Blog

  • São Paulo prevê caldeirão no Brinco de Ouro e busca confiança do torcedor contra o Mirassol

    São Paulo prevê caldeirão no Brinco de Ouro e busca confiança do torcedor contra o Mirassol

    Mesmo que vença o Mirassol, é difícil que o São Paulo faça as pazes com o torcedor, ainda indignado com a demissão de Hernán Crespo. Será preciso que o time de Roger Machado convença com bom desempenho em campo, neste sábado, às 21h (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    A partida ocorre no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O MorumBis está em preparação para shows do cantor The Weeknd, marcados para os dias 30 de abril e 1º de maio.

    Na vitória tricolor sobre o Juventude pela Copa do Brasil, o time e Roger Machado foram vaiados no MorumBis. \”O que eu diria, daria como exemplo para as minhas duas filhas, nesse momento de maior dificuldade, digamos assim, ou de pressão externa, que, em alguns momentos, me parece um pouco injusta, se eu desistisse? Eu não vou desistir. Sigo trabalhando firme e forte até quando o presidente e o Rui entenderem que seja positivo\”, disse o treinador após o jogo.

    O técnico foi respaldado pelo presidente Harry Massis Júnior. \”Entendemos que o momento pede união de todos os são-paulinos para que, juntos, consigamos alcançar os resultados que esperamos. É muito importante termos a torcida ao nosso lado, pois são o nosso grande combustível para lutar pelo melhor para a entidade\”, afirmou o dirigente.

    Na quarta-feira, quando a venda de ingressos para o público geral abriu, já havia setores do Brinco de Ouro que foram esgotados pelos sócios-torcedores. O estádio tem capacidade para 18.170 pessoas. Como a ocupação total é menor que 20 mil lugares, não há obrigatoriedade do reconhecimento facial imposto pela Lei Geral do Esporte. A expectativa é por um caldeirão da torcida são-paulina.

    Em campo, Damián Bobadilla pode retornar após se recuperar de um quadro de gastroenterocolite aguda. Uma nova baixa será o zagueiro Alan Franco, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, recebido na derrota para o Vasco.

    Há lesionados que continuam fora, como Pablo Maia, Ferreirinha, Marcos Antônio e Lucas Moura. Este último, porém, já está em fase de transição física e foi liberado para atividades no gramado. Ele teve fraturas nas costelas ainda em março.

    Prováveis titulares no duelo, Lucas Ramon e Danielzinho reencontram o ex-clube, pelo qual participaram da campanha que classificou o Mirassol à Libertadores em 2025. Os dois eram peças importantes do time de Rafael Guanaes. O lateral-direito esteve em 31 das 38 rodadas do Brasileirão do ano passado, enquanto o meia participou de 37.

    O São Paulo é o quarto colocado do Brasileirão com 20 pontos e busca recuperação. O objetivo é semelhante ao do Mirassol, que está em 18º com nove. A equipe do interior paulista era lanterna até a última rodada, quando venceu o Internacional em Porto Alegre por 2 a 0. No meio da semana, o time empatou por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino na estreia da Copa do Brasil.

    Rafael Guanaes volta à beira do campo após cumprir suspensão pela expulsão contra o Bahia. Ele ainda corre risco de um gancho maior a partir de uma denúncia no STJD pelas reclamações feitas naquela partida.

    O treinador entende que a equipe está em evolução, ainda que lenta, diante de agenda mais cheia que em 2025. \”Quando temos muito tempo para treinar, vamos conseguindo modificar, ajustar e melhorar as nossas ideias táticas e aquilo que estrategicamente planejamos para cada jogo. Estamos conseguindo entender que é uma temporada totalmente diferente da do ano passado. Vamos precisar ser versáteis para as diferentes competições\”, falou após o empate no meio da semana.

    FICHA TÉCNICA

    SÃO PAULO X MIRASSOL

    SÃO PAULO – Rafael; Lucas Ramon, Rafael Tolói, Sabino e Enzo Díaz; Bobadilla e Danielzinho; Artur, Luciano e Lucca; Calleri. Técnico: Roger Machado.

    MIRASSOL – Walter; Igor Formiga, João Victor, Lucas Oliveira, William Machado e Reinaldo; Denílson, Aldo Filho e Shaylon; Alesson e André Luís. Técnico: Rafael Guanaes.

    ÁRBITRO – Raphael Claus (SP).

    HORÁRIO – 21h (de Brasília).

    LOCAL – Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

    São Paulo prevê caldeirão no Brinco de Ouro e busca confiança do torcedor contra o Mirassol

  • Vencedor do Nobel de Física diz que humanidade não deve durar nem 50 anos

    Vencedor do Nobel de Física diz que humanidade não deve durar nem 50 anos

    Durante entrevista ao site Live Science, concedida no último domingo (19), Gross afirmou que a humanidade pode enfrentar uma catástrofe existencial dentro de aproximadamente 35 anos. A análise do cientista está baseada principalmente na ameaça de uma guerra nuclear.

    O físico David Gross, laureado com o Prêmio Nobel de Física em 2004, fez um alerta preocupante sobre o futuro da humanidade. Segundo ele, existe um risco significativo de que a civilização humana não consiga sobreviver por mais meio século.

    Durante entrevista ao site Live Science, concedida no último domingo (19), Gross afirmou que a humanidade pode enfrentar uma catástrofe existencial dentro de aproximadamente 35 anos. A análise do cientista está baseada principalmente na ameaça de uma guerra nuclear. Ele declarou: “Atualmente, eu passo parte do meu tempo tentando dizer às pessoas que as chances de vocês viverem mais 50 anos são muito pequenas. Devido ao perigo de uma guerra nuclear, vocês têm cerca de 35 anos”.

    O comentário surgiu quando o físico foi questionado sobre a possibilidade de a física alcançar uma teoria unificada das forças fundamentais nas próximas décadas. Ao refletir sobre o tema, ele levantou uma dúvida mais ampla: se a humanidade estará presente para testemunhar esse avanço.

    Gross destacou que suas estimativas não são exatas, mas se baseiam em probabilidades. Ele relembrou que, mesmo após o fim da Guerra Fria — período em que ainda existiam acordos de controle de armas estratégicas —, havia uma estimativa de 1% de chance anual de uma guerra nuclear. Segundo ele, esse cenário se agravou nas últimas três décadas. “Não acho que seja uma estimativa rigorosa. Acho que as chances estão mais próximas de 2%. Isso significa uma chance de 1 em 50 a cada ano. A expectativa de vida, no caso de 2% ao ano, é de cerca de 35 anos”.

    A chamada Teoria Unificada das Forças busca integrar as quatro forças fundamentais da natureza — gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca — em um único modelo teórico. Conforme explica o CERN, o Modelo Padrão já unifica três dessas forças, mas ainda não incorpora a gravidade, que permanece como o principal desafio para uma teoria completa.

    Vencedor do Nobel de Física diz que humanidade não deve durar nem 50 anos

  • Capacidade de Jair Renan é menor que de 'toupeira cega', diz Nikolas

    Capacidade de Jair Renan é menor que de 'toupeira cega', diz Nikolas

    Por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Nikolas afirmou que o vereador teria uma capacidade cognitiva inferior à de uma “toupeira cega”. O conflito teve início após uma troca de provocações com o influenciador de direita Junior Japa.

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a protagonizar um embate com integrantes da família de Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira, 24. Desta vez, o alvo foi o filho mais novo do ex-presidente, Jair Renan Bolsonaro (PL-SC).

    Por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Nikolas afirmou que o vereador teria uma capacidade cognitiva inferior à de uma “toupeira cega”. O conflito teve início após uma troca de provocações com o influenciador de direita Junior Japa. Ele criticou o deputado por aparecer recentemente usando camiseta branca, em contraste com a tradicional camiseta preta adotada em conteúdos de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Se juntar a capacidade cognitiva dessa dupla não alcança a de uma toupeira cega. pic.twitter.com/F8voYWiHcC

    — Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 24, 2026 ” target=”_blank” rel=”noopener”>

    Na mesma publicação, o influenciador insinuou que Nikolas teria se incomodado com críticas, além de sugerir que ele estaria trocando apoio político por emendas e deixando de participar da pré-campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em resposta, o deputado rebateu com uma nova postagem, afirmando que enviaria emendas para “internar” seus críticos em um hospício.

    A discussão ganhou novos desdobramentos quando outro influenciador, Fernando Lisboa, e Jair Renan passaram a ironizar as declarações de Nikolas. O deputado, então, compartilhou uma captura de tela da interação entre ambos, acompanhada da legenda: “se juntar a capacidade cognitiva dessa dupla não alcança a de uma toupeira cega”.

    Fernando Lisboa respondeu às críticas afirmando que Nikolas “passou o Eduardo Bolsonaro para trás”. Em seguida, acrescentou: “Não satisfeito, ainda deu um chega pra lá em Jair Bolsonaro. Vivia lá na porta do Alvorada, mendigando atenção. Subiu um pouco e já entrou o rei na barriga”.

    Nos últimos meses, Nikolas Ferreira tem ampliado os ataques direcionados aos filhos de Bolsonaro em suas redes sociais. No início deste mês, Eduardo Bolsonaro declarou que não pode “aceitar ser humilhado” pelo colega. Em outro texto mais extenso, o parlamentar, conhecido como “03”, afirmou ter contribuído para impulsionar a trajetória política de Nikolas dentro do PL e no cenário nacional.

    Capacidade de Jair Renan é menor que de 'toupeira cega', diz Nikolas

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Leonardo sofre acidente em pescaria e aparece com olho roxo

    Leonardo sofre acidente em pescaria e aparece com olho roxo

    De acordo com o próprio artista, o episódio ocorreu durante a noite, enquanto ele pescava. Leonardo relatou que acabou escorregando dentro da canoa, o que provocou a batida em seu rosto.

    O cantor Leonardo, de 62 anos, sofreu um acidente enquanto participava de uma pescaria no Pantanal e surgiu com um hematoma no olho em vídeos divulgados por Poliana Rocha nas redes sociais.

    De acordo com o próprio artista, o episódio ocorreu durante a noite, enquanto ele pescava. Leonardo relatou que acabou escorregando dentro da canoa, o que provocou a batida em seu rosto. Em tom descontraído, ele comentou a situação ao mostrar o machucado: “Vocês acham que vida de pescador é fácil, né?”.

    Poliana Rocha também compartilhou detalhes sobre o momento e revelou o susto que levou ao ver o ocorrido. “Vocês não imaginam o susto que eu levei”, disse ela por meio dos Stories. Na sequência, a influenciadora contou que o cantor foi encaminhado para um hospital em Goiânia, onde realizou exames para avaliar seu estado de saúde. “Ele vai só fazer um exame pra ver se tá tudo bem e já já vai pro aeroporto”, explicou.

    Além da carreira musical, Leonardo é conhecido por sua paixão pela pescaria. O cantor frequentemente divide com os seguidores registros de momentos de lazer, especialmente no Pantanal e no Rio Araguaia, onde costuma exibir os peixes que captura.

    Leonardo sofre acidente em pescaria e aparece com olho roxo

  • Centenas de bombeiros combatem incêndios florestais no norte do Japão

    Centenas de bombeiros combatem incêndios florestais no norte do Japão

    Centenas de bombeiros participavam hoje no combate a incêndios florestais no norte do Japão, onde as autoridades pediram a mais de 3.200 pessoas para abandonarem as casas, anunciaram fontes governamentais.

    “Os incêndios nas áreas montanhosas da região de Iwate já destruíram cerca de 700 hectares de floresta desde que começaram há três dias, informaram as autoridades locais em um comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

    Uma imensa coluna de fumaça, cujo cheiro podia ser sentido em um raio de 30 quilômetros, se elevava no vale próximo à cidade de Otsuchi, na região de Iwate.

    Enquanto dois helicópteros lançavam água sobre a floresta em chamas, vários caminhões de bombeiros tentavam proteger as casas próximas ao fogo, segundo a AFP.

    As autoridades informaram que pelo menos oito edifícios foram destruídos, mas que todos os moradores conseguiram sair a tempo.

    Cerca de dez helicópteros, 1.300 bombeiros e também as forças de autodefesa do Japão foram mobilizados hoje para combater os incêndios.

    “Estamos fazendo todos os esforços para extinguir” os focos de incêndio, afirmou um representante da prefeitura de Iwate à AFP.

    “No fim das contas, eu realmente espero que chova”, disse um morador de Otsuchi à emissora pública NHK.

    Invernos cada vez mais secos têm aumentado o risco de incêndios florestais no Japão.

    O maior incêndio registrado no Japão em mais de meio século ocorreu no início de 2025, na cidade de Ofunato, na mesma região de Iwate, e queimou 2.900 hectares.”

    Centenas de bombeiros combatem incêndios florestais no norte do Japão

  • Governo toma decisão sobre uso do FGTS para pagar dívidas; veja

    Governo toma decisão sobre uso do FGTS para pagar dívidas; veja

    A principal barreira encontrada foi de natureza jurídica, o que dificultou a implementação da medida envolvendo o FGTS.

    Após semanas de debates internos, o governo federal decidiu abandonar a proposta que permitiria aos trabalhadores utilizarem recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para reduzir ou quitar dívidas. Em vez disso, a estratégia agora é concentrar esforços em uma nova fase do programa Desenrola, voltado à renegociação de débitos.

    A principal barreira encontrada foi de natureza jurídica, o que dificultou a implementação da medida envolvendo o FGTS. Diante desse cenário, a equipe econômica passou a avaliar alternativas mais viáveis para atender à população endividada. A decisão final ainda está sendo consolidada, mas deve ser definida em breve. A expectativa é que isso ocorra na próxima segunda-feira (27), durante uma reunião em São Paulo entre o ministro da Fazenda, Dario Duringan, e representantes dos principais bancos do país.

    A aposta na ampliação do Desenrola surge como uma tentativa de aliviar a situação financeira das famílias brasileiras, especialmente em um contexto de juros elevados e crescimento do endividamento. Um levantamento do instituto Datafolha indica que dois em cada três brasileiros possuem algum tipo de dívida, o que reforça a necessidade de medidas voltadas à renegociação.

    O programa Desenrola foi uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 e segue sendo tratado como uma iniciativa relevante nos primeiros anos de seu governo.

    Além do aspecto econômico, a decisão também carrega implicações políticas. Após medidas adotadas para mitigar os efeitos da guerra no Oriente Médio no Brasil, o governo estabeleceu como prioridade, para o primeiro semestre, o apoio às famílias endividadas — informação divulgada pelo blog do jornalista Valdo Cruz.

    Nesse contexto, Lula solicitou ao Ministério da Fazenda a elaboração de propostas para facilitar o refinanciamento das dívidas da população. A iniciativa também tem peso eleitoral, especialmente em um momento de queda na aprovação do presidente. A preocupação é evitar alta da inflação durante o período de campanha e reduzir a insatisfação das famílias com a dificuldade de fechar o orçamento mensal.

    Governo toma decisão sobre uso do FGTS para pagar dívidas; veja

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Meta planeja demitir oito mil trabalhadores para investir em IA

    Meta planeja demitir oito mil trabalhadores para investir em IA

    A Meta planeja demitir cerca de oito mil trabalhadores, o que representa 10% da sua força de trabalho. A decisão foi anunciada num comunicado interno, que alegava que as demissões eram necessários para “compensar outros investimentos”, principalmente, na inteligência artificial.

    “A Meta, empresa proprietária do Facebook, WhatsApp e Instagram, planeja cortar cerca de 10% de seus funcionários, o que equivale a quase oito mil postos de trabalho. Além disso, pretende também encerrar seis mil vagas abertas.

    A informação foi divulgada pelo New York Times, que afirma ter tido acesso a um comunicado interno da empresa aos seus funcionários. A mudança estaria relacionada ao investimento da empresa no desenvolvimento de inteligência artificial.

    “Estamos tomando essa medida como parte do nosso esforço contínuo para gerenciar a empresa de forma mais eficiente e para nos permitir compensar outros investimentos que estamos realizando”, afirmou Janelle Gale, diretora de Recursos Humanos da Meta, na mesma mensagem dirigida aos colaboradores. “Esta não é uma decisão fácil e implicará a saída de pessoas que deram contribuições significativas à Meta durante o tempo que estiveram aqui”, acrescentou.

    Procurada pelo New York Times, um porta-voz da Meta confirmou os cortes de pessoal, mas se recusou a fazer outros comentários sobre a situação.

    O diretor-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, já havia dito em declarações anteriores que esperava que, no futuro, grande parte do trabalho no setor de tecnologia fosse realizada por sistemas baseados em inteligência artificial, incluindo assistentes de programação que ajudam a escrever software.

    Ao longo dos últimos anos, a Meta tem feito alguns avanços na área de IA, mas ficou atrás de seus concorrentes diretos no desenvolvimento de modelos fundamentais.

    Para recuperar o atraso, Zuckerberg já investiu mais de 70 bilhões de dólares (quase 60 bilhões de euros) em centros de dados, semicondutores e imóveis.

    Neste ano, no entanto, o investimento planejado pode até ser duplicado no que diz respeito à inteligência artificial. Em uma teleconferência em janeiro, Zuckerberg afirmou que a Meta prevê gastar entre 115 e 135 bilhões de dólares neste ano.”

    Meta planeja demitir oito mil trabalhadores para investir em IA

  • Benjamin Netanyahu revela luta contra câncer da próstata: "Venci"

    Benjamin Netanyahu revela luta contra câncer da próstata: "Venci"

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tornou pública a sua batalha contra um câncer na próstata, no ano passado, revelando que conseguiu vencer esta batalha de saúde.

    “O primeiro-ministro de Israel revelou, nesta sexta-feira, que lutou secretamente contra um câncer de próstata há dois anos. A batalha, garante, foi vencida.

    Segundo detalha um relatório médico divulgado hoje pelo gabinete do primeiro-ministro, Netanyahu, de 76 anos, foi operado pela primeira vez de uma hiperplasia benigna da próstata em 29 de dezembro de 2024. Esse quadro clínico se refere ao aumento não canceroso da próstata, muito comum em homens acima dos 50 anos.

    O procedimento cirúrgico ocorreu no Centro Médico Hadassah, segundo o The Times of Israel, e foi bem-sucedido. No entanto, meses depois, exames complementares confirmaram a existência de um nódulo de cerca de 1 centímetro na próstata do israelense.

    Confirmou-se, então, que o governante sofria de câncer em estágio inicial, sem sinais de metástase. A batalha foi vencida com sucesso, segundo ele próprio detalhou em uma publicação feita nesta semana em suas redes sociais.

    Em uma postagem no X, o líder israelense afirmou ter solicitado o adiamento da divulgação do relatório por dois meses, “para que não fosse publicado no auge da guerra, a fim de não permitir que o regime terrorista iraniano espalhasse ainda mais propaganda falsa contra Israel”.

    “Há um ano e meio, passei por uma cirurgia bem-sucedida na próstata devido a um aumento benigno e, desde então, estou em acompanhamento médico de rotina. No último acompanhamento, foi detectado um pequeno ponto de menos de um centímetro na próstata. No exame, verificou-se que se tratava de um tumor maligno em estágio muito inicial, sem qualquer disseminação ou metástase”, afirmou Netanyahu, acrescentando que “Graças a Deus, estou com boa saúde”.

    Segundo ele, foram apresentadas duas opções: manter apenas o acompanhamento e conviver com o nódulo ou realizar o tratamento para remover o problema.

    “Vocês já me conhecem. Quando me dão informações em tempo sobre um possível perigo, eu quero tratá-lo imediatamente”, disse, em uma alusão também ao período de conflito vivido pelo país que lidera.

    “O ponto desapareceu completamente. Graças a Deus, venci isso também”, concluiu, fazendo um apelo para que todos os israelenses cuidem da própria saúde.”

    Benjamin Netanyahu revela luta contra câncer da próstata: "Venci"

  • “Abominação”. O Manchester United seria campeão se não fosse por Amorim?

    “Abominação”. O Manchester United seria campeão se não fosse por Amorim?

    “Aquilo que chegou a parecer impossível pode mesmo vir a se tornar realidade. Faltando apenas cinco rodadas para o fim da atual temporada 2025/26, o Manchester United ocupa o terceiro lugar da Premier League, e o retorno à Liga dos Campeões está mais próximo do que nunca.

    Neste momento, os Red Devils somam 58 pontos, os mesmos do Aston Villa, e estão 12 atrás da dupla líder formada por Manchester City e Arsenal. Um cenário que, na opinião de Alex Crook, jornalista da rádio britânica talkSPORT, comprova que, se Michael Carrick tivesse sido o treinador desde o início da temporada, em vez de Ruben Amorim, o time poderia até estar… na briga pelo título.

    “Se Michael Carrick estivesse no comando desde o começo da temporada, o Manchester United certamente faria parte dessa fascinante corrida pelo título, junto com Manchester City e Arsenal. O antigo treinador, cujo nome eu não vou mencionar, era publicamente fracassado no aspecto tático”, começou dizendo.

    “A linha de três zagueiros que ele implementou custou muitos pontos ao Manchester United no início da temporada. A recusa dele em apostar em Kobbie Mainoo, que eu sempre disse ser um talento geracional e um meio-campista de elite, também custou pontos ao Manchester United”, continuou, antes de lamentar.

    “Eu acho que, se o Manchester United tivesse simplesmente um treinador de verdade, sem competições europeias e com boas contratações no verão, como foi o caso de [Bryan] Mbeumo, [Matheus] Cunha e [Senne] Lammens… Eu acho que essa era uma oportunidade”, completou.

    Os cinco ‘pecados’ de Ruben Amorim

    Alex Crook listou, em seguida, os cinco jogos que considera terem sido decisivos para afastar o Manchester United dessa disputa: “Volto ao primeiro jogo da temporada, a derrota por 1 a 0 para o Arsenal. O consenso depois daquela partida foi de que o Manchester United jogou muito bem e merecia ter pontuado”.

    “Eles teriam saído com um ponto naquele dia se o antigo treinador não tivesse decidido colocar Altay Bayindir no gol. Revejam o gol que o Manchester United sofreu. Eu sei que [André] Onana não é exatamente o melhor goleiro do mundo, mas aquilo foi uma falha enorme de Bayindir, que custou não só um ponto, mas talvez a chance de três”, disparou.

    Em seguida, veio o empate em 1 a 1 com o Fulham, no qual Ruben Amorim é acusado de ter “amarrado” o ataque. Depois, os dois empates por 2 a 2 com o Nottingham Forest, equipes que agora estão na briga pelo acesso à elite do futebol inglês, contra as quais os Red Devils foram “a melhor equipe”.

    “A gestão do jogo foi impressionante — no pior sentido. Eles acabaram somando dois pontos quando poderiam ter somado seis. Provavelmente, o pior de todos foi no dia 24 de novembro, uma segunda-feira, quando o Manchester United perdeu por 1 a 0 para um Everton com um jogador a menos. Aquilo, para mim, foi o fundo do poço. Mais baixo do que o Grimsby”, afirmou.

    “Os jogadores deles estavam brigando entre si, e o Manchester United conseguiu perder. Aquilo foi uma abominação. Se somarmos todos esses pontos — e isso só até o fim de novembro — o Manchester United teria mais 13 pontos. Estaria na liderança da Premier League se tivesse apenas um treinador minimamente competente”, concluiu.”

    “Abominação”. O Manchester United seria campeão se não fosse por Amorim?

  • EUA interceptam navio iraniano face a incerteza sobre negociações

    EUA interceptam navio iraniano face a incerteza sobre negociações

    O exército dos Estados Unidos (EUA) anunciaram a intercepção de uma embarcação de bandeira iraniana que tentava navegar até um porto no Irã, no âmbito do bloqueio naval ordenado pelo Presidente norte-americano Donald Trump.

    “O Comando Central das Forças Armadas dos EUA (Centcom, na sigla em inglês), responsável pelo Oriente Médio, divulgou na sexta-feira, na rede social X, uma fotografia do contratorpedeiro de mísseis guiados USS Rafael Peralta interceptando o navio.

    Embora não existam números consolidados do Centcom, pelo menos 29 navios mercantes e petroleiros em trânsito para ou a partir de portos iranianos foram obrigados a parar, segundo a imprensa norte-americana, desde o início do bloqueio, em 13 de abril.

    Na quarta-feira, o Departamento de Defesa dos EUA anunciou a interceptação de um navio que transportava petróleo iraniano no oceano Índico, a segunda operação militar desse tipo realizada em um intervalo de uma semana.

    As forças norte-americanas também apreenderam um navio porta-contêineres no fim de semana passado.

    Em resposta, a Guarda Revolucionária iraniana, o exército ideológico da República Islâmica, apreendeu em 15 de abril dois navios no estreito de Ormuz por “operarem sem as autorizações necessárias”.

    O presidente dos EUA prorrogou indefinidamente o cessar-fogo com o Irã, que expirava na quarta-feira, para permitir negociações com a República Islâmica.

    Donald Trump assegurou, no entanto, que manterá o bloqueio naval imposto ao Irã, o que Teerã denunciou como uma violação da trégua, recusando, por isso, participar de uma nova rodada de negociações.

    O Departamento do Tesouro informou que o bloqueio portuário está afetando 90% do comércio marítimo que entra e sai do Irã.

    Segundo a Casa Branca, os enviados especiais Steve Witkoff e Jared Kushner vão viajar no sábado para o Paquistão para participar de uma nova rodada de negociações de paz com o Irã, anunciou a porta-voz do governo, Karoline Leavitt, na sexta-feira.

    No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei, afirmou na rede social X que, apesar de terem viajado na sexta-feira para o Paquistão, “não está prevista qualquer reunião bilateral” com os Estados Unidos.”

    EUA interceptam navio iraniano face a incerteza sobre negociações