uma parte dos animais e sacrificar outra. O processo deve ser iniciado no segundo semestre deste ano. 

    O abate de cada animal é estimado em US$ 14 mil (R$ 69,8 mil).

    Cada esterilização pode custar até US$ 10 mil (R$ 49,8 mil). O procedimento é considerado de risco para os veterinários e também aos animais, que podem morrer devido a uma reação alérgica à anestesia.

    Ambani propôs que seja autorizada uma “realocação segura e cientificamente orientada, que levaria os 80 animais a um lar permanente” em seu zoológico Vantara, no estado de Gujarate, noroeste da Índia.

    O local é apresentado como “um dos maiores centros de resgate, cuidado e conservação de fauna silvestre do mundo”. Porém, especialistas têm alertado para o grande número de animais acolhidos em Vantara, incluindo espécies raras e em perigo crítico de extinção.

    Escobar importou quatro hipopótamos para a Colômbia na década de 1980. Após a morte do narcotraficante, em 1993, os animais conseguiram escapar do local onde eram mantidos em cativeiro. Eles se estabeleceram, então, nas margens do rio Magdalena, onde chegaram a atacar pescadores.

    Hoje, o país abriga cerca de 200 hipopótamos perto do rio. Se medidas de controle não forem adotadas, a população pode aumentar para até mil indivíduos até 2035, segundo Irene Vélez-Torres, ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia.

    “Precisamos agir para reduzir a população de hipopótamos. Essas ações são essenciais para proteger nossos ecossistemas e espécies nativas”, afirmou Vélez-Torres, observando que o crescimento populacional ameaça espécies como tartarugas e peixes-boi, além de causar poluição da água.

    O programa tem um orçamento de quase US$ 2 milhões (R$ 10 milhões) e inclui medidas como confinamento e realocação.

    Embora a Colômbia tenha iniciado conversas há meses com oito governos, entre os quais México, Equador, Peru e África do Sul, para possivelmente transferir alguns animais para zoológicos ou santuários nesses países, as autorizações necessárias para o processo não haviam sido obtidas até o último dia 13, de acordo com Vélez-Torres.

    Segundo a ministra, a tentativa de realocar alguns deles a outros países fracassou devido a malformações apresentadas pelos animais. “Há uma mutação genética importante, por isso alguns países se recusam [a aceitá-los]”, disse ela, atribuindo o fenômeno à endogamia. “Acreditamos que tem a ver com a pobreza genética [dos espécimes]”.

    Filho de bilionário indiano quer acolher hipopótamos de Pablo Escobar