Blog

  • Exército de Israel ordena esvaziamento de 16 cidades no sul do Líbano

    Exército de Israel ordena esvaziamento de 16 cidades no sul do Líbano

    Tel Aviv cita violação do cessar-fogo pelo Hezbollah; Ministro da Defesa israelense afirma que grupo armado ‘está brincando com fogo’

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O Exército de Israel emitiu nesta terça-feira (28) um novo alerta de evacuação para 16 cidades e vilarejos no sul do Líbano. O comunicado ordena que os moradores desses locais deixem imediatamente suas casas e se dirijam à região de Sidon.

    Tel Aviv justificou os ataques contra o país vizinho por a uma suposta violação do cessar-fogo pelo grupo Hezbollah -acusação recorrente de ambos lados na guerra. Além disso, o Exército libanês afirmou que um ataque de Israel durante uma operação de resgate em Majdal Zoun feriu dois soldados das suas forças.

    A ofensiva ocorre um dia após o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmar que o Hezbollah “está brincando com fogo” e arrastará o Líbano para uma catástrofe. “Naim Qassem [líder do grupo armado] está brincando com fogo, e esse fogo queimará o Hezbollah e todo o Líbano”, disse Katz.

    “Se o governo libanês continuar se abrigando sob a proteção da organização terrorista Hezbollah, um incêndio eclodirá e queimará os cedros do Líbano.”

    Apesar da trégua, Israel diz reservar-se o direito de agir contra “ataques planejados, iminentes ou em andamento”. O Exército israelense realizou ataques repetidos no Líbano desde que o cessar-fogo entrou em vigor, em 17 de abril, e ocupou parrte do território sul.

    Moradores libaneses foram alertados a não retornar a suas casas, enquanto tropas permanecem posicionadas em uma faixa de 5 a 10 km ao longo de toda a fronteira do Líbano.

    O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, afirmou nesta terça que o país não pretende tomar o controle de território. “Israel não tem ambições territoriais no Líbano. Nossa presença nas áreas vizinhas à nossa fronteira norte tem apenas um propósito: proteger nossos cidadãos”, declarou.
    Já Hezbollah, apoiado pelo Irã, afirma ter “direito de resistir” à ocupação.

    O Itamaraty confirmou que dois brasileiros, uma mãe e seu filho, foram mortos em ataques de Israel no Líbano ocorridos no domingo (26). Segundo o governo libanês, o número total de mortos no país durante o conflito chegou a 2.521, com mais de 7.800 feridos.

    O presidente do Líbano, Joseph Aoun, defende negociações diretas com Israel para pôr fim à ofensiva israelense, enquanto o Hezbollah se opõe às conversas. Aoun afirmou que o objetivo das negociações é interromper os ataques israelenses, retirar as tropas do país e posicionar tropas libanesas ao longo da fronteira.

    A invasão terrestre israelense no sul do Líbano impediu que moradores retornassem às suas casas em cerca de 55 vilarejos, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, que condenou a destruição e demolição de cidades inteiras por Tel Aviv.

    O Líbano foi arrastado para o conflito após o Hezbollah atacar Israel em 2 de março, em apoio ao Irã. O país persa, por sua vez, havia sido atacado por Washington e Tel Aviv em 28 de março, o que desencadeou um conflito que se espalhou pelo Oriente Médio.

    O cessar-fogo no Líbano foi negociado separadamente das tentativas de Washington de resolver o conflito com Teerã, embora o Irã tenha defendido a inclusão do país árabe em uma trégua mais ampla enquanto negocia acordo para encerrar a guerra com os EUA.

    Exército de Israel ordena esvaziamento de 16 cidades no sul do Líbano

  • Petróleo dispara mais de 4% e sobe para US$ 105 com espera por negociação entre EUA e Irã

    Petróleo dispara mais de 4% e sobe para US$ 105 com espera por negociação entre EUA e Irã

    Barril Brent atinge maior valor desde quinta-feira (23) com as conversas arrastadas por um acordo de paz. Aramco informa compradores que seguirá sem entregar gás de cozinha em maio, diz agência

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O preço do petróleo voltou a disparar nesta terça-feira (28) com a indefinição nas negociações para o término da guerra entre EUA e Israel contra o Irã. O barril Brent chegou a saltar 4,05%, sendo vendido a US$ 105,81 (R$ 527,22), para entrega em julho.

    É o maior preço desde a última quinta-feira (23), quando alcançou US$ 107,37. O petróleo começou a sessão sendo negociado a US$ 101, teve um pico às 2h30 (horário de Brasília) atingindo US$ 104,24, ficou neste patamar e voltou a subir às 8h45, quando foi a US$ 105,81.

    Depois disso, o preço caiu para a casa de US$ 104, mesmo após o anúncio dos Emirados Árabes Unidos que deixará a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) a partir de sexta-feira (1º). O contrato do Brent com entrega mais curta, para junho, chegou a US$ 112,70 (R$ 561,55) e estava em US$ 111,01, às 15h.

    Já o barril WTI (West Texas Intermediate), usado nos EUA, voltou a superar a casa dos US$ 100 e foi vendido a US$ 101,81 (R$ 507,29), alta de 5,64%, para o contrato de junho. O valor é o maior desde 9 de abril, quando foi negociado a US$ 102,70.

    A disparada reflete a preocupação dos investidores com a falta de acordo entre EUA e Irã. O banco Goldman Sachs afirmou que o preço pode chegar a US$ 120 se o conflito permanecer. Na segunda-feira (27), a Casa Branca divulgou que está analisando a proposta iraniana para reabrir o estreito de Hormuz, por onde passa 20% da produção mundial de petróleo e gás.

    Enquanto isso, os dois países estão bloqueando o tráfego na região e afetando o fornecimento do produto. A situação levou a Aramco, uma das maiores do setor no mundo, a informar os seus compradores que não entregará o GLP (gás liquefeito de petróleo) que estava previsto para o mês de maio, segundo apuração da agência de notícias Bloomberg. A empresa interrompeu o envio do gás de cozinha em 28 de fevereiro, quando teve as instalações em Juaymah atacadas por mísseis iranianos.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com seus principais conselheiros de segurança para discutir a nova proposta iraniana, que contemplaria a flexibilização por parte do Irã de seu controle sobre Hormuz e fim do bloqueio de retaliação dos Estados Unidos aos portos iranianos, sem interromper as negociações mais amplas, incluindo a delicada questão do programa nuclear iraniano.

    O regime iraniano afirmou que não aceitará as “exigências excessivas” dos norte-americanos. “Os Estados Unidos já não estão em condições de ditar sua política às nações independentes”, declarou o porta-voz do Ministério da Defesa do Irã, Reza Talaei Nik, de acordo com a emissora de televisão estatal. Ele acrescentou que Washington terá que “aceitar que deve abandonar suas exigências ilegais e irracionais”.

    O Parlamento iraniano prepara uma lei que pretende colocar o estreito de Hormuz sob a autoridade das Forças Armadas. Segundo o texto, os navios israelenses serão proibidos de passar pela via estratégica e os pedágios deverão ser pagos na moeda iraniana.

    Apesar do bloqueio em Hormuz, um navio carregado com 132,89 mil metros cúbicos de GNL (gás natural liquefeito) atravessou o estreito em abril, o que não acontecia desde o início da guerra, segundo dados da empresa de rastreamento marítimo Kpler.

    O metaneiro Mubaraz, controlado pela Adnoc, a empresa petrolífera nacional dos Emirados Árabes Unidos, pode ter atravessado o estreito “no fim de semana de 18-19 de abril, quando vários navios, entre eles sete metaneiros, tentaram passar, embora a data ainda não esteja confirmada”, afirmou Charles Costerousse, analista da Kpler.

    BOLSAS EM QUEDA

    As principais Bolsas da Ásia fecharam em queda nesta terça. O índice CSI300, que reúne as principais companhias em Xangai e Shenzhen, desvalorizou 0,27%, e o SSEC, em Xangai, caiu 0,19%. Também sofreram perdas as Bolsas em Tóquio (-1%), Hong Kong (-0,95%) e Taiwan (-0,24%). A exceção foi Seul, que ganhou 0,39%.

    O índice Euro STOXX 600, referência na União Europeia, terminou o dia com perda de 0,4%, sendo acompanhado por Frankfurt (-0,18%) e Paris (-0,46%). Já as Bolsas de Londres, Milão e Madri fecharam em alta de 0,11%, 0,77% e 0,46%, respectivamente.

    Nos EUA, a Dow Jones tinha uma oscilação positiva de 0,01%, às 15h, enquanto Nasdaq e S&P 500 registravam perdas de 1,03% e 0,55, respectivamente.

    Petróleo dispara mais de 4% e sobe para US$ 105 com espera por negociação entre EUA e Irã

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Alessandro Vieira diz que escritório da esposa de Moraes move processo contra ele

    Alessandro Vieira diz que escritório da esposa de Moraes move processo contra ele

    A ação teria sido movida pela advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, e os filhos Giuliana e Alexandre Barci de Moraes, que pedem indenização de R$ 20 mil para cada um dos autores

    O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou nesta terça-feira, 28, ser alvo de processo por danos morais por parte do escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, que pertence à família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

    A assessoria de Vieira informou que a ação é movida pela advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, e os filhos Giuliana e Alexandre Barci de Moraes, que pedem indenização de R$ 20 mil para cada um dos autores.

    Procurado para comentar o caso, o escritório não havia se manifestado até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

    Eles alegam que o senador violou a honra e a imagem do escritório ao afirmar, em entrevista ao programa Sala de Imprensa, do SBT News, que o escritório recebeu dinheiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

    Alessandro Vieira argumenta que, na ocasião, descreveu fluxo financeiro sob investigação na CPI do Crime Organizado, de que foi relator, e nega ter atribuído ligação entre o PCC e o escritório da família do ministro. “Eu não disse isso. Em nenhum momento, está gravado. O que eu disse, repito, é provado e confessado, é que eles receberam sim, cerca de R$ 80 milhões do Banco Master, que hoje nós sabemos, era um grupo criminoso”, afirma.

    “O que fiz foi relatar o processo provável de lavagem de dinheiro realizado por um grupo que contratou os serviços do escritório da família Moraes. Não apontei em nenhum momento uma ligação direta entre o PCC e o referido escritório.”, acrescenta.

    Informações da declaração de Imposto de Renda do banqueiro Daniel Vorcaro enviadas à CPI apontam que o Barci de Moraes Sociedade de Advogados recebeu R$ 80.223.653,84 em pagamentos do Banco Master, em 2024 e 2025. Caso o contrato tivesse sido cumprido integralmente, o valor pago poderia chegar a R$ 129 milhões até o início de 2027.

    O escritório afirmou que “não confirma essas informações incorretas e vazadas ilicitamente, lembrando que todos os dados fiscais são sigilosos”.

    Segundo o senador, o processo movido pelos familiares do ministro do STF é uma “tentativa de intimidação” que se soma a “ameaças e ofensas dos ministros (Dias) Toffoli e Gilmar (Mendes) e são sintomas de um quadro grave, onde uma elite se julga intocável”.

    Durante a entrevista mencionada no processo, concedida no dia 15 de março, Alessandro Vieira abordou dados recebidos pela CPI do Crime Organizado sobre as atividades financeiras do Master. Segundo ele, Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) do banco Master produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam para a existência de uma “lavanderia” de dinheiro.

    “Você tem apurações em andamento que apontam a chegada de recursos do PCC, uma organização criminosa violenta. Você tem indicativos de pagamento a autoridades de diversos poderes, servidores públicos de carreira, políticos, eventualmente pessoas ligadas ao Judiciário”, disse.

    Ao detalhar, ele cita a família de Moraes: “A gente tem informações que apontam circulação de recursos entre esse grupo criminoso e familiares dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. Não é razoável dizer agora que essa circulação é ilícita. Moralmente falando, ela é absolutamente reprovável. Juridicamente falando, a gente vai ter que ter mais passos para constatar. Quando o Master contrata o escritório de advocacia da família do ministro Alexandre de Moraes, ele está contratando um serviço jurídico? Esse escritório prestou serviços correspondentes aos valores recebidos? Até o momento o indicativo é que não”, afirmou o senador, que prosseguiu citando os pagamentos identificados.

    Alessandro Vieira diz que escritório da esposa de Moraes move processo contra ele

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Meus pais nunca se separaram, esse amor se transformou, diz Pedro Novaes

    Meus pais nunca se separaram, esse amor se transformou, diz Pedro Novaes

    Filho de Letícia Spiller e Marcello Novaes afirma que pais parecem melhores amigos. ‘O que acontece na minha família é muito raro, sou muito agradecido’

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Intérprete do personagem Leonardo em “Três Graças” (Globo), Pedro Novaes, 29, só foi entender o que era viver numa família de artistas na adolescência.

    Filho de Marcello Novaes, 63, e Letícia Spiller, 52, o ator conta que se sente privilegiado pela harmonia dos dois, apesar de separados.

    “A real é que meus pais nunca se separaram. As coisas só se renovaram. Esse amor se transformou em outra coisa, um tipo de admiração, sabe? Eu vejo conversas dos meus pais que são diálogos entre melhores amigos”, diz ele em entrevista à Marie Claire.

    “Eu só fui entender o que minha família era quando eu tinha uns 14 anos. Foi quando pensei: ‘cara, isso aqui que eu vivo é muito maneiro, o que acontece na minha família é muito raro’. Sou muito agradecido por isso”, comenta.

    Mesmo tendo nascido numa casa com artistas, Pedro chegou a recusar papéis mesmo após ter sido aprovado em testes. Segundo ele, queria estudar e melhorar mais para que não houvesse comparações nem dúvidas sobre seu talento.

    “Eu pude amadurecer questões pessoais minhas. Claro que eu sou filho de duas pessoas públicas, mas até a adolescência, tive a oportunidade de viver tranquilamente, ainda sem ser muito reconhecido. Não que eu seja hoje, mas quando você faz novela das 21h, as pessoas sabem quem é você na rua.”

    O trabalho que fez com que o ator pensasse que, enfim, “chegou lá”, foi “Malhação”, em 2019. Mas foi após “Garota do Momento” (2024) que, segundo ele, “as coisas se uniram de uma maneira harmoniosa”.

    “Agora, sinto que tenho o reconhecimento das pessoas, não por ser o filho de alguém, mas pelo trabalho que faço e que está emocionando as pessoas.”

    Meus pais nunca se separaram, esse amor se transformou, diz Pedro Novaes

  • Ex-técnico da seleção de basquete, Moncho Monsalve morre aos 81

    Ex-técnico da seleção de basquete, Moncho Monsalve morre aos 81

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O espanhol Moncho Monsalve, ex-técnico da seleção masculina brasileira de basquete, morreu nesta terça-feira (28), aos 81 anos. A causa do falecimento não foi divulgada.

    Monsalve esteve à frente da seleção brasileira entre 2008 e 2010. No período, venceu a Copa América, em 2009, disputada em Porto Rico, comandando um time que tinha nomes como Tiago Splitter, Anderson Varejão, Leandro Barbosa e Marcelo Huertas. Na final, o Brasil derrotou a seleção da casa por 61 a 60.

    Ele também comandou as seleções do Marrocos e da República Dominicana.

    “O basquete brasileiro lamenta a partida de Moncho Monsalve. Ele foi lenda do basquete espanhol”, disse a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) em nota.

    Na fase como jogador na Espanha, Monsalve marcou época atuando pelo Real Madrid, entre 1963 e 1967. Com o clube merengue, venceu três títulos da Copa da Europa e três da liga local. Ele também acumulou 61 aparições pela seleção de seu país.

    Em 2024, foi introduzido ao Hall da Fama do basquete espanhol.

    Ex-técnico da seleção de basquete, Moncho Monsalve morre aos 81

  • Idoso de 89 anos é preso em Atenas após ataques a tiros

    Idoso de 89 anos é preso em Atenas após ataques a tiros

    Suspeito foi preso em hotel a 200 km da capital grega, horas após a ação; cinco pessoas ficaram feridas; homem enfrentava atrasos em sua aposentadoria e queria matar funcionários da Previdência Social

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A polícia prendeu um homem de 89 anos suspeito de ferir cinco pessoas em dois ataques a tiros separados em Atenas, nesta terça-feira (28), informou o Ministério da Proteção ao Cidadão da Grécia.
    De acordo com a imprensa local, o homem entrou em uma agência do EFKA, órgão de Previdência Social da Grécia, com uma espingarda debaixo de seu casaco, disparando e ferindo um funcionário na perna.

    O atirador, então, viajou de táxi até um prédio de um tribunal, onde disparou vários outros tiros, ferindo levemente quatro funcionárias, sendo elas autoridades judiciais e integrantes do sindicato dos servidores do Judiciário, segundo a polícia.

    O atirador deixou a espingarda no local, junto com cartas endereçadas a jornais, e fugiu a pé, informou a imprensa local. Nas cartas, o idoso afirma que foi tratado “como um cão” pela EFKA e que, portanto, “os morderia como um cão”.

    O homem foi preso horas depois dos ataques em um hotel na cidade portuária de Pátras, a cerca de 200 km de Atenas. Segundo testemunhas, o idoso não apresentou resistência aos policiais e sorria, dizendo que eles iriam vê-lo no “noticiário desta noite”.

    Durante a prisão, um revólver calibre .38 também foi encontrado. A imprensa grega identificou o suspeito como um coletor de lixo da região de Atenas, que já foi internado em uma clínica psiquiátrica, em 2018, após ameaçar uma promotora de Justiça.

    A polícia não comentou sobre uma possível motivação, mas de acordo com informações da emissora estatal grega ERT, o homem ia constantemente à agência da EFKA por enfrentar problemas com atrasos em sua aposentadoria, e conhecia os funcionários do local.

    Quando entrevistada pela emissora, a sobrinha do homem afirmou que seu tio estava obcecado pela situação, expressando ameaças e dizendo que “iria matá-los”.
    Todas as pessoas feridas nos ataques estão sendo tratadas em hospitais e se encontram estáveis, sem risco de morte.

    Idoso de 89 anos é preso em Atenas após ataques a tiros

  • Emirados Árabes Unidos deixam Opep e Opep+

    Emirados Árabes Unidos deixam Opep e Opep+

    País deixará grupo liderado pela Arábia Saudita e coalizão que inclui a Rússia a partir de 1º de maio, segundo agência estatal

    O ministro da Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Mohamed Al Mazrouei, confirmou que o país está deixando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

    “A decisão dos Emirados Árabes Unidos de sair da Opep reflete uma evolução orientada por políticas, alinhada aos fundamentos de mercado de longo prazo”, disse o ministro em publicação no X nesta terça-feira, 28.

    “Agradecemos à Opep e aos seus países membros por décadas de cooperação construtiva”, pontuou.

    “Permanecemos comprometidos com a segurança energética, fornecendo suprimentos confiáveis, responsáveis e de menor emissão de carbono, ao mesmo tempo em que apoiamos mercados globais estáveis”, salientou.

    Mais cedo, a Bloomberg havia noticiado a saída dos Emirados Árabes Unidos da Opep e do bloco ampliado por aliados (Opep+), citando que o desligamento está previsto para 1º de maio e ajudará o país a atender às mudanças na demanda, acrescentando que a produção de petróleo será aumentada gradualmente.

    O próximo encontro da Opep está agendado para o dia 3 de maio.

    Emirados Árabes Unidos deixam Opep e Opep+

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Lisa Kudrow diz que bastidores de 'Friends' eram hostis e cita ofensas de roteiristas

    Lisa Kudrow diz que bastidores de 'Friends' eram hostis e cita ofensas de roteiristas

    Atriz afirma ter sido alvo de falas maldosas durante gravações diante de plateia ao vivo; relato também menciona ambiente com teor sexual e relembra processo contra a Warner nos anos 2000

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A atriz Lisa Kudrow, 62, conhecida por interpretar Phoebe em “Friends”, afirmou ter enfrentado “coisas maldosas” por parte de roteiristas -em sua maioria homens- durante os dez anos de gravações da série, entre 1994 e 2004. O relato foi feito em entrevista ao jornal britânico The Times.

    Segundo Kudrow, os episódios ocorriam nos bastidores das gravações, realizadas diante de uma plateia ao vivo de cerca de 400 pessoas. “Se você errasse uma das falas desses roteiristas ou se ela não tivesse a resposta perfeita, eles podiam dizer algo como: ‘Será que a vadia não sabe ler? Ela nem está tentando. Ela f** com a minha frase’”, relembrou, ao citar alguns dos comentários ofensivos que recebia quando não atingia o tom esperado pelos roteiristas.

    Ela também afirmou que, na sala de roteiristas, eram frequentes conversas de teor sexual envolvendo as colegas de elenco Jennifer Aniston e Courteney Cox. “Eles ficavam discutindo fantasias sexuais com as duas. Situações lamentáveis”, disse.

    Apesar disso, Lisa Kudrow afirmou que a maior parte dos comportamentos ocorria a portas fechadas. “Ah, podia ser brutal, mas esses caras, e eram majoritariamente homens ali, ficavam sentados até as 3 da manhã tentando escrever o programa, então minha atitude era: ‘Digam o que quiserem sobre mim pelas costas, porque aí não importa’”, contou.

    O ambiente nos bastidores de “Friends” já havia sido questionado no início dos anos 2000 por Amaani Lyle, que trabalhou na série em 1999. Ela processou a Warner Bros. Television, alegando que era exposta a comentários sexuais e racistas na sala de roteiristas, onde atuava como assistente. O caso chegou à Suprema Corte dos Estados Unidos, que decidiu contra Lyle ao considerar que esse tipo de conduta fazia parte do ambiente de trabalho da equipe criativa.

    Lisa Kudrow diz que bastidores de 'Friends' eram hostis e cita ofensas de roteiristas

  • Real Madrid confirma cirurgia de Militão, que não disputará a Copa do Mundo

    Real Madrid confirma cirurgia de Militão, que não disputará a Copa do Mundo

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid informou que o zagueiro Éder Militão passou por cirurgia na manhã desta terça-feira (28). O procedimento tira a chance de o defensor estar na Copa do Mundo de 2026.

    O zagueiro iniciará o trabalho de recuperação já nos próximos dias. Militão sofreu uma ruptura no tendão proximal do bíceps femoral da perna esquerda.

    Comunicado do Real Madrid

    “Nosso jogador Éder Militão passou por uma cirurgia com sucesso hoje após ruptura do tendão proximal do bíceps femoral da perna esquerda. A operação foi realizada pelo Dr. Lasse Lempainen, sob a supervisão dos Serviços Médicos do Real Madrid. Militão começará seu trabalho de recuperação nos próximos dias.”

    O jogador tinha esperança de não precisar da cirurgia, o que poderia possibilitar a ida ao Mundial. O Real Madrid, por outro lado, sempre trabalhou com a realização do procedimento, para uma resolução mais definitiva para os recorrentes problemas de lesão que Militão vem tendo nos últimos três anos.

    O tempo estimado de recuperação é de quatro meses. Assim, o defensor ficará fora da lista de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo que acontece entre junho e julho.

     A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026 será em 13 de junho, contra Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA). O Brasil está no Grupo C, que também conta com Haiti e Escócia.

    Real Madrid confirma cirurgia de Militão, que não disputará a Copa do Mundo

  • Baleia encalhada na Alemanha é colocada em balsa, em operação polêmica de milionários

    Baleia encalhada na Alemanha é colocada em balsa, em operação polêmica de milionários

    Timmy, como é chamado o animal, estava preso em baía alemã desde março; macho foi acomodado em aquário de aço para ser rebocado até águas mais profundas no mar do Norte

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Timmy, baleia-jubarte encalhada na costa da Alemanha no mar Báltico desde março, foi colocada a bordo de uma balsa nesta terça-feira (28), em uma operação de resgate que tem mobilizado a população do país e dividido opiniões. O animal será levado agora para o mar do Norte, com águas mais profundas, segundo os organizadores de um projeto de salvamento pago por milionários.

    O jovem macho estava preso numa baía lateral perto da ilha de Poel desde o final de março, após vagar pela região e encalhar diversas vezes. Nesta terça, ele foi acomodado em uma espécie de aquário de aço criado para transportá-lo com segurança nas próximas horas até o mar do Norte.

    O projeto recebeu aval do ministro do Meio Ambiente de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Till Backhaus (cargo equivalente a secretário), embora seja conduzido por uma equipe privada de resgate.

    Enquanto os organizadores da missão acreditam que a baleia está em condições de transporte, especialistas do Museu Oceanográfico Alemão alertam que as chances de sucesso são baixas.

    “As chances de um resgate bem-sucedido são muito pequenas devido ao estado de saúde precário do animal e ao prognóstico geralmente desfavorável”, disse o museu em comunicado antes da operação.

    A tentativa significa “muito estresse e alto risco de lesões” para a baleia e pode gerar “níveis de ruído muito altos na balsa devido ao alto nível de reflexão sonora”, acrescentou a entidade.

    Usuários do X, antigo Twitter, comemoraram a primeira etapa do resgate.

    “Timmy está na barca! Um grande marco foi alcançado”, disse um internauta. “Que lutador e que equipe incrível. Uma mega conquista. Foi uma verdadeira façanha heroica hoje”, escreveu outro.

    DOIS MILIONÁRIOS PAGAM RESGATE

    O resgate é financiado por dois milionários, um dos quais está ligado à rede alemã de varejo de eletrônicos MediaMarkt. Constanze von der Meden, porta-voz da missão de resgate, não respondeu a um pedido de comentário.

    O custo da operação não foi divulgado.

    Timmy, batizado em homenagem à praia de Timmendorfer, que fica perto da ilha do Báltico onde ele está encalhado, foi avistado pela primeira vez há cerca de um mês em águas de baixa salinidade, que as baleias geralmente evitam.

    Cientistas afirmaram que a localização sugeria que o animal estava desorientado ou doente. Nas semanas seguintes, a baleia encalhou repetidamente em bancos de areia.

    Desde então, autoridades do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental disseram que sua estratégia se concentraria em minimizar o estresse, rejeitando apelos públicos para que a baleia fosse sacrificada, para evitar sofrimento prolongado.

    Milhares de emails da população foram enviados às autoridades, alguns contendo ameaças de morte. Backhaus disse que queixas criminais serão apresentadas conforme necessário.

    Ao longo das últimas semanas, ativistas montaram acampamento perto do local de encalhe da baleia, para observar o resgate.

    Antigamente caçadas pelos humanos, até quase serem extintas, as baleias-jubarte se recuperaram e hoje correm risco baixo de desaparecer, embora duas subpopulações ainda sejam consideradas ameaçadas.

    Baleia encalhada na Alemanha é colocada em balsa, em operação polêmica de milionários