Blog

  • Ex-modelo vira sem-teto e é flagrada revirando lixo

    Ex-modelo vira sem-teto e é flagrada revirando lixo

    A ex-modelo passou a chamar atenção não mais pela aparência ou pelos trabalhos realizados, mas pela queda acentuada em sua vida profissional e pessoal.

    Durante os anos 2000, Loni Willison viveu o auge da carreira: estampou capas de revistas, participou de produções de Hollywood e chegou a ser casada com um conhecido ator da televisão dos Estados Unidos. Atualmente, porém, sua realidade é bastante diferente. A ex-modelo passou a chamar atenção não mais pela aparência ou pelos trabalhos realizados, mas pela queda acentuada em sua vida profissional e pessoal.

    Há cerca de uma década, Loni vive em situação de rua e já foi vista em diversas ocasiões revirando latas de lixo. Imagens que circularam nas redes sociais causaram forte impacto ao mostrar a ex-modelo praticamente irreconhecível, com aparência muito magra, poucos cabelos, ausência de alguns dentes e deformações nas pontas dos dedos.

    Segundo reportagens publicadas por veículos internacionais como The Sun e Daily Mail, ela enfrentou sérios problemas de saúde mental nos últimos anos de sua trajetória profissional. Ainda de acordo com essas fontes, Loni teria sofrido um colapso nervoso por volta de 2016, do qual não conseguiu se recuperar.

    Com o agravamento da situação, a ex-modelo perdeu contratos de trabalho, acumulou dívidas significativas e acabou ficando sem bens como apartamento e carro. Já vivendo nas ruas, desenvolveu dependência química após se envolver com o uso de metanfetamina. Antes desse período de declínio, Loni Willison teve destaque em campanhas publicitárias e em revistas voltadas ao universo fitness, além de atuar como atriz. Entre seus trabalhos no cinema, está o filme Expose, protagonizado por seu então marido, Jeremy Jackson.

    Em uma entrevista concedida ao The Sun em 2021, Loni falou sobre sua situação e demonstrou não acreditar que mereça ajuda para sair dela. “Mesmo que eu peça por ajuda, não há muito que alguém possa fazer. Eu não vou bagunçar a vida de alguém só porque alguém ferrou a minha”, declarou.

    Ex-modelo vira sem-teto e é flagrada revirando lixo

  • Flávio critica provocações entre bolsonaristas, e Nikolas reclama de quem 'mina a própria base'

    Flávio critica provocações entre bolsonaristas, e Nikolas reclama de quem 'mina a própria base'

    “Fica aqui meu pedido sincero: não precisa ‘pressionar’ ninguém ou me ‘defender’ de pessoas que também querem Bolsonaro na Presidência da República. Já disse algumas vezes e repito, cada um tem o seu tempo e a sua forma de ajudar”, escreveu Flávio em publicação na noite desta sexta-feira (24).

    MARINA PINHONI
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) criticou “provocações e cobranças” entre aliados após novo episódio de troca de ofensas entre um de seus irmãos e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nas redes sociais.

    “Fica aqui meu pedido sincero: não precisa ‘pressionar’ ninguém ou me ‘defender’ de pessoas que também querem Bolsonaro na Presidência da República. Já disse algumas vezes e repito, cada um tem o seu tempo e a sua forma de ajudar”, escreveu Flávio em publicação na noite desta sexta-feira (24).

    Mais cedo, Nikolas havia afirmado que, se a capacidade cognitiva do vereador Jair Renan Bolsonaro (PL) e a de outro influenciador de direita que o critica fossem somadas, ainda assim não alcançariam a de uma “toupeira cega”.

    Depois da postagem do pré-candidato à Presidência, o deputado mineiro respondeu ao apelo e afirmou que sofre provocações “há três anos” e permanecia calado. “Mas como todo ser humano, tenho um limite. E com o passar do tempo, vários aliados de longa data, leais e íntegros tem sido alvo da mesma turma que nada agregam, a não ser gerar divisão e até mesmo fiscalização/perseguição a quem não posta uma porcentagem que eles desejam.”

    Nikolas também citou correligionários na Câmara, afirmando que eles têm se tornado “alvo diário” de perseguição, “minando a própria base que o seu pai criou”.

    “Isso tem gerado um clima que ninguém mais suporta. Poucos tem coragem de enfrentar, e quando enfrentam, recebem o rótulo de ‘traidores’”, disse.

    No início do mês, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro disse que “os holofotes e a fama” fizeram mal ao parlamentar mineiro.

    “Você continua colocando Flavio numa espiral do silêncio, com menos de meia dúzia de apoios públicos, apenas para fingir não ter abandonado o grupo político que te projetou.”

    Flávio critica provocações entre bolsonaristas, e Nikolas reclama de quem 'mina a própria base'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Ana Paula Renault pede a fãs que não gastem com presentes caros

    Ana Paula Renault pede a fãs que não gastem com presentes caros

    Os administradores da conta da jornalista no X (ex-Twitter) disseram que ela ama o carinho dos fãs e vai reservar um momento na agenda para conversar com os apoiadores.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A assessoria da campeã do BBB 26 (Globo), Ana Paula Renault, 44, pediu aos fãs nesta sexta-feira (24) que não gastem dinheiro com presentes caros destinados a ela e tomem cuidado com as tentativas de golpe.

    Os administradores da conta da jornalista no X (ex-Twitter) disseram que ela ama o carinho dos fãs e vai reservar um momento na agenda para conversar com os apoiadores.

    “Mas deixamos claro, ela não aprova que vocês gastem dinheiro com presentes caros”, diz a publicação. “Inclusive, uma das pautas que defende é justamente não incentivar gasto com qualquer tipo de coisa (ex: casa virtual)”.

    A vencedora do reality recomendou que não sejam feitos gastos desnecessários e repasses de dinheiro a terceiros. “Cuidem do seu dinheirinho”, pediu no X.

    Segundo a assessoria, Ana Paula prefere receber mensagens, cartas, abraços e relatos de memórias.

    “Se quiserem demonstrar também apoio de outra forma, priorizem doações para causas que ela defende, como casas de apoio à comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de extrema vulnerabilidade”, conclui o texto.

    A campeã do BBB 26 será a primeira convidada da nova temporada do Saia Justa, no GNT, na quarta-feira (29), às 22h30, com exibição ao vivo.

    Ana Paula Renault pede a fãs que não gastem com presentes caros

  • Renovação de Memphis Depay vira pauta política e divide o Corinthians

    Renovação de Memphis Depay vira pauta política e divide o Corinthians

    FÁBIO LÁZARO
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians vive um impasse interno sobre a permanência de Memphis Depay, cujo contrato se encerra em julho. O clube está dividido entre correntes que defendem a continuidade do atacante e grupos que pressionam pela saída ao fim do vínculo.

    PRESSÃO POLÍTICA X RESPALDO DO FUTEBOL

    Há uma ala política, sobretudo de setores ligados ao Parque São Jorge, contrária à permanência do holandês. Esse grupo entende que o jogador prioriza projetos pessoais em detrimento do clube.

    Por outro lado, o departamento de futebol sustenta a manutenção de Memphis Depay. Internamente, a avaliação é de que a presença do atleta agrega não apenas tecnicamente, mas também em termos de mentalidade e exigência no dia a dia.

    Nos bastidores do CT Joaquim Grava, dirigentes, membros da comissão técnica e até mesmo alguns jogadores entendem que até comportamentos considerados mais difíceis do atacante contribuem para elevar o nível de cobrança, organização e evolução estrutural do clube.

    Memphis Depay deseja permanecer no Brasil. O jogador já manifestou a pessoas próximas que se adaptou à cultura local e projeta planos para o pós-carreira no país, especialmente ligados às conexões construídas.

    O atleta também entende que dificilmente encontrará em outro clube o mesmo status financeiro e nível de influência que possui no Corinthians.

    Apesar disso, o cenário financeiro pesa contra. O grupo responsável pela reestruturação econômica do clube considera a saída do atacante como uma medida mais saudável. Desde o início do ano, o departamento financeiro estabeleceu a necessidade de redução de aproximadamente R$ 6 milhões na folha salarial.

    Metade desse valor está diretamente vinculada à possível saída de Memphis, o que ainda exigiria novos cortes. Até o momento, o balanço entre chegadas e saídas no elenco gerou impacto considerado pequeno na redução do orçamento.

    TENTATIVAS DE VIABILIZAR PERMANÊNCIA

    O departamento de futebol trabalha com alternativas para manter o jogador. A estratégia envolve uma redução salarial e a captação de parceiros comerciais que ajudem a viabilizar os custos.

    Memphis mantém boa relação com o executivo Marcelo Paz, que lidera as conversas. O dirigente já iniciou tratativas para convencê-lo da necessidade de adequação financeira. O jogador sinalizou positivamente para uma redução, ainda sem definição de valores.

    Paralelamente, a área de marketing busca novos patrocinadores, com foco em acordos internacionais. Essas iniciativas contam com o aval da diretoria, mas há ceticismo interno sobre a capacidade de cobrir integralmente os custos do atleta.

    DECISÃO PASSA PELA PRESIDÊNCIA

    O presidente Osmar Stábile vive um cenário dopoe pressão interna. O dirigente transita entre o entendimento do departamento de futebol, favorável à permanência, e a ala política, que defende a saída.

    Entre os opositores à continuidade, a avaliação é de que nem mesmo uma redução de 50% nos vencimentos seria suficiente para justificar a permanência.

    Na visão do presidente, a manutenção de Memphis Depay só será possível caso o clube consiga viabilizar ao menos um parceiro comercial relevante para dividir os custos do contrato.
    De todo modo, a palavra final é do presidente corintiano.

    Renovação de Memphis Depay vira pauta política e divide o Corinthians

  • Famosos voltam atrás e revertem procedimentos estéticos em busca de naturalidade

    Famosos voltam atrás e revertem procedimentos estéticos em busca de naturalidade

    O movimento de “desarmonização facial” surge como reação a um período de popularização dos preenchimentos com ácido hialurônico, a partir da segunda metade dos anos 2010. A tendência ganhou impulso com as redes sociais e os filtros de imagem, que disseminaram padrões estéticos associados a rostos mais volumizados e simétricos.

    VICTORIA BORGES
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A fisiculturista e influencer Gracyanne Barbosa anunciou na quarta-feira (22) que está retirando preenchimentos faciais em busca de uma aparência mais natural. A decisão insere o nome da ex-BBB em uma lista crescente de celebridades que optaram por desfazer procedimentos estéticos.
    “Por muito tempo, achei que quanto mais, melhor. Chegou um momento em que eu me olhava e sentia que não era mais eu”, declarou no Instagram. “Não quero mais preenchimento. O jeito que vou tratar minha pele em 2026 será diferente”.

    O movimento de “desarmonização facial” surge como reação a um período de popularização dos preenchimentos com ácido hialurônico, a partir da segunda metade dos anos 2010. A tendência ganhou impulso com as redes sociais e os filtros de imagem, que disseminaram padrões estéticos associados a rostos mais volumizados e simétricos.

    Segundo o dermatologista Daniel Cassiano, há um aumento na procura por reversão ou suavização de procedimentos, embora ele veja o fenômeno mais como um “ajuste de rota”. “A desarmonização é muitas vezes a tentativa de recuperar proporções faciais de maneira individualizada, não necessariamente abandonar os procedimentos”, afirma.

    Aline Campos, participante do BBB 26, é outro exemplo. Após críticas nas redes sociais sobre o rosto mais quadrado e comentários de que estaria irreconhecível em relação ao passado, a influenciadora reduziu preenchimentos e apostou em outras abordagens, como o lifting facial, em busca de resultados mais equilibrados.

    De acordo com o médico, houve mudança também no perfil das queixas dos pacientes. “A busca atual é por uma aparência descansada e pele bem tratada”, diz. Para ele, essa mudança acompanha tendências como o “quiet beauty” e o “quiet luxury”, que passaram a influenciar também os procedimentos estéticos.

    Bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado, radiofrequência microagulhada e lasers têm ganhado espaço ao priorizar qualidade de pele e sustentação, sem aumentar tanto o volume facial.

    Um dos pioneiros a reverter a harmonização facial foi Lucas Lucco, que em 2020 falou publicamente sobre retirar procedimentos por sentir que havia perdido sua identidade.

    “Se ultrapassa o limite do suave, a gente acaba se olhando no espelho com traços que não são nossos. Há a perda da identidade. Isso é muito ruim para a autoestima. Eu não mexo nesse negócio mais não”, disse o cantor nos stories da época.

    A partir de 2022, o tema ganhou nova dimensão com nomes como Gkay, Gabi Martins e Mariana Goldfarb também dizendo não se reconhecer mais diante do espelho.

    “Tive uma distorção de imagem muito forte, fortíssima, achava que nunca estava bom. Achava que tinha que colocar mais, mais e mais”, disse Gkay, em entrevista ao “Pod Delas”.

    O ponto de virada veio quando os procedimentos passaram a comprometer sua expressão. “Eu não conseguia sorrir de tanto preenchimento que tinha na minha boca”, contou. Ao rever fotos antigas, disse ter se surpreendido: “Eu era muito feia, meu Deus do céu!”.

    Os ex-BBBs Eliezer e Rodrigo Mussi também expuseram publicamente o incômodo com o excesso de preenchimentos.

    “Quando eu olho as fotos, nem acredito que deixei chegar daquele jeito”, disse o marido de Viih Tube. Foi ela, inclusive, quem o alertou sobre o exagero. “Minha ficha caiu ali”, afirmou no Instagram. O dermatologista afirma que essa percepção se dá por resultados excessivos, perda de naturalidade e, em alguns casos, migração do produto e nódulos.

    O movimento não se restringe às celebridades brasileiras. Em 2022, o produtor Simon Cowell afirmou ter retirado todos os preenchimentos após se assustar com a própria imagem em fotografias. No ano seguinte, Ariana Grande revelou ter abandonado botox e preenchimentos por considerar que havia exagerado.

    Kylie Jenner, uma das celebridades mais associadas à estética dos preenchimentos, também falou sobre reduzir o volume dos lábios em busca de um visual mais discreto. Em um episódio da série “Keeping Up With the Kardashians”, revelou ainda que se arrependia dos implantes de silicone nos seios.

    O nascimento de Stormi, em 2018, foi o que a levou a repensar os procedimentos. “Eu ficaria arrasada se ela quisesse fazer cirurgias plásticas aos 19 anos. Quero ser o melhor exemplo para ela. Se pudesse voltar atrás, não faria nada”, disse.

    Famosos voltam atrás e revertem procedimentos estéticos em busca de naturalidade

  • Gabriel Medina, Samuel Pupo e Italo Ferreira avançam às semifinais em Margaret River

    Gabriel Medina, Samuel Pupo e Italo Ferreira avançam às semifinais em Margaret River

    Três surfistas brasileiros avançaram às semifinais em Margaret River, a segunda etapa do Championship Tour 2026, na noite desta sexta-feira (24), na Austrália. Com uma vaga garantida na final, o Brasil terá o duelo de compatriotas entre Gabriel Medina e Samuel Pupo na próxima etapa. Já Ítalo Ferreira enfrentará o australiano George Pittar, que eliminou Yago Dora.

    O tricampeão mundial Gabriel Medina, que está retornando ao circuito após lesão em 2025, derrotou o italiano Crosby Colapinto. Em uma disputa bem movimentada, o surfista paulista superou o adversário por 15.87 a 11.83. Além disso, o brasileiro teve a melhor nota do confronto, conseguindo 8.20, sacramentando a vitória na Austrália.

    No outro embate, Samuel Pupo conseguiu bater Joel Vaughan após começar com duas ondas baixas. O surfista de São Sebastião esperou o momento certo e levou 6.50 após dropar em uma pequena parede. Pouco depois, conquistou 7.50 e somou 14.00 na pontuação total. O adversário conseguiu 13.06, com ondas de 5.33 e 7.73, e acabou eliminado.

    O outro brasileiro que saiu vencedor foi Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019. Na bateria que fechou as disputas de quartas de final, o potiguar superou o australiano Ethan Ewing. Em um confronto um pouco mais arrastado, Italo somou 12.00 e foi o suficiente para despachar o adversário, que fez apenas 8.33.

    Quem também poderia representar o Brasil nas semifinais era o catarinense Yago Dora, que acabou eliminado pelo australiano George Pittar. A disputa terminou com 13.07 do anfitrião contra 13.00 do brasileiro.

    Gabriel Medina, Samuel Pupo e Italo Ferreira avançam às semifinais em Margaret River

  • Panini confirma álbum da Copa do Mundo sem a presença de Neymar

    Panini confirma álbum da Copa do Mundo sem a presença de Neymar

    LUCIANO TRINDADE
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Panini confirmou nesta sexta-feira (24) a autenticidade do álbum da Copa do Mundo comercializado na Espanha sem a presença de Neymar entre os jogadores da seleção brasileira.

    A versão espanhola foi divulgada por veículos de imprensa do país. No Brasil, o álbum do Mundial será lançado no próximo dia 1º.

    Além da ausência de Neymar -principal astro da seleção brasileira nos últimos anos, mas ainda não convocado pelo técnico Carlo Ancelotti-, chamou a atenção a presença de Rodrygo. O atacante do Real Madrid seria presença provável no Mundial, mas sofreu lesão recente e não vai disputar a competição, que será sediada por Estados Unidos, Canadá e México.

    O álbum também pode ter outra baixa, a de Estêvão, que sofreu contusão. O jogador do Chelsea teve uma lesão muscular de grau 4 no jogo contra o Manchester United, no último sábado (18), e, neste momento, sua presença na Copa é considerada altamente improvável.

    Na “convocação” da Panini, a seleção brasileira aparece com dois goleiros, cinco defensores, três meio-campistas e oito atacantes.
    Neymar, que disputou as últimas três Copas do Mundo e esteve nos três últimos álbuns oficiais, ainda aguarda a convocação de Ancelotti, prevista para o dia 18 de maio.

    Veja os jogadores da seleção brasileira na versão espanhola do álbum:
    Goleiros: Alisson e Bento
    Defensores: Marquinhos, Éder Militão, Gabriel Magalhães, Danilo e Wesley
    Meio-campistas: Lucas Paquetá, Casemiro e Bruno Guimarães
    Atacantes: Luiz Henrique, Vini Jr., Rodrygo, João Pedro, Matheus Cunha, Gabriel Martinelli, Raphinha e Estêvão

    Panini confirma álbum da Copa do Mundo sem a presença de Neymar

  • Panini monta álbum da Copa por probabilidade e encara incertezas como Irã

    Panini monta álbum da Copa por probabilidade e encara incertezas como Irã

    LUCIANO TRINDADE
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na fábrica da Panini, no centro empresarial Tamboré, em Barueri, onde o álbum da Copa do Mundo ganhou forma, o silêncio sobre seu conteúdo era regra. Em visita feita pela reportagem uma semana antes do evento de lançamento, nem mesmo diante das máquinas e pilhas de figurinhas era possível dirimir dúvidas que mobilizavam fãs.

    As respostas já existiam, mas concentradas em uma pessoa, o CEO da empresa no Brasil, o chileno Raul Vallecillo, que, mesmo autorizado a falar, mantém o suspense.

    “Prefiro que, quando o álbum estiver no mercado, você mesmo descubra quais são os jogadores que vão estar em cada seleção”, disse.

    Na área fabril, apesar de aberta à imprensa, a circulação era limitada por faixas no chão. Concentradas, funcionárias –as mulheres são maioria na linha de produção- dedicavam-se a separar, conferir e embalar as figurinhas em ritmo contínuo.

    Mesmo entre os cromos visíveis, nenhuma pista resolvia as principais incógnitas sobre a equipe brasileira representada no álbum.

    A principal delas -a presença de Neymar– já foi esclarecida. A Panini confirmou a autenticidade da versão espanhola do álbum, que foi comercializada na Europa na última semana, sem o jogador.
    Se a página do Brasil ficou por um tempo envolta em mistério, ao menos uma definição já apareceu nas linhas de produção durante a visita. A reportagem teve acesso a figurinhas do Irã, incluindo imagens do elenco posado, o que indica a presença da seleção no álbum.

    Segundo a empresa, a definição das equipes não é uma decisão editorial própria.

    “O formato da quantidade de seleções, assim como as seleções que se classificam, não é definido pela Panini, é definido pela Fifa [Federação Internacional de Futebol]. E, enquanto a Fifa mantiver [o Irã] dentro do grupo de seleções que vão ao Mundial, obviamente estará no álbum”, afirmou Vallecillo.

    Ainda que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, sustente que o Irã disputará a Copa, declarações recentes de autoridades do país colocam em dúvida a participação da seleção, em meio à guerra com os Estados Unidos, um dos anfitriões do Mundial.

    A entidade, por sua vez, mantém a expectativa de que o cenário se estabilize nas semanas que antecederão a competição, cuja abertura está marcada para 11 de junho.

    Foi nesse cenário que a Panini precisou fechar o álbum semanas antes do início do torneio. Esta edição trouxe um desafio adicional para a empresa de origem italiana, já que será a primeira com 48 seleções.

    O aumento no número de equipes também impacta diretamente o tamanho da coleção. Com mais seleções, cresce o número de páginas e de figurinhas necessárias para completar o álbum, o que pressiona a produção em um intervalo mais curto. Nesta edição, o pacote passou a ter sete figurinhas por R$ 7 –eram quatro por R$ 5 no ciclo anterior.

    Além disso, foi preciso esperar a definição das últimas vagas via repescagem, no início de abril, para dar início à produção.
    “Desde que a última seleção se classificou até o momento em que precisamos estar no mercado, temos um prazo muito, muito curto”, afirmou o CEO da Panini. O produto será comercializado a partir de 1º de maio. Antes, neste sábado (25), há um evento de lançamento no estádio do Pacaembu.

    Diante do intervalo reduzido entre a definição dos classificados e a conclusão da produção, a editora recorreu a modelos de probabilidade para definir os elencos de cada país.

    “A seleção de jogadores de cada equipe é previamente definida pela área esportiva da nossa companhia”, explicou Raul Vallecillo. “Isso responde a um estudo prévio sobre quais são as probabilidades de que cada jogador seja convocado.”

    Apesar de evitar citar nomes, alguns atletas são tratados como presença praticamente certa. O brasileiro Vinicius Junior e o francês Mbappé, por exemplo, desde o início apareceram na comunicação visual das peças de divulgação do álbum.

    Mesmo com o uso de probabilidades, a Panini reconhece que nem sempre acerta a lista final de convocados. Lesões e mudanças de última hora fazem parte do processo e são corrigidas posteriormente.

    “Acontece em todas as Copas. Há jogadores que, embora estejam na lista inicial, podem ficar fora por uma lesão ou outro motivo”, disse Vallecillo. “É aí que lançamos um conjunto de figurinhas que corrige essas mudanças.”

    Panini monta álbum da Copa por probabilidade e encara incertezas como Irã

  • Fachin suspende decisão que proibia venda de bens do DF para cobrir rombo do Master no BRB

    Fachin suspende decisão que proibia venda de bens do DF para cobrir rombo do Master no BRB

    A decisão de Fachin atende um pedido do governo do DF, que questionava a posição da Justiça do DF contra o uso dos imóveis. A ordem da suspensão de liminar foi monocrática, mas será submetida ao plenário do STF entre os dias 8 e 15 de maio em sessão virtual.

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, suspendeu a decisão que proibia a venda de bens móveis e imóveis do governo do Distrito Federal para a recuperação financeira do Banco de Brasília (BRB). O parecer foi publicado no final da noite desta sexta-feira, 24.

    A decisão de Fachin atende um pedido do governo do DF, que questionava a posição da Justiça do DF contra o uso dos imóveis. A ordem da suspensão de liminar foi monocrática, mas será submetida ao plenário do STF entre os dias 8 e 15 de maio em sessão virtual.

    A decisão pela proibição, tomada pelo desembargador Rômulo de Araújo Mendes, atendeu a um pedido do Ministério Público e suspendeu a eficácia de dispositivos da lei que autorizava o governo local a capitalizar o BRB por meio de nove imóveis públicos, incluindo a venda dos terrenos, a estruturação de um fundo imobiliário e a oferta dos bens em um empréstimo.

    No pedido ao STF, o Distrito Federal argumentou que a decisão \”ocasiona grave lesão à ordem administrativa, ao interferir diretamente no exercício das competências constitucionais do Poder Executivo e neutralizar os efeitos concretos de lei regularmente aprovada pelo Poder Legislativo local e sancionada pelo Chefe do Executivo\”.

    Fachin entendeu as alegações de \”grave lesão\” como plausíveis enfatizando \”o evidente risco concreto à ordem econômica\”, dada a relevância do BRB.

    \”O Banco de Brasília desempenha papel central no sistema financeiro do Distrito Federal, sendo responsável pela operacionalização de programas sociais relevantes, pelo pagamento de servidores públicos, pela gestão de volumes expressivos de depósitos – inclusive judiciais – e pela concessão de crédito em escala significativa à economia local\”, escreveu Fachin.

    O presidente apontou ainda \”risco relevante ao interesse público\” dada a possibilidade de que a \”inviabilização das medidas de recuperação\” do BRB pudesse \”comprometer a continuidade de serviços essenciais e a execução de políticas públicas de caráter social e econômico\”.

    Compra do Master pelo BRB

    O BRB, banco público controlado pelo governo do Distrito Federal, entrou no radar do caso Master por ter sido o principal interessado na aquisição da instituição ligada a Daniel Vorcaro e por operações financeiras hoje sob investigação da Polícia Federal.

    A proposta previa a compra de uma participação relevante no banco e foi apresentada como uma saída para evitar sua quebra. O negócio, no entanto, foi barrado pelo Banco Central em setembro de 2025, que apontou falta de viabilidade econômico-financeira e risco de transferência de prejuízos ao banco público.

    Além da tentativa de aquisição, a Polícia Federal investiga se o BRB comprou carteiras de crédito fraudulentas do Master, com foco em possíveis falhas nos mecanismos internos de análise, aprovação e governança.

    Fachin suspende decisão que proibia venda de bens do DF para cobrir rombo do Master no BRB

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Botafogo deixa de lado a saída de Textor e foca no Internacional pelo Brasileirão

    Botafogo deixa de lado a saída de Textor e foca no Internacional pelo Brasileirão

    Em uma semana em que viveu momentos cruciais no seu destino fora de campo, com a confirmação de uma dívida bilionária de R$ 2,5 bilhões e com o afastamento do americano John Textor da SAF, o Botafogo tenta se manter firme dentro de campo. Neste sábado, às 18h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), enfrenta o Internacional pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    O mando de campo foi vendido ao grupo Metrópoles Sports, que administra o estádio na capital federal, mesmo porque o Nilton Santos vai receber no domingo um show com o cantor canadense The Weeknd, nome artístico de Abel Tesfaye. Na tabela, o Botafogo tem 16 pontos, em nono lugar, enquanto o Internacional, com 13 pontos é o 14º colocado.

    O time carioca atravessa seu melhor momento sob o comando de Franclim Carvalho. Invicto há sete partidas, chega embalado por três vitórias seguidas, incluindo os dois últimos resultados positivos sobre a Chapecoense: 4 a 1 lá pelo Brasileirão e 1 a 0, no Rio, pela Copa do Brasil.

    O Botafogo deve ter mudanças em relação ao time que bateu a Chapecoense na Copa do Brasil. O zagueiro Bastos, o lateral-esquerdo Caio Roque, o volante Allan e o atacantes Kadir devem ser substituídos por Alexander Barboza, Alex Telles, Medina e Arthur Cabral, respectivamente.

    O também atacante Júnior Santos é outro que pode perder sua titularidade. A comissão técnica deve promover a entrada do volante Edenilson visando deixar o meia Álvaro Montoro com um posicionamento mais próximo da área adversária, formando trio de ataque com Matheus Martins e Arthur Cabral.

    O promissor atleta argentino foi elogiado por Franclim Carvalho. \”Acho que o Montoro tem condições de se tornar um jogador de elite. Ainda não é, mas tem muita margem. Acho que temos que dar mérito a diretoria por conseguir trazer um jogador desse nível. O Montoro fez uma coisa que eu pedia contra a Chapecoense que é jogar para frente. Ele tem muito conforto com a bola, apesar de ter feito 19 anos na última semana. Não tem medo e mostrou isso no último jogo\”, disse o comandante.

    O zagueiro Kaio Pantaleão se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e não está à disposição do treinador.

    O Internacional, por sua vez, ainda oscila bastante. A equipe dirigida por Paulo Pezzolano vem de derrota em casa por 2 a 1 para o Mirassol no Brasileirão, resultado que aumentou a pressão sobre o grupo. Mas tenta reagir apoiado na vitória pelo mesmo placar sobre o Athletic-MG, pela Copa do Brasil.

    O zagueiro Gabriel Mercado e o lateral-esquerdo Bernabéi devem voltar ao time titular após cumprirem suspensão na derrota para o Mirassol. Victor Gabriel e Bruno Gomes, atletas que começaram jogando diante do time paulista, voltam ao banco de reservas.

    O técnico Paulo Pezzolano ainda tenta achar uma explicação pela irregularidade do time, inclusive, dentro de casa, onde já sofreu quatro derrotas em sete jogos. \”Inexplicável o que está acontecendo, porque temos feito bons jogos, inclusive no Beira-Rio, mas estamos encontrando grandes dificuldades. Conseguimos vitórias fora de casa, mas em Porto Alegre isso não vem acontecendo. Temos que trabalhar pois vamos ter um desafio fora de casa. Seguir como bons visitantes, mas melhorar o desempenho em casa.\” O goleiro Sérgio Rochet e o lateral-esquerdo Matheus Bahia, ambos lesionados, são desfalques.

    FICHA TÉCNICA

    BOTAFOGO X INTERNACIONAL

    BOTAFOGO – Neto; Vitinho, Ferraresi, Alexander Barboza e Alex Telles; Medina, Edenílson e Danilo; Álvaro Montoro, Arthur Cabral e Matheus Martins. Técnico: Franclim Carvalho.

    INTERNACIONAL – Anthoni; Bruno Gomes, Félix Torres, Gabriel Mercado e Bernabéi; Thiago Maia, Villagra, Bruno Henrique e Alan Patrick; Carbonero e Borré. Técnico: Paulo Pezzolano.

    ÁRBITRO – Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA).

    HORÁRIO – 18h30 (de Brasília).

    LOCAL – Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

    Botafogo deixa de lado a saída de Textor e foca no Internacional pelo Brasileirão