Blog

  • Edinho: 'A resposta antissistema está na esquerda, e não na direita e no fascismo'

    Edinho: 'A resposta antissistema está na esquerda, e não na direita e no fascismo'

    Edinho Silva diz que o tema fundamental é a soberania, uma das pautas favoritas de Lula; também prega humildade para petistas ouvirem demandas de eleitores que rejeitam a legenda

    O presidente do PT, Edinho Silva, afirmou de forma enfática aos militantes petistas que o partido não pode ficar “acuado” diante de um sentimento antissistema na política nacional. Segundo ele, a resposta para o sentimento de crítica ao sistema político “está na esquerda, e não na direita e no fascismo”.

    Edinho disse que “não pode a conjuntura lá fora estar gritando coisas para nós e nós dentro do PT não ouvirmos”. Afirmou que “um partido do tamanho do PT tem que conversar com a sociedade e dar resposta às angústias da sociedade”.

    “Como pode estarmos um ambiente de antissistema e o PT ficar recuado e acuado politicamente e não ir falar que se tem antissistema a resposta está na esquerda, e não na direita e no fascismo? A resposta ao antissistema está conosco”, afirmou.

    Edinho também cobrou os militantes para ouvir as periferias, em vez de “ficar irritado” quando vê setores como a juventude evangélica se afastar da esquerda.

    “Não podemos ser reativos quando a juventude evangélica diz que não quer conversar conosco. Temos de ter humildade de perguntar por que não querem conversar conosco. Por que um partido da classe trabalhadora não é o da juventude evangélica, que é trabalhadora?”, questionou.

    “Quando perdemos votos nas periferias, não adianta o PT ficar irritado com as periferias. Temos que ter humildade de ir até as periferias e perguntar por que esses moradores não querem conversar conosco”, afirmou.

    Edinho cobrou a discussão de programas de governo e projetos nas eleições, em vez de uma discussão personalista entre os candidatos.

    “Queremos saber o que o PL pensa para o Brasil, o que os partidos que alimentam o fascismo pensam para o Brasil, para que possamos dizer o projeto de Brasil que o PT defende. Queremos que a sociedade vote em projeto, não em indivíduo, em programa, e não em influencer que vive de lacração, que se for debater não tem proposta para educação, saúde e não sabe como funciona a economia”, afirmou.

    O presidente do PT disse que o partido não pode “ser a favor das emendas impositivas que usurpam os poderes do presidencialismo”. “Não podemos ser a favor de um sistema político que transforma negociação entre Executivo e Legislativo em balcão de negócios. Esse modelo não é o nosso”, declarou.

    Ele também comentou sobre como o manifesto aprovado no 8º congresso do PT fala em reforma do Poder Judiciário. Segundo ele, essa reforma não seria “na concepção da família Bolsonaro, que quer enfraquecer o Judiciário porque sabe que um Judiciário fraco é o primeiro passo para se instaurar o autoritarismo”, mas para “aproximar o Judiciário e o Ministério Público da sociedade civil”.

    “Queremos fortalecer o Judiciário para que ele seja o grande zelador da democracia”, acrescentando em seu discurso a defesa de outras pautas importantes para a esquerda, como o transporte urbano (ressaltando a defesa da tarifa zero do transporte público), a saúde (mencionando o Agora Tem Especialistas, programa do governo anunciado no ano passado) e a segurança pública.

    Edinho foi o último a discursar no encerramento do congresso do PT. Disse que o partido acertou em não encerrar o debate sobre o programa partidário e aprovar apenas o manifesto neste momento.

    “Temos de continuar debatendo, mas diante dos desafios de um partido do tamanho do PT, não poderíamos tomar decisões que não tivéssemos amadurecido no debate”, afirmou.

    “Por isso, tomamos a decisão de deliberarmos agora a avaliação de conjuntura, tática eleitoral e diretrizes de programa de governo. Mantendo o 8º congresso permanente para que logo depois das eleições a gente delibere sobre modelo da Fundação Perseu Abramo (braço teórico do partido), sobre o programa partidário, que é maior que essa conjuntura e o programa de governo que vamos disputar as eleições, e a reforma do estatuto do PT, porque é fundamental que a gente repense a forma de construção partidária”, declarou.

    Edinho: 'A resposta antissistema está na esquerda, e não na direita e no fascismo'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Kelly Key diz que marido passará por cirurgia após AVC

    Kelly Key diz que marido passará por cirurgia após AVC

    Mico Freitas teve diagnóstico de alteração cardíaca após exames em Portugal; cantota afirma que rotina mudou e relata foco na recuperação do companheiro e na família

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A cantora Kelly Key, 43, afirmou neste domingo (26) que o marido, o empresário Mico Freitas, 44, passará por um procedimento cirúrgico no coração ainda nesta semana, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no início de abril.

    Em publicação nas redes sociais, ela disse que os últimos dias foram de recolhimento desde o episódio, ocorrido no dia 6, em Portugal. Segundo a artista, o casal não retornou a Luanda desde então para que ele realizasse exames e identificasse a causa do problema.

    De acordo com Kelly Key, os médicos diagnosticaram um forame oval patente (FOP), uma abertura congênita no coração que pode permitir a passagem de coágulos até o cérebro. A condição será tratada com intervenção cirúrgica. Ela informou que o marido passará por consulta pré-operatória e deve ser operado nos próximos dias, sem detalhar a data.

    A cantora afirmou ainda que tem se dedicado à recuperação do companheiro e à rotina do filho caçula, Artur, de 9 anos. Segundo ela, a família reorganizou a rotina desde o AVC. “Desde então tenho estado mais presente em casa, com o Mico, e também acompanhando o Tuca nos estudos”, disse. Mico Freitas e Kelly Key estão casados desde 2004.

    Kelly Key disse que o episódio alterou suas prioridades. “É curioso como a vida muda o eixo sem avisar. O que era urgente deixa de ser e o que realmente importa aparece com mais clareza”, afirmou. “Que a gente encontre respostas, caminhos e, principalmente, paz no coração”, concluiu

    Kelly Key diz que marido passará por cirurgia após AVC

  • Petróleo começa semana em alta, cotado em US$ 101 o barril, com impasse sobre guerra no Oriente

    Petróleo começa semana em alta, cotado em US$ 101 o barril, com impasse sobre guerra no Oriente

    Com o Estreito de Ormuz fechado, o Brent registra alta de mais de 2%, refletindo preocupações com a oferta global e a instabilidade na região do Golfo

    O preço do petróleo começou a semana em alta com o impasse nas negociações de paz entre Estados Unidos e Irã no fim de semana, que mantém restrições à navegação no Golfo. O Estreito de Ormuz continua fechando, prejudicando o tráfego de petróleo para o mundo.

    No início do pregão asiático, o Brent avançou com força, enquanto o dólar registrou leve alta. O barril do Brent, referência internacional, subiu mais de 2% e atingiu US$ 101,32, refletindo preocupações com a oferta global diante das tensões na região.

    Analistas avaliam que o comportamento dos mercados ao longo da semana deve seguir sensível a qualquer avanço ou retrocesso nas negociações diplomáticas, além de novos desdobramentos envolvendo o fluxo de petróleo na região do Golfo, um dos principais corredores energéticos do mundo.

    Petróleo começa semana em alta, cotado em US$ 101 o barril, com impasse sobre guerra no Oriente

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Palmeiras derrota Bragantino para manter liderança no Brasileiro

    Palmeiras derrota Bragantino para manter liderança no Brasileiro

    O Palmeiras mostrou eficiência para derrotar o Bragantino por 1 a 0, na noite deste domingo (26) no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, para permanecer na liderança isolada do Campeonato Brasileiro.

    Graças aos três pontos somados fora de casa, o Verdão chegou aos 32 pontos na 13ª rodada da competição. Já para o Massa Bruta o revés representou permanecer com 17 pontos, na 9ª colocação da classificação. 

    Em um confronto muito parelho, a vitória da equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira foi garantida graças a gol do argentino Flaco López aos 20 minutos do primeiro tempo após jogada de muita raça do atacante paraguaio Ramón Sosa.

    Já a vice-liderança do Brasileiro continua sendo ocupada pelo Flamengo, que, atuando em Belo Horizonte, superou o Atlético-MG por 4 a 0 com gols de Arrascaeta, Plata e Pedro (dois). Com o resultado o Rubro-Negro alcançou os 26 pontos. Com o revés em casa, o Galo fica na 15ª posição com 14 pontos.

     

    Com a mesma pontuação, mas ocupando a terceira colocação, o Fluminense superou a lanterna Chapecoense por 2 a 1 no estádio do Maracanã graças ao faro de gol do atacante John Kennedy. O Tricolor das Laranjeiras abriu o placar com Savarino em cobrança de pênalti, mas a Chape igualou com um belo chute de longa distância de Ênio. E quando tudo indicava que o confronto terminaria em igualdade, o camisa nove do Flu decidiu a partida.

     

     

    Outros resultados:

    Corinthians 1 x 0 Vasco
    Grêmio 1 x 0 Coritiba
    Athletico-PR 3 x 1 Vitória

     


    Palmeiras derrota Bragantino para manter liderança no Brasileiro

  • "Expressão de pânico". Reação de Melania após ouvir tiros vira meme

    "Expressão de pânico". Reação de Melania após ouvir tiros vira meme

    A reação de Melania Trump ao momento em que são ouvidos tiros durante o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca, no Hotel Washington Hilton, no sábado (25), se tornou viral nas redes sociais. A expressão da primeira-dama, segundo os internautas, mostra “choque” e “pânico”.

    A reação da primeira-dama norte-americana, Melania Trump, ao momento em que são ouvidos tiros durante o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca, no Hotel Washington Hilton, no sábado, se tornou viral nas redes sociais.

    A imagem mostra a expressão de choque e alarme de Melania Trump depois de terem sido disparados tiros no interior do salão onde se realizava o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca. 

    Melania estava sentada junto do marido e presidente, Donald Trump, e da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. O mentalista Oz Pearlman mostrava-lhes um truque quando, de repente, o clima descontraído transformou-se em confusão e medo. 

    Veja o momento abaixo:

    A imagem rapidamente se tornou viral nas redes sociais. “A expressão de pânico de Melania Trump ao perceber que algo estava errado é assustadora”, escreveu um internauta.

    “A reação de choque da Melania diz tudo”, comentou outro usuário.

    Vale destacar que, durante uma coletiva de imprensa neste domingo, Donald Trump afirmou que, inicialmente, pensou que o barulho fosse uma bandeja caindo.

    “Ouvi um barulho e achei que fosse uma bandeja caindo”, disse. No entanto, depois acrescentou que poderia ter sido “tanto uma bandeja quanto tiros”.

    Sobre Melania Trump, o presidente norte-americano afirmou que a primeira-dama percebeu imediatamente que algo estava acontecendo, descrevendo o momento como “traumático” para ela.

    “A Melania estava muito atenta. […] Foi uma experiência bastante traumática para ela”, declarou.

    Vale lembrar que, na noite de sábado (madrugada de domingo em Portugal), um homem tentou invadir o grande salão de baile do Washington Hilton, mas foi contido em meio a uma cena caótica com disparos, enquanto o presidente dos Estados Unidos, o vice-presidente JD Vance e a primeira-dama Melania Trump eram retirados às pressas do local, e os convidados se protegiam debaixo das mesas.

    "Expressão de pânico". Reação de Melania após ouvir tiros vira meme

  • Chelsea derrota o Leeds e enfrentará o Manchester City na decisão da Copa da Inglaterra

    Chelsea derrota o Leeds e enfrentará o Manchester City na decisão da Copa da Inglaterra

    Na manhã deste domingo (26), o Chelsea derrotou o Leeds na semifinal da Copa da Inglaterra, por 1 a 0, em Stamford Bridge. O gol da partida foi marcado por Enzo Fernández, de cabeça, aos 22 minutos de partida, após bom cruzamento de Pedro Neto. O duelo marcou a estreia do técnico interino Callum McFarlane, que estava nas categorias de base.

    A equipe de Londres está em busca do seu 9º título da competição e enfrentará o Manchester City na decisão, no dia 16 de maio, em Wembley. Neste sábado, o time de Pep Guardiola derrotou o Southampton, por 2 a 1, e quer o 8º troféu do nacional.

    O primeiro tempo foi bem agitado no Stamford Bridge e quem teve a primeira grande oportunidade foram os visitantes, aos 14 minutos. Calvert-Lewin fez um ótimo passe para Brenden Aaronsone, que invadiu a área e bateu forte. No entanto, o goleiro Robert Sánchez fez grande defesa e mandou para escanteio.

    Aos 21, Enzo Fernández conseguiu encontrar o centroavante João Pedro dentro da área. O brasileiro bateu forte e carimbou a trave do arqueiro Lucas Perri. Um minuto mais tarde, o Leeds não teve a mesma sorte e o Chelsea chegou ao primeiro gol. O camisa 20 roubou a bola no meio de campo e tocou para Pedro Neto. O português cruzou na medida para Enzo Fernández cabecear firme, sem chances para defesa.

    No início da segunda etapa, o time comandado por Daniel Farke teve a chance de empatar. Aaronsone ajeitou na entrada da área para Anton Stach, que pegou firme e mandou uma bomba contra o gol londrino. Mais uma vez apareceu o arqueiro Sánchez, operando um milagre e mandando para escanteio.

    A partida esfriou no decorrer do segundo tempo, com os clubes trocando passes, mas sem chances claras. Além disso, o jogo ficou um pouco mais pegado e o árbitro precisou mostrar cartões amarelos para alguns jogadores: Pascal Struijk, Ethan Ampadu, Lukas Nmecha e Jayden Bogle pelo lado do Leeds; e Cole Palmer e Pedro Neto para o Chelsea.

    Chelsea derrota o Leeds e enfrentará o Manchester City na decisão da Copa da Inglaterra

  • Trump defende construção de Salão de Baile: "Nunca teria acontecido"

    Trump defende construção de Salão de Baile: "Nunca teria acontecido"

    Donald Trump afirmou que, se o Salão de Baile já tivesse sido construído na Casa Branca, o ataque “nunca teria acontecido”, exigindo a sua conclusão imediata. Um homem armado, entrou no Hotel Washington Hilton, em Washington DC, onde ocorria o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que, se o Salão de Baile já estivesse construído na Casa Branca, o ataque “nunca teria acontecido”, exigindo a conclusão imediata da obra. Vale lembrar que um homem armado entrou no Hotel Washington Hilton, em Washington, onde acontecia o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca.

    “O que aconteceu ontem à noite é exatamente a razão pela qual o nosso grande Exército, o Serviço Secreto, a polícia e, por diferentes motivos, todos os presidentes nos últimos 150 anos têm defendido a construção de um grande e seguro Salão de Baile nos terrenos da Casa Branca”, escreveu na plataforma Truth Social.

    Cabe lembrar que uma disputa judicial havia paralisado a construção do projeto de 400 milhões de dólares (cerca de 340 milhões de euros), que previa a demolição da histórica ala leste.

    Na visão de Trump, “esse ataque nunca teria acontecido no Salão de Baile”, que ainda está em construção.

    “Embora seja bonito, ele possui todos os recursos de segurança de mais alto nível. Além disso, não há andares superiores pelos quais pessoas não autorizadas possam se infiltrar, e está dentro dos portões mais seguros do mundo, a Casa Branca”, acrescentou.

    O presidente também criticou a ação judicial contra a obra, dizendo que foi movida por “uma mulher que passeava com o cachorro” e que “não tem absolutamente nenhuma legitimidade”, defendendo que o processo seja arquivado.


    A construção do Salão de Baile

    A demolição de parte da ala leste da Casa Branca começou em outubro para viabilizar a construção do novo salão.

    Na época, o presidente republicano afirmou que pretendia construir um grande salão de baile de 8.400 metros quadrados, já que o Salão Leste — o maior da Casa Branca, com capacidade para cerca de 200 pessoas — seria pequeno demais.

    Para realizar a obra, a Casa Branca sustentou que não precisava da aprovação do órgão responsável por autorizar construções e grandes reformas em prédios governamentais na região de Washington, a Comissão Nacional de Planejamento da Capital.

    No entanto, no início de abril, um juiz federal proibiu o governo de avançar com a construção sem aprovação do Congresso.

    Pouco mais de uma semana depois, um tribunal autorizou a retomada das obras do salão de baile que Trump pretende deixar como legado na Casa Branca, após as restrições impostas anteriormente.

    O que aconteceu?

    Na noite de sábado, o homem tentou invadir o grande salão de baile do Washington Hilton, mas foi contido em meio a uma cena caótica com disparos, enquanto o presidente, o vice-presidente JD Vance e a primeira-dama Melania Trump eram retirados às pressas do local, e os convidados buscavam abrigo debaixo das mesas.

    Acredita-se que o suspeito tenha adquirido as armas nos últimos dois anos, afirmou Todd Blanche, que prevê a formalização das acusações na segunda-feira.

    Um vídeo divulgado por Donald Trump mostra o suspeito correndo em direção às barreiras de segurança enquanto agentes do Serviço Secreto avançavam para detê-lo.

    Um agente foi atingido por um disparo no colete à prova de balas e estava se recuperando, segundo as autoridades.

    O atirador não ficou ferido, mas foi levado para avaliação em um hospital, de acordo com a polícia.

    O tiroteio ocorreu nas barreiras de segurança minutos após o início do evento, que chegou a ser retomado, mas acabou sendo cancelado.

    Procurador interino diz que funcionários eram alvo… e Trump também

    O procurador-geral interino, Todd Blanche, afirmou que o atirador que invadiu o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca tinha como alvo funcionários da administração de Donald Trump.

    “Parece que, de fato, ele pretendia atacar pessoas que trabalham na administração e, provavelmente, o presidente também estava entre os alvos”, disse Todd Blanche em entrevista à CBS News.

    Trump defende construção de Salão de Baile: "Nunca teria acontecido"

  • Anne Hathaway reage após ser eleita a mulher mais bonita do mundo

    Anne Hathaway reage após ser eleita a mulher mais bonita do mundo

    Atriz Anne Hathaway foi considerada “A Mulher Mais Bela do Mundo de 2026” e reagiu a tal título. Até porque, diz, “não esperava”. “Me fizeram sentir muito feliz.”

    Anne Hathaway reagiu ao fato de ter sido eleita “A Mulher Mais Bonita do Mundo de 2026” pela revista People. A atriz, de 43 anos, foi a capa da edição anual da publicação, na última segunda-feira, 20 de abril — o mesmo dia em que seu novo filme, “O Diabo Veste Prada 2”, teve sua pré-estreia no Lincoln Center, em Nova York.

    Anne Hathaway conversou com a correspondente da revista, Taylen Biggs, durante o evento e demonstrou felicidade com o resultado do ensaio fotográfico.

    “Foi um dia muito divertido”, relembrou ao falar sobre a sessão de fotos para a revista, especialmente para essa edição especial em que foi considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo.

    E, segundo ela, aparecer na icônica capa “não era algo que jamais esperava”. “Mas todos da revista People me fizeram sentir muito feliz.”

    “Ainda é um pouco surreal”, acrescentou Anne Hathaway. “Hoje é o primeiro dia. Ainda estou tentando me acostumar com tudo isso — e já imagino que as pessoas vão falar comigo por causa disso.”

    O retorno de “O Diabo Veste Prada” e a pré-estreia em Nova York

    A estreia do filme “O Diabo Veste Prada 2” marca o retorno de um dos papéis mais icônicos de Anne Hathaway, a personagem Andy Sachs, 20 anos após sua primeira aparição no cinema.

    “Adorei fazer o primeiro filme”, disse a atriz à People sobre a comédia de 2006. “Sei que estava estressada, ansiosa e tudo mais, mas foi uma das experiências mais divertidas da minha vida por causa das pessoas com quem trabalhei.”

    Sobre os colegas de elenco, Anne Hathaway não poupou elogios. “Emily Blunt é um ser humano incrível”, afirmou. “Stanley é muito engraçado e rápido, e a Meryl… eu não costumo dizer o quanto a admiro, mas admiro muito.”

    “Ela é alguém que eu realmente admiro”, reforçou ao falar de Meryl Streep, de 76 anos. “Alguém que define como as coisas devem ser feitas. Uma pessoa que vive a grandeza e nunca se acomoda com o sucesso, sempre buscando evoluir como artista. Ela é inacreditável.”

    “Se a Andy estivesse neste tapete vermelho hoje à noite, o que você acha que ela notaria primeiro?”, perguntou o correspondente Taylen Biggs.

    “Quantos jornalistas estão aqui e quantos são mais do que os atores?”, respondeu a atriz. “Ela provavelmente escreveria uma matéria sobre isso”, acrescentou, referindo-se à personagem, que é jornalista.

    Anne Hathaway reage após ser eleita a mulher mais bonita do mundo

  • Disparada do ouro, Selic alta e endividamento recorde dão impulso a penhor de joias na Caixa

    Disparada do ouro, Selic alta e endividamento recorde dão impulso a penhor de joias na Caixa

    Endividada com cartões de crédito, anéis, pulseiras e correntes viraram uma tábua de salvação. Mas, em vez de vendê-los, ela encontrou outra saída: penhorá-los na Caixa Econômica Federal, única instituição financeira do país autorizada a ofertar essa modalidade de crédito.

    TAMARA NASSIF
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Desde a pandemia, a aposentada Clarice Almeida, 72, passou a enxergar sua coleção de joias de ouro de um jeito diferente.

    Endividada com cartões de crédito, anéis, pulseiras e correntes viraram uma tábua de salvação. Mas, em vez de vendê-los, ela encontrou outra saída: penhorá-los na Caixa Econômica Federal, única instituição financeira do país autorizada a ofertar essa modalidade de crédito.

    “Eu estava cheia de dívidas, não conseguia pagar minhas contas. Mas eu sempre tive bastante joia, e uma amiga minha penhora lá na Caixa aqui de Osasco [região metropolitana de São Paulo] e falou que era uma boa, que o juro era pouco. Penhorei e gostei também, o juro é bem mais baixo mesmo”, disse ela em ligação por vídeo.

    O penhor funciona como um empréstimo com garantia. O cliente leva à agência um bem de valor –joias, pratarias, relógios ou até canetas adornadas com metais preciosos– e um especialista faz a avaliação. O crédito disponibilizado pela Caixa pode chegar a até 100% do valor da peça, e o dinheiro sai na hora.

    Em troca, o cliente paga juros que rondam 2,19% ao mês, em contratos de até seis meses e passíveis de renovação. Os bens ficam guardados no cofre da Caixa até a quitação da dívida e, se o contrato não for pago integralmente ou renovado, vão a leilão.

    No acumulado do último ano, o ouro avançou mais de 60% e, no processo, renovou recordes históricos em sequência. Em janeiro, chegou a ser cotado a US$ 5.600 por onça. “Em reais, o ouro à vista chegou à máxima de R$ 900 por grama”, diz Mauriciano Cavalcante, especialista da Ourominas.

    De lá para cá, afetada pelo conflito no Oriente Médio, a cotação caiu para US$ 4.712 por onça. “Mas a tendência ainda é de alta a curto prazo, podendo atingir novamente os patamares recordes anteriores”, diz Cavalcante.

    O metal precioso é visto como reserva de valor em momentos de instabilidade econômica e geopolítica. A ascensão começou ainda no fim de 2022, quando a Guerra da Ucrânia se intensificou e culminou no confisco das reservas internacionais da Rússia. No ano passado, porém, a política comercial errática do presidente Donald Trump fez o ouro mudar de status: de porto seguro para ativo indispensável nas carteiras.

    O choque do tarifaço no sistema global de comércio foi tão grande que abalou a confiança no dólar e nos títulos americanos, considerados os mais seguros do mundo. O ouro, assim, galgou de US$ 3.343 por onça em 1º de abril, às vésperas do “Dia da Libertação”, para o pico de US$ 5.600.

    Com o metal mais valorizado, as joias valem mais –e a procura pelo penhor disparou junto. Segundo a Caixa, a carteira da modalidade encerrou 2025 com saldo de R$ 3,2 bilhões, crescimento de 31,24% em relação ao ano anterior. A instituição diz que a valorização do ouro é o principal motivo para o crescimento.

    “Como o ouro subiu bastante, muitos clientes passaram a ter um patrimônio relevante parado nas gavetas de casa”, diz Gustavo Trotta, sócio da Valor Investimentos. “Com isso, o penhor vira uma forma rápida de acessar crédito, usando um ativo valorizado sem precisar vender. A alta do ouro permite que o cliente pegue mais dinheiro com o mesmo bem como garantia, o que melhora a relação de custo-benefício da operação.”

    Há outro fator em jogo. O endividamento das famílias –principal motor para que Clarice penhorasse até a aliança de casamento– atingiu o patamar de 80,4% da população, recorde na série histórica da pesquisa conduzida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

    A inadimplência também subiu, afetando 29,6% das famílias endividadas, impulsionada pela taxa Selic no maior patamar em quase duas décadas. Hoje em 14,75% ao ano, a Selic pauta as taxas de juros praticadas no mercado, do rotativo do cartão ao empréstimo pessoal, e é justamente aí que o penhor ganha espaço. “Ele tende a ser mais barato que as demais linhas tradicionais. O cliente busca o penhor como alternativa competitiva”, diz Trotta.

    Há ainda outro atrativo: ao contrário de um empréstimo convencional, o penhor não exige análise de crédito minuciosa. O bem dado como garantia já é suficiente. “Ele acaba sendo uma porta de entrada para pessoas com nome negativado ou dificuldade de aprovação em outras linhas”, afirma o especialista.

    Por esse mesmo motivo, porém, o penhor pode ser um indicativo silencioso de maior endividamento. Como envolve uma garantia real, o empréstimo tem um peso menor no sistema financeiro, explica Trotta, já que não envolve uma análise de escore de crédito do cliente.

    “Pode ser um sinal de que as famílias estão recorrendo a alternativas para gerar liquidez sem necessariamente entrar em linhas mais visíveis. Quando vemos o penhor crescendo junto com o endividamento recorde, isso reforça a ideia de que uma pressão financeira vem acontecendo fora do radar tradicional.”

    Comparativamente, o juro de 2,19% ao mês do penhor perde para as médias do consignado público e do vinculado ao INSS, de 2,11% e 1,76% ao mês, respectivamente, segundo dados do Banco Central. No caso do consignado privado, o piso começa em 1,63% pela securitizadora de crédito Cobuccio. A média, porém, é de 3,57% ao mês.

    Para servidores públicos, diz Marcos Praça, diretor de análise da ZERO Markets Brasil, o consignado segue sendo uma das melhores opções disponíveis. “É uma linha bastante vantajosa, já que a parcela é descontada direto no contracheque e o risco de inadimplência é baixo.”

    A limitação, avalia ele, é a impossibilidade de “rolar” a dívida –isto é, renovar o contrato. “Mas o consignado é uma ótima opção, considerando o cenário atual, porque não depende necessariamente de o cliente ter o bem, como no caso do penhor.”

    Disparada do ouro, Selic alta e endividamento recorde dão impulso a penhor de joias na Caixa

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Na última Copa de Messi e Cristiano Ronaldo, Mbappé busca assumir o trono

    Na última Copa de Messi e Cristiano Ronaldo, Mbappé busca assumir o trono

    LUCAS BOMBANA
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Já com um título (2018) e um vice-campeonato (2022) da Copa do Mundo aos 27 anos, o atacante da seleção francesa Kylian Mbappé, do Real Madrid, vê diante de si a oportunidade de assumir de vez o posto de protagonista do futebol.

    A dupla responsável por dominar os holofotes ao longo das últimas décadas, Lionel Messi, 38, e Cristiano Ronaldo, 41, está prestes a disputar seu último Mundial, inevitavelmente longe do auge físico. Eles ainda têm ambição e qualidade técnica, mas o veloz –e também técnico– Mbappé tem mais lenha para queimar e o desejo de se consolidar como principal nome de sua geração.

    O desempenho na próxima Copa pode lhe oferecer esse posto. E também o de maior artilheiro, que hoje é do aposentado alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Entre os atletas que estarão na disputa de 2026, nos Estados Unidos, no México e no Canadá, despontam como desafiantes Messi (13) e Mbappé (12).

    Os três gols na final contra a Argentina, no Qatar, em 2022, renderam ao francês o segundo lugar na eleição de melhor do mundo da Fifa (Federação Internacional de Futebol), sua melhor colocação até aqui na carreira. Na ocasião, perdeu o troféu principal para Messi, líder da formação alviceleste rumo ao tricampeonato.

    Desde então, Mbappé acumulou mais duas vezes a terceira colocação no prêmio da Fifa, em 2023 e 2025 –com vitórias de Messi e de seu companheiro de seleção Ousmane Dembélé, respectivamente– e uma vez na Bola de Ouro, da France Football, em 2023, também vencida pelo craque argentino.

    Ao longo deste ciclo até a Copa do Mundo, Kylian deixou o Paris Saint-Germain–de forma litigiosa– rumo ao Real Madrid e levou a seleção da França até as semifinais da Eurocopa e da Liga das Nações, parando em ambas as competições na Espanha, da estrela em ascensão Lamine Yamal.

    Poucos meses após o vice-campeonato com a França no Qatar, Mbappé manifestou o desejo de deixar o PSG ao final da temporada 2023/24, citando a ambição em buscar “novos desafios” para a carreira.

    Em julho de 2024, confirmou os rumores ao ser apresentado pelo Real Madrid em um Santiago Bernabéu lotado. Mas teve seu início no time merengue eclipsado por uma disputa judicial contra seu ex-clube por salários e bônus e por uma acusação de estupro na Suécia, que acabou sendo arquivada.

    Para completar, viu o PSG atropelar a Internazionale de Milão para conquistar seu primeiro e tão cobiçado título da Champions League.
    Antes de que os três primeiros jogos que passou em branco pelo Campeonato Espanhol se transformassem em críticas, porém, Mbappé marcou os dois na vitória por 2 a 0 sobre o Real Betis, no Bernabéu.

    “Três jogos sem marcar, para outras pessoas, é pouco, mas para mim é muito”, afirmou Mbappé na ocasião.

    “Este é um grande momento. Esperava marcar neste estádio mítico, o melhor do mundo. É um sonho estar aqui. Espero fazer mais gols e receber mais ovações”, acrescentou o francês, aplaudido pelos 70 mil presentes nas arquibancadas.

    Em sua temporada de estreia em Madri, Mbappé marcou 44 gols em 59 jogos e foi o artilheiro do Espanhol. Apesar dos gols, viu o Real amargar três vices para o rival Barcelona: no Espanhol, na Supercopa da Espanha e na Copa do Rei.

    Na atual temporada, Mbappé acelerou a frequência de bolas na rede, com 41 gols em 41 jogos pela equipe. Ele é o atual artilheiro do Espanhol e da Champions League.

    No entanto, com um grupo que não conseguiu encontrar o entrosamento necessário sob o comando dos treinadores Xabi Alonso e Álvaro Arbeloa, o Real se encontra novamente na segunda colocação na tabela do Espanhol, distante do líder Barcelona.

    Na Champions, o time parou nas quartas de final, com duas derrotas para o Bayern de Munique.

    Recuperado de uma lesão no joelho esquerdo que o deixou afastado dos gramados por cerca de um mês, entre fevereiro e março, Mbappé tem na Copa do Mundo sua maior chance de entrar na briga pelo troféu de melhor do mundo.

    Em declarações recentes, o atacante demonstrou confiança em relação ao desempenho da seleção bicampeã (1998 e 2018) no Mundial.

    “A França é a equipe mais talentosa. Ainda não é, porém, a mais forte. É, sim, a que tem o maior potencial. O potencial deste time é infinito”, afirmou Mbappé ao L’Équipe.

    “Este time atual tem o potencial para ser o melhor do planeta? Sim, 100%. Ele será? Isso dependerá de nós mesmos. Temos que ser ambiciosos sempre quando temos jogadores desta qualidade”, acrescentou o segundo maior artilheiro da seleção francesa, com 56 gols, a um do recorde de Olivier Giroud.

    Na última Copa de Messi e Cristiano Ronaldo, Mbappé busca assumir o trono