Blog

  • Funcionário diz ter incinerado corpo da mulher em zoológico no Japão

    Funcionário diz ter incinerado corpo da mulher em zoológico no Japão

    Parque em Asahikawa segue fechado após funcionário confessar ter usado incinerador de animais; polícia investiga desaparecimento da mulher e possibilidade de destruição do corpo, enquanto autoridades mantêm operação interna e avaliam reabertura

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Um zoológico no norte do Japão adiou a reabertura da temporada de verão após a polícia investigar a suspeita de que um funcionário teria colocado o corpo da esposa no incinerador usado para cremar animais.

    O Asahiyama Zoo, na cidade de Asahikawa, deveria reabrir ao público hoje durante o feriado prolongado. De acordo com a BBC, a prefeitura informou que o parque seguirá fechado até sexta-feira, enquanto a investigação avança.

    Policiais passaram a vasculhar o zoológico depois que o funcionário relatou ter descartado o corpo da mulher no incinerador do local. O equipamento é usado para incinerar carcaças de animais que morrem no zoológico.

    Autoridades apuram se o corpo pode ter virado cinzas, já que nada foi localizado até agora. Conforme o jornal japonês Mainichi, o homem é um servidor municipal na casa dos 30 anos e está sendo investigado por descarte ilegal de cadáver.

    A suspeita começou após pessoas próximas da mulher relatarem à polícia que não conseguiam contato com ela desde o fim de março. A polícia de Hokkaido iniciou o interrogatório do funcionário em 23 de abril e fez buscas no zoológico e também na casa do casal.

    O prefeito de Asahikawa afirmou que a cidade lida com uma situação fora do comum. “Ninguém poderia ter previsto isso”, disse Hirosuke Imazu, em entrevista coletiva.

    A prefeitura disse que o zoológico pode voltar a fechar sem aviso prévio, dependendo das necessidades da investigação. Imazu afirmou: “Estou tomado por uma enorme ansiedade e enfrento uma crise de magnitude sem precedentes”. Autoridades municipais afirmam que o parque tenta manter a operação interna enquanto prepara a volta do público.

    Inaugurado em 1967, o Asahiyama Zoo é um dos zoológicos mais conhecidos do Japão por recintos que aproximam o visitante dos animais. Dentre eles, estão domos de vidro e passarelas elevadas, que permitem observar os bichos de perto.

    O parque costuma receber mais de um milhão de visitantes por ano e estava fechado desde 8 de abril para manutenção e ajustes de temporada. O Asahi informou que, no ano de 2025, o zoológico atraiu cerca de 1,33 milhão de pessoas.

    Funcionário diz ter incinerado corpo da mulher em zoológico no Japão

  • Atlético-MG aposta em jovens na altitude para entrar na briga na Sul-Americana

    Atlético-MG aposta em jovens na altitude para entrar na briga na Sul-Americana

    O Atlético-MG volta a campo nesta quarta-feira com um desafio duplo na Copa Sul-Americana: vencer fora de casa e lidar com a altitude de Cuzco, no Peru. Pela terceira rodada do Grupo B, o time enfrenta o Cienciano, às 21h30 (de Brasília), no estádio Garcilaso de la Vega, tentando embalar na competição.

    A campanha até aqui é irregular. A equipe mineira estreou com derrota por 2 a 1 para o Puerto Cabello, mas reagiu ao vencer o Juventud pelo mesmo placar. Com três pontos, ocupa a terceira colocação e vê o confronto direto como fundamental para se aproximar da liderança.

    O time também tenta se recuperar no aspecto psicológico após a goleada sofrida para o Flamengo por 4 a 0, no domingo, pelo Brasileirão, dentro da Arena MRV. Além disso, terá de lidar com a ausência do atacante Hulk, que negocia transferência para o Fluminense.

    O cenário do grupo é equilibrado. O Cienciano lidera com quatro pontos, após empatar fora de casa com o Juventud (1 a 1) e vencer o Puerto Cabello por 2 a 0. Um novo triunfo em casa pode consolidar a equipe na ponta da tabela.

    Para o confronto, o técnico Eduardo Domínguez optou por preservar jogadores titulares e levar a campo uma equipe alternativa, com presença de jovens. A lista inclui atletas já utilizados no profissional e outros que podem estrear, como a promessa Gabriel Veneno, de 16 anos, além do zagueiro Samuel, que atuou no início do Campeonato Mineiro. “É um momento importante para observar o grupo e dar oportunidades. Sabemos da dificuldade do jogo, mas confiamos nos jogadores que vão entrar”, afirmou.

    Do outro lado, o Cienciano chega sem desfalques relevantes. O técnico Horácio Melgarejo deve manter a base da equipe que venceu o Puerto Cabello, apostando no fator casa e na altitude para ampliar a vantagem na liderança.

    FICHA TÉCNICA

    CIENCIANO-PER X ATLÉTICO-MG

    CIENCIANO – Espinoza; Nuñez, Amondarain, Becerra e Martinich; Robles, Caparo, Hohberg e Souza; Bandiera e Garces. Técnico: Horácio Melgarejo.

    ATLÉTICO-MG – Everson; Preciado, Roman, Alonso e Pascini; Pérez e Aleksander; Bernard (Minda), Reinier (Scarpa) e Dudu; Cauã Soares.

    ÁRBITRO – Yael Falcon Perez (ARG).

    HORÁRIO – 21h30.

    LOCAL – Estádio Garcilaso de la Vega, em Cuzco, no Peru (PER).

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026

    Atlético-MG aposta em jovens na altitude para entrar na briga na Sul-Americana

  • Tarcísio tem piora na avaliação, mas venceria Haddad em disputa em SP, aponta Genial/Quaest

    Tarcísio tem piora na avaliação, mas venceria Haddad em disputa em SP, aponta Genial/Quaest

    O atual titular do Palácio dos Bandeirantes marca 38% no primeiro turno, contra 26% do ex-ministro da Fazenda de Lula (PT). Na sequência, aparecem o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB), ambos com 5%

    (CBS NEWS) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) supera o oposicionista Fernando Haddad (PT) em todos os cenários de primeiro e segundo turnos testados para a eleição ao Governo de São Paulo por nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (29).

    O atual titular do Palácio dos Bandeirantes marca 38% no primeiro turno, contra 26% do ex-ministro da Fazenda de Lula (PT). Na sequência, aparecem o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB), ambos com 5%.

    Indecisos somam 13%, e brancos, nulos e declarações de não voto marcam 13%.

    O quadro é semelhante em cenário alternativo que não considera a participação de Paulo Serra. Nele, Tarcísio registra 40% das intenções, Haddad, 28%, e Kim, 5%. Indecisos mantêm os 13%, e brancos, nulos e não votos são 14%.

    Nessa configuração, o governador teria mais votos que os adversários somados, o que encerraria a disputa no primeiro turno. Com Paulo Serra na disputa, os rivais de Tarcísio somam 36%, empatados com ele na margem de erro.

    Como mostrou a coluna do Painel, dirigentes do PT torcem para a candidatura de Kim na esperança de que ela abocanhe parte dos votos de Tarcísio e viabilize um segundo turno entre o atual governador e o ex-ministro da Fazenda.

    O coordenador nacional do MBL tem dito que ainda não decidiu se vai disputar o Governo de São Paulo ou se vai tentar a reeleição. À Folha de S.Paulo ele disse que vai tomar a decisão em julho, em comum acordo com o partido, que acaba de ser criado.

    Em eventual segundo turno entre os dois principais concorrentes ao Governo paulista, Tarcísio bate Haddad por 49% a 32%.

    A pesquisa contemplou 1.650 entrevistas domiciliares e presenciais com eleitores de São Paulo de 23 a 27 de abril. O nível de confiança das estimativas é de 95%, e a margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado sob o código SP-03583/2026.

    Haddad e Tarcísio se enfrentaram na última eleição para governador de São Paulo, em 2022, quando o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) superou o petista.
    Entre todos os nomes testados, o do ex-ministro da Fazenda de Lula é o mais rejeitado. Dizem que conhecem e não votariam nele 58%. O atual governador é rejeitado por 38%, Paulo Serra, por 31%, e Kim, por 19%.
    *
    AVALIAÇÃO
    A pesquisa indica piora na avaliação do governo Tarcísio no estado. A gestão é vista como ótima ou boa por 39%, contra 45% do levantamento anterior, de agosto de 2025. Classificam o governo como ruim ou péssimo 19% ante 15%, e o veem como regular 35% contra 29% de antes.

    SENADO

    A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre a intenção de voto para senador. Simone Tebet (PSB) lidera com 14%, empatada tecnicamente com Márcio França (PSB), que tem 12%.

    Guilherme Derrite (PP) e Ricardo Salles (Novo) têm 8% e 6%, respectivamente, enquanto André do Prado (PL) marca 5% e José Aníbal (PSDB), 4%.

    Já em cenário alternativo com Marina Silva (Rede) em vez de Márcio França (PSB), a ex-ministra do Meio Ambiente aparece com 12%, também empatada com Tebet na liderança, esta mantendo 14%.

    Com esta configuração, Derrite tem 8%, Salles e do Prado, 6% cada um, e José Aníbal, 4%.

    Tarcísio tem piora na avaliação, mas venceria Haddad em disputa em SP, aponta Genial/Quaest

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Shannon Elizabeth tem faturamento milionário na estreia no OnlyFans

    Shannon Elizabeth tem faturamento milionário na estreia no OnlyFans

    Atriz faturou mais de US$ 1,2 milhão na primeira semana na plataforma e afirma que busca maior controle sobre a carreira e proximidade com fãs, enquanto mantém projetos pessoais e ações voltadas à causa animal.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A atriz Shannon Elizabeth, 52, teve uma estreia expressiva no OnlyFans. Segundo seu empresário, Andy Bachman, que também é CEO da Creators Inc., ela registrou faturamento elevado nos primeiros sete dias na plataforma, há duas semanas. De acordo com a revista Variety, o valor ultrapasssou os US$ 1,2 milhão, um pouco mais de R$ 6 milhões.
    Conhecida por papéis em “American Pie” (1999) e a sequência “American Pie: A

    Segunda Vez é Ainda Melhor” (2001), Elizabeth afirmou à revista People que decidiu ingressar na plataforma após demonstrar insatisfação com o controle de terceiros sobre sua carreira em Hollywood. Segundo ela, a proposta é produzir conteúdo próprio e ampliar o contato com o público. “Quero mostrar um lado mais sensual e estar mais próxima dos fãs”, disse.

    Em comunicado à Variety, Bachman afirmou que a atriz sempre buscou proximidade com o público e que o novo modelo permite uma interação mais direta. Ele classificou o OnlyFans como um dos meios mais eficazes atualmente para esse tipo de conexão.

    Elizabeth passa a integrar um grupo de celebridades que aderiram à plataforma, como Carmen Electra, Bhad Bhabie, Mia Khalifa, Drea de Matteo e Sophie Rain. Longe de Hollywood, ela vive atualmente na África do Sul, onde administra um santuário de animais selvagens e reforça que o trabalho de caridade continuará em paralelo às atividades na plataforma.

    Shannon Elizabeth tem faturamento milionário na estreia no OnlyFans

  • Filho de bilionário indiano quer acolher hipopótamos de Pablo Escobar

    Filho de bilionário indiano quer acolher hipopótamos de Pablo Escobar

    Proposta tenta evitar abate de animais descendentes de hipopótamos de Pablo Escobar; governo colombiano avalia controle populacional diante de impactos ambientais e alerta para crescimento acelerado da espécie no país.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O filho de um bilionário indiano se ofereceu para acolher 80 hipopótamos descendentes dos espécimes que foram introduzidos na Colômbia por Pablo Escobar. A medida seria uma forma de evitar que os animais sejam sacrificados, como planejam as autoridades do país.

    Anant Ambani, filho do magnata Mukesh Ambani, pediu formalmente ao governo colombiano que suspenda a decisão de sacrificar os animais, que provocam estragos nos ecossistemas do país.

    Neste mês, o governo anunciou que pretende esterilizar uma parte dos animais e sacrificar outra. O processo deve ser iniciado no segundo semestre deste ano. 

    O abate de cada animal é estimado em US$ 14 mil (R$ 69,8 mil).

    Cada esterilização pode custar até US$ 10 mil (R$ 49,8 mil). O procedimento é considerado de risco para os veterinários e também aos animais, que podem morrer devido a uma reação alérgica à anestesia.

    Ambani propôs que seja autorizada uma “realocação segura e cientificamente orientada, que levaria os 80 animais a um lar permanente” em seu zoológico Vantara, no estado de Gujarate, noroeste da Índia.

    O local é apresentado como “um dos maiores centros de resgate, cuidado e conservação de fauna silvestre do mundo”. Porém, especialistas têm alertado para o grande número de animais acolhidos em Vantara, incluindo espécies raras e em perigo crítico de extinção.

    Escobar importou quatro hipopótamos para a Colômbia na década de 1980. Após a morte do narcotraficante, em 1993, os animais conseguiram escapar do local onde eram mantidos em cativeiro. Eles se estabeleceram, então, nas margens do rio Magdalena, onde chegaram a atacar pescadores.

    Hoje, o país abriga cerca de 200 hipopótamos perto do rio. Se medidas de controle não forem adotadas, a população pode aumentar para até mil indivíduos até 2035, segundo Irene Vélez-Torres, ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia.

    “Precisamos agir para reduzir a população de hipopótamos. Essas ações são essenciais para proteger nossos ecossistemas e espécies nativas”, afirmou Vélez-Torres, observando que o crescimento populacional ameaça espécies como tartarugas e peixes-boi, além de causar poluição da água.

    O programa tem um orçamento de quase US$ 2 milhões (R$ 10 milhões) e inclui medidas como confinamento e realocação.

    Embora a Colômbia tenha iniciado conversas há meses com oito governos, entre os quais México, Equador, Peru e África do Sul, para possivelmente transferir alguns animais para zoológicos ou santuários nesses países, as autorizações necessárias para o processo não haviam sido obtidas até o último dia 13, de acordo com Vélez-Torres.

    Segundo a ministra, a tentativa de realocar alguns deles a outros países fracassou devido a malformações apresentadas pelos animais. “Há uma mutação genética importante, por isso alguns países se recusam [a aceitá-los]”, disse ela, atribuindo o fenômeno à endogamia. “Acreditamos que tem a ver com a pobreza genética [dos espécimes]”.

    Filho de bilionário indiano quer acolher hipopótamos de Pablo Escobar

  • Cuca terá conversa com Neymar e Gabigol por duelo no sintético do Allianz

    Cuca terá conversa com Neymar e Gabigol por duelo no sintético do Allianz

    (UOL/FOLHAPRESS) – Neymar e Gabigol são duas dúvidas do técnico Cuca para o clássico diante do Palmeiras, sábado (2), no Allianz Parque. O treinador revelou que terá uma conversa com os atacantes para saber se estarão à disposição para o duelo, em razão do gramado sintético do estádio alviverde.

    A dupla não esconde e já se posicionou publicamente contra a disputa de partidas em piso artificial.

    Ocorre que o momento do Santos no Brasileirão é crítico. Com 14 pontos, o Peixe abre a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e precisa pontuar para respirar. Para isso, Cuca tentará convencer os dois.

    “Ainda não sei se vou contar com Neymar e Gabigol por conta das coisas que vocês (jornalistas) sabem o que eles pensam sobre o gramado sintético. Vamos conversar com os dois. Lógico que se puder tê-los diante do Palmeiras, a gente fica mais fortalecido”, disse.

    EM 2025, NEYMAR ATUOU NO SINTÉTICO

    Desde seu retorno ao Brasil em 2025, Neymar jogou apenas uma vez no sintético. Foi no empate por 1 a 1 contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em setembro do ano passado.

    Já Gabigol, apesar de também desaprovar o piso, tem um histórico mais frequente dos tempos de Flamengo contra adversários que fazem uso do piso artificial.

    Pelo Santos, inclusive, o camisa 9 chegou a enfrentar o Palmeiras na Arena Barueri no Paulistão deste ano.

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026

    Cuca terá conversa com Neymar e Gabigol por duelo no sintético do Allianz

  • Senado decide indicação de Jorge Messias ao STF sob clima de incerteza

    Senado decide indicação de Jorge Messias ao STF sob clima de incerteza

    Apoio indefinido de Davi Alcolumbre e divisão entre governistas e oposição indicam votação apertada; indicado de Lula precisa de 41 votos após sabatina na CCJ, em meio a tensão entre Congresso e Supremo.

    (CBS NEWS) – Indicado pelo presidente Lula (PT) à vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado-geral da União, Jorge Messias, tem a aprovação no Senado incerta diante da falta de sinalização de apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

    O plenário do Senado decide nesta quarta-feira (29) se Messias poderá integrar a corte, o que exige 41 votos favoráveis entre 81 senadores em votação secreta. Antes disso, o indicado passa por sabatina, a partir das 9h, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

    As últimas arguições para a corte levaram de 7 horas a 11 horas. A votação na CCJ, composta por 27 senadores, também é secreta. Mesmo em caso de rejeição na comissão, a deliberação será levada ao plenário para a palavra final.

    Na noite desta terça (28), integrantes do Planalto se mostravam mais otimistas com o resultado. Mas o consenso entre governistas e opositores é o de que haverá um placar apertado.

    Para garantir a aprovação de Messias, seus aliados esperavam um gesto público de Alcolumbre e, consequentemente, o voto favorável do grupo de senadores fiel ao parlamentar, mas o presidente do Senado não marcou uma reunião formal com o indicado.

    Senadores da base de Lula dizem esperar que Alcolumbre ainda receba Messias, mesmo que nesta quarta-feira. Nesta segunda-feira (27), o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, chegou a reforçar esse pedido ao presidente do Senado, mas a avaliação é a de que ele está irredutível.

    Contrariado com a escolha de Messias no lugar do senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) em novembro, Alcolumbre só teve uma interação com o indicado ao longo desses cinco meses. Como revelou a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, eles se encontraram informalmente durante uma recepção na casa do ministro do STF Cristiano Zanin.

    Messias abordou Alcolumbre para pedir apoio, mas o senador não se comprometeu com isso. Afirmou apenas que vai seguir o rito constitucional da votação e garantir um ambiente de tranquilidade. O vazamento do encontro irritou ainda mais o chefe do Senado, como mostrou o Painel.

    O Palácio do Planalto, que contabiliza cerca de 45 votos a favor de Messias, tenta contornar a resistência de Alcolumbre de outras formas. Como mostrou a Folha de S. Paulo, Guimarães se encarregou de negociar com os senadores cargos em agências reguladoras e a liberação de emendas.

    Líderes do Senado promoveram neste mês trocas na composição da CCJ para ajudar Messias com a entrada de cinco nomes mais alinhados ao governo. O ex-ministro Renan Filho (MDB-AL) entrou no lugar de Sergio Moro (PL-PR) e 

    Ana Paula Lobato (PSB-MA) no de Angelo Coronel (PSD-BA), por exemplo. Depois, Moro entrou como suplente no lugar de outro senador, ou seja, só vota caso haja ausência.

    O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, vai retomar sua cadeira no Senado para a votação. Há uma preocupação do governo de que haja senadores suficientes presentes na votação em uma semana com feriado.

    A não aprovação de Messias seria uma derrota histórica para Lula, já que a última vez que o Senado rejeitou uma indicação presidencial para o STF foi em 1894, durante o governo de Floriano Peixoto. Para aliados de Alcolumbre, serviria para mostrar que ele controla a Casa e que medidas do governo têm que ser combinadas antes com o senador.

    Governistas que mantêm o otimismo lembram que André Mendonça foi aprovado com 47 votos apesar da oposição de Alcolumbre à época. Já aliados do presidente do Senado afirmam que a suposta neutralidade atual de Alcolumbre, na verdade, é um risco para Messias.

    Na reta final, o advogado-geral intensificou reuniões com senadores e se dedicou a estudar possíveis temas da sabatina. Evangélico, ele também jejuou e fez orações. Nesta terça, o indicado almoçou com a bancada do PSB, evento que teve a presença de Pacheco e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

    Partidos de oposição, como PL e Novo, além dos bolsonaristas, já definiram que votarão contra Messias -cerca de 30 senadores participaram da reunião do grupo nesta terça. Já siglas como PT e PSB votarão a favor. A maior parte do MDB e do PSD também deve apoiar o indicado.

    “Não vai ser só o perfil do indicado que vai pesar, mas o cenário político, a conjuntura do país, os excessos que o Supremo continua cometendo essa altura do campeonato”, disse o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula na corrida presidencial.

    Senadores da oposição afirmam que Messias é fiel a Lula, defendeu a prisão dos envolvidos no 8 de Janeiro e que sua indicação vai na contramão da necessidade de pacificação do país e do resgate do papel do Senado.

    A sabatina de Messias acontece em um contexto de embate acirrado entre o STF e o Senado por causa de investigações de parlamentares, pedidos de impeachment e CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), além da pressão com o caso do Banco Master. Parte dos senadores vê na rejeição de Messias uma resposta para a corte.

    Temas como a separação de Poderes, imunidade parlamentar e o escândalo do INSS devem aparecer na arguição. Messias tem dito a aliados que vai defender limites ao Judiciário em um aceno ao Congresso. Por outro lado, vai adotar cautela em relação ao Master, que implicou os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

    Messias recebeu endosso de ministros do STF, entre eles os dois indicados por Bolsonaro -Mendonça, também evangélico, e Kassio Nunes Marques. Zanin e Gilmar Mendes engrossaram a frente a favor do indicado na corte.

    Em outra frente, o indicado recebeu apoio público de líderes de igrejas, mas enfrenta resistência na bancada evangélica do Senado, composta em grande parte por aliados de Jair Bolsonaro (PL). Sob reserva, eles dizem que as posições de Messias são mais alinhadas ao PT de Lula do que ao conservadorismo.

    A resistência de Alcolumbre ditou o ritmo do processo de indicação de Messias, que levou 160 dias, o mais longo entre os atuais ministros. Como o presidente do Senado ameaçou uma votação relâmpago para rejeitar o indicado assim que a escolha de Lula foi tornada pública, em novembro, o governo decidiu esperar -a formalização da indicação ocorreu apenas em 1º de abril.

    Nesse período, Lula e Alcolumbre voltaram a se aproximar e o governo atuou para distensionar o ambiente. Messias, por sua vez, conseguiu se apresentar a 78 senadores, ressaltando seu perfil técnico e buscando desfazer a ideia de que ele seria um petista ideológico.

    Nome de confiança de Lula, o advogado-geral é procurador da Fazenda desde 2007 e se tornou conhecido nacionalmente como “Bessias” em um grampo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) divulgado pela Operação Lava Jato em meio ao processo de impeachment.

    Senado decide indicação de Jorge Messias ao STF sob clima de incerteza

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • George Clooney anuncia que vai se afastar de Hollywood para focar em causas sociais

    George Clooney anuncia que vai se afastar de Hollywood para focar em causas sociais

    Ator afirma que pretende reduzir ritmo em Hollywood para se dedicar a causas sociais e projetos pessoais; ele não descarta novos papéis, mas diz priorizar iniciativas ligadas a direitos humanos e formação no audiovisual.

    VICTORIA BORGES
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Às vésperas de completar 65 anos, George Clooney afirmou que pretende se afastar de Hollywood para dedicar mais tempo a projetos pessoais e causas sociais.
    Em entrevista ao Page Six durante o Chaplin Award Gala, em Nova York, o ator disse que seu foco agora está menos na carreira e mais em iniciativas que considera mais significativas.
    Clooney afirmou que pretende ampliar a atuação na Clooney Foundation for Justice, entidade fundada com a esposa, Amal Clooney, que presta assessoria legal gratuita para vítimas de abusos e de violação de direitos humanos em diversos países. O astro também colabora com a Roybal School of Film and Television, projeto voltado à inclusão de jovens interessados em carreiras no audiovisual.
    “Vou fazer coisas que considero mais realizadoras, porque não estou mais correndo atrás de uma carreira”, afirmou o ator, que, apesar da mudança de foco, não descartou novos trabalhos no cinema. “Se você recebe um bom personagem, tem que aceitar”, brincou.

    Homenageado na premiação por sua trajetória no cinema, Clooney também comentou, em tom bem-humorado, o desconforto com elogios públicos e disse ver com surpresa a própria longevidade na indústria.

    Embora sinalize uma pausa, o ator não falou em aposentadoria e o movimento indica que ele não deve abandonar totalmente a carreira artística.

    George Clooney anuncia que vai se afastar de Hollywood para focar em causas sociais

  • Irã condiciona reabertura de Hormuz ao fim da guerra com EUA e Israel

    Irã condiciona reabertura de Hormuz ao fim da guerra com EUA e Israel

    Teerã condiciona retomada do tráfego no Estreito de Hormuz ao fim da guerra e a garantias de segurança; rota segue com fluxo reduzido após restrições, bloqueio naval e episódios recentes de ataques e apreensões de navios.

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O Irã diz que só vai liberar novamente a passagem de navios comerciais pelo Estreito de Hormuz depois do fim definitivo da guerra com EUA e Israel.

    Teerã afirmou que a reabertura do canal depende do encerramento do conflito e do cumprimento de regras de segurança definidas pelo país. A informação foi divulgada hoje pela agência iraniana Fars News Agency.

    Vice-ministro da Defesa iraniano, Reza Talaei-Nik, disse que a retomada do trânsito vai exigir garantias de que a segurança do Irã não será afetada. “Permitir o trânsito tranquilo de navios comerciais estará na pauta após o fim da guerra, desde que sejam observados protocolos que não comprometam a segurança do Irã”, afirmou Talaei-Nik à Fars.

    A declaração ocorreu durante uma reunião de ministros da Defesa da Organização para Cooperação de Xangai, em Bishkek, no Quirguistão. O Estreito de Hormuz é uma das principais rotas marítimas do mundo para o transporte de petróleo e gás.

    Fluxo de embarcações segue reduzido por causa de restrições impostas pelo Irã e por um bloqueio naval dos EUA nos portos iranianos. A região também teve ataques e apreensões de navios nas últimas semanas, segundo o relato divulgado pela Fars.

    Autoridades iranianas têm indicado que a segurança para quem atravessa Hormuz terá custo. No mês passado, a Comissão de Segurança do Parlamento iraniano aprovou um plano para impor tarifas a navios que usem a passagem.

    Porta-voz do Exército iraniano, Mohammad Akraminia, afirmou que o país não considera encerrada a guerra com EUA e Israel. “Não consideramos que a guerra tenha acabado. Nossa situação atual ainda é considerada de guerra”, declarou Akraminia à Fars.

    Akraminia disse que, se houver novos ataques, a resposta iraniana será mais dura do que nas ofensivas anteriores. Ele também afirmou que o Irã manteve a produção de drones durante o conflito e que parte dos equipamentos foi fabricada e usada em plena guerra.

    Segundo o porta-voz, as forças iranianas derrubaram mais de 170 drones e 16 aeronaves militares durante os confrontos. Ele atribuiu as interceptações às unidades de defesa do Exército iraniano e à Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária Islâmica.

    Irã condiciona reabertura de Hormuz ao fim da guerra com EUA e Israel

  • Gabriel Medina pode fazer história com título inédito na Gold Coast da WSL

    Gabriel Medina pode fazer história com título inédito na Gold Coast da WSL

    (UOL/FOLHAPRESS) – Gabriel Medina pode chegar à Gold Coast brigando por mais do que apenas um título de etapa – que tem janela aberta a partir desta quinta-feira à noite no Brasil.

    Líder do ranking mundial após um terceiro lugar em Bells Beach e um vice-campeonato em Margaret River, o brasileiro também está na frente na disputa pela chamada “Aussie Treble”, a tríplice coroa australiana criada recentemente pela WSL.

    O QUE É

    O conceito é simples: somar o melhor desempenho nas três etapas realizadas no país: Bells, Margaret e Gold Coast. Esta é apenas a segunda edição do formato, que teve Jordy Smith como campeão masculino no ano passado.

    Agora, Medina aparece como principal candidato a entrar para essa lista, e, de quebra, se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o feito.

    TRIPLE CROWN

    A ideia remete a um formato que já foi extremamente tradicional no surfe: a Triple Crown havaiana. Disputada no fim da temporada, ela somava resultados em etapas como Haleiwa, Sunset e Pipeline, reunindo tanto atletas da elite quanto das divisões de acesso.

    Durante quase 30 anos, foi considerada um dos títulos mais prestigiados do esporte – quase tão importante quanto o próprio campeonato mundial.

    E Medina também já escreveu seu nome nessa história. Em 2015, foi o primeiro brasileiro a conquistar a tríplice coroa havaiana, abrindo caminho para outros nomes do país, como Jessé Mendes, campeão em 2018.

    A competição, no entanto, perdeu força após a pandemia, quando chegou a ser realizada em formato digital, até cair praticamente no esquecimento pela organização.

    MEDINA LIDERA

    Com 13.885 pontos acumulados nas duas primeiras etapas, o brasileiro chega à Gold Coast na liderança da disputa. O principal rival é justamente quem o derrotou na final em Margaret: o australiano George Pittar, que soma 13.320 e corre em casa tentando virar o jogo.

    Além do peso simbólico, o título também tem premiação real. O vencedor da Aussie Treble leva um troféu especial e um carro oferecido pela patrocinadora do circuito, no valor de R$ 340 mil.

    Mas, mais do que isso, a conquista reforçaria o momento de Medina no retorno ao tour: competitivo, consistente e, mais uma vez, protagonista.

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026

    Gabriel Medina pode fazer história com título inédito na Gold Coast da WSL