Blog

  • Câmara do Recife rejeita conceder título de cidadão recifense a Wagner Moura

    Câmara do Recife rejeita conceder título de cidadão recifense a Wagner Moura

    Projeto precisava de 23 votos favoráveis, mas só obteve 16; proposta era homenagem ao ator Wagner Moura pelo papel no filme ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonca Filho, que foi indicado em 4 categorias do Oscar

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Câmara Municipal do Recife rejeitou na última segunda-feira (27) o projeto de decreto legislativo (PDL) que propunha a concessão do título de cidadão recifense ao ator Wagner Moura. O vereador Carlos Muniz, do PSB, foi o autor da proposta.

    Para ser aprovado, o PDL 1/2026, que propunha o título de Cidadão do Recife a Wagner Moura, precisava obter votos favoráveis de 23, ou três quintos, dos vereadores da capital pernambucana. O projeto foi aprovado por 16 parlamentares, mas rejeitado por outros sete.

    A homenagem a Moura, disse Carlos Muniz ao defender sua proposta, se justificaria pelo papel dele no filme “O Agente Secreto”, que foi dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e é ambientado na cidade. Com o longa, o baiano venceu o Globo de Ouro e foi indicado ao Oscar, além de ter levado para casa o prêmio de atuação masculina no Festival de Cannes.

    “Mais do que um thriller político, o longa demonstrou elementos da cultura, folclore e história da nossa cidade, que há muito fazem parte da nossa construção como povo”, afirmou o vereador. “Aclamado no mundo inteiro, o filme acumulou premiações em festivais de cinema e alçou o Recife ao topo da indústria cinematográfica mundial. Por sua vez, Wagner Moura imprimiu o DNA recifense em seu personagem”.

    Um dos votos contrários ao projeto foi dado por Eduardo Moura, do partido Novo. Ele questionou se a proposta traria benefício para a população do Recife. “Deveria ter uma mudança neste regimento para que certos tipos de ações totalmente políticas não acontecessem. Temos demandas importantíssimas nesta casa, mas se a gente mesmo não valoriza, quem é que vai valorizar?”, afirmou.

    Câmara do Recife rejeita conceder título de cidadão recifense a Wagner Moura

  • EUA vão emitir passaportes comemorativos com rosto e assinatura de Trump

    EUA vão emitir passaportes comemorativos com rosto e assinatura de Trump

    Ilustrações do presidente aparecerão na parte interna do documento, segundo Departamento de Estado americano. Republicano já colocou sua imagem em moedas, seu nome em departamentos e suas fotografias em prédios do governo

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Os Estados Unidos começarão a emitir passaportes com um design que inclui a imagem do presidente Donald Trump, informou um porta-voz do Departamento de Estado americano nesta terça-feira (28).

    A iniciativa faz parte das comemorações dos 250 anos da independência dos EUA e representa mais um uso da imagem de Trump em itens oficiais ligados à data. Anteriormente, o governo já havia informado sobre a emissão de objetos comemorativos, incluindo moedas e ingressos de parques nacionais, com a imagem do presidente. O anúncio desta terça, entretanto, é o primeiro que envolve um documento pessoal.

    De acordo com um modelo divulgado, o rosto do presidente e sua assinatura aparecerão na parte interna do documento. “Enquanto os EUA celebram o 250º aniversário em julho, o Departamento de Estado está se preparando para lançar um número limitado de passaportes americanos especialmente desenhados para comemorar esta ocasião histórica”, disse o porta-voz Tommy Pigott.

    “Esses passaportes apresentarão arte personalizada e imagens aprimoradas, mantendo os mesmos recursos de segurança que fazem do passaporte americano o documento mais seguro do mundo”, acrescentou ele.

    A informação foi publicada inicialmente pelo site The Bulwark, e a Fox News divulgou a primeira imagem do modelo do novo passaporte.

    A expectativa é que os documentos com o design comecem a ser emitidos nos próximos meses. Ainda não há detalhes sobre a quantidade que será disponibilizada nem se será necessário solicitar especificamente essa versão.

    Outras iniciativas semelhantes vêm sendo adotadas pelo governo Trump no contexto das comemorações. O Departamento do Interior anunciou no ano passado novos designs comemorativos para passes de parques nacionais -um deles traz Trump ao lado de George Washington.

    “É uma honra para o departamento apresentar o passe America the Beautiful [América, a linda, em tradução livre], que homenageia o 250º aniversário dos EUA e as gerações que protegeram nossas terras”, disse o secretário Doug Burgum.

    Além disso, no mês passado, a Comissão de Belas Artes dos EUA -cujos membros foram indicados por Trump- aprovou uma moeda comemorativa pelos 250 anos do país com a imagem do presidente.

    Ainda em 2025, o republicano rebatizou o Kennedy Center para Trump-Kennedy Center. Além do centro cultural, um dos mais famosos dos EUA, o nome do presidente foi incluído no Instituto da Paz -e Trump disse durante evento que essa foi uma surpresa do secretário de Estado, Marco Rubio- e banners com seu rosto foram instalados em três departamentos, o mais recente no Departamento de Justiça, que historicamente mantinha certa independência do chefe do Executivo.

    A prática tem sido comparada ao culto à personalidade usado em regimes ditatoriais como a Coreia do Norte para reforçar a autoridade do líder e moldar a percepção do público.

    EUA vão emitir passaportes comemorativos com rosto e assinatura de Trump

  • PF investiga entrada de malas por avião de empresário em que estavam Motta e Ciro Nogueira

    PF investiga entrada de malas por avião de empresário em que estavam Motta e Ciro Nogueira

    A Polícia Federal está investigando a entrada de malas no Brasil por meio de um avião de um empresário de bets em que estavam os deputados Hugo Motta e Ciro Nogueira

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – A Polícia Federal investiga a entrada no Brasil de cinco bagagens trazidas em um voo em que estavam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em abril de 2025. As bagagens não passaram pelo raio-X ao chegar a São Paulo, quando um auditor fiscal autorizou que fossem liberadas sem inspeção. O caso está no STF (Supremo Tribunal Federal).

    O episódio ocorreu no retorno de uma viagem à ilha caribenha de São Martinho em um avião particular que pertence ao empresário piauiense Fernando Oliveira Lima, conhecido como Fernandin OIG, dono de empresas de apostas online que disponibilizam jogos como o Fortune Tiger -popularmente conhecido como “jogo do tigrinho”.

    No trecho de manifestação citado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, o MPF (Ministério Público Federal) não informa a quem pertencem as malas e sacolas. Os procuradores afirmam, de forma equivocada, que o voo teria ocorrido em abril de 2024. A Folha apurou que a investigação da Polícia Federal se refere a um desembarque ocorrido, na verdade, em 20 de abril de 2025.

    O avião PP-OIG, que pertence a Fernando, saiu em 13 de abril do aeroporto de Catarina rumo ao caribe e voltou uma semana depois, em 20 de abril, pousando às 21h. Quase uma hora depois, às 21h50, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) buscou Motta no local e o levou para Brasília.

    Procurado pela Folha de S.Paulo, Motta confirmou que esteve no voo, mas disse que, ao desembarcar no aeroporto, “cumpriu todos os protocolos e determinações estabelecidas na legislação aduaneira”.

    A assessoria de imprensa do deputado também afirmou que ele aguardará a manifestação da Procuradoria.

    Além de Motta e Ciro, estavam na aeronave os deputados Dr. Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL), ambos líderes de seus partidos na Câmara.

    A reportagem também entrou em contato com as assessorias de Ciro Nogueira, Dr. Luizinho e Isnaldo Bulhões e com Fernandin OIG no início da noite de segunda (27) para obter o posicionamento deles sobre o episódio.

    O pedido foi reforçado nesta terça (28) às 9h para Ciro, às 9h45 para Dr. Luizinho e às 9h30 e às 9h50 para Isnaldo. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.

    O caso foi enviado pela Justiça Federal de São Paulo ao Supremo, onde está sob sigilo. A petição ao tribunal foi protocolada em 13 de abril. Em despacho de sexta-feira (24), Moraes determinou que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste sobre o processo em até cinco dias.

    Questionada sobre a existência de um processo interno para apurar a conduta do auditor investigado pela PF, a Receita Federal afirmou que as investigações da corregedoria transcorrem em sigilo e que não poderia confirmar se há procedimentos abertos no caso específico.

    “Quando notificada sobre possíveis desvios funcionais, a Receita Federal instaura, através de sua corregedoria, procedimentos administrativos disciplinares para a apuração dos fatos. Para garantir os direitos constitucionais de ampla defesa e contraditório aos envolvidos, as investigações transcorrem em sigilo até sua conclusão”, disse.

    O inquérito instaurado pela Polícia Federal apura os possíveis crimes de facilitação de contrabando ou descaminho e prevaricação.

    As informações apontam que o auditor fiscal Marco Antônio Canella permitiu que o piloto José Jorge de Oliveira Júnior “passasse com cinco volumes por fora do equipamento de raio-X” no Aeroporto Executivo Internacional Catarina, em São Roque (SP), na região metropolitana de Sorocaba, por volta das 21h de 20 de abril de 2025.

    A Folha de S.Paulo também buscou contato com o piloto por mensagem via Instagram e WhatsApp nos últimos dois dias, além de ligação às 10h10 e às 12h30 desta terça. O auditor fiscal foi procurado por email e por ligação, por volta das 14h15 e 14h20. Não houve resposta.

    Durante a investigação, a PF obteve a lista de passageiros do voo, na qual constam os nomes de Motta, Ciro, Isnaldo e Dr. Luizinho. Por envolver autoridades com foro especial, o caso foi enviado ao MPF -que pediu que o processo tramitasse no STF.

    “Diante do que a autoridade policial, considerando a possibilidade de a continuidade das investigações revelar o envolvimento dos passageiros que possuem foro privilegiado no delito sob apuração ou em outras práticas delitivas, remeteu os autos ao Parquet Federal [o MPF] para que verifique se é caso de declínio de atribuição”, diz trecho da manifestação do órgão.

    Os políticos retornavam de São Martinho, ilha no Caribe considerada paraíso fiscal pela Receita Federal, em lista divulgada em 2017. O local também é conhecido como a Las Vegas do Caribe devido a atrações noturnas, como cassinos.

    Antes de chegar ao Supremo, o processo estava na 1ª Vara Federal de Sorocaba. A primeira movimentação no sistema naquela instância indica que ele foi distribuído em outubro de 2025. Em 18 de março, a juíza Carolina Castro Costa determinou o envio ao STF.

    “Destarte, diante da natureza dos fatos apurados e da eventual existência de prerrogativa de foro, a deliberação acerca da competência para o processamento e julgamento incumbe ao Supremo Tribunal Federal”, afirmou a magistrada em sua decisão.

    Como mostrou a Folha de S,Paulo, Ciro Nogueira já viajou em outra ocasião em um jatinho particular de Fernandin OIG. Em maio de 2025, o presidente do PP foi até a Europa em um dos aviões, enquanto o empresário era alvo da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Bets.

    O colegiado foi instalado no Senado no fim de 2024 para apurar irregularidades em casas de apostas e possíveis esquemas de manipulação de resultados em eventos esportivos.

    PF investiga entrada de malas por avião de empresário em que estavam Motta e Ciro Nogueira

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • PSG vira sobre Bayern em jogaço de 9 gols e larga em vantagem na Champions

    PSG vira sobre Bayern em jogaço de 9 gols e larga em vantagem na Champions

    (UOL/FOLHAPRESS) – Em um jogo frenético, o PSG virou sobre o Bayern de Munique, aguentou a pressão, venceu por 5 a 4 e saiu em vantagem no duelo de ida da semifinal da Liga dos Campeões, no Parque dos Príncipes.

    Foram cinco gols só no primeiro tempo. Kane abriu o placar para o Bayern, mas Kvaratskhelia e João Neves viraram para o PSG. Olise ainda ainda empatou mais uma vez antes de Dembélé colocar os franceses na frente.

    Na etapa final, o Paris chegou a abrir 5 a 2 com Kvaratskhelia e Dembélé. Mas Upamecano e Luis Díaz diminuíram e mantiveram o Bayern vivo para o segundo confronto.

    O jogo de volta será na quarta-feira da semana que vem (6), na Allianz Arena. Antes, as duas equipes voltam a campo no sábado (2) -o PSG encara o Lorient, pelo Campeonato Francês, enquanto o Bayern pega o Heidenheim, pelo Campeonato Alemão, onde já garantiu o título.

    Na outra semifinal, Atlético de Madrid e Arsenal fazem o jogo de ida nesta quarta-feira (29). Para chegar até aqui, o Paris passou por Monaco, Chelsea e Liverpool, enquanto o Bayern avançou em cima de Atalanta e Real Madrid.

    COMO FOI O JOGO

    Mesmo sem a presença do técnico Vincent Kompany, que estava suspenso, o Bayern não se intimidou no Parque dos Príncipes e saiu na frente com um pênalti. Aos 15 minutos, Olise deixou Luis Díaz na cara do gol, e o colombiano foi derrubado por Pacho dentro da área. Na cobrança, Harry Kane deslocou Safonov e abriu o placar. Na sequência, os alemães quase fizeram o segundo com Olise, mas Marquinhos salvou em cima da linha.

    Depois do gol sofrido, Dembélé perdeu uma chance inacreditável para o PSG, mas Kvaratskhelia empatou. O camisa 10 dos franceses foi lançado cara a cara com Neuer, mas tirou demais e mandou para fora. Só que aos 23 minutos, Kvarastkhelia recebeu pela esquerda, cortou para o meio e mandou na bochecha do gol para fazer 1 a 1.

    Com a igualdade novamente no placar, os dois times tiveram chances, e o PSG conseguiu a virada. Primeiro, Olise fez bela jogada pela direita, chegou à linha de fundo e tentou finalizar, parando em Safonov. O Paris respondeu logo depois, e Doué tirou tinta da trave de Neuer. Em seguida, Dembélé cobrou escanteio na cabeça de João Neves, que fez 2 a 1 aos 32 minutos.

    O jogo seguiu lá e cá, Doué perdeu outra chance pelos mandantes, e Olise empatou para o Bayern. Aos 40, os alemães rondaram a área do PSG e, quando teve espaço, Olise carregou pelo meio e soltou uma bomba para superar Safonov: 2 a 2.

    Ainda antes do intervalo, o PSG voltou à frente do placar. Já nos acréscimos, Dembélé tentou cruzamento, e a bola desviou na mão de Alphonso Davies dentro da área. Após revisão no VAR, o árbitro marcou a penalidade que foi convertida pelo camisa 10 parisiense: 3 a 2.

    Na etapa final, o Bayern até teve a primeira chance com Laimer, mas Kvaratskhelia e Dembélé marcaram duas vezes em dois minutos. Aos 10, Vitinha achou ótimo passe nas costas da defesa para Hakimi, que cruzou rasteiro para o camisa 7 pegar de primeira e balançar as redes. Na sequência, o Paris saiu em contra-ataque com Doué, que deixou para Dembélé finalizar – a bola ainda pegou na trave antes de entrar: 5 a 2.

    Só que os alemães não se deram por vencidos e diminuíram também com dois gols. Aos 19 minutos, Kimmich cobrou falta na medida e Upamecano subiu sozinho para desviar sutilmente e marcar. Três minutos depois, Harry Kane achou linda bola para Luis Díaz que, mano a mano com Marquinhos, conseguiu espaço e fez 5 a 4 – o tento foi anulado por impedimento, mas o VAR confirmou a bola na rede.

    Depois dos nove gols, o jogo finalmente esfriou, mas o PSG aguentou a pressão no fim. O Bayern rondou a área dos franceses em busca do empate, mas não levava perigo. Já os franceses não aceleraram o ritmo do jogo – nos últimos minutos, Mayulu ainda acertou bola no travessão de Neuer. Já nos acréscimos, os alemães voltaram a pressionar, e Pacho tirou cabeçada de Kimmich que ia na direção do gol.

    PSG
    Safonov; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes (Lucas Hernández); João Neves, Zaïre-Emery (Fabián Ruiz) e Vitinha; Doué (Barcola), Dembélé e Kvaratskhelia (Mayulu). T.: Luis Enrique.

    BAYERN DE MUNIQUE
    Neuer; Stanisic, Upamecano, Jonathan Tah e Alphonso Davies (Laimer); Kimmich e Pavlovic (Nicolas Jackson); Luis Díaz, Musiala (Goretzka) e Olise; Harry Kane. T.: Aaron Danks.

    Local: Parque dos Príncipes, em Paris (FRA)
    Árbitro: Sandro Schärer (SUI)
    Assistentes: Ángel Nevado (ESP) e Guadalupe Ayuso (ESP)
    VAR: Carlos del Cerro Grande (ESP)
    Gols: Kvaratskhelia (23’/1ºT e 10’/2ºT), João Neves (32’/1ºT) e Dembélé (49’/1ºT e 12’/2ºT) (PSG); Harry Kane (16’/1ºT), Olise (40’/1ºT), Upamecano (19’/2ºT) e Luis Díaz (22’/2ºT) (BAY)
    Cartões amarelos: Marquinos, Hakimi e Fabián Ruiz (PSG)

    PSG vira sobre Bayern em jogaço de 9 gols e larga em vantagem na Champions

  • Gil do Vigor diz que questionou orientação sexual durante doutorado nos EUA

    Gil do Vigor diz que questionou orientação sexual durante doutorado nos EUA

    Apresentador e ex-BBB afirma que se questionou devido à religião; ele conta que por um ano voltou ao celibato e sofreu com fortes crises

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O ex-BBB e apresentador Gil do Vigor, 34, contou no Papo de Segunda (GNT) que durante o período em que morou nos Estados Unidos, questionou a própria orientação sexual.

    Conforme relato, os conflitos internos começaram a assombrá-lo a ponto de fazê-lo duvidar se ser um homem gay seria aceito por Deus.

    Gil tem uma formação cristã e passou 20 anos frequentando a igreja antes de se tornar nacionalmente conhecido por sua participação no BBB 21 (Globo).

    “Só durante minha estadia nos EUA, todos os meus pensamentos de 20 anos dentro da igreja voltaram. Nesse um ano eu voltei para o celibato, a orar, a lecionar na igreja. E isso sem tornar público, porque eu tinha o medo do julgamento das pessoas não entenderem que eu estava passando por um processo de conflito”, disse.

    A ansiedade e a preocupação excessiva mexeram com seu lado emocional. “Aquilo me deixou muito preocupado, comecei a marcar encontro com meninas novamente. Eu estava com muito medo de fato”, contou.

    Foi em meio a uma crise muito forte, então, que ele conseguiu conectar os pensamentos e conviver melhor com o que sentia. “Não estava mais me reconhecendo durante o período de PhD. Eu começo chorar, vou à igreja e falo: ‘eu sou gay, e não aguento mais’”, disse.

    Ele continuou: “Eu tenho um conflito muito grande, porque eu me aceitei, e agora a minha preocupação é Deus. E novamente eu precisei voltar e me entender e falar: ‘eu sou esse, eu me orgulho de quem eu sou e está tudo bem’”, completou.

    Gil do Vigor diz que questionou orientação sexual durante doutorado nos EUA

  • México classifica vira-lata caramelo como raça oficial do país

    México classifica vira-lata caramelo como raça oficial do país

    Decisão busca incentivar adoção de cães sem pedigree e combater abandono de animais; brasileiros brincam nas redes que país latino estaria ‘tomando’ símbolo nacional

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O cachorro conhecido no Brasil como “vira-lata caramelo” foi classificado oficialmente como raça no México, onde é chamado de “perrito amarillo”. O animal passou a integrar a lista de raças mexicanas ao lado do Xoloitzcuintli, do Chihuahua e do Calupoh.

    A decisão foi anunciada pela Procuraduría de Protección al Ambiente del Estado de México e repercutiu entre brasileiros nas redes sociais, com internautas brincando que o país latino estaria “tomando” um símbolo nacional. Segundo o órgão, a medida simbólica busca incentivar a adoção de cães sem pedigree e chamar atenção para o abandono de animais.

    A iniciativa teria sido inspirada em campanhas brasileiras lançadas em 2025 para valorizar o caramelo e estimular a adoção de cães sem raça definida, que costumam ter menos chances de conseguir um lar.

    Embora seja tratado popularmente como um “cachorro brasileiro”, o vira-lata caramelo não corresponde a uma raça padronizada e é resultado do cruzamento de diferentes linhagens ao longo do tempo. A proposta mexicana, nesse contexto, tem caráter mais simbólico do que técnico.

    México classifica vira-lata caramelo como raça oficial do país

  • STF torna Gustavo Gayer réu sob acusação de injúria por ligar Lula a Hamas e nazismo

    STF torna Gustavo Gayer réu sob acusação de injúria por ligar Lula a Hamas e nazismo

    Pastor chamou Alto Comando do Exército de ‘cambada de frouxos’ em ato bolsonarista na Paulista. Primeira Turma também abriu ação penal contra deputado por ligar presidente a Hamas e nazismo

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) tornou nesta terça-feira (28) o deputado federal bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) réu sob acusação de injúria contra o presidente Lula (PT). A abertura da ação penal foi tomada por unanimidade.

    Em fevereiro de 2024, o parlamentar publicou uma montagem de Lula segurando um fuzil e com símbolos do nazismo e do grupo Hamas.

    A partir de agora, passa a tramitar uma ação penal contra o bolsonarista na corte. A turma do STF também determinou a comunicação da decisão à Câmara dos Deputados.

    A pena para Gayer, caso condenado, pode ser fixada de três meses a um ano de detenção e multa, e pode ser aumentada pelo agravante de a injúria ter sido cometida contra presidente da República, pessoa com mais de 60 anos e por meio de redes sociais.

    Votaram nesse sentido o relator Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A Primeira Turma está com quatro integrantes desde a mudança de Luiz Fux para a Segunda Turma.

    A publicação de Gayer foi feita no contexto de críticas de Lula ao governo de Israel, quando o presidente disse que o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, está usando a guerra no Oriente Médio para se vingar dos palestinos e permanecer no poder.

    A Presidência levou a representação ao MPF (Ministério Público Federal), que ofereceu uma denúncia à corte.

    Os ministros analisaram o recebimento da denúncia, etapa na qual o juiz observa se há indícios de autoria e de materialidade da conduta apontada.

    Com a confirmação, a corte dá início à instrução penal para o julgamento definitivo, com a coleta de provas, depoimentos, interrogatórios.

    O relator do caso, ministro Flávio Dino, afirmou, no julgamento, que a adulteração da imagem feita pelo deputado não pode ser caracterizada como abarcada pela imunidade parlamentar.

    “Tal montagem ou tal falseamento, adulteração, não se inserem no âmbito protetivo de opiniões, palavras e votos. Na minha perspectiva, nesse instante, ela não abrange montagem, falseamento da imagem alheia, sobretudo, reiterando, em termos de tempos de inteligência artificial”, disse.

    Na mesma sessão, o colegiado rejeitou uma queixa-crime de Gayer sob acusação de calúnia e injúria contra o colega José Nelto (União Brasil-GO). Neste caso, houve um empate e, dessa forma, a decisão deve ser a mais favorável ao envolvido.

    O caso começou a ser analisado em junho passado, quando a relatora, ministra Cármen Lúcia, votou pelo recebimento da denúncia. Dino acompanhou em parte, para que o processo tenha andamento apenas na parte sobre calúnia.

    Nesta terça, ao votar, Moraes divergiu dos colegas e foi acompanhado por Cristiano Zanin.

    Gayer questionava declarações feitas por Nelto no podcast Papo de Garagem, em 2023, ao chamá-lo de “nazista”, “fascista” e “idiota”.

    Para Moraes, a denúncia deveria ser integralmente rejeitada por ter identificado um comportamento mais amplo e de ambos os parlamentares de se agredirem publicamente, como forma de visibilidade política.

    Segundo o ministro, depois da edição do podcast apontado na queixa-crime, os dois deputados voltaram ao programa e seguiram o debate, com vários xingamentos. “Ninguém fica duas horas lado a lado ouvindo ofensas se realmente se sente ofendido”, disse Moraes.

    STF torna Gustavo Gayer réu sob acusação de injúria por ligar Lula a Hamas e nazismo

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Marquito recebe alta após dois meses internado em SP

    Marquito recebe alta após dois meses internado em SP

    Marcos Antônio Gil Ricciardelli, conhecido como Marquito, teve alta na tarde desta segunda-feira (27); humorista seguirá com suporte médico em clínica especializada em reabilitação e cuidados continuados.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Após dois meses internado em São Paulo em decorrência de um grave acidente de moto, Marco Antonio Ricciardell, conhecido como Marquito, 65, recebeu alta nesta segunda-feira (27). O humorista segue em uma clínica especializada, onde dará continuidade ao tratamento com acompanhamento médico e reabilitação.

    Em boletim divulgado pelo SBT, a Beneficência Portuguesa de São Paulo informou que o paciente “teve alta na tarde desta segunda-feira e continuará com suporte em uma unidade voltada a cuidados continuados”. Marquito foi vereador na cidade de São Paulo. Ele assumiu como suplente no início de 2013, pelo PTB, cumprindo mandato na Câmara Municipal até 2016.

    Na véspera, o assistente de palco do Programa do Ratinho celebrou uma etapa do processo de recuperação ao mostrar a prótese dentária provisória recebida durante a reabilitação oral. “Que tal meu novo sorriso?”, escreveu, ao compartilhar uma foto ao lado do dentista nas redes sociais.

    O acidente ocorreu em 25 de fevereiro, na zona norte de São Paulo. Segundo a assessoria do SBT, o artista sofreu um mal súbito enquanto pilotava e acabou caindo. Ele teve uma lesão na coluna e precisou ser submetido a coma induzido.

    Durante a internação, passou por duas cirurgias na coluna, realizadas em hospitais distintos: inicialmente no Hospital Nipo-Brasileiro e, posteriormente, na própria Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde permaneceu pelos últimos 52 dias.

    Marquito recebe alta após dois meses internado em SP

  • Exército de Israel ordena esvaziamento de 16 cidades no sul do Líbano

    Exército de Israel ordena esvaziamento de 16 cidades no sul do Líbano

    Tel Aviv cita violação do cessar-fogo pelo Hezbollah; Ministro da Defesa israelense afirma que grupo armado ‘está brincando com fogo’

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O Exército de Israel emitiu nesta terça-feira (28) um novo alerta de evacuação para 16 cidades e vilarejos no sul do Líbano. O comunicado ordena que os moradores desses locais deixem imediatamente suas casas e se dirijam à região de Sidon.

    Tel Aviv justificou os ataques contra o país vizinho por a uma suposta violação do cessar-fogo pelo grupo Hezbollah -acusação recorrente de ambos lados na guerra. Além disso, o Exército libanês afirmou que um ataque de Israel durante uma operação de resgate em Majdal Zoun feriu dois soldados das suas forças.

    A ofensiva ocorre um dia após o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmar que o Hezbollah “está brincando com fogo” e arrastará o Líbano para uma catástrofe. “Naim Qassem [líder do grupo armado] está brincando com fogo, e esse fogo queimará o Hezbollah e todo o Líbano”, disse Katz.

    “Se o governo libanês continuar se abrigando sob a proteção da organização terrorista Hezbollah, um incêndio eclodirá e queimará os cedros do Líbano.”

    Apesar da trégua, Israel diz reservar-se o direito de agir contra “ataques planejados, iminentes ou em andamento”. O Exército israelense realizou ataques repetidos no Líbano desde que o cessar-fogo entrou em vigor, em 17 de abril, e ocupou parrte do território sul.

    Moradores libaneses foram alertados a não retornar a suas casas, enquanto tropas permanecem posicionadas em uma faixa de 5 a 10 km ao longo de toda a fronteira do Líbano.

    O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, afirmou nesta terça que o país não pretende tomar o controle de território. “Israel não tem ambições territoriais no Líbano. Nossa presença nas áreas vizinhas à nossa fronteira norte tem apenas um propósito: proteger nossos cidadãos”, declarou.
    Já Hezbollah, apoiado pelo Irã, afirma ter “direito de resistir” à ocupação.

    O Itamaraty confirmou que dois brasileiros, uma mãe e seu filho, foram mortos em ataques de Israel no Líbano ocorridos no domingo (26). Segundo o governo libanês, o número total de mortos no país durante o conflito chegou a 2.521, com mais de 7.800 feridos.

    O presidente do Líbano, Joseph Aoun, defende negociações diretas com Israel para pôr fim à ofensiva israelense, enquanto o Hezbollah se opõe às conversas. Aoun afirmou que o objetivo das negociações é interromper os ataques israelenses, retirar as tropas do país e posicionar tropas libanesas ao longo da fronteira.

    A invasão terrestre israelense no sul do Líbano impediu que moradores retornassem às suas casas em cerca de 55 vilarejos, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, que condenou a destruição e demolição de cidades inteiras por Tel Aviv.

    O Líbano foi arrastado para o conflito após o Hezbollah atacar Israel em 2 de março, em apoio ao Irã. O país persa, por sua vez, havia sido atacado por Washington e Tel Aviv em 28 de março, o que desencadeou um conflito que se espalhou pelo Oriente Médio.

    O cessar-fogo no Líbano foi negociado separadamente das tentativas de Washington de resolver o conflito com Teerã, embora o Irã tenha defendido a inclusão do país árabe em uma trégua mais ampla enquanto negocia acordo para encerrar a guerra com os EUA.

    Exército de Israel ordena esvaziamento de 16 cidades no sul do Líbano

  • Petróleo dispara mais de 4% e sobe para US$ 105 com espera por negociação entre EUA e Irã

    Petróleo dispara mais de 4% e sobe para US$ 105 com espera por negociação entre EUA e Irã

    Barril Brent atinge maior valor desde quinta-feira (23) com as conversas arrastadas por um acordo de paz. Aramco informa compradores que seguirá sem entregar gás de cozinha em maio, diz agência

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O preço do petróleo voltou a disparar nesta terça-feira (28) com a indefinição nas negociações para o término da guerra entre EUA e Israel contra o Irã. O barril Brent chegou a saltar 4,05%, sendo vendido a US$ 105,81 (R$ 527,22), para entrega em julho.

    É o maior preço desde a última quinta-feira (23), quando alcançou US$ 107,37. O petróleo começou a sessão sendo negociado a US$ 101, teve um pico às 2h30 (horário de Brasília) atingindo US$ 104,24, ficou neste patamar e voltou a subir às 8h45, quando foi a US$ 105,81.

    Depois disso, o preço caiu para a casa de US$ 104, mesmo após o anúncio dos Emirados Árabes Unidos que deixará a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) a partir de sexta-feira (1º). O contrato do Brent com entrega mais curta, para junho, chegou a US$ 112,70 (R$ 561,55) e estava em US$ 111,01, às 15h.

    Já o barril WTI (West Texas Intermediate), usado nos EUA, voltou a superar a casa dos US$ 100 e foi vendido a US$ 101,81 (R$ 507,29), alta de 5,64%, para o contrato de junho. O valor é o maior desde 9 de abril, quando foi negociado a US$ 102,70.

    A disparada reflete a preocupação dos investidores com a falta de acordo entre EUA e Irã. O banco Goldman Sachs afirmou que o preço pode chegar a US$ 120 se o conflito permanecer. Na segunda-feira (27), a Casa Branca divulgou que está analisando a proposta iraniana para reabrir o estreito de Hormuz, por onde passa 20% da produção mundial de petróleo e gás.

    Enquanto isso, os dois países estão bloqueando o tráfego na região e afetando o fornecimento do produto. A situação levou a Aramco, uma das maiores do setor no mundo, a informar os seus compradores que não entregará o GLP (gás liquefeito de petróleo) que estava previsto para o mês de maio, segundo apuração da agência de notícias Bloomberg. A empresa interrompeu o envio do gás de cozinha em 28 de fevereiro, quando teve as instalações em Juaymah atacadas por mísseis iranianos.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com seus principais conselheiros de segurança para discutir a nova proposta iraniana, que contemplaria a flexibilização por parte do Irã de seu controle sobre Hormuz e fim do bloqueio de retaliação dos Estados Unidos aos portos iranianos, sem interromper as negociações mais amplas, incluindo a delicada questão do programa nuclear iraniano.

    O regime iraniano afirmou que não aceitará as “exigências excessivas” dos norte-americanos. “Os Estados Unidos já não estão em condições de ditar sua política às nações independentes”, declarou o porta-voz do Ministério da Defesa do Irã, Reza Talaei Nik, de acordo com a emissora de televisão estatal. Ele acrescentou que Washington terá que “aceitar que deve abandonar suas exigências ilegais e irracionais”.

    O Parlamento iraniano prepara uma lei que pretende colocar o estreito de Hormuz sob a autoridade das Forças Armadas. Segundo o texto, os navios israelenses serão proibidos de passar pela via estratégica e os pedágios deverão ser pagos na moeda iraniana.

    Apesar do bloqueio em Hormuz, um navio carregado com 132,89 mil metros cúbicos de GNL (gás natural liquefeito) atravessou o estreito em abril, o que não acontecia desde o início da guerra, segundo dados da empresa de rastreamento marítimo Kpler.

    O metaneiro Mubaraz, controlado pela Adnoc, a empresa petrolífera nacional dos Emirados Árabes Unidos, pode ter atravessado o estreito “no fim de semana de 18-19 de abril, quando vários navios, entre eles sete metaneiros, tentaram passar, embora a data ainda não esteja confirmada”, afirmou Charles Costerousse, analista da Kpler.

    BOLSAS EM QUEDA

    As principais Bolsas da Ásia fecharam em queda nesta terça. O índice CSI300, que reúne as principais companhias em Xangai e Shenzhen, desvalorizou 0,27%, e o SSEC, em Xangai, caiu 0,19%. Também sofreram perdas as Bolsas em Tóquio (-1%), Hong Kong (-0,95%) e Taiwan (-0,24%). A exceção foi Seul, que ganhou 0,39%.

    O índice Euro STOXX 600, referência na União Europeia, terminou o dia com perda de 0,4%, sendo acompanhado por Frankfurt (-0,18%) e Paris (-0,46%). Já as Bolsas de Londres, Milão e Madri fecharam em alta de 0,11%, 0,77% e 0,46%, respectivamente.

    Nos EUA, a Dow Jones tinha uma oscilação positiva de 0,01%, às 15h, enquanto Nasdaq e S&P 500 registravam perdas de 1,03% e 0,55, respectivamente.

    Petróleo dispara mais de 4% e sobe para US$ 105 com espera por negociação entre EUA e Irã

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia