Blog

  • DeepSeek lança novo modelo de IA e reforça competição com rivais dos EUA

    DeepSeek lança novo modelo de IA e reforça competição com rivais dos EUA

    A DeepSeek lançou um novo modelo de inteligência artificial (IA) para o agente de conversação da empresa chinesa, após ter surpreendido o setor em 2025 com desempenhos comparáveis aos de rivais norte-americanos.

    “A indústria global de tecnologia aguardava há semanas o anúncio, visto como um indicativo das ambições da China no setor de IA.

    No início de 2025, a startup sediada em Hangzhou, no leste da China, lançou um agente conversacional que, segundo a empresa, rivalizava com sistemas como ChatGPT, Gemini ou Claude, mas a um custo mais baixo.

    “Hoje, a pré-versão da nossa nova série de modelos, DeepSeek-V4, está oficialmente disponível e publicada em código aberto”, informou a empresa, em uma nota divulgada na rede social chinesa WeChat.

    O novo modelo é apresentado em duas versões, DeepSeek-V4-Pro e DeepSeek-V4-Flash, sendo esta última descrita como menos potente, mas mais econômica.

    “Em comparação com a geração anterior, as capacidades de agente do DeepSeek-V4-Pro foram significativamente aprimoradas”, acrescentou a empresa.

    Em janeiro de 2025, o lançamento do agente R1 da DeepSeek, com capacidades avançadas de raciocínio, provocou fortes reações nos mercados, contribuindo para uma queda nas ações de tecnologia nos Estados Unidos.

    Na quinta-feira, a empresa norte-americana OpenAI anunciou um novo modelo de IA, apresentado como o mais avançado do mercado.

    O GPT-5.5 é a mais recente geração do modelo que sustenta o ChatGPT, uma interface de IA generativa utilizada por cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo.”

    DeepSeek lança novo modelo de IA e reforça competição com rivais dos EUA

  • UE exige que Rússia "cesse" ataques contra instalações nucleares

    UE exige que Rússia "cesse" ataques contra instalações nucleares

    A Comissão Europeia exigiu hoje que a Rússia “cesse imediatamente” os ataques contra instalações nucleares na Ucrânia, quando se assinalam 40 anos do desastre nuclear de Chernobyl.

    “Neste trágico aniversário, exigimos que a Rússia cesse imediatamente todos os ataques contra instalações nucleares na Ucrânia […]. A Rússia será responsabilizada por colocar em risco a segurança pública e deverá compensar os danos causados e devolver o controle total da usina nuclear de Zaporizhzhia à Ucrânia”, afirmou, em comunicado.

    Bruxelas destacou que os ataques sistemáticos de Moscou à infraestrutura energética da Ucrânia ameaçam o fornecimento estável de eletricidade, necessário para a operação segura das instalações nucleares.

    O executivo europeu também denunciou os “ataques implacáveis de Moscou” contra a estrutura construída para abrigar os destroços do reator que explodiu em 1986, em Chernobyl.

    Para a Comissão Europeia, esses ataques comprometem décadas de esforços internacionais e investimentos de 2,1 bilhões de euros para mitigar o impacto do desastre.

    Na sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, no Chipre, que a Europa precisa reduzir sua “excessiva dependência” de combustíveis fósseis e promover fontes de energia limpa.

    A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.”

    UE exige que Rússia "cesse" ataques contra instalações nucleares

  • Ídolo do Benfica, Luisão critica pena branda para Prestianni: o recado que fica é perigoso

    Ídolo do Benfica, Luisão critica pena branda para Prestianni: o recado que fica é perigoso

    O ex-zagueiro Luisão se pronunciou na noite desta sexta-feira (24) sobre a pena para o argentino Gianluca Prestianni, do Benfica. Acusado de racismo contra Vinicius Júnior, o atacante recebeu a punição de seis jogos da UEFA, por conduta discriminatória. Ídolo do clube português, o brasileiro criticou o julgamento.

    Em suas redes sociais, o ex-defensor postou um texto sobre a decisão da entidade e apontou que o julgamento dá um \”recado perigoso\”.

    \”O que me incomoda profundamente é a forma como esse caso se desenrolou. Uma fala que antes era negada passa a ser admitida, mas em outro contexto, e convenientemente se enquadrando em outro tipo de ofensa… Isso, por si só, levanta questionamentos. Não sobre o que pode ser provado, mas sobre o que estamos dispostos a aceitar\”.

    \”No fim das contas, o recado que fica é perigoso. Parece que, dependendo do caminho escolhido, sempre existe uma forma de amenizar as consequências, que deveriam ser duras e exemplares. E isso não pode ser normalizado\”, comentou.

    Desde que o caso aconteceu, em fevereiro deste ano, em uma partida da Champions League, Luisão saiu em defesa do atacante do Real Madrid e seleção brasileira. O posicionamento inclusive levantou a insatisfação entre os torcedores do Benfica, clube pelo qual o ex-zagueiro passou a maior parte da carreira.

    Ídolo do Benfica, Luisão critica pena branda para Prestianni: o recado que fica é perigoso

  • Rayane se pronuncia após polêmica envolvendo selinho de Belo em seu filho

    Rayane se pronuncia após polêmica envolvendo selinho de Belo em seu filho

    O momento rapidamente viralizou e gerou intenso debate nas redes sociais. No registro, o menino também é incentivado a chamar o cantor de “Papai Marcelo”, o que dividiu opiniões entre internautas.

    Na noite da última sexta-feira (24), Rayane Figliuzi decidiu se pronunciar após a grande repercussão de um vídeo envolvendo Belo. Nas imagens, o pagodeiro aparece dando um selinho em Zion, filho da influenciadora com o empresário Júnior Navarro. O momento rapidamente viralizou e gerou intenso debate nas redes sociais. No registro, o menino também é incentivado a chamar o cantor de “Papai Marcelo”, o que dividiu opiniões entre internautas.

    Diante da polêmica crescente, Rayane resolveu explicar a situação. “Amigas, mas aí vocês estão falando aqui comigo, né? ‘Mas Ray, é sobre o beijo’. Eu vou botar aqui a fotinha pra vocês. Antes de eu conhecer o Belo, de como o outro lado também tratava o Zion. De como o Zion foi acostumado com isso. O Zion tem quatro anos, vai fazer cinco anos. Ele foi, desde pequenininho, ensinado que isso não era um problema. Com a vovó, com a mamãe, com o papai, com a Luísa. Então, com o Belo, por que seria um problema? Entendeu? E assim, mesmo que eu repreenda, ele faz, porque no outro lado também faz”, afirmou.

    A repercussão também levou Júnior Navarro a se manifestar publicamente, direcionando críticas ao cantor e à ex-companheira. “Ontem eu falei que não ligava pra essa parada de chamar de pai, o papo é esse mesmo. Hoje, ligando a TV e vendo vídeo do meu filho beijando a boca de outro cara… diferente da outra vez, não vou ficar esticando na internet e tentando mostrar quem é quem. Acho que todo mundo já se ligou nessa forçação de barra. Fiquei muito chateado de ver a que ponto a mãe do meu filho é capaz”, declarou.

    Ele continuou o desabafo: “O cara é famoso, certo? Ela sabia que, se fizesse aquele vídeo do cara beijando na boca, a proporção que ia dar. A gente orienta ele a não beijar na boca das pessoas, não é nem sobre isso. O pior é a indução disso, induzir a chamar de alguma coisa. Zion fala claramente que ele é induzido a chamar dessa forma e você vê ele limpando o beijo. É pra o pai pirar, porque você começa a levar para vários lados. Meu papo vai ser direto com ele de homem pra homem, porque eu percebi que ele não sabe controlar ela. Já que ele não controla ela, meu papo vai ser de homem pra homem, porque agora as coisas pegaram outra proporção. Pra ele se ligar na responsa dele também, não sabe controlar a mulher dele com um celularzinho na mão, então quem vai dar o papo agora sou eu”, finalizou.

    Rayane se pronuncia após polêmica envolvendo selinho de Belo em seu filho

  • Messi e Cristiano chegam à última Copa com ambição de ampliar já enorme prestígio

    Messi e Cristiano chegam à última Copa com ambição de ampliar já enorme prestígio

    MARCOS GUEDES
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Eles continuam a desafiar a lógica do esporte e são capazes de atuar em alto nível na reta final de suas carreiras. Mas, ao que tudo indica, a Copa do Mundo de 2026 será a última dos craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

    Não se trata meramente de uma celebrada despedida, uma turnê para aplausos na América do Norte. Os dois vão ao Mundial -que será disputado nos Estados Unidos, no México e no Canadá, de 11 de junho a 19 de julho- com verdadeira ambição de lutar pelo título e ampliar seus já incrivelmente impressionantes currículos.

    Só por entrar em campo, eles já quebrarão um recorde. Serão os primeiros jogadores a participar de seis edições da competição. Mas listar os números de Lionel e Cristiano chega a ser cansativo.
    Para ficar nos gols, ambos estão perto do milésimo: Ronaldo tem 969; Messi, 905. E Messi tem a possibilidade de assumir o posto de maior artilheiro da história das Copas -com 13, precisa de três para igualar o atual líder, o alemão Miroslav Klose.

    Eles hoje atuam em mercados ricos, mas periféricos esportivamente. Na Arábia Saudita e nos Estados Unidos, o português de 41 anos e o argentino de 38 vão prolongando suas carreiras e produzindo estatísticas ainda notáveis, enquanto se preparam para o Mundial derradeiro.

    Cristiano, do Al Nassr, tem 36 jogos na temporada 2025/26, incluindo os cinco por Portugal nas Eliminatórias, com 31 gols e quatro assistências. No futebol norte-americano, a temporada segue o calendário gregoriano: em 2026, Messi, do Inter Miami, jogou 12 vezes (duas pela Argentina), com nove gols e uma assistência.

    Os longevos craques adaptaram seu futebol. Se antes partiam dos lados do campo obliterando defensores, agora se posicionam mais perto do gol. No caso de Ronaldo, exímio finalizador, como um verdadeiro centroavante. Já Lionel se tornou um segundo atacante, alguém que ronda a área, na região da meia-lua, à espera do momento de usar seu talento em espaço curto.

    “Ano após ano, vamos tentando melhorar sempre algum aspecto. Com a idade, vamos perdendo algumas habilidades, e é necessário fazer um ajuste. Se um jogador quer ter longevidade, precisa de um poder de adaptação grande. Não é coincidência que eu esteja no mais alto nível há mais de 20 anos”, afirmou o português.

    “Mudei meu estilo de jogo por causa do momento, da situação e da minha idade. Estou me adaptando um pouco a tudo. Comecei a me reinventar”, disse o argentino, que completará 39 anos em junho, durante a Copa.

    Messi não chegou a confirmar sua participação na competição. Líder do título alviceleste em 2022, tratou inicialmente a sequência como uma despedida, mas foi ficando na seleção. Sempre que questionado sobre o assunto, responde que a decisão sobre 2026 dependerá de seu estado físico e mental.

    “Vocês sabem o que eu penso sobre o assunto”, declarou o técnico da equipe nacional, Lionel Scaloni. “Não são só os argentinos que querem vê-lo na Copa, é todo o mundo. Porém é uma decisão dele.”

    A esta altura, exceto no caso de uma lesão mais séria, a presença do camisa 10 no Mundial é uma quase certeza. A possibilidade do bi -a Argentina manteve a base campeã no Qatar, venceu a Copa América de 2024 e liderou com folga as Eliminatórias da América do Sul- apresenta-se como uma chance boa demais para ser recusada.

    No caso de Cristiano, não há mistério. Ele, que jamais foi além das semifinais na Copa, provavelmente nunca teve companheiros de tão alto nível. Se outrora precisava carregar nas costas versões limitadas do time lusitano, hoje conta com meio-campistas de altíssimo nível, como Vitinha e Bruno Fernandes.

    Dirigida pelo espanhol Roberto Martínez, a formação de Portugal ainda não mostrou regularmente um futebol coletivo proporcional a seus talentos individuais. Ainda assim, conquistou vaga no Mundial com a liderança de sua chave nas Eliminatórias e venceu no ano passado a Liga das Nações da Uefa (União das Associações Europeias de Futebol), com um triunfo nos pênaltis sobre a Espanha.

    “Vamos aproveitar o momento, viver o momento”, disse Ronaldo.
    Ele é o único jogador com gols em cinco Copas. Messi é o único com assistências em cinco Copas. Eles estarão na América do Norte batalhando por um lugar ainda maior na história do futebol.

    Messi e Cristiano chegam à última Copa com ambição de ampliar já enorme prestígio

  • Fernando Alonso descarta aposentadoria: ‘me sinto competitivo e motivado’

    Fernando Alonso descarta aposentadoria: ‘me sinto competitivo e motivado’

    Bicampeão da Fórmula 1 e piloto com mais corridas na história da categoria, o espanhol Fernando Alonso se esquivou de qualquer possibilidade de aposentadoria após o término da temporada. Aos 44 anos, o competidor não vive um bom momento e ainda não pontuou na atual edição.

    \”Não sei se vou continuar. É difícil dizer. Eu amo correr, amo o que faço. Fiz minha primeira corrida quando tinha três anos e agora tenho 44. Então estou ao volante há 41 anos. Acho que o momento em que eu parar de correr será uma decisão difícil e será difícil de aceitar\”.

    \”E, por enquanto, não sinto que chegou a hora, me sinto competitivo e motivado. Fico feliz quando piloto. Então espero que não seja a última temporada\”, disse Fernando em declarações ao Automobile Club de Monaco.

    Na atual edição da F1, o experiente piloto enfrenta uma grande crise com a escuderia Aston Martin. A fabricante tem sofrido diversas críticas devido aos problemas apresentados pelos carros dirigidos por Alonso e Lance Stroll. Os competidores não completaram Grandes Prêmios em 2026.

    A próxima etapa da principal competição de automobilismo acontece no dia 03 de maio, em Miami. A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) já anunciou que o treino livre único do GP, que acontece na próxima sexta-feira (01), terá 01h30 de duração.

    Fernando Alonso descarta aposentadoria: ‘me sinto competitivo e motivado’

  • Ex-modelo vira sem-teto e é flagrada revirando lixo

    Ex-modelo vira sem-teto e é flagrada revirando lixo

    A ex-modelo passou a chamar atenção não mais pela aparência ou pelos trabalhos realizados, mas pela queda acentuada em sua vida profissional e pessoal.

    Durante os anos 2000, Loni Willison viveu o auge da carreira: estampou capas de revistas, participou de produções de Hollywood e chegou a ser casada com um conhecido ator da televisão dos Estados Unidos. Atualmente, porém, sua realidade é bastante diferente. A ex-modelo passou a chamar atenção não mais pela aparência ou pelos trabalhos realizados, mas pela queda acentuada em sua vida profissional e pessoal.

    Há cerca de uma década, Loni vive em situação de rua e já foi vista em diversas ocasiões revirando latas de lixo. Imagens que circularam nas redes sociais causaram forte impacto ao mostrar a ex-modelo praticamente irreconhecível, com aparência muito magra, poucos cabelos, ausência de alguns dentes e deformações nas pontas dos dedos.

    Segundo reportagens publicadas por veículos internacionais como The Sun e Daily Mail, ela enfrentou sérios problemas de saúde mental nos últimos anos de sua trajetória profissional. Ainda de acordo com essas fontes, Loni teria sofrido um colapso nervoso por volta de 2016, do qual não conseguiu se recuperar.

    Com o agravamento da situação, a ex-modelo perdeu contratos de trabalho, acumulou dívidas significativas e acabou ficando sem bens como apartamento e carro. Já vivendo nas ruas, desenvolveu dependência química após se envolver com o uso de metanfetamina. Antes desse período de declínio, Loni Willison teve destaque em campanhas publicitárias e em revistas voltadas ao universo fitness, além de atuar como atriz. Entre seus trabalhos no cinema, está o filme Expose, protagonizado por seu então marido, Jeremy Jackson.

    Em uma entrevista concedida ao The Sun em 2021, Loni falou sobre sua situação e demonstrou não acreditar que mereça ajuda para sair dela. “Mesmo que eu peça por ajuda, não há muito que alguém possa fazer. Eu não vou bagunçar a vida de alguém só porque alguém ferrou a minha”, declarou.

    Ex-modelo vira sem-teto e é flagrada revirando lixo

  • Flávio critica provocações entre bolsonaristas, e Nikolas reclama de quem 'mina a própria base'

    Flávio critica provocações entre bolsonaristas, e Nikolas reclama de quem 'mina a própria base'

    “Fica aqui meu pedido sincero: não precisa ‘pressionar’ ninguém ou me ‘defender’ de pessoas que também querem Bolsonaro na Presidência da República. Já disse algumas vezes e repito, cada um tem o seu tempo e a sua forma de ajudar”, escreveu Flávio em publicação na noite desta sexta-feira (24).

    MARINA PINHONI
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) criticou “provocações e cobranças” entre aliados após novo episódio de troca de ofensas entre um de seus irmãos e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nas redes sociais.

    “Fica aqui meu pedido sincero: não precisa ‘pressionar’ ninguém ou me ‘defender’ de pessoas que também querem Bolsonaro na Presidência da República. Já disse algumas vezes e repito, cada um tem o seu tempo e a sua forma de ajudar”, escreveu Flávio em publicação na noite desta sexta-feira (24).

    Mais cedo, Nikolas havia afirmado que, se a capacidade cognitiva do vereador Jair Renan Bolsonaro (PL) e a de outro influenciador de direita que o critica fossem somadas, ainda assim não alcançariam a de uma “toupeira cega”.

    Depois da postagem do pré-candidato à Presidência, o deputado mineiro respondeu ao apelo e afirmou que sofre provocações “há três anos” e permanecia calado. “Mas como todo ser humano, tenho um limite. E com o passar do tempo, vários aliados de longa data, leais e íntegros tem sido alvo da mesma turma que nada agregam, a não ser gerar divisão e até mesmo fiscalização/perseguição a quem não posta uma porcentagem que eles desejam.”

    Nikolas também citou correligionários na Câmara, afirmando que eles têm se tornado “alvo diário” de perseguição, “minando a própria base que o seu pai criou”.

    “Isso tem gerado um clima que ninguém mais suporta. Poucos tem coragem de enfrentar, e quando enfrentam, recebem o rótulo de ‘traidores’”, disse.

    No início do mês, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro disse que “os holofotes e a fama” fizeram mal ao parlamentar mineiro.

    “Você continua colocando Flavio numa espiral do silêncio, com menos de meia dúzia de apoios públicos, apenas para fingir não ter abandonado o grupo político que te projetou.”

    Flávio critica provocações entre bolsonaristas, e Nikolas reclama de quem 'mina a própria base'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Ana Paula Renault pede a fãs que não gastem com presentes caros

    Ana Paula Renault pede a fãs que não gastem com presentes caros

    Os administradores da conta da jornalista no X (ex-Twitter) disseram que ela ama o carinho dos fãs e vai reservar um momento na agenda para conversar com os apoiadores.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A assessoria da campeã do BBB 26 (Globo), Ana Paula Renault, 44, pediu aos fãs nesta sexta-feira (24) que não gastem dinheiro com presentes caros destinados a ela e tomem cuidado com as tentativas de golpe.

    Os administradores da conta da jornalista no X (ex-Twitter) disseram que ela ama o carinho dos fãs e vai reservar um momento na agenda para conversar com os apoiadores.

    “Mas deixamos claro, ela não aprova que vocês gastem dinheiro com presentes caros”, diz a publicação. “Inclusive, uma das pautas que defende é justamente não incentivar gasto com qualquer tipo de coisa (ex: casa virtual)”.

    A vencedora do reality recomendou que não sejam feitos gastos desnecessários e repasses de dinheiro a terceiros. “Cuidem do seu dinheirinho”, pediu no X.

    Segundo a assessoria, Ana Paula prefere receber mensagens, cartas, abraços e relatos de memórias.

    “Se quiserem demonstrar também apoio de outra forma, priorizem doações para causas que ela defende, como casas de apoio à comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de extrema vulnerabilidade”, conclui o texto.

    A campeã do BBB 26 será a primeira convidada da nova temporada do Saia Justa, no GNT, na quarta-feira (29), às 22h30, com exibição ao vivo.

    Ana Paula Renault pede a fãs que não gastem com presentes caros

  • Renovação de Memphis Depay vira pauta política e divide o Corinthians

    Renovação de Memphis Depay vira pauta política e divide o Corinthians

    FÁBIO LÁZARO
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians vive um impasse interno sobre a permanência de Memphis Depay, cujo contrato se encerra em julho. O clube está dividido entre correntes que defendem a continuidade do atacante e grupos que pressionam pela saída ao fim do vínculo.

    PRESSÃO POLÍTICA X RESPALDO DO FUTEBOL

    Há uma ala política, sobretudo de setores ligados ao Parque São Jorge, contrária à permanência do holandês. Esse grupo entende que o jogador prioriza projetos pessoais em detrimento do clube.

    Por outro lado, o departamento de futebol sustenta a manutenção de Memphis Depay. Internamente, a avaliação é de que a presença do atleta agrega não apenas tecnicamente, mas também em termos de mentalidade e exigência no dia a dia.

    Nos bastidores do CT Joaquim Grava, dirigentes, membros da comissão técnica e até mesmo alguns jogadores entendem que até comportamentos considerados mais difíceis do atacante contribuem para elevar o nível de cobrança, organização e evolução estrutural do clube.

    Memphis Depay deseja permanecer no Brasil. O jogador já manifestou a pessoas próximas que se adaptou à cultura local e projeta planos para o pós-carreira no país, especialmente ligados às conexões construídas.

    O atleta também entende que dificilmente encontrará em outro clube o mesmo status financeiro e nível de influência que possui no Corinthians.

    Apesar disso, o cenário financeiro pesa contra. O grupo responsável pela reestruturação econômica do clube considera a saída do atacante como uma medida mais saudável. Desde o início do ano, o departamento financeiro estabeleceu a necessidade de redução de aproximadamente R$ 6 milhões na folha salarial.

    Metade desse valor está diretamente vinculada à possível saída de Memphis, o que ainda exigiria novos cortes. Até o momento, o balanço entre chegadas e saídas no elenco gerou impacto considerado pequeno na redução do orçamento.

    TENTATIVAS DE VIABILIZAR PERMANÊNCIA

    O departamento de futebol trabalha com alternativas para manter o jogador. A estratégia envolve uma redução salarial e a captação de parceiros comerciais que ajudem a viabilizar os custos.

    Memphis mantém boa relação com o executivo Marcelo Paz, que lidera as conversas. O dirigente já iniciou tratativas para convencê-lo da necessidade de adequação financeira. O jogador sinalizou positivamente para uma redução, ainda sem definição de valores.

    Paralelamente, a área de marketing busca novos patrocinadores, com foco em acordos internacionais. Essas iniciativas contam com o aval da diretoria, mas há ceticismo interno sobre a capacidade de cobrir integralmente os custos do atleta.

    DECISÃO PASSA PELA PRESIDÊNCIA

    O presidente Osmar Stábile vive um cenário dopoe pressão interna. O dirigente transita entre o entendimento do departamento de futebol, favorável à permanência, e a ala política, que defende a saída.

    Entre os opositores à continuidade, a avaliação é de que nem mesmo uma redução de 50% nos vencimentos seria suficiente para justificar a permanência.

    Na visão do presidente, a manutenção de Memphis Depay só será possível caso o clube consiga viabilizar ao menos um parceiro comercial relevante para dividir os custos do contrato.
    De todo modo, a palavra final é do presidente corintiano.

    Renovação de Memphis Depay vira pauta política e divide o Corinthians