Blog

  • Atleta brasileira morre durante etapa do Ironman nos EUA

    Atleta brasileira morre durante etapa do Ironman nos EUA

    A atleta brasileira Mara Flávia Araújo, de 38 anos, morreu neste sábado (18) enquanto participava da etapa de natação do Ironman Texas, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por familiares à imprensa. Ela morava em São Paulo e competia regularmente em provas de triatlo.

    Segundo informações divulgadas pela CBS News, a programação do evento indicava que a largada da natação aconteceria por volta das 6h30, no North Shore Park. O percurso previa uma travessia de aproximadamente 3,9 quilômetros até o Lago Woodlands, com temperatura média da água em torno de 23 °C.

    Ainda de acordo com a imprensa norte-americana, autoridades locais foram acionadas por volta das 6h após o desaparecimento da atleta ser reportado. O Gabinete do Xerife do Condado de Montgomery e o Corpo de Bombeiros de Woodlands informaram que as buscas enfrentaram dificuldades devido à baixa visibilidade na água. Mesmo assim, a atleta foi localizada com auxílio de radar. O corpo foi retirado do Lago Woodlands, no Parque Northshore, por volta das 9h, conforme noticiado pela FOX.

    A organização do evento também se pronunciou nas redes sociais, lamentando o ocorrido: “Estamos tristes por confirmar a morte de uma participante da corrida durante a parte de natação do triatlo IRONMAN Texas de hoje. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos do atleta e vamos oferecer-lhes o nosso apoio à medida que passam por este momento tão difícil. Nosso agradecimento vai para os socorristas pela ajuda”.

    Mara Flávia acumulava cerca de 58 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilhava sua rotina esportiva. Formada em jornalismo e marketing, ela se definia como “prova viva da mudança”. Iniciou a carreira aos 18 anos, trabalhando com publicidade em rádio na cidade de São Carlos. Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde atuou na área de comunicação. Após um diagnóstico de saúde, passou a se dedicar ao esporte e, em 2019, tornou-se triatleta. Em 2022, celebrou conquistas importantes, incluindo um terceiro lugar no Triatlo Brasília, duas vitórias no GP Brasil e duas classificações mundiais para o 70.3.

    Atleta brasileira morre durante etapa do Ironman nos EUA

  • Nova app do Spotify reflete as ambições de rivalizar com o YouTube

    Nova app do Spotify reflete as ambições de rivalizar com o YouTube

    O Spotify lançou uma nova app para tablets, a qual permite usar mais espaço de tela para navegar enquanto mantém acesso desimpedido a controles da música que está ouvindo.

    O Spotify anunciou uma nova versão do seu aplicativo dedicada a tablets, que aproveita melhor o espaço maior da tela para exibir mais informações.

    Em uma publicação no blog oficial sobre a novidade, o Spotify destaca que o app oferece “uma nova experiência” para os usuários, ressaltando que foi desenvolvido “para tornar mais naturais as ações de ouvir, assistir e descobrir conteúdo em telas maiores”.

    É importante destacar que essa versão do aplicativo está disponível tanto para tablets Android quanto para iPad, garantindo uma experiência mais consistente para os usuários desses dispositivos.

    A proposta é permitir que os usuários tenham mais espaço para navegar pelo aplicativo, sem perder o controle total da música que estão ouvindo. Naturalmente, essa versão também ajuda o Spotify a competir com o YouTube — especialmente em um momento em que a plataforma tem investido cada vez mais em podcasts com vídeo.

    Ao mesmo tempo, acredita-se que essa atualização também sirva como preparação para uma versão mais adaptada a celulares dobráveis, possivelmente antecipando o que pode ser o primeiro iPhone com tela dobrável da Apple.

    © Spotify  

    Nova app do Spotify reflete as ambições de rivalizar com o YouTube

  • Zelensky expressa condolências após tiroteio em Kiev que fez seis mortos

    Zelensky expressa condolências após tiroteio em Kiev que fez seis mortos

    O chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lamentou o tiroteio que, este sábado, matou seis pessoas e feriu mais de uma dezena. Zelensky deseja uma “rápida recuperação” a todos aqueles que permanecem a receber cuidados.

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prestou condolências às famílias e aos entes queridos de todas as vítimas do tiroteio ocorrido na tarde deste sábado em Kyiv, que deixou seis mortos e 14 feridos, incluindo um menino de 12 anos.

    “O atirador foi morto. Ele fez reféns e, tragicamente, matou um deles. Também matou a tiros mais quatro pessoas na rua, e uma mulher morreu no hospital em decorrência dos ferimentos”, escreveu em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).

    O chefe de Estado ucraniano informou ainda que quatro reféns no supermercado para onde o agressor entrou após atirar na rua, na região de Holosiivskyi, sobreviveram.

    “Até o momento, 14 pessoas estão feridas. Infelizmente, esse número pode aumentar, já que mais pessoas continuam procurando atendimento médico. Entre os feridos está um menino de 12 anos. Os médicos estão prestando todos os cuidados necessários. Desejamos a todos uma rápida recuperação”, acrescentou.

    Zelensky também destacou que o agressor incendiou um apartamento antes de ir para as ruas armado, e que ele já tinha antecedentes criminais. Um bebê de quatro meses que estava em um apartamento vizinho sofreu intoxicação por monóxido de carbono, mas não precisou ser hospitalizado.

    O procurador-geral da Ucrânia, Ruslan Kravchenko, já havia identificado o suspeito como um homem de 58 anos. Ele nasceu em Moscou, na Rússia, mas vivia há muito tempo na região ucraniana de Donetsk. Segundo o jornal The Kyiv Independent, o ataque foi realizado com uma arma semiautomática.

    O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) classificou o ataque como um ato terrorista.

    De acordo com as autoridades, o suspeito não apresentou exigências durante cerca de 40 minutos de negociações com a polícia e foi morto após atirar contra um refém.

    O SBU, a Polícia Nacional e o Ministério Público seguem investigando o caso para esclarecer todas as circunstâncias do ataque, incluindo a motivação do agressor.

    Zelensky expressa condolências após tiroteio em Kiev que fez seis mortos

  • Enzo perde braçadeira após castigo do Chelsea: “É uma questão de honra”

    Enzo perde braçadeira após castigo do Chelsea: “É uma questão de honra”

    Enzo Fernández voltou a atuar pelo Chelsea na noite de sábado, começando como titular na derrota em casa para o Manchester United (1 a 0), após cumprir suspensão de dois jogos devido a declarações feitas durante a pausa para as seleções — quando afirmou que gostaria de viver em Madrid no futuro, algo que não agradou à diretoria do clube inglês.

    Apesar de ter sido elogiado pelo técnico Liam Rosenior, o ex-Benfica entrou em campo sem a tradicional braçadeira de capitão, mesmo com a ausência de Reece James, principal líder da equipe.

    Surpreendentemente, Moisés Caicedo foi quem assumiu o papel de capitão em campo, decisão justificada por Rosenior como uma questão de “honra”.

    “A decisão é que temos um grupo de liderança. Sinto que usar a braçadeira é uma questão de honra neste clube. O Enzo jogou como um capitão hoje. Achei que ele foi magnífico”, afirmou o treinador em coletiva após a partida.

    “Ele deu tudo em campo, correu até a exaustão, jogou sempre para frente e teve azar de não marcar em duas chances claras. Isso mostra bem o que ele tem sido para nós todo esse tempo. Estou muito, muito satisfeito com sua atuação. Estou realmente muito feliz com ele, apesar de não termos conseguido o resultado que sentimos que merecíamos ou precisávamos”, completou o técnico.

    Enzo Fernández não jogou os 90 minutos contra o Manchester United devido a um problema físico, sendo substituído pelo belga Roméo Lavia.

    “Acabei de vê-lo no vestiário. Acho que foi na panturrilha. Espero que seja apenas uma cãibra. Ele está sendo tratado agora porque queremos tê-lo disponível para terça-feira. O fato de ele ter dado tudo pelo clube hoje, correndo até o limite, é exatamente o que espero de um jogador do seu nível e qualidade”, destacou Rosenior.

    Afinal, o que aconteceu?

    Enzo Fernández voltou a ser opção no Chelsea após ficar de fora dos dois últimos jogos. O clube decidiu aplicar uma medida disciplinar ao jogador argentino por entender que ele “ultrapassou um limite” ao dizer que gostaria de viver em Madrid, em meio a rumores de interesse do Real Madrid.

    Javier Pastore, novo empresário de Enzo, inicialmente considerou a punição exagerada, mas depois reconheceu que o jogador errou, e o próprio atleta pediu desculpas à diretoria do clube.

    Ainda assim, Enzo cumpriu a suspensão de duas partidas, ficando fora dos jogos contra o Port Vale, pela Copa da Inglaterra, e contra o Manchester City, pela Premier League.

    Aos 25 anos, com contrato válido por mais cinco temporadas, Enzo Fernández agora terá que reconquistar seu espaço como capitão — enquanto uma possível saída no meio do ano ainda não está descartada.

     

    Enzo perde braçadeira após castigo do Chelsea: “É uma questão de honra”

  • Encontrados mil fragmentos de ossos na Cidade do México: "Devastador"

    Encontrados mil fragmentos de ossos na Cidade do México: "Devastador"

    As autoridades mexicanas referiram, esta semana, que tinham encontrado 300 fragmentos de ossos, numa zona junto da capital. Familiares de pessoas desaparecidas no âmbito do tráfico de drogas foram ao mesmo local e encontraram cerca de mil fragmentos de ossos (incluindo em áreas já fiscalizadas pelas autoridades).

    Mais de mil fragmentos de ossos foram encontrados nesta semana perto de um lago na Cidade do México, revelando a “realidade devastadora” da violência no país, especialmente no que diz respeito à disputa entre grupos de traficantes de drogas.

    Um grupo que busca pessoas desaparecidas nesse contexto afirmou, citado pela CBS News, que a nova descoberta evidencia “uma crise forense de dimensões incalculáveis”.

    As buscas ocorreram na região dos lagos Tláhuac-Chalco e, segundo o grupo, “enquanto as autoridades querem que isso passe despercebido, as famílias querem que o mundo saiba da tragédia que acontece na capital”.

    De acordo com a CBS News, na segunda-feira as autoridades anunciaram a descoberta de 300 fragmentos ósseos que acreditavam pertencer a três pessoas. No entanto, o grupo de voluntários foi até o local e encontrou mais de mil fragmentos, inclusive em áreas que já haviam sido analisadas pelas autoridades.

    Segundo dados citados pela emissora, mais de 480 mil pessoas foram mortas e outras 130 mil desapareceram desde 2006 no contexto da guerra envolvendo tráfico de drogas e crime organizado. Foi nesse ano que o governo mexicano enviou tropas para diferentes regiões do país para combater os cartéis.

    Um comitê de especialistas da Organização das Nações Unidas classificou a crise de desaparecimentos como um “crime contra a humanidade” e apontou que os esforços para recuperar restos mortais têm sido prejudicados pela “omissão de autoridades públicas”.

    Em reunião com autoridades na sexta-feira, o grupo de familiares exigiu que as buscas continuem sem interrupção até que toda a área seja completamente investigada.

    Encontrados mil fragmentos de ossos na Cidade do México: "Devastador"

  • “Final” com reviravolta? City-Arsenal pode mudar Premier League

    “Final” com reviravolta? City-Arsenal pode mudar Premier League

    Todos os olhos na Inglaterra estão voltados para o duelo entre Manchester City x Arsenal. Pep Guardiola e Mikel Arteta, que já trabalharam juntos na mesma comissão técnica, se enfrentam em um duelo que será praticamente uma “final” na corrida pelo título da Premier League.

    As contas são simples. Neste momento, o Arsenal lidera com seis pontos de vantagem, mas o City tem um jogo a menos e, nesta tarde, ainda pode vencer o rival direto. Isso significa que, em caso de vitória, o Manchester City passa a depender apenas de si para ser campeão.

    Guardiola, aliás, não teve dúvidas ao afirmar que uma derrota pode ser decisiva negativamente para sua equipe.

    “Se perdermos, acabou. Seis jogos é muita coisa. Nosso calendário é terrível: fora de casa contra o Everton, fora contra o Bournemouth e em casa contra o Aston Villa no último jogo”, disse o treinador catalão, em entrevista coletiva antes da partida.

    Por outro lado, Mikel Arteta também reconheceu a importância do confronto para um Arsenal que não conquista o título há 22 anos.

    “Estamos preparados para vencer. Não vamos perder um segundo falando sobre empate. Sabemos o que precisamos fazer”, garantiu o técnico, que antes de assumir o Arsenal foi auxiliar de Guardiola no City.

    O que diz o histórico?

    Os torcedores do Arsenal têm motivos para preocupação diante da aproximação do Manchester City. A derrota em casa para o Bournemouth (1 a 2), na última rodada, deixou o cenário mais aberto e favoreceu a equipe de Guardiola, cujo retrospecto contra o Arsenal de Arteta é amplamente dominante.

    Em 17 confrontos, o treinador do Arsenal venceu apenas três vezes, sendo que só duas foram pela Premier League. Nos demais jogos, Guardiola venceu 10 vezes, além de quatro empates.

    Na memória recente está a final da Copa da Liga Inglesa, vencida pelo City por 2 a 0 em Wembley.

    Prováveis escalações

    O Manchester City vai com força máxima para o jogo desta tarde, mas não poderá contar com Rúben Dias, que segue com problemas no tornozelo. Por outro lado, Bernardo Silva e Matheus Nunes devem começar como titulares, em um momento em que o ex-Benfica pode estar disputando seus últimos jogos pelo clube.

    Do outro lado, o Arsenal, que garantiu vaga nas semifinais da Liga dos Campeões após eliminar o Sporting, quer se manter firme na liderança para conquistar o título depois de mais de duas décadas.

    Manchester City (provável): Donnarumma; Matheus Nunes, Khusanov, Guéhi, O’Reilly; Rodri, Bernardo Silva, Cherki, Semenyo, Doku e Haaland

    Arsenal (provável): Raya; Ben White, Saliba, Gabriel, Hincapié; Zubimendi, Rice, Eze, Trossard, Martinelli e Gyökeres

    Calendário da Premier League

    Apesar da importância deste confronto, City e Arsenal ainda terão compromissos difíceis até o fim da temporada:

    Manchester City: Burnley (fora), Everton (fora), Brentford (casa), Bournemouth (fora), Crystal Palace (casa) e Aston Villa (casa)

    Arsenal: Newcastle (casa), Fulham (casa), West Ham (fora), Burnley (casa) e Crystal Palace (fora)

    A partida entre Manchester City e Arsenal está marcada para as 12h30, no Etihad Stadium, com arbitragem de Anthony Taylor. 

    “Final” com reviravolta? City-Arsenal pode mudar Premier League

  • Pete Davidson: "É difícil ver pornografia à frente dela. Mas continuarei"

    Pete Davidson: "É difícil ver pornografia à frente dela. Mas continuarei"

    O comediante Pete Davidson confessou que hoje em dia, mantendo uma relação e sendo pai, é “difícil ver pornografia”. Tal tema foi levado para um dos seus espetáculos, em Las Vegas.

    Pete Davidson levou sua nova vida como pai para o palco, durante um show no Fontainebleau, em Las Vegas, mas acabou tratando o assunto com humor.

    O comediante, de 32 anos, fez uma piada ao comentar que ser “pai de uma menina” foi uma grande mudança em sua vida, especialmente no que diz respeito a assistir pornografia.

    “Tenho uma filha. É estranho ter uma menina”, disse, admitindo que “é difícil ver pornografia na frente dela”. “Mesmo assim, vou continuar.”

    Vale lembrar que Pete Davidson e a namorada, Elsie, tiveram a pequena Scottie Rose em dezembro de 2025. Sobre esses primeiros meses como pai, o humorista destacou que está adorando a experiência. “É muito divertido”, afirmou Pete.

    Pete Davidson: "É difícil ver pornografia à frente dela. Mas continuarei"

  • Seul diz que Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos

    Seul diz que Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos

    A Coreia do Norte realizou hoje testes de lançamento de vários mísseis balísticos, os últimos de uma série de exercícios efetuados nas últimas semanas, anunciou o exército sul-coreano.

    As nossas forças armadas detectaram vários mísseis balísticos não identificados lançados em direção ao mar do Leste a partir da região de Sinpo, na Coreia do Norte, por volta das 06h10 locais [22h10 em Lisboa]”, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, referindo-se à área marítima também conhecida como mar do Japão.

    “Reforçamos nosso sistema de vigilância e alerta em antecipação a possíveis novos lançamentos”, acrescentou.

    Horas antes, a agência de notícias sul-coreana Yonhap já havia informado sobre o teste de lançamento de pelo menos um míssil balístico.

    O lançamento eleva para seis o número de testes conhecidos de mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte desde o início do ano. Em 14 de abril, a mídia estatal norte-coreana noticiou um teste de mísseis de cruzeiro a partir de um contratorpedeiro no mar Amarelo, na presença do líder Kim Jong-un.

    Esses testes mais recentes ocorrem em um momento em que a Coreia do Norte continua ignorando as iniciativas do presidente sul-coreano de centro-esquerda, Lee Jae-myung, para melhorar as relações, que se deterioraram durante o governo de seu antecessor conservador, Yoon Suk-yeol.

    Seul chegou a demonstrar preocupação após a incursão de drones civis na Coreia do Norte, em janeiro — um gesto inicialmente classificado como um “comportamento muito positivo e sensato” por Kim Yo-jong, irmã influente do líder norte-coreano. No entanto, posteriormente, em abril, um alto funcionário norte-coreano descreveu a Coreia do Sul como “o Estado inimigo mais hostil” a Pyongyang.

    A Coreia do Norte considera seu programa de armas nucleares e mísseis balísticos como uma garantia de sobrevivência diante do que vê como intenções de invasão por parte da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

    Na quarta-feira, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, alertou para um “aumento muito preocupante” das capacidades nucleares da Coreia do Norte, estimadas em “algumas dezenas de ogivas”.

    Seul diz que Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos

  • Robô humanoide vence meia-maratona em Pequim e supera recorde humano

    Robô humanoide vence meia-maratona em Pequim e supera recorde humano

    Um robô humanoide venceu hoje uma meia-maratona para robôs em Pequim, superando o recorde mundial humano, numa demonstração dos avanços tecnológicos da China.

    O robô vencedor da Honor — fabricante chinesa de smartphones — completou a corrida de 21 quilômetros em 50 minutos e 26 segundos, de acordo com uma publicação na rede social chinesa WeChat da Área de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Pequim, também conhecida como Beijing E-Town, onde a prova começou.

    O robô foi mais rápido que o ugandense Jacob Kiplimo, atual detentor do recorde mundial humano, que percorreu a mesma distância em cerca de 57 minutos, em março.

    O desempenho representou um avanço significativo em relação à corrida inaugural do ano passado, quando o robô vencedor completou o percurso em 2 horas, 40 minutos e 42 segundos.

    A escala do evento deste ano foi quase cinco vezes maior do que a de 2025, com mais de 100 equipes participando da competição, incluindo cinco estrangeiras.

    No entanto, a corrida não ocorreu sem incidentes — um robô caiu na linha de largada e outro colidiu com uma barreira.

    A Beijing E-Town informou que cerca de 40% dos robôs completaram o percurso de forma autônoma, enquanto os demais foram controlados remotamente.

    A emissora estatal chinesa CCTV relatou que um robô atuou como agente de trânsito, orientando os participantes com gestos e comandos de voz.

    O mais recente plano quinquenal de Pequim promete “avançar nas fronteiras da ciência e da tecnologia”. Acelerar o desenvolvimento de produtos como robôs humanoides faz parte do plano para 2026-2030 da segunda maior economia do mundo.

    Robô humanoide vence meia-maratona em Pequim e supera recorde humano

  • Negociações de paz com EUA avançaram, mas acordo "ainda está longe"

    Negociações de paz com EUA avançaram, mas acordo "ainda está longe"

    O presidente do parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, declarou no sábado que as negociações de paz entre o Irã e os Estados Unidos avançaram, mas um acordo final “ainda está longe”.

    Ainda estamos longe de concluir o debate”, declarou Ghalibaf em entrevista à televisão iraniana.

    O presidente do parlamento iraniano participou das negociações realizadas nos dias 11 e 12 de abril, em Islamabad, junto com a delegação norte-americana, liderada pelo vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance.

    “Fizemos progressos nas negociações, mas ainda existem muitas divergências e alguns pontos fundamentais continuam em aberto”, acrescentou.

    Durante o encontro em Islamabad — o de mais alto nível entre os dois países desde a Revolução Iraniana de 1979 — Teerã destacou que “não tem absolutamente nenhuma confiança” nos Estados Unidos, afirmou Ghalibaf.

    “Os Estados Unidos precisam tomar a decisão de conquistar a confiança do povo iraniano”, continuou. E acrescentou: “devem abandonar o unilateralismo e a postura impositiva na abordagem ao diálogo”.

    Segundo o dirigente, o Irã só aceitou o cessar-fogo de duas semanas, que entrou em vigor em 8 de abril, porque os Estados Unidos solicitaram.

    “Estávamos vencendo no terreno, o inimigo não havia alcançado nenhum dos seus objetivos e o Irã também controlava o estreito de Ormuz”, afirmou.

    “Se aceitamos o cessar-fogo, foi porque eles aceitaram nossas condições”, concluiu.

    Negociações de paz com EUA avançaram, mas acordo "ainda está longe"