Blog

  • Senado decide indicação de Jorge Messias ao STF sob clima de incerteza

    Senado decide indicação de Jorge Messias ao STF sob clima de incerteza

    Apoio indefinido de Davi Alcolumbre e divisão entre governistas e oposição indicam votação apertada; indicado de Lula precisa de 41 votos após sabatina na CCJ, em meio a tensão entre Congresso e Supremo.

    (CBS NEWS) – Indicado pelo presidente Lula (PT) à vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado-geral da União, Jorge Messias, tem a aprovação no Senado incerta diante da falta de sinalização de apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

    O plenário do Senado decide nesta quarta-feira (29) se Messias poderá integrar a corte, o que exige 41 votos favoráveis entre 81 senadores em votação secreta. Antes disso, o indicado passa por sabatina, a partir das 9h, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

    As últimas arguições para a corte levaram de 7 horas a 11 horas. A votação na CCJ, composta por 27 senadores, também é secreta. Mesmo em caso de rejeição na comissão, a deliberação será levada ao plenário para a palavra final.

    Na noite desta terça (28), integrantes do Planalto se mostravam mais otimistas com o resultado. Mas o consenso entre governistas e opositores é o de que haverá um placar apertado.

    Para garantir a aprovação de Messias, seus aliados esperavam um gesto público de Alcolumbre e, consequentemente, o voto favorável do grupo de senadores fiel ao parlamentar, mas o presidente do Senado não marcou uma reunião formal com o indicado.

    Senadores da base de Lula dizem esperar que Alcolumbre ainda receba Messias, mesmo que nesta quarta-feira. Nesta segunda-feira (27), o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, chegou a reforçar esse pedido ao presidente do Senado, mas a avaliação é a de que ele está irredutível.

    Contrariado com a escolha de Messias no lugar do senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) em novembro, Alcolumbre só teve uma interação com o indicado ao longo desses cinco meses. Como revelou a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, eles se encontraram informalmente durante uma recepção na casa do ministro do STF Cristiano Zanin.

    Messias abordou Alcolumbre para pedir apoio, mas o senador não se comprometeu com isso. Afirmou apenas que vai seguir o rito constitucional da votação e garantir um ambiente de tranquilidade. O vazamento do encontro irritou ainda mais o chefe do Senado, como mostrou o Painel.

    O Palácio do Planalto, que contabiliza cerca de 45 votos a favor de Messias, tenta contornar a resistência de Alcolumbre de outras formas. Como mostrou a Folha de S. Paulo, Guimarães se encarregou de negociar com os senadores cargos em agências reguladoras e a liberação de emendas.

    Líderes do Senado promoveram neste mês trocas na composição da CCJ para ajudar Messias com a entrada de cinco nomes mais alinhados ao governo. O ex-ministro Renan Filho (MDB-AL) entrou no lugar de Sergio Moro (PL-PR) e 

    Ana Paula Lobato (PSB-MA) no de Angelo Coronel (PSD-BA), por exemplo. Depois, Moro entrou como suplente no lugar de outro senador, ou seja, só vota caso haja ausência.

    O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, vai retomar sua cadeira no Senado para a votação. Há uma preocupação do governo de que haja senadores suficientes presentes na votação em uma semana com feriado.

    A não aprovação de Messias seria uma derrota histórica para Lula, já que a última vez que o Senado rejeitou uma indicação presidencial para o STF foi em 1894, durante o governo de Floriano Peixoto. Para aliados de Alcolumbre, serviria para mostrar que ele controla a Casa e que medidas do governo têm que ser combinadas antes com o senador.

    Governistas que mantêm o otimismo lembram que André Mendonça foi aprovado com 47 votos apesar da oposição de Alcolumbre à época. Já aliados do presidente do Senado afirmam que a suposta neutralidade atual de Alcolumbre, na verdade, é um risco para Messias.

    Na reta final, o advogado-geral intensificou reuniões com senadores e se dedicou a estudar possíveis temas da sabatina. Evangélico, ele também jejuou e fez orações. Nesta terça, o indicado almoçou com a bancada do PSB, evento que teve a presença de Pacheco e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

    Partidos de oposição, como PL e Novo, além dos bolsonaristas, já definiram que votarão contra Messias -cerca de 30 senadores participaram da reunião do grupo nesta terça. Já siglas como PT e PSB votarão a favor. A maior parte do MDB e do PSD também deve apoiar o indicado.

    “Não vai ser só o perfil do indicado que vai pesar, mas o cenário político, a conjuntura do país, os excessos que o Supremo continua cometendo essa altura do campeonato”, disse o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula na corrida presidencial.

    Senadores da oposição afirmam que Messias é fiel a Lula, defendeu a prisão dos envolvidos no 8 de Janeiro e que sua indicação vai na contramão da necessidade de pacificação do país e do resgate do papel do Senado.

    A sabatina de Messias acontece em um contexto de embate acirrado entre o STF e o Senado por causa de investigações de parlamentares, pedidos de impeachment e CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), além da pressão com o caso do Banco Master. Parte dos senadores vê na rejeição de Messias uma resposta para a corte.

    Temas como a separação de Poderes, imunidade parlamentar e o escândalo do INSS devem aparecer na arguição. Messias tem dito a aliados que vai defender limites ao Judiciário em um aceno ao Congresso. Por outro lado, vai adotar cautela em relação ao Master, que implicou os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

    Messias recebeu endosso de ministros do STF, entre eles os dois indicados por Bolsonaro -Mendonça, também evangélico, e Kassio Nunes Marques. Zanin e Gilmar Mendes engrossaram a frente a favor do indicado na corte.

    Em outra frente, o indicado recebeu apoio público de líderes de igrejas, mas enfrenta resistência na bancada evangélica do Senado, composta em grande parte por aliados de Jair Bolsonaro (PL). Sob reserva, eles dizem que as posições de Messias são mais alinhadas ao PT de Lula do que ao conservadorismo.

    A resistência de Alcolumbre ditou o ritmo do processo de indicação de Messias, que levou 160 dias, o mais longo entre os atuais ministros. Como o presidente do Senado ameaçou uma votação relâmpago para rejeitar o indicado assim que a escolha de Lula foi tornada pública, em novembro, o governo decidiu esperar -a formalização da indicação ocorreu apenas em 1º de abril.

    Nesse período, Lula e Alcolumbre voltaram a se aproximar e o governo atuou para distensionar o ambiente. Messias, por sua vez, conseguiu se apresentar a 78 senadores, ressaltando seu perfil técnico e buscando desfazer a ideia de que ele seria um petista ideológico.

    Nome de confiança de Lula, o advogado-geral é procurador da Fazenda desde 2007 e se tornou conhecido nacionalmente como “Bessias” em um grampo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) divulgado pela Operação Lava Jato em meio ao processo de impeachment.

    Senado decide indicação de Jorge Messias ao STF sob clima de incerteza

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • George Clooney anuncia que vai se afastar de Hollywood para focar em causas sociais

    George Clooney anuncia que vai se afastar de Hollywood para focar em causas sociais

    Ator afirma que pretende reduzir ritmo em Hollywood para se dedicar a causas sociais e projetos pessoais; ele não descarta novos papéis, mas diz priorizar iniciativas ligadas a direitos humanos e formação no audiovisual.

    VICTORIA BORGES
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Às vésperas de completar 65 anos, George Clooney afirmou que pretende se afastar de Hollywood para dedicar mais tempo a projetos pessoais e causas sociais.
    Em entrevista ao Page Six durante o Chaplin Award Gala, em Nova York, o ator disse que seu foco agora está menos na carreira e mais em iniciativas que considera mais significativas.
    Clooney afirmou que pretende ampliar a atuação na Clooney Foundation for Justice, entidade fundada com a esposa, Amal Clooney, que presta assessoria legal gratuita para vítimas de abusos e de violação de direitos humanos em diversos países. O astro também colabora com a Roybal School of Film and Television, projeto voltado à inclusão de jovens interessados em carreiras no audiovisual.
    “Vou fazer coisas que considero mais realizadoras, porque não estou mais correndo atrás de uma carreira”, afirmou o ator, que, apesar da mudança de foco, não descartou novos trabalhos no cinema. “Se você recebe um bom personagem, tem que aceitar”, brincou.

    Homenageado na premiação por sua trajetória no cinema, Clooney também comentou, em tom bem-humorado, o desconforto com elogios públicos e disse ver com surpresa a própria longevidade na indústria.

    Embora sinalize uma pausa, o ator não falou em aposentadoria e o movimento indica que ele não deve abandonar totalmente a carreira artística.

    George Clooney anuncia que vai se afastar de Hollywood para focar em causas sociais

  • Irã condiciona reabertura de Hormuz ao fim da guerra com EUA e Israel

    Irã condiciona reabertura de Hormuz ao fim da guerra com EUA e Israel

    Teerã condiciona retomada do tráfego no Estreito de Hormuz ao fim da guerra e a garantias de segurança; rota segue com fluxo reduzido após restrições, bloqueio naval e episódios recentes de ataques e apreensões de navios.

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O Irã diz que só vai liberar novamente a passagem de navios comerciais pelo Estreito de Hormuz depois do fim definitivo da guerra com EUA e Israel.

    Teerã afirmou que a reabertura do canal depende do encerramento do conflito e do cumprimento de regras de segurança definidas pelo país. A informação foi divulgada hoje pela agência iraniana Fars News Agency.

    Vice-ministro da Defesa iraniano, Reza Talaei-Nik, disse que a retomada do trânsito vai exigir garantias de que a segurança do Irã não será afetada. “Permitir o trânsito tranquilo de navios comerciais estará na pauta após o fim da guerra, desde que sejam observados protocolos que não comprometam a segurança do Irã”, afirmou Talaei-Nik à Fars.

    A declaração ocorreu durante uma reunião de ministros da Defesa da Organização para Cooperação de Xangai, em Bishkek, no Quirguistão. O Estreito de Hormuz é uma das principais rotas marítimas do mundo para o transporte de petróleo e gás.

    Fluxo de embarcações segue reduzido por causa de restrições impostas pelo Irã e por um bloqueio naval dos EUA nos portos iranianos. A região também teve ataques e apreensões de navios nas últimas semanas, segundo o relato divulgado pela Fars.

    Autoridades iranianas têm indicado que a segurança para quem atravessa Hormuz terá custo. No mês passado, a Comissão de Segurança do Parlamento iraniano aprovou um plano para impor tarifas a navios que usem a passagem.

    Porta-voz do Exército iraniano, Mohammad Akraminia, afirmou que o país não considera encerrada a guerra com EUA e Israel. “Não consideramos que a guerra tenha acabado. Nossa situação atual ainda é considerada de guerra”, declarou Akraminia à Fars.

    Akraminia disse que, se houver novos ataques, a resposta iraniana será mais dura do que nas ofensivas anteriores. Ele também afirmou que o Irã manteve a produção de drones durante o conflito e que parte dos equipamentos foi fabricada e usada em plena guerra.

    Segundo o porta-voz, as forças iranianas derrubaram mais de 170 drones e 16 aeronaves militares durante os confrontos. Ele atribuiu as interceptações às unidades de defesa do Exército iraniano e à Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária Islâmica.

    Irã condiciona reabertura de Hormuz ao fim da guerra com EUA e Israel

  • Gabriel Medina pode fazer história com título inédito na Gold Coast da WSL

    Gabriel Medina pode fazer história com título inédito na Gold Coast da WSL

    (UOL/FOLHAPRESS) – Gabriel Medina pode chegar à Gold Coast brigando por mais do que apenas um título de etapa – que tem janela aberta a partir desta quinta-feira à noite no Brasil.

    Líder do ranking mundial após um terceiro lugar em Bells Beach e um vice-campeonato em Margaret River, o brasileiro também está na frente na disputa pela chamada “Aussie Treble”, a tríplice coroa australiana criada recentemente pela WSL.

    O QUE É

    O conceito é simples: somar o melhor desempenho nas três etapas realizadas no país: Bells, Margaret e Gold Coast. Esta é apenas a segunda edição do formato, que teve Jordy Smith como campeão masculino no ano passado.

    Agora, Medina aparece como principal candidato a entrar para essa lista, e, de quebra, se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o feito.

    TRIPLE CROWN

    A ideia remete a um formato que já foi extremamente tradicional no surfe: a Triple Crown havaiana. Disputada no fim da temporada, ela somava resultados em etapas como Haleiwa, Sunset e Pipeline, reunindo tanto atletas da elite quanto das divisões de acesso.

    Durante quase 30 anos, foi considerada um dos títulos mais prestigiados do esporte – quase tão importante quanto o próprio campeonato mundial.

    E Medina também já escreveu seu nome nessa história. Em 2015, foi o primeiro brasileiro a conquistar a tríplice coroa havaiana, abrindo caminho para outros nomes do país, como Jessé Mendes, campeão em 2018.

    A competição, no entanto, perdeu força após a pandemia, quando chegou a ser realizada em formato digital, até cair praticamente no esquecimento pela organização.

    MEDINA LIDERA

    Com 13.885 pontos acumulados nas duas primeiras etapas, o brasileiro chega à Gold Coast na liderança da disputa. O principal rival é justamente quem o derrotou na final em Margaret: o australiano George Pittar, que soma 13.320 e corre em casa tentando virar o jogo.

    Além do peso simbólico, o título também tem premiação real. O vencedor da Aussie Treble leva um troféu especial e um carro oferecido pela patrocinadora do circuito, no valor de R$ 340 mil.

    Mas, mais do que isso, a conquista reforçaria o momento de Medina no retorno ao tour: competitivo, consistente e, mais uma vez, protagonista.

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026

    Gabriel Medina pode fazer história com título inédito na Gold Coast da WSL

  • Projeto criado por brasileira leva jovens atletas para treinar na Europa

    Projeto criado por brasileira leva jovens atletas para treinar na Europa

    Um novo programa voltado a jovens brasileiros interessados em formação esportiva no exterior está sendo lançado por uma empresária brasileira e busca unir treinamento de alto rendimento com experiência internacional e acompanhamento próximo durante a estadia na Europa. Batizada de “Vou Jogar na Europa”, a iniciativa surge em meio ao aumento da procura por projetos que combinem esporte, educação e vivência cultural fora do país.

    Idealizado por Patrícia Lemos, brasileira que atua na área de mobilidade internacional e já auxiliou famílias em processos de mudança para o exterior, o projeto nasce a partir da ampliação desse trabalho para o universo esportivo, conectando oportunidades de formação fora do país ao desenvolvimento de jovens atletas.

    Com início previsto para julho, em Alicante, na Espanha, e uma segunda etapa em agosto, na Inglaterra, o programa é direcionado a meninos e meninas nascidos entre 2009 e 2013. A proposta inclui treinos baseados em metodologias adotadas por clubes europeus, além de monitoramento de desempenho com uso de tecnologia, como sistemas de GPS, e acompanhamento por profissionais com certificações internacionais.

    Além do foco técnico, o projeto também aposta na imersão cultural como parte do desenvolvimento dos participantes. A programação prevê aulas de idiomas com foco no vocabulário esportivo, atividades turísticas e integração com o cotidiano local, ampliando a experiência para além dos campos de treino.

    Outro diferencial está no acompanhamento integral dos jovens, com suporte desde a chegada até a adaptação à rotina no exterior. As famílias também participam do processo, com atualizações frequentes sobre as atividades, incluindo treinos, alimentação e rotina diária.

    A iniciativa se insere em um movimento mais amplo de internacionalização de trajetórias ainda na juventude, especialmente entre famílias brasileiras que buscam oportunidades fora do país. Nos últimos anos, cresceu o interesse por programas estruturados que vão além do intercâmbio tradicional, incorporando planejamento de carreira, desenvolvimento esportivo e vivência global.

    Nesse contexto, países europeus com tradição esportiva consolidada passam a atrair jovens atletas em formação, oferecendo acesso a metodologias avançadas, infraestrutura e contato com ambientes competitivos. O projeto aposta nessa combinação para atender uma demanda crescente por experiências que aliem formação técnica e desenvolvimento pessoal.
     
     

    Brasileiro lidera ranking mundial e chega à Gold Coast como favorito ao título da Aussie Treble, que soma resultados das três etapas na Austrália; vitória pode consolidar retorno ao topo e render prêmio e carro.

    Folhapress | 09:00 – 29/04/2026

     

    Projeto criado por brasileira leva jovens atletas para treinar na Europa

  • Charlize abre o jogo: “Não consigo viver com um parceiro”

    Charlize abre o jogo: “Não consigo viver com um parceiro”

    Atriz diz que não se vê mais morando com um parceiro, apesar de estar aberta a novos relacionamentos; em entrevista, contou que as filhas incentivam sua vida amorosa e acompanham com bom humor suas experiências.

    (CBS NEWS) – A atriz Charlize Theron, 50, foi a convidada desta terça-feira (28) no talk-show de Drew Barrymore. Durante o papo, ela comentou sobre a sua vida de solteira e a relação com as filhas, Jackson, 14, e August,11. A estrela disse que, apesar de ambas a incentivarem a namorar, ela não se vê mais morando com um parceiro romântico.

    “Eu falo sério quando eu digo -as pessoas acham que eu estou brincando- que eu não acho que eu poderia morar com alguém novamente. Eu não sei se consigo”, afirmou.

    Apesar disso, Charlize está aberta a relacionamentos. “Eu adoraria se a pessoa morasse perto. Tipo, compre uma casa aqui na rua”, brincou.

    A estrela também comentou sobre como as filhas lidam com suas aventuras românticas. Segundo ela, as meninas se divertem com as histórias da mãe, dão conselhos e a incentivam.

    Charlize abre o jogo: “Não consigo viver com um parceiro”

  • Mourinho vira alvo do Real Madrid e agita bastidores do futebol

    Mourinho vira alvo do Real Madrid e agita bastidores do futebol

    O técnico José Mourinho voltou ao centro das atenções nesta terça-feira após ser apontado como principal alvo do Real Madrid para assumir o comando da equipe. A possibilidade de retorno ao clube espanhol ganhou repercussão internacional e passou a ser tratada como uma das principais movimentações do mercado europeu.

    A informação, divulgada pelo portal The Athletic, indica que o presidente Florentino Pérez conduz pessoalmente a busca por um novo treinador e vê em Mourinho uma aposta segura, com base em sua experiência e histórico vitorioso. No momento, Álvaro Arbeloa é visto como solução provisória no comando técnico.

    O cenário reacende uma estratégia já adotada pelo clube no passado, com retornos bem-sucedidos de treinadores como Zinédine Zidane e Carlo Ancelotti, que conquistaram títulos em mais de uma passagem pelo Santiago Bernabéu. Nesta temporada, no entanto, o elenco liderado por Kylian Mbappé e Vinícius Júnior não conseguiu repetir o mesmo desempenho.

    Apesar do interesse, a possível contratação de Mourinho não é consenso dentro do clube. O tema tem gerado debate entre torcedores e especialistas, além de movimentar as redes sociais.

    Casillas já tem as pipocas

    O ex-goleiro Iker Casillas reagiu ao rumor de forma indireta ao publicar emojis de pipoca em sua conta na rede X, gesto interpretado como uma resposta à possível volta do treinador ao clube.

    No programa El Chiringuito, da MegaTV, o jornalista Josep Pedrerol afirmou que a decisão sobre o novo técnico será tomada apenas após o fim da temporada. Segundo ele, Arbeloa está “95% descartado”, e Mourinho disputa a vaga com Jürgen Klopp, enquanto Didier Deschamps também aparece como opção, embora sem contatos oficiais até o momento.

    Já o presidente da La Liga, Javier Tebas, comentou a possibilidade e destacou o impacto do treinador no futebol espanhol. “O Mourinho é sempre um show e um espetáculo para a La Liga”, afirmou.

    Os detalhes da viagem de Mourinho

    Enquanto isso, Mourinho segue à frente do Benfica. Na tarde de terça-feira, após comandar o treino da equipe, o técnico fez uma viagem rápida à Itália e retornou poucas horas depois a Portugal. Questionado pela imprensa no desembarque, preferiu não comentar o assunto. Segundo a SIC, a viagem foi autorizada pelo clube e teve caráter comercial.

    Apesar das especulações, Mourinho deve estar no banco de reservas do Benfica no próximo sábado, na partida contra o Famalicão, válida pela 32ª rodada do Campeonato Português.

    Brasil já tem desfalques confirmados e atletas em recuperação, enquanto outras seleções também lidam com problemas físicos a poucas semanas do Mundial; lista reúne principais nomes afetados e o cenário atual de cada equipe

    Notícias ao Minuto | 06:30 – 29/04/2026


    Mourinho vira alvo do Real Madrid e agita bastidores do futebol

  • Thais Carla comemora 100kg a menos; veja a evolução da influenciadora

    Thais Carla comemora 100kg a menos; veja a evolução da influenciadora

    Influenciadora afirma ter eliminado 100 kg após cirurgia bariátrica e diz que mudança foi motivada pela saúde; ela reforça que não deixou de ser quem é e segue defendendo respeito aos corpos fora do padrão.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Um ano após passar por uma cirurgia bariátrica, em 28 de abril de 2025, Thais Carla celebra uma virada pessoal que vai além dos números na balança. A influenciadora afirma ter eliminado 100 kg no período, adotado novos hábitos e hoje pesar 99 kg, mas nega que a mudança redefine quem ela é.

    Thais diz que a decisão partiu de um processo interno, e não de pressões externas. “Passei a olhar mais para minha saúde, o meu bem-estar. Não virei outra pessoa devido ao meu corpo”, afirmou em entrevista ao Gshow, . Segundo ela, a luta contra a gordofobia segue atravessando sua trajetória. “O problema nunca foi o meu corpo, e sim como a sociedade trata corpos fora do padrão.”

    Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução- Instagram  

    Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução- Instagram  

    Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução- Instagram  

    A influenciadora também rebate a ideia de que sua relação com o próprio corpo tenha sido marcada por rejeição. “Nunca odiei o meu corpo. Aprendi a respeitar em todas as fases”, disse. Para ela, o momento atual reflete uma consciência maior sobre suas necessidades e cuidados com a saúde, sem que isso apague sua identidade ou suas convicções. “Não existe um único caminho. Cada pessoa precisa ser respeitada na sua realidade, no seu corpo e nas suas decisões.”

    Com a perda de peso, Thais avalia a possibilidade de realizar uma cirurgia reparadora, mas descarta que a decisão seja motivada por estética. Ela afirma que ainda discute o tema com a equipe médica e que não há pressa.

    A rotina também mudou. Thais passou a cuidar da alimentação com acompanhamento profissional e tem se aventurado na cozinha, apostando em receitas simples e equilibradas. Ao mesmo tempo, diz não se alimentar com restrições radicais.

    Com mais de 4 milhões de seguidores, Thais reconhece o peso de sua visibilidade, especialmente entre mulheres gordas. Ela afirma que usa o espaço para reforçar mensagens de respeito, dignidade e autonomia sobre o próprio corpo.

    Thais Carla comemora 100kg a menos; veja a evolução da influenciadora

  • Copa: veja lista de jogadores lesionados e situação nas seleções

    Copa: veja lista de jogadores lesionados e situação nas seleções

    A pouco mais de um mês da Copa do Mundo, o Seleção Brasileira enfrenta um cenário de preocupação com desfalques importantes por lesão. A comissão técnica já sabe que não poderá contar com Rodrygo e Éder Militão, ambos fora do torneio. Outros nomes relevantes, como Estêvão, Raphinha e Alisson, ainda tentam se recuperar a tempo.

    Rodrygo sofreu rompimento de ligamento no joelho em março e está fora da Copa, enquanto Militão teve uma lesão muscular na coxa que exigirá cirurgia. O lateral Vanderson também passou por procedimento cirúrgico e tem poucas chances de participar do Mundial. Já Estêvão se recupera de problema muscular, enquanto Raphinha e Alisson devem retornar aos gramados ainda em maio.

    A situação não é exclusiva do Brasil. Diversas seleções chegam pressionadas por problemas físicos de jogadores-chave.

    Na Seleção da Alemanha, Serge Gnabry está fora da Copa por lesão na coxa. A Seleção da França perdeu Hugo Ekitiké, que rompeu o tendão de Aquiles, enquanto Kylian Mbappé trata uma lesão muscular, mas deve estar disponível a tempo do torneio.

    Na Seleção da Espanha, Lamine Yamal está fora do restante da temporada por lesão na coxa, embora exista expectativa de retorno para a Copa. Rodri também se recupera de um problema na virilha e deve voltar em breve.

    A Seleção da Holanda não poderá contar com Xavi Simons, que sofreu ruptura de ligamento. Memphis Depay está em fase de transição física e pode retornar a tempo.

    Na Seleção de Portugal, Rúben Dias se recupera de lesão na coxa e deve estar disponível. Já na Seleção da Argentina, Cristian Romero trata um problema no joelho.

    A Seleção da Croácia monitora a recuperação de Luka Modrić, que sofreu lesão no rosto. Na Seleção da Turquia, Arda Güler também tenta se recuperar de problema muscular.

    Por fim, a Seleção do Uruguai aguarda a evolução de Joaquín Piquerez, que passou por cirurgia e corre contra o tempo para disputar o Mundial.

    Com o torneio se aproximando, a condição física dos principais atletas se tornou um dos principais fatores de atenção para as seleções.
     
     

    O treinador Carlo Ancelotti irá anunciar os 26 nomes da seleção brasileira para a Copa do Mundo no dia 18 de maio; Brasil está no Grupo C, que também conta com Haiti e Escócia

    Folhapress | 16:24 – 28/04/2026

     

    Copa: veja lista de jogadores lesionados e situação nas seleções

  • Japão testa robôs humanoides para transportar bagagens em aeroporto

    Japão testa robôs humanoides para transportar bagagens em aeroporto

    Equipamentos começam a operar em Haneda em projeto piloto até 2028; iniciativa busca reduzir esforço dos funcionários e enfrentar a escassez de mão de obra em meio ao aumento do turismo no país.

    A companhia aérea japonesa Japan Airlines vai começar a integrar robôs humanoides nas equipes responsáveis pelo transporte de bagagens no aeroporto de Aeroporto de Haneda.

    Segundo o jornal The Guardian, os robôs, com cerca de 1,30 metro de altura, foram desenvolvidos pela empresa chinesa Unitree e devem começar a operar no início de maio. A iniciativa faz parte de um projeto piloto, previsto para durar até 2028, com o objetivo de ajudar a lidar com o aumento do turismo no Japão.

    A adoção definitiva da tecnologia só será avaliada após o período de testes. Ainda assim, diante das projeções de escassez de mão de obra, a expectativa é que, caso a experiência seja bem-sucedida, os robôs passem a fazer parte das operações de forma permanente.

    Os equipamentos conseguem operar continuamente por duas a três horas. No futuro, a ideia é ampliar o uso desses “colaboradores” para outras funções, como a limpeza das cabines das aeronaves.

    Em declarações à imprensa, o presidente da JAL Ground Service, Yoshiteru Suzuki, afirmou que os robôs ficarão responsáveis por tarefas mais pesadas e irão “reduzir inevitavelmente o fardo dos trabalhadores e oferecer benefícios significativos aos funcionários”.

    Já o presidente do Japan Airlines GMO Internet Group, Tomohiro Uchida, destacou que a iniciativa pode ajudar a enfrentar a falta de trabalhadores no setor.

    “Apesar de os aeroportos parecerem ser altamente automatizados e padronizados, as operações internas ainda dependem muito de trabalho humano e lidam com uma séria escassez de mão de obra”, afirmou.
     
     
     

    Japão testa robôs humanoides para transportar bagagens em aeroporto