Blog

  • EUA interceptam navio iraniano face a incerteza sobre negociações

    EUA interceptam navio iraniano face a incerteza sobre negociações

    O exército dos Estados Unidos (EUA) anunciaram a intercepção de uma embarcação de bandeira iraniana que tentava navegar até um porto no Irã, no âmbito do bloqueio naval ordenado pelo Presidente norte-americano Donald Trump.

    “O Comando Central das Forças Armadas dos EUA (Centcom, na sigla em inglês), responsável pelo Oriente Médio, divulgou na sexta-feira, na rede social X, uma fotografia do contratorpedeiro de mísseis guiados USS Rafael Peralta interceptando o navio.

    Embora não existam números consolidados do Centcom, pelo menos 29 navios mercantes e petroleiros em trânsito para ou a partir de portos iranianos foram obrigados a parar, segundo a imprensa norte-americana, desde o início do bloqueio, em 13 de abril.

    Na quarta-feira, o Departamento de Defesa dos EUA anunciou a interceptação de um navio que transportava petróleo iraniano no oceano Índico, a segunda operação militar desse tipo realizada em um intervalo de uma semana.

    As forças norte-americanas também apreenderam um navio porta-contêineres no fim de semana passado.

    Em resposta, a Guarda Revolucionária iraniana, o exército ideológico da República Islâmica, apreendeu em 15 de abril dois navios no estreito de Ormuz por “operarem sem as autorizações necessárias”.

    O presidente dos EUA prorrogou indefinidamente o cessar-fogo com o Irã, que expirava na quarta-feira, para permitir negociações com a República Islâmica.

    Donald Trump assegurou, no entanto, que manterá o bloqueio naval imposto ao Irã, o que Teerã denunciou como uma violação da trégua, recusando, por isso, participar de uma nova rodada de negociações.

    O Departamento do Tesouro informou que o bloqueio portuário está afetando 90% do comércio marítimo que entra e sai do Irã.

    Segundo a Casa Branca, os enviados especiais Steve Witkoff e Jared Kushner vão viajar no sábado para o Paquistão para participar de uma nova rodada de negociações de paz com o Irã, anunciou a porta-voz do governo, Karoline Leavitt, na sexta-feira.

    No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei, afirmou na rede social X que, apesar de terem viajado na sexta-feira para o Paquistão, “não está prevista qualquer reunião bilateral” com os Estados Unidos.”

    EUA interceptam navio iraniano face a incerteza sobre negociações

  • Madonna divulga novo álbum com produtos exclusivos para o Grindr

    Madonna divulga novo álbum com produtos exclusivos para o Grindr

    Entre os itens que serão disponibilizados estão produtos exclusivos ligados ao disco, incluindo versões físicas limitadas que não serão vendidas em outros canais. Esses lançamentos fazem parte de uma estratégia voltada à criação de uma experiência mais restrita e direcionada.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Madonna anunciou, nesta sexta-feira (24), uma ação de divulgação para seu novo álbum, “Confessions on a Dance Floor: Part II”, com materiais exclusivos para usuários do aplicativo de relacionamento Grindr, ligado à comunidade LGBTQIA+, sobretudo entre homens gays.

    Entre os itens que serão disponibilizados estão produtos exclusivos ligados ao disco, incluindo versões físicas limitadas que não serão vendidas em outros canais. Esses lançamentos fazem parte de uma estratégia voltada à criação de uma experiência mais restrita e direcionada.

    O projeto dá continuidade ao álbum “Confessions on a Dance Floor”, lançado em 2005, retomando a estética e proposta musical da fase anterior. A nova parte, intitulada “Confessions II”. A nova edição está prevista para chegar ao público no dia 3 de julho.

    Segundo o comunicado, a proposta do álbum também envolve a ideia de experiência coletiva. O texto descreve a pista de dança como um espaço de encontro, em que o público se conecta por meio do som, da luz e da atmosfera criada.

    Madonna divulga novo álbum com produtos exclusivos para o Grindr

  • Master pagou R$ 126 mi a empresa de réu por estelionato e golpe contra idosos do INSS

    Master pagou R$ 126 mi a empresa de réu por estelionato e golpe contra idosos do INSS

    O valor supera, por exemplo, o montante de R$ 80 milhões declarado como pago ao escritório de Viviane Barci, mulher do ministro Alexandre de Moraes.

    MARINA PINHONI, JOANA CUNHA E IRAN ALVES
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma empresa desconhecida localizada no centro do Rio de Janeiro recebeu ao menos R$ 126,6 milhões do Master, em transações classificadas pelo banco de Daniel Vorcaro como pagamentos por prestação de serviços. O sócio-administrador da Midias Promotora LTDA, Gilson Bahia Vasconcelos, foi beneficiário do auxílio emergencial do governo na pandemia.

    O valor supera, por exemplo, o montante de R$ 80 milhões declarado como pago ao escritório de Viviane Barci, mulher do ministro Alexandre de Moraes.

    Bahia Vasconcelos enfrenta processo em que é acusado de estelionato. Ele é apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como um dos líderes de um suposto esquema de fraude contra aposentados e pensionistas do INSS -a maioria idosos.

    Segundo a denúncia, a organização criminosa acessava dados das vítimas por meio de um programa de computador chamado Vanguard. Depois, funcionários de uma equipe de call center ligavam para as vítimas oferecendo cartões de desconto em lojas, mas alegavam que para dar o benefício precisavam de um encontro presencial para fazer a foto do cartão.

    Neste momento, sem saber, a vítima cedia sua imagem para reconhecimento facial, que era usado para firmar contratos de empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento, e o dinheiro em seguida era desviado.

    Ainda conforme o Ministério Público, o esquema contava com uma equipe de dezenas de funcionários, que para atrair mais vítimas eram estimulados com bonificações. Ganhavam prêmios como serviços de beleza, manicure, bronzeamento e cílios postiços.

    A reportagem tentou contato com Bahia Vasconcelos em números de telefone registrados em documentos, mas não foi atendida. Seu advogado diz que ele nega participação na firma envolvida no caso do estelionato do call center (leia mais abaixo).

    A acusação de estelionato no processo contra ele está ligada a outra empresa e não faz nenhuma menção à Midias Promotora LTDA, que recebeu os pagamentos do Master.

    A reportagem procurou a assessoria de imprensa de Daniel Vorcaro questionando quais foram os serviços prestados por R$ 126 milhões ao Master pela Midias, mas não obteve a resposta.

    A assessoria de Vorcaro também não respondeu se o compliance do Master identificou problemas no histórico do prestador de serviços.

    As cifras em torno da Midias não condizem com os dados registrados em documentos sobre Bahia Vasconcelos. A empresa, que tem capital social de R$ 1 milhão, foi aberta em 2020, mesmo ano em que ele recebeu R$ 3.000 de auxílio emergencial do governo, em cinco parcelas mensais de R$ 600.

    O endereço que Bahia Vasconcelos declara como residência é de um sobrado simples no bairro de Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, e não há registro de propriedade de imóveis em nome dele no estado.

    Hoje, a Midias tem uma dívida ativa de R$ 12,5 milhões com a União pelo não pagamento de impostos -a maior parte dos valores foi protestada. Sua atividade principal é correspondente de instituições financeiras.

    Bahia Vasconcelos também é administrador de outra firma chamada Midias Promotora LTDA – SCP1, aberta em 2021. O modelo de SCP (Sociedade em Conta de Participação) é uma estrutura com menor regulação que permite a entrada de sócios em posição oculta.

    O montante pago à Midias foi o terceiro maior repasse feito pelo banco de Daniel Vorcaro por serviços prestados entre 2022 e 2025, atrás apenas de duas empresas -uma ligada a Daniel Monteiro, apontado como arquiteto jurídico do banco, e outra ao ex-sócio Augusto Lima, segundo levantamento da reportagem a partir de dados enviados pela Receita Federal à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado.

    Em 2024, ano em que a Midias recebeu a maior parte dos pagamentos do Master (R$ 96 milhões), Bahia Vasconcelos ficou preso preventivamente durante quase um mês pelo processo do golpe do call center em aposentados, no qual é réu por estelionato e participação em organização criminosa.

    Além deste caso, ele é apontado em outras duas ações movidas por pessoas que dizem ter sido vítimas de fraudes com empréstimos consignados.

    Em uma das ações, uma pensionista da Marinha relata que foi procurada com a oferta de um investimento, que seria feito com recursos obtidos por meio de um crédito consignado. À Justiça, ela afirma que, após receber o empréstimo de aproximadamente R$ 75 mil em dois bancos, depositou cerca de R$ 47 mil na conta de Bahia Vasconcelos, mas não recebeu de volta os valores com os rendimentos prometidos.

    Consta no processo o contrato assinado em janeiro de 2020 por Bahia Vasconcelos e reconhecido em cartório com o comprometimento de pagamento. A transação foi acordada por meio da empresa MEI que ele tinha, atualmente inapta no cadastro da Receita por omissão de declarações. A Justiça chegou a determinar o bloqueio de cerca de R$ 122 mil da conta de Vasconcelos neste processo, e ele não foi encontrado nas tentativas de intimação para responder ao caso.

    Na outra ação, de um militar da Marinha, o autor diz ter sido alvo de um esquema em 2022, no qual aponta Bahia Vasconcelos como um dos participantes, que teria se apresentado como gerente de uma empresa que realizou empréstimos sem consentimento após prometer uma compra de dívida. Bahia Vasconcelos foi excluído do processo por questão de competência da Justiça Federal.

    Procurado pela reportagem, o advogado de Bahia Vasconcelos afirmou, em nota, que ele não integra o quadro societário da empresa envolvida no caso do call-center que o levou à prisão. Diz também que ele teve a liberdade concedida e está cumprindo medidas cautelares corretamente há quase dois anos.

    “O processo sequer teve audiência marcada, ou seja, ainda nem foi submetido ao Poder Judiciário, sendo, portanto, prematura qualquer conclusão que seja diversa do estado de inocência do senhor Gilson”, disse o advogado em nota.

    Sobre a Midias Promotora LTDA, ele afirma que todas as movimentações financeiras “são realizadas dentro da legalidade, de acordo com seu objetivo empresarial e devidamente reportadas aos órgãos competentes, conforme as normas de transparência da Receita Federal”.

    “A companhia reitera seu compromisso com a integridade e permanece à disposição para eventuais esclarecimentos técnicos”, completa a nota.

    Master pagou R$ 126 mi a empresa de réu por estelionato e golpe contra idosos do INSS

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Vitor Roque vai passar por cirurgia e só volta ao Palmeiras após a Copa

    Vitor Roque vai passar por cirurgia e só volta ao Palmeiras após a Copa

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Vitor Roque vai passar por cirurgia no tornozelo esquerdo e desfalcará o Palmeiras ao menos até a Copa do Mundo, informou Flavio Latif no De Primeira, do Canal UOL.

    Segundo o repórter, os exames realizados em Vitor Roque constataram uma lesão da sindesmose do tornozelo esquerdo (conjunto de ligamentos resistentes que conecta a tíbia à fíbula na região distal) causada pelo trauma sofrido na partida desta quinta-feira (23), na vitória do Palmeiras por 3 a 0 contra o Jacuipense, na Copa do Brasil. O atacante retornava de uma torção no mesmo tornozelo.

    O Vitor Roque vai passar por uma cirurgia no tornozelo esquerdo. Diferente da primeira lesão que ele teve, que era um trauma e não precisou passar por cirurgia. Dessa vez ele teve um problema, uma lesão no tornozelo esquerdo e ele vai ter que passar por uma cirurgia. É uma notícia péssima para o Palmeiras. Porque, com a intervenção cirúrgica, essa recuperação do Vitor Roque vai acabar sendo um pouco maior do que o esperado e ele vai acabar ficando fora de combate no Palmeiras.Flávio Latif

    Latif disse que o Palmeiras compara o caso ao de Piquerez e trabalha com a expectativa de retorno após a Copa do Mundo. Ele ressaltou que a avaliação no clube não trata o quadro como o mais grave possível.

    O Palmeiras considera a lesão a mesma do Piquerez e a expectativa é que ele retorne logo após a Copa do Mundo. Então, para o torcedor do Palmeiras ter uma noção de prazo, a lesão é considerada a mesma que o Piquerez sofreu. Vai passar por cirurgia e a previsão de retorno é após a Copa do Mundo.Flávio Latif

    Latif explicou que, na primeira lesão, o Palmeiras não falava em comprometimento nos ligamentos. Agora, o trauma gerou a lesão ligamentar que levou à indicação de cirurgia.

    Vitor Roque vai passar por cirurgia e só volta ao Palmeiras após a Copa

  • Países com mais bilionários do mundo: A posição do Brasil

    Países com mais bilionários do mundo: A posição do Brasil

    Conheça ainda a pessoa mais rica por nação!

    O dinheiro pode não fazer o mundo girar no sentido literal, mas certamente ajuda. Entre investimentos, heranças e bons negócios, há cidades que conseguiram concentrar uma bela lista de super ricos. Mas estamos aqui para ver quais países a maioria desses magnatas chama de lar…

    Curioso? Clique na galeria para ver quais nações possuem o maior número de milionários e bilionários do mundo e quem é a pessoa mais rica por país. Você vai se surpreender com a posição do Brasil neste ranking! 

    Países com mais bilionários do mundo: A posição do Brasil

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Moraes manda prender ex-diretor da PRF e outros quatro condenados por trama golpista

    Moraes manda prender ex-diretor da PRF e outros quatro condenados por trama golpista

    O relator considerou concluída nesta sexta-feira (24) a condenação definitiva dos militares acusados de atuar como o braço operacional da tentativa de golpe. O julgamento terminou em 16 de dezembro do ano passado e os envolvidos tentavam questionar trechos da decisão.

    ANA POMPEU
    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), oficializou o início do cumprimento da pena dos cinco condenados do núcleo de gerenciamento de ações da trama golpista. O grupo inclui membros do governo Jair Bolsonaro (PL) que tinham cargos estratégicos e integrantes que já estavam em prisões preventivas.

    O relator considerou concluída nesta sexta-feira (24) a condenação definitiva dos militares acusados de atuar como o braço operacional da tentativa de golpe. O julgamento terminou em 16 de dezembro do ano passado e os envolvidos tentavam questionar trechos da decisão.

    Integram o grupo o ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques, a quem foi determinada pena de 24 anos e seis meses de prisão, Filipe Martins (ex-assessor internacional da Presidência), Marcelo Costa Câmara (ex-assessor da Presidência), Marília Ferreira (ex-integrante do Ministério da Justiça) e Mário Fernandes (ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência).

    Ao longo do processo, as defesas dos integrantes do núcleo afirmaram não haver provas suficientes para uma condenação, apontaram inconsistências na denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e defenderam que seus clientes não tinham competência para agir de acordo com o que foram acusados.

    É neste núcleo que o Supremo julgou as blitze da Polícia Rodoviária Federal no segundo turno das eleições de 2022. Inicialmente, as investigações sobre esse tema eram feitas separadamente pela Polícia Federal, mas a PGR decidiu juntar a acusação à ação principal sobre a tentativa de golpe.

    O julgamento também tratou da controvérsia acerca da ida aos EUA de Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência. A viagem é marcada por versões contraditórias e foi usada pela defesa e por aliados do ex-presidente para contestar o processo.

    Martins é acusado de ter apresentado a primeira versão da minuta golpista. O documento continha uma série de “considerandos”, como um fundamento técnico e jurídico para a ação. Segundo a denúncia, Bolsonaro pediu edições no texto e, em seguida, apresentou a proposta aos chefes das Forças Armadas.

    Eles foram denunciados por cinco crimes: tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

    O trânsito em julgado é o encerramento do processo e a partir de quando a pena começa a ser efetivamente cumprida.
    Moraes definiu ainda o local de prisão dos demais réus do núcleo principal da trama golpista.

    Preso no final do ano passado, o ex-assessor Filipe Martins chegou a passar um tempo no Centro Médico Penal, de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A defesa do ex-assessor afirma que o local tem melhor estrutura e condições de segurança que a cadeia de Ponta Grossa, no interior do Paraná, onde ele foi mantido.

    Silvinei Vasques foi preso em 26 de dezembro passado no Paraguai, no aeroporto de Assunção, quando tentava embarcar em voo internacional para El Salvador com um passaporte paraguaio falso. Ele teria rompido a tornozeleira eletrônica em Santa Catarina, e a suspeita é que tenha ido de carro para o Paraguai.

    Na mesma data, Moraes decretou a prisão domiciliar de Marília Alencar. Em março, ela passou por uma cirurgia e, desde então, tem feito consultas e exames pós-operatórios. Segundo Moraes, não houve notícia de descumprimento das medidas cautelares impostas.

    Já Marcelo Costa Câmara está em prisão preventiva desde junho passado. De acordo com Moraes, o coronel tentou acessar informações sigilosas sobre a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República.

    VEJA AS PENAS ESTIPULADAS:

    Mario Fernandes: 26 anos e 6 meses, sendo 24 anos de reclusão com regime inicial fechado e 2 anos e 6 meses de detenção, e 120 dias-multa; cada dia-multa equivalente a um salário mínimo
    Silvinei Vasques: 24 anos e seis meses, sendo 22 anos de reclusão com regime inicial fechado e 2 anos e 6 meses de detenção, além de 120 dias-multa; cada dia-multa equivalente a um salário mínimo
    Marcelo Costa Câmara: 21 anos, sendo 18 anos e 6 meses de reclusão com regime inicial fechado e 2 anos e 6 meses de detenção, além de 120 dias-mult; cada dia-multa equivalente a um salário mínimo

    Filipe Martins: 21 anos, sendo 18 anos e 6 meses de reclusão com regime inicial fechado e 2 anos e 6 meses de detenção, além de 120 dias-multa; cada dia-multa equivalente a um salário mínimo
    Marília Alencar: 8 anos e 6 meses de reclusão com regime inicial fechado, além de 40 dias-multa; cada dia-multa equivalente a um salário mínimo

    Fernando de Souza Oliveira: Absolvido por insuficiência de provas

    Moraes manda prender ex-diretor da PRF e outros quatro condenados por trama golpista

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Campeã do BBB 23, Amanda Meirelles vai apresentar programa de saúde na Record News

    Campeã do BBB 23, Amanda Meirelles vai apresentar programa de saúde na Record News

    A proposta do Fala Doutor é ampliar o acesso a informações sobre saúde e bem-estar em linguagem acessível. O formato prevê entrevistas com especialistas de diferentes áreas, abordando temas atuais, dúvidas recorrentes e questões relacionadas à qualidade de vida, sempre com base técnica.

    ANA CORA LIMA
    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A médica e vencedora do BBB 23, Amanda Meirelles, vai apresentar um novo programa de saúde na Record News. Intitulada Fala Doutor, a atração estreia em 10 de maio e será exibida aos domingos, das 8h30 às 9h.

    A proposta do Fala Doutor é ampliar o acesso a informações sobre saúde e bem-estar em linguagem acessível. O formato prevê entrevistas com especialistas de diferentes áreas, abordando temas atuais, dúvidas recorrentes e questões relacionadas à qualidade de vida, sempre com base técnica.

    “Receber o convite para apresentar o programa foi muito especial para mim. Eu sempre gostei de comunicação, e poder fazer isso falando de saúde, que é a minha área, faz ainda mais sentido. A minha expectativa é que o Fala Doutor ajude as pessoas, trazendo informação clara e de fontes seguras”, afirmou Amanda, em comunicado.

    A emissora confirmou à reportagem a chegada de Amanda Meirelles ao grupo e informou que Fala Doutor é uma atração de horário locado -ou seja, o espaço na grade foi comprado.

    Não é a primeira incursão da ex-BBB na televisão. Após deixar o reality, ela integrou o Encontro com Patrícia Poeta, com um quadro voltado a temas semelhantes. À época, a participação de Amanda foi alvo de críticas de parte do público, sobretudo em relação à sua desenvoltura diante das câmeras, e acabou sendo encerrada pouco tempo depois.

    Campeã do BBB 23, Amanda Meirelles vai apresentar programa de saúde na Record News

  • 'Misógino arrogante da extrema direita', diz Gleisi sobre conselheiro de Trump que criticou brasileiras

    'Misógino arrogante da extrema direita', diz Gleisi sobre conselheiro de Trump que criticou brasileiras

    Em entrevista a uma rede italiana, o conselheiro também se referiu às brasileiras como “putas” e “raça maldita”. Nas redes, Gleisi chamou o conselheiro de “misógino arrogante da extrema direita”.

    MARIANA BRASIL
    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – A ex-ministra e pré-candidata ao Senado pelo Paraná, Gleisi Hoffmann (PT), rebateu nesta sexta-feira (24) a fala do enviado especial para assuntos globais no governo de Donald Trump, Paolo Zampolli, de que mulheres brasileiras são “programadas para causar confusão.”

    Em entrevista a uma rede italiana, o conselheiro também se referiu às brasileiras como “putas” e “raça maldita”. Nas redes, Gleisi chamou o conselheiro de “misógino arrogante da extrema direita”.

    “Esse Paolo Zampolli, enviado especial do Donald Trump para assuntos globais, é o tipo de misógino arrogante da extrema direita. Quem cria confusão e guerras que afetam o mundo inteiro é o chefe dele. Respeite as mulheres, respeite as brasileiras! No Brasil você não é bem-vindo!”, escreveu a ex-chefe da articulação política do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “As mulheres brasileiras causam confusão com todo mundo, certo? Não é que essa foi a primeira”, disse ele na entrevista à rede italiana RAI e em referência à sua ex-mulher, a ex-modelo brasileira Amanda Ungaro, com quem foi casado por quase 20 anos.

    O repórter italiano questionou se esta seria uma “questão genética” das brasileiras. Zampolli respondeu que não e afirmou que as “mulheres brasileiras são programadas”.

    “Para extorquir?”, questiona o jornalista. “Não, para causar confusão”, respondeu ele.

    Em nota, o Ministério das Mulheres também se manifestou contra a declaração de Zampolli, afirmando que as falas do funcionário do governo americano reforçam discursos de ódio.

    “O Ministério das Mulheres repudia veementemente a declaração ofensiva proferida pelo assessor especial do governo dos Estados Unidos, Paolo Zampolli, contra meninas e mulheres brasileiras. O assessor fez afirmações que reforçam um discurso de ódio e desvalorizam as mulheres do país, em afronta à dignidade e ao respeito.”

    “A misoginia não constitui opinião. Trata-se de manifestação de ódio, aversão e incitação à violência, configurando prática criminosa”, diz ainda a nota. “Nesse sentido, o ministério ressalta que o ódio contra meninas e mulheres não pode ser relativizado sob o argumento da liberdade de expressão.”

    'Misógino arrogante da extrema direita', diz Gleisi sobre conselheiro de Trump que criticou brasileiras

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Quando atores morrem nas filmagens: Conheça os substitutos

    Quando atores morrem nas filmagens: Conheça os substitutos

    De sucessos de bilheteria inacabados a papéis icônicos que tiveram de ser reformulados

    A morte de um ator no meio da produção ou entre sequências de uma franquia coloca os diretores diante de uma escolha difícil: reescrever, recriar digitalmente ou reescalar. Algumas substituições honraram perfeitamente as atuações originais, enquanto outras dividiram os fãs. De figuras lendárias como James Dean e Richard Harris a dubladores de personagens animados adorados, essas mudanças revelam o quão frágeis, porém duradouros, os legados cinematográficos podem ser.

    Clique para ver os atores que foram escalados após o falecimento dos intérpretes originais.

    Quando atores morrem nas filmagens: Conheça os substitutos

  • Aneel define que maio terá bandeira tarifária amarela

    Aneel define que maio terá bandeira tarifária amarela

    Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido à redução de chuvas na transição do período chuvoso para o seco, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado. 

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (24) que a bandeira tarifária em maio será amarela, com um acréscimo nas contas de luz para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

    Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido à redução de chuvas na transição do período chuvoso para o seco, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado. 

    Em consequência, os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos”, explicou a agência reguladora.

     

    A conta de luz está com bandeira verde, sem acréscimo, desde janeiro, definida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. 

    Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. 

    Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

    A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS),  que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas bandeiras. 

    As cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta tem acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.

    Os valores cobrados são os seguintes: 

    bandeira amarela, com condições de geração menos favoráveis, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumido; bandeira vermelha, no Patamar 1, com condições mais custosas de geração, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,46 para 100 quilowatt-hora kWh consumido; bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais custosas, com acréscimo na tarifa de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. 

    Aneel define que maio terá bandeira tarifária amarela

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia