Blog

  • Lula promulga acordo Mercosul-UE e critica demora nas negociações

    Lula promulga acordo Mercosul-UE e critica demora nas negociações

    Presidente afirma que tratado foi firmado após mais de 25 anos de negociações e defende multilateralismo diante de tensões comerciais globais; acordo entre os blocos entra em vigor de forma provisória nesta sexta-feira.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promulgou nesta terça-feira (28) o acordo entre Mercosul e União Europeia e afirmou que o tratado foi firmado “a ferro, suor e sangue”. O acordo de livre comércio, negociado por mais de 25 anos entre os dois blocos, entra em vigor de forma provisória na sexta-feira.

    Durante cerimônia no Palácio do Planalto, Lula criticou a demora para a conclusão do tratado e declarou que “quando o acordo vem dos colonizadores para os colonizados, vem com mais rapidez”.

    “Mas quando os colonizados resolvem levantar a cabeça e dizer que eles têm direitos, as coisas ganham mais dificuldades, porque nos tornamos competitivos com produtos produzidos em outros países”, afirmou.

    “Esse acordo foi feito a ferro, suor e sangue, porque querem evitar que o Brasil cresça, dispute, coloque seus produtos no mercado estrangeiro. E ele veio no momento para reforçar a ideia consagrada do multilateralismo”, acrescentou.

    Ainda no evento, o presidente disse que o entendimento entre os blocos representa uma resposta de “multilateralismo e na relação cordial entre as nações” às políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, segundo ele, adotou “taxações de forma unilateral com o mundo inteiro”.

    Ao comentar a política tarifária adotada pela Casa Branca no ano passado, Lula afirmou que o Brasil buscou ampliar parcerias comerciais. “Está cheio de gente querendo vender, gente querendo comprar. Brasil hoje não é uma republiqueta, o Brasil é um grande país. Se o Brasil aprender a se respeitar, a gente vai negociar em igualdade de condições em qualquer país”, disse.

    A promulgação do acordo Mercosul-União Europeia ocorre após aprovação pelo Congresso Nacional, em março deste ano.

    Em 21 de abril, durante visita a Lisboa, Lula afirmou que Portugal pode assumir papel estratégico como principal porta de entrada dos interesses empresariais brasileiros na Europa. Na ocasião, também defendeu o avanço da parceria entre os dois países para além do comércio tradicional, com a incorporação de etapas produtivas em território português.

     

    Lula promulga acordo Mercosul-UE e critica demora nas negociações

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Moraes diz que políticos sem voto usam crítica ao STF como 'escada eleitoral'

    Moraes diz que políticos sem voto usam crítica ao STF como 'escada eleitoral'

    Dino defende atuar contra ataques à corte, que ele chama de ‘covardia institucional’. Ministros deram declaração durante julgamento na Primeira Turma do tribunal

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – Após recentes embates com políticos, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Flávio Dino saíram em defesa da corte e de seus colegas durante julgamento nesta terça-feira (28) e criticaram parlamentares que, para eles, têm atacado o tribunal para conseguir votos.

    Segundo Dino, o Judiciário deve atuar contra as críticas que visam o Supremo enquanto o “mercado político” não se autorregula. Já Moraes afirmou que os políticos usam a corte como “escada eleitoral”.

    “Em vez de discutir seus mandatos, querem pegar uma escada em uma suposta polarização contra o Supremo, não com críticas, mas com agressões verbais que seriam, em qualquer local do mundo, caracterização de um assédio moral. E, com isso, volto a dizer: querem likes, mas acham que o eleitor não tem consciência disso”, afirmou o magistrado.

    Os ministros deram as declarações durante julgamento na Primeira Turma que rejeitou uma denúncia apresentada pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) contra o colega José Nelto (União Brasil-GO) pelos supostos crimes de injúria e calúnia.

    O congressista do PL acionou o Supremo depois que Nelto chamou-o de “nazista”, “fascista” e “idiota” durante um episódio do podcast Papo de Garagem, em 2023. Houve um empate e, dessa forma, a decisão deve ser a mais favorável ao envolvido.

    Ao votar pela rejeição, Moraes afirmou que parlamentares usam programas do tipo para ofenderem uns aos outros, enquanto cada um repercute esses embates em suas redes sociais. “Eles próprios instrumentalizariam xingamentos recíprocos como forma de campanha eleitoral”, disse o ministro.
    Segundo Moraes, a mesma estratégia tem sido aplicada contra o tribunal e os ministros do STF.

    “Parlamentares -independentemente de partido ou posição ideológica- de posições opostas se reúnem exatamente para isso: para um ficar ofendendo o outro. Cada um repercute nas suas redes sociais, cada um tem muitos likes e consegue elevar o conhecimento público sobre seus nomes. Ou seja, eles próprios instrumentalizam xingamentos recíprocos como uma forma de campanha eleitoral”, disse.

    “Estamos vendo isso não só em relação aos parlamentares, mas também ao próprio Supremo Tribunal Federal e a ministros desta corte. Políticos que não têm votos necessários para atingir as candidaturas que querem acabam querendo ofender o Poder Judiciário, a honra, a dignidade do Poder Judiciário, utilizando-o como escada eleitoral”, completou.

    Dino, que votou para receber a queixa de Gayer apenas pelo crime de calúnia, afirmou que as críticas ao Supremo são desleais e uma “covardia institucional”. Ele defendeu que o Judiciário deve atuar em meio a uma “degeneração” do debate.

    “Cada dia vejo com mais perplexidade essa ideia de alguns de que ao atacarem o Supremo estarão amealhando votos. Espero que o próprio mercado político possa se autorregular, mas, enquanto isso não ocorre e este livre debate de ideias se transforma nesse tipo de degeneração, creio que a tutela jurisdicional é o único mecanismo que pode conter a lei do mais forte”, declarou.

    Duas semanas atrás, em 14 de abril, os ministros da Segunda Turma usaram uma sessão do colegiado para criticar a proposta de indiciamento de magistrados da corte pelo relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

    Os magistrados também consideraram que houve viés eleitoreiro no relatório do congressista. Dias Toffoli, por exemplo, declarou que “a Justiça Eleitoral não faltará em punir aqueles que abusam do seu poder para obter votos”.

    Decano do tribunal, Gilmar Mendes foi responsável pela crítica mais contundente e chegou a acionar a PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Vieira para investigar possível abuso de autoridade.

    O ministro também se envolveu em um embate com o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), após o pré-candidato à Presidência divulgar em suas redes sociais vídeos em que satiriza integrantes do Supremo.
    Gilmar enviou a Moraes uma notícia-crime contra Zema e pediu que o político seja investigado no inquérito das fake news pelas postagens. O procedimento é sigiloso.

    Após a divulgação dos vídeos anteriores, o decano do Supremo chegou a comparar as críticas feitas à corte a retratar o ex-governador como homossexual e questionou se isso não seria “ofensivo”, mas depois pediu desculpas.

    Moraes diz que políticos sem voto usam crítica ao STF como 'escada eleitoral'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Governadora do DF pede aval da gestão Lula para empréstimo ao BRB

    Governadora do DF pede aval da gestão Lula para empréstimo ao BRB

    Banco de Brasília enfrenta crise de capital e de liquidez por operações com Master; Distrito Federal não tem hoje capacidade de pagamento para receber garantia do Tesouro

    BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), formalizou o pedido de ajuda à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para destravar um empréstimo de socorro ao BRB (Banco de Brasília). A instituição enfrenta uma crise decorrente de operações fraudulentas com o Banco Master, de Daniel Vorcaro.

    O governo do Distrito Federal enviou nesta terça-feira (28) um ofício ao Tesouro Nacional solicitando aval do governo federal para avançar nas tratativas com o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) pelo empréstimo de R$ 6,6 bilhões.

    “A iniciativa integra as medidas que vêm sendo conduzidas com transparência, responsabilidade e diálogo institucional para garantir a estabilidade do BRB”, disse a atual gestão em nota.

    Sem os recursos necessários em caixa para fazer o aporte no BRB, o governo distrital recorre a um processo de captação. No entanto, o Distrito Federal não tem hoje capacidade de pagamento para receber garantia do Tesouro, o que daria condições mais benéficas para o empréstimo, como uma taxa de juros menor.

    O ex-governador Ibaneis Rocha fez um pedido de R$ 4 bilhões ao FGC, e a atual gestão demandou um complemento de R$ 2,6 bilhões. Esse é o plano A do BRB para sair da crise.

    Em evento na manhã desta terça, Celina disse que a proposta foi elaborada seguindo as exigências feitas pelo Banco Central e será levada para avaliação do ministro Dario Durigan (Fazenda) e do presidente Lula.

    “É um gesto formal, mas a gente espera que seja acatado também pelo presidente. Até pela formalização, porque toda a garantia, está tudo está sendo seguido conforme aquilo que nós havíamos encaminhado para o Banco Central. Eu tenho certeza que nós seremos atendidos”, afirmou a governadora.

    “É uma questão institucional grave, que precisa ser vista com a institucionalidade desse momento, com o respeito desse momento, sem qualquer questionamento ideológico”, acrescentou.

    A governadora do Distrito Federal solicitará uma audiência com Lula para a próxima quinta-feira (30). No encontro, ela deve ser acompanhada pelo presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, e pelo secretário de Estado de Economia do Distrito Federal, Valdivino José de Oliveira.

    Em entrevista ao C-Level, videocast semanal da Folha, o presidente do BRB admitiu a necessidade de ajuda do Tesouro para viabilizar a operação solicitada ao FGC e a um grupo formado por grandes bancos.

    “Eu defendo que, em nome do sistema financeiro brasileiro, pudéssemos ter o aval”, disse. “Creio que possamos chegar a um entendimento. Acredito que vamos evoluir para isso.”

    O CEO reconheceu que o ano eleitoral tem dificultado a costura de uma solução. Celina pertence a um campo político adversário do PT em Brasília e é pré-candidata ao governo na chapa da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), pré-candidata ao Senado. “Nós já poderíamos estar lá na frente caso tivesse despolitizado um pouco tudo isso”, disse.

    No último dia 30 de março, a governadora debateu o tema com o ministro da Fazenda por telefone. Sem avanço nas discussões, ela chegou a falar em má vontade do governo federal. “Não deu nenhuma resposta sobre nenhuma ajuda. Pedimos tudo, acho que não tem a boa vontade de fazer”, disse.

    Segundo relatos ouvidos pela Folha, na ligação com Dario, Celina demonstrou interesse em avançar na interlocução com o governo Lula e sinalizou que iria aderir ao subsídio do diesel importado. Seu antecessor, o ex-governador Ibaneis Rocha, havia informado que o Distrito Federal não participaria da iniciativa do governo federal.

    Em aceno ao governo Lula, Celina encaminhou nesta terça à Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei que autoriza o Executivo a cooperar com a União na subvenção aos importadores e distribuidores de diesel de uso rodoviário.

    A cada R$ 1,20 por litro, R$ 0,60 ficará a cargo dos estados e R$ 0,60 a cargo da União. Segundo o texto, o impacto financeiro máximo para o Distrito Federal está estimado em R$ 11,6 milhões.

    Governadora do DF pede aval da gestão Lula para empréstimo ao BRB

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Governo abre consulta pública para construir legado da Copa de 2027

    Governo abre consulta pública para construir legado da Copa de 2027

    O Brasil sedia em 2027 a primeira edição de uma Copa do Mundo de futebol feminino disputada na América do Sul. E o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, iniciou uma consulta pública para ouvir a população brasileira sobre as mudanças que devem ser priorizadas a partir da realização do megaevento esportivo.

    Segundo comunicado à imprensa emitido pelo Ministério do Esporte, “mais do que promover uma competição histórica dentro de campo, o Governo Federal quer garantir que o torneio deixe impactos positivos e duradouros para toda a sociedade”.

    Na consulta pública sobre os legados da competição, a proposta é avaliar as transformações que permanecem após o final do evento, como avanços sociais, esportivos e econômicos que vão além dos jogos e que contribuem para o desenvolvimento do país.

    “Entre os possíveis legados estão o aumento do investimento e da visibilidade no futebol feminino, a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres, a ampliação da participação de meninas e mulheres no esporte, além da formação de treinadoras e gestoras. Também estão em pauta o fortalecimento do futebol como um ambiente seguro, o combate à violência e ao assédio, e o desenvolvimento econômico e turístico das cidades-sede”, diz o comunicado.

    Para participar da consulta pública os interessados devem acessar a plataforma Brasil Participativo e responder à pergunta: “Qual legado você quer para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027?”. As respostas servirão de orientação para a construção do Plano Nacional do Legado Social e Esportivo da Copa do Mundo 2027.

    A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. Oito estádios receberão jogos da competição: Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador), Arena Itaquera (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Estádio Nacional (Brasília), Arena Castelão (Fortaleza), Estádio Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife).

    Histórico

    O Mundial sediado pelo Brasil será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada por China, Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Canadá e França.

    Governo abre consulta pública para construir legado da Copa de 2027

  • 'Não sou obrigada a sorrir', diz Lívia Andrade após polêmica no Domingão com Huck

    'Não sou obrigada a sorrir', diz Lívia Andrade após polêmica no Domingão com Huck

    Apresentadora nega indireta a Ana Paula Renault e conta que caras e bocas foram motivadas por fala de Tia Milena. Ela critica comportamento da recreadora infantil no reality:e desabafa: ‘Me estranha a popularidade dela’

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Após repercussão nas redes sociais pelas caras e bocas feitas durante sua participação no Domingão com Huck, exibido no último domingo (26), Lívia Andrade negou que as reações fossem direcionadas à campeã do BBB 26, Ana Paula Renault, com quem já teve desentendimentos no passado. As duas trabalharam juntas no programa “Triturando”, no SBT em 2020.

    Segundo a apresentadora, as expressões ocorreram durante a participação de Milena Moreira, a Tia Milena, na atração. Lívia afirmou que não gostou de um comentário da recreadora infantil sobre ter “parado o Rio de Janeiro”, que acabou arrancando risos da plateia. “Não sei se foi uma piada, mas não achei graça alguma. Não sou obrigada a sorrir. Sou livre para reagir como quiser”, disse.

    Andrade também criticou o comportamento da ex-participante de reality, citando episódios que considerou desrespeitosos dentro do programa. “Não achei legal ela peidar na cara das pessoas. Isso, para mim, é uma agressão, assim como um tapa na cara. É uma falta de respeito ao próximo. Você tem que respeitar o ambiente”, afirmou em entrevista ao site Metrópoles.

    Ela ainda mencionou outra atitude que, em sua avaliação, poderia justificar uma punição mais severa do que uma chamada de atenção. “Achei um absurdo o tal do suco com água de frango. Meu Deus, como assim? Aquilo, para mim, deveria ser caso de expulsão”, completou.

    A apresentadora também declarou estranhar a popularidade da influenciadora. “Respeito quem gosta, mas me causa preocupação ver esse tipo de comportamento sendo bem recebido”, disse. Apesar disso, ponderou que não mantém convivência com a ex-BBB. “Ela não faz parte do meu dia a dia. Tenho o direito de gostar ou não”, concluiu.

    'Não sou obrigada a sorrir', diz Lívia Andrade após polêmica no Domingão com Huck

  • Fifa aprova cartão vermelho para quem cobrir o rosto em discussões com adversários

    Fifa aprova cartão vermelho para quem cobrir o rosto em discussões com adversários

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Jogadores que cobrirem a boca em discussões com adversários serão punidos com cartão vermelho. A medida foi aprovada nesta terça-feira (28) em reunião do Ifab (International Football Association Board, órgão ligado à Fifa (Federação Internacional de Futebol) responsável por elaborar as regras do futebol.

    O Ifab também determinou que o abandono de campo terá novas sanções. Atletas que deixarem o gramado em protesto contra decisões da arbitragem serão expulsos. Técnicos ou membros da comissão que incentivarem a saída da área de jogo também receberão cartão vermelho. Por fim, o abandono por toda a equipe será punido com a perda da partida.

    As novas regras são motivadas por dois episódios recentes. Em janeiro, a seleção de Senegal abandonou o campo por alguns minutos durante a final da Copa Africana de Nações, em protesto contra a marcação de um pênalti para Marrocos. Os senegaleses retornaram e venceram. Em março, no entanto, a Confederação Africana retirou o título de Senegal e o concedeu a Marrocos.

    Em fevereiro, durante um jogo dos “playoffs” da Champions League, o jogador argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, escondeu o rosto em um bate-boca Vinicius Junior, do Real Madrid. Com a nova orientação, atos semelhantes renderão expulsão.

    O brasileiro acusou o adversário de, com a boca coberta pela camisa, ter proferido ofensas racistas. Prestianni negou. Na semana passada, a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) suspendeu o argentino por seis partidas, citando “conduta discriminatória”, mas não racismo. Em comunicado, a entidade citou “linguagem homofóbica”.

    O encontro do Ifab, realizado em Vancouver, definiu que as novas regras estarão em vigor a partir da Copa do Mundo, que terá início em 11 de junho. As 48 seleções participantes serão formalmente comunicadas.

    Fifa aprova cartão vermelho para quem cobrir o rosto em discussões com adversários

  • Câmara do Recife rejeita conceder título de cidadão recifense a Wagner Moura

    Câmara do Recife rejeita conceder título de cidadão recifense a Wagner Moura

    Projeto precisava de 23 votos favoráveis, mas só obteve 16; proposta era homenagem ao ator Wagner Moura pelo papel no filme ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonca Filho, que foi indicado em 4 categorias do Oscar

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A Câmara Municipal do Recife rejeitou na última segunda-feira (27) o projeto de decreto legislativo (PDL) que propunha a concessão do título de cidadão recifense ao ator Wagner Moura. O vereador Carlos Muniz, do PSB, foi o autor da proposta.

    Para ser aprovado, o PDL 1/2026, que propunha o título de Cidadão do Recife a Wagner Moura, precisava obter votos favoráveis de 23, ou três quintos, dos vereadores da capital pernambucana. O projeto foi aprovado por 16 parlamentares, mas rejeitado por outros sete.

    A homenagem a Moura, disse Carlos Muniz ao defender sua proposta, se justificaria pelo papel dele no filme “O Agente Secreto”, que foi dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e é ambientado na cidade. Com o longa, o baiano venceu o Globo de Ouro e foi indicado ao Oscar, além de ter levado para casa o prêmio de atuação masculina no Festival de Cannes.

    “Mais do que um thriller político, o longa demonstrou elementos da cultura, folclore e história da nossa cidade, que há muito fazem parte da nossa construção como povo”, afirmou o vereador. “Aclamado no mundo inteiro, o filme acumulou premiações em festivais de cinema e alçou o Recife ao topo da indústria cinematográfica mundial. Por sua vez, Wagner Moura imprimiu o DNA recifense em seu personagem”.

    Um dos votos contrários ao projeto foi dado por Eduardo Moura, do partido Novo. Ele questionou se a proposta traria benefício para a população do Recife. “Deveria ter uma mudança neste regimento para que certos tipos de ações totalmente políticas não acontecessem. Temos demandas importantíssimas nesta casa, mas se a gente mesmo não valoriza, quem é que vai valorizar?”, afirmou.

    Câmara do Recife rejeita conceder título de cidadão recifense a Wagner Moura

  • EUA vão emitir passaportes comemorativos com rosto e assinatura de Trump

    EUA vão emitir passaportes comemorativos com rosto e assinatura de Trump

    Ilustrações do presidente aparecerão na parte interna do documento, segundo Departamento de Estado americano. Republicano já colocou sua imagem em moedas, seu nome em departamentos e suas fotografias em prédios do governo

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Os Estados Unidos começarão a emitir passaportes com um design que inclui a imagem do presidente Donald Trump, informou um porta-voz do Departamento de Estado americano nesta terça-feira (28).

    A iniciativa faz parte das comemorações dos 250 anos da independência dos EUA e representa mais um uso da imagem de Trump em itens oficiais ligados à data. Anteriormente, o governo já havia informado sobre a emissão de objetos comemorativos, incluindo moedas e ingressos de parques nacionais, com a imagem do presidente. O anúncio desta terça, entretanto, é o primeiro que envolve um documento pessoal.

    De acordo com um modelo divulgado, o rosto do presidente e sua assinatura aparecerão na parte interna do documento. “Enquanto os EUA celebram o 250º aniversário em julho, o Departamento de Estado está se preparando para lançar um número limitado de passaportes americanos especialmente desenhados para comemorar esta ocasião histórica”, disse o porta-voz Tommy Pigott.

    “Esses passaportes apresentarão arte personalizada e imagens aprimoradas, mantendo os mesmos recursos de segurança que fazem do passaporte americano o documento mais seguro do mundo”, acrescentou ele.

    A informação foi publicada inicialmente pelo site The Bulwark, e a Fox News divulgou a primeira imagem do modelo do novo passaporte.

    A expectativa é que os documentos com o design comecem a ser emitidos nos próximos meses. Ainda não há detalhes sobre a quantidade que será disponibilizada nem se será necessário solicitar especificamente essa versão.

    Outras iniciativas semelhantes vêm sendo adotadas pelo governo Trump no contexto das comemorações. O Departamento do Interior anunciou no ano passado novos designs comemorativos para passes de parques nacionais -um deles traz Trump ao lado de George Washington.

    “É uma honra para o departamento apresentar o passe America the Beautiful [América, a linda, em tradução livre], que homenageia o 250º aniversário dos EUA e as gerações que protegeram nossas terras”, disse o secretário Doug Burgum.

    Além disso, no mês passado, a Comissão de Belas Artes dos EUA -cujos membros foram indicados por Trump- aprovou uma moeda comemorativa pelos 250 anos do país com a imagem do presidente.

    Ainda em 2025, o republicano rebatizou o Kennedy Center para Trump-Kennedy Center. Além do centro cultural, um dos mais famosos dos EUA, o nome do presidente foi incluído no Instituto da Paz -e Trump disse durante evento que essa foi uma surpresa do secretário de Estado, Marco Rubio- e banners com seu rosto foram instalados em três departamentos, o mais recente no Departamento de Justiça, que historicamente mantinha certa independência do chefe do Executivo.

    A prática tem sido comparada ao culto à personalidade usado em regimes ditatoriais como a Coreia do Norte para reforçar a autoridade do líder e moldar a percepção do público.

    EUA vão emitir passaportes comemorativos com rosto e assinatura de Trump

  • PF investiga entrada de malas por avião de empresário em que estavam Motta e Ciro Nogueira

    PF investiga entrada de malas por avião de empresário em que estavam Motta e Ciro Nogueira

    A Polícia Federal está investigando a entrada de malas no Brasil por meio de um avião de um empresário de bets em que estavam os deputados Hugo Motta e Ciro Nogueira

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – A Polícia Federal investiga a entrada no Brasil de cinco bagagens trazidas em um voo em que estavam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em abril de 2025. As bagagens não passaram pelo raio-X ao chegar a São Paulo, quando um auditor fiscal autorizou que fossem liberadas sem inspeção. O caso está no STF (Supremo Tribunal Federal).

    O episódio ocorreu no retorno de uma viagem à ilha caribenha de São Martinho em um avião particular que pertence ao empresário piauiense Fernando Oliveira Lima, conhecido como Fernandin OIG, dono de empresas de apostas online que disponibilizam jogos como o Fortune Tiger -popularmente conhecido como “jogo do tigrinho”.

    No trecho de manifestação citado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, o MPF (Ministério Público Federal) não informa a quem pertencem as malas e sacolas. Os procuradores afirmam, de forma equivocada, que o voo teria ocorrido em abril de 2024. A Folha apurou que a investigação da Polícia Federal se refere a um desembarque ocorrido, na verdade, em 20 de abril de 2025.

    O avião PP-OIG, que pertence a Fernando, saiu em 13 de abril do aeroporto de Catarina rumo ao caribe e voltou uma semana depois, em 20 de abril, pousando às 21h. Quase uma hora depois, às 21h50, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) buscou Motta no local e o levou para Brasília.

    Procurado pela Folha de S.Paulo, Motta confirmou que esteve no voo, mas disse que, ao desembarcar no aeroporto, “cumpriu todos os protocolos e determinações estabelecidas na legislação aduaneira”.

    A assessoria de imprensa do deputado também afirmou que ele aguardará a manifestação da Procuradoria.

    Além de Motta e Ciro, estavam na aeronave os deputados Dr. Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL), ambos líderes de seus partidos na Câmara.

    A reportagem também entrou em contato com as assessorias de Ciro Nogueira, Dr. Luizinho e Isnaldo Bulhões e com Fernandin OIG no início da noite de segunda (27) para obter o posicionamento deles sobre o episódio.

    O pedido foi reforçado nesta terça (28) às 9h para Ciro, às 9h45 para Dr. Luizinho e às 9h30 e às 9h50 para Isnaldo. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.

    O caso foi enviado pela Justiça Federal de São Paulo ao Supremo, onde está sob sigilo. A petição ao tribunal foi protocolada em 13 de abril. Em despacho de sexta-feira (24), Moraes determinou que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste sobre o processo em até cinco dias.

    Questionada sobre a existência de um processo interno para apurar a conduta do auditor investigado pela PF, a Receita Federal afirmou que as investigações da corregedoria transcorrem em sigilo e que não poderia confirmar se há procedimentos abertos no caso específico.

    “Quando notificada sobre possíveis desvios funcionais, a Receita Federal instaura, através de sua corregedoria, procedimentos administrativos disciplinares para a apuração dos fatos. Para garantir os direitos constitucionais de ampla defesa e contraditório aos envolvidos, as investigações transcorrem em sigilo até sua conclusão”, disse.

    O inquérito instaurado pela Polícia Federal apura os possíveis crimes de facilitação de contrabando ou descaminho e prevaricação.

    As informações apontam que o auditor fiscal Marco Antônio Canella permitiu que o piloto José Jorge de Oliveira Júnior “passasse com cinco volumes por fora do equipamento de raio-X” no Aeroporto Executivo Internacional Catarina, em São Roque (SP), na região metropolitana de Sorocaba, por volta das 21h de 20 de abril de 2025.

    A Folha de S.Paulo também buscou contato com o piloto por mensagem via Instagram e WhatsApp nos últimos dois dias, além de ligação às 10h10 e às 12h30 desta terça. O auditor fiscal foi procurado por email e por ligação, por volta das 14h15 e 14h20. Não houve resposta.

    Durante a investigação, a PF obteve a lista de passageiros do voo, na qual constam os nomes de Motta, Ciro, Isnaldo e Dr. Luizinho. Por envolver autoridades com foro especial, o caso foi enviado ao MPF -que pediu que o processo tramitasse no STF.

    “Diante do que a autoridade policial, considerando a possibilidade de a continuidade das investigações revelar o envolvimento dos passageiros que possuem foro privilegiado no delito sob apuração ou em outras práticas delitivas, remeteu os autos ao Parquet Federal [o MPF] para que verifique se é caso de declínio de atribuição”, diz trecho da manifestação do órgão.

    Os políticos retornavam de São Martinho, ilha no Caribe considerada paraíso fiscal pela Receita Federal, em lista divulgada em 2017. O local também é conhecido como a Las Vegas do Caribe devido a atrações noturnas, como cassinos.

    Antes de chegar ao Supremo, o processo estava na 1ª Vara Federal de Sorocaba. A primeira movimentação no sistema naquela instância indica que ele foi distribuído em outubro de 2025. Em 18 de março, a juíza Carolina Castro Costa determinou o envio ao STF.

    “Destarte, diante da natureza dos fatos apurados e da eventual existência de prerrogativa de foro, a deliberação acerca da competência para o processamento e julgamento incumbe ao Supremo Tribunal Federal”, afirmou a magistrada em sua decisão.

    Como mostrou a Folha de S,Paulo, Ciro Nogueira já viajou em outra ocasião em um jatinho particular de Fernandin OIG. Em maio de 2025, o presidente do PP foi até a Europa em um dos aviões, enquanto o empresário era alvo da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Bets.

    O colegiado foi instalado no Senado no fim de 2024 para apurar irregularidades em casas de apostas e possíveis esquemas de manipulação de resultados em eventos esportivos.

    PF investiga entrada de malas por avião de empresário em que estavam Motta e Ciro Nogueira

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • PSG vira sobre Bayern em jogaço de 9 gols e larga em vantagem na Champions

    PSG vira sobre Bayern em jogaço de 9 gols e larga em vantagem na Champions

    (UOL/FOLHAPRESS) – Em um jogo frenético, o PSG virou sobre o Bayern de Munique, aguentou a pressão, venceu por 5 a 4 e saiu em vantagem no duelo de ida da semifinal da Liga dos Campeões, no Parque dos Príncipes.

    Foram cinco gols só no primeiro tempo. Kane abriu o placar para o Bayern, mas Kvaratskhelia e João Neves viraram para o PSG. Olise ainda ainda empatou mais uma vez antes de Dembélé colocar os franceses na frente.

    Na etapa final, o Paris chegou a abrir 5 a 2 com Kvaratskhelia e Dembélé. Mas Upamecano e Luis Díaz diminuíram e mantiveram o Bayern vivo para o segundo confronto.

    O jogo de volta será na quarta-feira da semana que vem (6), na Allianz Arena. Antes, as duas equipes voltam a campo no sábado (2) -o PSG encara o Lorient, pelo Campeonato Francês, enquanto o Bayern pega o Heidenheim, pelo Campeonato Alemão, onde já garantiu o título.

    Na outra semifinal, Atlético de Madrid e Arsenal fazem o jogo de ida nesta quarta-feira (29). Para chegar até aqui, o Paris passou por Monaco, Chelsea e Liverpool, enquanto o Bayern avançou em cima de Atalanta e Real Madrid.

    COMO FOI O JOGO

    Mesmo sem a presença do técnico Vincent Kompany, que estava suspenso, o Bayern não se intimidou no Parque dos Príncipes e saiu na frente com um pênalti. Aos 15 minutos, Olise deixou Luis Díaz na cara do gol, e o colombiano foi derrubado por Pacho dentro da área. Na cobrança, Harry Kane deslocou Safonov e abriu o placar. Na sequência, os alemães quase fizeram o segundo com Olise, mas Marquinhos salvou em cima da linha.

    Depois do gol sofrido, Dembélé perdeu uma chance inacreditável para o PSG, mas Kvaratskhelia empatou. O camisa 10 dos franceses foi lançado cara a cara com Neuer, mas tirou demais e mandou para fora. Só que aos 23 minutos, Kvarastkhelia recebeu pela esquerda, cortou para o meio e mandou na bochecha do gol para fazer 1 a 1.

    Com a igualdade novamente no placar, os dois times tiveram chances, e o PSG conseguiu a virada. Primeiro, Olise fez bela jogada pela direita, chegou à linha de fundo e tentou finalizar, parando em Safonov. O Paris respondeu logo depois, e Doué tirou tinta da trave de Neuer. Em seguida, Dembélé cobrou escanteio na cabeça de João Neves, que fez 2 a 1 aos 32 minutos.

    O jogo seguiu lá e cá, Doué perdeu outra chance pelos mandantes, e Olise empatou para o Bayern. Aos 40, os alemães rondaram a área do PSG e, quando teve espaço, Olise carregou pelo meio e soltou uma bomba para superar Safonov: 2 a 2.

    Ainda antes do intervalo, o PSG voltou à frente do placar. Já nos acréscimos, Dembélé tentou cruzamento, e a bola desviou na mão de Alphonso Davies dentro da área. Após revisão no VAR, o árbitro marcou a penalidade que foi convertida pelo camisa 10 parisiense: 3 a 2.

    Na etapa final, o Bayern até teve a primeira chance com Laimer, mas Kvaratskhelia e Dembélé marcaram duas vezes em dois minutos. Aos 10, Vitinha achou ótimo passe nas costas da defesa para Hakimi, que cruzou rasteiro para o camisa 7 pegar de primeira e balançar as redes. Na sequência, o Paris saiu em contra-ataque com Doué, que deixou para Dembélé finalizar – a bola ainda pegou na trave antes de entrar: 5 a 2.

    Só que os alemães não se deram por vencidos e diminuíram também com dois gols. Aos 19 minutos, Kimmich cobrou falta na medida e Upamecano subiu sozinho para desviar sutilmente e marcar. Três minutos depois, Harry Kane achou linda bola para Luis Díaz que, mano a mano com Marquinhos, conseguiu espaço e fez 5 a 4 – o tento foi anulado por impedimento, mas o VAR confirmou a bola na rede.

    Depois dos nove gols, o jogo finalmente esfriou, mas o PSG aguentou a pressão no fim. O Bayern rondou a área dos franceses em busca do empate, mas não levava perigo. Já os franceses não aceleraram o ritmo do jogo – nos últimos minutos, Mayulu ainda acertou bola no travessão de Neuer. Já nos acréscimos, os alemães voltaram a pressionar, e Pacho tirou cabeçada de Kimmich que ia na direção do gol.

    PSG
    Safonov; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes (Lucas Hernández); João Neves, Zaïre-Emery (Fabián Ruiz) e Vitinha; Doué (Barcola), Dembélé e Kvaratskhelia (Mayulu). T.: Luis Enrique.

    BAYERN DE MUNIQUE
    Neuer; Stanisic, Upamecano, Jonathan Tah e Alphonso Davies (Laimer); Kimmich e Pavlovic (Nicolas Jackson); Luis Díaz, Musiala (Goretzka) e Olise; Harry Kane. T.: Aaron Danks.

    Local: Parque dos Príncipes, em Paris (FRA)
    Árbitro: Sandro Schärer (SUI)
    Assistentes: Ángel Nevado (ESP) e Guadalupe Ayuso (ESP)
    VAR: Carlos del Cerro Grande (ESP)
    Gols: Kvaratskhelia (23’/1ºT e 10’/2ºT), João Neves (32’/1ºT) e Dembélé (49’/1ºT e 12’/2ºT) (PSG); Harry Kane (16’/1ºT), Olise (40’/1ºT), Upamecano (19’/2ºT) e Luis Díaz (22’/2ºT) (BAY)
    Cartões amarelos: Marquinos, Hakimi e Fabián Ruiz (PSG)

    PSG vira sobre Bayern em jogaço de 9 gols e larga em vantagem na Champions