Blog

  • Leitura labial revela flerte picante de William e Kate Middleton

    Leitura labial revela flerte picante de William e Kate Middleton

    A especialista Nicola Hickling analisou imagens exibidas no programa britânico Lip-Reading the Royals: What Are They Really Saying?, no qual revisitou uma viagem da Família Real à Jamaica, realizada em 2022. Durante a ocasião, enquanto assistiam a um desfile militar, William e Kate protagonizaram um diálogo interpretado como um flerte mais ousado.

    O príncipe Príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, costumam demonstrar carinho em público, algo já observado em diversas aparições oficiais. No entanto, uma análise recente feita por uma especialista em leitura labial revelou um momento que foi além das interações habituais do casal.

    A especialista Nicola Hickling analisou imagens exibidas no programa britânico Lip-Reading the Royals: What Are They Really Saying?, no qual revisitou uma viagem da Família Real à Jamaica, realizada em 2022. Durante a ocasião, enquanto assistiam a um desfile militar, William e Kate protagonizaram um diálogo interpretado como um flerte mais ousado.

    Segundo a análise, em meio a sorrisos, Kate perguntou ao marido se ele havia “pegado eles no flagra”. William respondeu afirmativamente e acrescentou: “Sei que eu acho que todos aqui querem dar risada”. Na sequência, a conversa ganhou um tom mais íntimo, com Kate elogiando o visual “elegante” do príncipe em seu uniforme militar. “Você sabe como isso me faz sentir”, disse ela. Em resposta, William comentou: “Eu adoraria algo doce”.

    De acordo com comentaristas da realeza, a fala não se referia literalmente a doces. O especialista Cristo Foufas explicou: “Essa é a linguagem de amor deles”. Já o ex-mordomo Grant Harrold avaliou o momento: “Ela está fazendo um elogio maravilhoso a ele e dizendo como isso a faz sentir. Está ficando bastante apimentado! O que é ótimo, eles estão apaixonados. Por que não dizer essas coisas ao seu parceiro?”.

    William e Kate se conheceram em 2001, durante os estudos na St. Andrews University. O relacionamento começou alguns anos depois, passou por uma breve separação em 2007 e culminou no casamento em 2011. Hoje, são pais de George, Charlotte e Louis.

    Leitura labial revela flerte picante de William e Kate Middleton

  • Manchester City vence Southampton e avança à final da FA Cup

    Manchester City vence Southampton e avança à final da FA Cup

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em jogo realizado neste sábado (25), o Manchester City bateu o Southampton pelo placar de 2 a 1 e se classificou para a final da Copa da Inglaterra.

    Os gols deste sábado no estádio Etihad Stadium, em Manchester, foram marcados por Azaz, que abriu o placar para o Southampton, aos 33 minutos do segundo tempo. Ainda nos minutos finais, o City conseguiu virar o jogo com Doku, aos 36, e González, aos 41.

    Com o feito, o time de Pep Guardiola chega à quarta final seguida do Manchester City na FA Cup.

    Agora, o City espera o confronto entre o Chelsea e Leeds, no domingo, para definir o seu adversário da final, que vai acontecer no dia 16 de maio, em Wembley.

    Manchester City vence Southampton e avança à final da FA Cup

  • Queniano se torna o primeiro a completar maratona em menos de duas horas

    Queniano se torna o primeiro a completar maratona em menos de duas horas

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O queniano Sabastian Sawe se tornou o primeiro atleta a completar uma maratona oficial abaixo de duas horas. Neste domingo (26), ele venceu a 46ª Maratona de Londres com a marca de 1h59min30s.

    Sawe também estabeleceu um novo recorde mundial da distância. A marca, obtida em Londres, derrubou o recorde anterior, que era de 2h00min35s -feito na Maratona de Chicago de 2023 -e pertencia ao compatriota Kelvin Kiptum.

    O segundo colocado Yomif Kejelcha também completou a prova abaixo das duas horas. O etíope completou o percurso em 1h59min41s. Jacob Kiplimoi, de Uganda, fechou o pódio com a marca de 2h00min28s.

    Começamos a corrida bem e, chegando perto do fim, eu estava me sentindo forte. […] Estou muito feliz. Sabastian Sawe, à BBC

    No feminino, Tigst Assefa quebrou o próprio recorde mundial e ficou com o título. A etíope completou a prova em 2h15min41s. A queniana Hellen Obiri terminou na segunda colocação, com 2h15min53s, e Joyciline Jepkosgei, também do Quênia, fechou o pódio, com 2h15min55s.

    Queniano se torna o primeiro a completar maratona em menos de duas horas

  • Em 'Três Graças', Gerluce conhece a neta sem saber de quem se trata

    Em 'Três Graças', Gerluce conhece a neta sem saber de quem se trata

    A família e a polícia vêm tentando localizar a menina, que foi comprada por Lena (Barbara Reis). É com ela que a bebê estará quando Gerluce escutar o seu choro. Comovida, a presidente da Fundação Ferette vai ao seu encontro.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Na reta final de “Três Graças” (Globo), Gerluce (Sophie Charlotte) encontrará a neta pela primeira vez. Ela terá contato com a bebê, mas não saberá que é a filha que Joélly (Alana Cabral) vendeu a Samira (Fernanda Vasconcellos), traficante internacional de recém-nascidos, antes de se arrepender e tentar desfazer o negócio.

    A família e a polícia vêm tentando localizar a menina, que foi comprada por Lena (Barbara Reis). É com ela que a bebê estará quando Gerluce escutar o seu choro. Comovida, a presidente da Fundação Ferette vai ao seu encontro.

    Ela então se oferecerá para acalmar a criança. Exausta, Lena autoriza. Com a neta no colo pela primeira vez, Gerluce a acalentará e a deixará tranquila em questão de segundos.

    A ex-cuidadora sentirá uma ligação especial com a criança –ao contrário de Lena, que já lamentou algumas vezes a falta de conexão entre as duas, e a dificuldade que tem em deixá-la calma. O último capítulo da novela vai ao ar no dia 15 de março.

    Em 'Três Graças', Gerluce conhece a neta sem saber de quem se trata

  • Felipe Suhre, ex-repórter do Mais Você, se casa com diretor artístico no Rio

    Felipe Suhre, ex-repórter do Mais Você, se casa com diretor artístico no Rio

    Felipe foi repórter do programa Mais Você (Globo), apresentado por Ana Maria Braga, onde ficou por 10 anos. Ele pediu demissão do cargo e se tornou um mentor de comunicação. O jornalista pediu o noivo em casamento em setembro do ano passado.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – O jornalista Felipe Suhre se casou com o diretor artístico Erick Andrade, nesta sexta-feira (25). A cerimônia aconteceu em uma casa de festas no Alto da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro.

    Felipe foi repórter do programa Mais Você (Globo), apresentado por Ana Maria Braga, onde ficou por 10 anos. Ele pediu demissão do cargo e se tornou um mentor de comunicação. O jornalista pediu o noivo em casamento em setembro do ano passado.
    Em julho de 2025, dias após a morte de Preta Gil, ele postou uma mensagem nas redes em homenagem à amiga e contou aos seguidores que a namorou por cerca de um ano, na primeira década dos anos 2000.

    “Preta tinha uma alegria de viver gigante e, nesses últimos anos lutando pela vida, nos emocionava e ensinava a valorizar essa oportunidade única que e a existência. Descanse em paz, minha querida, e que o plano espiritual te receba com muito amor. Você merece.”

    Felipe Suhre, ex-repórter do Mais Você, se casa com diretor artístico no Rio

  • Faxineira encontra cadáver em banheiro de estádio na Alemanha

    Faxineira encontra cadáver em banheiro de estádio na Alemanha

    Um homem foi encontrado morto, na última quinta-feira, em um banheiro da Veltins Arena, estádio do Schalke 04, tradicional clube do futebol alemão que atualmente disputa a segunda divisão do país. A informação foi divulgada neste domingo pelo jornal alemão Bild.

    O homem tinha 65 anos e participava de uma visita guiada ao estádio quando foi ao banheiro, onde, segundo as primeiras conclusões das autoridades locais, teria sofrido um ataque cardíaco. No entanto, o corpo só foi encontrado no dia seguinte por uma funcionária da limpeza.

    Até o momento, a polícia não suspeita de qualquer tipo de crime relacionado à morte. Ainda assim, causa estranheza o fato de ninguém ter percebido que o homem, natural de Gelsenkirchen, havia se afastado do grupo por várias horas.

    “O FC Schalke 04 reagiu com grande tristeza, na quinta-feira, à notícia de que uma pessoa foi encontrada morta em um banheiro da Veltins Arena. O Schalke 04 expressa suas mais profundas condolências à família enlutada”, informou o clube em comunicado enviado à publicação.

    “A investigação sobre as circunstâncias da morte está em andamento, e o clube se remete às apurações conduzidas pelas autoridades policiais responsáveis. Neste momento, o Schalke 04 não fornecerá mais informações. O clube está apoiando as autoridades competentes com todos os meios disponíveis”, acrescentou.

    Schalke 04 perto do retorno à elite do futebol alemão

    A notícia surge em um momento em que o Schalke 04 está mais perto do que nunca de retornar à Bundesliga, a principal divisão do futebol alemão. A equipe lidera a tabela com 61 pontos, três a mais que o segundo colocado, o SC Paderborn 07, e quatro à frente do terceiro, o Hannover 96 (que, no entanto, tem um jogo a mais).

    O clube possui um dos históricos mais vitoriosos do futebol alemão, com sete títulos do campeonato nacional, cinco Copas da Alemanha, uma Supercopa da Alemanha, uma Copa da Liga, duas Copas Intertoto e uma Liga Europa (conquistada em 1996/97, quando ainda se chamava Copa da UEFA).

    Uma grave crise esportiva levou ao rebaixamento para a segunda divisão em 2022/23, e por pouco não o fez cair para a terceira nas duas temporadas seguintes. No entanto, nesta temporada, o time conseguiu se reerguer sob o comando do técnico austríaco Miron Muslic, que lidera um elenco com nomes como Loris Karius e Edin Dzeko.

    Até o fim da campanha, o Schalke ainda enfrentará SC Paderborn 07 (fora de casa, neste domingo, às 8h30 no horário de Brasília), Fortuna Düsseldorf (em casa), FC Nürnberg (fora) e Eintracht Braunschweig (em casa), dependendo apenas de si para garantir o retorno à elite onde brilhou por tantos anos.

    Faxineira encontra cadáver em banheiro de estádio na Alemanha

  • Anderson Neiff, o 'rei do brega funk', é baleado após show em SP

    Anderson Neiff, o 'rei do brega funk', é baleado após show em SP

    De acordo com informações iniciais, o crime aconteceu por volta das 6h30, quando a van que transportava integrantes da banda foi surpreendida por diversos disparos. Testemunhas apontam que três homens em uma motocicleta se aproximaram do veículo e efetuaram os tiros contra o grupo.

    O cantor Anderson Neiff, conhecido como “Rei do brega funk”, foi baleado na manhã deste domingo (26) após um ataque a tiros ocorrido no Túnel Max Feffer, localizado na Zona Sul de São Paulo.

    De acordo com informações iniciais, o crime aconteceu por volta das 6h30, quando a van que transportava integrantes da banda foi surpreendida por diversos disparos. Testemunhas apontam que três homens em uma motocicleta se aproximaram do veículo e efetuaram os tiros contra o grupo.

    Neiff, que atua como vocalista, foi atingido durante a ação e encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, situado na região central da capital paulista. Até o momento, não há atualizações sobre seu estado de saúde. A banda havia acabado de deixar um show realizado em Santo Amaro, também na Zona Sul, e seguia para um hotel no centro da cidade quando o ataque aconteceu.

    O caso foi registrado no 14º Distrito Policial, e a investigação está sob responsabilidade da Polícia Civil. Os suspeitos conseguiram fugir após a ação e ainda não foram localizados.

    Anderson Neiff é um cantor e influenciador digital brasileiro que ganhou notoriedade no cenário do funk e do trap. Ele se destacou nas redes sociais ao divulgar músicas autorais, além de conteúdos voltados à rotina, ostentação e bastidores da vida artística.

    Natural do Nordeste, o artista construiu sua trajetória de forma independente e conquistou público com canções que misturam elementos do chamado “brega do funk”, estilo marcado por uma abordagem mais melódica e sentimental dentro do gênero.

    Anderson Neiff, o 'rei do brega funk', é baleado após show em SP

  • Liverpool vence Crystal Palace em casa por 3 a 1 em jogo com gol polêmico

    Liverpool vence Crystal Palace em casa por 3 a 1 em jogo com gol polêmico

    (UOL/FOLHAPRESS) – O Liverpool venceu o Crystal Palace por 3 a 1, em Anfield, pela 34ª rodada do Campeonato Inglês.

    Alexander Isak abriu o placar para o Liverpool no primeiro tempo. Poucos minutos depois, Robertson ampliou para os Reds. Ao final do jogo, Wirtz fez o terceiro do Liverpool. Do outro lado, no segundo tempo, Muñoz diminuiu para o Crystal Palace.

    O gol do Crystal Palace gerou polêmica. O goleiro do Liverpool ficou no chão após sentir lesão em uma defesa. No entanto, isso não parou o lateral do Crystal Palace, que aproveitou a situação, bateu de cobertura sem goleiro e diminuiu o placar.

    O Liverpool está em 4° lugar no Campeonato Inglês, com 58 pontos, ultrapassando o Aston Villa. Já o Crystal Palace segue em 13° colocado, com 43 pontos.

    O Liverpool volta a campo no próximo domingo (03), contra o Manchester United, pelo Campeonato Inglês. Já o Crystal Palace volta à ação na quinta-feira (30), contra o Shaktar Donetsk, pelo primeiro jogo da semifinal da Conference League.

    COMO FOI O JOGO

    Liverpool aproveitou suas oportunidades no primeiro tempo. O começo dos primeiros 45 minutos foram disputados, com o Crystal Palace mais presente na área de ataque. Porém, na metade do período, a situação se inverteu, com os Reds adotando uma postura mais ofensiva. A pressão gerou resultado: Isak abriu o placar aos 35 minutos, e somente cinco minutos depois Robertson ampliou o placar.

    Segundo tempo de controle dos Reds, até gol controverso. O Liverpool manteve controle de grande parte do segundo tempo, sem sofrer grandes ameaças. Porém, com o gol do Crystal Palace, os donos da casa tiveram que segurar a pressão que veio no fim da segunda metade. Já no apagar das luzes, Wirtz ampliou o placar e garantiu a vitória dos Reds.

    GOLS

    Isak abre o placar para os Reds. Aos 35 minutos do primeiro tempo, o Liverpool desceu ao ataque com Salah. Após bala mal afastada, MacAllister chutou de fora. Porém, a bola parou em Isak, que dominou, chutou e colocou os Reds em vantagem.

    Contra-ataque letal para ampliar o placar. Após boa defesa de Woodman, o Liverpool lançou-se em contra-ataque. Curtis Jones enfiou a bola para Robertson, que bateu cruzado para fazer 2 a 0 para o time da casa.

    Crystal Palace diminui em lance polêmico. Após grande defesa de Woodman em lance cara a cara, o goleiro do Liverpool fiocu no chão lesionado. A bola parou nos pés de Muñoz, que bateu de cobertura em um gol aberto e diminuiu o placar.

    Wirtz fecha o caixão. Após lateral na área, MacAllister dominou e o alemão bateu de primeira, acertando o ângulo do Crystal Palace e sacramentando o resultado.

    Liverpool vence Crystal Palace em casa por 3 a 1 em jogo com gol polêmico

  • Xavi coloca Neymar como o mais próximo de Messi que viu jogar: Não vi nenhum tão parecido

    Xavi coloca Neymar como o mais próximo de Messi que viu jogar: Não vi nenhum tão parecido

    Ídolo do Barcelona, o ex-meia Xavi afirmou que Neymar foi o jogador que mais se aproximou de Lionel Messi dentro de campo, especialmente no início da passagem do brasileiro pelo clube catalão.

    Companheiro de ambos, Xavi lembrou o impacto imediato de Neymar nos primeiros treinos após a chegada, em 2013, ainda vindo do Santos. Segundo ele, o nível apresentado naquele momento o colocou em um patamar raro de comparação.

    \”O que vi do Neymar durante sua primeira semana conosco foi o mais próximo que ele chegou do Messi. Não vi nenhum jogador tão parecido com o Messi quanto o Neymar era quando chegou ao Barça aos 21 anos\”, disse Xavi, em entrevista à Romário TV.

    Já como treinador do Barcelona, entre 2022 e 2024, Xavi revelou que tentou o retorno do atacante, mas esbarrou na realidade financeira do clube e a negociação não avançou.

    Ao falar de Messi, Xavi destacou a combinação de qualidades do argentino e a constância ao longo dos anos em que dividiram o vestiário. \”Espero estar enganado porque gostaria que melhorassem o Messi, mas não acho que isso vá acontecer. Convivi com o Leo todos os dias durante 15 anos, e ele era o melhor em tudo: técnica, físico, compreensão do jogo, cabeceio, seu pé mais fraco, sua mentalidade.\”, disse.

    \”Ele é um animal competitivo. Imbatível. Quando você lhe dava a bola, ele melhorava tudo e te fazia jogar melhor. Eu era um passador. Ele era de outro planeta.\”, afirmou Xavi.

    O espanhol também comentou sobre Ronaldinho e afirmou que ele teve papel decisivo em uma virada de chave do clube no início dos anos 2000. \”Ronaldinho mudou a história do Barcelona. Era um Barcelona triste, uma época perdedora, e o Ronaldinho com sua magia, seu carisma, nos levou ao sucesso. Esses dois anos de Ronaldinho… para mim, está um ponto acima de Neymar. O Ronaldinho naqueles dois anos foi espetacular.\”

    Sem clube desde que deixou o comando do Barcelona, Xavi soma uma carreira vitoriosa dentro de campo. Como jogador, conquistou múltiplos títulos pelo clube e foi peça central na geração da seleção espanhola campeã do mundo em 2010 e bicampeã da Eurocopa.

    Xavi coloca Neymar como o mais próximo de Messi que viu jogar: Não vi nenhum tão parecido

  • Saber parar é uma virtude, diz Martinho da Vila sobre última turnê, com Mart'nália

    Saber parar é uma virtude, diz Martinho da Vila sobre última turnê, com Mart'nália

    Acontece que Martinho começou a botar Mart’nália vez ou outra em seus shows –fosse para arriscar um backing vocal, fosse para assumir a voz enquanto ele fazia uma pausa para ir ao banheiro ou fumar um cigarro. Ela já tinha contato íntimo com a música dentro de casa, mas passou a ter também na frente do público.

    LUCAS BRÊDA
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Mart’nália subiu a um palco pela primeira vez quando ainda nem tinha ideia de que seguiria uma carreira na música. “Meu pai nunca criou a gente para ser artista”, diz a cantora, filha do sambista histórico Martinho da Vila. “Até porque artista não era profissão antigamente, não era algo bem visto.”

    Acontece que Martinho começou a botar Mart’nália vez ou outra em seus shows –fosse para arriscar um backing vocal, fosse para assumir a voz enquanto ele fazia uma pausa para ir ao banheiro ou fumar um cigarro. Ela já tinha contato íntimo com a música dentro de casa, mas passou a ter também na frente do público.

    Hoje uma respeitada cantora de samba e MPB, Mart’nália vai fazer uma turnê com o pai pela primeira vez na vida. E ele, que viu a filha estrear no palco, agora a terá como testemunha de sua última vez. Isso porque os shows da dupla marcarão a despedida de Martinho da Vila dos grandes palcos e das excursões extensas Brasil afora.

    Intitulada “Pai e Filha”, a turnê pretende passar por 30 cidades, a começar pelo Rio de Janeiro, em 30 de maio. Por enquanto, há shows agendados em Campina Grande e Brasília, em julho, em Belo Horizonte, em setembro, e em Fortaleza, Recife e Salvador, em outubro, além de outras duas datas no Rio em novembro. Eles passam por São Paulo em 25 de julho, no Espaço Unimed.

    “É a última turnê longa”, diz Martinho. “Não vou fazer mais turnês gigantes. Eu já nem ia fazer essa. Só vou porque estou com a Mart’nália. É a saideira, a última volta pelo Brasil. Depois disso, só vou aceitar show no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte… no máximo no Espírito Santo.”

    Aos 88 anos, o sambista diz que não se trata de um esgotamento, mas de saber a hora de parar –ou, mais especificamente neste caso, de diminuir o ritmo. “Não tem negócio de cansaço. É que já andei muito. Chega, né? Saber parar é uma virtude. Às vezes você está no auge e quer ir mais longe ainda, mas o infinito não se dá para alcançar. Aí acaba caindo. Uma hora as pessoas não querem mais você, já não te chamam mais. Aí não é legal. É melhor falar, ‘olha, parei’.”

    Um dos maiores ícones do samba desde os anos 1960, Martinho talvez não esteja no auge criativo –que ele alcançou entre as décadas de 1970 e 1990–, mas também nunca parou de compor e lançar novos trabalhos. Foram quatro álbuns lançados nos últimos seis anos, incluindo colaborações com rappers das novas gerações e um elogiado disco inspirado nas óperas, o “Negra Opera”.

    Quando o assunto é palco, ele afirma que nunca foi tão requisitado. Diz que geralmente um artista, depois de já ter cantado em muitos lugares, deixa de ser uma novidade e recebe menos convites. Passa a fazer “coisas mais miúdas e específicas”. “Comigo acontece o contrário. Sou mais solicitado hoje do que antigamente. É incrível”, diz aos risos.

    Mart’nália conta que a ideia de se apresentar com o pai vem de 20 ou 30 anos, mas só agora as agendas se alinharam. Vai ser um reencontro dela com a própria origem musical, que está intimamente ligada à relação que tem com Martinho.

    “Sempre fui grudada ao meu pai, então eu ia aos lugares com ele. Ia fazer música com os amigos e eu estava lá”, ela afirma. “Só que eu não estava ali por causa da música –era por causa dele”. As rodas de samba, diz, eram corriqueiras, mas não era lugar de criança.

    Ainda jovem, Mart’nália se lembra de alguns embates com Martinho por causa da febre do soul e dos bailes black no Rio de Janeiro. A turma do sambista, Beth Carvalho incluída, era defensora ferrenha da música brasileira contra o que achavam ser uma invasão americana.

    “Eu, como não tinha nada com isso, gostava de curtir meu James Brown, ir aos bailes”, diz. “No meio dessas conversas, ele me mandava uma Miriam Makeba. Dizia, ‘você não quer música de preto? Então venha aqui para a África’. Isso era muito legal também.”

    A carreira da cantora começou na década de 1980 como backing vocal na banda do pai, função que também desempenhou em álbuns de gente como Alcione e Fundo de Quintal, entre outros. Seu primeiro álbum saiu em 1987, mas ela não fez uma carreira solo a partir dele, e preferiu ficar fazendo voz de apoio na banda de Martinho.

    Entre 1992 e 1993, o sambista botou a filha em uma fogueira. Ele tinha um show marcado no dia da disputa final do samba enredo da Vila Isabel daquele ano. Os puxadores que defenderiam a música com a qual concorria não conseguiam cantar como Martinho gostaria. A solução foi escalar Mart’nália junto a outros dois vocalistas para cantar na disputa.

    “O que aconteceu? Ganharam! E ganharam bonito”, diz Martinho. A partir dali, Mart’nália também assinou sambas vencedores na Vila Isabel, sendo que pai e filha inclusive competiram entre si para ver sua composição na avenida.

    Na década de 1990, a cantora participava do Batacotô, formado por músicos das bandas de Martinho e de Ivan Lins. As faixas que ela gravou com o grupo, que acabou desfeito, foram lançadas como seu segundo disco solo, em 1997. Mas não antes de ser convencida pelo pai.

    “Nosso sustento era tocar com Ivan, com Martinho. A gente estava ganhando dinheiro com ‘Devagar, Devagarinho’, com ‘Mulheres’. E a banda acabou porque a gente ia ficar pobre”, ela diz. “Meu pai disse para eu terminar o álbum para ter um cartão de visitas. Mas eu não queria me tornar cantora.”

    Cantora que nunca gravou não é cantora, diz Martinho, recordando-se do diálogo na época. “É alguém que canta por aí, como qualquer um”. Mart’nália afirma aos risos que só finalizou aquele disco porque ficou com medo de perder o emprego.

    Se o álbum não foi exatamente um sucesso de vendas, ele abriu caminho para a carreira de intérprete de Mart’nália, que floresceu na década de 2000. Caetano Veloso produziu “Pé do Meu Samba”, disco de 2002, e Maria Bethânia fez o mesmo com “Menino do Rio”, lançado três anos depois. Essas obras fincaram o nome da cantora dentro do círculo da MPB –e fora da banda de Martinho.

    Desde então, pai e filha pouco se encontraram no palco. Uma exceção é o disco “Mart’nália – Em Samba! Ao Vivo”, de 2014, com direção de Martinho, em que os dois também cantaram juntos. Outra é a participação do sambista no álbum “Pé do Meu Samba (Ao Vivo)”, que saiu dez anos antes.

    Nessa ocasião, a dupla cantou as canções “De Amor e Paz” e “Tudo Menos Amor”. Mart’nália escolheu a primeira delas, uma composição de Carlos Paraná e Adauto Santos, porque achava que Martinho a havia escrito. “Meu pai assobiava muito essa música de madrugada, subindo e descendo escada”, ela diz. “Depois, ouvindo ele cantar a letra, eu achava ainda mais parecida com o estilo dele.”

    Essa é uma das músicas que podem aparecer no repertório do show, que pai e filha dizem ainda não ter bolado. As apresentações serão divididas em três blocos –um para cada e outro com os dois juntos. Ainda que haja um roteiro, os dois gostam de improvisar.

    Afinal, a sintonia de Martinho e Mart’nália vem de antes e vai até depois da música. “Gosto quando ela está no palco, e eu na plateia. Fico lá só lambendo a cria”, ele diz. Ela completa: “Já nasci puxando tudo dele. Pintei até o cabelo amarelo, fiz de tudo para não ficar muito parecida, mas não teve jeito.”

    Saber parar é uma virtude, diz Martinho da Vila sobre última turnê, com Mart'nália